Pesquisar aqui

domingo, 6 de dezembro de 2020

Halo na Fórmula 1 - Entrada 1/Semana 30 Nov. - 6 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Halo na Fórmula 1

   O halo é um dispositivo de segurança que envolve a parte superior do cockpit, introduzido e normalizado nos carros de F1 com o intuito de proteger a cabeça do piloto contra possíveis impactos de objetos. A sua estrutura é de titânio e consegue suster uma carga de 12 toneladas, apesar de apenas pesar 7 Kg. É assim um dos componentes mais sólidos e resistentes de um carro da modalidade.


    A introdução deste dispositivo esteve mais uma vez justificada no passado fim-de-semana, no GP do Bahrain. O piloto francês Romain Grosjean sofreu um enorme acidente, e viu o seu carro "partido em dois". Um acidente que resultou num enorme incêndio e por pouco não se tornou numa tragédia ainda maior, uma vez que o piloto conseguiu escapar sem grandes fraturas, apenas com as suas mãos queimadas. O piloto após ser internado no hospital disse, num vídeo que postou no twitter:
“Olá a todos! Só quero dizer que estou ok, ou como se estivesse ok [olhando para os dedos das mãos, todos eles ligados e com os braços suspensos]. Obrigado por todas as mensagens. Há uns anos não era a favor do halo mas penso que foi a maior coisa que conseguimos introduzir na Fórmula 1 e sem isso não estaria a falar com vocês hoje. Muito obrigado, obrigado a todo o staff médico no circuito e no hospital e espero que em breve vos consiga escrever algumas mensagens para dizer como estão as coisas” 

O estado em que ficou o carro do piloto Romain Grosjean


   
Como o próprio piloto afirmou, se o halo não tivesse sido inventado, a tragédia provavelmente seria muito maior, e o resultado final teria sido bastante diferente.

Fontes:https://observador.pt/2020/11/29/grosjean-nao-era-a-favor-do-halo-mas-admite-que-foi-maior-introducao-na-formula-1-sem-isso-nao-estaria-a-falar-com-voces-hoje/(Depoimento do piloto e tradução, consultado a 6/12/2020)

https://www.youtube.com/watch?v=3-3gIAkYEX8 (Vídeo da função do halo, consultado a 6/12/2020)

https://www.youtube.com/watch?v=ZQ7_En2xEm4 (Vídeo do acidente, consultado a 6/12/2020)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.