Pesquisar aqui

sábado, 8 de maio de 2021

Plugin de caixas

  O fator "sorte" pode gerar diversos conflitos onde quer que seja usado. No entanto, é sempre muito interessante usá-lo para dar algum suspance e não ser tudo planeado. Em servidores de minecraft, muita gente gosta dar aos seus jogadores caixas misteriosas para que eles possam testar a sorte que têm. Este sistema pode ser encontrado com o RandomBox.


  Este plugin mesmo que não seja muito fácil de usar, também traz muitas funcionalidades interessantes. Por exemplo, permite visualizar os itens que estão a rodar na roleta. Também permite que a caixa seja aberta em qualquer lugar, tal como a criação de várias caixas diferentes.



Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 08/05/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 08/05/2021)
Página do RandomBoxhttps://dev.bukkit.org/projects/random_box (Consultado a 08/05/2021)

Imagens:
Imagem do RandomBoxhttps://media.forgecdn.net/avatars/69/81/636163155223099181.png (Consultado a 08/05/2021)

Plugin de alteração de aparência

  Alguns servidores de minecraft são destinados a jogadores que não compraram mesmo o jogo e que apenas têm acesso ao minecraft pirateado. Nesta versão do minecraft os jogadores não podem alterar a sua skin e precisam de usar a padrão. Para permitir que os jogadores mudem dentro do servidor usa-se o Skin Restore.

  Este plugin é muito fácil de usar, já que os jogadores só precisam de escolher o nome do jogador de quem querem copiar a skin e ficam automaticamente com a skin nesse servidor.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 08/05/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 08/05/2021)

Imagens:
Imagem do SkinsRestorerhttps://www.spigotmc.org/data/resource_icons/2/2124.jpg?1613507589 (Consultado a 08/05/2021)

Imagem da troca: https://i.ytimg.com/vi/WZ24FCTX2T8/maxresdefault.jpg (Consultado a 08/05/2021)

sexta-feira, 7 de maio de 2021

[IDS] Microsoft Azure: O que é?

O Microsoft Azure é uma plataforma destinada à execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem.

A apresentação do serviço foi feita no dia 27 de outubro de 2008 durante a Professional Developers Conference, em Los Angeles e lançado em 1 de Fevereiro de 2010 como Windows Azure, para então ser renomeado como Microsoft Azure em 25 de Março de 2014.

Sua computação em nuvem é definida como uma combinação de software como serviço (SaaS) com computação em grelha.

A computação em grelha dá o poder de computação e alta escalabilidade oferecida para as aplicações, através de milhares de máquinas (hardware) disponíveis em centros de processamento de dados de última geração. De software como serviço se tem a capacidade de contratar um serviço e pagar somente pelo uso, permitindo a redução de custos operacionais, com uma configuração de infraestrutura realmente mais aderente às necessidades.

Além dos recursos de computação, armazenamento e administração oferecidos pelo Microsoft Azure, a plataforma também disponibiliza uma série de serviços para a construção de aplicações distribuídas, além da total integração com a solução on-premise (local) baseada em plataforma .NET. Entre os principais serviços da plataforma Windows Azure há o SQL Azure Database, Azure AppFabric Platform e uma API de gerenciamento e monitoração para aplicações colocadas na nuvem.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Azure

[IDS] F#: O que é?

F# é uma linguagem de programação multiparadigma para a plataforma .NET, que engloba programação funcional, imperativa e orientada a objetos. Pertence à família das linguagens ML, e é em grande parte compatível com a linguagem OCaml. Foi inicialmente desenvolvida por Don Syme na Microsoft Research, e então migrou para a Microsoft Developer Division. É distribuida como parte do Visual Studio 2010.

As propriedades desta linguagem e o seu ambiente constituem uma plataforma ideal para a informática científica porque utiliza a inferência de tipo. A performance de F# iguala-se com a linguagem OCaml, C++ e ML. É uma linguagem criada de propósito para a plataforma .NET e portanto é orientada a objetos.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/F_Sharp

[IDS] Kanban: O que é?

Em administração da produção, Kanban é um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados. Já na Engenharia de Software, Kanban é uma estratégia para otimizar o fluxo de valor para partes interessadas através de um processo que utiliza um sistema visual que limita a quantidade de trabalho em andamento através de um sistema puxado.

Na década de 1960 a empresa Toyota criou o sistema Kanban para abastecimento e controle de estoques, usado por empresas até os dias de hoje. O sistema movimenta e fornece itens de acordo com o consumo, fazendo com que não haja abastecimento de materiais sem solicitação. O Kanban foi baseado num sistema visual de abastecimento de um supermercado: conforme os produtos vão sendo vendidos (consumidos), os espaços vazios vão sendo reabastecidos. São utilizados cartões para o controle e funcionamento do Kanban, cartão utilizado indica que um material foi utilizado e precisa ser reposto, os cartões também são divididos por prioridade de reabastecimento, sendo separados pelas cores verde, amarela e vermelha, em sequência para itens de menor prioridade para maior prioridade. Esses cartões são utilizados em uma grande grelha dividida em vários sectores, por onde o produto passa até se transformar no produto acabado, organizando o quadro para uma melhor ilustração do andamento da produção. Esse procedimento dá uma visão mais ampla para o gestor responsável pelo processo de produção, que fica por dentro do andamento do sector. Para se realizar com sucesso o Kanban são feitos cálculos do número de cartões para cada item de material, levando em consideração o Lead time, o pedido médio, o estoque de segurança e a quantidade de peças no contentor. O sistema kanban não tem como função reduzir estoques, apenas limita seu nível a um valor máximo, não podendo assim ser confundido com o sistema just-in-time, o sistema Kanban é considerado apenas uma parte do sistema Just in Time.

Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.

O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregue em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) podem ser Kanbans de Produção ou Kanbans de Movimentação e transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time - metodologia desenvolvida e aperfeiçoada em 1940 por Taiichi Ohno e Sakichi Toyoda conhecida como Sistema Toyota de Produção.

O sistema Kanban é uma das variantes mais conhecidas do Just in Time.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban

Melhores Scrums

    Neste post vou deixar um vídeo com os melhores scrums no rugby.


Javascript - Javascript interno

JavaScript interno

  1. Antes de tudo, faça uma cópia local do nosso arquivo de exemplo aplicando-javascript.html. Salve-o em alguma pasta, de uma forma sensata.
  2. Abra o arquivo no seu navegador web e no seu editor de texto. Você verá que o HTML cria uma simples página web contendo um botão clicável.
  3. Agora, vá até o seu editor de texto e adicione o código a seguir antes da tag de fechamento </body>:
    <script>
    
      // O JavaScript fica aqui
    
    </script>
  4. Agora nós vamos adicionar um pouco de JavaScript dentro do nosso elemento <script> para que a página faça algo mais interessante — adicione o seguinte código abaixo da linha "// O JavaScript fica aqui":
    function criarParagrafo() {
      let para = document.createElement('p');
      para.textContent = 'Você clicou no botão!';
      document.body.appendChild(para);
    }
    
    const botoes = document.querySelectorAll('button');
    
    for(var i = 0; i < botoes.length ; i++) {
      botoes[i].addEventListener('click', criarParagrafo);
    }
  5. Salve seu arquivo e recarregue a página — agora você deveria ver que quando você clique no botão, um novo parágrafo é gerado e colocado logo abaixo.

Grécia: Orquestra Sinfónica Juvenil rende-se à realidade virtual

Graças às tecnologias de realidade virtual, a Orquestra Sinfónica Juvenil da Grécia (GYSO) encontrou um remédio contra o distanciamento imposto pela pandemia de Covid-19.

Reuniu músicos em palco, captou imagens a 360° e disponibilizou equipamentos próprios para que, mesmo longe, o público possa continuar a assistir a concertos como se estivesse no teatro, ao vivo.

"Penso que as pessoas precisam de ter uma experiência pessoal para vir a um concerto e descobrir música sinfónica. O equipamento ELSON VR tenta proporcionar este sabor, esta experiência alternativa a um público mais alargado. O nosso objetivo é enviar, em colaboração com instituições culturais, o equipamento para cidades gregas onde não existem orquestras ou salas de concertos. Queremos tornar a música clássica mais acessível. Vamos instalar um stand pop-up com as máscaras de realidade virtual e convidar as pessoas a visitar-nos, para explorar a música de uma nova forma", sublinhou, em entrevista à Euronews, Dionysis Grammenos, fundador e diretor artístico da Orquestra Sinfónica Juvenil da Grécia.

Em maio, o projeto vai viajar pela Grécia. Apresenta aos jovens música de forma imersiva e interativa, mas também pretende despertar o interesse para um novo estilo e para explorar um terreno desconhecido.

A experiência será gratuita para o público.

"É a minha primeira experiência com realidade virtual. É a primeira vez que assisto a um concerto em 360° com equipamento de realidade virtual. Senti-me como se estivesse realmente dentro de um teatro de Atenas a assistir a um concerto. Foi muito bom. Principalmente agora, por causa das condições difíceis que vivemos com o coronavírus. Este projeto dá-nos a sensação de estar perante uma atuação ao vivo a ouvir estas agradáveis melodias", referiu Mirto Papadopoulou, estudante de arquitetura que testou o equipamento ELSON VR.

Quem embarcar nesta aventura pode escolher uma playlist com músicas de compositores como Beethoven, Mendelssohn, Tchaikovsky e Schubert, entre outros.

Enquanto isso, a Orquestra Sinfónica já está a afinar os instrumentos para gravar novos concertos e enriquecer a oferta.

Quanto leva um depósito de combustível na F1

O depósito de combustível pode conter até 22 litros de combustível e, além disso, funciona com a máxima tolerância. O motor da próxima geração é muito mais maduro e é bastante comum nos automóveis.

É utilizado para começar com a menor quantidade de combustível permitida e pode ser um substituto para o consumo de combustível numa troca muito durável e aceite para o peso inicial numa corrida. Desde que houve alterações nas regras e regulamentos na introdução do novo pacote de chassis e pneus mais largos.


O depósito, no entanto, contém uma série de bombas de elevação elétricas de baixa pressão. É típico que três a quatro delas em tal posição aspirem combustível dos cantos do tanque. O combustível consumido pelo motor é aproximadamente proporcional ao RPM a pleno vapor. Contudo, com o acelerador fechado, o motor não utiliza combustível. A partir deste momento, o combustível é poupado e utilizado a longo prazo.


quinta-feira, 6 de maio de 2021

Keyloggers de hardware e acústicos

Keyloggers de hardware
Os keyloggers de hardware são dispositivos que usam os circuitos eletrónicos no interior de um teclado para registar cada tecla pressionada. Na maioria das vezes, são construídos diretamente no teclado, embora existam também sob a forma de conetores USB (para desktops) ou placas Mini-PCI (para computadores portáteis). Em vez de usarem software para registar as teclas pressionadas, todos os registos são guardados na memória interna do dispositivo. Contudo, isto significa também que o hacker necessita de acesso físico ao teclado para poder recuperar esta informação.

Keyloggers acústicos
Os keyloggers acústicos são extremamente complexos, e, consequentemente, raramente são usados. Estes usam os princípios da criptoanálise acústica para registar cada tecla pressionada ao nível do hardware. Independentemente do teclado que está a ser usado, cada tecla tem um perfil acústico único. As diferenças são muito subtis, mas este perfil pode ser determinado analisando uma amostra sonora através de uma panóplia de métodos estatísticos. Porém, não só este processo é extremamente demorado como os resultados nunca são tão eficazes quanto os de outros keyloggers.

Estreia do “Espaço de Entretenimento” em tablets Android.

Devido às suas dimensões generosas, maiores que um smartphone, mas mais pequenas que o um portátil, os tablets são uma excelente plataforma para o consumo de entretenimento, podendo ser utilizado no sofá, na cama ou em qualquer outro lugar. E a Google sabe disso, referindo que no último ano registou um crescimento de 30% de pessoas a usar tablets, quando comparado com o ano anterior.

Nesse sentido, o Entertainment Space é um espaço personalizado para os utilizadores, que permite poupar tempo na escolha do que ver ou a saltar entre aplicações. A Google pretende servir facilmente os conteúdos para assistir, jogar ou ler. E se o tablet for partilhado entre a família, todos vão ter o seu próprio espaço personalizado.


Dica para o Android (corretor de texto)

De forma natural, o teclado da Google ajusta o texto que o utilizador escreve no Android. Este pretende apenas corrigir erros que são comuns e que devem ser tratados antes de serem enviados ou guardados.
Claro que para a maioria esta não é uma das funções preferidas, graças aos erros que são introduzidos. Estas correções são normais, mas os erros introduzidos não são pretendidos e podem causar problemas para o utilizador.
Para desativar esta opção, deve abrir as Definições do sistema Android. Aqui dentro deve abrir a opção Idioma e teclados e por fim escolher o teclado da Google, o GBoard.

A seguir, e já dentro das definições do teclado da Google, deve escolher a opção Correção de texto. É aqui que vai ativar ou desativar as opções associadas neste teclado à eliminação de erros e de texto que forem escritos.


Robôs usados pelas forças militares

Alpha-dog

Missão: transporte.

Segundo robô “mula” da empresa Boston Dynamics, o Alpha-Dog está em fases finais de teste. Movido por motores a gasolina e guiado por mais de 20 sensores, pode seguir um esquadrão com total autonomia por qualquer tipo de terreno por cerca de 32 km. Sem vacilar, exigir comandos ou precisar de ajuda para levantar-se ao cair. E com 180 kg de equipamento no lombo! 

T-hawk

Missão: reconhecimento e vigilância.

Pesando só 8 kg, este é o único veículo aéreo não tripulado (UAV, sigla em inglês) do tipo helicóptero aplicado nos campos de batalha. Atua como os “olhos no céu” de uma infantaria, podendo enviar imagens em tempo real ao seu controlador a até 10 km de distância. Este, por sua vez, as utiliza para dar dicas, por rádio, ao seu pelotão.

Phantom eye

Missão: vigilância.

É a nova promessa de uma categoria de UAV que ainda não decolou: aeronaves mais leves que o ar. Isso porque o Phantom Eye é preenchido com gás hidrogênio, o que o torna um híbrido de dirigível e avião. Ele pode ficar no ar por dez dias seguidos – ou seja, dois ou três modelos em revezamento poderiam manter uma área sob vigilância permanente, 365 dias por ano. 


Queixas à Procuradoria-Geral da República registaram aumento de 182% em 2020 (II)

A governante defendeu que o desenvolvimento de competências em cibersegurança deve estar no ”foco da ação das entidades públicas”, mas também nas “organizações do setor privado”, e lembrou que Portugal tem “dificuldade em formar e reter profissionais altamente especializados dotados de competências avançadas em cibersegurança”.

“Os relatórios de execução da estratégia assinalam também a dificuldade em formar e reter profissionais altamente especializados, dotados de competências avançadas em cibersegurança, bem como a necessidade de um maior aproveitamento dos fundos estruturais e outros instrumentos de financiamento para promover a resiliência digital e a transformação digital das Pequenas e Médias Empresas”.

Embora Portugal tenha uma estratégia nacional de segurança do ciberespaço que consagra “várias linhas de ação à formação e sensibilização em cibersegurança”, Mariana Vieira da Silva referiu que é um “trabalho que precisa de ser “aprofundado”.

Durante a sessão, Mariana Vieira da Silva lembrou também o processo da criação de um “Centro Europeu de Competências Industriais Tecnológicas e de Investigação em Cibersegurança foi concluído durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, lembrando que Portugal dispõe, atualmente, de condições “particularmente favoráveis” para promover o desenvolvimento de competências avançadas em cibersegurança e de colocar um “melhor conhecimento técnico disponível ao serviço do reforça da capacidade das empresas e da administração pública”.

Segundo a ministra, o Centro Europeu vai ser responsável por “implementar uma agenda europeia de cibersegurança” e por gerir o “financiamento nas áreas de I&D e da capacitação de pessoas e empresas apoiado numa rede de centros nacionais de coordenação”.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), acrescentou, prevê também um “investimento significativo no reforço do quadro geral de cibersegurança, nomeadamente, através de ações de implementação do quadro nacional de referência para a cibersegurança, desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).  Prevê ainda a criação de 700 centros de competências em cibersegurança e da criação de uma academia de cibersegurança destinada à formação avançada de novos especialistas para trabalhadores de organismos da Administração Pública.




Queixas à Procuradoria-Geral da República registaram aumento de 182% em 2020

O ano de 2020 virou o panorama da cibersegurança às avessas e durante a sessão de abertura do “C Days - Cibersegurança 2021”, Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, destacou que as queixas de ciberciminalidade à Procuradoria-Geral da República registaram um aumento de 182%.
As queixas apresentadas na Procuradoria-Geral da República (PGR) relacionadas com a cibercriminalidade aumentaram em 2020 182% face a 2019, revelou hoje a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
“No ano passado [2020], em Portugal, as queixas apresentadas na Procuradoria-Geral da República, relacionadas com a cibercriminalidade aumentaram 182%”, declarou Mariana Vieira da Silva, na sessão de abertura do “C Days - Cibersegurança 2021”, que evento que decorre entre hoje e na quarta-feira, dia 16, na Alfândega do Porto.
A ministra, que enviou a sua apresentação via digital, acrescentou que são cada vez “mais frequentes as notícias de ciberataques dirigidos a serviços essenciais como comunidades de saúde que paralisam a prestação de serviços públicos e causam consideráveis perturbações no funcionamento das sociedades”.







quarta-feira, 5 de maio de 2021

Apandemia veio acelerar o tempo e a mudança. O teletrabalho é exemplo disso. Imaginado como ficção científica durante décadas, possível há alguns anos graças à tecnologia já vulgarizada e disseminada, mas apenas posto em prática por completa necessidade durante a quarentena. Passa assim, em poucos meses, de projeto (sonhado, mas adiado) a coisa do tempo corrente, da vida real, da pessoa comum.
Outra coisa que se avizinha é a aplicação da realidade virtual, de forma corriqueira, na substituição das diversas experiências imersivas que se tornaram desaconselhadas. Concertos, viagens, jogos de futebol, peças de teatro certamente passarão a ser vividos em simulacro privado, no conforto do lar de cada um, como se estivéssemos mesmo lá, mas sem viroses ou desconfortos, e com mil novas possibilidades.

Poderemos ver um concerto tal qual aconteceria num festival, o mais fielmente possível, com todos os estímulos sensoriais emulados pela interface, ou escolher inovar, optando por uma experiência diferente, substituindo o artista por um avatar “melhorado”, mudando o cenário ou escolhendo o repertório. Será possível ver a Madonna ruiva e vestida de colegial, ou Pavarotti em corpo de trintão musculado, um Marilyn Manson com anatomia de ET, ou viajar no tempo para assistir ao concerto de Jimi Hendrix em Woodstock como se lá estivéssemos mesmo, com cheiro a erva incluído.

Nas férias, em vez de pagarmos milhares de euros por um voo de várias horas e de tomar vacinas para doenças tropicais, poderemos viajar até uma ilha paradisíaca para uma semana de praia virtual, sem sair do sofá da sala. Ou mesmo ir para a Paris dos anos 20, beber vinho nos bares dos artistas e ter grandes conversas com Hemingway, como naquele filme do Woody Allen. Aliás, poderemos ir passar férias a um filme, aproveitar as paisagens da Lagoa Azul, viver a adrenalina do Mad Max, ou ficar unha e carne com Amélie Poulain. Resumindo, haveria experiências (individuais ou em grupo) para todos os gostos, como naqueles vouchers que se oferecem em aniversários.

E se, para alguns (como eu), esta ideia parece sinistra, para as novas gerações, nascidas na era da internet, isto é básico como a água da torneira. Não só porque a pegada ecológica destas experiências será bem menor do que a pegada ecológica dos festivais e das viagens a sério, mas porque, para eles, esta noção de participar-estando-só é o pão nosso de cada dia. Das aulas online aos jogos em rede, passando pelas mil comunidades imaginadas a que escolhem pertencer (como os fãs de K-pop do Ocidente), viver entrando e saindo de RPG como quem troca de linha no metro já é quotidiano.

Aliás, essa distinção entre vida real e vida online, identidade e avatar, relações de proximidade e relações à distância, já não faz sentido para eles, porque podem sentir-se mais próximos de quem está do outro lado do globo, mas em permanente contacto no WhatsApp, podem identificar-se mais com um nickname do que com o seu nome de batismo e podem viver mais intensamente o jogo do que o quotidiano escola-casa. E tudo isto, mesmo parecendo perverso, tem sido acentuado nos últimos meses, nesta experiência de ser criança e adolescente sem escola, relacionando-se com o mundo através do ecrã, quando a escola era precisamente o último reduto de sociabilidade não online para muitos.Poderão a música ao vivo, o desporto no estádio, o turismo como o conhecemos competir com a realidade virtual? Só por pouco tempo. Não apenas por todas as possibilidades que pode acrescentar a estas “velhas” experiências, mas também porque já nem o sexo parece conseguir competir com a pornografia, ou mesmo com a Netflix, na geração que (segundo indicam os estudos) tem menos interesse em fazer amor.


Netflix pode estar trabalhando no desenvolvimento de jogos, afirmam rumores

Muito popular por disponibilizar um amplo serviço de streaming de filmes e séries, a Netfix pode estar interessada em criar uma assinatura mensal em que o usuário poderá acessar um catálogo de games mobile semelhante ao que é disponibilizado pelo Apple Arcade. Além dos jogos também é esperado que a empresa produza novos filmes interativos em que o usuário poderá decidir pelo destino dos personagens. algo que já vimos anteriormente na plataforma.

Netflix vs Apple Arcade

Rumores indicam que a Netflix pretende expandir seu domínio para outros segmentos além dos filmes e séries, podendo lançar no ano que vem um serviço de assinatura de games que chegará para competir diretamente com o Apple Arcade, serviço que oferece mais de 180 games e custa apenas R$ 9,90/mês. Segundo informações disponibilizadas pelo portal The Information, a empresa busca um executivo para gerenciar o setor de desenvolvimento de jogos, porém esse vazamento não foi confirmado pela gigante do streaming.

A expectativa é de que a Netflix anuncie uma assinatura mensal de jogos que contará com títulos originais e games produzidos por estúdios independentes. A empresa afirmou em resposta ao The Information que "está interessada em produzir novos conteúdos interativos", fazendo referência ao filme 'Black Mirror: Bandersnatch', que estreou na plataforma em 2018 e trouxe a possibilidade do telespectador decidir o destino da trama.

"Nossos membros valorizam a variedade e qualidade de nosso conteúdo, é por isso que expandimos continuamente nossa oferta - de séries a documentários, filmes, originais no idioma local e reality shows. Os usuários também gostam de se envolver mais diretamente com as histórias que amam - por meio de programas interativos como Bandersnatch e You v. Wild, ou jogos baseados em Stranger Things , La Casa de Papel e To All the Boys . Portanto, estamos animados para fazer mais com entretenimento interativo.", afirmou a Netflix.

É possível que a novidade chegue para os usuários em 2022, sendo lançada primeiramente nos Estados Unidos e em seguida para os demais países. A Netflix não é mais uma iniciante no mercado dos jogos e apps interativos, visto que a plataforma lançou jogos referentes a série Stranger Things e publicou também o aplicativo 'Stranger Antenna', que chegou para promover a terceira temporada da série.

A energia fornecida, o equipamento adicional e a equipe já estão no local - quanto tempo leva para configurar um único sistema?

AARTOS DDS X3 móvel está pronto para uso em 30 segundos.

Com nossos sistemas maiores - X5, X7 e X9 - uma equipe treinada de duas pessoas pode configurar um único sistema em 3 a 5 minutos.

Como o 5G vai mudar o desenvolvimento de jogos para telemóveis (PARTE 4/4)

A latência e a velocidade de rede são dois fatores constantemente apontados como revolucionários pela tecnologia 5G. Na indústria dos games, esses aspectos interferem massivamente na comunicação dos jogos com os servidores que os suportam, podendo ser responsáveis por uma gameplay boa ou ruim. "Muitas vezes, [os usuários] assumem que os problemas que enfrentam com os aplicativos estão relacionados às dificuldades das operadoras em prover um bom serviço ou uma boa cobertura de sinal", explica Baldi.

De acordo com ele, o desenvolvimento de sistemas capazes de responder para centenas de milhares de usuários de forma concorrente é uma atividade complexa. Imagine aumentar esses números para alguns milhões ou dezenas de milhões de celulares. Esses fatores exigirão que as equipes amadureçam, desenvolvam processos melhores de controle de qualidade e estruturam suas operações em ambiente de nuvem para suportar os aumentos de carga e a maior exigência dos usuários.

Contudo, segundo as projeções, o 5G será capaz de oferecer latências de 1 milissegundo ou menos e velocidades de transmissão que podem chegar a 1 gigabit por segundo. Para o CTO da Aquiris, será um trabalho dos times de desenvolvimento de jogos para celular conseguir otimizar os sistemas que suportam as mídias para que as operações possam ser mais rápidas e continuar progredindo conforme o avanço da internet 5G.

Como o Benfica apostou na tecnologia. (2/2).

Outra inovação que o clube encarnado introduziu no Estádio da Luz está relacionada com a final da Liga dos Campeões, realizada em maio de 2014. As redes móveis dos operadores não conseguiam responder às necessidades de comunicação dos 1500 jornalistas de todo o mundo e dos mais de 60 mil espectadores da Internet. A solução, que foi desenvolvida pela portuguesa Wavecom, em parceria com a chinesa Huawei, passou pela instalação de uma rede sem fios Wi-Fi de alta capacidade. Nuno Marques revela que a mesma solução, que foi certificada pela UEFA, irá ser instalada no Estádio de Alvalade e estão em curso negociações para a instalar no estrangeiro.

Como a inovação de aplicações pode influenciar o mundo do futebol.

O Bayern de Munique também faz uso intensivo da aplicação Sport Analytics do Match Insight para melhorar o desempenho da equipa. Usa também software de CRM (gestão do relacionamento com o cliente) para estimular as vendas de produtos do clube junto dos fãs.
Duarte Araújo, um investigador da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), da Universidade de Lisboa, critica esta obsessão pelos dados em volta do futebol e quer ir mais longe ao desenvolver um sistema para analisar os jogos de futebol em tempo real, contornando a proibição da FIFA que impede os jogadores de usarem dispositivos tecnológicos durante os jogos. “Mais do que uma análise estatística do jogo, é mais importante perceber as dinâmicas coletivas do jogo”, refere o investigador da FMH.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Keyloggers baseados em API e em formulários e no kernel

Keyloggers baseados na API (API-Based)
Os keyloggers baseados na API são, de longe, os mais comuns. Estes keyloggers usam a API (Application Programming Interface) do teclado para registar cada tecla pressionada. De cada vez que o utilizador pressiona uma tecla, é enviada uma notificação para a aplicação em que este está a escrever de forma a que o carácter inserido apareça no ecrã. Os keyloggers baseados na API intercetam estas notificações e capturam cada uma delas como um evento separado. Os logs são guardados num ficheiro no disco rígido para que o hacker possa recuperá-los facilmente.


Keyloggers baseados em formulários (Form Grabbing-Based)
Em vez de registarem cada tecla pressionada separadamente, os keyloggers baseados em formulários recuperam os dados dos seus formulários web quando estes são submetidos. Da mesma forma que os keyloggers baseados na API, estes intercetam a notificação de submissão para registar toda a informação inserida no formulário. Isto inclui o nome completo do utilizador, morada, e-mail, número de telefone, credenciais de login, ou informação do cartão de crédito. Todo este processo começa assim que o utilizador seleciona “Submeter” ou pressiona a tecla “Enter” e acaba antes de os dados serem submetidos para o website.

Keyloggers baseados no kernel (Kernel-Based)
Como o próprio nome indica, os keyloggers baseados no kernel residem no núcleo do seu sistema operativo (também conhecido como kernel), tornando-os extremamente difíceis de detetar e remover. Estes keyloggers escondem-se no interior do seu sistema e registam cada evento correspondente ao pressionar de uma tecla quando este passa pelo kernel. Dado que são mais difíceis de codificar, estes keyloggers são bastante mais raros que os outros keyloggers baseados em software. Eles são distribuídos através de rootkits, coleções de software malicioso que conseguem contornar o kernel e atacar diretamente o hardware.

Realidade virtual: Facebook segue para o desenvolvimento de avatares virtuais realistas

Num futuro próximo, os headsets de realidade virtual do Facebook conseguirão capturar, analisar e traduzir as expressões faciais dos seus utilizadores. Traduzir em quê? De acordo com Mark Zuckerberg, em avatares digitais mais realistas.

Numa entrevista ao podcast The Information, onde falou sobre a próxima década da empresa nos mercados da realidade aumentada e virtual, afirmou que as próximas versões dos headsets Oculus vão contar com tecnologia capaz de monitorizar o rosto e os olhos. O fundador e CEO do Facebook sublinha ser importante comunicar o entusiasmo através de uma linguagem corporal mais natural para que as interações no domínio digital sejam cada vez mais parecidas com as que mantemos no mundo real.

Tecnologia desta natureza servirá também para potenciar a criação de avatares mais detalhados. Neste momento, a empresa está focada em entender como é que conseguirá integrar mais sensores num aparelho por forma a melhorar as experiências sociais que este permite."Quando penso no atual estado da realidade virtual e nas experiências que ele nos permite ter, penso em alguns bons jogos e outras experiências. Mas eu adorava chegar ao ponto em que temos avatares realistas de nós próprios, um ponto em que podemos manter contacto visual com alguém e exprimir sensações de forma expressiva e natural com o nosso avatar", disse.

Ainda este ano, o Facebook deverá lançar uma nova geração de avatares virtuais, sendo que a caminhada em direção ao realismo continuará a ser feita depois disso. Para efeitos de referência, Mark Zuckerberg utilizou a recém apresentada ferramenta de construção de avatares digitais da Epic como ponto de comparação. No entanto, ao contrário da MetaHuman, que permite construir pessoas virtuais manualmente, quer que a sua tecnologia seja capaz de o fazer através de machine learning e em larga escala, para que não tenhamos de perder tempo a ajustar os nossos "eus" virtuais.

Nova ferramenta do Google: aprenda programação de jogos com o Grasshopper

Em 2018, o Grasshopper foi lançado e um milhão de pessoas passaram pelo menos uma hora aprendendo e entendendo a codificar por meio do aplicativo. Como parte de um esforço da Cresça com o Google, que engloba programas do Google para o desenvolvimento tanto de pessoas como de negócios, a empresa anunciou nesta terça-feira (8) o Grasshopper em português.

O Grasshopper é um aplicativo gratuito e desenvolvido pelo Google. O objetivo é ensinar programação para iniciantes por meio de jogos e lições interativas de JavaScript, que é tida como a linguagem mais utilizada pelos programadores, representando 70% da preferência.

Google lança aplicativo gratuito para iniciantes aprenderem programação - parte 3

“É como aprender o seu ‘ABC’ e o ‘123’. Com o Grasshoper, queremos mostrar o que é fundamental para programação e é aplicável para qualquer linguagem”, explica ela.

A ideia é acabar com a impressão de que programar é difícil, ou só é possível para pessoas muito inteligentes.

“Muita gente que entrou em engenharia e programação cedo na vida ia muito bem em matemática na escola, mas na verdade você não precisa de um entendimento avançado de matemática para codificação”, explica ela.

Outro dos objetivos do aplicativo é aumentar o número de mulheres na área de tecnologia. O nome do aplicativo, Grasshoper (em inglês, gafanhoto), é uma homenagem a Grace Hopper, uma das pioneiras na programação.

Javascript - interação com a página

Como você adiciona JavaScript na sua página?

O JavaScript é inserido na sua página de uma maneira similar ao CSS. Enquanto o CSS usa o elemento <link> para aplicar folhas de estilo externas e o elemento <style> para aplicar folhas de estilo internas, o JavaScript só precisa de um amigo no mundo do HTML — o elemento <script>. Vamos aprender como funciona.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

O AARTOS DDS tem requisitos de infraestrutura?

Os requisitos específicos dependem do sistema: Nossos sistemas portáteis são alimentados por uma bateria independente. Outros sistemas requerem uma fonte de alimentação externa. Os sistemas que dependem de várias unidades remotas precisam de uma fonte de alimentação, bem como de conexões de cabo Ethernet.

Também oferecemos versões baseadas em GSM, que usam um link de airFiber de 24 GHz ou um link de satélite. Esses sistemas não requerem uma conexão de cabo Ethernet.

Huawei Watch Fit Elegant e Huawei Band 6 já estão disponíveis em Portugal

A aposta da Huawei no segmento de wearables de pulso tem vindo a crescer e hoje a oferta disponível adapta-se aos mais diferentes utilizadores. O destaque destes produtos está associada essencialmente à bateria e ao desenvolvimento contínuo de tecnologias de monitorização de desporto e saúde.

O mês de maio fica marcado pela chegada de mais dois dispositivos ao mercado nacional. Falamos do Huawei Watch Fit Elegant, um dos relógios inteligentes de maior sucesso da Huawei, e da Huawei Band 6, a primeira pulseira inteligente com ecrã FullView AMOLED.


Receitas do grupo Huawei caem 16,5% no primeiro trimestre Lusa 28 Abril 2021 19

s receitas do grupo chinês Huawei caíram 16,5%, no primeiro trimestre, para cerca de 19,4 mil milhões de euros, depois da venda da sua marca de telemóveis de baixo custo Honor, foi anunciado esta quarta-feira.

As vendas da Huawei caíram 16,5%, em termos homólogos, para 152,2 mil milhões de yuans (19,4 mil milhões de euros), devido, em parte, à queda das receitas da sua unidade de consumo, indicou a empresa.

Sem detalhar os lucros alcançados, o grupo revelou que a margem melhorou em 3,8%, para 11,1% das receitas obtidas.

A primeira marca global de tecnologia da China está a tentar manter a sua participação no mercado mundial, após ter sido alvo de sanções dos Estados Unidos, que atingiram as vendas de telemóveis.

A empresa também é a maior fabricante de equipamentos de rede, usados por operadoras de telecomunicações.

Washington acusa a empresa de constituir um risco para a segurança por facilitar a espionagem chinesa, uma acusação que a Huawei nega.

As sanções bloquearam o acesso a ‘chips’ e outros componentes e serviços de empresas norte-americanas, incluindo aplicações do Google. A Huawei projetou os seus próprios ‘chips’, mas os fabricantes estão também proibidos de usar tecnologia norte-americana necessária para os produzir.

A marca de telemóveis de baixo custo Honor foi vendida, em novembro, com o objetivo de recuperar as vendas, ao poupá-la às sanções impostas à empresa-mãe.

O anúncio feito esta quarta-feira não deu detalhes sobre as vendas de equipamentos de rede nem de outras áreas de negócios.

“Este ano será outro ano desafiador para nós, mas também o ano em que a nossa estratégia de desenvolvimento futuro começará a ganhar forma“, disse Eric Xu, o atual presidente do Conselho de Administração da Huawei, citado em comunicado.

A Huawei adiantou que as suas vendas na China e para veículos elétricos e autónomos, redes industriais e outras tecnologias, são menos vulneráveis à pressão dos EUA.

grupo disse que tem uma reserva de ‘chips’ dos EUA para ‘smartphones’ de última geração, mas que está a esgotar-se.

Sediada na cidade de Shenzhen, no sul da China, a Huawei afirma ser propriedade de funcionários chineses, que representam metade da sua força de trabalho de 197.000 funcionários, distribuídos por 170 países.

A empresa começou a relatar os resultados financeiros há uma década para tentar neutralizar as preocupações do Ocidente sobre segurança.

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, sugeriu, numa carta enviada aos funcionários, que a empresa pode considerar ter uma das suas unidades de negócios na bolsa de valores, pela primeira vez, informou esta quarta-feira o jornal de Hong Kong South China Morning Post.

Ren alertou os funcionários para não falsificarem contabilidade, dizendo que isso poderá ter repercussões legais “caso um dos negócios da empresa entre gradualmente no mercado de capitais no futuro”, segundo o jornal.

A Huawei relatou anteriormente que as suas vendas de telemóveis, equipamentos de rede e outras tecnologias aumentaram 3,8%, em 2020, em relação ao ano anterior, para 891,4 mil milhões de yuans (112 mil milhões de euros), mas esse crescimento foi inferior aos 19,1%, de 2019.

Saída de 8 no scrum


    Aqui vemos o número 8, o jogador mais recuado no pack avançado, uma jogada muito comum mas que é sempre complicado de parar. Quando a bola quando chega aos seus pés ele costuma pegar na bola e correr e combinar com o número 9.

Fato dos pilotos de F1

O fato dos condutores é concebido para ser à prova de fogo e leve, tornando-os confortáveis de usar e permitindo que o corpo dos condutores "respire" mesmo nos sufocantes 50°C no cockpit. Os fatos de corrida são feitos de três camadas de Nomex, um material de alta tecnologia que pode resistir à exposição a uma chama directa durante 15 segundos.


    Cada piloto tem quatro fatos por fim-de-semana, e utilizará 30 por ano. Acrescentam roupa interior à prova de fogo para uma proteção extra. As botas e luvas dos condutores são também resistentes à chama, e o seu design é optimizado de modo a oferecer o máximo conforto e uma óptima sensação com os pedais e volante.

domingo, 2 de maio de 2021

Pt-06

Link para a apresentação da PT-06

Dicas para usar o google docs

      O Google Docs ou Documentos, em português, é o editor de texto do pacote de aplicativos online do Google Drive. Bastante útil para armazenamento e compartilhamento de arquivos e quando tais documentos são produzidos de forma colaborativa por diversas mãos. O Google Docs aceita os formatos de arquivos de texto mais populares como DOC (Word), XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT e outros. Veja as 15 dicas para editar textos e utilize o Google Docs no seu computador da melhor forma.

1. Modo Tela Cheia

    Para melhor visualizar o seu trabalho, no menu "Visualizar" há a opção "Tela cheia" (Ctrl+shift+F). Com ela, o cabeçalho do arquivo some, dando destaque à área de trabalho. Para sair desta opção basta apertar "Esc" ou, caso tenha feito pelo atalho, clicar nas setinhas do canto superior direito da tela;

2. Mude o formato dos seus arquivos com os "modelos públicos"

   Com os modelos públicos, o usuário pode utilizar fundos e formatações já preparadas. É possível também enviar o seu próprio modelo, basta clicar em enviar modelo no canto superior direito da página;

3. Formatação Condicional

   Use as regras de formatação condicional para ter um resumo visual de dados complexos ou dinâmicos. Formate as células para alterar o texto ou as cores de fundo se determinadas condições forem cumpridas. Por exemplo, se as células contiverem determinadas palavras ou números. Para isso, vá em "Formatação", clique em "Formatação condicional" e escolha seus parâmetros;


sites consultados (2/5/2021):
https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/lista-tem-15-dicas-para-google-docs-teste.html

Webflow, uma ferramenta para democratizar a construção de sites responsivos

Webflow é a solução para aqueles que querem criar um site em html mas não querem escrever nenhuma parte do código, quer seja por não saberem como ou por não se quererem dar a esse trabalho.Seja por qual motivo for, a verdade é que é relamente fácil e intuitivo criar páginas com o webflow, e ainda melhor é que  ele permite fazer até 2 sites de forma completamente gratuita. Vale a pena também referir que esta plataforma  também permite a criação de blogs e portfólios .





A AMD continua: Radeon RX 6700 XT

Depois dos rumores, chegou finalmente ao mercado a RX 6700 XT!


Com 40 compute units, até 2424 MHz de frequência, 96MB de infinity cache, 12GB de memória de vídeo, e 230W de TDP, é uma placa gráfica a considerar, com um preço de cerca de 1000 euros devido aos preços inflacionados devido aos miners.