Pesquisar aqui

sábado, 12 de dezembro de 2020

A Wacom revelou que está a trabalhar num novo stylus especificamente para utilizadores de VR

A Wacom revelou que está a trabalhar num novo stylus especificamente para utilizadores de VR, permitindo-lhes criar desenhos 3D mais precisos e matizados em VR.

A caneta Wacom VR está actualmente em desenvolvimento e ainda não está disponível para os consumidores - de facto, de momento, só está listada no site Wacom for Developers. Enquanto a caneta se aproxima de um produto final, a Wacom está provavelmente apenas a tentar sensibilizar os criadores para o stylus, na esperança de que eles possam implementar apoio para o mesmo no lançamento.
Wacom descreve o dispositivo como "um controlador de stylus sensível à pressão (caneta VR), com sistema de rastreio, concebido para profissionais criativos ... perfeito para idealizar, esboçar e desenhar no espaço VR, e suporta o fluxo de trabalho contínuo entre 2D e 3D (VR)".

Parece visualmente semelhante a outras canetas Wacom, excepto com um cilindro grande empurrado através do meio. Este cilindro oferece presumivelmente um suporte mais ergonómico e proporciona uma maior aderência e controlo sobre o movimento ao utilizar a caneta em VR, dado que não há nenhum objecto físico em que se apoie enquanto a utiliza. Tem também um mostrador ajustável no topo, o que presumivelmente lhe dá uma forma rápida de ajustar as definições da caneta.


A caneta oferecerá uma ponta sensível à pressão, que mudará a espessura do traço, e oferecerá também suporte para utilização com comprimidos Wacom existentes. As pastilhas também podem ser utilizadas em VR, pelo que se pode alternar entre uma combinação de desenho 3D e anotações ou desenhos 2D feitos com a pastilha.

Irá também utilizar um sistema de seguimento independente que "funciona com os principais ecrãs montados na cabeça". Não há mais nenhuma palavra a que os auscultadores Wacom se possam referir, e o único gráfico para o sistema de rastreio é um desenho tipo patente com 3 câmaras.

Este também não é o primeiro estilete VR - vimos um produto semelhante da Logitech no ano passado, chamado "VR Ink".

Pode ler mais sobre a caneta Wacom VR no site Wacom for Developers.



PT lança a primeira app para ver televisão em realidade virtual

A PT anunciou o lançamento de uma app que permite aos utilizadores ver televisão através de óculos de realidade virtual. A MEO Go VR é a primeira aplicação para ver TV em realidade virtual lançada por um operador português.

Os utilizadores que tenham o serviço MEO Go vão ter a possibilidade de ficar completamente imergidos num ambiente virtual, em 360º, para assistirem a conteúdos feitos especificamente para este suporte. A nova aplicação está disponível apenas para os óculos de realidade virtual da Samsung, os Gear VR, e conta com o apoio da SIC, FTV, Clubbing, História e Sci-Fy.Para os conteúdos “normais” – que não estão preparados para serem vistos em 360º – a MEO criou uma sala de estar virtual, com um ecrã grande, onde se pode assistir aos conteúdos tradicionais.



O desenvolvimento desta solução contou com a participação de várias equipas internas, incluindo a Altice Labs, o centro de Inovação do grupo Altice, e de um parceiro português, a agência Gema Digital, especialista na criação de projetos digitais e tecnológicos, na área da realidade virtual, experiências 4D, realidade aumentada, videomapping, jogos interativos, etc.Além da limitação de ser, até ao momento, apenas compatível com os óculos da Samsung, o consumidor também só conseguirá usufruir do serviço se tiver um equipamento compatível: Galaxy S8, S8 Plus, S7, S7 Edge, S6, S6 Edge e S6 Edge Plus.


Como regar o seu jardim eficientemente

Rachio é um sistema de controlo de rega inovador, este poupa água e eletricidade agendando a hora de regar baseada num algoritmo complexo, na temperatura e a precipitação. Este é compatível com muitas assistentes pessoas como a siri e a alexa.

ecoobe3

O ecobee3 é uma termostato wireless para casas inteligentes, este quando tem acesso á informação recebida de sensores espalhados pela casa, ajusta os seus settings para maior conforto e poupança. Este aparelho pode ser controlado por um smartphone e é compatível com a echo e outras assistentes pessoais.

Segurança privada

A google next cam indoor é uma câmara de segurança privada, esta tem a capacidade de captar imagem com visão noturna, captar áudio e emitir áudio, para além disso também envia um alerta para o dono através de notificações no telemóvel e imagens por mail.

"Phone Phishing" ou "Vishing"

Nas tentativas de phishing por telefone, por vezes chamado de phishing por voz ou "vishing
", o "phisher" efetua uma chamada telefónica, alegando representar o seu banco local, a polícia ou, mesmo, os serviços de Finanças. De seguida, assustam-no com um qualquer tipo de problema e insistem que deverá resolvê-lo imediatamente através do fornecimento dos seus dados bancários ou do pagamento de uma multa. Normalmente, solicitam-lhe que efetue o pagamento através de uma transferência eletrónica ou de cartões pré-pagos, pelo que é impossível identificá-los.


link: https://pt.malwarebytes.com/phishing/

Usas o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominares este editor ihih - 3

#9 – Pesquisar em vários ficheiros

Precisa de realizar uma pesquisa em vários ficheiros que estão abertos no VSC? O editor tem tal funcionalidade. Usando as teclas de atalho Ctrl + F o utilizador realiza uma pesquisa no ficheiro atual. Para pesquisar em vários ficheiros usem o atalho Ctrl + Shift + F.

Usa o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominar este editor

Usas o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominares este editor ihih - 2

#7 – Comentar um bloco de código

Caso pretendam comentar um bloco de código o VSC também permite. Para isso basta selecionar o que pretendemos comentar e usar as teclas CTRL + K. EM seguida devem usar o atalho CTRL + C. Para descomentar façam Ctrl+K e depois Ctrl+U.

Usa o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominar este editor

Usas o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominares este editor ihih - 1

#6 – Acesso ao terminal do sistema

Sabia que através do Visual Studio Code (VSC) pode ter acesso direto ao terminal? É verdade… e é fácil! Esta funcionalidade é extremamente útil quando precisamos de executar ou analisar a nossa aplicação/serviço na linha de comandos.

Para aceder ao terminal via VSC basta, por exemplo, selecionar um diretório ou um ficheiro, clicar com o botão do lado direito do rato e depois escolher a opção “Open in Terminal“.

Usa o Visual Studio Code? Mais 5 super dicas para dominar este editor

Plugin de Imagens

  Muitas vezes, apesar de haver uma grande variedade de blocos, não é possível representar tudo o que se pretende. Para fazer uma melhor representação da realidade é preciso recorrer à utilização de fotografias dentro do prórpio minecraft. Para o fazer é preciso usar o sistema de inserção de fotografias do FramePicture

  O que o FramePicture faz é passar para um quadro os pixeis de uma imagem, tornando, assim, possível a representação de imagens dentro do minecraft. Este sistema é muito usado para colocar textos explicativos. Uma vez que é muito dificil colocar textos visiveis para todos de alguma outra forma.

Plugin de cidadãos

  Os NPC's existem nos vídeo jogos há bastante tempo. No Minecraft, através de sistemas de plugins, é possível criar diversos NPC's. Este sistema é muito interessante porque torna tudo muito mais interativo. Por exemplo, em vez de ser preciso usar um comando para abrir um menu, pode usar-se o método de carregar nos NPC's. Este sistema pode ser encontrado no Citizens.


  Este plugin oferece a possibilidade de criar e modificar NPC's. Também permite mudar a sua aparência, tal como o seu nome e permite ainda alterar a forma de como eles agem, por exemplo como se deslocam, o que dizem ou até mesmo os itens que usam...


Plugin de Chat

  A comunicação é fundamental e existe em todo o lado hoje em dia. No minecraft, o metodo de comunicação mais comum é a utilização do chat. No entanto, o chat do minecraft permite apenas a comunicação com todos os jogadores presentes no mesmo servidor simultaneamente. Por esse motivo é preciso usar sistemas para dar mais opções de comunicação aos jogadores. Este sistema pode ser encontrado no LegendChat.
  O LegendChat permite aos jogadores decidirem se querem falar com todo o servidor ou apenas com aqueles que estão próximos, e até falar exclusivamente com um só jogador. Permite também a criação de outros tipos de chat, por exemplo um chat exclusivo para membros da staff.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Porsche recorre á Realidade Virtual

A preparar o seu primeiro desportivo 100% eléctrico, a Porsche quer que os seus clientes (e empregados) conheçam bem a tecnologia na base do Mission E. Razão pela qual recorreu à Realidade Virtual.

Com a apresentação da versão de produção agendada para o final de 2019 e a entrega das primeiras unidades prevista para o ano seguinte, 2020, a Porsche decidiu começar já a educar os seus clientes para o primeiro desportivo 100% elétrico da marca de Estugarda – o Mission E. Motivo pelo qual optou por recorrer à Realidade Virtual, não só para mostrar ao futuros proprietários do modelo a tecnologia que está na base do automóvel, mas também para treinar os seus empregados para aquilo com que terão de lidar . A  Porsche decidiu criar uma nova aplicação, que pode ser usada com recurso a um mero Smartphone, a qual desvenda o desportivo elétrico, através da Realidade Virtual.Esta tecnologia permite mostrar ao utilizador não só detalhes do exterior e interior do coupé desportivo elétrico de quatro portas, como também a aerodinâmica do veículo, através de uma animação explicativa.

A par destas sessões de esclarecimento aos clientes, a Porsche está a utilizar a mesma tecnologia para dar formação aos seus empregados, sobre o Mission E. Neste caso em particular, recorrendo não a um Smartphone, mas sim a óculos de Realidade Virtual. Com este equipamento, o empregado pode participar numa espécie de workshop, interagindo virtualmente com o carro, ao mesmo tempo que o próprio sistema o vai ensinando sobre a melhor forma de atuar no veículo.

                                  



Recorrendo a esta nova tecnologia de formação, os funcionários da Porsche podem, por exemplo, não só conhecer todas as especificidades do sistema de alta voltagem que está na base do carro, como até mesmo treinar a reparação das baterias, sem o perigo de acabarem eletrocutados.

“A Realidade Virtual oferece possibilidades infindáveis em termos de formação, relativamente aos sistemas e funções que atualmente fazem parte dos veículos”, defende a marca de desportivos, num comunicado onde realça que, “ao utilizar uns simples óculos de Realidade Virtual, o funcionário pode, por exemplo, visualizar todo o sistema elétrico, que não seria possível ver na totalidade num veículo real”.




Outra vantagem, acrescenta o fabricante, “é o facto de os empregados poderem aprender a realizar operações de manutenção delicadas ou com algum grau de perigo, de forma virtual, sem qualquer risco”. Ainda assim, a Porsche reconhece que o treino com recurso a realidade virtual não é suficiente para substituir a aprendizagem em veículos reais. Mas, “não deixa de ser um excelente ponto de partida”.



Apple compra startup especializada em eventos de realidade virtual

A Apple comprou a NextVR, uma startup especializada em experiências de realidade virtual, como transmissão de concertos e eventos desportivos.

Atualmente, empresas como o Facebook, através dos dispositivos de realidade virtual da Oculus, e a Microsoft, através de dispositivos de realidade aumentada como o Hololens, já vendem óculos deste tipo. Outras empresas, como a Lenovo ou a Sony, através da PlayStation, têm também investido neste mercado. Numa altura de pandemia que leva a alturas de confinamento, estas tecnologias que permitem evitar o contacto social direto podem começar a crescer.

Com a compra da NextVr, resta saber quais serão os possíveis dispositivos da Apple. O MacRumors, outro site especializado em notícias da Apple diz que a empresa tem “uma equipa de centenas de funcionários” a trabalhar em projetos de realidade aumentada e virtual. O mesmo site lembra que, em 2019, a Apple registou uma patente para uns possíveis “Apple Glasses”.




A gigante tecnológica norte-americana Apple, responsável por produtos como o iPhone ou os MacBook, comprou a startup NextVR, uma empresa especializada realidade virtual. De acordo com a Bloomberg, que revelou a compra, esta aquisição vai ajudar a Apple a desenvolver uns óculos próprios de realidade virtual.

Como refere o 9to5Mac, “não é segredo que a Apple tem planos ambiciosos para realidade aumentada (RA) e para uns óculos” com esta tecnologia. O conceito de a realidade aumentada (RA) é diferente do de realidade virtual, mas utilizam muito da mesma tecnologia. O que esta inovação faz é permitir que ao utilizador adicionar e manipular objetos ao mundo real vistos através de óculos. É como colocarmos hologramas na nossa sala de estar. Já a realidade virtual permite ao utilizador entrar completamente num mundo digital. Contudo, e explicando de maneira simples, quem queria estes conteúdos pode aplicá-lo em dispositivos que utilizam os dois conceitos.


Linguagens de Programação: Entrada 16 - GitHub em maior detalhe (3)

Bem, como prometido no ultimo post, estou aqui para clarificar o que é o Repositório, Branch, e o Pull Request.


Repositório

Repositório, ou repo, é um diretório onde os arquivos do teu projeto ficam armazenados. Ele pode ficar em um depósito do GitHub ou no teu computador. Podes armazenar códigos, imagens, áudios, ou qualquer outra coisa relacionada ao projeto no diretório.


Branch

Branch é uma cópia do diretório. Ponto. Podes usar o branch para desenvolver separadamente do teu projeto principal.

Trabalhar num branch não irá afetar o repositório central ou outros branches. Depois de finalizar o trabalho podes combinar o teu branch isolado com outros branches através de uma merge. Para combinar o branch isolado ao repositório central utiliza-se o Pull Request.

Pull Request

Efetuar um Pull Request significa informar outras pessoas que  vais implementar as mudanças criadas no teu branch ao repositório principal. Os colaboradores do repositório podem aceitar ou negar a Pull Request. Ao abrir um Pull Request podes rever e discutir o teu trabalho com outros colaboradores.

Segue os os passos abaixo para criar uma Pull Request no GitHub:

  • Navegue até o repositório e encontre o menu branch.
  • No menu branch, selecione o branch que contém o seu trabalho.
  • Clique em New pull request ao lado do menu branch.
  • Coloque o título e a descrição da Pull Request.
  • Clique no botão Create pull request.
Mais fácil que isto não há!




Até á proxima!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Compatibilidade dos jogos PS4 na PS5 vai ser muito complicada!

    Segundo novas informações a Sony disse aos programadores de jogos PS4 que qualquer título que seja submetido para autenticação terá de ser totalmente compatível com consolas PS5. Esta compatibilidade PS4 e PS5 ainda vai dar muito que falar!
    Esta regra entra em vigor no dia 13 de Julho. Isto significa que a partir de meio de Julho todos os jogos que forem criados para a PS4 já deverão funcionar na PS5. Mas e os milhares de títulos que já existiam?

    A Sony lançou recentemente um documento no site oficial para parceiros. O documento detalha o que os programadores devem ter em conta para os jogos passaram no teste de compatibilidade de hardware da PS5. Esta opção foi adicionada à nova versão do kit de desenvolvimento de software PS4 no final de abril deste ano. A Sony disse aos programadores que os vai contactar para fornecer informações sobre como testar a compatibilidade da PS5.


Android Auto é criticado por problemas de compreensão

Integrado com o Google Assistente, o sistema operacional Android Auto permite que os usuários acessem por comandos de voz as principais funcionalidades presentes no smartphone, como streaming de música e aplicativos de mapas sem tirar as mãos do volante. Porém, diversos usuários do sistema revelaram estar com problemas em usar os comandos de voz para configurar o GPS. Concorrente direto do Apple Carplay, o Android Auto busca tornar a navegação mais fácil para o motorista, basta que ele diga “OK, Google, navegue até [endereço]” e o Google Assistant já irá traçar a rota.  No entanto, de acordo com as reclamações dos usuários, o Google Assistant não compreende para onde o motorista deseja ir. 

Apesar da atualização de reparo já ter sido disponibilizada no inicio de novembro, as pessoas apontam que os problemas ainda não foram corrigidos.

Ao usar o comando de voz com o Google Maps, costumava ser capaz de dizer ‘Starbucks’, por exemplo, e ele mostrava o Starbucks mais próximo, mas agora diz, ‘Erro’.



Como jogar Doom Eternal [Guia para Iniciantes]

Doom Eternal é a mais recente aventura da clássica franquia de FPS da id Software, que entrou no Xbox Game Pass em outubro de 2020. O jogo traz nosso velho amigo Doom Slayer, desta vez tendo que livrar a Terra de uma invasão demoníaca. Saiba como jogar Doom Eternal a seguir.

Google anuncia pacote de novidades para Android no Gboard, Nearby Share e mais

A primeira novidade é  quantidade de emojis que podem ser misturados. Antes limitados em centenas de combinações, agora podem ser mais de 14 mil . A ideia é a seguinte: você escolhe um sorriso e depois coloca um boneco de neve, então o GBoard faz o boneco de neve sorrir.
A segunda será transformar livros digitais em audiolivros. A narração é criada de forma automática. Já a terceira coloca o Voice access que já está no Android 11, para todos os usuários com aparelhos rodando ao menos o Android 6 Marshmallow.


Android 11 na série Oneplus 7 só em 2021

Android 11 nos equipamentos da OnePlus chama-se OxygenOS 11. A empresa já disponibilizou essa versão para os equipamentos da série Oneplus 8, e o Oneplus 8T já saiu de fábrica com esse sistema operativo.

Naturalmente, as baterias agora estão apontadas para os dispositivos da série OnePlus 7, já que eles serão os próximos a receber a tão esperada actualização.

Existiam informações que davam conta de que a actualização para o equipamento em questão deveria chegar ainda durante o ano de 2020, no entanto, as informações oficiais mais recentes negam essa possibilidade.

A informação vem de um moderador do fórum oficial da Oneplus que afirma que o Android 11 só chegará aos equipamentos da série Oneplus 7 no próximo ano.



Chaves digitais de jogos e software ficam mais económicas nas plataformas especializadas

Ninguém pensaria que comprar chaves digitais de jogos e software poderia ficar mais económico através da web. E mais ainda acessível se pensarmos no Windows ou no Office, nas suas várias versões. Então, quer esteja à procura de uma forma barata de construir um novo computador, ou apenas queira atualizar a versão antiga do Office, este artigo é para si!

Os preços oferecidos pela Godeal24.com, já de si baratos, vão dar ainda mais desconto extra de até 88%. Imperdível.


Esquemas nigerianos


Fraude nigeriana é uma forma de fraude realizada, principalmente por correio eletrônico, onde o fraudador tenta convencer o fraudado a pagar quantias cada vez maiores em busca de obter um ganho ainda maior no final.

A origem do nome deve-se à popularidade desta prática na Nigéria no começo dos anos 1980, quando a economia à base do petróleo entrou em declínio. Consta no Código Penal da Nigéria como Artigo 419, no Capitulo 38 sobre a "obtenção de bens sob falsas pretensões". 

link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fraude_nigeriana

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Linguagens de Programação: Entrada 15 - GitHub em maior detalhe (2)

O Que é Hub?





Se o Git é o coração do GitHub, então o Hub é a alma. O hub de GitHub é o que torna uma linha de comando, como o Git, a maior rede social para desenvolvedores do mundo.
Além de contribuir em projetos específicos, o GitHub permite a socialização com pessoas que possuem os mesmos interesses que você. Você pode seguir pessoas e acompanhar o que fazem ou com quem se comunicam.
Agora vamos mostrar um pouco de como usar o GitHub e suas características.
Existem umas características muito peculiares, que o tornam único, certamente. São essas características: Repositório, Branch, Pull Request,
Nos próximos posts irei tentar descrever e explicar o que é cada uma dessas características.
Fiquem bem e seguros!





segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Linguagens de Programação: Entrada 14 - GitHub em maior detalhe

Bom dia!

    Para melhor entendermos o que é o GitHub, irei desmanchar a palavra e interpretar as duas palavras que lhe deram origem.






O Que é Git?

    Agora que você sabe o que é GitHub, temos que entender que o Git é o coração do GitHub. Git é um sistema de controlo de versão desenvolvido por Linus Torvalds (o criador do Linux).

O que é um sistema de controlo de versão?

    Sempre que desenvolvedores criam um novo projeto eles continuam criando atualizações no código base. Mesmo depois de o projeto ser lançado é comum a atualização de versões, correção de bugs, adição de novas ferramentas, etc.
    O sistema de controle de versão ajuda a acompanhar as mudanças feitas no código base. E mais, ele também registra quem efetuou a mudança e permite a restauração do código removido ou modificado.
    Não há códigos sobrescritos uma vez que o Git salva múltiplas cópias no repositório.

domingo, 6 de dezembro de 2020

Ficheiro RAW

O ficheiro RAW é um ficheiro que não tem nenhum tipo de compressão ou seja a imagem tem todos os dados que foram captados pela câmara diferente de o JPEG que comprime os tons de cor deixando a imagem mais rápida. A diferença dos tamanhos ficheiro está em cerca de 10 vezes o se um JPEG tem 5 MB o RAW tem cerca de 48 sendo assim um ficheiro excelente para captar tudo como estava exatamente na imagem a única desvantagem é o tamanho do ficheiro.


A surpresa da AMD - Radeon RX 6800

Voltemos então à componente gráfica dos computadores, mas continuemos na AMD. Como é já hábito, começemos pela placa gráfica mais barata desta nova microarquitetura da AMD, com o Radeon RX 6800, que tem nos seus modelos mais baratos está por cerca de 650 aos 700 euros, preço fora do alcance de muitas carteiras.


Com 60 compute units e com 16GB de memória RAM de vídeo, e com um TDP de cerca de 250W, este é uma placa gráfica que compete algures entre a RTX 3070 e a RTX 3080, por isso seria de esperar pelo menos uma performance entre essas duas placas gráficas.

E os resultados são algo confusos, mas que indicam para esses lados de performance.


Com o SAM (que foi mencionado numa entrada anterior), a performance parece realmente estar entre a RTX 3070 e 3080, mas sem o SAM a performance é reduzido um pouco, ficando algo aquém da 3070 pelo preço. Também é de mencionar que a AMD ainda perde na área do raytracing, pois ainda não tem o suporte nativo do mesmo, enquanto que a Nvidia já vai na sua segunda geração com esta nova tecnologia.

De qualquer forma, é algo bastante bem-vindo por parte da AMD, pois introduz a competição que faltava já há mais de 5 anos na área dos GPU's, e apesar de ter um preço altíssimo, como todas estas placas gráficas em comparação, esperemos no futuro por uma maior competição também nas gamas médias e baixas pela AMD.



O tiro final à Intel: AMD Ryzen 9 5950X

E chegamos ao topo da cadeia dos novos processadores da AMD, o Ryzen 9 5950X. É um processador algo peculiar, pois não há nada que realmente esteja em comparação com este processador. Primeiro, o seu preço, que em Portugal está à venda por 840€, preço mais alto do que certos computadores competos de gama baixa-média.


É um processador que talvez se assemelhe mais com a gama Threadripper, que se foca no que o 5950X também foca, aplicações intensivas no processador. Com 16 núcleos e 32 threads, é o maior número do núcleos alguma vez visto na gama Ryzen.
Como podemos ver no gráfico abaixo, é um processador excelente para quem precisa das aplicações que são bastante intensivas no processador, como o Blender, aplicação de animação, e aí vê-se realmente o poder dos 16 núcleos.


Este é um processador bastante caro e que não interessa à grande maioria das pessoas não só pelo preço, mas porque não traz assim tanto custo-benefício apesar do preço, e quem realmente beneficia a sério deste tipo de processador, como pessoas que fazem animações ou editam vídeos ou precisam de grande poder computacional, uma ínfima parte do que já é uma ínfima parte de quem quer um PC.

Impressão 3D (introdução) - Basics[Camadas]

A impressão 3d é extremamente precisa ao ponto de poder chegar aos 0.12 mm (para a Creality ender 3 que é uma das melhores qualidade/preço das impressoras 3d custando no máximo 200€), isso significa que cada camada tem uma altura de 0.12mm tornando os "Layers" (camadas) indistintas, como podemos observar na imagem:





Porem quanto maior for a precisão, maior o tempo de impressão. [Regra]


O que é CGI?

Ao nível mais básico, CGI (Computer-Generated Imagery) é a criação de conteúdos visuais estáticos ou animados com software informático. CGI refere-se mais frequentemente à computação gráfica 3D utilizada para criar personagens, cenas e efeitos especiais em filmes, televisão e jogos. A tecnologia é também utilizada em tudo, desde publicidade, arquitectura, engenharia, realidade virtual e até arte.

O CGI é amplamente utilizado hoje em dia porque é frequentemente mais barato do que os métodos físicos que dependem da criação de miniaturas elaboradas, contratação de extras para cenas de multidão, e mais comumente para quando simplesmente não é seguro ou humanamente possível criar o visual.

O CGI é criado usando uma série de métodos diferentes. O uso de algoritmos pode produzir padrões fractais complexos. Os editores de imagem 2D baseados em pixels podem criar formas vectoriais. O software gráfico 3D pode criar tudo para formas primitivas simples a formas complexas feitas a partir de triângulos e quadrangles planos. O software 3D pode até simular a forma como a luz reage a uma superfície e gerar efeitos de partículas.

Onde o CGI começa a ficar realmente excitante é quando as imagens geradas por computador são dispostas em filmagens digitais utilizando uma técnica conhecida como composição. Esta técnica está a tornar-se mais familiar para as pessoas, tantas vezes referida como ecrã verde.






SuperBattery - Entrada 3/Semana 30 Nov. - 6 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        SuperBattery

    A SuperBattery é um tipo de baterias inovador que promete resolver alguns dos problemas que as baterias dos carros elétricos possuem. Problemas como o "vício" que surge após uma elevado número de carregamentos, longos períodos de recarga. Estas baterias foram desenvolvidas pela Skeleton Technologies e pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. Como afirma o jornal "Razão Automóvel":
"Aproveitando a sua experiência no campo do armazenamento de energia em ultracapacitores (ou supercapacitores) à base de grafeno, a Skeleton Technologies desenvolveu a SuperBattery, uma bateria que, de acordo com os seus criadores recarrega em… 15 segundos!"

    Estas baterias prometem aguentar milhares e milhares de ciclos de recarga sem se degradarem e, deste modo, sem ficarem "viciadas". 

Fontes:

https://www.razaoautomovel.com/2020/09/supperbattery-bateria-carrega-segundos (consultado a 6/12/2020)

https://www.azom.com/images/Article_Images/ImageForArticle_19711_16020634720709474.png (URL da Imagem, consultado a 6/12/2020)




"Dispositivo Hans" nos desportos motorizados - Entrada 2/Semana 30 Nov. - 6 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        "Dispositivo Hans" nos desportos motorizados

    O dispositivo Hans, ou "Hans device" (hands and neck support) é um dispositivo de segurança que previne lesões na coluna, pescoço e cabeça do piloto aquando de um impacto. Vários pilotos em todas as modalidades do desporto motorizado morreram devido a este tipo de lesões. Neste momento, é um dispositivo que é obrigatório em todas as grandes variantes do desporto e um elemento essencial à segurança dos pilotos. Foi introduzido inicialmente na década de 90, tendo o conceito sido pensado já na década anterior. 
Constituição do Sistema Hans (imagem retirada da Wikipédia)

Função do dispositivo Hans

Fontes: 
https://en.wikipedia.org/wiki/HANS_device (consultado a 6/12/2020)
https://hips.hearstapps.com/hmg-prod/amv-prod-cad-assets/images/12q1/435356/the-physics-of-how-the-hans-device-saves-lives-feature-car-and-driver-photo-435435-s-original.jpg (link da imagem, consultado a 6/12/2020)


Halo na Fórmula 1 - Entrada 1/Semana 30 Nov. - 6 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Halo na Fórmula 1

   O halo é um dispositivo de segurança que envolve a parte superior do cockpit, introduzido e normalizado nos carros de F1 com o intuito de proteger a cabeça do piloto contra possíveis impactos de objetos. A sua estrutura é de titânio e consegue suster uma carga de 12 toneladas, apesar de apenas pesar 7 Kg. É assim um dos componentes mais sólidos e resistentes de um carro da modalidade.


    A introdução deste dispositivo esteve mais uma vez justificada no passado fim-de-semana, no GP do Bahrain. O piloto francês Romain Grosjean sofreu um enorme acidente, e viu o seu carro "partido em dois". Um acidente que resultou num enorme incêndio e por pouco não se tornou numa tragédia ainda maior, uma vez que o piloto conseguiu escapar sem grandes fraturas, apenas com as suas mãos queimadas. O piloto após ser internado no hospital disse, num vídeo que postou no twitter:
“Olá a todos! Só quero dizer que estou ok, ou como se estivesse ok [olhando para os dedos das mãos, todos eles ligados e com os braços suspensos]. Obrigado por todas as mensagens. Há uns anos não era a favor do halo mas penso que foi a maior coisa que conseguimos introduzir na Fórmula 1 e sem isso não estaria a falar com vocês hoje. Muito obrigado, obrigado a todo o staff médico no circuito e no hospital e espero que em breve vos consiga escrever algumas mensagens para dizer como estão as coisas” 

O estado em que ficou o carro do piloto Romain Grosjean


   
Como o próprio piloto afirmou, se o halo não tivesse sido inventado, a tragédia provavelmente seria muito maior, e o resultado final teria sido bastante diferente.

Fontes:https://observador.pt/2020/11/29/grosjean-nao-era-a-favor-do-halo-mas-admite-que-foi-maior-introducao-na-formula-1-sem-isso-nao-estaria-a-falar-com-voces-hoje/(Depoimento do piloto e tradução, consultado a 6/12/2020)

https://www.youtube.com/watch?v=3-3gIAkYEX8 (Vídeo da função do halo, consultado a 6/12/2020)

https://www.youtube.com/watch?v=ZQ7_En2xEm4 (Vídeo do acidente, consultado a 6/12/2020)


Linguagens de Programação: Entrada 13 - Um auxiliar ao Python

GitHub








O que é o GitHub


GitHub é um sistema de gerenciamento de projetos e versões de códigos, uma espécie de uma de rede social criado para desenvolvedores, e mais importante de tudo, open-source!

Mas para que o GitHub é utilizado? Entre outras coisas, ele permite que trabalhes em projetos colaborativos com desenvolvedores de todo o mundo, planeie os seus projetos e acompanhe o trabalho.

O GitHub também é um dos maiores depósitos online de trabalho colaborativo do mundo.


O GitHub não serve apenas para o Python, mas como referi antes, para todos os tipos de desenvolvedores. Até me baseei no meu código para o meu autómato, num que retirei do GitHub!

Foi desenvolvida por um senhor chamado Linus Torvalds, e, quem foi este individuo?
Foi precisamente quem inventou e desenolveu o sistema operativo Linux!

Houve um colega meu que já falou neste tema também!! Se quiserem ir lá ver aqui está o link


Espero que tenhma ostado deste post, haverá mais a explicar em maior detalhe esta aplicação tão interessante que é o GitHub!

Plugin de Spawners

  Uma das formas que os servidores usam para os jogadores conseguirem dinheiro é através de spawners de monstros. No entanto, não é possível pelo minecraft vanilla arranjar spawners de todos os tipos. Para tornar possível e fácil esta tarefa usa-se o sistema do SilkSpawners.


  O SilkSpawners é um plugin que veio para remodelar a forma como se usam os spawners. Tornando possível colocá-los e tirá-los do chão e até modificar o tipo de monstros que o spawner faz nascer.


Plugin de Vendas de Aldeões

  Os aldeões trazem com eles uma funcionalidade muito interessante: as trocas. Através do menu de trocas de cada aldeão é possível modificar esse menu para se fazerem trocas costumizadas. O plugin que traz essa funcionalidade chama-se Shopkeepers e é muito fácil de usar.


  Para configurar este plugin não é preciso competências muito avanaçadas sobre plugins no geral. Até porque a configuração é feita dentro do jogo em cada aldeão, através de um menu. É muito intuitivo e facilmente se chega ao resultado desejado. 


Plugin de Proteção

  Desde sempre foi preciso garantir que as atividades dos jogadores fossem restringidas para cada região dentro de um mundo. Para o fazer é preciso primeiramente definir a área, e só depois disso definir o que é permitido e proibido. Este sistema pode ser encontrado no plugin WorldGuard.


  O WorldGuard é muito completo e desempenha diversas funções. Não permite apenas restringir as atividades dos jogadores, também é possível alterar condições do ambiente, por exemplo ativar ou desativar a propagação da água. Na restrição de atividades dos jogadores é possível controlar o combate entre eles e os comandos que podem usar, entre muitas outras funções.


Porque os IPhone têm pouca RAM?

Sempre que um  smartphone Android é lançado depois de um IPhone as diferenças de RAM são muito significativas tendo alguns Androids 4 vezes mais RAM que IPhones, e qual é o motivo de ter essa diferença? O motivo está no sistema operativo, sendo os sistemas operativos diferentes, o sistema iOS é mais leve e o Android mais pesado este motivo deve-se ao "garbage collector " dentro do JAVA. O que este mecanismo faz é quando um programa é lançado, este faz uma coleta de lixo do aplicativo e libera espaço.




TOR

Sem dúvida, a privacidade e o cuidado com os dados pessoais são, ou deveriam ser, um dos aspetos mais importantes para qualquer usuário ao usar qualquer meio digital – especialmente para crianças e/ou adolescentes, que devem ter a conscientização e educação necessárias para fazer um uso seguro da tecnologia. Para isso recomendo o TOR, a qualquer outro serviço de VPN.
Tor é uma rede que implementa uma técnica chamada Onion Routing, referindo-se às camadas de uma cebola, originalmente projetada para proteger as comunicações da Marinha dos Estados Unidos, mudando completamente a maneira tradicional de routing (onde uma máquina está diretamente conectada ao servidor buscado) por um sistema distribuído que garante o anonimato e a privacidade dos dados.


Olhando mais graficamente (as imagens foram tiradas do site oficial do projeto Tor), o computador do cliente pede a um servidor de endereços TOR uma lista de pontos.




A partir daí, um caminho aleatório é escolhido para acessar a página web que foi pesquisada.








Hayabusa: O fim da sua história

    Em 2019 a Hayabusa deixou de ser comercializada na Europa, devido à entrada em vigor das normas anti-poluição Euro 4 (em 2016). No entanto, durante estes 20 anos a Hayabusa foi conhecida como "a rainha da velocidade".

    Os seus 175cv de potência desenvolvidos pelo seu famoso motor quatro cilindros com 1300 centímetros cúbicos foram capaz de levar, pela primeira vez, um automóvel de duas rodas à tão esperada marca de 300km/h, ainda em 1999!

    Este "monstro" de 215kg tinha motor, velocidade e potência, no entanto alguns diziam faltar-lhe estética, não apreciavam o seu aspeto visual.  





    No entanto, quando a Suzuki era questionada em relação a este aspeto, respondia sempre da mesma forma: "Esta é uma mota esculpida pelo vento", e não estavam errados!
Todo o aspeto da Hayabusa é resultado de uma maximização da aerodinâmica da mota, de modo a conseguir alcançar a marca que era, naquela altura, imbatível.
Foi mesmo estudado, e revelado, que sem os retrovisores esta mota aumentava a sua velocidade máxima em 10km/h, tal não é o atrito do ar a estas velocidades.

    Esta mota, no entanto, pode ser comprada em segunda mão, e em bom estado, por um preço razoável de 5000€, devido ao seu significado histórico, e devido à forma como marcou muitos amantes de duas rodas.