Pesquisar aqui

sábado, 5 de junho de 2021

AARTOS Recipiente

A solução de contentor AARTOS contém um centro de comando completo (sistema AARTOS completo), é independente e pode ser controlado remotamente.

Os contentores de 5 pés podem ser facilmente transportados e são independentes de fontes de energia externas, portanto, também podem ser usados ​​em áreas desabitadas.

Ataque de ransomware paralisa o sistema de saúde público na Irlanda

O jornal The Irish Times avança que os equipamentos médicos dos hospitais irlandeses ainda estão operacionais, embora os profissionais não consigam aceder aos registos informáticos dos pacientes. O HSE afirma que o serviço nacional de ambulâncias continua a funcionar, assim como as campanhas de vacinação contra a COVID-19.

Ao que tudo indica, os sistemas do HSE já tinham sofrido algumas tentativas de ataque DDoS a 13 de maio. Apesar de terem sido encarados como algo rotineiro na altura, acredita-se agora que possam ter sido o prenúncio de um ataque a grande escala.

Citado pela publicação, Paul Reid, CEO do HSE, afirmou que, para já, ainda não houve um pedido de resgate. A situação está agora numa fase de contenção. O responsável especula que os atacantes possam fazer parte de uma rede de criminosos internacionais, no entanto, sem avançar mais pormenores específicos.
No que toca ao incidente que paralisou um dos maiores oleodutos nos Estados Unidos, o FBI confirmou recentemente que o grupo DarkSide foi responsável pelo ataque de ransomware.

A Colonial Pipeline confirmou também que os seus sistemas já estão operacionais e que o oleoduto voltou a garantir o transporte de combustíveis à costa leste do país. Porém não é claro se a empresa pagou ou não o resgate de 5 milhões de dólares exigido pelos cibercriminosos.


sexta-feira, 4 de junho de 2021

Android 12: os mais apressados já podem instalar a versão experimental do novo sistema operativo da Google

Amaioria dos telemóveis usa Android? Então há uma probabilidade considerável de virem a usar também o Android 12. A Google aproveitou a conferência anual para dar a conhecer a mais recente versão daquele que é o sistema operativo mais popular do mundo e que é usado por 72% dos telemóveis. O novo Android deverá começar por estrear com os novos Pixel, da Google, entre setembro e outubro. Depois dessa data, deverá expandir-se à velocidade dos lançamentos das diferentes marcas — o que poderá remeter o final deste processo para o ano de 2022.

Os mais apressados já poderão instalar a versão experimental (beta) do novo sistema operativo da Google. Pixel 3, Xiaomi Mi 11 ou Nokia X20 são alguns dos exemplos de terminais já existentes que suportam a versão beta do Android 12. Além de ter um novo interface de utilizador, o novo Android 12 distingue-se pelas ferramentas simplificadas que permitem gerir a informação pessoal que pode ser recolhida pelas diferentes aplicações, bem como pela possibilidade de impedir o acesso a certas pastas.


Impressão 3D: Solucionando todos os problemas comuns

Sem Filamento


Qual é o problema?

Nada está sendo impresso, embora o modelo tenha sido definido e configurado corretamente no software de fatiamento. No entanto, tente como você faria ao enviar repetidamente a impressão para a impressora, mesmo assim nada acontece, exceto o espinho estranho de filamento que sai do bocal.

Alternativamente, um modelo está no meio da impressão e a extrusão do filamento para, mas o bico continua a imprimir no ar.

Image of 3D Printing Troubleshooting / Common 3D Printing Problems and Solutions: Out of Filament
O que está causando este problema de impressão 3D?

É um problema óbvio que é imperdível em muitas impressoras, como as máquinas de estilo Prusa i3, onde o carretel de filamento está à vista, mas em outras impressoras, como XYZ DaVinci, Cel Robox e Ultimaker, o problema nem sempre é imediatamente óbvio.

Essas e muitas outras impressoras envolvem o filamento dentro do design da impressora ou o filamento fica oculto na parte de trás.

Obviamente, algumas impressoras possuem bobinas inteligentes que realimentam os dados do software e destacam se a bobina de filamento está perto ou sem material. No entanto, todos nós gostamos de mexer e usar nosso próprio firmware ajustado ou software de terceiros, e isso às vezes contorna tais falhas. E há outras impressoras que simplesmente não apresentam nenhum tipo de proteção contra falhas.

Em todos os casos, especialmente com sistemas de extrusão de estilo Bowden, você terá que extrair algum filamento restante e, em seguida, alimentar o material novo.

Os Underdogs

    O underdog é o vencedor que não "chateia" ninguém e toda a gente gosta de os ver vencer e sente uma certa empatia. Atualmente a única equipa capaz de fazer um brilharete e com qualidade para disputar um bom jogo são "Pumas" equipa do Uruguai.

[IDS] Parrot OS: O que é?

O Parrot é baseado em uma ramificação de testes do Debian (Bullseye) com um kernel Linux 5.10. Ele segue um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo. Os ambientes de desktop são o MATE e o KDE e o gerenciador de exibição padrão é o LightDM. O sistema é certificado para funcionar em dispositivos com um mínimo de 256 MB de RAM e é adequado para arquiteturas de processadores de 32 (i386) e 64 (amd64) bits. Além disso, o projeto está disponível para arquiteturas ARMv7 (armhf). Em junho de 2017, a equipe do Parrot anunciou que estava considerando mudar do Debian para o Devuan, principalmente por causa de problemas com o systemd. Desde 21 de janeiro de 2019, a equipe do Parrot começou a descontinuar o desenvolvimento de seu ISO de 32 (i386) bits. Em agosto de 2020, o Parrot OS oficialmente passa a suportar o Xfce.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parrot_OS

[IDS] Chrome OS: O que é?

ChromeOS é um sistema operacional desenvolvido pelo Google, lançado em 2010, baseado no núcleo do Linux e usa o navegador de internet Google Chrome como interface de usuário, suportando primariamente aplicativos da web.

O Google anunciou o projeto em julho de 2009, concebendo-o como um sistema operacional em que tanto os aplicativos como os dados dos usuários são armazenados na nuvem, através dos aplicativos da web. O código-fonte e uma apresentação pública ocorreram em novembro do mesmo ano.

O primeiro laptop com Chrome OS, conhecido como Chromebook, foi anunciado em maio de 2011 e, as vendas iniciais dos modelos da Samsung e da Acer ocorreram em julho de 2011.

O Chrome OS tem um reprodutor de mídia e um gerenciador de arquivos integrado. Suporta apps do Chrome, que se assemelham a aplicativos nativos, bem como acesso remoto para a área de trabalho. Alguns aplicativos Android foram disponibilizados para o sistema operacional desde 2014. A recepção foi inicialmente cética, com alguns observadores argumentando que um navegador rodando em qualquer sistema operacional era funcionalmente equivalente. À medida que mais máquinas Chrome OS entravam no mercado, o sistema operacional agora é raramente avaliado para além do hardware que o executa.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS, pode ser compilado do código-fonte baixado. Logo no início, o Google forneceu metas de design para o Chrome OS, mas não divulgou uma descrição técnica.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chrome_OS

[IDS] PID: O que é?

Em computação, o identificador de processo (do inglês, process identifier (PID) ou process ID) é um número usado pela maioria dos núcleos de sistemas operacionais - como os do Unix, macOS e Microsoft Windows - para identificar unicamente um processo ativo. Este número pode ser usado como um parâmetro em várias chamadas de função, permitindo que processos sejam manipulados, como ajuste de prioridade de processo ou eliminá-lo completamente.

Em sistemas operacionais do tipo Unix, novos processos são criados pela chamada de sistema fork(). O PID é devolvido ao processo pai, permitindo que ele se refira ao processo filho em outras chamadas de função. O pai pode, por exemplo, esperar que o filho termine com a função waitpid() ou finalize o processo com kill().

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Identificador_de_processo

Os smartphones Android mais poderosos da atualidade são…

Com a quantidade de smartphones disponíveis no mercado, a escolha não é simples e, para quem valoriza o desempenho acima de qualquer outra especificação, os testes de benchmark poderão servir como um barómetro importante. Por isso, todos os meses, damos atenção às listas de pontuação partilhadas pela Antutu que revelam os smartphones mais poderosos da atualidade.

Os smartphones equipados com Snapdragon 888 limpam completamente o top 10 de smartphones com melhor desempenho dentro dos topos de gama. Mas no que respeita à gama média, quais os smartphones e processadores mais se destacam numa gama de preços entre os 300 e os 400 €?

Segundo os testes de benchmark da Antutu, os smartphones mais poderosos da atualidade são equipados por processadores da Qualcomm, nomeadamente pelo Snapdragon 888. Com base na nova versão da aplicação de testes de desempenho a 9, o modelo mais poderoso arrecada para si uma pontuação de mais de 830 mil pontos. Falamos do Black Shark 4 Pro com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno que foi lançado em março deste ano.

Em seguida temos outro smartphone gaming, o Red Magic 6 Pro da Nubia, um modelo também de março, com 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. O modelo recebe uma pontuação média de 829900. Fecha-se o pódio com o OnePlus 9 Pro que consegue uma pontuação de 828748.




Javascript - Javascript X Chrome

A 'Conformidade' do Chrome para frameworks JavaScript diz: Se você não seguir nossas regras, seu projeto não será construído


A 'Conformidade' do Chrome para frameworks JavaScript diz: Se você não seguir nossas regras, seu projeto não será construído


A equipe do Google Chrome apresentou projetos para auxiliar os autores de framework com o que considera a melhor prática, começando principalmente com o Next.js baseado em React.

Uma equipe de seis pessoas (aparentemente conhecida internamente como WebSDK) que trabalham no Chrome apresentou o que chamou de projeto Aurora no início desta semana, descrito como uma “colaboração com autores de framework”. A postagem fala sobre os benefícios de “padrões fortes e ferramentas opinativas”, com base na experiência com aplicativos do Google, como Pesquisa e Mapas.

Aurora, disse o Google, identificará pontos fracos em estruturas da web, especificamente aqueles que causam “dor de experiência do usuário” e, em seguida, corrigem-nos de uma maneira adaptável a outras estruturas da web. Todos os frameworks mencionados são JavaScript ou TypeScript (que compila para JavaScript), como seria de esperar de uma equipe de navegadores.

O trabalho já realizado inclui um componente de imagem para Next.js, depois portado para Nuxt , CSS inline para fontes da web para Next.js e Angular e um plug-in personalizado para suporte a ESLint (análise estática) em Next.js.

Um projeto relacionado chamado Conformance é novamente focado nas melhores práticas padrões, mas complementados por “regras acionáveis”. Os desenvolvedores que gostam de suas habilidades para escrever JavaScript confiável e de alto desempenho devem desviar o olhar agora, já que os Googlers consideram: “Otimizações que exigem qualquer decisão dos desenvolvedores representam um risco para o desempenho do aplicativo.”

Portanto, A equipe desenvolveu um conjunto de regras de análise de código estático e verificações dinâmicas, abrangendo várias “superfícies”, incluindo ESLint, TypeScript, verificações dinâmicas no servidor de desenvolvimento do usuário, o empacotador Webpack e ferramentas CSS. Os desenvolvedores que violam as regras receberão avisos para corrigir o código, enquanto “no momento da compilação, problemas não resolvidos de alta gravidade impedirão a conclusão da compilação com êxito”. Tradução: violar as melhores práticas de Conformidade impedirá a construção de um projeto. Acho que é por isso que o projeto é chamado de Conformidade, ou deveria ser “Google sabe melhor?”

  • Firefox para adotar a nova abordagem do Chrome para extensões – sem a parte que ameaça os bloqueadores de anúncios
  • Grandes mudanças para desenvolvedores: o Chrome 91 chega com WebAssembly SIMD, módulos JSON, suporte a arquivos da área de transferência
  • Google para reviver o suporte RSS no Chrome para Android
  • A extensão do Microsoft Authenticator na loja do Chrome não foi realmente feita pela Microsoft. Ops, Google

Essas inovações estão chegando primeiro ao Next.js, e é por isso que esses projetos foram apresentados ao mundo ao mesmo tempo que o Next.js Conf esta semana. Durante o evento, Next.js 11 foi lançado, com Conformance apresentado como “um sistema que fornece soluções cuidadosamente elaboradas para suportar UX ideal.”

Isso, junto com desempenho aprimorado e a adoção do Webpack 5 por padrão, era apresentado como os destaques da nova versão. A Vercel, patrocinadora do Next.js, também apresentou um projeto para converter aplicativos React iniciados com o comando Create React App para serem compatíveis com Next.js e uma prévia de um novo ambiente de codificação hospedado em nuvem baseado em navegador chamado Next.js Live .

As mudanças do Google com Aurora e Conformance são, em certo sentido, um benefício para a comunidade de desenvolvimento da web, pois devem melhorar o desempenho e a experiência do usuário otimizando as bibliotecas que os desenvolvedores usam, algo normalmente fora de alcance de uma equipe trabalhando na plataforma do navegador.

Existem ressalvas, no entanto. O aparente favorecimento do Google por Next.js pode aumentar o ímpeto por trás dessa estrutura em detrimento de alternativas e, embora em sua postagem Aurora, a equipe disse que seu trabalho é “fornecer a melhor experiência de usuário possível para aplicativos de produção, independentemente do navegador renderizando, “é difícil escapar da noção de que o Google está construindo uma pilha otimizada com base no Chrome e Next.js.

Um parágrafo intrigante na postagem sobre Conformidade afirma:” A conformidade está sendo explorada em Next.js primeiro com o objetivo de expandir para outras estruturas (Nuxt, Angular, etc.). ESLint e TypeScript já são usados ​​em muitas estruturas de muitas maneiras diferentes, mas o conceito de um sistema de tempo de execução coeso no nível do navegador está sendo ativamente explorado. “

Parece que esse” sistema de tempo de execução no nível do navegador “expande o escopo da plataforma do navegador para incluir bibliotecas JavaScript / TypeScript específicas. Isso tem alguma lógica como meio de melhorar o desempenho e simplificar o desenvolvimento, mas pode ocorrer às custas da diversidade e também levanta questões sobre se tais movimentos deveriam acontecer em organismos de vários setores, como o W3C, em vez de serem realizados apenas pela equipe do Chrome . Talvez eles façam. 

Equipas da Grã-Bretenha


    O rugby é um dos desportos mais praticados na Grã-Bretenha e certamente qualquer umas destas 4 seleções têm uma palavra a dizer sobre o vencedor final. 

Ataque de ransomware paralisa o sistema de saúde público na Irlanda

Os responsáveis pelo Health Service Executive encerraram temporariamente os seus serviços informáticos numa tentativa de protegê-los contra o ataque de ransomware. Para já, os cibercriminosos por trás do incidente ainda não realizaram um pedido de resgate.


Com a pandemia de COVID-19 a virar o panorama da cibersegurança às avessas, os ataques de ransomware estão a tornar-se mais frequentes, em particular, os que visam infraestruturas ou sistemas críticos. Depois do que sucedeu à Colonial Pipeline nos Estados Unidos, a Irlanda vê-se a braços com um ataque de ransomware que paralisou o seu sistema de saúde público.

Através da sua conta no Twitter, o Health Service Executive (HSE) dá a conhecer que os seus sistemas informáticos foram afetados por um ataque de ransomware que foram tomadas. À medida que os responsáveis delineiam um plano de ação em colaboração com os seus parceiros na área de segurança, os sistemas foram temporariamente encerrados, numa tentativa de tentar protege-los.



A história dos Ryzen: a segunda geração

A segunda geração dos Ryzen foi uma atualização da arquitetura Zen, que foi denominada de Zen+ trouxe uma melhoria comparado com a primeira geração, mas, até agora, foi talvez a pior melhoria que existiu em todas as gerações da Ryzen.



Mais uma vez, o 2600 destaca-se, pois ainda esteve a um preço mais baixo do que o seu antecessor: 199 dólares americanos, 3,4 GHz de frequência base e 3,9 GHz de frequência turbo.

Exemplos de ataques de spoofing

Alguns dos exemplos de ataques de spoofing mais mediáticos são os seguintes:
  • Em 2006, hackers anónimos lançaram um enorme ataque de DNS spoofing – o primeiro do seu tipo – contra três bancos locais na Flórida. Os atacantes entraram nos servidores do fornecedor de Internet que alojava os três websites e redirecionaram o tráfego para páginas de login falsas, desenhadas para recolher informação sensível dos utilizadores. Isto permitiu aos hackers adquirir uma quantidade não revelada de números de cartões de crédito e PINs, juntamente com outras informações pessoais pertencentes aos respetivos donos.
  • Em junho de 2018, hackers levaram a cabo um ataque de DDoS spoofing, durante dois dias, contra o website da seguradora de saúde americana Humana. Durante este incidente, que terá afetado pelo menos 500 pessoas, os hackers conseguiram roubar registos médicos completos de clientes da Humana, incluindo os detalhes das suas alegações de saúde, serviços recebidos, e despesas relacionadas.

  • Em 2015, hackers não-identificados usaram técnicas de DNS spoofing para redirecionar o tráfego do website oficial da Malaysia Airlines. A nova página inicial do website mostrava uma imagem de um avião com o texto “404 – Plane Not Found” sobreposto. Apesar de nenhuns dados terem sido roubados durante o ataque, este bloqueou o acesso ao website e impediu a verificação do estado dos voos durante algumas horas.

1950 vs 2020 na F1

Comecemos por olhar para o carro que levou o Dr Giuseppe 'Nino' Farina à primeira vitória de sempre da F1, o Alfa Romeo 158, e comparando-o ao seu primo muito distante, o Alfa Romeo C39 de 2020-spec.

1950 Alfa Romeo 158 Motor à frente, tração traseira, 1,5 litros sobrealimentado em linha de oito cilindros, 709kg, 350bhp

2020 Alfa Romeo C39 Motor traseiro, tração traseira, turbo híbrido V6 de 1,6 litros, 746kg, 1,000+bhp

O Alfa Romeo 158 já tinha 13 anos quando se alinhava na grelha para o Grande Prémio Britânico de 1950, tendo sido concebido para corridas em 1937, apenas para ser lançado naftalina durante a Segunda Guerra Mundial.

E enquanto os chassis tubulares de alumínio e aço com estrutura tubular de 158 com uma potência de cerca de 350bhp devem ter parecido impressionantes em 1950, o Alfa Romeo C39 de fibra de carbono em que Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi irão competir durante a época de 2020 tem aproximadamente o triplo da potência - apesar de utilizar um motor de combustão interna apenas 0,1 litros maior.

O carro hibridizado 2020 também é capaz de velocidades a norte de 220mph e capaz de acelerar de 0-60mph em cerca de dois segundos, em comparação com o tempo de 158 de cerca de quatro segundos, e a velocidade máxima estimada do carro mais antigo de cerca de 180mph - enquanto que, em comparação com os travões de tambor de alumínio de 158, os discos de carbono do carro moderno podem gerar uma força de paragem total de 5g, suportando temperaturas de até 1.000 graus Celsius.

Por outro lado, as oito mudanças nos carros de 2020 são selecionadas sem embraiagem, utilizando mudanças sequenciais de pás no volante, enquanto o 158 utilizava uma caixa de quatro velocidades com padrão H, com três pedais dispostos com o acelerador no meio (!!), embraiagem à esquerda, travão à direita.

Pontos turísticos de Campina Grande integram realidade virtual, e tour pode ser feito com QR code

Campina Grande é um dos principais destinos turísticos da Paraíba, principalmente na época de junho, quando a cidade é palco do "Maior São João do mundo". Agora, turistas e moradores podem conectar o celular com um QR code para assistir um tour guiado informações sobre o local, realizando uma imersão na memória de cada lugar, sem a necessidade de um guia turístico presencial.

Parque do Povo, Cine Capitólio, Feira Central, Teatro Municipal e os Museus às margens do Açude Velho agora fazem parte do espaço virtual através de totens.A ideia é que o visitante possa fazer um tour guiado pelos pontos culturais do município sem um guia presencial. Basta estar com o celular em mãos e apontar a câmera para o código QR disponível nos totens. A partir disso, é só seguir as informações virtuais sobre a cidadeNa tela, um cangaceiro aparece através da realidade virtual para contar curiosidades sobre a história da Rainha da Borborema. É o personagem Virgolima, que ganha vida através da interpretação do cordelista Lima Filho.“A ideia é que o turista ao visitar nossa cidade e acessar o QR code ele tenha a sensação de ser bem recebido, na nossa forma de falar, no nosso jeito tradicional de falar. Quando o personagem aparece na realidade virtual, ele não vai aparecer falando de nenhuma forma técnica. É uma forma cultural, no nosso linguajar do dia a dia”, explica o cordelista Foram 15 pontos contemplados em espaços públicos abertos, onde é possível uma visitação sem aglomerações.O projeto é desenvolvido pelo Parque Tecnológico, com envolvimento da Secretária de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Ciência e Tecnologia da cidade.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

AARTOS Abrigo

Nossa solução de abrigo contém um centro de comando completo (sistema AARTOS completo) e pode ser equipado com todos os componentes AARTOS disponíveis (como transmissores de interferência, câmera ou alto-falantes).

O Abrigo é móvel e pode ser instalado em veículos (como Unimog). Dessa forma, eles são independentes de localização e podem configurar o sistema onde for necessário.

Realidade virtual altera sua sensação do tempo Redação do Diário da Saúde

Tempo na realidade virtual

Jogos eletrônicos em realidade virtual criam um efeito chamado "compressão de tempo", pelo qual o tempo passa mais rápido do que o jogador pensa.

Para confirmar essa estranha sensação, os professores Grayson Mullen e Nicolas Davidenko, da Universidade da Califórnia de Santa Cruz (EUA), desenvolveram um experimento que permitiu avaliar como os efeitos da realidade virtual na noção de tempo de um jogador diferem da noção do tempo de quem usa monitores comuns de computador.

A dupla criou um jogo de labirinto que pode ser jogado tanto em realidade virtual quanto em monitores convencionais. Em seguida, eles recrutaram 41 alunos de graduação para testar o jogo.

Os participantes jogaram em ambos os formatos, tirando na sorte a versão do jogo com que cada um começava. As duas versões eram essencialmente iguais, mas os labirintos em cada uma variavam ligeiramente, de modo que não havia repetição entre os formatos, para que o nível de desafio se mantivesse.

A única instrução era que os participantes deviam parar de jogar sempre que sentissem que já haviam jogado por cinco minutos. Como não havia relógios disponíveis, cada voluntário tinha que fazer essa estimativa com base em sua própria percepção da passagem do tempo.

Compressão do tempo

Os participantes que jogaram a versão de realidade virtual jogaram pela primeira vez por uma média de 72,6 segundos a mais, antes de sentirem que cinco minutos haviam se passado, do que os alunos que começaram em um monitor convencional.

Em outras palavras, os alunos jogaram 28,5% mais tempo do que percebiam na realidade virtual, em comparação com o formato convencional.

Este efeito de compressão de tempo foi observado apenas entre os participantes que jogaram o jogo em realidade virtual primeiro.

Os pesquisadores concluíram que isso ocorreu porque os participantes basearam seu julgamento do tempo no segundo turno nas estimativas de tempo iniciais que fizeram durante o primeiro turno, independentemente do formato.

"Esta é a primeira vez que podemos realmente isolar que não se trata apenas de que você está jogando um videogame, ou do conteúdo de tudo o que está vendo," comentou Mullen. "É realmente o fato de ser realidade virtual versus tela convencional que contribui para esse efeito de compressão de tempo."

Efeitos positivos e negativos

A compressão do tempo pode ser útil em algumas situações, como lidar melhor com um tratamento médico desagradável ou passar o tempo em uma longa viagem de avião.

Mas, em outras circunstâncias, pode ter consequências prejudiciais.

"À medida que os controles de realidade virtual ficam mais confortáveis de usar por longos períodos de tempo, e jogos mais imersivos são feitos para este formato, acho que seria bom evitar que eles se tornassem como um cassino virtual, onde você acaba jogando mais porque você não percebe quanto tempo está gastando," disse Mullen.

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Cursos grátis para quem quer começar a programar - ou ajudam a obter um emprego

Começar a carreira no mundo da Tecnologia exige investimentos que muitas pessoas, infelizmente, não têm condições de fazer, seja no ensino superior ou em instituições especializadas. Para tentar resolver uma parte do problema, algumas escolas de programação oferecem uma modalidade em que o aluno só paga o curso quando estiver empregado. Outras financiam o programa e o estudante vai pagando em parcelas suaves enquanto se especializa. Mas, ainda assim, esse formato não é para todos - já que cada um tem uma realidade diferente.

Felizmente, há opções para começar a carreira no mundo da Tecnologia sem ter de pagar nada. Isso porque já existem escolas e empresas que oferecem cursos gratuitos e que permitem aos interessados dar os primeiros passos, como, por exemplo, aprender a programar nas linguagens mais demandadas pelo mercado.

Notebook para programar: cinco opções à venda no Brasil por até R$ 6 mil - parte 2

1. Samsung Book X30 – a partir de R$ 3.419,05

O notebook da Samsung vem com processador Core i5 10210U de décima geração da Intel e roda com 8 GB de memória RAM. O notebook não possui placa de vídeo dedicada e aposta em disco rígido mecânico de 1 TB, opção que pode limitar um pouco a experiência com ferramentas mais pesadas e projetos maiores, com centenas de classes e bibliotecas precisando ser carregadas a cada instante.

A falta de um SSD é amenizada pelo design da Samsung, que permite instalação fácil de um novo HD ou mesmo SSD e mais memória RAM no computador. A tela do Samsung Book X30 é de 15,6 polegadas e conta com resolução HD. Há teclado numérico e acabamento em prata ou branco. O Samsung Book X30 pesa 1,94 kg e pode ser encontrado por a partir de R$ 3.419,05 no mercado nacional.

Notebook para programar: cinco opções à venda no Brasil por até R$ 6 mil

Notebooks para programar devem trazer hardware atualizado e, assim como em outras atividades, se beneficiam bastante de processadores com vários núcleos e SSDs. Questões como oferta de placa de vídeo dedicada e tela de alta resolução, embora não sejam essenciais, elevam o conforto e podem acelerar a produtividade, que também se beneficia de máquinas com teclado numérico e design mais portátil.

Entre as marcas que oferecem dispositivos para programar no mercado nacional, é possível citar SamsungLenovoAcer e outras mais. Na seleção a seguir, separamos cinco notebooks à venda no Brasil por até R$ 6 mil que podem atender às necessidades tanto de programadores iniciantes como de profissionais mais experientes.

terça-feira, 1 de junho de 2021

Os cabeças de série

    Como em todas as grandes competições temos os favoritos a vencer a prova, obviamente nunca poderemos descartar os All Blacks; os Springbooks e os anfitriões.

Huawei Watch 3 e Watch 3 Pro vazam em vídeo de hands-on exibindo o HarmonyOS

Na próxima quarta-feira, 2 de junho, a Huawei irá oficializar o HarmonyOS, sistema operacional próprio desenvolvido para substituir o Android. O evento de apresentação contará com a estreia da aguardada linha Huawei P50, novos smartphones topos de linha da fabricante, bem como o MatePad Pro 2, tablet premium da marca.

Outra novidade aguardada para a conferência da empresa é a família Huawei Watch 3, próximos relógios inteligentes da companhia. Assim como o restante dos aparelhos, espera-se que os vestíveis estreiem o HarmonyOS no segmento, expandindo o alcance da solução da companhia. Dias antes do lançamento, o Watch e sua variante Pro protagonizam um novo vazamento, que detalha o visual dos dispositivos e do sistema operacional.

Huawei Band 6: A gigante Chinesa está forte nos wearables

A Huawei está a passar um mau bocado no mundo dos smartphones, isto não é novidade para ninguém, mas na parte dos wearables, como os smartwatches, fitness bands e earbuds… As coisas estão a correr mesmo muito bem para a gigante Chinesa!

Afinal de contas, temos agora uma gigantesca gama de produtos, com escolhas para todos os gostos e todas as carteiras, como é o caso da recente Band 6.

ARP Spoofing

Todos os dispositivos ligados à Internet têm o seu próprio endereço MAC (Media Access Control), que está ligado ao endereço IP único desse dispositivo através do protocolo de resolução de endereços (Address Resolution Protocol, ou ARP). Os cibercriminosos podem entrar na rede de área local do seu alvo e enviar dados de ARP falsos. O resultado é que o endereço MAC do hacker fica ligado ao endereço IP do seu alvo, dando-lhe assim uma visão privilegiada do tráfego dirigido ao alvo.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Javascript - Aulas gratuitas online

Escola de programação oferece curso on-line gratuito em JavaScript


A Kenzie Academy Brasil realiza entre os dias 24 e 28 de maio a Semana da Programação Web: Edição JavaScript. O evento ocorre forma totalmente on-line e gratuita, apresentando o curso introdutório com foco no JavaScript. Destinado a profissionais da área de Tecnologia e pessoas sem conhecimento prévio na área, serão disponibilizadas 30 mil vagas para a formação.

Os interessados em participar da atividade podem se inscrever pelo site: https://semanaweb.kenzie.com.br/. Durante o curso serão apresentados os primeiros estágios da programação web, como conceitos básicos de HTML e CSS.



Com a especialização, será possível entender o funcionamento da internet, bem como a aplicação dos principais fundamentos e técnicas JavaScript, para que os participantes avancem, na prática, para o desenvolvimento e programação de seus primeiros projetos de forma profissional.



Ao todo, serão cinco dias de aulas ao vivo, das 19h às 21h, com carga horária total de 10 horas. Os alunos terão acesso a uma comunidade restrita do Slack, para interação com outros participantes, além de plataforma exclusiva com conteúdos, exercícios, dados de mercado e até troca de pontos por brindes.



Para ter direito ao certificado de conclusão do curso, é necessário participar de todas as lives e entregar um projeto na plataforma de ensino.



A linguagem JavaScript liderou o ranking mundial no relatório Developer Survey, da Stack Overflow, pelo oitavo ano consecutivo, como a linguagem de programação mais usada no mundo (67,7%), em 2020.  Além disso, é a segunda colocada quanto ao interesse das pessoas em aprendê-la no mundo inteiro (18,5%).

A história dos Ryzen: a primeira geração

A primeira geração dos Ryzen saiu em 2017 e chocou o mercado de processadores, e atingiu a Intel de tal forma que esta ainda não recuperou e foi ultrapassada por esta arquitetura.



Apesar de haver processadores mais poderosos, o processador com mais sucesso foi sem dúvida o Ryzen 5 1600. Com um preço de cerca de 250 euros, o que vai bastante em conta para quem quer construir um computador, possuía na altura os mesmos núcleos e threads que os processadores de topo da Intel, a quase metade do preço, e com motherboards que iam muito mais em conta. A única coisa que não tinha era um GPU integrado, mas era um pouco irrelevante para o mercado que a Ryzen estava a tentar cobrir, pois já iriam comprar uma placa de vídeo dedicada.

Materiais utilizados na Fórmula 1

Sistemas de suspensão e direcção e sistema de transmissão - os carros F1 têm de ser equipados com suspensão suspensa convencional por mola, e cada roda tem de ser atada à carroçaria do carro com duas amarras. As amarras são fechadas dentro de um membro da suspensão separado e têm os seus próprios acessórios nas extremidades. Os regulamentos estipulam que as amarras devem ter uma resistência específica à tracção de modo a poder evitar que as rodas se soltem do carro em caso de falha da suspensão ou de acidente.

Motores - Os materiais utilizados para fabricar o motor e os seus componentes são rigorosamente regulamentados. O cárter e o bloco do cilindro têm de ser feitos de ligas de alumínio fundido ou forjado. Os materiais compostos não devem ser utilizados. Da mesma forma, a cambota e as árvores de cames têm de ser feitas de ligas de ferro, e os pistões de uma liga de alumínio. As válvulas são feitas de ligas à base de níquel, cobalto, ferro, ou titânio.

Rodas e pneus - Os carros de Fórmula 1 têm de ter quatro rodas descobertas, feitas do mesmo material metálico. A FIA estipula a utilização de ligas de magnésio para este fim.



domingo, 30 de maio de 2021

Plugin de Economia

  Dentro de um servidor de minecraft é sempre importante haver uma economia. Quer seja para um servidor de evolução ou um servidor de mini-jogos. Há vários tipos de sistemas de economias espalhados pela internet, pagos e gratuitos mas o que eu considero o melhor é o Gui Balance.


  Uma das razões pela qual gosto imenso deste plugin é por ter uma interface gráfica, o que torna tudo mais bonito. Para além disso é um plugin muito completo com todas as funções necessárias dentro de uma economia, como definir, dar, tirar e enviar dinheiro.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 30/05/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 30/05/2021)
Página do Gui Balancehttps://www.spigotmc.org/resources/gui-balance.37548/ (Consultado a 30/05/2021)

Imagens:
Imagem do Gui Balancehttps://www.spigotmc.org/data/resource_icons/37/37548.jpg?1488998672 (Consultado a 30/05/2021)

Imagem do Top Moneyhttps://www.spigotmc.org/attachments/update-png.235276/ (Consultado a 30/05/2021)

Plugin de Bolão

  Os eventos são muito importantes num servidor. No entanto, não podem haver apenas eventos épicos e grandiosos, também é preciso que existam alguns mais simples e que acabem por fazer parte da normalidade do calendário de um servidor. O bolão é uma ótima escolha de um evento simples e pode ser feito usando o Bolão.

  Este é um plugin português e é muito simples de usar. Tem apenas três comandos todos muito simples. O evento funciona na base de uma loteria. Todos os jogadores que queiram participar no evento. Dão uma certa quantidade de dinheiro. Quanto mais dinheiro for investido maior é a chance de ganhar e o vencedor fica com todo o dinheiro.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 30/05/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 30/05/2021)
Página do Bolãohttps://www.spigotmc.org/resources/bol%C3%A3o-portuguese-plugin.21002/ (Consultado a 30/05/2021)

Imagens:
Imagem do Bolãohttps://www.spigotmc.org/data/resource_icons/21/21002.jpg?1459439317 (Consultado a 30/05/2021)

A outra imagem foi tirada por mim

O novo Sistema GPS Triumph Beeline

A marca britânica em colaboração com a Beeline acaba de lançar no mercado o novo sistema de GPS para moto que se destaca pelo seu minimalismo mas também por ser muito prático e robusto. A Triumph, o icónico fabricante britânico de motos, acaba de entrar neste mundo dos sistemas GPS graças a uma nova colaboração com a Beeline, empresa que recebeu diversos prémios pela sua app de navegação e sistema GPS para motos.

    O novo GPS Triumph Beeline destaca-se pelas suas funcionalidades, mas principalmente por ser um acessórios de dimensões compactas, fácil de de utilizar, mas também robusto. Através da certificação IP67 o Triumph Beeline é um GPS à prova de água, e a sua construção em alumínio, que no caso desta versão Triumph conta com logótipos exclusivos gravados a laser, garante resistência aos impactos.
    O GPS de moto Triumph Beeline permite selecionar um de dois modos de funcionamento: indicações detalhadas em formato “curva a curva”, ou, em alternativa, um modo Bússola que permite que o motociclista visualize apenas uma bússola no ecrã e faça então a gestão do percurso até ao seu destino de uma forma mais emocionante e aventureira.
    Em termos de funcionamento o Triumph Beeline é um GPS que tem uma autonomia de 30 horas. Na embalagem está incluído o cabo USB para carregamento, e no caso desta variante Triumph a garantia sobe para os 2 anos. De realçar que a app Beeline é gratuita e tem atualizações gratuitas.




    O sistema de GPS para moto Triumph Beeline está disponível nos concessionários da marca a partir de final de maio. De acordo com a Triumph Portugal, o PVP deste acessório é de 252,15€.

PT07-Iniciação ao Javascript

    Na disciplina de Aplicações Informáticas B, foi-nos proposto um trabalho sobre JavaScript na qual havia uma passo em que tínhamos de realizar uma apresentação e um vídeo tutorial sobre JavaScript. Também devíamos ter criado um site onde estivesse todos trabalhos feitos neste trabalho.
    Para acederem a esse sire cliquem aqui.

Festival Nacional de Robótica



O Festival Nacional de Robótica (FNR) é actualmente o maior encontro científico com competições de robótica que tem lugar em Portugal, tendo-se realizado anualmente desde a primeira edição que
teve lugar em Guimarães em 2001. O FNR é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR). Ao longo das suas várias edições, o FNR tem vindo a ser realizado por todo o País, de Norte a Sul e do litoral ao interior, proporcionando a divulgação da Robótica e áreas afins de uma forma geograficamente equilibrada.

o FNR reúne anualmente cerca de 500 participantes, incluindo alunos das escolas básicas, secundárias e instituições de ensino superior e investigador

es nas áreas da robótica e automação, nacionais e internacionais. O FNR pretende atrair mais jovens para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, promovendo o espírito inovador e empreendedor das crianças e jovens através de métodos ativos de ensino e a aquisição de competências transversais.


O Festival Nacional de Robótica atua em três frentes principais:
  • competições robóticas (juniores e seniores).
  • encontro Científico.
  • demonstrações e atividades afins, como ateliers.
Os seus objetivos principais passam por:
  • dar um contributo positivo para o desenvolvimento da investigação em Robótica e Automação;
  • motivar os alunos das escolas básicas e secundárias para uma área tecnologicamente avançada e altamente multidisciplinar;
  • contribuir para a divulgação da Ciência e Tecnologia desenvolvida em Portugal;
  • mostrar ao público em geral como a robótica, a tecnologia e a ciência podem ser interessantes;
  • promover o encontro e as sinergias entre os grupos de trabalho nacionais na área da robótica, e também entre estes e grupos internacionais com trabalho na mesma área;
  • efetuar o apuramento das equipas Portuguesas para a competição mundial do RoboCup.
sites consultados (30/05/2021) : http://www.sprobotica.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=108&Itemid=62

Um emprego impensável no passado

"Fact-checking"

Os governos estão cada vez mais cientes dos perigos da desinformação e a indústria do "fact-checking" está em progressivo crescimento. Com a chegada do novo ano, esperam-se novas fórmulas de manipulação e propaganda, mas, igualmente, mais medidas de combate às notícias falsas. Os regimes autoritários mostram-se, no entanto, implacáveis e exercem restrições à liberdade de imprensa.

Especialistas da escola Poynter Institute for Media Studies reuniram um conjunto de medidas que podem ser as próximas a ser adoptadas para contrariar as "fake news".

No final de 2019, a Tailândia e a Índia lançaram plataformas contra notícias falsas e Singapura aprovou uma Lei de Protecção contra Falsidades e Manipulação Online. Há um número crescente de países a seguir o exemplo. Os especialistas alegam, contudo, que as acções legislativas podem não visar o fim da desinformação, mas, pelo contrário, o reforço da influência estatal na imprensa. De facto, até agora, nenhuma medida provou ser suficientemente eficaz na redução dos níveis de desinformação.

site consultado(30/05/2021) : http://www.clubedeimprensa.pt/Artigo/4019

Pesquisadores desenvolvem projeto para tratar dores crônicas com tecnologia de jogos de VR

    Grande parte da população do Reino Unido sofre com dores crônicas, por isso, um grupo de pesquisadores da Universidade de East Anglia está a desenvolver um projeto para ver se a realidade virtual pode ajudar no tratamento e alívio de dores causadas por diversos fatores e doenças. 
    O projeto usará uma tecnologia fornecida por uns fones de ouvido de RV - fones usados em jogos de realidade virtual - que funcionará como uma interface cérebro-computador, onde as pessoas serão ensinadas a controlar os elementos do jogo usando apenas o poder da mente.

Painéis Solares para veículos elétricos, será que é o futuro? - Entrada 2/Semana 24 - 30 Mai. - Tecnologia no Mundo Automóvel

         Painéis Solares para veículos elétricos, será que é o futuro?

Um dos problemas dos automóveis elétricos é a baixa autonomia das suas baterias. Por isso as marcas estão a tentar de tudo para arranjar soluções para este problema. Uma destas tentativas foi da Ford, que criou um modelo híbrido (veículo com motor de combustão interna e unidade elétrica, em simultâneo), que tem no teto vários painéis solares. O modelo em questão é o Ford C-Max Solar Energy, um dos primeiros carros híbridos que utilizou este conceito.


Ford C-Max Solar Energy - um dos primeiros híbridos a utilizar o conceito de regeneração das baterias a partir de painéis solares
 

Fontes:
https://exame.com/tecnologia/10-coisas-que-os-carros-terao-no-futuro/ (Consultado a 30/05/2021)
https://www.razaoautomovel.com/2014/01/ford-c-max-solar-energy-concept (Consultado a 30/05/2021)

Humble One, um automóvel elétrico com 800km de autonomia - Entrada 1/Semana 24 - 30 Mai. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Humble One, um automóvel elétrico com 800km de autonomia

    O Humble One é o primeiro SUV solar do mundo e a sua fabricante promete 800km de autonomia. Para o carregamento se efetuar, estão localizados nas portas, no tejadilho e numas "asas" extensíveis que expandem quando o automóvel está parado.


    A fabricante do Humble One é a Humble Motors e é uma startup que tem sede na Califórnia. As células fotovoltaicas presentes no Humble One permitem recuperar entre “16 e 96 km de autonomia a cada dia, dependendo da zona onde vive”


    Quanto a especificações, este protótipo conta com uma potência de 1034 cavalos, mais de 800km de autonomia e está marcado com um preço de 109 000 dólares, o que é aproximadamente 92 690 euros.

Fontes:
https://www.razaoautomovel.com/2021/04/humble-one-primeiro-suv-solar (consultado a 30/05/2021)

Apple cita ganhos ecológicos para justificar iPhone sem carregador

A Apple continua defendendo a decisão de não incluir carregadores de tomada nos novos modelos dos iPhones. De acordo com um relatório divulgado pela empresa, os efeitos ambientais da medida compensam a eventual dor de cabeça que a ausência do acessório pode causar aos usuários: com menos consumo de metais e com embalagens menores dos celulares, a Apple consegue transportar mais aparelhos gastando muito menos energia.

De acordo com o relatório 2021 Environmental Progress Report, que cobre dados relacionados ao ano fiscal de 2020, a Apple reduziu ao londo do ano passado as emissões de CO2 de 25,1 toneladas para 22,6 toneladas, além de cortar o consumo de energia em 13,9 milhões de kWh.

Isso sem contar as cerca de 800 mil toneladas de cobre, zinco e alumínio que deixam de ser usados na confecção dos carregadores. E como as caixas dos iPhones ficam menores sem o carregador, a Apple diz que consegue transportar 70% mais celulares em seus centros de logística, facilitando a distribuição do telefone e reduzindo custos para a empresa.

O relatório ainda destaca outras conquistas ecológicas da Apple. “Em 2020, tivemos progresso real na nossa luta contra a mudança climática. A Apple se tornou neutra em carbono nas operações globais, e estamos comprometidos em nos tornar totalmente neutros em carbono até 2020 em todas as operações – da nossa cadeia de suprimentos aos produtos que fazemos. Esses mesmos produtos agora usam muito mais materiais reciclados do que antes, como os 40% de materiais reciclados encontrados no MacBook Air com tela Retina, e 99% de tungstênio reciclado aproveitado no iPhone 12 e Apple Watch Series 6.”

iPhone 12 poderá tornar-se no smartphone de maior sucesso de todos os tempos

Quando falamos de sucesso no segmento mobile, inevitavelmente temos de falar no iPhone. Embora a Apple tenha muitos “haters”, é impossível negar a qualidade de fabrico e inovação dos equipamentos. Além disso, o facto de os iPhones terem uma grande longevidade, fomenta o mercado dos usados e recondicionados, “obrigando” a Apple a manter durante pelo menos 5 anos as máquinas com a mais recente versão do iOS.

Como corolário desta realidade, os analistas dizem que o iPhone 12 poderá tornar-se, não só no iPhone de maior sucesso de todos os tempos, mas também no smartphone mais vendido de sempre.

Agarrando em tudo o que foi em cima referido, os analistas focam-se sobretudo nas vendas. Também neste aspeto, não é novidade nenhuma que ano após ano, os iPhones têm sido dos smartphones mais vendidos do mundo.

Por trás deste gigante mercado que faz girar o planeta, a empresa de Cupertino criou desde há muitas décadas uma aura que arrasta legiões de fãs e leais seguidores. O que é outro grande trunfo.

iPhone 12 poderá tornar-se no smartphone mais vendido desde sempre
Passando o foco para a esfera do iPhone, se os anteriores smartphones da Apple tiverem sucesso em comparação com a concorrência, o seu novo iPhone 12 poderá ter ainda mais. Isto é, ao ritmo a que assistimos, as vendas quebrarão todos os recordes no mercado dos smartphones.

De acordo com declarações feitas por dois analistas de mercado especializados, o iPhone 12 está no bom caminho para se tornar o iPhone mais vendido da história.

Segundo os dados partilhados, pelos analistas da Wedbush, Strecker Backe e Daniel Ives, espera-se que o dispositivo atinja o número entre as 56 e as 62 milhões de unidades vendidas até ao final de março, podendo alcançar vendas entre os 240 milhões e os 250 milhões de unidades, algo que nunca tinha acontecido dentro da empresa Cupertino.

iPhone 12 mini teve mini procuras e o Max grandes vendas
Entre todos os modelos lançados do iPhone 12, o mini foi o único que não correspondeu às expectativas. Apesar do facto de os utilizadores da Apple sempre terem pedido ecrãs pequenos, parece que quando se trata de o escolher, fazem o mesmo que os utilizadores de Android, apostam em grandes diagonais.

A Apple oferece atualmente quatro modelos diferentes. O iPhone 12, o 12 mini, o 12 Pro e o 12 Pro Max, cada um com ecrãs diferentes e, sobretudo, com preços diferentes.

O modelo padrão apresenta um ecrã AMOLED de 6,1 polegadas, processador Apple A14, 64, 128 ou 256GB de armazenamento, carregamento sem fios com MagSafe, câmara dupla de 12 megapíxeis (ultra grande angular e grande angular) e proteção IP68. Pela primeira vez num dispositivo Apple, todos os modelos suportam a tecnologia 5G.

Em resumo, o número mágico que este iPhone terá de atingir são as 222 milhões de unidades (outros analistas referem que o recorde foi estabelecido no ano fiscal de 2015, quando a Apple vendeu 231 milhões de iPhones) que deram o título ao iPhone 6 como o smartphone mais vendido do mundo.