Pesquisar aqui

sábado, 25 de setembro de 2010

De Bicla para a Escola

De Bicla para a Escola!

No dia 17 de Setembro , sexta-feira, deslocámos-nos conjuntamente com outras turmas do 12º ano, para assistir à conferência "De Bicla para a Escola". A apresentação decorreu no anfiteatro e foi realizada por um representante da Câmara Municipal de Lisboa e outro da FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta).
Como introdução a representante da Câmara abordou o tema da criação de ciclovias para facilitar a deslocação dos ciclistas na cidade, assim como postos de aluguer de bicicletas (grátis nos primeiros trinta minutos). Promoveu os jovens a irem de bicicleta para a escola, sublinhando a importância que têm para a saúde e para o ambiente. foi frisado o facto deste velocípede ser seguro e barato para estimular o interesse dos alunos.
Seguiu-se a apresentação do representante da FPCUB, onde este referiu as medidas essenciais para se se poder circular de forma segura pelos subúrbios urbanos.
A conferência foi interessante e incentivou os jovens a aventurarem-se pela cidade de bicicleta. Focou-se nos benefícios desta actividade: Os alunos poderão aderir a este projecto pelo facto de ser saudável, económico e seguro!
Margarida Moura (nº2)
Catarina Mendes (nº8)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Transporte Ecológico

From OMB

No passado dia 17 de Setembro, realizou-se no Anfiteatro da Escola Secundária José Gomes Ferreira uma palestra organizada pela Federação Portuguesa de Ciclo Turismo (FPCUB).
    Esta iniciativa visou a promoção do uso das bicicletas como meio de transporte alternativo ao automóvel e até transportes públicos. Para tal a apresentação serviu-se de um suporte digital de slide-show, onde foram mencionados argumentos como a prevenção ambiental e a segurança nas estradas. Muito sinteticamente, as principais vantagens referidas pelos oradores da FPCUB foram os seguintes: a bicicleta é um meio de transporte ecológico, mais económico e promove a saúde.
    A conferência pôde contar com a presença de bastantes alunos – principalmente do 12º ano de escolaridade – bem como de membros do corpo docente. Contudo, até ao momento, não parece existir muita aderência ao conceito geral da iniciativa, uma vez que os alunos se continuam a deslocar para a escola de transportes públicos e/ou automóvel.

Eco-estudantes

From OMB


No passado dia 17 de Setembro, foi apresentado na Escola Secundária José Gomes Ferreira o projecto “Benfica Ciclável”.
Este projecto parte de uma colaboração entre a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Projecto Global do Fundo ONG - Componente Ambiental, lançado pela "eea-grants - Mecanismo Financeiro Norueguês".
Na escola estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Lisboa e da FPCUB, que apresentaram aos alunos o projecto e ensinaram como utilizar as recentes ciclovias, mostrando os percursos existentes e apresentando algumas regras para se deslocarem em segurança.
Os representantes da CML e da FPCUB salientaram ainda que a bicicleta é um meio de transporte saudável, não poluente e barato, o que o torna no meio de transporte ideal para estudantes. Para além disso, com a construção de ciclovias por toda a cidade é cada vez mais fácil a deslocação dos ciclistas.
Vão ainda ser implementados em Benfica quiosques com sistema de bicicletas partilhadas, semelhantes aos presentes noutros locais do país, para o usufruto da sua população.

Com a tua "Bicla" chegas mais longe

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e a Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Ambiente e Espaços Verdes, organizaram a 17 de Setembro de 2010, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, uma palestra sobre como tornar a bicicleta o nosso meio de transporte. A conferência apresentou o projecto «Benfica Ciclável», em que o objectivo é sensibilizar os alunos a aderir a esta nova iniciativa.
O projecto da FPCUB promove os jovens a aventurarem-se pelas ruas de Lisboa na sua “Bicla”, de modo a sustentabilizar e rentabilizar o nosso planeta, para isto foram concebidos circuitos de passagem de bicicletas, e já se pensa vir a construir parques de estacionamento próprios para bicicletas.
Qualquer pessoa pode contribuir para um mundo melhor, basta pedalar!
De Oficina de Multimédia

FPCUB a sensibilizar escolas

No dia 17 de Setembro pelas 10 horas na Escola Secundária José Gomes Ferreira, teve lugar uma visita da FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta) com o objectivo de sensibilizar os jovens desta escola a utilizarem frequentemente as bicicletas.
Nesta visita da FPCUB, com o apoio de apresentações em Power Point trataram se vários temas, como o porquê de optarmos pela utilização da bicicleta e as suas vantagens, a segurança dos ciclistas e onde e como podemos estacionar as bicicletas em segurança, as medidas de segurança que cada um deve tomar ao circular de bicicleta na via publica, as várias ciclovias disponíveis na cidade de Lisboa e também as que estão em construção

De fotos FPCUB

Alunos sobre Rodas

From Bicicletas

A Escola Secundária José Gomes ferreira, no passado dia 17 de Setembro, foi a anfitriã de uma palestra oferecida pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB). No anfiteatro, cerca de 100 alunos do 12º ano assistiram a uma apresentação que teve como objectivo sensibilizar o auditório para o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade de Lisboa.
Num clima de ligeira agitação, alguns representantes da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e da FPCUB enunciaram as vantagens do uso da bicicleta, sendo as três palavras de ordem BARATO, SEGURO e ECONÓMICO.
A representante da CML revelou quais os planos da autarquia para promover esta medida, os quais passam pela construção de ciclovias por toda a cidade, assim como postos de aluguer de bicicletas espalhados por Lisboa, esta última uma iniciativa da EMEL (Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa).
Os mandatários da FPCUB focaram a sua apresentação nas precauções a ter de modo a ser possível circular com segurança (tendo até proposto um curso de condução de bicicletas), assim como algumas medidas de protecção e manutenção deste veículo.
No final o Director da ESJGF, Manuel Esperança, agradeceu aos convidados e anunciou a renovação do parque de estacionamento já existente, de modo a que este reúna as condições para albergar este meio de transporte.
Embora os alunos tenham aderido à conferência, é ainda cedo para concluir se esta irá ter efeitos práticos.
André Rocha e Pedro Roque Domingues
12º 5ª

Bicicletas Exemplo

Palestra da FPCUB no anfiteatro da ESJGF

From Bicicletas

De Bicla por Lisboa

No passado dia 17 de Setembro, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB), em equipa com um membro da Câmara Municipal de Lisboa, organizou uma palestra na Escola Secundária José Gomes Ferreira, sendo abordado o tema da utilização da bicicleta em áreas urbanas, tendo como objectivo a sensibilização dos alunos quanto a esta questão.
Foram apresentados vários benefícios do uso da bicicleta, e algumas medidas de segurança. O projecto de aluguer de bicicletas na cidade de Lisboa foi também discutido, sendo revelados os pontos da cidade onde as bicicletas públicas estarão disponíveis.
A FPCUB apresentou Amesterdão como um exemplo a seguir, visto que a cidade holandesa tem como principal meio de transporte a bicicleta. Com o slogan "De Bicla para a Escola", a apresentação da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta foi bem aceite pelos alunos da escola secundária.


De OMb

Pedalar para estudar


No dia 17 de Setembro os alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira foram assistir a uma palestra organizada pela FPCUB, cujo título era “Vai de bicla para a escola”. Esta apresentação tinha como objectivo de incentivar os alunos para irem para a escola de bicicleta por ser um veículo muito seguro, económico e benéfico para a saúde. Nesta palestra os organizadores deram-nos uma pequena explicação sobre como devemos utilizar este mesmo veículo, ou seja, as suas regras de segurança e como devemos circular na estrada de forma prudente e responsável. Também nos explicaram as diversas vantagens que temos através do uso das bicicletas, que são a rapidez, flexibilidade, facilidade em estacionar, economia e saúde (exercício físico enquanto se pedala). Concluíndo, esta palestra organizada pela FPCUB serviu para mostrar aos alunos qual é o papel da bicicleta na mobilidade urbana, no ambiente e na saúde.

Maria Ogando, Tiago Campos

FPCUB


            No passado dia 17, assistimos a uma palestra desenvolvida pela FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta), no anfiteatro da respectiva escola que frequentamos, Escola Secundária José Gomes Ferreira. Entre muitas recomendações e informações foi-nos incitado o uso mais frequente da bicicleta, não só como actividade de lazer como também meio de transporte devido à sua segurança e ao facto de não poluir o meio ambiente.
A palestra revelou-se bastante acessível e interessante, embora os alunos não tivessem tirado grande proveito da mesma. Segundo a informação fornecida, a cidade de Lisboa contém ciclo-vias seguras e bem distribuídas e o uso da bicicleta é igualmente seguro, económico, divertido, saudável e, principalmente, ecológico.

Carolina L. e Maria R.