Pesquisar aqui

sábado, 14 de novembro de 2020

PT02-Eu artista

Já acabei o trabalho e esse foi o resultado.

Mesa digitalizadora: muito além de um acessório para desenhar

Você já ouviu falar em mesa digitalizadora? O dispositivo é leve e se parece com uma prancheta. Apesar de ser muito utilizado por profissionais das áreas de design, animação, edição e desenho artístico, o equipamento pode facilitar a vida de muitos que trabalham todos os dias na frente do computador, desempenhando até mesmo o papel de um mouse.

O equipamento possui sensibilidade à pressão, por isso tudo o que você escrever ou desenhar em sua superfície aparecerá na tela do seu computador. Sua maior função é como mesa de desenho digital, possibilitando que você crie seu trabalho de forma mais prática e rápida. E além de oferecer mais rapidez e precisão do que um mouse, o acessório também é considerado mais ergonômico.




Link: https://www.tecmundo.com.br/produto/205735-mesa-digitalizadora-acessorio-desenhar.htm


Link da Imagem: https://img.ibxk.com.br/2020/10/22/22210521082148.jpg?w=1120&h=420&mode=crop&scale=both

PT02 Eu artista

Consegui terminar o PT02 e este foi o resultado.







[PT] 2: "Eu" Artista (Fotografia + Photoshop)

Finalmente "terminei" o trabalho PT02! 
Eis o resultado:


Realidade Virtual na educação

    Cada vez mais a realidade virtual tem inúmeras aplicações o nosso dia a dia e uma dessas aplicações é na educação. 
    A realidade virtual na educação possibilita diversas experiências de forma interativa na criação de conteúdos ricos e mais interativos. Para além do conteúdo ser mais rico e interativo, consegue cativar cada vez mais os alunos que nem sempre conseguem acompanhar o ensino comum.
    A adesão a esta tecnologia:
  • reduz a dificuldade de absorção dos conteúdos dados;
  • permite que o aluno possa repetir as atividades para reforçar o  o seu conhecimento;
  • melhora a interação entre os alunos, pois partilham da mesma experiência;
  • apresenta diferentes impactos e perceções. 

PORSCHE DESIGN HUAWEI WATCH GT 2

Caixa: Titânio puro com acabamento topo de gama e cristal de safira inserido com precisão.
Pulseira: Titânio puro, conceção patenteada de elos individuais com sistema de troca rápida.
Fundo da caixa: Cerâmica suave para a pele. Com os seus materiais exclusivos, o Porsche Design Huawei Watch GT 2 define um novo nível de estética. Com um tempo de funcionamento de até duas semanas e cinco mostradores desenvolvidos exclusivamente pela Porsche Design, o Smartwatch adapta-se perfeitamente ao seu estilo de vida dinâmico. O desempenho técnico não é de modo algum inferior ao design: O Smartwatch suporta o rastreio preciso de dados para mais de 100 modos de treino, incluindo 17 modos profissionais e 85 personalizados – a medição inteligente do nível de SpO2 permite-lhe verificar os níveis de oxigénio no sangue a qualquer momento. A deteção de frequência cardíaca de 24 horas Huawei TruSeen™ 4.0+ informa proativamente quando a frequência cardíaca excede ou cai abaixo do normal. Ao esquiar, o Porsche Design Huawei Watch GT 2 fornece dados completos, como a velocidade média, a inclinação máxima e a distância. Ao jogar golfe, o Modo Golf analisa a postura do swing e fornece informações para melhorar a velocidade e a frequência do swing. À noite, o relógio continua a funcionar e monitoriza a qualidade do sono com a tecnologia TruSleep™ 2.0 da Huawei. Receba, rejeite ou silencie chamadas através do relógio e verifique o histórico diretamente no relógio graças à ligação Bluetooth com o seu Smartphone. O GPS, a notificação de mensagens e a reprodução de música completam a impressionante gama de serviços. Inteligente, exclusivo, urbano: O smartwatch da sua própria Liga.

DETALHES

  • Smartwatch em titânio com cristal de safira, pulseira em titânio e pulseira para relógio em fluorelastómero preto.
  • Dimensões e Peso: 46,7 × 46,7 × 11,4 mm, aproximadamente 52 g (sem pulseira).
  • Ecrã tátil redondo AMOLED de 1,39” com 454 x 454 píxeis.
  • Bateria de 455 mAh com tempo de funcionamento de até 14 dias, carregamento sem fios em menos de 2 horas.
  • Dados técnicos: 4 GB de ROM e 32 MB de RAM, processador Kirin A1, BT5.1, BLE/BR/EDR.
  • Sensores: Aceleração, giroscópio, ótico de frequência cardíaca, luz ambiente, pressão do ar, sensor geomagnético e capacitivo..

Impressão 3D - Compostos [Materiais raros]

Compostos

Os compostos fazem parte de uma categoria muito especial de filamentos já que além de serem caros, são também raros e especiais. O que pretendo dizer com compostos são filamentos que contem um material intruso, ou seja uma mistura entre  um plástico e por exemplo prata ou cobre. Normalmente usam-se em contextos de eletrónica ou mecânica avançada. Não recomendo para iniciantes.Rolo de filamento de impressão 3D composto de Carbono em PETG de 1.75mm -  500g - (CarbonFil-Black) - FormFutura

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Os treinos dos pilotos de aviões e staff da KLM passam pela realidade virtual

Os sistemas VR vão modificar o futuro da aviação em outras áreas, como o treino das equipas de limpeza, os condutores de rebocadores, técnicos e até os arrumadores das malas.

Através da realidade virtual consegue-se projetar os complexos cockpits dos aviões comerciais de passageiros, por isso, o treino dos pilotos começa por aqui. Essa é a visão que a indústria da aviação procura utilizar para enfrentar uma nova realidade num mundo pós-pandemia. A KLM apresentou no ano passado o seu avião “do futuro”, o Flying-V, mas este ano a empresa revelou a sua visão assente na realidade virtual e realidade aumentada.

No caso dos pilotos, podem receber instrução quando e como quiserem, sem a necessidade de sair de casa, assim como colocar em prova os seus conhecimentos com os “pés bem assentes em terra”. E podem conhecer os novos modelos de aviões, por dentro e por fora e praticar as verificações necessárias que antecedem os voos.Mas para além dos pilotos, todos os tripulantes e funcionários da empresa podem beneficiar de treino a partir do sistema de realidade virtual. Desde as equipas de limpeza, os arrumadores das malas, condutores de rebocadores, técnicos e outros podem receber formação por via virtual.





Uma investigação referida pela KLM demonstra que o treino através de sistemas de realidade virtual são quatro vezes mais rápidos para treinar do que uma sala de aula. Uma grande percentagem demonstrou mais confiança em aplicar os seus atributos aprendidos depois do treino. E os formandos revelaram estar quatro vezes mais focados do que os colegas que receberam treino por e-learning. Além disso, a KLM refere que os custos de treino através de RV são mais reduzidos.

A empresa refere que antes as sessões de treino mais intensas, como por exemplo estacionar um avião ou acoplar uma ponte de embarque de passageiros, costumava exigir a presença física de uma aeronave. E como os aviões em terra estão a “dar prejuízo” às empresas, é necessário que estejam no ar o máximo de tempo possível. Através da realidade virtual, a KLM consegue reduzir e gerir o tempo que seja mesmo necessário estar num avião, transitando para o espaço digital as restantes matérias, mas mantendo a qualidade da formação.Sempre que a empresa teletransportadora apresenta um novo avião, a realidade virtual é usada para treinar as equipas de limpeza. A KLM afirma que depois do treino em VR, a equipa conseguiu limpar o avião em menos 15 minutos do que o previsto e sem erros. Os procedimentos de emergência são igualmente treinados virtualmente, tais como a extinção de fogo a bordo do avião.

 


HUAWEI P40 PRO FISICO

 Largura

72,6 mm

 
Altura

158,2 mm

 
Profundidade

8,95 mm

 
Peso

Aprox. 209 g (incluindo a bateria)


Entrega delivery

A UberEats (entrega de alimentos como serviço adicional da Uber) já começou a realizar projetos para entregas de alimentos usando drones.

Os estudos foram discutidos em San Diego, nos Estados Unidos, que tem como objetivo facilitar a entrega reduzindo o tempo que pode variar entre cinco e trinta minutos. A intenção não é projetar um drone específico para isso, mas sim, usar o serviço como forma de facilitar a experiência do usuário.

[IDS] Docker: Instalação em Debian-based OS

SET UP THE REPOSITORY

1. Update the apt package index and install packages to allow apt to use a repository over HTTPS:

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install \
    apt-transport-https \
    ca-certificates \
    curl \
    gnupg-agent \
    software-properties-common

2. Add Docker’s official GPG key:

$ curl -fsSL https://download.docker.com/linux/debian/gpg | sudo apt-key add -

Verify that you now have the key with the fingerprint 9DC8 5822 9FC7 DD38 854A E2D8 8D81 803C 0EBF CD88, by searching for the last 8 characters of the fingerprint.

$ sudo apt-key fingerprint 0EBFCD88

pub   4096R/0EBFCD88 2017-02-22
      Key fingerprint = 9DC8 5822 9FC7 DD38 854A  E2D8 8D81 803C 0EBF CD88
uid                  Docker Release (CE deb) <docker@docker.com>
sub   4096R/F273FCD8 2017-02-22

3. Use the following command to set up the stable repository. To add the nightly or test repository, add the word nightly or test (or both) after the word stable in the commands below.

$ sudo add-apt-repository \
   "deb [arch=amd64] https://download.docker.com/linux/debian \
   $(lsb_release -cs) \
   stable"

INSTALL DOCKER ENGINE

1.Update the apt package index, and install the latest version of Docker Engine and containerd

 $ sudo apt-get update
 $ sudo apt-get install docker-ce docker-ce-cli containerd.io

2. Verify that Docker Engine is installed correctly by running the hello-world image.

$ sudo docker run hello-world

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Relação de melhorias e novidades da versão Android 11

Conversas: seção dedicada para gerenciar as conversas nos mensageiros; definir a prioridade de contatos específicos; adição dos ícones flutuantes de bate-papo, chamados bubbles, de pessoas ou grupos por cima da interface, para responder sem mudar de aplicativo.

Smathome: adição do menu rápido com funções para controlar dispositivos inteligentes da casa.

Pagamentos: adição do menu rápido com funções do Google Pay.

Mobilidade: esta versão executa o Android Auto sem fios. Obs.: é necessário ter um veículo compatível e um aparelho com suporte a Wi-Fi de 5 GHz

Mídias: controles de reprodução de áudio e vídeo reformulados, funções na barra de notificações, com opção de alternar rapidamente entre o fone de ouvido e um alto-falante Bluetooth; Adição da gravação de tela nativa, que registrar o som do microfone e do sistema,[5] também é possível realizar uma “captura de tela rolável”, onde o print registrará também as partes que estão ocultas da tela.

Conexão: maior integração com o padrão 5G.

Telas: adição do suporte a telas com taxa de atualização variável; adição de interface adaptada para displays de formato diferente (com furo para câmera ou com bordas curvas).

Atualização: aumento das funções do projeto Mainline, que permite atualizar partes separadas do sistema através do Google Play Services.

Notificações: todas as notificações podem ser descartadas, até as que estão em andamento ou em segundo plano; adição do "histórico de notificações", se perder uma notificação e gostaria de acessá-la novamente, poderá visualizar o conteúdo e o horário.





G1: o primeiro telemóvel Android



Já foi apresentado o G1. Este é o primeiro telemóvel a integrar o sistema operativo Android, da Google, e chega ao mercado pela mão da T-Mobile. O fabrico ficou a cargo da HTC.

Aquele que para muitos é considerado o principal rival do iPhone foi hoje apresentado nos Estados Unidos. O G1 é um telemóvel fabricado pela HTC e é o primeiro a utilizar a plataforma Android, desenvolvida pela Google no âmbito do Open headset Alliance.

O equipamento chega ao mercado pela mão da T-Mobile, com um preço de 179 dólares e destaca-se não só pelo preço como pelas suas capacidades, semelhantes às apresentadas no iPhone.

Com ecrã largo e táctil, teclado QWERTY, GPS integrado, sistemas de ligação wi-fi e 3G, o G1 ganha a atenção do mercado pelas promessas de uma melhorada experiência de navegação graças ao Android. 

A plataforma permite navegar na Internet, a partir do telemóvel, de forma rápida, abrindo diversas aplicações ao mesmo tempo - o que não é possível com o iPhone - e facilita a troca de dados entre os utilizadores, destaca a imprensa internacional. O equipamento inclui capacidades rich HTML, permitindo a sincronização de contas de email, calendário e contactos do Gmail, assim como com outros serviços POP3 ou IMAP.

















ANDROID ICE CREAM SANDWICH (4.0)

O Ice Cream Sandwich foi Lançado em novembro de 2011, mas foi anunciado juntamente com o Google Music. 
Essa versão veio para unificar os tablets e smartphones em uma única versão do Android, em vez de operarem em versões separadas. As novidades do sistema foram: controle de tráfego na internet, edição simples de vídeos e fotos, destravamento de tela por reconhecimento facial, entre outros recursos.



C - Introdução

    A linguagem C é o que se chama de linguagem compilada. Isso significa que, uma vez escrito o programa em C, ele deve ser passado por um compilador para transformar seu programa em Código Executável para o computador rodar (executar). Um programa em C possui um formato legível ao homem, enquanto o executável gerado no compilador possui a forma legível para a máquina e é executada por ela. Isto significa que para escrever e executar um programa em C, é necessário ter acesso a um compilador de C e um editor de texto puro, qualquer sistema operacional pode ser usado para programação em C desde que tenha o compilador necessário. Se estiver trabalhando em uma máquina Windows, você precisará fazer o download de um compilador de C gratuito ou comprar um compilador comercial. Um compilador comercial amplamente utilizado com Windows é o ambiente Visual C++ da Microsoft (ele compila programas em C e C++), que porém é um software pago.


Resumindo, para programar em C é necessário um editor de texto e um compilador, mas também pode ser acrescentado um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE - Integrated Development Environment) para programação na linguagem C.

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Parrot OS II

Após três meses de desenvolvimento, a equipa responsável pelo Parrot OS lançou a versão 4.6. A partir de agora passa a existir também uma versão com o ambiente gráfico KDE Plasma que está disponível nas edições Home e Security.

Esta nova versão traz também várias melhorias ao nível da interface e a ferramenta APT, para gestão de pacotes, faz agora uso de HTTPS.
O Parrot 4.6 inclui também melhor suporte para hardware, uma vez que inclui novos drivers e o suporte para pacotes Snap, tecnologia desenvolvida pela Canonical, foi também melhorado.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Como as máquinas tomam os nossos empregos

Desde a revolução industrial que homens e mulheres se queixam que máquinas vêm tomando os seus empregos mas porque? Resposta rápida, elas trabalham melhor não precisam de trabalho e nem de horários.

A partir do momento em que uma pessoa consegue fazer o trabalho de outra de maneira mais eficiente é claro para todos que a primeira vai ser substituída, mas quando se fala de máquinas o assunto é mais controverso. 

A maior parte da população já se apercebeu que substituindo trabalhos manuais, repetitivos e extensos são mais lucrativos do que ter uma sala cheia de pessoas a fazer esse trabalho ( dou como exemplo o trabalho de calculadora, aonde literalmente existiam salas cheias de pessoas, com uma caneta e um papel na mão, a fazer contas), para além de a longo prazo trazer benefícios económicos, a nível mundial, quando aplicado em grande escala.

Vemos exemplos disto mais á vista em fábricas aonde robôs são programados para desempenhar uma tarefa repetidamente e sem erro, mas é muito mais presente, por exemplo como verificamos no documentário social dillema, praticamente todas as redes sociais são geridas por algoritmos que determinam oque os usuários vêm e por aí em diante.

Em todas estas industria uma tecnologia que está a revolucionar e a, novamente assustar os trabalhadores é a habilidade dos algoritmos poderem ser programados para aprenderem sozinhos. Isto assusta alguns porque alguns programas já são capazes de recriar obras de arte, música, e até fazer designs de carros, desde a sua estrutura interna á sua aparência exterior. 
Uma forma lúdica de perceber como estas máquinas evoluem recomendo o seguinte vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=R9OHn5ZF4Uo&t=467s&ab_channel=CGPGrey

Estas inteligências artificiais assustam de novo porque, até agora, todos os empregos que as máquinas tiravam eram simples e repetitivos, mas de repente passam a ser "criativos", capazes de criar coisas que até agora só os humanos eram capazes de o fazer, isto cria o medo destas IA passarem a fazer tudo por nós. 

Parrot OS

Lançado em 2013, o Parrot OS é um sistema operativo derivado do Debian, que permite realizar análises forenses a sistemas e também pentesting graças às muitas ferramentas integradas. Esta distribuição vem com ambiente de desktop MATE e com o  LightDM (Light Display Manager) como gestor de logins. Em termos de recursos, e abordando valores aproximados, os quais podem variar, a instalação do Kali ocupa cerca de 11GB, enquanto que a instalação padrão do Linux Parrot OS ronda os 12GB.







Engenharia social e roubo de identidade

Os crackers fazem uso da engenharia social para ter acesso a dados das pessoas e roubar sua identidade.

Seguir instruções de e-mails phishing, instalar um malware sem saber em seu dispositivo ou ceder seus dados através de mensagens, sites ou formulários sem saber sua verdadeira procedência, podem fazer de você uma vítima de roubo de identidade.

Tendo acesso aos seus dados pessoais, os crackers podem usá-los para desviar fundos de sua conta bancária e criar documentos falsos usando sua identidade. Eles também podem fazer uso dos seus dados para planejar atividades criminosas ou reclamar benefícios fiscais em seu nome.


O roubo de identidade teve um crescimento sem precedentes nos últimos anos, principalmente fazendo uso da engenharia social.

A nova geração de consolas: Xbox Series X

Também lançada nesta terça-feira foi a Xbox Series X, a consola que competirá com a PlayStation 5.
Esta consola, com o aspeto peculiar, que muitos dizem que se aparenta a um frigorífico, custa 499 euros.


Nota-se logo uma enorme diferença nas dimensões da Series X, com altura de 30,1 centímetros e com os lados da base a medirem 15,1 centímetros, a Series X é um autêntico paralelepípedo.
É uma consola para quem quer ter uma melhor performance na sua consola bem como quem quer ter uma entrada para DVD's, seja para ver filmes (a Xbox suporta Blu-Rays!) ou para poder jogar os seus jogos offline, com o leitor de discos ainda tem essa hipótese. 


Em termos de especificações, o processador é exatamente o mesmo que o do Series S, mas vem com uma placa gráfica bem superior, com 52 compute units, comparado com as 20 do Series S, e 16GB de memória GDDR6, o que significa que a Series X também tem suporte para 8K.
Em termos de armazenamento, a tecnologia é exatamente a mesma, excepto que tem-se 1TB em vez dos 512GB.

Será que vai conseguir competir com a PlayStation? É improvável, mas a integração Windows e Xbox que a Microsoft tem estado lentamente a pôr em prática torna definitivamente as coisas bastante interessantes.

Site consultado: https://en.wikipedia.org/wiki/Xbox_Series_X_and_Series_S (Consultado dia 09/11)

A nova geração de consolas: Xbox Series S

Para sair um pouco fora de todas as coisas novas no mundo dos PC's, passo então para a nova geração de consolas que começará já hoje, terça-feira, dia 10 de novembro, com o lançamento das novas consolas da Xbox: a Series S e Series X.


Comecemos pela Series S, talvez a consola que mais me despertou interesse de todas as que vão ser lançadas nas próximas duas semanas.
Com um preço bastante acessível em termos de consolas, 299€, é uma consola para quem pretende ter acesso a videojogos sem afetar muito a sua carteira, mas também é bastante portátil, pesando apenas dois quilogramas, e tendo, em termos de medidas 15,1 cm x 6,5 cm x 27,5 cm, o que é, como se pode ver na imagem abaixo, bastante pequena (especialmente comparando com a Series X, a consola mais à direita).

Mas, uma coisa que também se pode notar é que a Series S não possui nenhum entrada de DVD, ou seja, apenas é possível comprar jogos e ter acesso aos mesmos através do meio digital, o que complica um pouco pois é necessário uma conexão à Internet para se poder instalar jogos.



Já em termos de especificações, a Xbox traz AMD quanto ao seu processador e placa gráfica, um processador de 8 núcleos da arquitetura Zen 2, a geração passada e um placa gráfica da arquitetura da RDNA2, a nova arquitetura que foi falada nas entradas passadas, com 10GB de memória GDDR6.
Por fim tem um SSD com interface NVMe feito especificamente para a Xbox, com 512GB de armazenamento e que consegue atingir velocidades de quase 5GB por segundo!

Assim, é uma consola bastante interessante para quem não quer gastar muito e quer ter uma performance decente e de última geração.

Site consultado: https://en.wikipedia.org/wiki/Xbox_Series_X_and_Series_S (Consultado dia 09/11)


segunda-feira, 9 de novembro de 2020

À quarta é de vez? - O fator Smart Access Memory

Como podemos ver junto do canto inferior direito da imagem abaixo, o gráfico que a AMD usa para comparar a RX 6800 com a competição tem uma pequena referência a um Smart Access Memory, mas o que é isto precisamente?


Para ter acesso ao Smart Access Memory (SAM, para encurtar), é necessário ter um processador da nova geração da AMD Ryzen (aqueles processadores que foram mencionados nas entradas do blog passadas), e o que o SAM faz em concreto é que o CPU tem acesso completo a toda a memória da placa gráfica, ou seja, no caso de todas as novas placas gráficas da AMD, acesso total a 16GB de memória de vídeo. Isto é uma diferença significativa, pois para partilhar a memória com o processador, era apenas possível dividir em chunks de 256MB na PCI-E, o que torna-se algo limitante.

Assim, com o SAM, encontra-se um aumento de performance, apenas devido ao SAM, de cerca 4 a 9%, por isso é um fator que é necessário considerar, quando estas novas placas da AMD forem lançada e como as afeta caso estejam com outro processador que não um da última geração da AMD.


Um fator que me preocupa, no entanto, é de uma possível retoma de sistema proprietários que possam afetar bastante a performance caso não se tenha precisamente o que é necessário e que complicam não só o utilizador, mas que pode também levar a que o mercado se monopolize ainda mais, o que será prejudicial para o consumidor, no fim de contas, qualquer empresa que seja.

[IDS] DevOps: O que é?

    Na Ciência da Computação o DevOps (contração de development e operations), é uma cultura na engenharia de software que aproxima os desenvolvedores de software (Dev) e os operadores do software / administradores do sistema (Ops), com característica principal de melhorar a comunicação dos dois papéis dentro de um projeto e defender a automação e monitoramento em todas as fases da construção de um software (desde a integração, teste, liberação para implantação, ao gerenciamento de infraestrutura), auxiliam empresas no gerenciamento de lançamento de novas versões, padronizando ambientes em ciclos de desenvolvimento menores, frequência de implantação aumentada, liberações mais seguras, em alinhamento próximo com os objetivos de negócio.

    Empresas que liberam novas versões de software frequentemente podem precisar das considerações ou orientações de um SysAdmin (Administrador do sistema). O Flickr desenvolveu a cultura de DevOps para suprir uma necessidade do negócio de realizar dez implantações por dia, este ciclo diário de implantações será muito maior em organizações que produzem aplicações multi-foco ou multi-funções. É conhecido como implantação contínua ou entrega contínua. Grupos de trabalho, associações de profissionais e blogs estão tratando do tema desde 2009.

    A cultura DevOps auxilia empresas no gerenciamento de lançamento de novas versões, estimular a comunicação entre os dois papéis. Eventos podem ser acompanhados com maior facilidade, assim como o controle de processos documentados e emissão de relatórios granulares. Empresas com problemas no processo de liberação/implantação de novas versões, normalmente possuem automação, mas querem maior flexibilidade para gerenciar e conduzir esse processo - sem precisar editar tudo na linha de comando. Idealmente, essa automação deve ser disparada por recursos não operacionais, em ambientes específicos que não estejam "em produção". O desenvolvedor ganha maior controle sobre o ambiente, e o administrador do sistema maior entendimento sobre os aplicativos.

    Processos simples se tornam claramente articuláveis, através do DevOps. O objetivo é automatizar a maior quantidade possível de processos operacionais.

    Integrações DevOps visam a entrega de produtos, testes de qualidade, desenvolvimento de características e releases de manutenção, de modo a incrementar a confiança e segurança, desenvolvimento rápido e ciclos de desenvolvimento. Muitas das ideias (e pessoas) envolvidas com a cultura DevOps vieram dos movimentos de Gerenciamento de sistemas empresariais e Desenvolvimento ágil de software.

Crimes informáticos mais comuns

Crimes informáticos há muitos, e há alguns que se calhar até já fizemos sem saber que  mesmo o era.
Os mais comuns são:
  • Pirataria- quando fazemos download de músicas, filmes, programas pagos na internet de graça.
  • Pornografia Infantil.
  • Cyberbullying.
  • Fugas de Informação-quando uma pessoa sem autorização tem acesso a documentos e os revela.
  • "Cavalos de Troia"- quando instalado no computador deixa uma porta de acesso ao computador para uma possível invasão.



url :https://pt.wikipedia.org/wiki/Crime_inform%C3%A1tico#Hackers,_Phreakers_e_Pirates (08/11/2020)


À quarta é de vez? - AMD Radeon RX 6900 XT (e como tornar uma placa da competição obsoleta em pouco mais que um mês)

E chegamos ao topo da montanha, a RX 6900 XT. Esta é a placa que talvez mais me surpreendeu pela positiva. Lembro-me de uns dias antes de estas placas terem sido anunciadas que a AMD não deveria sequer tocar na alta gama das placas gráficas, mas que deveria ser muito competitiva em termos das placas mais acessíveis. Mas é exatamente o contrário, e o melhor exemplo disso é a 6900 XT.


Porquê? É bastante simples, mas precisamos de retroceder um pouco no tempo: o lançamento da RTX 3090 pela Nvidia. Antes a Nvidia ficava-se sempre pelas oitentas como o topo da sua linha, com as placas Titan como o topo do topo, mas a um preço ainda mais exorbitante e não focado no gaming mas sim para processamento de dados que precisasse de uma enorme potência. Mas a Nvidia deixou a linha Titan e passou a para a RTX 3090, anunciando-a como a primeira placa gráfica pronta para jogar em 8K (quando mal existem monitores nessa resolução), e com um preço nunca visto na gama GTX/RTX, 1499 dólares.

Voltamos então ao presente, lançamento das novas placas gráficas da AMD. A 6900 XT chega para competir com a RTX 3090, e é apresentada com um TDP de 300W, o que é 50W a menos que a 3090, por isso a eficiência é significativa, isto é, caso a performance seja a mesma, que é, como podemos ver no gráfico abaixo.


Isto seria tudo normal tendo em conta o que tinha dito antes, a AMD a competir com a Nvidia em todos os níveis, mas há um fator que eu ainda não mencionei: o preço. Enquanto que, a RTX 3090 custa 1499$, a RX 6900 XT custa apenas 999$, um preço que humilha por completo a Nvidia e que torna a 3090 quase obsoleta quanto a gaming.

No caso desta placa, podemos esperar pelo dia do lançamento, 18 de novembro, mas tendo a diferença absolutamente massiva entre a RX 6900 XT e a RTX 3090, não é preciso esperar para saber que a AMD venceu neste nível.

domingo, 8 de novembro de 2020

À quarta é de vez? - AMD Radeon RX 6800 XT

No meio das novas placas gráficas da AMD temos então a RX 6800 XT. Como podemos ver abaixo, tem um PVP de 649$, o que a situa como ligeiramente mais barata que a RTX 3080, com o preço de 699$.
Com 72 compute units, uma frequência de boost de 2250 MHz e 16GB de memória GDDR6, esta placa parece que irá competir diretamente com a RTX 3080 mencionada previamente, ao contrário da RX 6800, que está algures no meio.


Esta placa gráfica parece realmente competir com a Nvidia, o que traz uma nova frescura ao mercado de topo de placas gráficas, que perdurava nas mãos da Nvidia.
Como se pode ver no gráfico abaixo, a 6800 XT está praticamente ao mesmo nível de performance da RTX 3080, e mesmo quando perde, não é por uma diferença muito significativa, e isto é sem ter em conta que a 6800 XT gasta menos 20W energia, o que compensará em termos financeiros a longo prazo, bem como a 6800 XT é simplesmente mais barata que a 3080.


Mas é claro, é preciso relembrar que isto é um gráfico que foi feito pela AMD, que tentará apresentar o seu produto da melhor maneira, por isso, continuarei a mencionar que esta nova placa gráfica apenas será lançada a 18 de novembro e aí podemos ver realmente o que a AMD nos traz.

Code Race - Entrada 3/Semana 2-8 Nov. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Code Race

    Nos dias 6, 7 e 8 deste mês, vários empreendedores da área da engenharia foram desafiados pela Altran, a criar soluções tecnológicas sustentáveis para o setor automóvel no Code Race. Numa edição totalmente digital devido à pandemia do Corona Vírus do hackaton, a principal preocupação desta iniciativa é o crescimento elevado de população. Estudos estimam que em 2050, cerca de 2/3 da população mundial viverá em cidades pelo que melhorar a condição e qualidade de vida nas mesmas através de invenções tecnológicas é absolutamente fundamental.
    Sem dúvida uma maneira criativa e útil de reunir pessoas de várias gerações e idades para trabalhar num futuro melhor.
Logotipo da iniciativa Code Race

 
Fontes: https://www.motor24.pt/sites/wattson/a-procura-de-solucoes-tecnologicas-e-sustentaveis-para-o-setor-automovel/1491605/ (consultado a 08/11/2020)

À quarta é de vez? - Radeon RX 6800 & Introdução

Depois de anunciar as sua nova linha de processadores, a AMD anuncia então as suas novas placas gráficas, da arquitetura RDNA2.
O que foi anunciado foi no mínimo... surpreendente. Enquanto que do lado dos processadores se esperava mais um ataque da AMD para superar ainda mais a Intel, as placas gráficas era esperado que a AMD lançasse algo competitivo, mas que não ultrapasse o quase monopólio que a Nvidia tem no mercado neste momento.


O que saiu deste anúncio foram três placas gráficas: a RX 6800, a RX 6800 XT e a RX 6900 XT.
A grande diferença aqui é que a AMD lança placas gráficas high-end, isto é, as suas placas gráficas mais caras, e que vão competir com as placas de topo da Nvidia, custando as placas da AMD 579$, 649$ e 999$, respetivamente.


Começemos então por falar da placa gráfica mais barata, a RX 6800. Com um PVP de 579$, está entre a RTX 3070 e 3080 da Nvidia. Para quem não saiba, a RTX 3070, segundo a Nvidia, tem a mesma performance que a RTX 2080 Ti, a placa gráfica mais cara da geração passada, mas 500€ mais barata. 
E como podemos ver em baixo, a RX 6800 ultrapassa em bastantes jogos a RTX 2080 Ti, o que pode ser um indicador que esta placa tem um melhor custo por performance do que a RTX 2070, mas teremos que esperar pelo dia 18 de novembro para saber o que realmente a AMD trará.

AirCar (V5) - Entrada 2/Semana 2-8 Nov. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        AirCar (V5)

    Outro carro voador que faz os seus primeiros voos é o AirCar (V5), desenvolvido pela Klein Vision, uma empresa eslovaca. O "pássaro" de 2 lugares foi desenvolvido com a ideia de criar um automóvel que rapidamente se pode transformar em avião (e vice-versa) podendo, deste modo, deslocar-se por terra ou pelo ar. A transformação pode ser realizada em apenas 3 minutos e no passado dia 3 de novembro conseguiu realizar 2 descolagens e 2 aterragens com sucesso no aeroporto eslovaco Piestany. 
    A empresa promete ainda estar a trabalhar num protótipo com mais lugares tendo em mente um veículo que possa transportar até 4 indivíduos.

"AirCar (V5) (Fotos: Divulgação site Klein Vision)"
   
 Fontes: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2020/11/carro-voador-realiza-sequencia-de-voo-de-teste-bem-sucedido-veja-video.html (consultado a 08/11/2020)

Active Acoustics - Entrada 1/Semana 2-8 Nov. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Active Acoustics

    A empresa israelita Silentium lançou um sistema de cancelamento de ruído para automóveis. O sistema permite eliminar ruídos parasitas que surgem quando se conduz. Este sistema inovador utiliza o sistema de som do veículo para o efeito, reduzindo em cerca de 90% os sons que se encontram na faixa dos 20 Hz a 1000 Hz. Como diz Anthony Manias, um executivo da empresa: “O Active Acoustics vai alterar a forma como os fabricantes combatem os ruídos a bordo, permitindo-lhes reduzir a dependência de materiais de isolamento acústico”.
    Fica assim em aberto a possibilidade de viagens mais silenciosas e como tal mais confortáveis para os passageiros.


Fontes: https://observador.pt/2020/11/06/quer-um-silencio-a-bordo-quase-total-e-facil/ (Site do jornal Observador, consultado a 08/11/2020)
https://www.youtube.com/watch?v=lhgDIoQKVsE&feature=emb_logo (Vídeo Youtube, consultado a 08/11/2020) 

Impressão 3D - TPU [Materiais raros]

TPU

O TPU, ou poliuretano termoplástico, é um material muito pouco utilizado na impressão 3D, além de ser bastante caro cerca de 60€/kg. Os seus atributos são muito desprezáveis e considero até pouco apetecível ao publico. Porem é conhecido pela sua alta capacidade de flexibilidade, é também bastante durável o resto é um material bastante mau. Não recomendo para iniciantes. TPU filament for 3D printing: learning about plastic materials - Felfil

IPhone 6

 O IPhone 6 assim como todos os outros IPhones foi lançado pela Apple no dia 19 de setembro de 2014, juntamente com o IPhone 6 plus e o Apple Watch, sendo vendidas mais de 4 milhões de unidades nas primeiras 24 horas e mais de 220 milhões no tota.

    As caraterísticas do IPhone são:
  • Sistema Operacional: iOS 12.
  • Dimensões: 138.1 x 67 x 6.9 mm.
  • Cartão SIM: Nano.
  • Quad Band (850/900/1800/1900).
  • Processador: 1.4 GHz Dual Core.
  • Memória Ram: 1 GB.
  • Armazenamento: 128 GB.
  • Resoluçaõ da tela: 750 x 1334 pixel.
  • Câmara: 8 Mp.
  • Resolução da câmara: 3264 x 2448 pixel.
  • Câmarra frontal: 1.2 Mp.
  • Resolução de vídeo: Full HD.
  • FPS da gravação: 60 fps.
  • Gravação em slowmotion: 240 fps.
  • Vídeo da câmara frontal: 720p HD, 30fps.
  • Opções da câmara frontal: HDR/Face Detection/Modo Selfie.
  • WI-FI: 802.11 a/b/g/n/ac.
  • Bluetooth: 4.0 com A2DP.
  • GPS: A-GPS/GLONASS.
  • BAteria: 840 minutos em utilização, e 250 horas em standby com 1810 mAh.
  • Peso: 129 gramas.