Pesquisar aqui

sábado, 21 de abril de 2018

Apple procura proteger os olhos de quem usa iPhones no escuro

A Apple registou uma nova patente no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos que consiste num sistema criado pela empresa para proteger a visão de quem usa aparelhos no escuro. A maioria dos smartphones já possuem uma funcionalidade de diminuir o brilho quando se muda de ambiente, neste caso para um com menos luz, e, ao ligar o telefone, não é logo feito o ajuste acabando a luz forte por cegar durante poucos segundos a pessoa.
Com esta nova funcionalidade, a Apple procura fazer com que os seus produtos façam esse ajuste de luminosidade mesmo antes do telemóvel ser desbloqueado. Enquanto esta funcionalidade não está posta em prática a Apple oferece o recurso "Night Shift" que ajusta as cores da tela para tons mais quentes sendo assim mais agradável aos nossos olhos.



NASA anuncia construção de uma nova estação espacial lunar

A NASA está a planear dar início ao projeto da construção do "Lunar Orbital Platform-Gateway" ou Portal da Plataforma Orbital Lunar no próximo ano, 2019. O projeto desta estação espacial já teria sido apresentado em 2017, estando agora a NASA à procura de empresas para iniciar a sua construção.
O objetivo desta empresa é fazer o lançamento em 2022 e em 2025 ter a estação funcional em órbita da Lua. Prevê-se que a estação sirva como paragem em missões que irão para além da Lua e até um ponto de apoio e comunicação entre a Terra e futuras missões a Marte.



Como trabalhar com o Adobe Premiere Pro?

Heyyyy!!!
Deixo aqui alguns vídeos tutoriais para ajuda na aprendizagem no funcionamento do programa Adobe Premiere Pro 








Exemplos de Vídeos de Tipografia Cinética










Afinal o que é a Tipografia Cinética?


Como devem ter visto no meu post anterior, eu deixei um vídeo tutorial para ajudar, quem ainda não sabia bem mexer no Adobe Premiere Pro (assim como eu). Mas esqueci-me de explicar o início, primeiro terá de se saber o que é a Tipografia Cinética ou em inglês Kinetic Typography 
Fui então pesquisar o que era e eis o que me apareceu:

"é o nome técnico de "texto em movimento" é uma técnica de animação de movimento de texto para expressar ideias usando animação em vídeo. O texto pode ser apresentado exatamente no momento em que ele é falado ou cantado, se tornando muito útil para o aprendizado de outros idiomas."1






How to Animate Text & Graphics to Music

Heyyy, malta!!!
A minha turma do 12º6 do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais irá ter de realizar um trabalho no Adobe Premiere Pro (versão 2015 ou 2017) sobre animação de letras em vídeos. Pode ser de uma música, poema, texto, o que nós queiramos. 
Para ajudar a saber um pouco mais deixo um vídeo.


 

Primeiro a Siri agora o Google Assistant

Como já todos estávamos familiarizados com a Siri a assistente pessoal mais conhecida do mundo, no entanto a Google decidiu reinventar o mesmo, o chamado Google Assistant, este assistente pessoal foi criado com o intuito de oferecer maior conforto aos usuários de telemóveis com outros sistemas operativos para além do IOS. Agora é esperar para poder experimentar e comparar os dois produtos, vendo quais são as cartas que a Google trás de baixo da manga.

Resultado de imagem para google assistant portugal 

Artigo publicado por: Francisco Rodrigues; nº9;12º2ª

IA a nova tendência tecnológica para 2018

 A IA, isto é a inteligência artificial tem revelado um grande potencial, uma vez que consegue ser melhor a tomar decisões do que um software normal, e ainda é capaz de reinventar modeles de negocio. Com todas estas características positivas não admira que o mercado comece a tender para este tipo de tecnologia, o que se irá reflectir com a maior disponibilização do capital de certas empresas  nas IA. Para que esta tecnologia consiga executar futuramente as tarefas desejadas pelo usuário terão que ser usadas em harmonia a Programação, a Ciência de dados e a gestão de negócios.

Resultado de imagem para ia inteligencia artificial




Artigo publicado por: Francisco Rodrigues; nº9; 12º2ª































































































sexta-feira, 20 de abril de 2018

Jogo do adivinha

No âmbito da PT06 de AIB, criámos o jogo da adivinha em grupos usando o  javascript + html + css. O trabalho baseou-se na modificação do código dado pelo professor no enunciado desta PT. No caso do meu grupo, as mudanças que fizemos foram: separámos o código javascript e css em ficheiros diferentes, substituímos as caixas de texto por parágrafos, automatizámos o começo do jogo retirando o botão de começar, adicionamos um prompt que pergunta ao utilizador o número máximo, implementámos um sistema que verifica se o input é valido, adicionamos CSS e melhoramos o código original.




Website: https://rcvalerio.github.io/jogoDoAdivinha/
Código: https://github.com/rcvalerio/jogoDoAdivinha

Jogo da batalha naval

No âmbito da PT06 de AIB, escrevi algumas linhas de código em javascript e criei o jogo da batalha naval. O jogo possui várias versões sendo que a mais avançada (Versão 7) permite jogar contra outro jogador localmente. Este foi um dos meus primeiros projetos em javascript e infelizmente não sabia como mexer com o OOP (Object-oriented programming) em js pelo que não usei objetos o que deixou o código mais extenso e mais difícil de manter.
O jogo é composto por ~500 linhas de código, dois tabuleiros e duas áreas de texto. Por padrão os tabuleiros têm o tamanho de 10x10 e 5 navios, mas estes valores podem ser facilmente alterados no código. Possui também efeitos sonoros e um sistema de cores aleatórias.



Todas as versões (Índice): https://rcvalerio.github.io/batalhaNavalHub/
Versão7 (Site): https://rcvalerio.github.io/batalhaNavalV7.0/
Versão7 (Código): https://github.com/rcvalerio/batalhaNavalV7.0

Caso encontrem algum bug enviem um e-mail para rodrigo.valerio@aebenfica.org
Tendo em conta a Proposta de Trabalho 05 que consiste na elaboração de um video de tipografia cinética com recurso ao programa Premiere o professor mostrou em aula diversos exemplos de vídeos com lyrics, tendo estes vídeos dinâmicas diversificadas.

Deixo aqui uma página no Youtube que contém vídeos do mesmo cariz:


Link: https://www.youtube.com/channel/UC1iqebKNH36JIdBIjEy8-iQ

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Google Meet


        Hoje tivemos a oportunidade de usar o Meets by Google Hangout. Eu usei o pela primeira vez e posso afirmar que fiquei bastante impressionada. Fácil de usar e permite que muitos se juntem sem que se torne uma confusão. 
O Meets aparece em  2017, tornando-se parte do conjunto de aplicações do G Suite, com objetivo de ligar pessoas, assim como o Hangouts e o Skype. Apesar do máximo de pessoas online numa só chamada ser de trinta, algo que poderia tornar difícil o entendimento entre os diferentes participantes, esta aplicação tem uma organização fantástica que concentra ao centro o que é importante e de lado os indivíduos que se juntaram.
A meu ver é melhor que o Skype, por simplesmente ser mais “clean” e mais fácil de lidar.

Fontes (consultadas no dia 19 de abril de 2018):


Max Miedinger - Fonte Helvética

A fonte Helvética é uma fonte tipográfica desenhada por Max Miedinger sob encomenda de Edouard Hoffmann para a fundição tipográfica suiça Haas no final da década de 50.

Considerada a fonte mais popular do mundo, o seu extraordinário sucesso deveu-se em grande parte ao facto de ter surgido na Suíça num momento em que o país era uma das principais referências no design, a nível internacional.  Dessa forma, foi bastante bem aceite, passando posteriormente a ser adotada em projectos de design corporativo.

Batizada inicialmente como Neue Haas Grotesk, a Helvetica teve como inspiração a Akzidenz Grotesk, uma fonte sem serifa lançada no final do século XIX pela fundição alemã Berthold.

Em termos de linguagem tipográfica, a Helvética trata-se de uma fonte neutra por excelência, sem significados culturais. O seu desenho é composto pela falta de contraste e pela frontalidade característica das fontes sem serifa. Sem vestígio de datação ou localização, característica desejável no design de corporações multinacionais.



O site consultado foi: http://tipografos.net/designers/miedinger.html 
No dia 19/04/2018

1.5 Mil Milhões Desprotegidos


Nos últimos tempos temos visto os utilizadores do Facebook a sentirem-se revoltados, invadidos e muitos apagaram as suas contas, visto que esta social media já viu melhores dias no que toca à privacidade e segurança da informação de cada conta.
Como tal, novas políticas de privacidade foram aprovadas, para que o Facebook melhorasse as condições e, após uma guerra entre Mark Zuckerberg, a opinião pública e o Senado americano, tudo ficasse “bem” e que não houvesse mais problemas que prejudiquem o gigante do Silicon Valley, tanto a nível monetário como aos olhos do público. 
Contudo, estas alterações vão deixar 1.5 mil milhões de utilizadores fora desta nova lei de proteção, imposta somente na Europa. Esta lei impede que qualquer empresa retire qualquer tipo de informação dos perfis de utilizadores (personal data), sem que o utilizador autorize. Se tal acontecer, graves punições serão implementadas.
Mas o problema continua. 1.5 mil milhões de utilizadores espalhados por Africa, pela Asia, pela Oceania e America Latina, poderão sofrer de “invasões” de privacidade, sem que haja represálias 
Após a grave situação com a Cambridge Analytica, todo o mundo foi alertado para o problema da invasão de privacidade na internet… Apesar de sua Europa estar protegida neste momento por esta lei que em pouco tempo estará em vigor, a meu ver, não falta muito para muitos outros locais criarem leis parecidas.


Fonte (consultada no dia 19 de abril de 2018):


Wix.com ensina e ajuda a criar sites


A plataforma online Wix ajuda a criar sites, de forma a que estes estejam exatamente à imagem do utilizador. Os utilizadores poderão criar os sites em HTML5 e sites Mobile.

Os utilizadores terão acesso a ferramentas do estilo "arrasta e solta", templates semiprontos, galerias, otimização para dispositivos móveis, acerto de imagens e suporte 24 horas por dia. No entanto também é possível criar sites a partir do zero sem os templates da plataforma.

A Wix foi fundada em outubro de 2016 por Avishai Abrahami, Nadav Abrahami e Giora Kaplan. Em 2007 recebeu o seu primeiro investimento.
Em janeiro de 2009 já tinha 1 milhão de utilizadores. Com as novas atualizações e acréscimo de novas utilidades o número de utilizadores encontra-se, atualmente, em 100 milhões de utilizadores espalhados por 190 países.

Para começar a criar sites cliquem no seguinte link: https://pt.wix.com/


FONTES:


Google Meet - o novo Skype?

    O conjunto de aplicações G Suite da Google é um dos mais ambiciosos projetos do gigante da Internet, havendo tantas aplicações que é quase impossível um "mero mortal" como nós conhecer aprofundadamente todas as aplicações. Contudo, há umas que são úteis e fáceis de aprender. Entre elas encontra-se o Google Meet.
    Esta aplicação encontrava-se previamente incluída no Google Hangouts. Mas, depois da Google dividir o Hangouts, o Meet ganhou um caráter independente. Assim, esta nova aplicação pretende focar-se nas conversas cara-a-cara, afirmando-se assim como um rival a serviços como Skype, Microsoft Teams e Slack. A partir do Google Meet é possível criar videoconferências com até 30 pessoas, sendo apenas necessário uma conta Google e o Google Chrome para aceder. Devido a facto de esta aplicação ir ser usada para uma aula on-line, pareceu-me relevante conhecer um pouco mais sobre e como ela apareceu. Agora só resta experimentar e ver se a Google cumpre o que promete e é possível ter reuniões (ou neste caso aulas) à distância de uma forma eficiente.


Consultei os seguintes sites:  

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Huawei P20 Pro bate recordes em ranking de câmaras


Os recém-lançados celulares da HuaweiP20 e P20 Pro, receberam resultados excepcionais e bateram vários recordes no DxOMark, um dos sites mais respeitados quando o assunto é câmera. Os smartphones deixam para trás os principais concorrentes da SamsungGoogle e Apple, ultrapassando a marca dos 100 pontos.
Resultado de imagem para telemovel huawei p20
O P20 Pro obteve uma média de 109 pontos, enquanto a versão mais simples conseguiu alcançar 102 pontos. Antes, o detentor do título de melhor câmara do mundo era o Galaxy S9 Plus (99 pontos), seguido do Pixel 2 (98 pontos) e do iPhone X (97 pontos).

Tutorial de JavaScript para iniciantes

Aqui esta um tutorial que vai ajudar as pessoas a perceber melhor com programar em Javascript.


É uma serie de vídeos que me ajudar imenso e que de certeza também vão gostar.

terça-feira, 17 de abril de 2018

11 sites interessantes

11 sites interessantes:



LumiWatch: o relógio inteligente que transforma o braço num ecrã tátil

Investigadores da Universidade de Carnegie Mellon deram a conhecer um smartwatch que transforma o braço do utilizador num ecrã tátil.

O LumiWatch projeta uma superfície interativa para a pele que permite controlar o relógio com toques na pele devido a essa superfície interativa.

A interface pode ser projetada até 40 centímetros quadrados de tamanho.


Este smartwatch contém um processador Qualcomm de quatro núcleos, 1,2 GHz, 768 MB de RAM, 4 GB de armazenamento, projetor de 15 lumen, bateria de iões de lítio de 740 mAh e funcionalidades de Bluetooth e Wi-Fi. O software deste relógio é o Android 5.1

O preço estimado para este relógio é de 495€ .

FONTES:



segunda-feira, 16 de abril de 2018

Aplicação Google ensina a programar


A Google lançou uma nova aplicação denominada Grasshopper. Esta aplicação permite aprender as bases de JavaScript, uma das linguagens de programação mais usada. Com a evolução tecnológica sobre a qual estamos sujeitos é importante saber programar.

Esta aplicação encontra-se gratuita para iOS e Android. Esta aplicação ensina os básicos de programação de forma rápida e simples em curtas lições. 





Os responsáveis por esta aplicação afirmaram que à medida que se vai evoluindo na aprendizagem os desafios encontrados em cada lição tornam-se mais difíceis. Informaram também que de momento a aplicação Grasshopper  vai limitar-se à linguagem JavaScript.

Esta aplicação serve só com um curso básico de aprendizagem de JavaScript. A aplicação foi desenhada para que as pessoas que não sabem programar comecem a programar de inicio.

FONTES:

Github - Uma comunidade global de programadores

    Programar pode ser uma tarefa frustrante. Todos os pequenos erros de sintaxe, ou aquela tarefa que não conseguimos fazer independentemente de que forma tentemos, ou aquele irritante erro que, mesmo depois de testado e analisado 100 vezes continua a aparecer podem sem dúvida ser suficientes para levar alguém a arrancar todos os cabelos da cabeça. Quando assim é, às vezes é mesmo melhor pedir ajuda.
    Existem milhares de comunidades on-line dedicadas a este mesmo propósito, unir programadores para fazer programas melhores, mais eficazes, e sem tantas dores de cabeça. Um caso português é o Portugal-a-Programar (https://www.portugal-a-programar.pt/), que une programadores portugueses, mas existem muitos mais, desde o Stack Overflow (https://pt.stackoverflow.com/) a fóruns mais especializados. No entanto, no meio de tanta escolha, tinha de haver algum que se destacasse... Há alguns anos que este "camisola amarela" é o Github(https://github.com/). Esta comunidade com largos milhares de envolvidos apresenta funcionalidades de programação cooperativa extraordinária. Permite realizar trabalhos em conjunto, em que todos têm acesso ao código e podem alterar e melhorar o que for preciso. Permite criar colaborações e unir pessoas. E quando alguém tem dúvidas num assunto, é pouco provável que não haja ninguém em toda a comunidade que não a consiga responder na zona de dúvidas. Para além disso, por meio do Github Pages, permite criar diretamente do repositório uma página web funcional, e tudo isto sem pagar um único cêntimo (também há uma versão paga, que inclui maiores opções de privacidade, por exemplo, mas a versão grátis é extremamente boa e perfeitamente suficiente, pelo menos para quem está a começar).
    Ora, não interessa qual o nível da pessoa, seja um programador de topo ou alguém que está a começar, é sempre bom pertencer a uma comunidade de pessoas como nós, onde podemos esclarecer dúvidas ou desafiar-nos uns aos outros ou até trabalhar em conjunto. E, na minha opinião, neste momento o melhor sítio para um programador estar é o Github.


Consultei o seguinte site:

M4A

Aparentemente, M4A, MPEG 4 Audio é um ficheiro áudio com uma compressão mais solta que lhe permite ter uma qualidade melhor do que a do próprio formato MP3.

Sendo o formato predefinido do meu telemóvel, o áudio para o meu projeto de PT04 saiu em M4A.

Resultado de imagem para m4a file
Imagem 1

Consultei o seguinte site:_(http://whatis.techtarget.com/fileformat/M4A-Unprotected-AAC-audio-file)_no dia 27/02/18.


Correção ortográfica e sintática: Anastasiia Kolesnyk

MP2

Gente, falando muito a sério, eu nunca vi este formato de ficheiro na vida! No entanto, faz sentido que ele exista...
MP2 é o formato de áudio utilizado com o MPEG Audio Stream. Este formato de ficheiro apresenta compressão, mas, apesar de ainda ser usada para áudios e vídeos, o MP3 tornou-se o mais popular; a sua qualidade é melhor, de acordo com o que li.

Resultado de imagem para mp2
Imagem 1


Correção ortográfica e sintática: Anastasiia Kolesnyk

 

Anchor

Anchor é um site especializado na divulgação online de Podcasts.

Se quiserem ver os nossos trabalhos de áudio, eles estão disponíveis nesta plataforma! Mesmo assim, eu acho que não é nada demais...

Resultado de imagem para anchor podcast
Imagem 1

Consultei o seguinte site:_(https://anchor.fm/)_no dia 12/03/18


Correção ortográfica e sintática: Anastasiia Kolesnyk

Jamendo

Por termos pouco conhecimento em relação a sites gratuitos ou meios legais de transferência de músicas, passam despercebidos muitas boas plataformas onde podemos fazê-lo sem cometer qualquer ilegalidade.


Mas, para vossa informação, - e por necessidade minha, - há um site chamado Jamendo com as características que referi anteriormente.


Por isso se tiverem curiosidade aqui está o link: https://www.jamendo.com/?language=pt


Imagem 1


Consultei o seguinte site:_(https://g.co/kgs/Y6UVZG)_no dia 12/03/18

Imagem1:_(https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fimgjam.com%2Flogo%2Flogo-hd-jamendo-music.jpg&sa=D&sntz=1&usg=AFQjCNFZ4SppSVu7wKpOi-g9xQ4CU5c79w_no dia 12/03/18.

Correção ortográfica e sintática: Anastasiia Kolesnyk

domingo, 15 de abril de 2018

Google quer redesenhar versão web do Gmail

Os Administradores do G Suite receberam um email da Google a informar que a empresa está a preparar uma nova versão e uma remodelação do Gmail para a web. 
Essa nova versão consiste na hipótese de se vir a utilizar o Smart Reply (As Smart Replies são respostas automáticas geradas a partir de uma análise da inteligência artificial(IA) sobre o conteúdo veiculado no app Inbox do Gmail), também nesta versão, adiar emails escolhendo quando é que eles devem aparecer na inbox e um suporte offline nativo para o Gmail, noticia fornecida pelo Engadget.
Resultado de imagem para smart reply

Estas alterações devem chegar aos primeiros utilizadores ainda no mês de Abril, sendo que a Google confirmou que as alterações estão ainda em modo de «rascunho» e que a empresa precisa de mais algum tempo para as finalizar e as disponibilizar aos utilizadores.

Consultei os seguintes sites: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/internet/2018-04-11-Google-quer-redesenhar-versao-web-do-Gmail, no dia 15 de Abril de 2018 (texto).

Apple: Empresa alimentada pelas energias renováveis



Segundo Tim Cook, atual CEO da empresa Apple Inc, a Apple «quer deixar o mundo melhor do que o encontrou», desta forma esta é responsável por instalações com painéis solares, quintas de moinhos eólicos, centrais de biogás e sistemas de geração micro-hídrica, entre outras soluções para fontes de energia renovável.
A empresa tem vários projetos de energias renováveis em todo o mundo. Possui como objetivo gerar mais energia e, para tal, começou por investir esse esforço na construção de painéis solares no Apple Campus, projetos solares e eólicos na China, instalações de painéis solares no Reno, Nevada e Maiden, no Japão, e outras soluções semelhantes em Singapura.
Resultado de imagem para apple amiga do ambiente

Os efeitos já se começam a sentir onde desde 2011, a Apple anunciou que reduziu as emissões de gases de estufa em 54% e evitou a emissão de 2,1 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.

Consultei os seguintes sites: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2018-04-10-Apple-100-alimentada-a-energias-renovaveis, no dia 15 de Abril de 2018 (texto).


Experiência deverá ser testada no fim do ano

O programa chinês Chang E tem estado a dar cartas no espaço desde 2007 e, no final do ano, quer levar sementes de batata para a Lua para testar o seu desenvolvimento.
As intenções são de um conjunto de 28 academias chinesas, coordenadas pela Universidade de Chongqing, que vão testar também a plantação de outras espécies, como a erva arabidopsis - conhecida por agrião de orelha de rato.
A lata - que transporta sementes de batata,  de arabidopsis e ovos de bicho da seda -, é feita numa liga especial de alumínio e tem 18 centímetros de altura e um diâmetro de 16 centímetros. Mas além de uma solução nutritiva, água e ar, no seu interior vai também uma câmara e um sistema de transmissão de dados para que, na Terra, se possa seguir a experiência em direto.
Com esta experiência, os cientistas pretendem também "estudar a respiração das sementes e a fotossíntese na Lua", explicou o cientista Liu Hanlong à imprensa chinesa.
E porquê batatas? Um dos responsáveis do projeto responde: pode vir a ser "uma boa fonte de alimento para os futuros viajantes espaciais".

Apple Watch ajuda polícia australiana a resolver caso de homicídio


Cada vez mais “vestimos” tecnologia que nos sente. O caso dos smartwatches são só por si um exemplo de como estes dispositivos modernos monitorizam a nossa vida. Sabem onde fomos, o tempo que lá estivemos, sabem que tipo de atividade física fazemos, quantas vezes fazemos, como está o nosso coração… e muito mais.
Pois foi através dos dados recolhidos por um Apple Watch que a polícia australiana determinou a hora da morte num caso de assassinato, além de outras informações relevantes.
São vários os casos em que a tecnologia está ao lado das autoridades para identificar crimes e levar a que os criminosos sejam presentes à justiça. Certamente estão lembrados do caso de um dispositivo Smart Home ter alertado as autoridades de uma agressão doméstica, ou ainda o caso de um jovem de 28 anos que foi salvo pelo seu Apple Watch. Há cada vez mais exemplos destes.
Apple Watch ajuda na resolução de homicídio
Myrna Nilsson, de 57 anos, de Adelaide, Austrália, foi encontrada morta em casa em setembro de 2016 e a polícia já tinha um suspeito principal – a sua nora, Caroline Nilsson.
No momento em que morreu, Myrna Nilsson usava um Apple Watch que recolhia dados em tempo real. Estes dados, contudo, foram importantes para confrontar com o testemunho da sua nora. Esta afirmou que Myrna havia sido seguida por homens e discutido com eles. Caroline alegou que não ouviu o ataque na casa e mais tarde foi amarrada pelos atacantes.
O smartwatch, no entanto, contradiz a sua declaração, apoiando as alegações dos promotores de que ela havia assassinada a sua sogra e, em seguida, encobriu a cena do crime. O relógio gravou os dados de atividade e frequência cardíaca compatíveis com uma luta e depois com o corpo a entrar em choque, até perder a consciência. Também não havia provas de ADN dos agressores na casa.

Os dados recolhidos relacionam os horários de atividade, níveis de energia, movimento, frequência cardíaca, entre outros, o que levou à conclusão de que a falecida deve ter sido atacada por volta das 18h38 e morreu às 18h45.
A evidência do Apple Watch é uma evidência fundamental para demonstrar a falsidade da história do réu à polícia.
Um relógio desse tipo… contém sensores capazes de identificar a taxa de movimentos da pessoa que o usa e mantém um histórico da atividade diária do utilizador, além de medir a frequência cardíaca.
Apontou a promotora Carmen Matteo.
O Apple Watch foi analisado com todo o detalhe para serem extraídos todos os dados que os sensores haviam recolhido. Com esses dados, o Ministério Público resolveu um caso que se arrastava há cerca de dois anos. Caroline Nilsson foi presa por assassinato no mês passado.