Pesquisar aqui

sábado, 30 de abril de 2022

Aula 101 - Gabriel Santos

Apresentação PT06 HTML e CSS
Aula 101
Gabriel Santos nº7 12º12ª

https://docs.google.com/presentation/d/14eSfF71mjiU4H2-boVyMR4joKbwd8PUWO05LsRD6QzU/edit?usp=sharing

Silício começa a brilhar como hardware para computação quântica

Qubits de silício

Pesquisadores de todo o mundo estão tentando descobrir quais tecnologias - como supercondutores, íons aprisionados ou qubits de silício, por exemplo - podem ser a melhor opção como unidades básicas da computação quântica.

E, igualmente significativo, as equipes já estão se adiantando para ver quais tecnologias têm maior potencial para escalonar com mais eficiência para uso comercial.

Os qubits em silício têm muitas vantagens, permitindo usar as tecnologias da microeletrônica - recentemente, qubits de silício foram fabricados em escala industrial pela primeira vez.

Agora, pesquisadores da Universidade de Princeton, nos EUA, alcançaram um nível de fidelidade sem precedentes usando uma porta lógica com dois desses qubits semicondutores - a fidelidade é uma medida da capacidade de um qubit de realizar operações sem erros.

Superando os 99%, esta é a maior fidelidade alcançada até agora para uma porta de dois qubits em um semicondutor, e está no mesmo nível dos melhores resultados alcançados por tecnologias concorrentes, como a dos qubits supercondutores.

Esta demonstração promete acelerar o uso da tecnologia de silício como uma alternativa viável a outras tecnologias de computação quântica.

"Os qubits de spin de silício estão ganhando força [no campo]," disse o professor Adam Mills. "Parece um grande ano para o silício em geral."

Computação quântica em silício

Usando um componente chamado ponto quântico duplo, a equipe conseguiu capturar dois elétrons e forçá-los a interagir um com o outro. O estado de spin de cada elétron pode ser usado como um qubit, e a interação entre os elétrons pode estabelecer a correlação entre esses qubits, o chamando emaranhamento, ou entrelaçamento quântico - esta operação é crucial para a computação quântica.

"A ideia é que todo sistema terá que ser dimensionado para muitos qubits," disse Mills. "E, hoje, os outros sistemas de qubits têm limitações físicas reais para escalabilidade. O tamanho pode ser um problema real com esses sistemas. Há um limite de espaço em que você pode condensar essas coisas."

Em comparação, os qubits de spin de silício são feitos de elétrons únicos, o que os torna extremamente pequenos.

"Nossos dispositivos têm apenas cerca de 100 nanômetros de diâmetro, enquanto um qubit supercondutor convencional tem mais de 300 micrômetros de diâmetro, então se você quiser fazer muitos em um chip, será difícil usar uma abordagem supercondutora," disse Jason Petta, membro da equipe.

A outra vantagem óbvia da computação quântica baseada em silício está na possibilidade de aproveitamento de toda a tecnologia da microeletrônica convencional. "Nosso sentimento é que, se você realmente quiser fazer um milhão ou dez milhões de qubits que serão necessários para fazer algo prático, isso só acontecerá em um sistema de estado sólido que possa ser dimensionado usando a indústria de fabricação de semicondutores padrão," acentuou Petta.

Consultado a: 29\04\2022
https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=silicio-comeca-brilhar-como-hardware-computacao-quantica&id=010110220429#.Yn6mX-jMLIU

Plataformas que uso como freelancer

 

Trabalhar como Freelancer é uma coisa faço usualmente. No entanto, nem sempre é fácil encontrar clientes que estejam realmente interessados em trabalhar connosco. Por esse motivo, existem várias plataformas que facilitam a vida dos freelancers no que toca ao encontrar potenciais clientes. Aqui mencionei algumas das plataformas que mais gosto, e que de modo geral, fazem maior sucesso nas comunidades de freelancers.


  • FLEXJOBS
  • Toptoal 
  • Aquent
  • ZaasK
  • Fiverr



Datas são referentes ao dia da consulta

Automatização industrial- Autoclismos de Aveiro “aceleram” na fábrica e nas motas


Automatização industrial

 Autoclismos de Aveiro “aceleram” na fábrica e nas motas


    A OLI, uma empresa industrial de Aveiro que faturou mais de 70 milhões no ano passado, inaugurou esta semana uma nova célula robotizada que irá produzir 3 mil válvulas por dia e mais de um milhão por ano, num total de 60 referências.
    Com este investimento, que ultrapassou os 500 mil euros, a empresa que reclama a liderança ibérica na produção de autoclismos, pretende aumentar a capacidade de fabrico em Portugal e de resposta aos cerca de 80 mercados, para onde exporta 76% da produção.
    “Este investimento industrial que apresentamos, com a aquisição de uma célula totalmente automatizada, pretende ser um ponto de partida para podermos capacitar a OLI ao nível da automação de mais processos”, sublinhou o administrador, António Ricardo Oliveira.
    A empresa fundada em 1954 integra atualmente 424 trabalhadores em Portugal e tem um total de 38 patentes ativas. Coliderada pelo filho do fundador, 31 anos, a fábrica aveirense trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem uma produção anual de dois milhões de autoclismos e três milhões de mecanismos.
    Fora de Portugal, desde 2016, a OLI tem uma fábrica na Rússia, onde já tinha uma filial comercial há dois anos. Aquela que foi a primeira unidade industrial no estrangeiro, instalada junto a Moscovo, produziu em 2021 um total de 400 mil mecanismos (+10% do que em 2020) e 30 mil autoclismos interiores.
    A inauguração do mais recente investimento no complexo industrial em Aveiro foi apadrinhada pelo piloto Fabio Di Giannantonio, da Gressini Racing, equipa italiana que disputa o campeonato do mundo de MotoGP.
    O evento aconteceu poucas horas antes do Grande Prémio de Portugal, a primeira prova da temporada na Europa, que se realizou este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve – onde a empresa está também presente fora da pista, já que os espaços de banho estão equipados com os autoclismos da marca nacional.
    Este ano, depois de três épocas de patrocínio em Moto2 e Moto3, a OLI decidiu apostar na elite do motociclismo mundial ao patrocinar esta equipa, que tem como outro piloto Enea Bastianini, que até chegou a Portugal na liderança da classificação geral do campeonato do mundo de MotoGP, perdida em solo nacional para o francês Fábio Quartararo (Yamaha), campeão em título.
    António Ricardo Oliveira sublinha, numa nota enviada ao ECO, que este apoio à Gresini Racing se tem revelado “uma aposta ganha” por causa do “reconhecimento de marca que tem trazido a nível internacional junto de clientes e parceiros”. “Esta parceria permite ampliar a internacionalização da OLI, através da exportação para novas geografias e o crescimento de importadores estratégicos”, completa o gestor.



https://eco.sapo.pt/2022/04/24/autoclismos-de-aveiro-aceleram-na-fabrica-e-nas-motas/    30/04/2022


sexta-feira, 29 de abril de 2022

BT e Toshiba testam 1ª rede comercial com recursos contra ataques por computação quântica Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/04/bt-e-toshiba-testam-1a-rede-comercial-com-recursos-contra-ataques-por-computacao-quantica/

O grupo britânico de telecomunicações BT e o conglomerado japonês Toshiba lançaram hoje (27) o primeiro teste comercial de uma rede projetada para impedir ataques realizados por meio de computação quântica.

A rede será usada pelo grupo de serviços EY para conectar duas instalações em Londres, afirmaram as companhias.

Computadores quânticos são caros, mas a tecnologia, que está sendo desenvolvida por empresas que incluem Google, IBM e Microsoft, oferece o potencial de processamento de dados milhões de vezes mais rápido que o de supercomputadores atuais.

Em vez de armazenarem informações em bits – ou zeros e uns – a computação quântica utiliza uma propriedade de partículas subatômicas que as permitem existir simultaneamente em diferentes estados. Além disso, as partículas podem ser “emaranhadas”, o que significa que podem influenciar o comportamento de outras de maneira observável, levando a aumentos exponenciais no poder de computação.



Getty Images
A computação quântica utiliza uma propriedade de partículas subatômicas que as permitem existir simultaneamente em diferentes estados


Acessibilidade
L L A- A+ ◐

O grupo britânico de telecomunicações BT e o conglomerado japonês Toshiba lançaram hoje (27) o primeiro teste comercial de uma rede projetada para impedir ataques realizados por meio de computação quântica.

A rede será usada pelo grupo de serviços EY para conectar duas instalações em Londres, afirmaram as companhias.

VEJA TAMBÉM: Computação quântica: tudo que você precisa saber sobre a nova aposta da Meta

Computadores quânticos são caros, mas a tecnologia, que está sendo desenvolvida por empresas que incluem Google, IBM e Microsoft, oferece o potencial de processamento de dados milhões de vezes mais rápido que o de supercomputadores atuais.

Em vez de armazenarem informações em bits – ou zeros e uns – a computação quântica utiliza uma propriedade de partículas subatômicas que as permitem existir simultaneamente em diferentes estados. Além disso, as partículas podem ser “emaranhadas”, o que significa que podem influenciar o comportamento de outras de maneira observável, levando a aumentos exponenciais no poder de computação.


Inscreva-se para receber a nossa newsletter


 Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
O vice-presidente de tecnologia da BT, Howard Watson, afirmou que a tecnologia quântica pode ser potencialmente usada para quebrar chaves de codificação de dados enquanto eles são transmitidos.

A tecnologia “quantum key distribution (QKD)”, entretanto, usa fotônica para transmitir chaves de codificação em redes de fibra ótica, disse ele. Se a QKD é invadida na transmissão em um ataque hacker, o estado das partículas muda e com isso a invasão pode ser detectada em tempo real.

Consultado a: 29\04\2022
https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/04/bt-e-toshiba-testam-1a-rede-comercial-com-recursos-contra-ataques-por-computacao-quantica/

PT06 passo 5- apresentação

Apresentação Aula 101 Olá a todos, criei uma apresentação emGoogle Slides com oobjetivo de ensinar as bases de HTML e CSS aos alunos do 9º ano. https://docs.google.com/presentation/d/1jtBNnj2B9ntFwJriNcOxURoY-Hw-MdFj-2b3MIBd4xM/edit#slide=id.p

PT06 passo 5 - Aula 101

Esta é a apresentação que preparei no âmbito da PT06 para apresentar a uma turma do 9º ano. A apresentação tem como objetivo mostrar o que é o HTML e CSS e como funcionam.

PT06 passo 5 - apresentação

AULA 101

Olá a todos, criei uma apresentação emGoogle Slides com oobjetivo de ensinar as bases de HTML e CSS aos alunos do 9º ano. De seguida encontra-se o link que vos vai levar à apresentação e um PrintScreen da capa da apresentação.




Link: https://docs.google.com/presentation/d/1pAWWDdaZRBCFiQMJxzAeD7yv3j8yOT_E-PW2pCfFN8U/edit?usp=sharing 

Falha informática na British Airways afeta dezenas de voos em Heathrow

A companhia aérea britânica teve esta tarde um "problema técnico" no aeroporto de Heathrow que levou a que vários voos fossem cancelados e que passageiros não tivessem informações sobre as viagens.


A British Airways, a companhia aérea de bandeira britânica, teve esta quarta-feira à tarde uma falha informática que afetou todos os seus voos no terminal cinco do aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais movimentados do mundo. Como conta o The Independent, este problema criou vários constrangimentos a milhares de passageiros e levou ao cancelamento de dezenas de voos.

“Tivemos um problema técnico durante um curto período esta tarde que afetou a nossa operação no Terminal 5 de Heathrow”, disse um porta-voz da empresa ao mesmo órgão de comunicação social, que adiantou que o mesmo “já foi resolvido” e que a companhia está agora a trabalhar em retomar plenamente as operações.

No site oficial da British Airways mais de 50 voos surgem como tendo sido cancelados entre as 14h00 e as 22h00 desta quarta-feira, o que terá afetado cerca de 10 mil passageiros, refere o mesmo jornal britânico.

Nas redes sociais alguns utilizadores partilharam o que se viveu no aeroporto esta tarde, dizendo que os acessos ao terminal chegaram a estar fechados devido à falha informática.

A 25 de fevereiro a companhia de bandeira britânica também sofreu uma interrupção dos serviços devido a uma falha informática que causaram problemas semelhantes em Heathrow.



O que é um shooter online?

O que é um shooter online?



Os Shooters hardcore são jogos de ação em primeira pessoa com um maior e bastante elevado nível de dificuldade. Este tipo de jogo também é reconhecido por ser mais realista que toso dos outros jogos em primeira pessoa. Jogos deste tipo habitualmente prescindem do HUD detalhaos, portanto devido a isto em torneios competitivos a comunicao em equipa é bastante crucial. Para além de tudo isto que já falei o shooter online tem um menor tempo no time to kill.

Link: https://www.redbull.com/pt-pt/melhores-fps-hardcore-2022





Automatização industrial- Rayflex apresenta equipamento para a indústria 4.0 na 3ª edição da FEIMEC 2022


Automatização industrial

Rayflex apresenta equipamento para a indústria 4.0 na 3ª edição da FEIMEC 2022


    A Rayflex, maior referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria, apresenta a Janela de Segurança – RP de proteção, já utilizada na indústria 4.0, na 3ª edição da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – FEIMEC, que ocorre entre os dias 3 e 7 de maio. A feira é a maior do setor na América Latina, reconhecida como uma importante ferramenta de fomento dos negócios da indústria.
    Pensando em ampliar a eficiência e produtividade de processos, especialmente quando o assunto é indústria 4.0, a Rayflex destaca a utilização do equipamento Janela de Segurança. “Essa solução possui interface com cortinas e scanner do local e integração com os controladores existentes, é um equipamento desenvolvido sob medida e de acordo com cada necessidade, podendo realizar a proteção de máquinas e instalações em cabines de teste, linhas de produção automatizadas, células de solda e outras aplicações que necessitam de segurança. Com o principal objetivo de restringir o acesso de pessoas durante a movimentação de máquinas, essas janelas são projetadas para ilimitadas aberturas e fechamentos, garantindo a segurança do colaborador”, explica Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex.
    A empresa ainda apresenta em seu stand outros produtos para demonstração: Niveladora eletrohidráulica e Seccional, AL-01, reconhecidos por seus diferenciais tecnológicos e por trazer agilidade, segurança e maior eficiência nas atividades de indústrias, dos mais variados segmentos. “A Rayflex é uma forte aliada da indústria 4.0, auxiliando na redução de custos e facilitando a automatização de processos. Nossa participação na FEIMEC reforça essa presença de mercado no segmento de máquinas e equipamentos, além de nos permitir estabelecer novos contatos comerciais com público qualificado”, finaliza a executiva.



https://jornaldiadia.com.br/rayflex-apresenta-equipamento-para-a-industria-4-0-na-3a-edicao-da-feimec-2022/     29/04/2022

Jurassic World Dominion ganha novo trailer com elenco original

A Universal divulgou nesta quinta-feira (28) um novo trailer de Jurassic World Dominion, o último filme da trilogia protagonizada por Chris Pratt. No vídeo, vemos uma fuga em massa dos dinossauros do parque.

Outro grande destaque do trailer é a participação de rostos muito amados pelos fãs da franquia original de Steven Spielberg: Sam Neill, Jeff Godlblum e Laura Dern retornam como Drs. Alan Grant, Ian Malcolm e Ellie Sattler

Com direção e roteiro de Colin Trevorrow (responsável pelos dois primeiros filmes), Jurassic World Dominion se passa quatro anos após os acontecimentos de Jurassic World 2 - Reino Ameaçado, em que uma conspiração distribuiu espécies de dinossauros geneticamente modificadas pelo mundo. Agora, os humanos precisam aprender a conviver com as criaturas.

Jurassic World Dominion chegará aos cinemas no dia 10 de junho.

PT06 passo 5 - apresentação

    Na disciplina de AIB, na PT06, foi-nos proposto preparar uma apresentação para apresentar à turma do 9º ano. da escolha secundária José Gomes Ferreira.

    A apresentação tem como objetivo mostrar como é que o HTML e CSS funcionam.

FINALIZAÇÃO PT06

FINALIZAÇÃO PT06





https://docs.google.com/presentation/d/1rm2xKhTdU3xuZ5RwOSdoA_6J8YS923r_xBh65PrHaFQ/edit

Passo 5 - PT06 Aula 101

Apresentação para os alunos do 9ºano.

PT06 passo 5

Olá a todos, criei uma apresentação emGoogle Slides com oobjetivo de ensinar as bases de HTML e CSS aos alunos do 9º ano. De seguida encontra-se o link que vos vai levar à apresentação e um PrintScreen da capa da apresentação.


https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1aXh0WrgJWzPaXWjTyLrTQv-FEjSOA3uk

Apple iPad Air 2022: nova geração vale a pena?

iPad Air de quinta geração, da Apple, lançado este ano, existe apenas num único tamanho físico (10,9 polegadas), ao contrário do iPad Pro, que apresenta dois tamanhos físicos diferentes (11 e 12,9 polegadas).

O novo modelo do iPad Air está disponível com 64 GB e 256 GB de armazenamento interno. É possível encontrar também versões com ligação de dados móveis ou apenas wi-fi.

Este modelo pode ser comprado a partir de 709 euros, o que o torna uma alternativa mais barata que o iPad Pro 11’’, cujo preço varia entre 909 e 2289 euros. Tem uma relação qualidade-preço satisfatória para um produto da Apple, mas não se consegue sobrepor na globalidade à geração anterior, tendo inclusivamente menos autonomia no que toca à bateria.

Para melhorar a experiência do utilizador, enquanto escreve no seu iPad Air, existem acessórios adicionais que pode comprar à parte, como o Smart Keyboard Folio (por 199 euros), o Magic Keyboard (por 109 euros) ou o Apple Pencil, de primeira geração (por 99 euros) ou de segunda geração (por 135 euros).



Apresentação para a turma do 9º ano

Este slides foi criado com o intuito de explicar os básicos de CSS a um aluno do 9º ano.
Clique no texto laranja e seja redirecionado



8 dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

O mundo do direito está descobrindo a internet para ganhar audiências. A consultora e especialista em marketing digital jurídico Aline Bak indica o que e como fazer para advogados se destacarem no universo online e atrair potenciais clientes.

Recentemente, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aprovou novas regras para os escritórios da área jurídica utilizarem as redes sociais. Isso aconteceu principalmente após a pandemia e a fase de isolamento, quando ficou evidente que a internet se tornou um dos principais meios para a divulgação de serviços e para a publicidade.

“O mais importante é que o mundo jurídico agora pode ter uma visibilidade maior nas mídias sociais. E é preciso estar mesmo presente nestes canais, afinal, apenas no Instagram, hoje, são mais de um bilhão de usuários”, indica a especialista em marketing digital Aline Bak.

Aline Bak ressalta, ainda, que o marketing jurídico é muito voltado para a autoridade, sendo que o relacionamento é essencial para os advogados.

Além disso, a consultora explica que, com a nova regulamentação, é possível que estes profissionais tenham seus perfis nas redes sociais e produzam conteúdos informativos. “Vale a pena propor uma conversa com os seguidores, mas respeitando-se os limites das regras da OAB, claro”.






Motor gráfico de GTA 6 está "à frente de seu tempo"

Tudo o que a Rockstar Games precisou fazer para começar uma onda de especulações e rumores foi confirmar que está desenvolvendo GTA 6 — que talvez nem seja o nome do jogo. Agora um insider falou que o novo motor gráfico do jogo deve superar todas as expectativas.

Em seu perfil no Twitter, Chris Klippel, criador da Rockstar Magazine e famoso na comunidade da franquia por revelar novidades antes da hora, afirmou que a nova Rockstar Games Graphic Engine, ou RAGE9, está "muito à frente" do que vemos atualmente na indústria.

"Visivelmente, a nova versão do motor gráfico da Rockstar Games (RAGE9), que será usado para GTA 6, será incrível", afirmou o insider. "Recebi respostas muito positivas, nós realmente não devemos nos decepcionar neste quesito. Estamos falando de um motor gráfico muito à frente de seu tempo", revelou.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Um buraco negro "sem maneiras": cientistas detetam dois "arrotos" seguidos

Astrónomos captaram um espetáculo espacial inédito: duas emissões de partículas do mesmo buraco negro, depois de sugar gás quente, conforme relatam num artigo no Astrophysical Journal.

Não é novidade que os buracos negros "ejetam" alguma energia depois de sugarem gás cósmico. Mas o que os astrónomos conseguiram captar desta vez foi um acontecimento inédito, salientam. Com a ajuda dos telescópios espaciais Hubble e Chandra, detetaram o que descrevem como "dois arrotos" de um buraco negro localizado no centro de uma galáxia, a SDSS J1354+1327, a 800 milhões de anos-luz.

"Existem muitos exemplos de buracos negros com ejeções singulares, mas nós descobrimos uma galáxia com um buraco negro supermassivo que emitiu partículas não uma, mas duas vezes", refere Julie Comeford, da Universidade de Colorado, EUA, citada pela BBC. "Tivemos a sorte de observar esta galáxia numa altura em que podemos ver claramente sinais de ambos os eventos", acrescenta numa comunicado no site do Hubble.

A astrónoma brinca que os buracos negros têm apetites vorazes, mas não têm "maneiras à mesa", usando uma analogia para melhor explicar o fenómeno: "Imaginem alguém a jantar na cozinha e a comer e a arrotar, a comer e a arrotar. Entras na divisão e há um arroto antigo ainda a pairar no ar. Ao mesmo tempo, a pessoa está a comer a refeição e volta a dar um arroto que fica também no ar."

Um "arroto", neste caso, é a emissão de partículas de grande energia pelos buracos negros, que são expelidas para o espaço interestelar.

O telescópio Hubble captou uma nuvem de gás azul e verde perto do buraco negro, o resultado de uma ejeção anterior que já se tinha expandido até 30 mil anos-luz do buraco negro. Logo depois, os especialistas repararam numa nova ejeção. "Este novo arroto move-se como uma onda de choque bastante rápida", avançou Comeford.

https://www.dn.pt/sociedade/um-buraco-negrosem-maneiras-cientistas-detetam-dois-arrotos-seguidos-9042990.html

Apresentação

Link da apresentação

Volvo investe no fabricante da bateria que carrega 160 km em 5 minutos





A Volvo Cars, por meio de sua divisão de capital de risco Volvo Cars Tech Fund, está investindo na empresa israelense StoreDot, que desenvolve baterias inovadoras para carros elétricos. O fabricante sueco ainda não deu detalhes sobre o valor do investimento.

Os investidores da StoreDot também incluem VinFast, BP, Daimler, Ola Electric, Samsung Ventures e TDK. StoreDot está trabalhando em células de bateria com ânodo de silício que podem ser carregadas de forma extremamente rápida. Com esse investimento, a Volvo garante acesso a essa tecnologia. Além disso, a cooperação com a Volvo poderia encurtar o tempo até o lançamento do mercado da bateria milagrosa, segundo os suecos.

A StoreDot anunciou "células de bateria XFC dominadas pelo silício" a serem lançadas em 2024. XFC significa Extreme Fast Charging. Em vez de um ânodo de grafite convencional, essas baterias de íons de lítio têm um ânodo de silício produzido com nanotecnologia, pelo qual materiais orgânicos e inorgânicos também são incorporados.






Microsoft anuncia Xbox & Bethesda Games Showcase para junho

A Microsoft anunciou, nesta quinta-feira (28), uma edição do Xbox & Bethesda Games Showcase para 12 de junho. O evento online será transmitido às 14h [horário de Brasília] e mostrará “títulos incríveis vindos do Xbox Game Studios, Bethesda e nossos parceiros em todo o mundo”.

“O Xbox & Bethesda Games Showcase incluirá tudo o que você precisa saber sobre a diversificada linha de jogos em breve no ecossistema Xbox, incluindo os próximos lançamentos do Game Pass no Xbox e PC”, diz trecho do comunicado da empresa.

De acordo com a Microsoft, a live será transmitida no mundo todo e terá tradução para 30 línguas, incluindo o português.

Além do YouTube e Twitch, o evento será mostrado nas contas oficiais do Xbox no Facebook, Twitter e TikTok.

Evento fora da E3

O Xbox & Bethesda Games Showcase será transmitido durante junho que é o tradicional período da E3, cuja edição de 2022 foi cancelada pela ESA (organizadora). Ou seja, a Microsoft manterá sua apresentação própria mesmo sem o maior evento de games rolando.

E apesar da ausência da E3, junho deve continuar como um período de grandes novidades para a indústria de jogos eletrônicos. Geoff Keighley confirmou, por exemplo, que a Summer Game Fest também será realizada em junho e prometeu que o evento mostrará grandes anúncios ao público.

Imagem: https://tm.ibxk.com.br/2022/04/28/28102055818101.jpg?ims=704x264

Link: https://www.tecmundo.com.br/voxel/237775-microsoft-anuncia-xbox-bethesda-games-showcase-junho.htm

Existe notebook gamer barato?

Enquanto as máquinas topo de linha têm os preços mais altos, você encontra computadores com configuração intermediária a avançada ou modelos mais antigos com preço menor



É possível encontrar um notebook gamer barato em 2022? Sim, é possível, mas o consumidor precisa ter em mente que esses computadores têm especificações menos potentes ou sofreram cortes, na comparação com os modelos mais caros. O Shoptime fala mais sobre isso a seguir.

Um notebook gamer com preço acessível é o desejo de muita gente. Já imaginou: um computador que serve para trabalhar e estudar, em uma rotina multitarefa e com aplicativos que demandam performance, e que ainda roda os jogos competitivos em alto FPS ou títulos triplo A sem privar o jogador de qualidade gráfica. E tudo isso sem travar, com a melhor tela e muita velocidade de processamento.

Porém, essa não é a realidade. Com o crescimento do segmento gamer, existem diversas opções de notebooks e PCs destinados a esse consumidor - desde as máquinas topo de linha até as opções intermediárias, que seriam os notebooks gamers baratos.

Aqui falamos em opções intermediárias porque não estamos levando em conta os notebooks de entrada, que não vão atender o gamer nem o profissional que precisa de mais performance.

Em geral, um notebook gamer precisa ter um processador de última ou penúltima geração, boa quantidade de memória RAM e armazenamento, uma placa de vídeo de qualidade, tela com boa resolução, com arquitetura de construção e resfriamento decentes.

As opção gamers com preço camarada podem trazer componentes de gerações de um ou dois anos atrás, placa de vídeo menos potente, tela com menor capacidade de atualização (60 ou 90, ao invés de 120 Hz), ou serem modelos com alguns anos de lançamento, que já estão sendo substituídos por novas versões. De toda forma, é importantíssimo ter atenção às especificações.



Notícia PT06

https://drive.google.com/drive/folders/1FN4vhq8JdrN4UYKQuI9wZbbPWokesxOY

Windows perde 17% do mercado dos sistemas operativos na última década

Apesar de ainda manter a maioria esmagadora da quota de mercado dos sistemas operativos, a Microsoft tem vindo a registar uma perda acentuada de 17% durante a última década. O relatório da StockApps mostra que o mercado do Windows reduziu de 90,96% registados em 2013 para os atuais 73,72%.

A investigadora Edith Reads refere que a redução da predominância do Windows no mercado dos sistemas operativos deve-se ao aumento da competição, com developers a criarem SOs baseados em open source, tornando-se mais rápidos, seguros e simples de utilizar. Além disso, a Apple também tem registado um aumento do macOS no mercado, que em 2013 tinha 7,95% do mercado e no final de 2021 tinha quase o dobro, 15,33%.

Por outro lado, o Linux também é apontado como um sistema que tem vindo a ganhar popularidade, devido à sua natureza open source, assim como por ser gratuito. Este sistema operativo tem sido referido como estável, rápido e seguro que outras soluções disponíveis no mercado. Houve outras alternativas ao Windows não especificadas que ganharam tração, registando um crescimento de 0,19% para 6,68%. O ChromeOS aumentou 0,01% de quota do mercado.



Tesla perde US$ 126 bilhões após Elon Musk comprar Twitter

Nesta terça-feira (26), Elon Musk encara as ações da Tesla caírem mais de 12% apenas um dia após o anúncio da aquisição do Twitter, uma perda cerca de US$ 126 Mil Milhões em valor de mercado. O acordo baqueou toda a área de tecnologia e pode estar ligado às preocupações dos investidores, visto que grande parte da riqueza de Musk vem de suas ações da montadora.

Segundo a CNBC,  entre as preocupações dos investidores estão as “possíveis distrações” que podem surgir ao gerenciar uma plataforma como o Twitter. Musk já deixou claro que pretende realizar mudanças na plataforma e influenciar nas operações da empresa. Portanto, com o acordo fechado, Musk estará em comando da Tesla, Twitter e SpaceX, além da Boring Company e Neuralink.


URL da foto: https://tm.ibxk.com.br/2022/04/26/26192308747521.jpg?ims=1120x420

Elon Musk compra Twitter por US$ 44 mil milhões

Nesta segunda-feira (25), o Twitter confirmou a venda da rede social para o bilionário Elon Musk por aproximadamente US$ 44 bilhões — cerca de R$ 208 bilhões em conversão direta. O acordo foi concretizado após as partes concordarem com o valor de US$ 54,20 por ação. O negócio também independe de outras propriedades de Musk. Com a conclusão da compra, o Twitter se tornará uma empresa privada.

A transação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração do Twitter e deverá ser concluída ainda em 2022. Ela ainda deverá passar pela aprovação dos acionistas da empresa e também deve receber as aprovações regulatórias necessárias.

Para a compra, Musk garantiu US$ 25,5 bilhões com empréstimos e outros US$ 21 bilhões em capital próprio.


No início do mês, Musk havia adquirido cerca de 9% das ações do Twitter por US$ 2,89 bilhões. O movimento gerou preocupação entre os acionistas da empresa, que ofereceu-lhe um cargo no conselho de administração e que foi rejeitado em seguida pelo executivo. A nova oferta de comprar 100% da plataforma foi a “melhor e última” feita por Musk.

Em entrevista num evento TED de 14 de abril, Musk defendeu que a aquisição do Twitter tem ligação com a liberdade de expressão. Ele também concordou que o algoritmo da rede social deveria ser de código aberto, aumentando a transparência de como a plataforma funciona.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Aviso da Apple para BILHÕES sobre 'alerta de laser' que você nunca deve ignorar

Os iPhones nos fornecem muitas notificações, mas existem alguns pop-ups que você nunca deve ignorar. O site da Apple tem uma página de suporte inteira cheia de avisos e uma que se destaca em relação aos lasers.
Se você tiver um iPhone 7 ou posterior, deverá ter um sensor de proximidade em seu sistema de câmera TruthDepth. Há também um scanner LiDAR em iPhones mais recentes que ajuda a coletar medições. Esses recursos envolvem lasers perfeitamente seguros, a menos que sejam danificados. Se o seu dispositivo estiver danificado, esses sistemas a laser devem desligar automaticamente.

Tesla perde US$ 126 bilhões após Elon Musk comprar Twitter

Nessa terça-feira (26), Elon Musk encara as ações da Tesla caírem mais de 12% apenas um dia após o anúncio da aquisição do Twitter, uma perda cerca de US$ 126 bilhões (R$ 629 bilhões) em valor de mercado. O acordo baqueou toda a área de tecnologia e pode estar ligado às preocupações dos investidores, visto que grande parte da riqueza de Musk vem de suas ações da montadora.


Segundo a CNBC,  entre as preocupações dos investidores estão as “possíveis distrações” que podem surgir ao gerenciar uma plataforma como o Twitter. Musk já deixou claro que pretende realizar mudanças na plataforma e influenciar nas operações da empresa. Portanto, com o acordo fechado, Musk estará em comando da Tesla, Twitter e SpaceX, além da Boring Company e Neuralink.

Fontes:


Primeira imagem do buraco negro vale prémio a cientistas... incluindo um português

Aprimeira imagem de um buraco negro, revelada em abril, valeu à equipa de cientistas envolvida no trabalho, incluindo o astrofísico português Hugo Messias, um prémio de três milhões de dólares (2,7 milhões de euros), foi esta quinta-feira anunciado.

O Prémio Breakthrough, atribuído nos Estados Unidos, reconhece o avanço científico de excelência, tendo como patrocinadores Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, e Sergey Brin, ex-presidente da Google.

A equipa internacional de 347 cientistas que obteve a primeira imagem de um buraco negro supermaciço, neste caso a sua silhueta formada por gás quente e luminoso a rodopiar em seu redor, foi premiada na categoria de Física Fundamental.

A entrega do galardão será feita numa cerimónia em 3 de novembro, na Califórnia, indicou a organização do Prémio Breakthrough no seu portal.

A "fotografia" do buraco negro - localizado no centro da galáxia M87, a 55 milhões de anos-luz da Terra, e com uma massa 6,5 mil milhões de vezes superior à do Sol - foi conseguida graças aos dados recolhidos das observações feitas, no comprimento de onda rádio, com uma rede de oito radiotelescópios espalhados pelo mundo, que funcionaram como um só e com uma resolução sem precedentes.

O "telescópio gigante" foi designado Event Horizon Telescope, tendo o astrofísico português Hugo Messias participado nas observações com um dos radiotelescópios, o ALMA, no Chile.

A imagem dos contornos do buraco negro - o buraco em si, um corpo denso e escuro de onde nem a luz escapa, não se vê - permitiu comprovar mais uma vez a Teoria da Relatividade Geral, de 1915, do físico Albert Einstein, que postula que a presença de buracos negros, os objetos cósmicos mais extremos do Universo, deforma o espaço-tempo e sobreaquece o material em seu redor.

Em declarações em abril à Lusa, o diretor do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, José Afonso, explicou que na imagem do buraco negro da M87 "há uma zona mais escura" e uma auréola, que corresponde a luz proveniente de material (gás) que está por detrás do buraco negro propriamente dito, sendo que a luz "vem na direção" de um observador na Terra "devido à deformação do espaço" provocada por esse material.

De acordo com a equipa científica envolvida na observação, a sombra do buraco negro registada é o mais próximo da imagem do buraco negro em si, uma vez que este é totalmente escuro.

Para José Afonso, especialista no estudo de galáxias, a imagem obtida permitirá conhecer melhor a natureza dos buracos negros e perceber como as galáxias se formaram.

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/primeira-imagem-do-buraco-negro-vale-premio-a-cientistas-incluindo-um-portugues-11272390.html

Rússia coordena ataques informáticos com ofensiva militar na Ucrânia, diz Microsoft

A Microsoft revelou, esta quarta-feira, que hackers alinhados com o governo russo realizaram centenas de ataques informáticos contra a Ucrânia desde que começou a invasão russa, a 24 de fevereiro​​​​.

relatório divulgado pela gigante tecnológica norte-americana refere que, em táticas de guerra "híbridas", a Rússia geralmente combina ataques informáticos com ataques militares no campo de batalha.

A Microsoft refere que "pouco antes da invasão" foram lançadas "mais de 237 operações contra a Ucrânia", disse a Microsoft , que está trabalhar com especialistas em segurança cibernética ucranianos e empresas privadas para combater estes ataques.



https://www.dn.pt/internacional/russia-coordena-ataques-informaticos-com-ofensiva-militar-na-ucrania-diz-microsoft-14805686.html

Apresentação Css

Link: https://docs.google.com/presentation/d/17Y5MPT6KPRgwGUyrrjPTQoJvgRc0fyRmjf8KM2FSiAg/edit?usp=sharing 

NATO instala dois centros de tecnologia em Portugal

O país foi escolhido para acolher duas estruturas DIANA que entrarão em operações em 2023, uma localizada em Almada e outra em Troia.


Portugal foi escolhido pela NATO para acolher dois centros de inovação e aceleração de tecnologia aplicada à defesa, indica um comunicado conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Defesa, enviado esta quinta-feira às redações. Prevê-se que as duas estruturas "Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic" (DIANA) iniciem operações no próximo ano.

"O projeto DIANA é um instrumento que visa acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas emergentes e disruptivas no seio da NATO, principalmente tecnologias de duplo uso com aplicação na área da segurança e defesa", indica o comunicado do Governo.


Inteligência Artificial: ela já entende suas emoções

Outro dia, entrei em uma loja e rapidamente uma vendedora me abordou dizendo que sabia que não queria ajuda, mas que ela estaria ali caso precisasse. Ela estava certa. Eu queria olhar as opções daquele local com tranquilidade, afinal, ainda não sabia o que levaria. O curioso é que logo perguntei à ela como sabia que não desejava auxílio naquela compra. Foi então que ela me revelou que a loja tinha um sistema de Inteligência Artificial que lia minhas emoções.

Fiquei entusiasmada com a novidade, afinal, sou uma entusiasta no assunto, mas logo me veio a consciência que tal tecnologia poderia também ser um perigo iminente se mal usada.

Imagine nossas emoções serem totalmente julgadas e analisadas por máquinas de reconhecimento facial? Além disso, pense que ela nos olharia a expressão externa sem saber o que temos internamente.

Tudo isso é, certamente, um avanço que pode ajudar em muitos seguimentos, como no caso da loja. Mas para tantas outras áreas, deve ser visto com cautela.

Primeiro, é preciso lembrar que a IA é uma tecnologia que vem para somar e não para substituir a capacidade e inteligência humana. Segundo, é que ela pode errar se for conduzida totalmente sozinha. Terceiro, é preciso rever até onde nossas emoções e sentimentos podem e/ou devem interferir em diversas decisões.

No livro “Falando com estranhos”, o autor Malcolm Gladwell conta diversas histórias sobre como somos conduzidos por nossos sentimentos e ainda fala sobre um sistema de inteligência artificial que se mostrou mais eficaz do que juízes na avaliação de acusados de crimes.

Um grupo alimentou um sistema de inteligência artificial com as mesmas informações que promotores haviam fornecido a juízes em audiências de custódia em Nova York. O computador analisou mais de 500 mil casos e fez sua própria lista de pessoas que mereciam liberdade. Na disputa homem versus máquina, os resultados não foram nem próximos.

Tendo a possibilidade de olhar nos olhos dos acusados e ainda escutar suas histórias em um tribunal, suas emoções e sentimentos é claro que a análise final seria bem diferente das maquinas.

De um lado temos IA que vai agir de maneira totalmente racional a partir dos dados que tem nas mãos e do outro temos pessoas de carne e osso que, para chegar a um veredito, seu emocional terá uma parcela importante. E eu pergunto: quem tem vantagens nesse caso?

Não há uma resposta certa para essa pergunta, mas percebo que ambos os lados tem vantagens e desvantagens e que a humanidade precisa ter Inteligência superior que as máquinas.

Máquinas x Humanos

Os avanços nesse assunto estão cada vez mais rápidos. Um estudo publicado na revista IEEE Transactions on Affective Computing, mostra que sinais fisiológicos foram adicionados à análise de sentimento multimodal pela primeira vez por pesquisadores do Japão.

A equipe analisou 2.468 interações com uma IA de diálogo, obtidas de 26 participantes, para estimar o nível de prazer experimentado pelo usuário durante a conversa. O usuário foi então solicitado a avaliar o quão agradável ou entediante eles acharam a conversa. A equipe usou o conjunto de dados de diálogo multimodal chamado “Hazumi1911”, que combinou exclusivamente reconhecimento de fala, sensores de tom de voz, expressão facial e detecção de postura com potencial elétrico da pele, uma forma de sensoriamento de resposta fisiológica.

Em escolas espalhadas pelo mundo já vemos a inteligência artificial sendo usada para entender as emoções dos alunos. Isso aconteceu em um colégio secundário de garotas de Hong Kong, enquanto elas assistiam aulas de suas casas.

Todas as expressões faciais foram constantemente analisadas por meio das câmeras de seus computadores. Enquanto isso, o software chamado 4 Little Trees, um programa de inteligência artificial (IA), começou a ler as emoções dos alunos enquanto aprendem.

Os desenvolvedores do software afirmam que o objetivo é ajudar os professores a personalizar e tornar o ensino a distância mais interativo, para que eles possam responder às reações dos alunos em tempo real. O algoritmo 4 Little Trees mede os micromovimentos dos músculos faciais e tenta identificar emoções como alegria, tristeza, raiva, surpresa ou medo. A empresa garante que os algoritmos geram relatórios sobre o estado emocional de cada aluno, podendo também avaliar sua motivação e atenção. Eles também alertam os alunos para “prestarem atenção novamente quando estiverem distraídos”.

As gigantes da tecnologia dos EUA, como Amazon, Microsoft e Google, oferecem análise básica das emoções, enquanto outras empresas menores, como Affectiva e HireVue, as adaptam para setores específicos, como automotivo, publicidade ou recursos humanos. A Disney usou a mesma tecnologia para testar as reações de seus voluntários a uma série de filmes, como Star Wars: O Despertar da Força e Zootropolis.

Logo menos, a IA que lê as emoções estará em outros setores, onde seu algoritmo será responsável por julgar tais sentimentos por meio da nossa face. Será que estamos prontos para isso?

O fato é que cálculos, algoritmos baseados em probabilidade não são suficientes para criar uma ferramenta 100% confiável e dessa maneira é bem provável cometer injustiças.

Hoje talvez eu não esteja sorrindo, mas isso não quer dizer que esteja triste. Será que a máquina, sem ao menos conversar comigo, entenderá? Outro ponto é que em diversos lugares do mundo, o modo de expressar emoções é diferente.

Os avanços com a Inteligência Artificial são constantes e os benefícios que ela traz para a sociedade são inúmeros, mas tudo precisa ser analisado com cautela e com inteligência.

Quando uma máquina passa a ditar regras onde apenas características totalmente humanas são capazes, é preciso rever, dar dois passos para trás e analisar para onde a humanidade pretende chegar com tudo isso.