Pesquisar aqui

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Github - Uma comunidade global de programadores

    Programar pode ser uma tarefa frustrante. Todos os pequenos erros de sintaxe, ou aquela tarefa que não conseguimos fazer independentemente de que forma tentemos, ou aquele irritante erro que, mesmo depois de testado e analisado 100 vezes continua a aparecer podem sem dúvida ser suficientes para levar alguém a arrancar todos os cabelos da cabeça. Quando assim é, às vezes é mesmo melhor pedir ajuda.
    Existem milhares de comunidades on-line dedicadas a este mesmo propósito, unir programadores para fazer programas melhores, mais eficazes, e sem tantas dores de cabeça. Um caso português é o Portugal-a-Programar (https://www.portugal-a-programar.pt/), que une programadores portugueses, mas existem muitos mais, desde o Stack Overflow (https://pt.stackoverflow.com/) a fóruns mais especializados. No entanto, no meio de tanta escolha, tinha de haver algum que se destacasse... Há alguns anos que este "camisola amarela" é o Github(https://github.com/). Esta comunidade com largos milhares de envolvidos apresenta funcionalidades de programação cooperativa extraordinária. Permite realizar trabalhos em conjunto, em que todos têm acesso ao código e podem alterar e melhorar o que for preciso. Permite criar colaborações e unir pessoas. E quando alguém tem dúvidas num assunto, é pouco provável que não haja ninguém em toda a comunidade que não a consiga responder na zona de dúvidas. Para além disso, por meio do Github Pages, permite criar diretamente do repositório uma página web funcional, e tudo isto sem pagar um único cêntimo (também há uma versão paga, que inclui maiores opções de privacidade, por exemplo, mas a versão grátis é extremamente boa e perfeitamente suficiente, pelo menos para quem está a começar).
    Ora, não interessa qual o nível da pessoa, seja um programador de topo ou alguém que está a começar, é sempre bom pertencer a uma comunidade de pessoas como nós, onde podemos esclarecer dúvidas ou desafiar-nos uns aos outros ou até trabalhar em conjunto. E, na minha opinião, neste momento o melhor sítio para um programador estar é o Github.


Consultei o seguinte site:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.