Pesquisar aqui

sábado, 13 de junho de 2020

JavaScript - Expressões (parte 2)

Hoje irei continuar a olhar para as expressões e como estas funcionam. Na ultima entrada eu falei como com as expressões podemos somar, subtrair, multiplicar e dividir os valores das variáveis para criamos um novo resultado. No entanto também podemos aplicar os mesmos operadores matemáticos com as strings. Estas são os textos que escreves com JavaScript. Vamos ver o seguinte exemplo:

"Bom" + "Dia"

Neste temos a soma de duas strings. O resultado desta será: Bom Dia. Desta forma cria-se uma nova string. Contudo ainda pode-se criar uma string usando uma variável que contei uma string com outra string. Como se pode ver no exemplo seguinte:

"Isto é uma" + string

How JavaScript Became the Dominant Language of the Web | Blog ...

Por fim termino falando de expressões booleanas. Estas são expressões que avaliam se um valor é verdadeiro ou falso. Vamos ver os seguintes exemplos:

idade > 14

custo <= 4.99

Nestes exemplos podemos ver as expressões booleanas em ação. No primeiro, a expressão só será verdadeira se, e apenas se, a variável idade for maior que 14. Na segunda acontece o mesmo só que, esta só será verdadeira se a variável custo for menor ou igual a 4.99. Espero que tenham aprendido muito. Até à próxima!

sexta-feira, 12 de junho de 2020

JavaScript - Expressões

Para verdadeiramente conseguirmos-nos expressar no JavaScript precisamos de adicionar expressões. Estas ajudam a avaliar os valores das variáveis, por exemplo:

var total = preço - ( preço * ( desconto / 100 ));

Nesta linha de código temos um grande exemplo dos operadores aritméticos em ação. Nesta podemos deduzir que a declaração atribuirá o resultado da avaliação das expressões à variável total (var total). Tudo o que vêm a seguir à variável é uma expressão.

Até onde vai o poder do JavaScript? - Blog da Locaweb

Esta usa 3 operadores aritméticos, que qualquer pessoa acima do terceiro ano deve conhecer: (-) a subtracção, (*) a multiplicação e a (/) divisão. Estas funcionam como os operadores matemáticos já conhecidos. Bem agora vamos fazer um exercício, se o preço for 10 e o desconto 20, qual será o resultado final?

Isto é extremamente fácil, pelo menos este exemplo, ao simplesmente aplicar os valores das variáveis e resolver a equação matemática encontras-se o resultado.... 8!

Na próxima entrada irei continuar a desenvolver este tópico profundo. Até à próxima!

Site Autónomo - Iniciação ao JavaScript

APÓS ALGUMAS PUBLICAÇÕES EM JAVASCRIPT, PUBLICO AGORA O SITE AUTÓNOMO CRIADO POR MIM E PELO MEU COLEGA NYCKOLLAS BRANDÃO QUE CONTÉM TODA A INFORMAÇÃO DE UM TRABALHO QUE REALIZÁMOS!


O site está dividido em inúmeras sub-páginas destinadas a cada passo do trabalho denominado 

Proposta de Trabalho 09: 
Iniciação ao JavaScript

Para acessar ao site de apoio basta clicar abaixo

Iniciação ao CSS: font-style

Neste post vou mostrar-vos a propriedade "font-style" que permite, como o nome indica, alterar o estilo do vosso texto. Esta propriedade tem três valores: normal, italic e oblique. Sendo que podemos colocar o texto no seu estado inicial usando "font-style: initial;". A principal utilização desta propriedade é para colocar o texto em itálico.


Na imagem acima podem ver a aplicação daquilo que já foi explicado.

Imagem:

PT09 - Site Autónomo - Os Bodybuilders


Como pedido na Proposta de Trabalho 09: Iniciação ao Javascript, foi criado um site autónomo para o grupo de trabalho Os Bodybuilders, no qual eu e o meu colega e amigo André Jesus fazemos parte.

Neste site autónomo temos ao acesso de todos informação sobre o trabalho realizado em cada um dos passos de grupo, devidamente separados e muito bem organizados para permitir mais conforto ao leitor.


JavaScript - Tipos de dados

APÓS APRENDERMOS O QUE ARMAZENA OS DADOS, AS VARIÁVEIS, VAMOS APRENDER QUE TIPOS DE DADOS PODEM SER ARMAZENADOS PELAS MESMAS!

O termo data types ou tradfuzido para o portugês para "tipos de dados" refere-se aos tipos de valores com os quais um programa pode trabalhar. As variáveis no ​​JavaScript podem conter muitos tipos de dados, como números , sequências de caracteres , matrizes e muito mais.

Ao contrário de muitas outras linguagens de programação, o JavaScript não define tipos diferentes de números, como inteiros, de ponto flutuante, entre outros podendo ser escritos com ou sem algarismos decimais.

Inteiros
Como referi acima, as variáveis podem conter números inteiros como por exemplo:

var num = 42; // Um ​​número sem decimas

Ponto flutuante
Também podem armazenar números com casas decimais denominados números de ponto flutuante:


var preco = 55,55; 
document.write (preco); 

Strings
Um dos tipos de dados mais usados são as strings que são usadas para armazenas e manipular texto. Para as definir o texto tem de aparecer entre aspas, duplas ou simples:

var nome = 'João'; 
var texto = "O meu nome é João";

Booleanos
Valores booleanos são outro dos tipos de dados mais conhecidos e utilizados, sendo que no JavaScript existem dois true e false. Todos os valores 0 são falsos e todos os valores reais são verdadeiros:


var quarta = true; 
var ferias = false;


Referências:



quarta-feira, 10 de junho de 2020

Iniciação ao CSS: font-size

No post anterior, que podem ver clicando aqui, falei-vos da propriedade "font-family" que permite alterar o tipo de letra dentro da vossa página. Hoje vou falar-vos da propriedade "font-size" que permite alterar o tamanho da letra. Este propriedade é muito simples, possuindo apenas três tipos de unidades: pixels (px), percentagem (%) e ems (em), que é uma unidade relativa, calcula-se dividindo os pixels por 16. Para além disso podemos usar keywords como: small, medium, large e x-large. Estas são principalmente úteis quando não queremos dar ao utilizador a possibilidade de aumentar a letra, pois esta mantém-se sempre relativa ao tamanho da página e do Browser.


Imagem:



C++ - public e private


Já tinhamos visto que era necessário colocar o "public:" antes dos atributos e dos métodos, mas porquê?
Existe uma outra palavra que faz o contrário do "public", esta é a "private".
O public permite-nos acessar atributos e métodos fora da classe, isto é, conseguir chamar atributos com o "." no nosso código normal, como aqui:

class Pessoa{
public:
    string nome;
};

Pessoa primeira;
primeira.nome = "Hank"; //Conseguimos acessar o atributo mesmo fora da classe

E como acessamos dentro da classe? Assim:
class Pessoa{
    string nome;
public:
    string getNome(){
        return nome;
    }
};

Ou seja, podemos acessar o atributo dentro dos métodos da própria classe, mas se fossemos tentar aceder usando o "." fora da classe, não conseguiamos.
Reparem que omitimos o "private:", isto porque numa classe o padrão é ser private, por isso se não colocarmos o private no começo não há problema.

Referências

JavaScript - Variáveis

COMO EM TODAS AS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO, VARIÁVEIS SÃO MUITO IMPORTANTES E DOS CONCEITOS MAIS BÁSICOS A APRENDER. ASSIM HOJE VOU ENSINAR COMO AS CRIAR E UTILIZAR MINIMAMENTE!

Variáveis são como "contentores" ou "gavetas" que guardam informação, que pode ser em forma de valor, de string, entre outros. O valor correspondente a uma variável pode mudar ao longo do programa.
Para criar uma variável utilizamos a keyword var da seguinte maneira:

var x = 10;

Uma variável pode ser criada sem um valor, que posteriormente pode ser obtido através de um cálculo ou de uma entrada do utilizador.
Para atribuir o valor de uma variável a outra utilizamos o sinal =, que não é o mesmo que "igual a"!

Regras de nomenclatura:
  • O primeiro caracter deve ser uma letra, um sublinhado (_) ou um cifrão ($). Os caracteres subsequentes podem ser letras, dígitos, sublinhados ou cifrões;
  • Números não são permitidos como o primeiro caracter;
  • Nomes de variáveis não podem incluir um operador matemático ou lógico no nome. Por exemplo, 2 * algo ou isso + aquilo ;
  • Os nomes JavaScript não devem conter espaços.
Nota: Também não é permitido utilizar nenhuma das palavras reservadas da linguagem! Estas podem ser consultadas abaixo:


Referências:

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Iniciação ao CSS: font-family

Neste post vou apresentar-vos uma das maneiras de edição de texto com CSS. Esta é a font-family, que é utilizada para alterar a fonte do texto (mais conhecido como tipo de letra). No CSS existem font families e generic families, sendo que as primeiras são tipos específicos de letra, enquanto que a segunda são grupos que contêm tipos de letra similares. A seguir coloco uma tabela de exemplo:


Para trocar a fonte de um determinado pedaço de texto da vossa página Web basta colocar a propriedade "font-family:" seguida do valor, que é o nome do tipo de letra que queremos. Tudo dentro de um determinado elemento, claro. 

Imagem:

C++ - Métodos


Se os atributos são as variáveis dos objetos, então será que existem funções? SIM!
A estas chamamos métodos e funcionam da mesma forma que os atributos, mas com as propriedas de função em vez de variável.
Por exemplo:

class Carro{
public:
    void movimentar(){
        //Pôr o carro a andar
    }
};

Temos então uma função dentro de uma classe, e esta pode ser chamada assim como um atributo pode ser chamado, com o "."

Carro carro;
carro.movimentar();

Os métodos conseguem aceder aos atributos da classe mesmo que estes sejam "private":

class Carro{
private:
    int posX, posY;
public:
    void movimentar_frente(){
        posY++;
    }
};

Referências

JavaScript - Comentários

NESTA PUBLICAÇÃO IREI ENSINAR A ESCREVER COMENTÁRIOS EM JAVASCRIPT. SÃO BASTANTE ÚTEIS EM TODOS OS TIPOS DE CÓDIGO SEJA QUAL FOR A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E JAVASCRIPT NÃO É EXCEPÇÃO.

Nem todas as linhas de código em JavaScript são executados. Os comentários são linhas de código que são ignoradas e não são executadas e têm como função explicar alguma linha de código. Em projetos grandes com muito código normalmente este está dividido por diversos comentários que explicam o que cada bloco de código faz.
Para escrever um comentário basta escrever depois de // como no exemplo a seguir:


<script>
   // Isto é uma linha única de comentário
</script>

Para criar comentários de múltiplas linhas basta usar  /*   */ como no exemplo a seguir:


<script>
   /* Isto é um
   comentário que ocupa
   múltiplas linhas */
</script>


Referências:



domingo, 7 de junho de 2020

JavaScript - Diferentes tipos de data (parte 2)

Hoje continuarei o tópico desenvolvido na ultima entrada do blog - os diferentes tipos de data que as variáveis podem armazenar. Continuando onde eu fiquei - as strings. Usando o caracter da barra invertida, consegue-se adicionar caracteres especiais dentro da string. Como eu referi na ultima entrada, tu adicionas texto colocando dentro de citações, se por exemplo fosse necessário adicionar citações dentro da string esta não iria funcionar sem a barra invertida. No exemplo a baixo tens o funcionamento desta ferramenta:

var text =  ' Isto é uma \'string\' ' ;

10 Dicas para se Tornar Ninja em JavaScript! - WoMakersCode - Medium
A barra invertida pode ser usada para muitos outros caracteres especiais, até a barra invertida necessita da barra invertida para ser colocada dentro da string (\\). Por fim falo de booleans. Este só aceitam dois valores: verdadeiro ou falso. Estes são extremamente úteis para data que só necessita de dois valores de informação, por exemplo Sim/Não ou On/Off. Isto pode ser visto no exemplo abaixo:

var verdadeira = true;
var falsa = false;

Existem ainda mais tipos de valores de datas mas estes são alguns essenciais que qualquer código poderá necessitar. Espero que esta informação te tenha sido útil. Até à próxima!

JS- Relação com o HTML e CSS


Qual é a relação que existe entre o HTML, CSS e JS?


  Para além de serem das tês linguagens mais usadas, estas três linguagens normalmente são usadas em conjunto. A sua relação é muito simples e vou explicar já a seguir.
  Numa página da web em que utilizamos o HTML, o CSS e o JS, o HTML faz a estrutura da página, o CSS dá o estilo à página, ou seja a aparência da página e o JS trata da parte interativa da página.
  Espero ter ajudado com este post.
  Obrigado e até à próxima.

JS-O que é


O que é o JavaScript?


 O JavaScript, também abreviado como JS, é uma linguagem de programação que funciona em conjunto com o HTML e o CSS. O JavaScript é a linguagem que faz com que as páginas da Web tenham conteúdo interativo o que faz com que seja essencial em qualquer tipo de página da web. Quase todos os sites utilizam JavaScript e basicamente todos os navegadores tenham um código JavaScript.
  Nota importante: não confundir JavaScript com Java pois não são o mesmo.
 Obrigado e até à próxima.

Atualização de conteúdos


Informações sobre os próximos posts


  Este post é para informar que a partir de agora, os meus posts vão ser sobre JavaScript que estamos a trabalhar na PT09 e deixa de ser sobre CSS.
  Obrigado e até à próxima.