Pesquisar aqui

domingo, 6 de dezembro de 2020

A surpresa da AMD - Radeon RX 6800

Voltemos então à componente gráfica dos computadores, mas continuemos na AMD. Como é já hábito, começemos pela placa gráfica mais barata desta nova microarquitetura da AMD, com o Radeon RX 6800, que tem nos seus modelos mais baratos está por cerca de 650 aos 700 euros, preço fora do alcance de muitas carteiras.


Com 60 compute units e com 16GB de memória RAM de vídeo, e com um TDP de cerca de 250W, este é uma placa gráfica que compete algures entre a RTX 3070 e a RTX 3080, por isso seria de esperar pelo menos uma performance entre essas duas placas gráficas.

E os resultados são algo confusos, mas que indicam para esses lados de performance.


Com o SAM (que foi mencionado numa entrada anterior), a performance parece realmente estar entre a RTX 3070 e 3080, mas sem o SAM a performance é reduzido um pouco, ficando algo aquém da 3070 pelo preço. Também é de mencionar que a AMD ainda perde na área do raytracing, pois ainda não tem o suporte nativo do mesmo, enquanto que a Nvidia já vai na sua segunda geração com esta nova tecnologia.

De qualquer forma, é algo bastante bem-vindo por parte da AMD, pois introduz a competição que faltava já há mais de 5 anos na área dos GPU's, e apesar de ter um preço altíssimo, como todas estas placas gráficas em comparação, esperemos no futuro por uma maior competição também nas gamas médias e baixas pela AMD.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.