Pesquisar aqui

sábado, 23 de outubro de 2021

Automatização industrial- Exemplo no ramo da alimentação


Automatização industrial

Exemplo no ramo da alimentação


Produção inteligente para as operações de alimentos e bebidas:

    Os clientes buscam continuamente o novo, o diferente, e priorizam o sabor e o valor nutricional. Isso significa que você deve produzir rapidamente novos produtos com alta qualidade, baixos preços e com segurança alimentar. Ajuda os fabricantes de alimentos e bebidas a reagir mais rapidamente aos novos hábitos dos consumidores com a utilização da produção inteligente para revolucionar a forma como os fabricantes de alimentos e bebidas operam, fornecendo acessibilidade às informações relevantes em tempo real. A produção com base nas informações permite resolver as maiores dificuldades como:

-Rentabilidade
-Produtividade
-Riscos de segurança
-Gestão de recursos
-Aproveitamento da utilização de recursos



https://www.rockwellautomation.com/pt-br/industries/food-beverage.html

https://www.google.com/search?q=Automatizar+a+produ%C3%A7%C3%A3o+de+alimentos+e+bebidas&hl=pt-pt&tbm=isch&sxsrf=AOaemvJmYzGHyCZsZIaTbwO4JopOPz3t-g%3A1635024095219&source=hp&biw=1536&bih=666&ei=33x0YYEExtfPuw-g4b-QCQ&ved=0ahUKEwjB74azu-HzAhXG63MBHaDwD5IQ4dUDCAc&uact=5&oq=Automatizar+a+produ%C3%A7%C3%A3o+de+alimentos+e+bebidas&gs_lcp=CgNpbWcQAzoKCCMQ7wMQ6gIQJ1C_Cli_CmCCD2gCcAB4AIABaogBapIBAzAuMZgBAKABAqABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEK&sclient=img#imgrc=IsKLUGwYD4DLCM&imgdii=XNnfYLkD2mHh2M            23/10/21


Automatização industrial- Exemplos no ramo têxtil


Automatização industrial


Exemplos no ramo têxtil



    A automação industrial atingiu todos os setores fabris, incluindo a produção têxtil. Em busca de maior segurança e qualidade, as máquinas atuam influenciando várias áreas, como a mão de obra, o controle de materiais e a otimização dos procedimentos.
    Tornar as ações automatizadas dentro desse contexto confere uma integração sistêmica, elevando os níveis de produtividade. A automação se torna especialmente importante para as empresas de pequeno e médio porte, que podem contar com a mecanização como um fator fundamental para ganho de potencial competitivo


A aplicabilidade na produção:

-integração de setores de dados de diferentes fontes;
-formação de banco de dados de fornecedores e clientes;
-controle de suprimentos e materiais;
-monitoramento do estoque;
-sistemas autônomos de corte, modelagem e secagem;
-análise de amostras;
-inspeção de qualidade.


https://fcem.com.br/noticias/automacao-na-producao-textil-como-iniciar-esse-processo/

https://www.google.com/search?q=fabrica+textil&hl=pt-pt&tbm=isch&sxsrf=AOaemvK8ukHtQmhoBtYtA4roQDLGUEN2pA%3A1635023598926&source=hp&biw=1536&bih=722&ei=7np0YZatNsrZz7sP2ZSyyAY&ved=0ahUKEwiW3L7GueHzAhXK7HMBHVmKDGkQ4dUDCAc&uact=5&oq=fabrica+textil&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgQIABAeMgQIABAeMgQIABAeMgQIABAeMgQIABAeMgQIABAeMgQIABAeMgQIABAeOgoIIxDvAxDqAhAnOgcIIxDvAxAnOggIABCABBCxAzoECAAQAzoICAAQsQMQgwFQjx5Yni9gwjFoAXAAeACAAbIBiAH6DJIBBDAuMTSYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ7ABCg&sclient=img#imgrc=TgQOUTCjucTIMM    23/10/21

Computação Quântica e Comunicações: Estado e perspetivas

As tecnologias de informação quântica visam usar as propriedades da natureza em escalas atômicas para realizar tarefas que não são alcançáveis ​​com as tecnologias existentes. Essas tecnologias dependem de qubits, o equivalente quântico dos bits de computador clássicos. Os cientistas estão a criar qubits a partir de partículas, como átomos ou partículas de luz, ou objetos que os imitam, como circuitos supercondutores. Ao contrário dos bits clássicos, os qubits podem estar intrinsecamente ligados entre si e podem ser qualquer combinação de 0 e 1 simultaneamente. Esses recursos permitem duas aplicações potencialmente transformacionais - computação quântica e comunicações. No entanto, as informações quânticas não podem ser copiadas, são frágeis e podem ser irreversivelmente perdidas, resultando em erros difíceis de corrigir.

Alguns pequenos computadores quânticos sujeitos a erros estão disponíveis para aplicações limitadas e uma tecnologia de comunicação quântica conhecida como distribuição de chave quântica pode ser adquirida. De acordo com funcionários da agência e partes interessadas, o desenvolvimento de tecnologia quântica adicional pode levar pelo menos uma década e custar biliões, mas tais estimativas são altamente incertas. A computação quântica e as tecnologias de comunicação provavelmente se desenvolverão juntas devido a alguns princípios de física compartilhados, técnicas de laboratório e hardware comum.

As tecnologias de informação quântica podem aumentar dramaticamente as capacidades além do que é possível com as tecnologias clássicas. Os computadores quânticos do futuro podem ter aplicações de alto valor em segurança, criptografia, desenvolvimento de drogas e energia. As comunicações quânticas futuras podem permitir comunicações seguras, tornando as informações difíceis de serem intercetadas sem que o intruso seja detetado.

https://www.gao.gov/products/gao-22-104422
Consultado a:23\10\2021


Automatização industrial- Exemplo de marca no ramo da mecânica


Automatização industrial

Exemplo de marca no ramo da mecânica

    O Sistema de produção de carros da Toyota Motor Corporation é um meio de "fazer coisas" que é por vezes referido como um "sistema eficiente de produção" ou um "sistema Just-in-Time (JIT)," sendo conhecido e estudado em todo o mundo.
    Este Sistema de Controlo de Produção foi estabelecido com base em anos de continua melhoria e inovação, com o objetivo de “fazer carros consoante o pedido dos Clientes no menor e mais eficiente tempo possível, tendo em vista a entrega dos carros o mais rápido possível”.
    O Sistema de Produção Toyota (TPS) foi estabelecido tendo como base dois conceitos: o primeiro é chamado “jidoka” (que é facilmente explicado como um “automóvel com toque humano”) que significa quando ocorre um problema, a linha de produção para imediatamente, prevenindo defeitos nos produtos; o segundo é o conceito "Just-in-Time," em que cada processo da linha de montagem, produz apenas o que é estritamente necessário em fluxo contínuo do produto.
    Baseado na filosofia jidoka e “Just-in-Time”, o TPS pode produzir um carro de cada vez com eficiência e rapidez, com toda a qualidade, que satisfaz todos os requisitos que o Cliente pretende.



https://www.toyota.pt/world-of-toyota/toyota-no-mundo/toyota-production-system.json

https://www.google.com/search?q=fabrica+da+toyota+no+jap%C3%A3o&tbm=isch&hl=pt-pt&sa=X&ved=2ahUKEwjyzLLtruHzAhUUgHMKHQ2nAaUQrNwCKAB6BQgBEOAB&biw=1519&bih=722#imgrc=NnHcDS4s6oMv0M   23/10


Computação Quântica - Mercado

As complexidades alucinantes da computação quântica têm sido, até agora, em grande parte, o domínio de um punhado de físicos brilhantes. Mas agora os investidores terão que lidar com o conceito anunciado como o futuro da computação e com termos como qubits, conforme o setor emerge das sombras para os mercados públicos.

Apenas neste mês, duas start-ups com projetos para um computador quântico funcional fizeram ou anunciaram suas estreias no mercado de ações. A IonQ tornou-se a primeira empresa de computação quântica a abrir uma lista com a sua estreia na Bolsa de Valores de Nova York. Tem agora um valor de mercado de cerca de US $ 2 biliões. Uma semana depois, a Rigetti Computing anunciou que também iria flutuar ao ser adquirida por uma empresa de aquisição de propósito especial , um tipo de caixa registada. O valor do negócio é de cerca de US $ 1,5 bilião. E eles não estão sozinhos - um punhado de empresas com ideias concorrentes para arquiteturas de computação quântica têm-se ocupado a levantar capital privado. Em julho , a PsiQuantum , fundada por físicos britânicos em Silicon Valley e trabalhando furtivamente até recentemente, levantou US $ 450 milhões de investidores como BlackRock e Baillie Gifford numa avaliação de mais de US $ 3 biliões para o seu ambicioso plano de construir um computador quântico comercialmente viável em 2025. Um mês antes, a Honeywell concordou em injetar US $ 300 milhões na sua unidade quântica após a fusão com a Cambridge Quantum Computing do Reino Unido, com o seu presidente-executivo deixando em aberto a possibilidade de abrir o capital. O campo de 35 anos está-se finalmente a transformar num empreendimento científico numa indústria emergente.

Empresas e pesquisadores deram passos significativos no desenvolvimento de computadores quânticos de pequena escala, na faixa de 100 qubits. Estas máquinas quânticas intermediárias podem realizar apenas as mesmas tarefas que os computadores clássicos, mas muito mais rápido. Um verdadeiro computador quântico que possa realizar cálculos numa escala que um computador clássico não pode, acredita-se que esteja pelo menos a uma década de distância. 

Ainda existem enormes desafios técnicos pela frente. Além disso, os protótipos atuais são incapazes de se corrigir durante uma operação se cometerem erros nos seus cálculos. Também existem desafios de engenharia significativos para aumentar a escala de sistemas que atualmente usam 100 qubits para a criação de máquinas de trabalho com 1 milhão ou mais qubits. Mas, à medida que a computação quântica muda de uma disciplina de física para uma disciplina de engenharia, grandes investidores estão a aproveitar o seu potencial e a fazer apostas numa tecnologia não comprovada.

E embora os investidores possam ter que ser pacientes por pelo menos mais uma década, o prêmio potencial do setor é deslumbrante. Se tivéssemos um computador quântico de 300 qubits de alto desempenho, eles poderiam realizar mais cálculos simultaneamente do que átomos no universo visível. Como disse Knight: “Quaisquer que sejam as aplicações em que você pensou, com certeza haverá mais um milhão.”

https://www.ft.com/content/72b71d34-5804-4346-a10d-66f583e6300e

Consultado a: 23\10\2021



Apple remove apps da Bíblia e Alcorão a pedido do governo chinês

Entidades religiosas acusam a Apple de colaborar com a perseguição religiosa do governo comunista chinês, por causa da remoção de algumas apps da Bíblia e do Alcorão na App Store da China.




Em entrevista ao portal Christian Broadcast News, Edward Ahmed Mitchell (representante do Conselho de Relações Islâmico-Americanas), acusou a Apple de cooperar com a política de perseguição religiosa do governo Chinês e pediu que a decisão seja revista.

A Apple afirmou que não se vai manifestar sobre esta situação.


Fontes: 




Duas ideias para criar um negócio online

1º ideia - Loja online 
Cria uma loja online para venderes produtos que tu tenhas ou gostes. Podes ser tu mesmo a criar os produtos, ou podes vender produtos que sejam feitos por outras pessoas. O importante, é que seja um produto marcante. Podes criar a tua loja mesmo no Instagram, ou podes utilizar a plataforma do Shopify para criares uma loja mais profissional.

2º Ideia - Venda de cursos online 
É muito provável que tu saibas algo sobre algum tema, que alguém esteja disposto a aprender. Neste caso, poderás criar um curso online, e vender os teus ensinamentos a outras pessoas que queiram aprender sobre esse mesmo tema. É uma das melhores formas de vender o te
u conhecimento. Para criares um curso online recomendo que utilizes o Clickfunnels ou a Hotmart.
Link da consulta sobre o conteúdo (23/10/21): https://blog.klickpages.com.br/tipos-de-post-instagram/
Link da imagem (23/10/21): https://www.entreprise-et-compagnie.fr/wp-content/uploads/2018/10/pexels-photo-900x600.jpg

2 formas de ganhar dinheiro com o Instagram

1º Forma - Marketing de afiliados
A tua audiência do teu Instagram pode ser bastante poderosa para rentabilizares o teu Instagram através de sistemas de afiliado. Começa por recomendar alguns produtos fisicos ou digitais, que tu mesmo uses regularmente. Recomenda os produtos e por cada venda com o teu link de afiliado, recebes uma comissão.


2º Forma - Fazer publicações patrocinadas
Uma das melhores estratégias para rentabilizar o teu Instagram é através de publicações patrocinadas. Estes posts consistem em basicamente, fazeres uma parceria com uma marca, em que serás remunerado por fazeres publicidade a essa mesma marca. A publicidade poderá ser feita no feed, stories ou reels, consoante o que for acordado.

Link da consulta sobre o conteúdo (23/10/21):https://www.jivochat.pt/blog/vendas/como-ganhar-dinheiro-no-instagram.html
Link da imagem (23/10/21): https://www.entreprise-et-compagnie.fr/wp-content/uploads/2018/10/pexels-photo-900x600.jpg

Computação Quântica - IA Quântica

Redes neurais convulsionais em execução em computadores quânticos geraram um burburinho significativo pelo seu potencial de analisar dados quânticos melhor do que os computadores clássicos. Embora um problema de capacidade de resolução fundamental conhecido como “planaltos estéreis” tenha limitado a aplicação dessas redes neurais para grandes conjuntos de dados, uma nova pesquisa supera esse calcanhar de Aquiles com uma prova rigorosa que garante escalabilidade.
Como metodologia de inteligência artificial (IA), as redes neurais convulsionais quânticas são inspiradas no córtex visual. Como tal, eles envolvem uma série de camadas convulsionais, ou filtros, intercaladas com camadas de pool que reduzem a dimensão dos dados enquanto mantêm características importantes de um conjunto de dados.
Essas redes neurais podem ser usadas para resolver uma série de problemas, desde o reconhecimento de imagens até a descoberta de materiais. Superar platôs estéreis é a chave para extrair todo o potencial dos computadores quânticos em aplicações de IA e demonstrar sua superioridade sobre os computadores clássicos. 
Até agora, disse Cerezo, os pesquisadores em aprendizado de máquina quântica analisaram como mitigar os efeitos dos planaltos estéreis, mas careciam de uma base teórica para evitá-lo completamente.
O trabalho de Los Alamos mostra como algumas redes neurais quânticas são, de fato, imunes a planaltos áridos.
“Com esta garantia em mãos, os pesquisadores agora serão capazes de vasculhar dados de computador quântico sobre sistemas quânticos e usar essas informações para estudar propriedades de materiais ou descobrir novos materiais, entre outras aplicações”, disse Patrick Coles, físico quântico de Los Alamos e co-autor do artigo.
Muitos mais aplicativos para algoritmos de IA quântica surgirão, pensa Coles, à medida que os pesquisadores usam computadores quânticos de curto prazo com mais frequência e geram mais e mais dados - todos os programas de aprendizado de máquina são famintos por dados.


https://www.eurekalert.org/news-releases/931927
Consultado a: 23\10\2021

Como conseguir clientes sendo gestor de tráfego?

Conseguir clientes para fazer a gestão dos anúncios deles,pode parecer um pouco complicado.
No entanto, hoje em dia, todas as empresas e negócios precisam de trabalhar com anúncios online para tirarem o máximo partido dos benefícios do Marketing Digital. Deves começar a trabalhar com pessoas que inicialmente já conheçam o que é anúncios, depois disso, ao realizares um bom trabalho, terás consequentemente mais pessoas a quererem contratar os teus serviços.
Link da consulta sobre o conteúdo (23/10/21): https://www.lambdamarketingdigital.com.br/como-conseguir-clientes-atuando-como-gestor-de-trafego/
Link da imagem (23/10/21): https://www.entreprise-et-compagnie.fr/wp-content/uploads/2018/10/pexels-photo-900x600.jpg

Google revela o Pixel 6 no próximo dia 19 de outubro

A Google vai aproveitar o seu próximo evento para revelar ao mundo a sua mais recente geração de smartphones. Tanto o Pixel 6, como o Pixel 6 Pro serão compatíveis com 5G e ambos terão um sistema operativo Android 12.

A Google confirmou que o seu próximo evento está marcado para o próximo dia 19 de outubro. A marca vai aproveitar o certame para revelar o seu próximo smartphone, o Pixel 6.

Com o anúncio, a tecnológica aproveitou também para deixar alguns detalhes sobre o equipamento, nomeadamente o design, uma vez que os aparelhos foram utilizados na composição gráfica das peças de comunicação do evento.


Os Pixel 6 vão ter melhores câmaras, muito por conta do Tensor, que vai muni-los com mais capacidade de processamento de imagens. Os sensores fotográficos vão deixar entrar mais luz, terão melhor zoom ótico e uma nova opção para telefotos.

Imagens: https://thumbs.web.sapo.io/?W=775&H=0&delay_optim=1&webp=1&epic=OWU1W8uBe9Rd7DBe1vGAp2kqg9kC8EaKaG+5OIHmnUv9x6z436aK1L7jslA3XowjDxgEOss/ZVxWH1GneqxO6et2RITO0kYyvY1/xXt7gEaVtoA=
Fonte: https://tek.sapo.pt/mobile/equipamentos/artigos/google-revela-o-pixel-6-no-proximo-dia-19-de-outubro (consultado em 23/10/2021)

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Truth Social, a nova rede social de... Donald Trump?

O ex-presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou no passado dia 20 que vai lançar a sua própria rede social. Denominada de TRUTH Social, a plataforma deve abrir já em novembro, mas estará disponível apenas para convidados na estreia, ganhando uma versão para o público em geral a partir de 2022.




De acordo com Trump, a novidade chegará para enfrentar a tirania das grandes companhias, referindo-se principalmente ao Facebook e ao Twitter, dos quais foi banido após os incidentes ocorridos no Capitólio dos EUA, no início do ano. Com o lançamento, o Trump quer voltar a marcar presença online.

“Vivemos num mundo onde os Talibã têm uma presença enorme no Twitter, mas o vosso presidente americano favorito foi silenciado. Isto é inaceitável”, criticou. 

Ainda não há muitos detalhes sobre como a rede social de Trump vai funcionar, mas especula-se que ela será semelhante às plataformas Gab e Parler.


Fontes:




Possíveis problemas

Um dos possíveis problemas é a nanopoluição que é gerada por nanomateriais ou durante a confecção destes. Este tipo de poluição, formado por nanopartícula, pode ser muito perigoso uma vez que flutue facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias. Devido ao seu pequeno tamanho, os nanopoluentes podem entrar nas células de seres humanosanimais e plantas. Como a maioria destes nanopoluentes não existe na natureza, as células provavelmente não terão os meios apropriados de lidar com eles, causando danos ainda não conhecidos. Estes nanopoluentes poderiam se acumular na cadeia alimentar como os metais pesados e o DDT.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Specs do Redmi Note 11 Pro e Pro Plus têm detalhes revelados

No passado dia 20, a Xiaomi confirmou que o lançamento da linha Redmi Note 11 acontecerá na China, a 28 de outubro. A partir daí, um informador vazou detalhes sobre as opções de RAM e espaço interno dos modelos Pro e Pro Plus do telemóvel.

Segundo este, os dois dispositivos terão as mesmas combinações, oferecendo 6 GB de RAM com 128 GB de armazenamento interno, 8 GB + 128 GB ou 8 GB + 256 GB. Não citou detalhes sobre o Note 11 "padrão", mas, de acordo com o site MySmartPrice, um rumor anterior apontou para 6 ou 8 GB de RAM com 128 GB de memória interna.

Além disso, a publicação informa que pelo menos um dos modelos terá suporte para carregamento rápido de 120 W.

Uma imagem promocional publicada pela companhia confirmou o visual do smartphone, que terá bordas achatadas, um entalhe para a câmera na parte superior central do display, quatro câmeras traseiras e uma entrada 3,5 mm para fones. 



Os intermediários avançados também oferecem um sensor de digitais na lateral e colunas da JBL.


Podem encontrar mais informações sobre o telemóvel, aqui: https://www.gsmarena.com/xiaomi_redmi_note_9t-10661.php


Fontes:


quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Nanomontador continuação

Existe a possibilidade de se construir um montador universal. Este teria a capacidade de construir qualquer objeto possível, incluindo um outro montador. Assim este poderia se replicar de forma semelhante aos seres vivos. Uma vez construído o primeiro montador ele poderia se reproduzir várias vezes até o número necessário para executar uma determinada tarefa como, por exemplo, a construção de várias toneladas de um nanomaterial. Esta capacidade de reprodução é uma das grandes vantagens de um montador molecular e também é um dos seus grandes riscos. Um montador poderia se reproduzir descontroladamente e ameaçar vidas humanas de forma semelhante a epidemias. Um risco poderia ser a colonização de toda a terra por montadores moleculares, extinguindo toda a vida na terra. Só restariam os próprios montadores em uma massa (provavelmente) cinza chamada de "greygoo". Drexler argumenta que este cenário é bastante difícil uma vez que, nenhum ser vivo conhecido consegue se reproduzir além do limite imposto pela quantidade de energia e matéria-prima disponíveis. Apesar disto, especialistas advertem que é necessário tomar precauções, pois os riscos para a saúde humana não são conhecidos.

A construção de um montador molecular ainda está longe de ocorrer. Vários problemas persistem como a dificuldade de trabalhar com átomos individuais necessários para a construção do montador. Além disto, é difícil modelar o comportamento de objetos complexos em escala nanométrica que obedecem às leis quânticas.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia

LinkedIn será descontinuado na China ainda em 2021

A Microsoft anunciou, nesta quinta-feira (14), que encerrará ainda neste ano a versão chinesa do LinkedIn, rede social para negócios e empregos. 
A plataforma havia sido aberta no país asiático em fevereiro de 2014 e será fechada por causa do "ambiente operacional significativamente desafiador".

O anúncio foi feito por Mohak Shroff, vice-presidente sénior e gerente de engenharia do LinkedIn. Numa publicação, ele comentou que a extensão do serviço para a China há sete anos tinha como propósito conectar profissionais e torná-los produtivos e bem-sucedidos.

O executivo reconheceu que a empresa já sabia, naquela época, que seria complicado cumprir os requisitos da ditadura chinesa, que é bastante restritiva com a internet. "Embora apoiemos fortemente a liberdade de expressão, adotamos essa abordagem para criar valor para nossos membros na China e em todo o mundo", defendeu.

Embora tenha dito que durante este período vários chineses se conseguiram conectar profissionalmente, encontrar vagas de trabalho e se manter informados do mercado de trabalho, Shroff argumentou que o LinkedIn "não encontrou o mesmo nível de sucesso nos aspectos mais sociais".




Imagem: https://tm.ibxk.com.br/2021/10/14/14113353212155.jpg?ims=1120x420
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/226844-microsoft-anuncia-fechamento-linkedin-china-7-anos.htm (consultado em 20/10/2021)

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Centro de Inteligência Artificial na Madeira

 Primeiro centro de inteligência artificial na Madeira


O presidente do Governo Regional acaba de anunciar que o primeiro Centro de Inteligência Artificial na Madeira ficará sediado na Ribeira Brava. Miguel Albuquerque promete a novo investimento tecnológico para "breve"



Esta continuação do projeto Brava Valley irá evoluir Portugal num país mais tecnológico. 

Montador Molecular ou Nanomontador

Um montador molecular ou nanomontador (nanoassem) é uma máquina nanotecnológica de tamanho bastante reduzido capaz de organizar átomos e moléculas de acordo com instruções dadas. Para fazer esta tarefa é necessário energia, suprimento de matéria-prima (building blocks) bem como a programação a ser executada pelo montador.

Um montador molecular pode atuar de forma isolada ou em conjunto com vários outros montadores moleculares. Podendo, neste caso, ser capaz de construir objetos macroscópicos. Para isto é necessário um sistema de comunicação entre os montadores bem como um sistema de organização que permitam que eles trabalhem em conjunto.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Para-sol Inteligente

Quando o sol está muito forte, abaixamos o para-sol dos nossos carros para diminuir o incômodo visual e dirigirmos com mais segurança. No entanto, este recurso diminui o campo de visão do motorista e, se mal utilizado, pode ser um risco à segurança.

Pensando nisso, a Bosch criou um para-sol eletrônico que elimina este risco. O Virtual Visor nada mais é do que uma tela LCD que contém uma câmara voltada para o motorista. Ao contrário do que possa parecer, esse para-sol não funciona com a incidência de iluminação solar.

Dessa forma, a Inteligência Artificial do equipamento proporciona um bloqueio da incidência do sol somente na região dos olhos do motorista.




























Banco anti sono para condutores

Um condutor cansado é muito perigoso. Isso diminui a atenção do motorista e pode provocar acidentes graves. Mas foi nesse sentido que surgiu a ideia de um banco que relembrasse o condutor que está a conduzir. A pensar nisso, a Marcopolo, em parceria com o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA) e a Woodbridge, desenvolveu um banco anti sono que tem como objetivo “acordar” motoristas profissionais quando eles começam a manifestar fadiga.

Chamado Antisleep Seat, consiste em um assento equipado com métodos distratores, que serve para distrair o motorista. Entre eles, são utilizados vibração eletromecânica, refrigeração e aquecimento, que provoca stress térmico reduzindo a sonolência e aumentando o estado de alerta.








Carro movido a água

A empresa nanoFLOWCELL desenvolveu o QUANT e-Sportlimousine, veículo que já tem autorização para circular nas ruas da Alemanha e de toda a Europa.

O desportivo de 912 cv acelera de 0-100 km/h em apenas 2,8 segundos e tem velocidade máxima de 378 km/h. O modelo usa uma tecnologia automotiva herdada de estudos da NASA nos anos 70, e que foi batizada de nanoFLOWCELL AG.

O sistema é composto de nanocélulas de fluxo e uma bateria química que possui duas soluções eletrolíticas que usam água salgada para produzir energia elétrica para movimentar os quatro motores do bólido.

A principal vantagem desse veículo é a autonomia elétrica de até 600 km, bem maior do que a dos carros elétricos comuns (com baterias de íons de lítio) que tem alcance médio de 150 km.






domingo, 17 de outubro de 2021

5G na educação portuguesa

5G na educação portuguesa


Portugal cada vez mais vem a inovar e a aproximar-se dos restantes países europeus no que toca à utilização de tecnologia de ponta e fazê-la útil no nosso dia a dia. 

Esta aproximação tem-se dado pelo uso da quinta geração de rede móvel em vários setores, como no desporto e na indústria, mas dos mais notáveis, e o mais recente, foi a implementação desta tecnologia de vanguarda no ensino.

A escola João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, tornou-se na primeira escola do país a utilizar o 5G.
Depois de dois anos atípicos, nos quais a tecnologia revelou-se bastante útil ao ensino, o 5G poderá mudar a nossa visão sobre a escola e os métodos de ensino. Com esta nova tecnologia houveram avanços na realidade virtual e esta tornará possível visualizar coisas invisíveis ao olho humano, como um interior de um átomo ou fazer uma viagem ao sistema circulatório humano e visitar sítios independentemente da distância,  como caminhar pelo meio das pirâmides do Egito, sem sequer sair da sala de aula, e muito mais. 

Nesta escola em Matosinhos, os alunos do 12 ano da área de ciências, fizeram uma visita ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, sem sair da sala de aula.
Isto foi possível graças ao 5G. Com a ajuda de um guia em Lisboa, estes alunos fizeram umavisita em tempo real a algumas experiências científicas que se encontram em exposição a mais de 300 quilómetros de distância. Feixes de luz ou a formação de tornados foram algumas das sensações  vividas por estes alunos, que revelaram que foi como se as tivessem presenciado em 1ª pessoa.



Escola de Matosinhos recebe a “primeira rede 5G do país” - Telecomunicações  - SAPO Tek
                                           

5G em Portugal

5G em Portugal


Em Portugal, ainda não se aproveitou todas as potencialidades do 5G. A implementação da quinta geração de rede móvel tem sido alvo de diversas polémicas, sobretudo pelos processos burocráticos envolvidos à volta do mesmo.
No entanto, já se começou a usar esta geração de vanguarda em alguns setores, como no desporto e na educação. 
Ao nível do desporto, destaca-se o Estádio da Luz, em Lisboa, por ter sido o primeiro estádio do país dispor da nova rede móvel. 



NOS e SL Benfica inovam com primeiro estádio 5G em Portugal – Observador
                                                    Imagem de Observador


Também ao nível da indústria, o 5G já começa a ser utilizado e já mostra o quão útil e versátil pode ser. O porto de Leixões foi o primeiro porto em Portugal a ter esta tecnologia. As vantagens de que o porto poderá usufruir são: 
  • Transmissão de vídeo em alta qualidade através de um drone, o que permite uma utilização com segurança em operações e manobras consideradas de risco, transmissão de imagens em direto para o centro de coordenação e para o tablet que o piloto leca consigo. A mesma ferramenta ajudará também em manter o porto em segurança.
  • Os Drones 5G estão preparados para ser equipados com sensores ambientais, de ruído e qualidade do ar, capazes de medir os impactos de cada operação em tempo real e diretamente no local.
NOS E APDL apresentam o primeiro porto 5G em Portugal – Logística Moderna
       Imagem de logisiticamoderna.com

Dubai começa a Gitex Global

A maior feira tecnológica internacional começou hoje (17 de Outubro de 2021). Agências governamentais locais e grandes empresas internacionais de tecnologia apresentarão suas tecnologias mais recentes a milhares de visitantes durante os cinco dias de feira.
A exposição irá reunir empresas inovadoras internacionais nas áreas de inteligência artificial, 5G, cloud, big data, cibersegurança, blockchain, computação quântica, fintech e marketing imersivo. Estes tópicos serão explorados em seis eventos – Gitex Global, Ai Everything, Gitex Future Stars, Future Blockchain Summit, Fintech Surge e Marketing Mania – que juntos criam um espetáculo de tecnologia global incomparável.
Iremos esperar para ver as novidades durante esta semana.

https://arena4g.com/dubai-comeca-a-gitex-global-a-maior-feira-de-tecnologia-do-mundo-noticias/
Consultado a: 17\10\2021

Cambridge Quantum lança primeiro kit de ferramentas de processamento quântico

A Cambridge Quantum ("CQ") anunciou hoje o lançamento do primeiro kit de ferramentas e biblioteca de processamento quântico de linguagem natural (QNLP). O kit de ferramentas chama-se lambeq, nome do falecido matemático e linguista Joachim Lambek.
O lambeq é o primeiro kit de ferramentas de software para QNLP do mundo capaz de converter frases em um circuito quântico. Ele foi projetado para acelerar o desenvolvimento de aplicações práticas de QNLP do mundo real, como diálogo automatizado, mineração de textos, tradução de idiomas, conversão de texto em fala, geração de linguagem e bioinformática.
O lambeq foi lançado totalmente a partir de código aberto para o benefício da comunidade de computação quântica do mundo e do ecossistema em rápido crescimento de pesquisadores, desenvolvedores e usuários de computação quântica. O lambeq trabalha perfeitamente com o TKET da CQ, a plataforma de desenvolvimento de software quântico líder e de crescimento mais rápido do mundo, que também é totalmente aberta. Isso oferece aos desenvolvedores de QNLP acesso à gama mais ampla possível de computadores quânticos.

https://atarde.uol.com.br/economia/pr-newswire/noticias/2197208-cambridge-quantum-lanca-primeiro-kit-de-ferramentas-e-biblioteca-de-processamento-quantico-de-linguagem-natural-do-mundo
Consultado a: 17\10\2021

Amazon e Google na Casa Branca - Computação Quântica

O Gabinete de Políticas para Ciência e Tecnologia da Casa Branca (OSTP, na sigla em inglês) está a organizar o evento que discutirá as aplicações críticas da computação quântica, tecnologia que permite à criação de computadores milhões de vezes mais rápidos do que as máquinas mais avançadas da atualidade.

Boeing, Honeywell, IBM, Intel e Northrop Grumman devem também participar do evento, de acordo com  um porta-voz do governo.
A tecnologia, que se baseia nos princípios básicos da física, ainda está no início, mas tornou-se numa das preferidas dos investidores que apostam em aplicações que revolucionem saúde, finanças, inteligência artificial, previsão do tempo e outras áreas.

O governo norte-americano está especialmente focado nas implicações da tecnologia quântica para a segurança nacional, que promete a capacidade de quebrar facilmente os padrões de criptografia hoje em uso.

https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2021/10/amazon-e-google-vao-participar-de-evento-sobre-computacao-quantica-na-casa-branca.html
Consultado a: 17\10\2021


O que é o 5G?

O que é o 5G?


O 5G é considerado a quinta geração da rede móvel, que será a base para o desenvolvimento de novas aplicações e serviços.

As gerações de rede móvel vieram a evoluir exponencialmente desde os anos 90, com o aparecimento do 2G e, desde então, tem sido lançada a cada dez anos uma nova geração. Assim, esta década, que ainda agora começou, será dedicada à implementação a nível global da quinta geração de rede móvel, assim como ao seu desenvolvimento.

Em baixo, poderemos ver as diferenças entre as várias gerações e o que trouxeram de novo ao mundo tecnológico. 


                                                        Imagem de Portal 5G

Além de o 5G ser a vanguarda da tecnologia de rede móvel, crê-se, ferozmente, que esta geração venha impulsionar:
  • Cidades inteligentes;
  • Utilização de veículos autónomos (ideia a ser explorada neste momento pela empresa Tesla);
  • Avanços na realidade virtual;
  • Desenvolvimento na indústria;
  • Outras tantas potencialidades ainda por determinar.

O 5G distingue-se das outras gerações devido à sua maior velocidade e capacidade de rede, melhoramento da comunicação entre dispositivos, conetividade permanente e fiável e redes mais flexíveis e ajustadas aos serviços.

Redes Sociais: O papel das redes sociais no molde da nossa identidade

Matilde Antão, 12º12


Redes Sociais: O papel das redes sociais no molde da nossa identidade

O conteúdo a que nos expomos nas redes sociais muda a maneira como pensamos sobre nós mesmos e os outros. Os adolescentes são altamente afetados pelos valores adotados pelas redes sociais. Com efeito, também oferece inúmeras interpretações do que é belo, sexy, atraente e apropriado.
As redes sociais podem, portanto, fornecer um bom recurso para a prática de habilidades relacionadas ao desenvolvimento de identidade, como autoapresentação e auto-revelação. Além disso, descobriu-se que as ferramentas das redes sociais são benéficas para os adolescentes que podem ter dificuldades de aprendizagem ou aqueles que lutam contra sua identidade sexual.



O que são as Skins nos jogos FPS?

O que são as Skins nos jogos FPS?

Na teoria, as skins é um alternativo dado a um programa computacional. Falando melhor, as skins são como uma espécie de ''pele'' que reveste a arma. Ter skins não dá mais skill apenas dá mais gosto e torna o jogo mais bonito. As skins são uma autêntica indústria que movimenta milhôes de euros.

A skin em baixo ilustrada está avaliada em mais de 10mil euros.


https://www.techtudo.com.br/listas/2020/06/csgo-curiosidades-sobre-as-skins-de-facas-e-armas-no-jogo-de-tiro-esports.ghtml



Os melhores jogos FPS off-line

Os melhores jogos FPS off-line

Os jogos Off-line não são jogos com muita fama pois, não são jogados por muitas pessoas. Por isso, vou dizer-vos 5 jogos FPS que na minha opnião valem a pena ser jogados:

1-Borderlands 

2- Titanfall

3- Doom

4- Battlefield

5- Far Cry

https://tecnoblog.net/286020/jogos-de-tiro-offline/

Quais são os 10 jogos FPS (online) mais jogados em todo o mundo?

Quais são os 10 jogos FPS (online)  mais jogados em todo o mundo?


1- Rainbow Six Siege

2- Counter Strike: Global Offensive

3- Fortnite

4- Left 4 Dead 2

5- Overwatch

6- Apex Legends

7- Destiny 2

8- Paladins: Champions of the Realm

9- PlayerUnknow's Battlegrounds

10- GTA Online


https://psverso.com.br/listas/jogos-mais-jogados-do-mundo/


Crise dos combustíveis faz disparar o interesse por carros eletricos

A crise dos combustíveis tanto no preço, em Portugal, quanto no abastecimento, no Reino Unido, fez disparar o interesse em carros elétricos, de acordo com a Associação de Produtores e Comerciantes do Setor Automóvel. 

“Setembro foi o melhor mês de sempre em termos de vendas de veículos elétricos. Na verdade, vendemos em setembro tantos veículos elétricos como em todo o ano anterior”, revelou o presidente executivo, Mike Hawes, numa conferência de impressa.






.

Nanotecnologia e seus materiais

4.Novos materiais e suas propriedades

 Criação de materiais que se adequam às necessidades do homem como o grafeno que tal como o diamante e a grafite é composto unicamente por àtomos de carbono mas que por ter uma estrutura de rede hexagonal dá lhe o título de um dos melhores condutores elétricos e térmicos, este é também um dos materiais mais duros e um dos poucos existentes em 2D.

Existem várias aplicações para o grafeno, uma delas foi realizada em 2015 pelos nossos vizinhos, uma equipe de investigadores na Universidade de Aveiro desenvolveu sacos de chá, com óxido de grafeno, capazes de remover, com eficácia, metais pesados na água.

Para cada dez miligramas de óxido utilizado foi possivel remover, ao fim de 24 horas 95% do mercurio presente numa amostra de um litro de água.

Windows 11: Principais Novidades

Descrita por Satya Nadella, CEO da Microsoft, como uma das maiores atualizações da década, o Windows 11 traz-nos, em especial, grandes melhorias ao nível da UI e segurança. Mas não só...

Vejamos então as novidades do sistema operativo:

1. Interface Redesenhada

    É no visual que o Windows 11 se destaca maioritariamente do seu antecessor. Desde a barra de tarefa centralizada aos novos temas ou ícones, é notória a implementação de uma estética mais minimalista e transparente, bem como de uma paleta de cores mais apelante. Fora a parte gráfica, também os sons do Windows sofreram alterações.





O Menu Iniciar é outra das grandes novidades. Agora centralizado junto aos demais aplicativos fixados à barra de tarefas, abandona de vez os blocos dinâmicos do Windows 10, bem como a lista vertical de aplicações, tornando-se assim de mais simples utilização.

Menu Iniciar: Win 11 vs Win 10

2. Alterações na Loja de Apps

      
    Um dos grandes problemas da Microsoft Store sempre foi a gama de aplicações disponíveis. Felizmente o Windows 11 veio colocar um ponto final neste assunto. O ecossistema está agora aberto para softwares de todos os tipos, incluindo third-parties e até apps Android.
    Outra mudança importante está na forma em que a Microsoft obtém lucro sobre as vendas da loja. Apps que desenvolvem métodos próprios de pagamento não precisam de contribuir com comissões para garantir sua presença na loja.


Nova Microsoft Store


3. Maior Segurança


    Para aqueles que já tentaram atualizar o Windows é possível terem-se deparado com alguma incompatibilidade ao nível da segurança. Os requisitos mínimos deste parâmetro estão agora mais rígidos e nem todos os dispositivos cumprem o necessário. Independentemente de comprometer alguns dos utilizadores na atualizar a sua versão, a Microsoft mantem-se  firme quanto à segurança ser o principal foco de todos os dispositivos que executam Windows 11.


4. Snap Groups e Multitasking


O Windows ganhou um sistema totalmente novo de organização de janelas e aplicações. Um dos recursos para fazer esses ajustes é o Snap Groups, que permite a organização das janelas de acordo com presets, como podemos ver na imagem abaixo.

Snap Groups
5. Apps Nativas

 Praticamente todas as aplicações nativas do Windows receberam alguma atenção especial nesta atualização. Desde o explorador de ficheiros ao o paint ou à ferramenta de recorte todos têm novas funcionalidades e/ou a interface renovada. Para além disso, o Teams, plataforma da Microsoft, junta-se agora à lista destas apps, vindo juntamente com o Windows 11.