Pesquisar aqui

sábado, 10 de abril de 2021

Telehealth Drone Brings Healthcare to Your Living Room

    Pesquisadores da Universidade de Cincinnati desenvolveram um novo drone de telessaúde para melhorar o acesso à saúde.

    “Os inventores Victoria Wangia-Anderson, Manish Kumar, Seung-Yeon Lee e Debi Sampsel de três faculdades da UC colaboraram para desenvolver um protótipo semi-autônomo que pode ser enviado direto para as casas das pessoas”, diz um comunicado à imprensa da UC. “Os drones são grandes o suficiente para transportar remédios ou suprimentos médicos, mas pequenos o suficiente para manobrar os confins apertados de uma casa usando algoritmos de navegação desenvolvidos po

r engenheiros da UC”.

Skyfire Unboxes and Reviews the DJI/FLIR Zenmuse XT

    Skyfire Consulting, uma empresa de consultoria UAV focada no espaço de segurança pública, recentemente analisou o FLIR Zenmuse XT, o primeiro produto de marca conjunta da DJI com a FLIR. Eles o levaram para um voo de teste e "é tudo o que esperávamos, e vai literalmente mudar a maneira como os bombeiros e policiais abordam cenas de emergência".

    O drone equipado com Zenmuse XT fornecerá streaming ao vivo de uma imagem térmica do ar em HD e oferece quase uma dúzia de paletas de cores diferentes para escolher junto com um zoom digital. Você pode conferir

o vídeo de unboxing / revisão do XT abaixo.

Google revela datas da Google I/O.

Após ter cancelado a edição de 2020 da Google I/O, a empresa americana deu hoje a conhecer o regresso do seu evento dedicado a todos os programadores. Será entre os dias 18 e 20 de maio que ficaremos finalmente a conhecer mais sobre o Android 12 e outras granes novidades.
À semelhança do que algumas empresas têm feito ao longo do ano, a edição da Google I/O deste ano será completamente online. O lado positivo é que o evento será gratuito para todos os interessados.

Como sabemos, o grande destaque da Google I/O deste ano será o Android 12. Este é o momento de eleição da gigante americana para dar a conhecer ao mundo todas as novidades e melhorias, tendo em conta as versões do android antigas, do seu novo sistema operativo para smartphones e tablets.
Este ano não será exceção e as principais novidades deverão surgir logo no primeiro dia do evento, dia 18 de maio. Neste mesmo dia, alguns executivos, incluindo Sundar Pichai, da Google subirão ao palco para revelar o que de novo trará o Android 12 aos utilizadores e programadores.




Android agora grava chamadas de números desconhecidos automaticamente


A aplicação conhecida como Telefone da Google, que está presente na maioria dos Android, vai receber uma atualização que permite gravar chamadas realizadas por números desconhecidos. Com a novidade, os utilizadores podem usar a função em qualquer ligação realizada com a app.

Após a atualização, o usuário pode habilitar a gravação em todas as chamadas, inclusive de fontes desconhecidas. Além disso, o menu da aplicação ganhou uma opção para habilitar a captura de som em todas as ligações automaticamente.
Com a opção, consegue-se registar todas as ligações realizadas com o aplicativo da Google sem precisar de ligar esta função manualmente no início da sua chamada. No entanto, a app exibe um aviso indicando que as leis de privacidade de cada região devem ser seguidas a risco e todos os participantes devem estar cientes da gravação das chamadas.



sexta-feira, 9 de abril de 2021

SAAB e Varjo levam a realidade virtual para os simuladores de voo

A SAAB e a Varjo Technologies trabalham juntas enuma tecnologia de realidade virtual mista (XR), com resolução de olho humano, que será integrada a todos os simuladores Gripen E/F. Além da maior resolução e campo de visão do mercado, a colaboração também trará inúmeras novas oportunidades de treinamento por uma fração do custo.Fundada em 2016, a empresa finlandesa Varjo Technologies desenvolve tecnologias de realidade virtual e mista para uso profissional. A parceria com a SAAB proporcionou um grande avanço e, agora, a tecnologia da Varjo será integrada a todos os simuladores Gripen E/F da SAAB.

"Quando fizemos os primeiros testes com dispositivos comerciais, o feedback que recebemos dos pilotos foi de que não era possível ler textos na realidade virtual por conta da baixa resolução. Esse problema deixou de acontecer com a tecnologia da Varjo", comentou Stefan Furenbäck, head de Tactical Environment Simulation na SAAB.

"O trabalho com a empresa sempre ocorreu com tranquilidade e objetividade. Sabemos das necessidades dos dois lados e como solucionar os problemas tecnológicos em comum. São duas empresas com culturas semelhantes, que priorizam a inovação e estão sempre abertas a discutir sobre tudo", comenta Seppo Aaltonen, diretor Comercial da Varjo, sobre a colaboração.

Durante o treinamento, é necessário que os pilotos consigam ler, vejam até os menores detalhes e tenham a sensação de estarem a voar no mundo real. Até o momento, era necessário lançar mão de simuladores em formato de caverna ou cúpula para criar uma experiência em realidade virtual que proporcionasse o máximo de imersão possível para os pilotos.
Contudo, esses equipamentos são grandes, caros e a construção dos sistemas de exibição demanda muito trabalho, além de dificultar a sua movimentação. Já os simuladores tradicionais em formato de cúpula têm uma tela plana e a visualização em 3D só acontece por meio do uso de óculos especiais.
Os headsets de realidade virtual da Varjo contam com telas separadas para cada olho e, assim, já têm o recurso 3D integrado. Isso porque o display biônico da Varjo baseia-se no funcionamento do olho humano, que vê em resolução ultra alta tudo o que está no centro do campo de visão e em resolução mais baixa o que se encontra em regiões periféricas, o que proporciona uma experiência em realidade virtual totalmente natural e de desempenho suave.

Esse resultado é alcançado com a projeção de padrões na superfície dos olhos com LEDs infravermelhos monitorados por pequenas câmeras, permitindo que a resolução se adapte aos movimentos dos olhos.
Assim, é possível alcançar resolução de olho humano sem o uso de supercomputadores para identificar para que ponto o olho humano está a olhar em um determinado momento, uma vez que a potência máxima de computação está sempre direcionada ao ponto atual.




PT07 - Iniciação ao Javascript

Iniciamos a PT07. Que junta o HTML, Javascript e CSS.

O que é o Javascript?

Definição de alto nível


JavaScript é uma linguagem de programação que permite a você implementar itens complexos em páginas web — toda vez que uma página da web faz mais do que simplesmente mostrar a você informação estática — mostrando conteúdo que se atualiza em um intervalo de tempo, mapas interativos ou gráficos 2D/3D animados, etc. — você pode apostar que o JavaScript provavelmente está envolvido. É a terceira camada do bolo das tecnologias padrões da web, duas das quais (HTML e CSS) nós falamos com muito mais detalhes em outras partes da Área de Aprendizagem.


HTML é a linguagem de marcação que nós usamos para estruturar e dar significado para o nosso conteúdo web. Por exemplo, definindo parágrafos, cabeçalhos, tabelas de conteúdo, ou inserindo imagens e vídeos na página.

CSS é uma linguagem de regras de estilo que nós usamos para aplicar estilo ao nosso conteúdo HTML. Por exemplo, definindo cores de fundo e fontes, e posicionando nosso conteúdo em múltiplas colunas.

JavaScript é uma linguagem de programação que permite a você criar conteúdo que se atualiza dinamicamente, controlar múltimídias, imagens animadas, e tudo o mais que há de intessante. Ok, não tudo, mas é maravilhoso o que você pode efetuar com algumas linhas de código JavaScript.

As três camadas ficam muito bem uma em cima da outra. Vamos exemplificar com um simples bloco de texto. Nós podemos marcá-lo usando HTML para dar estrutura e propósito:

<p>Jogador 1: Chris</p>

Jogador 1: Chris

Nós podemos adicionar um pouco de CSS na mistura, para deixar nosso parágrafo um pouco mais atraente:

p {
  font-family: 'helvetica neue', helvetica, sans-serif;
  letter-spacing: 1px;
  text-transform: uppercase;
  text-align: center;
  border: 2px solid rgba(0,0,200,0.6);
  background: rgba(0,0,200,0.3);
  color: rgba(0,0,200,0.6);
  box-shadow: 1px 1px 2px rgba(0,0,200,0.4);
  border-radius: 10px;
  padding: 3px 10px;
  display: inline-block;
  cursor:pointer;
}

E finalmente, nós podemos adicionar JavaScript para implementar um comportamento dinâmico:

const para = document.querySelector('p');

para.addEventListener('click', atualizarNome);

function atualizarNome() {
  var nome = prompt('Insira um novo nome');
  para.textContent = 'Jogador 1: ' + nome;
}



Momentos estáticos e Jogo Corrido no Rugby

O rugby é um desporto muito complexo e é um jogo com muita estratégia. Os momentos estáticos são o scrum e line out.


quinta-feira, 8 de abril de 2021

Porjeto para tratar dores crónicas com RV

Até 50% da população do Reino Unido sofre de dores crônicas. Por isso, um grupo de pesquisadores da Universidade de East Anglia (UEA) está a desenvolver um projeto para descobrir se a realidade virtual pode ajudar no tratamento e alívio das dores causadas por diversos fatores e doenças.

O projeto futurístico usará uma tecnologia fornecida por um fone de ouvido de VR (Virtual Reality)– fones usados em jogos de realidade virtual – que funcionará como uma ” interface cérebro-computador “, onde as pessoas serão ensinadas a controlar os elementos do jogo usando apenas o poder da mente.

Para o Dr. Jordan Tsigarides, da Escola de Medicina de Norwich da UEA e médico de reumatologia do Norfolk and Norwich University Hospital, a realidade virtual oferece uma experiência imersiva e interativa aos usuários e, muitas vezes, transformadora, já que ativa e impulsiona diversos sinais no cérebro.



[PT06] Ensinar programação 101: Apresentação

Para a minha apresentação, decidi explorar os conceitos:
  • Sistemas e redes
  • Web App e Web API
  • Code quality
Desta forma, consegui demonstrar os conceitos apresentados de forma prática através do HTML, CSS e um navegador.

Clique aqui para ver a minha apresentação.

[IDS] ngrok: O que é?

ngrok é uma aplicação multiplataforma que permite aos programadores expor um servidor de desenvolvimento local à Internet com um esforço mínimo. O software faz com que o seu servidor web alojado localmente pareça estar alojado num subdomínio do ngrok.com, o que significa que não é necessário um IP público ou nome de domínio na máquina local. Uma funcionalidade semelhante pode ser conseguida com o Reverse SSH Tunneling, mas isto requer mais configuração, bem como alojamento do seu próprio servidor remoto.
ngrok é capaz de contornar as restrições de mapeamento NAT e firewall, criando um túnel TCP de longa duração a partir de um subdomínio gerado aleatoriamente em ngrok.com (por exemplo 3gf892ks.ngrok.com) para a máquina local. Após especificar a porta que o seu servidor web ouve, o programa cliente ngrok inicia uma ligação segura ao servidor ngrok e depois qualquer pessoa pode fazer pedidos ao seu servidor local com o endereço único do túnel ngrok. O guia do programador ngrok contém informações mais detalhadas sobre o seu funcionamento.

Vários servidores de túnel estão disponíveis em todo o mundo e as localizações incluem: EUA (Ohio), Europa (Frankfurt), Ásia (Singapura), e Austrália (Sydney). Alternativamente, o software do servidor ngrok pode ser auto-hospedado num VPS ou num servidor dedicado.

Por defeito, o ngrok cria endpoints HTTP e HTTPS, tornando-o útil para testar integrações com serviços de terceiros ou APIs que requerem domínios SSL/TLS válidos. Outros casos de utilização incluem: mostrar rapidamente demonstrações locais aos clientes, testar backends de aplicações móveis, e executar serviços de nuvem pessoal a partir do seu PC de casa.

Uma característica elogiada do ngrok é a capacidade de acompanhar e reproduzir pedidos HTTP através da consola web do ngrok . A funcionalidade de repetição é altamente útil ao testar chamadas API ou ganchos web, uma vez que se pode facilmente inspeccionar todo o conteúdo do cabeçalho e solicitar/responder dados num único local através da interface de utilizador da consola.

Uma versão premium do ngrok, ligação ngrok, está disponível para os programadores utilizarem na produção e oferece características tais como automação de API e gestão de credenciais, tornando-a adequada para a gestão remota de IoT num ambiente profissional.

fonte: https://www.pubnub.com/learn/glossary/what-is-ngrok/

O futuro da tecnologia no desporto.

No mundo do atletismo, mecanismos tecnológicos de monitorização avançada podem fazer toda a diferença no desempenho e sucesso dos atletas. Graças a inovadores sistemas de GPS ou de reconhecimento de ritmo cardíaco, hoje em dia é possível obter um número de dados impressionante relativamente à performance e saúde dos atletas. Estas tecnologias já são usadas em quase todas as principais modalidades desportivas e são fundamentais para ajudar o trabalho dos treinadores, dos comentadores, e dos desportistas. No mundo das apostas, o cada vez maior número de estatísticas disponíveis também se tem mostrado útil. Hoje em dia é possível realizar escolhas verdadeiramente informadas no momento de apostar, com recurso a dados de performance sólidos e através de serviços que podem ser descarregados em Betway app download. Os sites de apostas desportivas são, além disso, um exemplo clássico de como a tecnologia pode ser influenciada pelo mundo do desporto.

[IDS] nginx: O que é?

Nginx é um servidor leve de HTTP, proxy reverso, proxy de e-mail IMAP/POP3, feito por Igor Sysoev em 2005, sob licença BSD-like 2-clause.

O Nginx consome menos memória que o Apache, pois lida com requisições Web do tipo “event-based web server”; e o Apache é baseado no “process-based server”, podendo trabalhar juntos. É possível diminuir o consumo de memória do Apache, passando as requisições Web primeiro no Nginx, assim, o Apache não precisa servir arquivos estáticos, e pode depender do bom controle de cache feito pelo Nginx.

O Wikipedia utiliza Nginx como um servidor de terminação SSL, o qual é responsável por receber requisições TLS, e repassar para outros servidores na rede, diminuído assim a carga sobre outros servidores.[4]

Desde a versão 5.2, o sistema operacional OpenBSD utiliza o Nginx como parte do sistema base, provendo uma alternativa ao fork do Apache 1.3 que o sistema utilizava, o qual o Nginx tinha como finalidade substituir, mas que acabou sendo subtituido por uma implementação própria de httpd.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nginx

Tecnologias e sistemas de informação no desporto.

Desde a sua origem que a tecnologia está intimamente ligada ao desenvolvimento e ao progresso do ser humano ao longo da História. Permitiu que nos adaptássemos a diferentes ambientes, que satisfizéssemos as necessidades mais essenciais e os nossos desejos. O objetivo deste estudo pretende caracterizar os avanços das Tecnologias e dos Sistemas de Informação no Desporto; explicar como o desporto e os atletas convivem com elas no seu dia-a-dia e em qualquer espaço da sua vida; o que elas lhes proporcionam e qual a produtividade na melhoria do rendimento desportivo. Caracterizamos, comparamos e observamos as Tecnologias e Sistemas de Informação no desporto e quem as tutela. Faz também parte deste estudo uma amostra considerável da revisão bibliográfica, dos conceitos e da atualidade do desenvolvimento das Tecnologias e Sistemas de Informação no Desporto. De acordo com a opinião dos vários autores existem inúmeros campos e disciplinas nos quais se aplicam as T e SI no Desporto, até nos atrevemos a dizer, com bastante êxito. Melhores condições podem ainda vir a ser desenvolvidas, pois não param de evoluir.

AdWare: DollarRevenue

Há muito fora de atividade, o DollarRevenue é um caso interessante porque foi um dos primeiros programas de adware a afetar milhões de computadores em todo o mundo. O DollarRevenue instalava uma barra de ferramentas no browser para monitorizar as buscas de Internet efetuadas num certo computador. Além disso, o programa também mostrava anúncios enganadores, quer inseridos numa página web quer sob a forma de janelas de pop-up
Os criadores do DollarRevenue foram multados na quantia de um milhão de Euros em 2007, mas esta 
decisão foi revertida seis anos mais tarde.











link(https://softwarelab.org/pt/adware/)

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Como a automação salva vidas de forma despercebida

Hoje em dia com tecnologia cada vez mais avançada a ser disponibilizada ao público, os perigos que estes trazem com sigo são grandes o suficiente para se tomar em conta. Logo com o passar dos anos foram sendo criados sistemas de segurança também disponíveis ao público, como por exemplo, detetores de fumo, ou também quando um fogão se desliga após não ser usado por um perlongado período de tempo.

terça-feira, 6 de abril de 2021

A primeira "maquina" a vapor, é mais antiga do que o esperado.

Apesar de pensarmos que o primeiro objeto que utilizava a tecnologia da locomoção a vapor tenha sido inventado no século XIX na verdade foi criada no século I, por um grego chamado, Heron de Alexandria, e a sua invenção tem o nome de eolípila.



Esta máquina apesar de usar a mesma tecnologia que as máquinas que foram a causa da revolução industrial, como não existia pressão para a automatização dos serviços em que poderia trabalhar, esta tecnologia não foi desenvolvida e por isso esquecida, isto deve-se ao facto do carvão ser muito caro para a época e os escravos muito baratos.


Inicio 3º Período

Começamos o 3o Período!! O último periodo do secundário, e do ensino regular.

Microsoft revela desenvolvimento de jogos para TV com Xbox Game Pass (PARTE 2/2)

Com um sucesso visível e mensurável, a Microsoft também revelou quais vão ser os próximos passos para a evolução do Xbox Game Pass, que busca expandir seu uso para além do PC, Xbox One e Series X | S. O maior destaque é o trabalho da empresa com as fabricantes de TV, em que a pessoa precisará apenas de conexão à internet, um controle de Xbox e uma assinatura de Game Pass para jogar quando
 quiser.

Entre os próximos passos são mencionadas outras mudanças importantes, como:

- Mais opções de assinaturas para ser acessível à mais países com realidades financeiras diferentes;
- Negociações com provedores para criação de projetos similares ao Xbox All Access, com mensalidade baixa para aquisição de um Xbox com Game Pass;
- Desenvolvimento de um aparelho próprio do Xbox para jogos na nuvem;
- Xbox Game Pass Ultimate em 2021 chegará com opção de jogos na nuvem no Brasil, assim como no México, Japão e Austrália;
- Jogar na nuvem via navegador estará disponível em semanas para todos os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate, acessível por meio do Google Chrome, Edge e Safari;
- Final das etapas de atualização dos datacenters da Microsoft, melhorando a experiência no Xbox Series X.

Microsoft revela desenvolvimento de jogos para TV com Xbox Game Pass (PARTE 1/2)

Microsoft revelou as próximas etapas do projeto Xbox Game Pass dias antes da conferência da E3 2021, em que a empresa busca trazer os jogos para todas as plataformas possíveis e mencionam estar produzindo, em conjunto com fabricantes de TV, uma forma de trazer os games direto para as televisões, com a necessidade apenas de um controle.

Em postagem oficial, é revelado que o projeto de desenvolvimento do Xbox Game Pass busca aproximar cada vez mais os jogadores dos games, além de alguns dados sobre o sucesso do Game Pass, como:

- Pessoas com o Xbox Game Pass jogam 30% mais gêneros diferentes de games e jogam 40% mais, além de testarem 90% mais títulos diferentes que não teriam jogado antes;
- Empresas parceiras encontram 8x mais engajamento após seus games entrarem no Game Pass.

AdWare: Appearch

O Appearch é outro programa de adware muito comum com o mesmo modus operandi de um browser hijacker. Normalmente incluído com outro software grátis, este insere uma quantidade tal de anúncios no browser que torna a navegação praticamente impossível.


Além de anúncios, por vezes o Appearch mostra uma mensagem a informar o utilizador que o website que este deseja visitar tem acesso limitado. De seguida, pede-lhe para subscrever certas notificações para obter acesso. Se o utilizador clicar em “Permitir”, começará a ver pop-ups no ecrã mesmo com o browser fechado. Uma vez subscritas, o programa reescreve as configurações do browser, tornando impossível cancelá-las.



link(https://softwarelab.org/pt/adware/)

Análise Rugby



    Boas bloggers.
    Nos próximos posts vamos estudar e analisar a modalidade e os momentos do jogo.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

A ascensão da popularidade da F1 nos últimos anos

c

    Quatro anos depois da Libery Media ter comprado a F1 e passarem a tentar chegar às audiências mais novas. Uma pesquisa da Nielsen Sports baseada em 10 mercados globais chave revelou que 73 milhões de  pessoas novas ganharam interesse em F1 nos últimos 12 meses e a maioria são jovens. O popular documentário da "Netflix Drive to Survive", agora na sua terceira temporada, é creditado por ser particularmente eficaz na atração de uma população mais jovem.