Pesquisar aqui

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Performance e animação digital "1K Ways to Die" estreia-se hoje na bienal BoCA


O espetáculo "1K Ways to Die", de Florentina Holzinger & Claudia Maté, que explora a relação entre `performance` e animação digital, vai ter hoje estreia mundial, em Lisboa, na programação da BoCA - Bienal de Arte Contemporânea.

O espetáculo será apresentado hoje e na sexta-feira, às 21:30, e às 19:00, na Galeria Zé dos Bois (ZDB Negócio), na rua de O Século, em Lisboa, de acordo com a programação.

Em "1K Ways to Die", a coreógrafa e `performer` austríaca Florentina Holzinger, e a artista espanhola de novos media Claudia Maté, investigaram a relação entre `performance` e animação digital para explorar os temas de alienação e identidade individual na sua relação com a beleza e a perfeição.

Nascida em 1986, Florentina Holzinger tem explorado, no seu trabalho, diferentes modos de representação feminina, numa tentativa de encontrar um espaço libertador para dar expressão ao potencial da fisicalidade humana.

Nos seus espetáculos, marcados pela cultura pop contemporânea, mistura a dança, o teatro, a patinagem e a acrobacia.

Atualmente, Florentina Holzinger é artista residente no International Choreographic Arts Center, em Amesterdão, na Holanda.

Cláudia Maté, nascida em 1985, é uma artista digital que trabalha entre programação, obras em três dimensões (3D), videojogos, `gifs` e som, com a ambição de fundir Internet e a interatividade da tecnologia 3D numa estética não ideológica.

As artistas, que tiveram uma primeira colaboração em 2016, no festival Impulstanz, em Viena, foram convidadas pela Bienal BoCA a apresentar um novo trabalho em Portugal, onde estarão pela primeira vez.

Até 30 de abril, a primeira edição da BoCA - Bienal de Arte Contemporânea vai apresentar uma programação em Lisboa e no Porto, com 15 espetáculos em estreia mundial num contexto transdisciplinar, das artes visuais e performativas à música.

Data:31/03/2017

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Cinemateca com ciclo de animação dedicado a Regina Pessoa



A sessão de três curtas-metragens vai contar com a presença da realizadora de animação, Regina Pessoa, que comentará o processo criativo e a jornada pessoal que foi cada um deles. 

A Cinemateca apresenta esta sexta-feira três filmes assinados pela realizadora de animação Regina Pessoa, um dos nomes mais reconhecidos na área. A sessão exibirá as curtas-metragens A Noite, História Trágica com Final Feliz e Kali, o Pequeno Vampiro, intercaladas com uma apresentação detalhada de Regina, que descreverá o processo técnico e pequenos segredos e curiosidades de cada uma. "O Processo Criativo de Regina Pessoa mostra as histórias e memórias por detrás de cada filme," revela a cineasta em comunicado. "Numa viagem através de sombras e luzes ao longo da trilogia sobre os temas dos medos, da infância, da diferença."

Regina começou a trabalhar na Filmógrafo, enquanto ainda frequentava a licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto, em 1998. Colaborou como animadora em vários projectos até que em 1999 começou a dirigir os seus próprios filmes. A História Trágica Com Final Feliz – o seu trabalho mais conhecido – arrecadou dezenas de prémios, entre os quais o Grande Prémio de Annecy.

O Processo Criativo de Regina Pessoa será exibido sexta-feira, dia 31, às 18:30h na Sala Luís de Pina, da Cinemateca de Lisboa e faz parte do Ciclo de animação Imagem por Imagem.


Data:06/04/2017

terça-feira, 4 de abril de 2017

MONSTRA. Filme de animação do Observador recebe prémio de “Melhor curtíssima portuguesa”



O filme de animação "A Lenda de Stingy Jack, publicado no Observador, venceu o prémio de "Melhor Curtíssima Portuguesa", atribuído pela MONSTRA.

Em outubro de 2015 o Observador decidiu contar, através de uma animação em formato de vídeo, uma das histórias mais famosas do Halloween, que explica a origem das lanternas feitas de abóboras esculpidas. Esse vídeo de animação mereceu, esta noite, uma distinção na MONSTRA — Festival de Cinema de Animação de Lisboa.

“A lenda irlandesa de Stingy Jack ou Jack-o’-lantern” — com guião/animação de Andreia Reisinho Costa, texto da jornalista Rita Cipriano e locução do jornalista Pedro Esteves — venceu o prémio de “Melhor Curtíssima Portuguesa”.


A cerimónia de encerramento da 16ª edição da MONSTRA teve lugar, esta noite, no Cinema São Jorge.


Data: 04/04/2017

Os 10 Clássicos da Disney que vão ser reproduzidos com atores reais

Depois de A Bela e o Monstro, a Disney anunciou mais dez adaptações reais, entre elas encontramos clássicos como Rei Leão, Mulan e Sininho mas a Disney não se fica por aqui, veja em baixo quais as 10 animações que vão voltar ao cinema.

1 - Aladdin



2 - A Espada era a Lei



3 - Cruella de Vil



4 - Dumbo



5 - Mulan



6 - Pinóquio



7 - Cinderela



8 - Rei Leão



9 - Sininho



10 - Mary Poppins Returns




Consultei o seguinte site no dia 29 de março de 2017

Exposição de fotografia na Fábrica Braço de Prata

O Instituto Português de Fotografia expõe, até ao dia 9 de Abril, trabalhos de finalistas do Curso Profissional de Fotografia 2016, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa



Depois da primeira exposição, há um mês, o Instituto Português de Fotografia volta a expor trabalhos de oito finalistas do Curso Profissional de Fotografia 2016, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa. A Exposição IPF – Alunos Finalistas do Curso Profissional 2016 vai decorrer até 9 de Abril.

A mostra, na Sala Michel Foucault, contém os trabalhos finais de curso de Angélica Moutinho, Filipa Bernardo, Helena Amaral, José Carvalho, Luísa Neves, Margarida Góis, Margarida Macedo Basto e Rui Mourisca. As fotografias reflectem "um processo visual de reflexão, exploração e interacção de espaços e da figura humana, onde se erguem fronteiras de contextualização social, cultural e económica", lê-se em comunicado.







Exposição IPF – Alunos Finalistas do Curso Profissional 2016 
Fábrica Braço de Prata
R. Fábrica de Material de Guerra, 1, Lisboa
4ª. e 5ª., 18h-2h; 6ª. e sáb., 18h-4h
Grátis



Data da consulta: 21.03.2017






segunda-feira, 3 de abril de 2017

Capitão Cueca de Volta

As Aventuras do Capitão Cuecas - Assista aqui o primeiro trailer da animação da DreamWorks

Agora já pode assistir à adaptação para os cinemas de As Aventuras do Capitão Cueca - uma das séries de livros infantis criada pelo escritor estadunidense Dav Pilkey.

A animação vai chegar aos sinemas dos EUA a junho deste ano, e conta a história de dois amigos George e Harold que conseguem hipnotizar o terrível diretor Sr Krupp e o transformar num irreverente super-herói.

Assista agora ao trailer deste engraçado filme de animação:




Consultei o seguinte site no dia 29 de março de 2017

domingo, 2 de abril de 2017

Operadores de comparação em Javascript

Em Javascript, os operadores de comparação são utilizados para comparar dois valores.







Neste contexto, seguem-se alguns operadores de comparação e os respectivos significados:

  • == : retorna verdadeiro se os operandos são iguais, mesmo não sendo do mesmo tipo;
  • != : retorna verdadeiro se os operandos não são iguais, mesmo não sendo do mesmo tipo;
  • === : retorna verdadeiro se os operandos são iguais e do mesmo tipo;
  • !== : retorna verdadeiro se os operandos não são iguais ou não são do mesmo tipo;
  • > :  significa maior que;
  • >= :  significa maior ou igual a;
  • < :  significa menor que;
  • <= :  significa menor ou igual a;

Operadores lógicos em Javascript

Em Javascript, os operadores lógicos combinam duas expressões boleanas, formando uma cujo valor será verdadeiro ou falso. Neste sentido, seguem-se alguns do operadores lógicos mais utilizados, bem como o seu significado:

  • &&: o e lógico retorna verdadeiro se ambas as expressões são verdadeiras;
  • || : o ou lógico retorna verdadeiro se pelo menos uma das expressões é verdadeira;
  • ! : o não lógico retorna verdadeiro se a expressão for falsa; 

As melhores alternativas grátis de Photoshop em 2017

Que aplicativos usar para poder substituir o Photoshop sem ter que desembolsar dinheiro.
Aqui deixo algumas alternativas ao famoso Adobe Photoshop.

1.GIMP





















GIMP é das melhores alternativas grátis ao Photoshop.
Este programa inclui camadas, máscaras, filtros avançados, ajustes de cor e transformações, que são totalmente customizáveis,o programa tem excelentes funções.


2.Photo Pos Pro





















Esta alternativa ao Photoshop traz o melhor dos dois mundos, ao oferecer interfaces tanto para quem está a começar neste ramo com também para quem já se encontra mais avançado.
A opção de iniciante coloca filtros a um clique além dos ajustes automáticos muito simples de usar, enquanto o mais avançado se assemelha mais ao Adobe Photoshop.
O Photo Pos Pro oferece tal como o GIMP camadas e máscaras, assim como algumas ferramentas de refinamento de cor.


3.Paint.NET





















O Paint.NET é uma alternativa "open source" ao Photoshop, que começou como substituto do Microsoft Paint, mas que ao longo do tempo virou um poderoso editor de fotos.
Tal como o GIMP e o Photo Pos Pro, o Paint.NET oferece também uma excelente seleção de filtros automáticos e ferramentas de edição manual.


4.Pixlr Editor





















E por último temos o Pixlr Editor que outra excelente alternativa ao Adobe Photoshop. Este programa é um trabalho da AutoDesk, um dos maiores nomes em relação a softwares de modelar em 3D e design assistido em computador.
Este serviço específico está disponível online, desktop e em aplicativos de smartphones.


Consulte o seguinte site para mais informações (para a realização deste post o site em questão foi consultado no dia 29 de março de 2017)