Pesquisar aqui

domingo, 28 de março de 2021

Sucesso profissional

Aprender com os erros 

Durante a sua vida profissional vai certamente cometer erros, não há como escapar a isso. Se se sentir muito envergonhado por alguma coisa que fez e não se sentir confortável para pedir desculpas, tente enfrentar esse receio. Ao restabelecer contacto com as pessoas que de alguma forma prejudicou, poderá finalmente dar um passo em frente, tanto no seu desenvolvimento profissional, como da sua inteligência emocional. Será difícil? Sim, mas valerá a pena.

 Adaptação e inovação

Para ter uma carreira de sucesso, é fundamental desenvolver novas habilidades para saber lidar com as novas situações com as quais poderá se deparar ou então para apenas ter algum elemento diferenciador em relação à concorrência. Mas sabe aquela habilidade que você quer aprender, mas que teme como os outros possam reagir ao descobrir? Dê-lhe uma oportunidade. Pode ser que ela não tenha nenhuma relação específica com o seu trabalho, mas apenas tentar atingir este objetivo poderá dar aquela motivação a mais que tanto precisa para dar conta das suas tarefas no trabalho. Então, não deixe de tentar fazer alguma coisa nova só porque tem medo do que as pessoas possam pensar de si. 


sites consultados ( 28/03/2021) :

https://www.universia.net/pt/actualidad/actualidad.empleo.aprenda-alcancar-o-sucesso-profissional-1127992.html

Dicas para futuros universitários


Participe em eventos


No início do ano letivo, é habitual que os alunos e as universidades organizem os mais diversos eventos para receber os “caloiros”. Não importa se o seu objetivo é conhecer melhor os colegas, os professores ou até a estrutura da faculdade, pois o importante, numa primeira abordagem, é que não se sinta sozinho e comece a conhecer as caras e espaços que vão fazer parte da sua nova rotina.



Crie um orçamento mensal


O início da vida na universidade é uma excelente altura par começar a estar atento aos gastos. Aproveite este início e habitue-se, desde cedo, a olhar para as contas, procurando analisar a forma como gere o seu dinheiro.

Esta dica tem particular importância para os estudantes que vão viver longe de casa. Contudo, ainda que continuem a viver com os pais, investir na própria educação financeira é sempre uma boa ideia.

Crie um orçamento mensal e atualize constantemente. Procure prever os gastos essenciais que tem de assumir e aprenda a equilibrá-los. Existem alguns sites e aplicações móveis em que pode apostar para ter uma ajudinha extra, como o Mint o Pocket Expense e o You Need a Budget.



Faça parte de um grupo académico


As associações e centros académicos, assim como a maior parte dos movimentos criados pelos estudantes, podem ser espaços incríveis para conhecer novas pessoas e integrar-se na vida académica.

Já pensou, por exemplo, em participar nos movimentos relacionados com o empreendedorismo entre os jovens estudantes? Esta é uma das melhores dicas para quem vai começar a faculdade, pois é uma excelente forma de colocar em prática muito daquilo que aprender na sala de aula.

sites cosultados ( 28/03/2021) :

https://www.e-konomista.pt/dicas-para-quem-vai-comecar-a-faculdade/

Mitos sobre programação


Ser um gênio. Ser um matemático

Este é o mito mais importante a dissipar - o mito da mente privilegiada. Não há nada especial que o teu cérebro precise ter para se tornar um programador.

Programar é uma habilidade como tocar guitarra ou correr uma maratona. Podes ficar melhor com a prática. Dedicando tempo e esforço. Aprendendo com os outros. É uma habilidade que você desenvolve e aumenta quanto mais fazes e quanto mais esforço produtivo dedicas .

Além disso, vamos falar sobre matemática. Mesmo que a matemática seja o cerne da programação, tu não precisa dela no teu trabalho diário. A maioria das linguagens de programação usadas hoje para a maioria dos trabalhos são linguagens de alto nível. Elas estão mais próximos das linguagens humanas do que dos números e não precisam de nenhum conhecimento especial em matemática.


Ser um gênio da informática 

A programação requer que escrevas programas que sejam executados em um computador. Mas não precisas ser capaz de construir um computador do zero à mão para ser um programador. Não precisas ser capaz de compreender o funcionamento interno de um computador. Ou seja aquela pessoa a quem todos os seus amigos recorrem com seus problemas de computador. Uma coisa é usar um carro para fazeres o teu trabalho, mas ser mecânico de automóveis é diferente. É claro que quanto mais sabes sobre a tua ferramenta, mais independente você seras para lidar com e resolver problemas. 

sites consultados (28/03/2021):
 
https://www.freecodecamp.org/news/the-10-things-you-dont-need-to-become-a-programmer/

‘Rocket League Sideswipe’ está a chegar ao Android

A Psyonix está a preparar o lançamento do jogo, Sideswipe da Rocket League ainda neste ano. Os jogadores da austrália podem já jogar uma "demo" disponibilizada pela Psyonix. Poderá encontrar esta app na Google Play Store.A Psyonix afirma que haverá betas noutras regiões nos próximos meses.
  A Psyonix está a desenvolver o Rocket League Sideswipe a partir do zero para smartphones. Poderá jogar em jogos "solo" ou fazer equipa com um amigo durante dois jogos contra dois, estes jogos duram dois minutos cada.

A perspetiva do jogo é diferente do Rocket Legaue normal, pois este tem uma perspetiva em 2D. A Rocket League Sideswipe tem controlos que a Psyonix diz serem fáceis de apanhar e também fácil para iniciantes, haverá também uma variedade enorme de opções de personalização de carros.
 Na garagem, o Rocket League Sideswipe terá uma personalização de carros semelhante ao seu familiar o ´Rocket League´. Os jogadores também podem esperar um sistema de Ranking online para tornar o jogo mais competitivo. A famosa editora referiu ainda que terá muito mais para revelar sobre o seu jogo nos próximos meses à medida que chegamos agora ao período do lançamento.


Android 12: Nova interface

A segunda versão do Android 12 para desenvolvedores apresentou novidades visuais do sistema operacional da Google. Uma das mais esperadas era, uma animação texturizada ao selecionar itens na interface padrão.

Ao invés de destacar o item de forma ampla, a novíssima animação inclui detalhes que têm parecenças com ranhuras a partir do ponto de toque do utilizador. O efeito lembra levemente o Ripple Drawable visto pela primeira vez no Android 5.0. Além disso, o Android 12 apresenta um novo efeito de cascata para a sua interface. As duas novidades foram registradas pelo desenvolvedor kdrag0n no Twitter:

"On Android 12 DP2, a new "patterned" ripple effect is available. There's also a new overscroll effect, where the content bounces (like iOS) instead of showing a ripple at the edge."
Embora seja uma mudança simples, o efeito dá um pouco mais de profundidade à interface do sistema. A opção não vai estar ativada por padrão em nenhum dos menus do Android 12, mas isso pode mudar nas próximas versões da versão para os desenvolvedores.

Para mais, os desenvolvedores poderão aplicar este recurso nos próprios apps e jogos quando a versão final do sistema operacional estiver disponível para todos.


Subida nas vendas de automóveis com autonomia nível 2 - Entrada 2/Semana 22 - 28 Mar.

        Subida nas vendas de automóveis com autonomia nível 2

    Como foi explicitado numa entrada passada, existem vários níveis de autonomia nos veículos autónomos e o nível 2 corresponde a automóveis que necessitam de um condutor ainda que tenham alguma autonomia na direção.

    No último trimestre do ano 2020, as vendas destes de automóveis com este tipo de automação subiram cerca de 78% - foram vendidos cerca de 3,5 milhões de carros.


    Como se pode verificar pelo mapa, as vendas estão distribuídas um pouco por todo o mundo; um indício do caminho da automação que segue a indústria automóvel.


Fontes:
https://mundoconectado.com.br/noticias/v/17926/35-milhoes-de-carros-autonomos-nivel-2-foram-vendidos-no-4o-trimestre-de-2020 (consultado a 28/03/2021)

Tendências na indústria automóvel e na modalidade - Entrada 1/Semana 22 - 28 Mar.

         Tendências na indústria automóvel e na modalidade

    Com o avanço da tecnologia vão sendo adquiridos certos rumos ou caminhos pelos quais os avanços nos diferentes segmentos da indústria seguem e a indústria automóvel não é diferente.

    A revista sapo apresenta algumas das tendências da indústria automóvel até 2030:

"#1. IA E IoT (Internet of Things). Em 2030, a indústria automóvel será completamente diferente da atual: as empresas do setor estão a antecipar crescimento e a necessidade de contratação de funcionários. O futuro do setor está assente na tecnologia, onde os talentos da área da automação, robótica e inteligência artificial estarão no topo da procura. São estes os talentos que virão a marcar os próximos 10 anos deste setor."

"#2. Veículos Autónomos. Espera-se que os veículos autónomos (self-driving) estejam na estrada até 2030, exigindo um conjunto de competências inteiramente novas na aprendizagem de máquinas, visão por computador, processamento de sensores e mais para conceber a inteligência orientadora dos automóveis autónomos."

"#3. Veículos Elétricos. Estes veículos também continuarão a ter um grande impacto na indústria. Até 2025, estima-se que 25% a 35% de todos os carros vendidos serão híbridos, plug-in, ou veículos totalmente elétricos. Esta procura irá colocar uma pressão crescente sobre as empresas para construírem uma nova plataforma para apoiar tecnologias de condução avançadas."

"#4. Requalificação/Aumento de Profissionais Especializados. As empresas terão de aumentar ou requalificar a sua força de trabalho para satisfazer a procura de diferentes tipos de engenheiros, especialistas, equipas de serviço, e muito mais, o que vai impactar as suas estratégias de contratação de talentos. Ao contrário de outros setores, em que o perfil generalista ganhou preponderância com a crise, COVID-19, a indústria automóvel acentuou a procura de especialistas, avança o mesmo relatório."

"#5. Mobilidade Partilhada. Soluções de mobilidade partilhada, tais como partilha de automóveis, aluguer & leasing, ou trânsito responsivo deverão duplicar para chegar a 2 triliões de dólares até 2030. Espera-se que as novas empresas de mobilidade sejam ágeis, flexíveis e desinteressadas na gestão de ativos, considerando parcerias e contratos de curto prazo que vão para além dos serviços de mobilidade, tais como como fornecer equilíbrio da frota, reparação de veículos, gestão de frotas, gestão de combustível na frota, e carregamento da frota elétrica. Com isto a ambição é a de criar um novo campo de partilha de serviços entre diferentes empresas que oferecem serviços semelhantes. Este crescimento exponencial irá apontar para uma gama de perfis de trabalho emergentes, que vão desde a reparação de automóveis técnicos e motoristas, ao pessoal para o veículo reabastecimento/ recarregamento. Ao subcontratar atividades de campo, serviço de mobilidade os fornecedores recorrerão a empresas com provas dadas capacidades na gestão da força de trabalho e no terreno formação."

    Após a leitura conseguimos facilmente entender que o rumo que esta indústria vai tomar é o da digitalização e informatização. Na verdade, isto não é uma novidade, afinal praticamente tudo está a tomar caminho.

Fontes:

https://lidermagazine.sapo.pt/6-tendencias-na-industria-automovel-e-na-mobilidade/ (consultado a 28/03/2021)



iPhone 13 deve ganhar modo que deixa tela sempre ligada

    A Apple pode implementar a tecnologia Always-On Display no aguardado iPhone 13. Essa função capaz de deixar a tela “sempre ligada” existe no mundo do Android desde 2016, quando a Samsung a incluiu no Galaxy S7. Além da gigante sul-coreana, outras fabricantes adotaram o recurso que exibe ícones de notificação, horário e nível de bateria sob um efeito esmaecido o tempo todo, mesmo quando o aparelho está parado.

    Famoso por especular as possíveis tendências da maçã e responsável pelo rumor, o analista Max Weinbach destaca os detalhes esperados para o display. “O design atual se parece com uma tela de bloqueio atenuada. O relógio e a carga da bateria estão sempre visíveis. As notificações parecem ser exibidas usando uma barra e ícones. Ao receber, a notificação aparecerá normalmente, exceto que a tela não acenderá 100%”, explica.

    Esse efeito do painel interfere pouco na bateria. Segundo executivos ouvidos durante a feira de celulares de Barcelona em 2016, quando o recurso virou moda, o impacto é da ordem de 1%. Outras especulações indicam a possibilidade de a Apple adotar uma tela de 120 Hz com taxa de atualização ajustável, função presente no Galaxy Note 20 Ultra e que deve alterar de acordo com a demanda da atividade do usuário.

Plugin de placas melhoradas

  Dentro do minecraft as placas são boas fontes informativas. No entanto, seria muito melhor se tivessem funções mais avançadas, por exemplo quando se carrega nelas, ou pelo menos terem alguma cor para tornar o texto mais fácil de ler. É possível obter estas funções usando o ServerSigns.


  Este plugin tem capacidade de ligar uma interação com uma placa a várias funções, executar um comando, fazer uma compra, entre outras. É muito fácil de configurar pelo que tudo pode ser feito dentro do próprio minecraft usando comandos.


Plugin de scoreboard

  A scoreboard é uma forma muito útil de fornecer informações aos jogadores, uma vez que está sempre ativa e ocupa uma parte do ecrã que é muito visível. Para criar uma scoreboard personalizada é possível contar com diversos plugins grátis, mas o que é mais popular e completo é o FeatherBoard.

  O FeatherBoard tem conexão com muitos outros plugins, por exemplo tem conexão a plugins de economia, de habilidades, de clãs e muitos outros. Isto serve para que seja possível adicionar informações sobre todos os plugins à scoreboard. No entanto, não uma ligação a todos os plugins existentes e há certas informações que não é possível adicionar, para resolver este problema tive de criar o meu próprio plugin de scoreboard. 



Imagens:

Deco avança com ação judicial contra Apple por tornar iPhone 6 e 6S obsoletos

 A Deco Proteste vai avançar com uma ação judicial contra a Apple por ter manipulado deliberadamente o desempenho dos Iphones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos, de forma a incentivar os consumidores a comprarem os modelos mais recentes da marca. A organização de defesa do consumidor exige compensações para os 115 mil portugueses lesados.

A Euroconsumers, da qual a Deco Proteste faz parte, tem tentado encontrar soluções para os consumidores desde 2017 — data em que o caso se tornou público –, tendo ficado sem resposta por parte da Apple ao longo dos últimos três anos.

Em 2020, e na sequência de uma queixa da Altroconsumo, o Tribunal Administrativo de Roma condenou a marca a pagar uma coima de 10 milhões de euros, isto depois de nos Estados Unidos a Apple ter conseguido evitar uma ação nos tribunais com um acordo de 113 milhões de dólares (94 milhões de euros).

Perante a ausência de resposta da Apple, a Deco avança para os tribunais, procurando uma solução para os 115 mil portugueses lesados. A ação judicial contra a marca americana tem por base a legislação europeia que proíbe expressamente as práticas comerciais desleais, enganosas e agressivas, como é o caso da obsolescência programada.