Pesquisar aqui

sábado, 1 de maio de 2021

John The Ripper Identificar Hashes

A VERMELHO ESTÃO LINHAS DE COMANDO E OUTPUTS DE TERMINAIS


Como já mencinoado anteriormente embora o John The Ripper consiga identificar os tipos dos Hashes, este demonstra ser muito incuoerente, e para obter resultados melhores utiliza-se outras ferramentas.

Pode-se utilizar um website como este:

Ou se quiserem fazer localmente podem utilizar ferramenta como o hash-identifier escrito em python:

Basta fazer o clone da repositória ou fazer o download do zip e fazer unzip.
É facil de usar esta ferramenta basta corré-la com a linha de comando:

python3 hash-id.py

que abrirá o seguine menu:

   #########################################################################
   #     __  __                     __           ______    _____           #
   #    /\ \/\ \                   /\ \         /\__  _\  /\  _ `\         #
   #    \ \ \_\ \     __      ____ \ \ \___     \/_/\ \/  \ \ \/\ \        #
   #     \ \  _  \  /'__`\   / ,__\ \ \  _ `\      \ \ \   \ \ \ \ \       #
   #      \ \ \ \ \/\ \_\ \_/\__, `\ \ \ \ \ \      \_\ \__ \ \ \_\ \      #
   #       \ \_\ \_\ \___ \_\/\____/  \ \_\ \_\     /\_____\ \ \____/      #
   #        \/_/\/_/\/__/\/_/\/___/    \/_/\/_/     \/_____/  \/___/  v1.2 #
   #                                                             By Zion3R #
   #                                                    www.Blackploit.com #
   #                                                   Root@Blackploit.com #
   #########################################################################
--------------------------------------------------
 HASH: 



E depois só é preciso colar o hash e a ferramenta mostrará que tipos de Hashes poderão ser.
Para experimentarem vou deixar um link com 5 ficheiros .txt:




John The Ripper Syntaxes

É muito fácil de perceber como o John The Ripper funciona, se a sua intenção é aprender a usar esta ferramenta como um verdadeiro profissional aconselhava a ler a documentação da ferramenta.
As syntaxes desta ferramenta são fáceis de decorar, normalmente escreve-se no terminal da aplicação:

john [opção do que se quer fazer] [caminho do ficheiro]

O John The Ripper tem uma database in-built na ferramenta que permite detetar que tipo de hash é, mas como o foco não é detetar o tipo de hash esta demonstra ser pouco coerente não acabando por funcionar sempre. Para detetar hashes existem outros tipos de ferramentas. Mas se forem capazes de detetar o tipo de Hash, podem tentar decifrá-lo logo com a seguinte syntaxe:

john --format[tipo de hash do ficheiro] --wordlist=[caminho do ficheiro da wordlist] [ficheiro]

sexta-feira, 30 de abril de 2021

[IDS] KDE: O que é?

KDE é uma comunidade internacional de software livre produzindo um conjunto de aplicativos multiplataforma projetados para funcionar em conjunto com sistemas Linux, FreeBSD, Solaris Microsoft Windows, e Apple Mac OS X. Ela é mais conhecida pela sua área de trabalho Plasma, um ambiente de trabalho fornecido como o ambiente padrão em muitas distribuições, como Bluestar Linux, Chakra Linux, KaOS, KDE neon, Kubuntu, Netrunner e OpenSUSE.

O KDE e seus aplicativos são escritos com o framework Qt, atualmente está sendo desenvolvida pela The Qt Company. Antigamente o Qt apenas possuía licença GPL para a plataforma Linux, mas a partir da versão Qt4 foi liberado com a licença LGPL para todas as plataformas, permitindo que o KDE fosse portado para o Windows e o Mac OS X.

O objetivo da comunidade KDE é tanto providenciar um ambiente que ofereça os aplicativos e funcionalidades básicas para as necessidades diária quanto permitir que os desenvolvedores tenham todas as ferramentas e documentação necessárias para simplificar o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma. A política adotada tem se mostrado eficaz, posto que muitos projetos de sucesso, como o reprodutor de música Amarok, a suíte de escritório Calligra, o editor de imagens Krita, o editor de vídeos Kdenlive e o gravador K3B são desenvolvidos idealizando uma perfeita integração com o KDE.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/KDE

[IDS] XFCE: O que é?

XFCE (pronunciado como quatro letras individuais) é um ambiente de trabalho gráfico livre, executado sobre o sistema de janelas X em sistemas Unix, seus derivados e Linux. O Xfce pretende ser rápido e leve, enquanto ainda é visualmente atraente e fácil de usar e incorpora a filosofia UNIX tradicional de modularidade e reutilização.

Consiste em pacotes separados que juntos fornecem todas as funções do ambiente de trabalho, mas podem ser selecionadas em subconjuntos para atender às necessidades e preferências dos usuários. Outra prioridade da Xfce é a adesão aos padrões, especificamente aqueles definidos no freedesktop.org.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xfce

[IDS] SSH: O que é?

Secure Shell (SSH) é um protocolo de rede criptográfico para operação de serviços de rede de forma segura sobre uma rede insegura. O melhor exemplo de aplicação conhecido é para login remoto de utilizadores a sistemas de computadores.

O SSH fornece um canal seguro sobre uma rede insegura em uma arquitetura cliente-servidor, conectando uma aplicação cliente SSH com um servidor SSH. Aplicações comuns incluem login em linha de comando remoto e execução remota de comandos, mas qualquer serviço de rede pode ser protegido com SSH. A especificação do protocolo distingue entre duas versões maiores, referidas como SSH-1 e SSH-2.

A aplicação mais visível do protocolo é para acesso a contas shell em sistemas operacionais do tipo Unix, mas também verifica-se algum uso limitado no Windows. Em 2015, a Microsoft anunciou que incluiriam suporte nativo para SSH em uma liberação futura.

O SSH foi projetado como um substituto para o Telnet e para protocolos de shell remotos inseguros como os protocolos Berkeley rlogin, rsh e rexec. Estes protocolos enviam informações, especialmente senhas, em texto simples, tornando-os suscetíveis à interceptação e divulgação usando análise de pacotes. A criptografia usada pelo SSH objetiva fornecer confidencialidade e integridade de dados sobre uma rede insegura, como a Internet, apesar dos arquivos vazados por Edward Snowden indicarem que a Agência de Segurança Nacional pode algumas vezes descriptografar o SSH, permitindo-os ler o conteúdo de sessões SSH.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Secure_Shell

Scrum Rugby

Aqui nesta imagem podemos ver as pegas entre os jogadores.
Para poder haver uma melê terá de haver estabilidade entre ambas as equipas, se a melê colapsar, o árbitro pode escolher marcar falta ou repetir a formação ordenada.


Javascript - Lado do servidor x Lado do cliente

Lado do servidor x Lado do cliente

Você pode também ouvir os termos lado do servidor (server-side) e lado do cliente (client-side), especialmente no contexto de desenvolvimento web. Códigos do lado do cliente são executados no computador do usuário — quando uma página web é visualizada, o código do lado do cliente é baixado, executado e exibido pelo navegador. Nesse módulo JavaScript nós estamos explicitamente falando sobre JavaScript do lado do cliente.

Códigos do lado do servidor, por outro lado, são executados no servidor e o resultado da execução é baixado e exibido no navegador. Exemplos de linguagens do lado do servidor populares incluem PHP, Python, Ruby, e ASP.NET. E JavaScript! JavaScript também pode ser usada como uma linguagem server-side, por exemplo, no popular ambiente Node.js — você pode encontrar mais sobre JavaScript do lado do servidor no nosso tópico Websites dinâmicos - Programação do lado do servidor.



Capacetes da F1 vs Capacetes de Mota

Os capacetes de mota e de carro são concebidos para fazer coisas muito diferentes, o que é a chave a ter em conta.

Um capacete de carro é concebido para proteger o utente do que é susceptível de ser um impacto único e forte. Também se move menos num carro, e pode dar-se ao luxo de ver menos, por isso, para o proteger mais, a abertura é menor. 




Um capacete de mota está a protegê-lo de pancadas repetidas e mais leves ao cair de uma bicicleta e deslizar pela estrada. Uma coisa crítica é um baixo coeficiente de atrito, de modo a que, ao deslizar no chão, o atrito não quebre o pescoço torcendo demasiado a cabeça. O capacete é muito mais leve, devido ao diferente tipo de impacto para o qual foi concebido, bem como à necessidade de mover consideravelmente mais a cabeça. Finalmente, a abertura é maior para uma melhor visibilidade em toda a volta.

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Tipos de Keylogger

Dependendo da parte do computador em que estão integrados, os keyloggers podem ser categorizados como sendo baseados em software ou baseados em hardware. Os 5 tipos mais comuns de keyloggers de uma ou outra categoria são os seguintes:
  • Keyloggers baseados na API (API-Based);
  • Keyloggers baseados em formulários (Form Grabbing-Based);
  • Keyloggers baseados no kernel (Kernel-Based);
  • Keyloggers de hardware;
  • Keyloggers acústicos.
Mais à frente vou explicar cada um individualmente.

link(https://softwarelab.org/pt/keylogger/)

O Android 11 ainda vai demorar muito a chegar aos OnePlus 6 e 6T

Mesmo com muitos problemas, a OnePlus tem conseguido acompanhar as atualizações da Google e as novidades do Android. A marca procura trazer as novas versões de forma rápida, tentando acompanhar o que é lançado.


Se esta verdade se tem aplicados aos modelos mais recentes, há uma infeliz exceção. Os OnePlus 6 e 6T parecem ter ficado para trás com o Android 11. A marca revelou agora que esta versão ainda vai demorar muito a chegar a estes modelos.

Motorola One Hyper finalmente recebe o Android 11

A Motorola começou a lançar o Android 11 para a One Hyper no mês passado, começando pela América do Sul, e agora a empresa lançou a última versão do Android para o smartphone Snapdragon 675 nos EUA.

O Android 11 está a ser lançado para as variantes desbloqueadas e vem com o número de construção RPF31.Q1-21-20-1. Não está disponível um registo detalhado da actualização, mas é de esperar os habituais guloseimas do Android 11, incluindo bolhas de chat e permissões únicas.





quarta-feira, 28 de abril de 2021

O que é o Var?

árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee) ou videoárbitro é um árbitro assistente de futebol, que analisa as decisões tomadas pelo árbitro principal com a utilização de imagens de vídeo e de uns auscultadores para a comunicação. Os videoárbitros não fazem, atualmente, parte das regras do jogo, mas o seu uso está a ser julgado pela International Football Association Board em diversas competições.

AARTOS Longo Alcance Palestrante

As mais recentes adições ao AARTOS DDS incluem o alto-falante de comunicação Ultra Long Range opcional - um sistema de anúncio e sirene totalmente integrado para aviso à população que reproduz automaticamente mensagens de aviso se um drone estiver em uma zona de perigo. Esta opção permite que o usuário avise o piloto do drone sobre a entrada em uma zona de perigo antes de tomar medidas defensivas.

O sistema 360 ° com comutação de setor é otimizado para alto alcance (aproximadamente 2.000 m a 120 dBA) e oferece a melhor inteligibilidade de fala devido à nova tecnologia de emissor.

Como o Benfica apostou na tecnologia. (1/2)

O Benfica pode já ter sido vítima da tecnologia na final da Taça de Portugal de 2013, mas é dos clubes portugueses que mais tem apostado em inovação para melhorar o desempenho dos seus jogadores (da equipa principal e das de formação). Por exemplo, tem em funcionamento no centro de treino do Seixal o sistema 360S, um simulador que procura aperfeiçoar a precisão de passe dos futebolistas.

O Estádio da Luz também está a funcionar como uma verdadeira montra tecnológica. Para melhorar a qualidade dos painéis publicitários que envolvem o relvado, estabeleceu uma parceria com a Digidelta, uma empresa sediada em Torres Novas. “Com o sol, as lâmpadas LED perdem cor e têm de ser substituídos em parte, acabando por ter tonalidades e intensidades diferentes, que prejudicam a homogeneidade da imagem”, explica Rui Leitão, presidente da Digidelta. A solução passou pela criação de um calibrador de cores para os LED novos de acordo com a intensidade dos LED antigos. Com esta técnica, chamada Netscreen, a empresa portuguesa fez um contrato de seis anos com o Benfica para equipar o painel publicitário linear no Estádio da Luz no valor de 1,2 milhões de euros. Para o efeito, a Digidelta criou caixas LED mais finas, que se unem umas às outras como peças de Lego, dispensando assim as estruturas metálicas pesadas e reduzindo os custos de instalação. Com este cartão de visita, Rui Leitão espera vender o Netscreen noutros estádios em Portugal e no estrangeiro, porque o sistema foi aprovado pela FIFA.

terça-feira, 27 de abril de 2021

AARTOS Anti-drone Jammers

Aaronia oferece uma ampla gama de bloqueadores de contra-drones com cobertura extremamente alta de 8 km. Com até 800 W de potência de saída e uma faixa de frequência programável até 6 GHz, esses bloqueadores eliminam qualquer drone. Versões portáteis, estacionárias ou totalmente integradas e automáticas estão disponíveis.

O que é um Keylogger?

Um keylogger é uma ferramenta ou uma tecnologia que monitoriza e regista cada ação consecutiva de pressionar uma tecla num dado teclado. Normalmente, os keyloggers operam de uma maneira furtiva, de tal forma que as potencias vítimas nem chegam a suspeitar que a sua atividade está a ser monitorizada. Os hackers podem usar esta ferramenta para registar toda a atividade do seu alvo enquanto este navega na Internet e assim obter a sua informação pessoal. Esta informação pode depois ser usada pelo hacker para chantagear a vítima, retirar fundos da sua conta bancária, ou para ser vendida a outros cibercriminosos no mercado negro da Internet.
Apesar de serem usados na sua grande maioria para fins maliciosos, os keyloggers também podem ser usados por várias razões legítimas. Para começar, os adultos podem instalar um keylogger para saber o que os seus filhos fazem quando estão online e receber notificações de qualquer atividade suspeita. De forma semelhante, donos de negócios e gestores podem usar os keyloggers para otimizar ao máximo a performance dos seus funcionários, bem como garantir que estes não divulgam informação confidencial da empresa. Finalmente, parceiros amorosos ciumentos podem usar keyloggers para vigiar a atividade online da sua cara-metade.

Google lança aplicativo gratuito para iniciantes aprenderem programação - parte 2

Segundo Heather Smith, Gerente de Programas para o Grasshopper, a tradução para o português era o principal pedido que eles recebiam; o que mostra a grande demanda pelo jogo no Brasil e a vontade de aprender.

E qualquer um pode aprender do zero a programar através do jogo que traz elementos básicos para qualquer linguagem de programação.

De forma interativa, o usuário pode aprender pouco a pouco, com missões e quebra-cabeças de cinco minutos, todos os dias os princípios de codificação, como funções, loops e variáveis. E agora, os brasileiros terão acesso a instruções, suporte e feedback em português.

Google lança aplicativo gratuito para iniciantes aprenderem programação

Google lança nesta terça-feira, 8, a versão um português do seu aplicativo gratuito pra ensinar programação, o Grasshoper. Desde 2018, mais de um milhão de pessoas já passaram pelo menos uma hora aprendendo pelo app.

Como o 5G vai mudar o desenvolvimento de jogos para telemóveis (PARTE 3/4)

Para Baldi, a tendência que o 5G evidência é de cloud gaming, um serviço de streaming para jogos. Ele explica que plataformas voltadas para o oferecimento de jogos na nuvem permitem que os usuários pesquisem um título e, caso se interessem por ele, possam jogar imediatamente, sem a necessidade de fazer o download da mídia.

Com modelos de pagamento por assinatura, como Netflix e Prime Video, desenvolvedores terão a possibilidade de desenvolver projetos com qualidade cada vez maior para serem rodados em celulares e portáteis.

De acordo com a GlobalData, o cloud gaming é um fenômeno mundial, por isso diversas gigantes do desenvolvimento de jogos estão lutando para se tornar "a Netflix dos games". Entraves que antes eram realidade, como latência e largura de banda, e poderiam prejudicar o desenvolvimento dessa indústria passam a ser inexistentes com o avanço da implementação da internet 5G no mundo.

A Verizon também aponta uma nova tendência. Além de ampliar os horizontes para o desenvolvimento de jogos cada vez mais criativos, poderá ser vista uma baixa nos preços. O motivo são os sistemas de assinatura, já citados, que anulam a necessidade de comprar diversos títulos e criam a possibilidade de jogar em somente uma plataforma: o smartphone.

Segundo Baldi, contudo, é necessário ter em mente os desafios que o cloud gaming trará aos desenvolvedores de jogos mobile. "Métricas que eram, no passado, quase exclusividade do modelo free-to-play, como retenção, serão cada vez mais importantes para os jogos premium. Com a facilidade de acesso vem também a falta de 'apego' dos jogadores aos títulos".

O CTO da Aquiris explica que quando não se gasta tempo fazendo o download da mídia que está sendo jogada o apelo para mantê-la no dispositivo é menor, bem como para continuar a jogatina. Isso exigirá um esforço maior dos desenvolvedores para que os jogos sejam cada vez mais interessantes e gerem mais engajamento nos gamers.

"No modelo de assinatura, as lojas recebem um valor fixo mensal (número de assinantes multiplicado pelo valor da assinatura), e o esperado é que dividam parte desse valor com todos os desenvolvedores, utilizando alguma métrica de uso e retenção. Para que um jogo consiga mais atenção, obrigatoriamente outros receberão menos tempo de uso. A competição será bem mais direta", comenta Baldi.

Como o 5G vai mudar o desenvolvimento de jogos para telemóveis (PARTE 2/4)

Raphael Lopes Baldi, CTO da Aquiris Game Studio, explica que a resposta natural do mercado para a inovação que está sendo vista nos primórdios do 5G é uma competição acirrada e que se intensifica com o acesso a novas tecnologias proporcionadas pela quinta geração.

Essa alta de capital atrai novos investidores para o segmento, de acordo com Baldi: "A atratividade do mercado, impulsionada pelas projeções de faturamento e por tecnologias melhores, deve influenciar novos empreendedores e, com isso, proporcionar mais inovação — e consequentemente nos trazer novos gêneros".

Segundo uma pesquisa da Statista, jogos para celular têm uma base de cerca de 156 milhões de usuários apenas nos Estados Unidos. Para a Verizon, isso é um indicativo de que a chegada do 5G pode aumentar ainda mais a popularidade da plataforma, já que, para os desenvolvedores de jogos mobile, agora que a performance não é mais um problema há mais espaço para criação, criatividade e capacidade dos jogos, que podem ser mais imersivos e dinâmicos.

Contudo, por se tratar de uma nova tecnologia, Baldi pontua que são necessárias ressalvas sobre a chegada da tecnologia 5G na indústria dos jogos para celular, ao menos no início. Isso porque os projetos já existentes precisarão lidar com uma disparidade de conexões entre usuários das redes 3G, 4G e 5G. "O impacto aqui é a necessidade de mudança de foco dos times de desenvolvimento: em vez de desenvolver novas funcionalidades, os projetos deverão se concentrar em otimizar a experiência para atender às novas demandas de mercado", completa.

Javascript - Codigo interpretado x compilado

Código interpretado x compilado

Você pode ouvir os termos interpretado compilado no contexto da programação. JavaScript é uma linguagem interpretada — o código é executado de cima para baixo e o resultado da execução do código é imediatamente retornado. Você não tem que transformar o código em algo diferente antes do navegador executa-lo.

Linguagens compiladas, por outro lado, são transformadas (compiladas) em algo diferente antes que sejam executadas pelo computador. Por exemplo, C/C++ são compiladas em linguagem Assembly, e depois são executadas pelo computador.

JavaScript é uma linguagem de programação leve e interpretada. O navegador recebe o código JavaScript em sua forma de texto original e executa o script a partir dele. Do ponto de vista técnico, a maioria dos intérpretes modernos de JavaScript realmente usa uma técnica chamada compilação just-in-time para melhorar o desempenho; o código-fonte JavaScript é compilado em um formato binário mais rápido enquanto o script está sendo usado, para que possa ser executado o mais rápido possível. No entanto, o JavaScript ainda é considerado uma linguagem interpretada, pois a compilação é manipulada em tempo de execução, e não antes.

Há vantagens em ambos os tipos de linguagem, mas nós não iremos discutir no momento.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

REALIDADE VIRTUAL PODE GANHAR MAIOR EXPRESSÃO NO TURISMO, DIZ ESTUDO

O impacto da COVID-19 pode permitir que a Realidade Virtual abandone permanentemente a sua imagem de ser apenas um artifício no setor de turismo. Segundo um estudo da GlobalData, o hype por detrás da tecnologia nos últimos anos tem sido maior do que o uso real, especialmente para fins de lazer. No entanto, aponta o estudo, “quanto mais tempo durar os impactos desta pandemia, maior será a oportunidade dos consumidores e organizações adotarem esta tecnologia de forma mais permanente”.

Ralph Hollister, analista de viagens e turismo da GlobalData, comenta, que “a maior disponibilidade de tempo livre em ambientes fechados, combinado com o desejo em viajar, tem levado os potenciais viajantes a recorrendo à RV para preencher uma lacuna que as restrições de viagens tem aumentado”.

Entre as experiências mais populares, está a  National Geographic VR, que leva os utilizadores a destinos distantes, recorrendo à utilização da RV como um substituto para a realidade.
“Uma série de Destination Management Organizations (DMOs) também começaram a usar RV em campanhas de marketing e para recriar experiências turísticas. Por exemplo, o Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB) recentemente levou espectadores em viagens por todo o país, bem como a zonas das suas costas do Báltico e do Mar do Norte. Tudo isso com o objetivo de aumentar a procura à medida que as viagens forem retomadas”, explica o responsável. No entanto, aponta, “resta saber se esse tipo de estratégia focada em RV vai durar além da pandemia e se essa tecnologia será restrita ao uso na fase de sonho / planeamento de uma viagem”.

Numa altura em que muitas empresas e organizações de turismo estão a disputar uma vantagem competitiva para acelerar a recuperação, a GlobalData considera que “o uso da RV no marketing – como tours de quartos em hotéis – adiciona outra dimensão às campanhas e melhorará a imagem da marca durante e após a pandemia, pois reduz naturalmente o contato humano”.

“No entanto, a RV agora tem a oportunidade de elevar as estratégias de marketing da indústria de viagens, por exemplo, usar essa tecnologia na fase de reserva para os clientes proporcionará uma melhor experiência antes mesmo de chegarem ao seu destino”, constata o responsável.

AARTOS Câmera

A câmera AARTOS opcional é uma solução óptica e térmica totalmente integrada para a detecção de drones, perfeitamente compatível com os mecanismos de detecção de RF do sistema de detecção de drones AARTOS. Essa opção permite que o usuário localize realmente drones detectados, mesmo de longa distância, e identifique cargas úteis potencialmente perigosas anexadas ao drone, como explosivos.

Se um drone mudar para o modo de vôo autônomo enquanto estiver sendo rastreado por nosso Sistema de Detecção Visual, o rastreamento continuará independentemente.

Scrum Rugby


 O scrum é feito de 8 para 8 jogadores, onde entre os 3 da frente há contacto entre os 6 primeira linha. Depois dos 3 jogadores da frente há uma linha de 2+2, os segunda linha e os asas que com o número 8 fecham a terceira linha. 

A moda da realidade aumentada: como a tecnologia reconecta clientes e marcas

Um estudo realizado pela consultoria Euromonitor International revela que o uso da realidade aumentada em produtos relacionados ao e-commerce deve movimentar cerca de U$ 83 bilhões (R$ 440 bilhões) até 2025. Só no ano passado, os valores globais gastos para a implantação desse tipo de tecnologia cresceram 78,5%.

“Consumidores indecisos tendem a solicitar vários itens antes de comprar e sempre acabam devolvendo aquilo que não gostam ou o que não serve. Isso é frustrante para o cliente e caro para o lojista. A realidade aumentada melhora essa experiência e garante maior eficiência para os negócios”, comenta a pesquisadora da Euromonitor Alison Angus.

No mundo da moda, exemplos da aplicação desse tipo de tecnologia são cada vez mais comuns. A Gucci usa um aplicativo de realidade aumentada em que os clientes podem experimentar um tênis de luxo da marca, o Ace, sem ter que ir até uma loja física. Basta apontar a câmera do smartphone para os pés e ver se eles ficam bem a ponto de valer a pena gastar quase R$ 4 mil em um par de calçados da uma das marcas mais conhecidas do mundo. 

Huawei também deverá retirar o carregador dos seus smartphones da caixa

Ao comprarmos um smartphone novo, estamos habituados a que este traga consigo determinados acessórios na caixa. Entre eles está o carregador com o respetivo cabo para recarregar a bateria do equipamento. No entanto, alguns novos equipamentos, como o iPhone 12 da Apple, deixaram de incluir o carregador juntamente com os telefones. E à marca da maçã juntaram-se muitas outras.

Assim, de acordo com as informações mais recentes, também a Huawei vai retirar o carregado da caixa dos seus smartphones.

Apple deu o pontapé de saída na iniciativa de retirar o carregador da caixa dos smartphones. Segundo a marca da maçã, esta eliminação prende-se com questões ambientais. No entanto, tal promoveu vários debates, com pessoas a defender a atitude da empresa e outras com duras críticas a este ato.

Depois disso, também a Xiaomi lançou o seu novo Mi 11 já sem carregador na caixa e a Samsung seguiu a tendência ao lançar o novo Galaxy S21 igualmente já sem este acessório incluído.

Desta forma, questionámos os nossos leitores e 80% não concorda que o carregador deixe de vir com os telefones.

Huawei também vai retirar carregador da caixa dos smartphones

Também a marca chinesa Huawei vai seguir as rivais e retirar o carregador da caixa dos smartphones. Este acessório vai deixar assim já as caixas da linha Huawei Nova 8, Mate 40 e de outros dispositivos com processador Kirin 990.

DEAL: Huawei P40 Pro está com desconto de 550 euros na Amazon! (tempo limitado)

Apesar dos grandes problemas que enfrenta desde que foi banida pelos Estados Unidos, a Huawei continua a fabricar alguns dos melhores smartphones de sempre, e o Huawei P40 Pro é prova viva disso mesmo.

Este é um fantástico smartphone, que consegue facilmente garantir uma performance de alto rendimento e coloca à disposição dos utilizadores uma das melhores câmaras alguma vez implementada num smartphone.

Ainda que seja difícil recomendar um smartphone da Huawei atualmente, visto que não oferece suporte para os serviços Google, a marca demonstra uma grande dedicação em conseguir criar alternativas viáveis para os seus utilizadores. Tendo isso em consideração e as suas inegáveis capacidades, era impossível não realçar o atual desconto de 51% disponível na Amazon.

Durante tempo limitado, vais poder comprar o Huawei P40 Pro por apenas €535,33, usufruindo de um desconto de €563,67 relativamente ao seu preço original.

Será que o HALO é mesmo necessário?

O Halo foi um óptimo começo para a introdução da segurança F1. Vimos este dispositivo salvar pilotos em todas as diferentes categorias de corridas de Fórmula, mas as falhas tornaram-se agora mais evidentes. Na minha opinião pessoal; prefiro o Aeroscreen, pois garante total segurança para a frente das cabeças dos pilotos. O espaço no topo não pode ser fechado, pois causaria problemas caso o piloto precisasse de sair em caso de incêndio; contudo, a auréola também não tem um topo.



Expandindo-se no ponto acima; o Aeroscreen é suficientemente pequeno no topo para que um pneu não atinja a cabeça do condutor, mas também resista às forças exercidas por um pneu de 225kph a ser lançado no mesmo. O Aeroscreen é de longe a melhor alternativa para o Halo e as hipóteses de algo entrar pelo topo são extremamente pequenas.

domingo, 25 de abril de 2021

Novos processadores da 11ª geração da Intel: i5-11400

Por fim, temos o processador mais fraco desta décima primeira geração da Intel, o i5-11400.


Possui uma frequência base de 2,6 GHz, 4,4 GHz máximo em turbo, 65W de TDP, mas um GPU integrado inferior a todos os outros processadores desta geração, o UHD 730. Custa cerca de 210 euros em Portugal.

Novos processadores da 11ª geração da Intel: i5-11500

Não esquecer de escrever o titulo e de adicionar 2 a 3 etiquetas.

Com uma frequência base de 2,7 GHz, tem uma frequência turbo de 4,6 GHz e os típicos 65W de TDP. Custa cerca de 220 euros em Portugal.

NICEPAGE

Nicepage é uma plataforma online que permite ao utilizador comum, fazer o download que blocks de sitem em html pré feitos. Esta site possui mais de 7000 templates das mais diversas categorias garantindo que qualquer que seja o design que o utilizador procura, ele vai encontra-lo lá.Uma das principais vantagens de usar o Nicepag é que este permite fazer alterações simples aos blocos de html sem ter de saber essa mesma língua de marcação.



Projeto Lightyear One - Entrada 2/Semana 19 - 25 Abr. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Projeto Lightyear One

    As fabricantes Bridgestone e Lightyear estão a desenvolver um projeto de um veículo elétrico que utilizará o sol para recarregar as suas baterias. Este veículo terá também um grande alcance, com 725 km de autonomia. Segundo o que dizem a Bridgestone e a Lightyear, este carro terá uma eficiência cerca de 3 vezes superior a outros veículos elétricos que estão atualmente à venda no mercado. Uma das razões para isto acontecer, é a utilização dos pneus Turanza Eco da Bridgestone, com menos resistência ao rolamento.

Lightyear One com os seus painéis solares
    O CEO da Lightyear, Lex Hoefsloot, diz que todos os envolvidos estão satisfeitos com a parceria entre as duas empresas: 
"duas empresas que partilham uma visão para a mobilidade sustentável futura a juntarem-se"

    O Lightyear One estará disponível já no final deste ano. 

Fontes:

https://greensavers.sapo.pt/lightyear-one-o-primeiro-carro-eletrico-solar-de-longo-alcance-do-mundo/ (consultado a 25/04/2021)

KOOFR ONLINE CLOUD

Entre os melhores e mais completos armazenamento em nuvem gratuito disponíveis atualmente, Koofr oferece um espaço em nuvem gratuito de 10 GB (confiável), permitindo a conexão de contas Dropbox, OneDrive, Amazon e Google Drive. Koofr é o único que utiliza o espaço livre disponível em um disco rígido.
   


É facilmente compatível com Android, iOS, macOS e Windows, proporcionando assim uma flexibilidade excepcional. As outras características notáveis do Koofr indicam diretamente para o fornecimento de backup automático de telefones e sem restrições no tipo ou tamanho do arquivo. Além disso, os utilizadores também podem aproveitar um backup automático de fotos e vídeos de seus telefones celulares com Koofr.


sites consultados(25/04/2021):

https://www.whizlabs.com/blog/best-free-cloud-storage/




Corridas de endurance de carros elétricos - Entrada 1/Semana 19 - 25 Abr. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Corridas de endurance de carros elétricos

    Os carros elétricos nunca foram conhecidos por serem bons candidatos a corridas de longa duração devido à sua falta de autonomia para correr durante muito tempo. Ao que parece irá ser criada uma classe de corrida com carros semelhantes à atual GT3, com um intervalo de peso que será de 1490 a 1530 Kg, e uma potência de 585 cavalos.


    Para a recarga das baterias, a FIA está a pensar utilizar um sistema que as recarrega a 700 kW, ao invés dos tradicionais 350 kW que demorariam cerca de 20 ou 30 minutos. Em conjunto com esta novidade, também será utilizado um sistema que recarrega a bateria durante travagens, algo que já se vê em algumas categorias dos desportos motorizados.

Fontes:
https://observador.pt/2021/04/25/corridas-de-resistencia-para-ev-com-carga-a-700-kw/ (consultado a 25/04/2021)

Orquestra sinfónica juvenil da Grécia rende-se à realidade virtual

    Graças às tecnologias de Realidade Virtual, a orquestra sinfónica juvenil da Grécia encontrou  um "remédio" contra o distanciamento imposto pela pandemia de Covid-19.
    Reuniu músicos em palco, captou imagens a 360º e disponibilizou equipamentos próprios para que, mesmo longe, o público possa continuar a assistir a concertos como se estivesse no teatro, ao vivo.
    Em maio, o projeto vai viajar pela Grécia. Apresenta aos jovens música de forma imersiva e interativa, mas também pretende despertar o interesse para um novo estilo e para explorar um terreno desconhecido.  

Sistemas de Realidade Virtual aumentam a empatia e compaixão

    Estudo mostra que voluntários sentiram mais empatia e compaixão perante uma determinada situação contada em Realidade Virtual do que quando foi vista num vídeo "tradicional" 2D.
    Um estudo do Interdisciplinary Center Herzlya analisou a resposta emocional de quase cem pessoas a uma experiência dolorosa contada via Realidade Virtual e à mesma experiência contada em vídeo 2D. Verificaram que os participantes sentiram maior empatia e compaixão quando a história foi contada em RV do que em vídeo tradicional. As primeiras conclusões permitem inferir que a RV pode ter mais sucesso a induzir respostas fisiológicas complexas associadas à compaixão, presença e motivação.





iPhone SE 2020 Vs iPhone 11: 320 euros separam três gerações de tecnologia da Apple

Olhando para o preço de 500 euros por um novo iPhone, muitos utilizadores da Apple dirão que é barato, considerando que, um modelo mais recente custa quase o dobro. Mas o iPhone SE, o segundo que a Apple lança no seu catálogo, baseia-se num modelo mais antigo, o iPhone 8 que estreou no mercado em 2017. Depois desse modelo, a marca da maçã já lançou o iPhone X, o iPhone Xs e o iPhone 11, que é o modelo atual, pelo menos até setembro, quando a linha for atualizada para o iPhone 12.

Nesse sentido, estarão os utilizadores a serem “enganados” na aquisição de um novo equipamento, baseado numa linha descontinuada? O iPhone 8 original deixou de estar disponível a partir do anúncio deste iPhone SE 2020, que passa a substituí-lo no catálogo. No entanto, não existe nenhum engano, considerando que apesar da linha estética do novo equipamento se basear na oitava geração de iPhone, o smartphone foi "recauchutado" com componentes de última geração.

E com a introdução do iPhone SE no catálogo, a Apple adiciona uma preciosa opção “low cost” ao espectro de modelos, variando assim dos 500 euros, aos cerca de 1.500 euros por um iPhone 11 Pro Max topo de gama. Além disso, introduz também um modelo considerado mais pequeno que os restantes, com um ecrã de 4,7 polegadas, para utilizadores que desejem um equipamento mais discreto.

O iPhone SE é 330 euros mais barato que um iPhone 11 de base, que custa em Portugal 830 euros. Mas o que torna o novo modelo interessante é a sua atualização de hardware. O processador A13 é exatamente o mesmo dos modelos mais recentes topo de gama, lembrando que a memória RAM e a capacidade de armazenamento acrescentada encarece exponencialmente qualquer equipamento da marca.

Como transcrever em texto as falas da Siri no iPhone

Ao utilizar a Siri - a assistente inteligente virtual da Apple - em seu iPhone quando estiver em ambientes externos, é possível que não dê para entender exatamente a resposta dela para sua solicitação - mesmo que o volume esteja configurado no máximo.

O que é a Siri? Como funciona a assistente virtual da Apple
Como mudar a voz e o idioma da Siri no iPhone
Como reconhecer músicas usando a Siri no iPhone
Uma boa alternativa é deixar ativadas as configurações de transcrição de fala - tanto das repostas da Siri, como da sua própria fala, para garantir que foi entendido corretamente o que você quis dizer. Dessa forma, mesmo em um ambiente barulhento, você consegue se comunicar com a Siri.

Confira como mostrar na tela o que a Siri fala - e também como mostrar a transcrição da sua fala:

Passo 1: em "Ajustes", desça a tela até encontrar "Siri e Busca".

Passo 2: encontre a opção "Respostas da Siri".

Passo 3: localize a opção "Sempre Mostrar Legendas da Siri" e ative este recurso. Caso prefira também, ative a função logo abaixo, "Sempre Mostrar Fala" - este recurso transcreve a sua fala na tela também. Desta forma, você pode confirmar se foi entendido corretamente o que você quis dizer.

Passo 4: ao utilizar a Siri, confirme que tanto a sua fala como a resposta da Siri vão aparecer agora na tela.


Plugin de anúncios

  Quando se tem muitas pessoas dentro de um servidor e o chat anda muito movimentado, pode ser difícil de notificar os jogadores de algum acontecimento. Utilizar alguma outra forma de expôr a informação que se tem a passar seria o ideal. O TitleManager serve para facilitar esse trabalho. 


  Este plugin tem como função lançar anúncios aos jogadores de diversas formas. Pode mandar anúncios mais destacados ou com um pouco menos de destaque. Permite adicionar titulos e subtitulos ao anúncio e é bastante fácil de utilizar sendo preciso apenas criar um comando com o anúncio que se quer enviar.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 25/04/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 25/04/2021)
Página do TitleManagerhttps://dev.bukkit.org/projects/titlemanager (Consultado a 25/04/2021)

Imagens:
Imagem do TitleManagerhttps://i.ytimg.com/vi/3ARdzE7GsDQ/maxresdefault.jpg (Consultado a 25/04/2021)

Imagem de um anúncio: https://i.ytimg.com/vi/O1G9cCeAf4A/maxresdefault.jpg (Consultado a 25/04/2021)

Plugin de manutenção de plugins

  Espalhados pela internet há diversos tipos de plugins. Alguns têm qualidade, outros nem tanta, alguns são pagos e outros de graça, mas para saber como utilizar cada plugin é preciso haver algum sistema que recolha informações de cada plugin instalado no servidor. Para isso usa-se o PlugMan.

  O PlugMan serve para diversas funções, por exemplo ver todos os comandos oferecidos por um certo plugin, analisar as permissões de cada um e muito mais. Traz também uma função para reiniciar um plugin especifico sem ser preciso reiniciar todo o servidor. Isto é muito útil para poupar tempo, já que muitos plugins não trazem a opção de serem reiniciados sozinhos.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 25/04/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 25/04/2021)
Página do PlugManhttps://dev.bukkit.org/projects/plugman (Consultado a 25/04/2021)

Imagens:
Imagem do PlugManhttps://media.forgecdn.net/avatars/73/611/636163638872672783.png (Consultado a 25/04/2021)

Triumph SOS: O que é?

    Para além dos novos modelos que tem apresentado, como são os casos das novas Scrambler 1200 ou das novas Street Twin e Street Twin Sandstorm, a Triumph revelou agora os detalhes daquele que será um sistema com um potencial enorme ao nível da segurança dos motociclistas.

    O Triumph SOS funciona com base num sistema Google Cloud, ou seja, mesmo que o smartphone se danifique durante o acidente e deixe de funcionar, a aplicação será capaz de detetar a queda e usar os dados guardados na Google Cloud para alertar os serviços de emergência.
    No caso de condução fora de estrada, o sistema usa os sensores do telemóvel e dados do satélite para perceber o movimento da moto. Se, por exemplo, a moto passar por um ressalto que causa um impacto maior (ou um salto), o algoritmo da app Triumph SOS inicia então um processo de validação para perceber se houve ou não queda, e se deve alertar os serviços de emergência.
    Caso o sistema detete pelos movimentos do telemóvel que a moto continua a andar, então a aplicação entende que não houve queda e que o motociclista está bem. Caso o motociclista não se esteja a mexer, então o algoritmo entende que houve de facto um acidente e que é necessário alertar os serviços de emergência.




    Os motociclistas que não sejam proprietários de modelos Triumph, terão de pagar uma mensalidade de 4,99€. Esta mensalidade não obriga a período de fidelização, ou seja, quem quiser pode ativar a Triumph SOS (apenas disponível na América do Norte, Inglaterra, Irlanda, Europa, Austrália e Nova Zelândia) apenas por um mês (por exemplo quando fizer uma viagem maior). Os proprietários de motos Triumph, depois de expirado o período de teste, também terão de pagar este valor.

A nova Aprilia RSV4 Factory

    Apesar do departamento de comunicação da Aprilia continuar a manter em segredo muitos detalhes e as fotos que todos queremos ver, um concessionário alemão conseguiu obter algumas fotos da nova RSV4 Factory.

    A força descendente gerada pelas carenagens será muito importante pois o motor V4 a 65 graus continua tão poderoso como anteriormente. Mesmo adotando as medidas mais restritivas Euro5, o V4 italiano mantém a potência nos 217 cv. A Aprilia continua a não revelar o que foi feito aos componentes internos do motor, mas sabemos que para 2021 a RSV4 base vai passar a partilhar o motor da versão Factory. Neste caso ambas dão uso a um quatro cilindros em V com uma cilindrada de 1099 cc, um pouco acima dos 1076 cc que a anterior RSV4 1100 Factory apresentava.



    A versão base RSV4 irá ver o seu preço ligeiramente aumentado em comparação com a geração anterior, a RSV4 RR, que tinha um PVP inferior aos 19.000€, sendo que de acordo com as informações que temos, a RSV4 Factory não vai ter um preço muito superior ao praticado até agora sendo que a RSV4 1100 Factory de 2020 tinha um PVP de 24.994€.

Mercado da VR- 2ª Estratégia de Venda

  • A segunda estratégia de aproximação da tecnologia VR com o comprador é através de uma espécie de obrigação, tal como a agencia de viagens online Expedia. O objetivo é o encurralamento do usuário interessado no produto, tendo que, mais cedo ou mais tarde, adquirir o produto para poder utilizar os seus benefícios. No caso da Expedia, lançaram duas pequenas histórias VR que interiorizam simultaneamente um pequeno jogo de exploração. No entanto para se disfrutar destes jogos é necessário possuir-se previamente um HTC Vive ou uns Oculus Rift, pelo que forçá-lo-à a comprar.

       
           Fig.1-Expedia Cenot VR Screenshot

Mercado do VR-1ª Estratégia de Venda

A VR como produto no mercado está normalmente em disponibilidade para o público de três diversas maneiras, que não passam de três estratégias ou para levar as pessoas a comprar a tecnologia ou mesmo a obrigá-las, indiretamente:

  • A primeira estratégia é a típica estratégia da amostra, ou seja, pequenas "diversões virtuais"  que patrocionam a marca. Estas empresas criam um clima de atração à volta da marca, deixando os compradores empolgados ao usarem os produtos com um clima de jogo à volta. Temos o caso da Exposição Interativa do Van-Gogh, no museu em Amesterdão. Neste caso os espectadores tinham a oportunidade de experienciar uma visita VR a 5 obras do pintor "Os girassóis" enquanto ouviam falar sobre elas, tendo sido assistida mais de 7 milhões de vezes