Pesquisar aqui

sábado, 20 de março de 2021

A spacex enlouqueceu

A spacex encontrou um problema, quando o booster(chamado super heavy booster) da nave Starship, for tentar aterrar o barulho criado pelos motores iria fazer eco no chão, que voltaria para traz e danificaria o motor do booster.

Para resolver este problema a spacex resolveu tentar apanhar o booster no ar, usando uma plataforma que iria apanhar as aletas de grade do booster! Agora para além de um booster de cerca de 60 metros ter de aterrar suavemente, também o terá de fazer com uma precisão inimaginável.


https://www.youtube.com/watch?v=JdU9RzlHm-o&ab_channel=PrimalSpace










Um tabuleiro de xadrez que joga contigo.

Esta semana encontrei um vídeo no youtube, aonde um tabuleiro de xadrez tinha sido modificado para perceber as tuas jogadas e jogar as peças as peças da outra cor de acordo com a tua jogada.

Este sistema parece funcionar da seguinte maneira, em cada quadrado do tabuleiro existe um interruptor que é fechado sempre que uma peça está em cima dele, e desta forma a AI sabe para onde moves cada peça. Depois de saber a tua jogada esta usa um braço robótico que se situa de baixo do tabuleiro, e usando um íman, arrasta a peça para a posição que deseja.
link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=JUX-hgx_V8Y&ab_channel=JamesZhang

Como correu a minha pt-05.

Durante a realização desta pt, utiliza-mos uma das funcionalidades da família git, utiliza-mos o GitHub, este foi usado para dar upload das nossas páginas criadas em HTML a partir de repositórios. Esta ágina no inicio é um pouco difícil de usar, pode tornar-se um pouco confuso sem o auxilio de alguém mais experiente, ma para além disso é uma ótima forma de partilhar os nossos trabalhos.

Antes de começar a trabalhar neste projeto, tive-mos de aprender HTML, para o fazer utiliza-mos a plataforma sololearn aonde subscreve-mos ao curso de HTML.

inicio do curso

a meio do curso

final do curso

Após terminar-mos o curso em html foi-nos pedido para fazer uma tabela utilizando a linguagem.

inicio da tabela
tabela a meio

tabela acabada

Para além disso, também cria-mos um site, aonde colocámos todos os nossos projetos.
link do site: https://majimbi.github.io/












PT05

O GitHub é uma plataforma que permite aos programadores alojarem os seus projetos. Esta plataforma pode ser vista também como uma rede social à escala mundial virada para programadores, uma vez que é possível seguir os utilizadores e acompanhar projetos, bem como contribuir informando a existência de bugs ou até mesmo sugerindo eventuais correções ao código.

Acho que é uma ferramenta muito poderosa, eu próprio já instalei várias aplicações através dum git clone. Estas são alguns exemplos das minhas aplicações preferidas no github, e que uso mais:

Este é o meu domínio público do website:

Este é o link da drive onde tenho o pdf com a memória descritiva:

Este é o meu certificado do sololearn:


História do HTML e o que é o HTML.

HTML (HyperText Markup Languageé uma linguagem de marcação responsável por construir as páginas que existem na internet.

Pode-se afirmar que o HTML teve o seu surgimento no início da década de 90. E que entre 1990 e 1995, passou por várias atualizações e modificações em sua estrutura.

Até 1995 quem supervisionava e controlava o padrão da linguagem era o próprio CERN. Desse ano em diante, a W3C (The World Wide Web Consortium), uma entidade que regula os padrões da Web, tomou para si a sua supervisão e controle.

É por meio dos seus códigos que o conteúdo é delimitado, criando assim uma página na internet.

Esses códigos inseridos em <tags/>, definem todos os elementos presentes na estrutura da página, tais como o seu tamanho, a fonte da letra, as cores, as quebras de linha e etc.

É possível criar um código HTML em qualquer editor de texto, desde que a extensão do arquivo seja salva com o formato .HTML.

Desse modo, ao clicar sobre o arquivo, o navegador mesmo sem conexão com a internet, mostrará o código na forma como ele interpreta ao usuário final.

Os elementos que descrevem a página e outras configurações, são escritos dentro da tag <head/>. Os demais elementos que criam e compõem o site, são colocados dentro da tag <body/>.

O elemento <Doctype html> delimita que a versão utilizada é a 5.

Por último, todos os elementos devem ser escritos dentro da tag <html>, pois é o que pertence a ela que o navegador interpreta e traduz ao usuário final.



Huawei Nova 9 deve ser equipado com chipset Kirin 990E

Alguns rumores começaram a circular nesta semana a respeito dos sucessores da linha Huawei Nova 8. De acordo com fontes da média local, o próximo celular da fabricante chinesa, o Huawei Nova 9, será equipado com o processador Kirin 990E.

Essa notícia chega de forma positiva para os fãs da marca que querem comprar o próximo celular dessa série. Isso porque o Huawei Nova 8, que foi apresentado no último trimestre do ano passado, dececionou um pouco ao ser apresentado com o HiSilicon 985, o mesmo chipset utilizado na geração passada, com o Huawei Nova 7.

Apesar disso, em termos de performance do processador, não é possível esperar grandes mudanças. Isso porque, em testes de desempenho, o Kirin 990E não se mostra muito superior em relação ao Kirin 985. Ainda assim, de acordo com o Antutu e o Geekbench, é possível ver um ganho de cerca de 20% no teste de multi-thread do processador mais recente em relação ao utilizado no Huawei Nova 7 e Nova 8.

Outra vantagem está para o gerenciamento da energia, e o Huawei Nova 9 pode mais eficiente ao poupar a bateria com o HiSilicon 990E do que seus antepassados eram com o 985, apesar de ambos os chipsets serem construídos com arquitetura de 7 nanômetros.

Até o momento, porém, não há mais detalhes sobre o Huawei Nova 9, portanto ainda não sabemos quais serão suas demais especificações, bem como quando ele poderá ser lançado no mercado. Portanto é preciso ficar de olho em mais notícias sobre o assunto para conhecer um pouco mais do aparelho.

Vale destacar que o processador Kirin 990E já é utilizado pela Huawei em outros aparelhos, como o Huawei Mate 40E, por exemplo, que foi lançado há alguns dias

Executiva da Huawei acusa Canadá de destruir provas comprometedoras.

Uma executiva da Huawei ameaçada de extradição para os Estados Unidos acusou nesta quinta-feira o Canadá de destruir provas ao apagar e-mails e mensagens de texto de um ex-polícia que participou da sua prisão no fim de 2018, em Vancouver. A fim de evitar a extradição da executiva, os advogados de Meng Wanzhou, diretora financeira da gigante chinesa das telecomunicações, tentam há meses provar que os direitos de sua cliente foram violados durante a prisão da mesma.

PT05

 A maior parte do trabalho tinha de ser feito no Github que é uma plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos com controle de versão usando o Git. Ele permite que programadores, utilitários ou qualquer usuário cadastrado na plataforma contribuam em projetos privados e/ou Open Source de qualquer lugar do mundo. GitHub é amplamente utilizado por programadores para divulgação de seus trabalhos ou para que outros programadores contribuam com o projeto, além de promover fácil comunicação através de recursos que relatam problemas ou mesclam repositórios remotos.

E em relação ao Git, ao GitHub Pages e ao GitHub são ferramentas fáceis de usar após aprendermos a utilizar qualquer tipo de linguagem de programação. Foi interessante enquanto estudantes termos trabalhado com ferramentas que são utilizadas no mundo profissional em projetos informáticos, entre outros.

Link para a memória: https://sites.google.com/aluno.aebenfica.pt/portefolio-diogo-agulheiro/proposta-de-trabalho/pt05/mem%C3%B3ria-descritiva?authuser=4&pli=1

O URL do domínio publico com o site criado: https://dsa122.github.io/




PT05 - Passo 10

O github foi um bem essencial para o desenvolvilmento desta PT, e na minha humilde opinão creio que o github seja dos melhores sitios para guardar e partilhar os nossos projetos com progamadores.



  1. Para o site do meu repositorio, inspirei me no estilo ja feito pelo stor e depois joguei com as cores.

  2. Utilizei como indicado o Notepad++, sem qualquer tipo de problemas, para o desenvolvimento da tabela e o meu site ("osupy.tk")

  3. Mais interessante achei a propria realização do trabalho; Não houve nada de grande dificuldade; O que deu mais trabalho foi a realizaão da tabela, porque foi  uma tabela de 27  alunos; A minha ajuda foi o google, mais propriamente este site www.w3schools.com.

  4. Usei sempre o mesmo site www.w3schools.com.

  5. Segui rigorosamente o enunciado, as unicas decisões foi só em relação ao aspeto final da tabela e do site, ambas ficaram com aquele produto final porque acho que ficaram decentemente organizadas e legiveis.

  6. Gostei de elaborar a tabela em si.*; Consegui ter um resultado final tal como pretendia; Aprendi como desenvolver a estrutura de uma tabelae  aprendi estilos em css; Não tive tristezas, consegui aquilo que pretendia.




Completando o curso de HTML no Sololearn também ajudou bastante na realização da PT

família Git

Acho que este aplicações do github gitpage e outros são um conjunto de pecas que preencham buracos da família git onde provavelmente ira ter mais aplicações com avanço tecnológico. 

Memória descritiva:
1 - O Professor deu-nos esta PT 05 , que apareceu no enunciado de PT's do site do professor.
2- Para este trabalho precisei de instalar de instalar o software Notepad++. Utilizei também o GitHub, o freenom e o sololearn como ferramentas online para auxílio na PT.
3 - Os passos que achei mais interessante foi o 5 porque foram os passos que requeriam mais aplicação do HTML que é o Ponto principal da PT, para além do facto de que a criação da tabela foi interessante.
- Os passos mais difíceis foram o 5 e 09, mesmo sabendo que a criação da tabela foi interessante, não muda o facto de ter sido difícil, e o passo 9, visto que o curso do Sololearn exigia vários conhecimentos, que precisávamos estudar antes de responder.
- Os passos que deram mais trabalho foram também o 5 e o 9 pelos mesmos motivos.
-Os passos onde tive de pedir ajuda foram no 6, pois tive dificuldade em enviar o meu trabalho feito para a plataforma GitHub. Tive a ajuda do João Fidalgo e do José Silva.
4-Pedi ajuda ao João Fidalgo e ao José Silva.
5-Não tive de tomar nenhuma decisão que fosse contrária ao enunciado. No entanto, fiz apenas umas alterações a nivel estético, com foco em melhorar a PT.
6-0 que gostei mais de elaborar neste trabalho foi a tabela, porque foi o desafio onde tínhamos de aplicar o nosso conhecimento
de HTML. E a partir daí, criar a tabela.
-Correu tudo bem, mas acho que poderia ter me organizado melhor, quer a nivel de tempo, quer a nivel da disposição dos repositórios no GitHub.
-Entrei em contacto com o HTML, onde aprendi bastante, e aprofundei o conhecimento do GitHub.

7- Não tenho tópicos que sejam relevante mencionar 


sexta-feira, 19 de março de 2021

Previsões Six Nations

    Este fim de semana tem o jogo França-País de Gales  como cabeça de série. As estatísticas preveem um jogo muito equilibrado e decidido nos momentos estáticos.
    Prevê-se um jogo fácil para a Escócia na receção à equipa italiana.
    A meio da tarde irá haver o jogo decisivo para as aspirações dos ingleses há fuga do quinto lugar.

    Bom rugby a todos.

[IDS] Cache: O que é?

Uma cache é um local de armazenamento reservado que recolhe dados temporários para ajudar os websites, browsers, e aplicações a carregar mais rapidamente. Quer se trate de um computador, portátil ou telefone, navegador web ou aplicação, encontrará alguma variedade de uma cache. 

Uma cache facilita a rápida recuperação de dados, o que, por sua vez, ajuda os dispositivos a funcionar mais rapidamente. Actua como um banco de memória, facilitando o acesso aos dados localmente em vez de os voltar a descarregar sempre que visita um website ou abre uma aplicação.

As caches são encontradas tanto em software como em hardware. A CPU, ou unidade central de processamento - o componente central responsável pelo processamento da informação do software no seu 
computador de secretária, laptop, smartphone, ou tablet - tem a sua própria cache. 

Uma cache de CPU é um pequeno bloco de memória concebido para ajudar o CPU a recuperar facilmente a informação frequentemente utilizada. Armazena dados que a memória principal do seu dispositivo utiliza para executar instruções muito mais rapidamente do que se tivesse de carregar cada pedaço de informação apenas quando esta era solicitada. 

fonte: https://www.businessinsider.com/what-is-cache

[PT05] Trabalho desenvolvido

    Ainda que tenha desenvolvido algumas capacidades no âmbito do desenvolvimento de software, nunca vi no HTML/CSS algo atrativo e interessante e, portanto, nunca aprendi nada além do básico e necessário. 

    Na verdade, entre criar um back-end com linguagens de programação de baixo nível para fazer handle request em tempos de execução competitivos ou desenhar um site com HTML/CSS, sempre preferi a primeira opção. Nesse sentido, acredito que a proposta de trabalho foi uma oportunidade de alargar a minha base de conhecimentos relativamente às tags em HTML e talvez cativar algum gosto pelo desenvolvimento front-end, o que não aconteceu, apesar de ter concluído o curso Sololearn.

Figura 1: Certificado gerado pelo Sololearn


    Por outro lado, foi possível tirar maior proveito de ferramentas das quais já fazia uso, como o Visual Studio Code, porque existem muitas e úteis extensões destinadas ao desenvolvimento Web, ambiente ao qual não estou comummente inserido. Tendo em vista que utilizo as potencialidades do jQuery recorrentemente, decidi integrar esse conhecimento no trabalho e, nesse sentido, facilitar a criação de novas células na tabela do passo 5.

    Para além disso, acredito que poderíamos ter explorado o domínio gratuito fornecido pela plataforma Freenom e nesse sentido, associá-lo ao IP público de um "máquina" (um pod). Apesar disso, o forward da GitHub Pages foi por si só curioso, porque o GitHub é uma plataforma rica, gratuita e não tenho dúvidas que ao concluírem esta proposta de trabalho, muitos devem ter continuado a explorar a família Git, bem como a sua comunidade.  

    De forma a concluir o artigo, acredito que muitos conceitos tenham ficado implícitos (como o deploy que acontece quando fazemos um commit para um repositório com uma GitHub page associada, que é semelhante ao trigger de ação explorado por alguns na última proposta de trabalho) e consequentemente pouco ou não explorados. No entanto, deve ser um bom pontapé inicial para quem não percebe muito dos temas envolvidos e quer ter resultados rápidos (o que normalmente é um estímulo para aprender mais!).

[IDS] DNS: O que é?

O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é uma das bases da Internet, mas a maioria das pessoas fora das redes provavelmente não se apercebem que o utilizam todos os dias para fazer o seu trabalho, verificar o seu correio electrónico ou perder tempo com os seus smartphones.

No seu aspecto mais básico, o DNS é um directório de nomes que coincidem com os números. Os números, neste caso, são endereços IP, que os computadores utilizam para comunicar uns com os outros. A maioria das descrições do DNS utilizam a analogia de uma lista telefónica.

Para além da analogia com a lista telefónica, podemos ver o DNS como a lista de contactos de um cliente e-mail, que faz corresponder os nomes das pessoas com os seus respectivos endereços de correio electrónico. 

O pequeno grande detalhe é que é preciso multiplicar essa lista de contactos por todos os outros habitantes do planeta para ter uma noção da dimensão disso!

fonte: https://www.networkworld.com/article/3268449/what-is-dns-and-how-does-it-work.html

Jade Raymond cria novo estúdio e já trabalha em exclusivo para PlayStation

Pouco menos de dois meses depois de deixar a vice-presidência de desenvolvimento do Google Stadia, Jade Raymond já está de casa nova. E o melhor: uma casa própria. A veterana da indústria dos games criou o Haven Entertainment Studios Inc., um novo estúdio de desenvolvimento de jogos com sede em Montreal, no Canadá.

Uma das fundadoras da Ubisoft Toronto (e uma das criadoras das séries ‘Assassin’s Creed’ e ‘Watch Dogs’), Jade já tem uma missão: criar uma propriedade intelectual nova para o PlayStation. “Queremos criar mundos onde os jogadores possam escapar, se divertir, se expressar e encontrar a comunidade”, afirmou a desenvolvedora sobre o novo estúdio Haven. “Queremos colocar nossa paixão em um projeto. Queremos fazer algo maravilhoso para as pessoas experimentarem”, completou.

Nos últimos 25 anos, Jade foi um dos principais nomes da indústria de jogos eletrônicos. Desempenhando funções em programação, design, produção, direção de estúdio e cargos executivos, ela liderou o estúdio de Toronto da Ubisoft, onde supervisionou o desenvolvimento de títulos de sucesso.

Seu último cargo no setor foi de vice-presidente do Stadia Games and Entertainment no Google.  Antes disso, ela ainda passou pela vice-presidência dos grupos PopCap Vancouver e Motive Studios (Montreal) da Electronic Arts, que fundou em 2015. Raymond também foi responsável pela franquia de games de ‘Star Wars’ e pelo portfólio de software de PC em toda a EA. 

“Estou extremamente animada com essa oportunidade de regressar às minhas raízes e trabalhar com essa equipe talentosa para criarmos uma nova IP juntos”, declarou Jade. “O lançamento de um estúdio independente com o apoio da Sony Interactive Entertainment nos garante total liberdade para superar limites, já que temos o suporte de uma editora que compreende profundamente o processo criativo do desenvolvimento de jogos e é conhecida pela qualidade excepcional e pela abordagem de colocar o jogador em primeiro lugar”.

Quatro jogos que fracassaram na indústria mundial

Quando se trata de jogos, nem todo lançamento aguardado é sinônimo de sucesso. De games que não atenderam às expectativas criadas a outros que gastaram mais do que arrecadaram, a indústria está repleta de decepções. Um levantamento da Betway Insider publicado em 17 de fevereiro apurou os quatro maiores fracassos de todos os tempos no universo dos jogos. Duke Nukem Forever e Cyberpunk 2077 são alguns dos destaques. Confira a lista completa nas linhas a seguir.

    1. Duke Nukem Forever
O quinto jogo da série Duke Nukem foi anunciado em 1997, como uma sequência de Duke Nukem 3D. Seu desenvolvimento foi um dos mais longos da história, com duração total de 14 anos. Ao longo de todo esse tempo, o game ganhou diferentes previsões de lançamento, que, logo após seus anúncios, eram canceladas. Em 2001, porém, a desenvolvedora 3D Realms optou por uma tática diferente: anunciou que o título chegaria ao mercado somente “quando estivesse pronto.”
O próprio desenvolvimento de Duke Nukem Forever foi muito conturbado. Além dos adiamentos, aconteceu uma batalha jurídica entre a publicadora e a desenvolvedora do título. Por causa disso, o jogo acabou passando para as mãos da Gearbox, que o entregou ao mercado apenas em 2011. Seu lançamento foi para PlayStation 3 (PS3), Xbox 360 e PC.

    2. E.T. the Extra-Terrestrial
Querendo surfar na onda de sucesso do filme E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg, a Atari lançou um jogo que marcou como um dos casos mais infames da história dos videogames. Para dar vida ao projeto, investiu US$ 21 milhões (cerca de R$ 116 milhões, em conversão direta) em licenças autorais e pagou um desenvolvedor indicado pelo próprio Spielberg para entregar o jogo a tempo do Natal.

    3. Shenmue
Criado pelo veterano da indústria Yu Suzuki, Shenmue chegou ao Dreamcast em 1997 com um espírito promissor. O jogo trazia uma jogabilidade inovadora para os consoles na época, com ciclo de dia e noite, efeitos climáticos, mundo aberto e alguns outros conceitos que serviram de influência para vários outros títulos posteriores.

    4. Cyberpunk 2077
Após sete anos de desenvolvimento e vários adiamentos, Cyberpunk 2077 foi recebido como um dos lançamentos mais aguardados de 2020. O processo de criação do game não foi nada fácil e incluiu até mesmo a necessidade de períodos de "crunch" (rotina de horas extras e longas jornadas de trabalho) obrigatórios. Quando ele finalmente foi disponibilizado, em dezembro do ano passado, logo choveram inúmeras críticas na mídia especializada e entre usuários pelo seu número excessivo de bugs e baixa performance nos consoles.

PT05: A família Git, Memória Descritiva, URL de domínio público e certificado no Sololearn

A família Git

A "família Git" é constituída por várias aplicações, sendo a aplicação que revolve todas as outras é o Git. Apesar de não termos utilizado esta aplicação, criada por Linus Torvalds, criador do Linux, é um software para detetar e localizar alterações em qualquer tipo de ficheiro, de forma a facilitar a coordenação entre vários programadores.


Com isto, desenvolveram-se várias aplicações a complementarem esta aplicação, como por exemplo, o GitHub, que é controlado pela Microsoft, onde podemos colocar, de forma completamente gratuita, vários repositórios e até ter um sítio onde podemos colocar a nossa própria página, como usámos com o GitHub Pages neste trabalho.

Memória Descritiva

  1. O processo criativo acabou por se acentuar mais no passo 5 e 7, onde construímos a tabela e a página principal no GitHub Pages. Após ter visualizado a tabela de alguns colegas meus que já tinham feito uma versão inicial das suas tabelas, e por isso tentei desenvolver algo um pouco mais avançado. O ponto principal do tema da minha tabela (e da minha página principal) era aplicar o famoso dark mode, que não só penso que facilita a leitura de quem vê a tabela e a página principal, mas que também fica bem melhor do ponto estético, mesmo tendo as caricaturas um fundo branco. Depois, decidi colocar apenas numa única célula toda a informação de cada aluno, a sua caricatura, nome e número, pois como eram apenas essas 3 coisas (não achei necessário dizer em cada aluno a turma, pois somos todos da mesma turma) a informação a transmitir era pouca e suficiente de colocar numa única célula. Assim, em cada linha foi possível colocar 4 alunos, e assim evitei que a lista ficasse desnecessariamente longa, o que também me agradou do ponto de vista estético. Por fim, em termos de estética temos as fontes tipográficas, usando o Google Fonts, uma ferramenta muito útil, acabei por escolher como fonte principal a Open Sans, com grossuras diferentes dependendo do texto, e na tabela também usei o tipo de letra Roboto, mais famoso por ser usado pela própria Google. Depois de encontrar umas cores de fundo que acho que vão de encontro ao que tinha imaginado, descobri como se aplicavam animações em HTML, e então apliquei isso na minha tabela e na minha página principal, de forma a que se destacasse através de uma sombra o que está por baixo do rato. 

  2. Para preparar o trabalho foi bastante fácil, pois já tinha instalado anteriormente o Notepad++, bem com o Atom, que foi o que gostei mais de utilizar, e que muito provavelmente utilizarem em trabalhos futuros, pois achei bem mais completo do que o Notepad++, apesar de este último ter a sua simplicidade. De resto, não há muito que conste da preparação do trabalho: todo o trabalho consistia em utilizar o computador, e ainda por cima dada a situação de ensino à distância, tempo no computador foi algo que não faltou.

  3. O passo mais interessante foi definitivamente o passo 5, onde se construiu a tabela, mas dado que é um passo tão extenso, acho que faz mais sentido dividir este passo nas suas várias componentes, e a componente mais interessante de fazer a tabela foi definitivamente aprender a definir a "apresentação" da minha página através do CSS. Apesar do trabalho se incidir mais em HTML, o trabalho em concreto em HTML não pode mudar muito para além do pedido que é o de fazer uma tabela, que mesmo assim tem alguma parte em que se pode variar, mas que, na sua maioria, envolve CSS, e não HTML. Assim, apreciei mais a parte do CSS, tanto na tabela do passo 5 como na página principal do passo 7, pois tinha uma enorme liberdade para decidir o que poderia fazer.

    O passo que achei mais difícil foi também no fundo o passo que achei mais interessante, o CSS. Tive que procurar bastante informação e documentação sobre como se colocava o fundo com uma certa cor, como escolher a própria cor no formato que eu queria, em vez das cores predefinidas, como fazer com que a página reaja quando se passo com um rato num dado elemento, e tudo mais. Foi bastante difícil, mas também foi muito gratificante.

    Os passos que deram mais trabalho, que pelo menos achei mais monótono, acabaram por ser dois, ambos no passo 5: ter que adquirir as imagens através do álbum das caricaturas deu bastante trabalho, pois nalgumas imagens mal colocados por alguns colegas meus e tive que as redimensionar de acordo com os tamanhos pedidos. Não foram todos claro, mas colocar tudo nas pastas corretas para 27 alunos torna-se bastante monótono.
    Já o outro passo que deu bastante trabalho foi o de colocar uma cor diferente em cada legenda na tabela, e mais uma vez, encontrar 27 cores que se encaixassem bem com o tema escuro da minha tabela, acabou-me por tirar praticamente uma tarde inteira.

    Felizmente não necessitei de pedir ajuda a ninguém diretamente, consegui fazer tudo de forma autónoma, mas com bastante assistência de motores de pesquisa para encontrar quais os comandos e códigos que necessitava.

  4. Fui resolvendo os problemas que fui tendo principalmente através de pesquisa. Os sites que mais me esclareceram o que precisava de saber foram sem dúvida o W3Schools, utilizado também num dos passos do trabalho. Para além do W3Schools, também tive ajuda de um site da Mozilla que também explica de forma muito sucinta como utilizar HTML e CSS. Também esclareci algumas dúvidas com o professor, mas foi mais de esclarecer o que o enunciado nos pediu para fazer do que propriamente como fazer.

  5. A decisão mais importante que se poderia tomar neste trabalho eram a de escolher o esquema e apresentação da nossa tabela das caricaturas e também de como apresentar a nossa página principal do GitHub Pages, pois de resto, é só seguir o enunciado com pouca manobra para fazer algo de diferente. Como já disse anteriormente decidi seguir com um tema escuro que está muito na moda nestes últimos tempos, e depois senti que faltava mais alguma coisa, por isso adicionei as animações quando se passa o rato por certos elementos, tanto na tabela como na página principal.

  6. Concluíndo, o que gostei mais de elaborar foi definitivamente a componente do CSS, mas tudo o que envolveu a parte de programação acabou-me por despertar algum interesse, talvez não o suficiente para seguir no futuro algo como Engenharia Informática, mas para um projeto à parte. Acho que ficou tudo bastante positivo, não tenho nada de mais a apontar sobre o que poderia ter ficado realmente muito melhor do que o que já apresento, acho que ficou um trabalho bastante robusto e completo, e fiquei bastante satisfeito com o que realizei. Aprendi praticamente tudo de raiz neste trabalho, tenho uma vaga noção de programação, mas nunca tinha programado em HTML (quanto mais CSS), ou algum tipo de programação de desenvolvimento na web, desde aprender a estrutura do HTML e do CSS usar o div, fazer cabeçalhos e tanto mais, até a saber como eu posso criar um domínio de forma gratuita. Para mim, acabou por ser um excelente introdução e aprendi imenso. A maior alegria, que até me surpreende bastante, é que ao construir a tabela e a página principal, tanto na parte do HTML e do CSS, correu tudo de forma bastante normal. Sem grandes erros ou bugs, talvez pela simplicidade do trabalho, mas nunca caí num buraco sem saída, assim por dizer. No entanto, a maior tristeza foi entregar no Classroom a minha pasta do Drive do passo 4 com atraso, apesar de ter sido eu a perguntar o que se colocaria no Classroom e estar pronta para entregar há bastante tempo.

URL de domínio público

Podem aceder ao meu URL de domínio público clicando neste link: http://rodrigosimoesaib.tk/

Certificado no Sololearn



quinta-feira, 18 de março de 2021

Six Nations

Neste fim-de-semana temos a última ronda de Six Nation e os próximos 4 posts serão dedicados a isso.



A História do HTML

A História do HTML começa...


...em 1991, o físico-britânico Tim Berners-Lee, juntamente com o engenheiro técnico da CERN, onde ambos trabalhavam, cria a linguagem de marcação que revolucionará o setor informático.: desenvolveram a chamada "HyperText Markup Lagguange", ou abreviando HTML. 

Trata-se da linguagem na qual estão escritas as páginas web, através de tags, foi apresentada ao público em 1991 com as suas 18 tags disponibilizadas na altura. No entanto foi em 1989 que fora desenvolvida esta linguagem de hipertexto e apresentada à CERN com o intuito não de ser aberta ao pública mas um sistema de troca de informação para a empresa, que rapidamente negou a sua adoção. 

Desde então o HTML tem vindo a evoluir contando já com 9 versões. A evolução da linguagem HTML versão 4.0 para 5.0 foi uma das mais marcantes pela introdução de várias tags tais como os elementos <header> e <footer>.

HTML versão 1.0 (desenvolvida em outubro de 1989 e acessível ao publico em 1991)

HTML versão 2.o (publicada a 24 de novembro de 1995)

HTML versão 3,0 (desenvolvida em 12 de setembro 1996)

HTML versão 3,2 (publicada em 14 de janeiro de 1997)

HTML versão 4,0 (anos de 1997, 1998 e 1999)

HTML versão 5,0 (publicada em 28 de outubro de 2014)

HTML versão 5.1 (publicada em 1 de novembro de 2016)

HTML versão 5,2 (publicada em 14 de dezembro de 2017)

HTML versão 5.3 (publicada em 2018)


Para crescer na pandemia, empresa de Realidade Virtual aposta na indústria 4.0


A Transformação Digital e tecnológica, amplamente acelerada no cenário de pandemia do último ano, fez com que diversas empresas abrissem um leque de novas formas de utilizar as tecnologias disponíveis. Entre elas, a Realidade Virtual e as experiências imersivas chegaram para dominar o mercado e já a ser utilizadas em diversas áreas, como, por exemplo, vendas, indústria, cultura, entre outras.

Apesar de a busca pela Realidade Virtual ter aumentado, não é de hoje que ela se apresenta como uma das tecnologias mais promissoras na evolução das interfaces e na maneira como interagimos e nos conectamos virtualmente, possibilitando o desenvolvimento de um mercado bilionário e transformador.

Num recente estudo, a Juniper Research – referência em pesquisas e Business Intelligence no setor de tecnologia online e móvel – revelou que só o mercado de jogos em Realidade Virtual atingirá 8,2 bilhões de dólares em 2023, representando um crescimento de 580% para os próximos 4 anos.

HTML

O HTML foi inventado por Tim Berners-Lee, um físico do centro de pesquisas CERN, na Suíça. Ele surgiu com a ideia de um sistema de hipertexto na internet.

Hipertexto significa um texto que possui referências (links) para outros textos que podem ser acessados imediatamente. Ele publicou a primeira versão do HTML em 1991, consistindo em 18 tags. Desde então cada versão do HTML vem com novas tags e atributos (modificadores de tags).

De acordo com o Elemento de Referência do HTML, do Mozilla Developer Network, atualmente existem 140 tags HTML, mesmo que algumas delas já estejam obsoletas (não mais suportadas pelos navegadores).

Devido a rápida ascensão e popularidade, o HTML é agora considerado um padrão oficial da web. As especificações do HTML são mantidas e desenvolvidas pelo Consórcio World Wide Web (W3C). Você pode conferir a última versão da linguagem no site do W3C.

O maior upgrade da linguagem foi o lançamento do HTML5 em 2014. Diversas novas tags semânticas foram adicionadas que revelam o significado do seu próprio conteúdo, como  <article>, <header>, e <footer>.




Passo 10 da PT05

O GitHub serviu-nos como uma ferramenta muita poderosa onde podemos não só organizar os nossos os nossos projetos mas deixa que outros nos possam ajudar e eles mesmos possam ver os nossos projetos, o que forma assim uma comunidade muito interessante pois reúne várias utilizadores um bocado com o gosto da programação e que os libera para se poderem entreajudar.
Para este trabalho posso dizer que mais difícil foi começar porque depois acabamos por nos habituarmos a ao GitHub e vai tornando-se mais fácil, como consegui fazer os repositórios no GitHub, no meu trabalho todo gostei de aprender o básico de HTML e de ver as potencialidades que já consigo fazer tendo em conta que antes deste trabalho não sabia nada sobre este assunto.
Aqui podem ver o meu domínio onde conseguem ver os meus trabalhos:(http://andrepita.gq/)
E por último um printscreen do curso de SoloLearn de HTML

PYTHON vs JAVA SCRIPT - 2

🔸 Python VS JavaScript: Syntax

Now that you know what they are used for, let's see how they are written and the differences in their syntax.

We will cover the differences in their main elements:

  • Code Blocks
  • Variable Definitions
  • Variable Naming Conventions
  • Constants
  • Data Types and Values
  • Comments
  • Built-in Data Structures
  • Operators
  • Input/Output
  • Conditional Statements
  • For Loops and While Loops
  • Functions
  • Object-Oriented Programming

Code Blocks in Python and JavaScript

Each programming language has its own style to define code blocks. Let's see their differences in Python and JavaScript:

How Python defines code blocks

Python relies on indentation to define code blocks. When a series of continuous lines of code are indented at the same level, they are considered part of the same code block.

We use this to define conditionals, functions, loops, and basically every compound statement in Python.

These are some examples:

Use of indentation to define code blocks in Python

💡 Tip: We will see the specific differences between these elements in Python and JavaScript in just a moment. At this moment, please focus on the indentation.

How JavaScript defines code blocks

In contrast, in JavaScript we use curly braces ({}) to group statements that belong to the same code block.

These are some examples:


PYTHON vs JAVA SCRIPT - 1

🔸 Python VS JavaScript: Syntax

Now that you know what they are used for, let's see how they are written and the differences in their syntax.

We will cover the differences in their main elements:

  • Code Blocks
  • Variable Definitions
  • Variable Naming Conventions
  • Constants
  • Data Types and Values
  • Comments
  • Built-in Data Structures
  • Operators
  • Input/Output
  • Conditional Statements
  • For Loops and While Loops
  • Functions
  • Object-Oriented Programming

Code Blocks in Python and JavaScript

Each programming language has its own style to define code blocks. Let's see their differences in Python and JavaScript:

How Python defines code blocks

Python relies on indentation to define code blocks. When a series of continuous lines of code are indented at the same level, they are considered part of the same code block.

We use this to define conditionals, functions, loops, and basically every compound statement in Python.

These are some examples:

Use of indentation to define code blocks in Python

💡 Tip: We will see the specific differences between these elements in Python and JavaScript in just a moment. At this moment, please focus on the indentation.

How JavaScript defines code blocks

In contrast, in JavaScript we use curly braces ({}) to group statements that belong to the same code block.

These are some examples:


css 3 vs python

CSS 3 vs Python: quais são as diferenças?

Os desenvolvedores descrevem CSS 3 como " A evolução mais recente da linguagem Cascading Style Sheets ". CSS3 é a evolução mais recente da linguagem Cascading Style Sheets e visa estender o CSS2.1. Traz muitas novidades há muito esperadas, como cantos arredondados, sombras, gradientes, transições ou animações, além de novos layouts como multi-colunas, caixa flexível ou layouts de grade. As partes experimentais são prefixadas pelo fornecedor e devem ser evitadas em ambientes de produção ou usadas com extremo cuidado, pois sua sintaxe e semântica podem mudar no futuro. Por outro lado, Python é detalhado como " Uma linguagem de programação orientada a objetos clara e poderosa, comparável a Perl, Ruby, Scheme ou Java". Python é uma linguagem de programação de propósito geral criada por Guido Van Rossum. Python é mais elogiada por sua sintaxe elegante e código legível, se você está apenas começando sua carreira de programação, python se adapta melhor a você.

CSS 3 e Python podem ser categorizados como ferramentas de "Linguagens" .

Python é uma ferramenta de código aberto com 25,3 mil estrelas do GitHub e 10,5 mil garfos do GitHub. Aqui está um link para o repositório de código aberto do Python no GitHub.