Pesquisar aqui

domingo, 6 de dezembro de 2020

Hayabusa: O fim da sua história

    Em 2019 a Hayabusa deixou de ser comercializada na Europa, devido à entrada em vigor das normas anti-poluição Euro 4 (em 2016). No entanto, durante estes 20 anos a Hayabusa foi conhecida como "a rainha da velocidade".

    Os seus 175cv de potência desenvolvidos pelo seu famoso motor quatro cilindros com 1300 centímetros cúbicos foram capaz de levar, pela primeira vez, um automóvel de duas rodas à tão esperada marca de 300km/h, ainda em 1999!

    Este "monstro" de 215kg tinha motor, velocidade e potência, no entanto alguns diziam faltar-lhe estética, não apreciavam o seu aspeto visual.  





    No entanto, quando a Suzuki era questionada em relação a este aspeto, respondia sempre da mesma forma: "Esta é uma mota esculpida pelo vento", e não estavam errados!
Todo o aspeto da Hayabusa é resultado de uma maximização da aerodinâmica da mota, de modo a conseguir alcançar a marca que era, naquela altura, imbatível.
Foi mesmo estudado, e revelado, que sem os retrovisores esta mota aumentava a sua velocidade máxima em 10km/h, tal não é o atrito do ar a estas velocidades.

    Esta mota, no entanto, pode ser comprada em segunda mão, e em bom estado, por um preço razoável de 5000€, devido ao seu significado histórico, e devido à forma como marcou muitos amantes de duas rodas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.