Pesquisar aqui

sexta-feira, 4 de junho de 2021

[IDS] Chrome OS: O que é?

ChromeOS é um sistema operacional desenvolvido pelo Google, lançado em 2010, baseado no núcleo do Linux e usa o navegador de internet Google Chrome como interface de usuário, suportando primariamente aplicativos da web.

O Google anunciou o projeto em julho de 2009, concebendo-o como um sistema operacional em que tanto os aplicativos como os dados dos usuários são armazenados na nuvem, através dos aplicativos da web. O código-fonte e uma apresentação pública ocorreram em novembro do mesmo ano.

O primeiro laptop com Chrome OS, conhecido como Chromebook, foi anunciado em maio de 2011 e, as vendas iniciais dos modelos da Samsung e da Acer ocorreram em julho de 2011.

O Chrome OS tem um reprodutor de mídia e um gerenciador de arquivos integrado. Suporta apps do Chrome, que se assemelham a aplicativos nativos, bem como acesso remoto para a área de trabalho. Alguns aplicativos Android foram disponibilizados para o sistema operacional desde 2014. A recepção foi inicialmente cética, com alguns observadores argumentando que um navegador rodando em qualquer sistema operacional era funcionalmente equivalente. À medida que mais máquinas Chrome OS entravam no mercado, o sistema operacional agora é raramente avaliado para além do hardware que o executa.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS, pode ser compilado do código-fonte baixado. Logo no início, o Google forneceu metas de design para o Chrome OS, mas não divulgou uma descrição técnica.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chrome_OS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.