Pesquisar aqui

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Hardware Explicado

Cinco aspectos a ter em conta numa câmara de vídeo HD…

1. AVCHD: O novo formato que muitas camcorders HD utilizam para comprimir e guardar filmes HD na memória. O AVCHD está massificador e traz uma grande vantagem: permite que os filmes sejam guardados como ficheiros possíveis de arrastar e largar.

2. HDMI: Algumas câmaras HD incluem portas HDMI, que possibilitam a ligação a televisores e ecrãs HD.

3. Armazenamento: As câmaras mais recentes guardam os vídeos de forma digital e recorrem a discos rígidos e a suportes flash para servir de memória interna. Assim não precisa de comprar cartões de memória nem fica sem espaço.

4. Design: Se não precisa de uma camcorder avançada, que capta vídeo de qualidade superior graças ao zoom óptico, opte por uma câmara HD de bolso. Espreite as Sony Bloggie, Toshiba Camileo a Creative Vado, por exemplo.

5. Resoluções: HD pode referir-se a duas normas. Full HD representa a definição mais elevada, 1080p, mas há também o 720p e 1080i-número de linhas de pixéis no ecrã. 1080p é a melhor qualidade HD e, embora 720p seja bom, é inferior a ecrãs Full HD.

In: Revista Oficial do Windows Nº 39 Junho 2010

Já se pode piratear a PS3

From ESJGF - OMb * Multimédia, TIC e a Educação *


A PS3 tem sido das consolas mais complicadas de se piratear nos tempos que correm, mesmo já tendo sido explorada pelo geohot, o conhecido hacker responsável por ter desbloqueado o iPhone. No entanto, uma empresa australiana veio a público mostrar que a PS3 pode ser facilmente alvo de hacking e através de uma pen conhecida como Jailbreak, jogar jogos pirateados gravados dentro da consola. Por estranho que pareça, a loja que criou o Jailbreak da PS3 colocou abertamente, o que levou a Sony a abrir um processo em tribunal para a impedir a comercialização do produto. Não se sabe bem qual vai ser o fim do caso e qual será a defesa utilizada pela loja australiana. O que se sabe é que este Jailbreak já começou a causar estragos, pois o código já chegou à internet e já existem várias equipas de hackers a trabalhar em novas versões do código. Só o tempo dirá quanto a Playstation e a Sony vão ser prejudicados por um pequeno programa instalado numa pen.


in Exame Informática - Nº184 Outubro de 2010, por Daniel Sivestre

Ecrãs tácteis e Tablets


O RATO PODERÁ SER UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO...


A ideia de controlar o Windows através do toque é fantástica, mas ainda não é muito o hardware que tira partido do suporte multitoque do Windows 7. Esta situação está a mudar, com marcas como o Asus, HP, Dell e Sony a aderirem ao poder táctil. Ao invés de simplesmente equiparem os seus produtos com suporte multitoque, as marcas estão a criar novos onceitos- como o belíssimo Sony Vaio L, em PC tudo-em-um que fica tão bem pendurado na parede como em cima da secretária! O controlo táctil surgiu primeiro em modelos topo de gama, mas espera-se que durante 2010 vá aparecendo e cada vez mais PC.

As funcionalidades tácteis do Windows 7 não se destinam apenas a PC multitoque, mas também a Tablet PC.

O reconhecimento da escrita está mais rápido, preciso e utiliza a previsão de texto, é possivel recorrer a expressões matemáticas e o reconhecimento de formas transforma os seus rabiscos em desenhos. O suporte para Tablet PC está incluido no Windows 7 Home Premium, Professional e Ultimate.


Televisão 3D


Televisão 3D

É tudo uma questão de perspectiva



Já tivemos o prazer de ver o plasma 3D de 103 polegadas da Panasonic, no CES 2009, a passar imagens em Full HD a três dimensões – deverá chegar às lojas em 2010. Segundo o Strategic Impacto f 3D, um relatório da empresa de análise de mercado Futuresource Consulting, uma em cada dez casas dos Estados Unidos e Japão serão 3D – ready em 2012.

Segundo a directora de Serviços Contínuos da Futuresource, Sarah Carroll, “ Os consumidores começam a viver a experiência da nova vaga de tecnologias 3D no cinema e em publicidade digital de rua, e não faltará muito para quererem ter 3D em casa.” O relatório alerta que é necessário acordar normas e que os consumidores terão de estar preparados para investir em televisores preparados para o 3D.
“ Com o actual clima económico, investir na produção e na distribuição é um desafio.” No entanto, Carroll realça:
“ Existe um entusiasmo em torno do 3D e nós acreditamos que isso se irá traduzir em sucesso comercial durante os próximos cinco anos.”


In Revista Oficial do Windows nº 32 Novembro 2009

À conquista do mundo...

O LINK PERFEITO

Nesta página podemos planear as nossas próximas férias. Num mapa mundial, defina o seu ponto de partida e quanto dinheiro está disposto a gastar. No final, o site vai apresentando os locais até onde pode ir de avião. Pelo meio, pode definir se quer destinos de praia ou campo, se está disposto a fazer escalas ou não e até em que altura é que está a pensar viajar. Não conseguimos confirmar se os preços que aparecem, em dólares, correspondem a viagens e voos reais,mas pelo menos conseguimos ficar com uma ideia mais concreta sobre quanto é que as férias podem custar.


Retirado de Exame Informática, Outubro de 2010, n.º 184

Portátil com dois ecrãs?




Para comemorar os 25 anos sobre o primeiro portátil lançado, a Toshiba anunciou três grandes novidades - o Libreto W100, um dos primeiros do mundo com dois ecrãs, o novo Protégé R700 e o C100, um portátil com sistema operativo Android. E não é todos os dias que encontramos um notebook que tem dois ecrãs multitoque lado-a-lado, com 7" e resolução de 1.024 X 600. O novo Libretto W100 tem nessa caracteística o destaque principal , elevando substancialmente o leque de potenciais utilizações. No interior de um corpo de 819 gramas e 30 mm de espessura está um processador Intel U5400, 2GB de memória e um disco SSD de 64 Gb. O Windows 7 é o anfitrião, é claro.

O R700 vem ocupar o mais recente posto da família Protégé, que alberga os ultraportáteis da marca, incluindo os novos processadores Core i3, i5 e i7 da Intel, até 8 Gb de memória e disco de 500 GB. o ecrã tem 13,3" e preço ainda não é conhecido. Quanto ao C100, é dos primeiros portáteis equipados com o sistema operativo da Google. O Android é a estrela num netbook com ecrã de 1o,1" , 870 grmas e plataforma NVIDIA Tegra 250 Mobile. Mais recentemente, a Toshiba colocou à venda os novos T210 e T230. Não inluem drive óptica, ao estilo dos netbooks, mas têm menos de 18 mm de espessura, ecrãs de 11,6" e 13,3", e 1,48 e 1,75 Kg., respectivamente. Um sensor 3D protege o disco rígido contra quedas. Os preços são de 599 euros e 749 euros.




Fonte: Revista Oficial Windows , Agosto de 2010

Como impedir o Windows de reiniciar após actualizações!

É verdadeiramente aborrecido deixar o computador a executar determinada tarefa e depois verificar que não foi feita, pois entretanto foi efectuada determinada actualização que reiniciou o computador automaticamente. Este reiniciar sem a nossa permissão pode até acontecer quando estamos "aos comandos" mas totalmente absorvidos numa operação e não reparamos no aviso que nos permitiria atrasar alguns minutos esse reiniciar.
A solução é muito simples, basta alterar uma linha do "Registo" que impede definitivamente o reiniciar automático após actualizações:
-Execute o "Editor de registo" (prima as teclas [Win]+[R]) e digite "regedit" (sem aspas) e localize a seguinte chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows
-Faça um clique-direito sobre "Windows", selecione "Novo" - "Chave" e digite "WindowsUpdate" como nome (sem aspas).
-Faça novo clique-direito sobre "WindowsUpdate", selecione "Novo" - "Chave" e digite "AU" como nome.
-Repita o clique-direito, desta vez sobre a chave "AU", selecione "Novo" - "Valor DWORD" (32 bits). Como nome, escreva "NoAutoRebootWithLoggedOnUsers" (sem aspas).
-Por fim, faça um duplo-clique sobre "NoAutoRebootWithLoggedOnUsers" e altere o campo0 "Dados do valor" para "1", sem aspas.
-Reinicie o computador para tornar eficaz esta dica...
Dica de Catarina Nunes

Fonte: Revista "Computador" Set.2010 (edição mensal)

Mylo, o mais recente gadget da Sony

O mais recente gadget da Sony une
música e comunicação. Mylo, uma sigla para descrever My Life Online, chega ao mercado americano em Setembro.








Mylo é mais recente gadget da Sony

A Sony acaba de apresentar o seu mais recente equipamento multifacetado.
Ouvir música, guardar fotos, navegar na internet e trocar mensagens instantâneas são as suas principais utilidades.

O Mylo cabe na palma da mão e é compatível com redes wireless, permitindo aos seus utilizadores usar os serviços de mensagens instantâneas, assim como navegar na net ou ouvir música.

Com um ecrã de 6 centímetros, que se abre deslizando com a pressão de um polegar, integra de origem as aplicações Skype, Google Talk e Yahoo Messenger.

Este novo gadget começa a ser comercializado nos Estados Unidos a partir do próximo mês. Quem o quiser tem de desembolsar 350 dólares (cerca de 270 euros).
O primeiro dispositivo deste género criado pela empresa nipónica destina-se essencialmente ao grande número de utilizadores de mensagens instantâneas.

Parecido no design com a PlayStation, dirige-se, no entanto, a um público diferente: em vez dos aficcionados dos jogos, este gadget é para os fãs da música e da comunicação por mensagens instantâneas.

O Mylo está disponível em branco e preto, tem 1GB de memória (podendo ampliar-se até 4GB) permitindo armazenar fotos, música e arquivos diversos. O aparelho tem capacidade para cerca 45 horas de música, sete de mensagens instantâneas e mais de três horas de conversação telefónica através do Skype.

Retirado do site 29/10/10: http://www.mundopt.com/n-mylo-e-mais-recente-gadget-da-sony-9496.html

GraveCDs, DVDs, ou Bluerays de forma simples


O Burnware Free Edition é um programa compacto, de fácil uso e que vai ajudá-lo a gravar os seus dados em diversos tipos de discos, atendendo aos níveis de capacidade que precisar. Desta forma, se o leitor é um novato, ou mesmo um "expert" no assunto, mas valoriza o seu tempo e não quer perdê- lo em actividades "banais", este é o utilitário ideal para fazer cópias segurança e duplicar dados sem complicação nem demoras, através de uma interface concisa e contando somente com o necesssário.
Com o BurnAware Free edition pode gravar filmes,músicas,imagens, programa e quaisquer ficheiros que forem necessários numa grande variedade de suportes diferentes, onde se incluem CDs, DVDs,HD DVDs e até BLU-rays. Assim,o limite de espaço ficará limitado exclusivamente pelas capacidades do seu gravador,pois, dependendo do resto,poderá gravar dados até 100 GB,o que aumenta as suas possibilidades sensivelmente. Com esta ferramenta é possível gravar informações,ou remover dados antigos de discos regraváveis,bem comocriar novas secções emdiscos graváveis. Tudo isto com apenas alguns.
Para ter noção de como o processo é simples,basta imaginar que deve apenas adicionar os ficheiros desejados utilizando o botão "Add Files" e procurá-los nas respectivas localizações (pastas) no computador. depois clicar no canto superior direito do ecrã. Para configurar opções adicionais (deixar a sessão aberta para gravações posteriores; verificar dados após a gravação; abrir a gaveta do gravador após terminar o processo; ou testar a gravação), seleccione " Options" no menu " Disc".



Artigo retirado de: "Informática fácil" nº3- série II Mar/Abr. 2010

Como supervisionar o uso de outros computadores

Como supervisionar o uso de outros computadores!
Na passada edição foi publicada (página 26) uma solução que nos permite saber quais os programas executados num computador, por exemplo supervisionar o uso que os nossos filhos fazem do computador. Existe no entanto uma solução muito mais "poderosa", que nos permite supervisionar todo o uso de outros computadores, ligados em rede local com o nosso, e essa supervisão passa pela captura regular de imagens do ecrã, conhecimentos das páginas Web visitadas, conversas em "chats" da internet, etc.
O programa é totalmente gratuito, embora tenhamos de nos registar como utilizador.
De seguida, e sem necessidade de confirmar esse registo, basta um clique sobre "Downloads" para poder efectuar a recolha:
BlackBox Security Monitor
Uso grátis - 17,5 MB
Link ref.:16791
Na prática:
- Após recolhido o programa, instale-o no seu próprio computador, não no computador (ou computadores) a monitorizar.
- Assim que executar o programa surge o quadro "Add Computers". Seleccione "Add Remote Computers" e clique sobre "Next".
- Agora em vez do "Automatic Deployment", o melhor é seleccionar "Manual Deployment", o que lhe permite seleccionar uma pasta onde será criado o programa a instalar em cada um dos computadores a monitorizar.
- Copie estes ficheiros e execute o programa "BBAgentlenstaller" em cada um dos computadores a monitorizar.
- Assim que o fizer irá ver a mensagem de que teve sucesso. Nada mais indica ao utilizador que este computador está "sob monitorização".
- No seu próprio computador, a janela do "Black Box" indica-lhe de imediato que um novo computador está a ser monitorizado. Fazendo um clique sobre o mesmo (na coluna da esquerda do BlackBox") irá ver uma imagem do ecrã desse computador, uma captura do respectivo ecrã.
- A captura das imagens de ecrã é feita a intervalos regulares. Utilize a barra de topo para ir vendo os ecrãs mais actuais, ou anteriores, pois pode ver o que se passou em cada dia, hora e minuto.
- Para além da captura de ecrã, utilize a barra de topo para ficar a saber quais os programas executados, e por quanto tempo, quais as páginas web visitadas, quais as pesquisas feitas e até as conversas online ("chat").
- Agora que já conhece o poder deste programa, faça um clique sobre "Settings", em cima, e pode adicionar uma palavra-passe para que só você possa aceder a esta monitorização.
- Dê uma vista de olhos pelas restentes opções de configuração, que includem a possibilidade de definir alertas caso determinado programa seja executado nos computadores sob minitorização, ou se determinada página Web for aberta.
- Trata-se realmente de uma solução "poderosa", pode mesmo ser considerado um "programa espiao", deve ser utilizado com muita cautela e apenas caso seja imperiosa essa utilização...
Este Artigo foi retirado da revista Computador nº134 - Maio 2010
Catarina Pereira Mendes (nº8)

Teclado cheio de "curvas"

Seguindo as originais e elegantes linhas de design que deram origem ao popular Arc Mouse, a Microsoft aparece agora com um teclado muito leve (menos de 500 gramas) e pensado para uma utilização prática e versátil em qualquer divisão da casa. O Arc Keyboard tem uma forma "ondulada" e é perfeito, em termos ergonómicos, para utilizar sobre os joelhos. Até porque, como já deve ter percebido, tem tecnologia wireless integrada, pelo que não haverá fios nem cabos pelo meio a atrapalhar! O receptor USB que liga ao computador é minúsculo e pode até ser "escondido" na parte de baixo do Arc Keyboard. Também pode recorrer, quando quiser, ao botão On/Off, por forma a economizar alguma energia disponibilizada pelas duas simples pilhas AA.
Com um preço de €53, este teclado vai não apenas dar um toque de classe à sua sala, mas também revolucionar a forma como utiliza o seu PC lá por casa!


www.microsoft.com/hardware
(o link a cima pode servir para consulta de mais hardware)


in "Revista oficial Windows" nº 36 , de Março de 2010

Impressora 3D feita em Lego



A MakerLegoBot é impressora 3D feita a partir de um sistema Lego Mindstorms que consegue construir modelos em Lego.

Uma aplicação em Java que está a ser executada no PC pega num ficheiro com a descrição do modelo e um conjunto de instruções de montagem que são enviadas por USB para o MakerLegoBot.

A impressora selecciona as peças a partir de um conjunto pré-determinado, alinha a cabeça com a posição correcta e coloca a peça no sítio certo. Neste momento este sistema funciona apenas com peças 1x2, 2x2, 3x2, 4x2 e 8x2.



Retirado de:http://www.pcguia.xl.pt/sec-multimedia/5-multimedia/692-impressora-3d-lego.html

"Toshiba em maré de novidades"

A Toshiba apresentou ontem em Barcelona uma série de novidades em várias gamas de produto, que vão entrar no mercado entre o final do primeiro semestre e o a recta final do ano.

Disponível muito em breve, os cinco novos modelos da linha Satellite - L630, L650, L670, C650 e A660 - têm como elo de ligação a forte aposta na reprodução de conteudos na área do entretenimento e incluem a nova tecnologia Toshiba Media Controler. Com estas novidades, a Toshiba pretende criar uma oferta multimedia avançada por um custo razoável.

Em destaque estão igualmente os televisores. Ao todo, serão 33 os modelos lançados até ao final do ano e terão a capacidade de se ligarem a redes sem fios 802.11a/b/g/n, suportando WPS e DLNA. De igual forma, estes modelos serão os primeiros certificados pela Microsoft como compatívels com Windows 7.

Igualmente novo é o JournE Touch, o primeiro tablet da Toshiba. Conta com ecrã de sete polegadas e várias características interessantes, mas só deverá surgir depois do Verão.

Quanto a novidades no 3D, só em Outubro será apresentada a primeira geração de televisores Toshiba, seguindo-se outro modelo de maior calibre ainda antes do Natal.

Revista: "PC Guia"

Tiago Campos nº 22 12º5

Jogos do Facebook divulgaram dados pessoais dos utilizadores

Poucos dias depois de dois utilizadores do Facebook terem processado a rede social por alegada violação de privacidade, surge uma nova investigação que garante que os responsáveis pelos jogos Farmville e Texas HoldEm Poker terão partilhado dados confidenciais com empresas de publicidade e de pesquisa.
As graves falhas estão a ser denunciadas pelo 'The Wall Street Journal', que explica que a divulgação dos dados em causa incluía o nome dos utilizadores das aplicações e a identidade dos seus amigos, mesmo que o perfil estivesse protegido com todas as normas de privacidade. 
Ao diário norte-americano, um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa tem feito de tudo para "reduzir drasticamente" o acesso aos dados pessoais dos membros da rede social.



http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/jogos-do-facebook-di

Apresente as suas fotos na Internet...com muita classe!!!


Toda a gente tira imensas fotos, em diversas ocasiões e momentos.
Para as fotos serem mostradas aos amigos e à família , a melhor forma é mesmo a internet.
De uma maneira mais moderna, engraçada e ''com classe'', partilhar fotos através de uma apresentação automática e dinâmica onde se podem editar as fotos é muito melhor.

fig.1 - site do programa de animação de foto kizoa.com
Este artigo foi resumido apartir do original ''Apresente as suas fotos na Internet...com
muita classe!!!'', da revista ''Guia da Internet''.


Carolina Loureiro, nº23, 12º5º

Russia pondera um sistema operativo próprio


O governo russo está a ponderar o desenvolvimento de um sistema operativo próprio para competir com o Windows da Microsoft.

Este novo sistema operativo servirá para eliminar a dependência das empresas russas dos produtos Microsoft. Responsáveis russos também referiram algumas preocupações com a segurança dos dados.

Este sistema operativo vai ser baseado em Linux tal como o Red Star Linux da Coreia do Norte.

Artigo da autoria de Pedro Tróia, retirado do site:
http://www.pcguia.xl.pt/sec-software/1-software/759-so-russia.html na sexta-feira, dia 29 de Outubro de 2010 às 9 horas e 30 minutos de Lisboa (GMT).

Apple revela nova gama MacBook Air


A PCGuia deslocou-se à capital espanhola para conhecer as mais recentes novidades do universo Apple – estamos a falar da nova geração de portáteis MacBook e da nova versão da suite iLife.
A gama MacBook Air está disponível em dois modelos de 11 e 13 polegadas (com ecrãs HD de 11,6 e de 13,3 polegadas, para sermos exactos), passando a ser os portáteis mais compactos e finos do fabricante até à data.
Uma das principais novidades não está visível – trata-se da arquitectura Unibody em alumínio, que passa a integrar o ecrã, contribuindo para uma construção mais sólida e leve (o peso mais elevado é inferior a 1,4 Kg). Segundo Serena Cheng, Product Marketing Manager da Apple, a nova gama integra ainda características e funcionalidades como «o FaceTime, Trackpad com multitoque, teclado completo, duas colunas estéreo, duas portas USB 2.0, microfone e ainda, embora apenas no modelo de 13 polegadas, um leitor de cartões SD».
Combinando uma arquitectura de processamento Intel Core 2 Duo (a 1,4GHz e a 1,6 GHz nos modelos de 11” e de 13”) e nVidia 320 M, os dois modelos contam ainda com 2 GB de RAM e armazenamento SSD, com capacidades que variam entre os 64 e os 128 GB no caso do modelo de 11” e entre os 128 GB e os 256 GB no caso do de 13”. Quanto à autonomia, Serena Cheng garante um funcionamento em rede sem fios que pode chegar, repectivamente, «às cinco e às sete horas com uma única carga». Graças a um sistema denominado Ultra Low Power State, «qualquer MacBook Air pode estar em standby durante 30 dias», garantiu ainda a responsável. Em matéria de wireless, pode ligar-se a redes 802.11n e Bluetooth (2.1).
Quanto aos preços, variam entre os 999 euros e os 1149 euros para o modelo de 11” (este último com disco SSD de 128 GB) e entre os 1299 euros e os 1599 euros para o modelo de 13” (este último com disco SSD de 256 GB).







trabalho realizado por Marta Mensurado



Este artigo foi retirado do site: http://www.pcguia.xl.pt/sec-hardware/3-hardware/757-apple-revela-nova-gama-macbook-air-e-anuncia-ilife-11.html

Olympus Apresenta E-PL1

A marca reforça a aposta no segmento de micro quatro terços
A Olympus revelou aos jornalistas a nova aposta do mercado nacional. Chama-se E-PL1 (da série Pen) e foi concebida para servir quem usa máquinas compactas mas pretende opções mais avançadas, geralmente disponíveis em equipamentos D-SLR. Ao contrário das outras versões das Pen, a PL1 conta com um flash embutido na máquina. Destaque ainda para o ecrã LCD de 2,7 polegadas (6,9 cm), para o sensor de 12.3 megapixels e para o estabilizador de imagem colocado no corpo. Entre as restantes novidades encontra-se um guia ao vivo que ajuda os utilizadores na configuração de algumas funções de máquinas reflex. Além disso, esta Pen oferece uma selecção de seis filtros artísticos (entre eles, o sépia suave). A nova máquina permite a gravação de vídeo em alta definição (720p - e tem saída HDMI) e o fabricante garante que as objectivas do formato quatro terços podem ser todas usadas recorrendo a um adaptador que a Olympus vende separadamente. A máquina pode ser adquirida por 549 euros (apenas o corpo), mas existem outros dois packs disponíveis. Se quiser adquirir o corpo com a objectiva e a de 40-150 mm, o preço a pagar é 749 euros.
(retirado da revista PCGUIA de Maio de 2010)