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sábado, 6 de junho de 2020

JavaScript - Diferentes tipos de data (parte 1)

Na ultima entrada ao blogue eu falei de uma das mais importantes "tags" que existe no JavaScript - a variável. Esta, para quem ainda não sabe, é essencialmente um contentor onde se guarda valores de data. Hoje falarei dos tipos de datas que podem ser armazenadas nesta poderosa ferramenta.
O primeiro tipo de data que as variáveis conseguem armazenar é números. Estes podem ser escritos com decimais ou sem. Como podes ver no exemplo a baixo:
var num1 = 10;
var num2 = 5.5;

Curso de Javascript - Instituto Educacional Alto Tietê

Outro tipo de data são as "strings". Estas são usadas para armazenarem e manipularem texto. Isto pode ser feito colocado o texto dentro de citações singulares ou duplas. Ainda mais tu podes colocar uma string com citações desde que estas não sejam as mesmas que estão a ser colocadas à volta da string. Como se pode ver no exemplo a baixo:

var text = 'Isto é uma "string" ';

Continuarei a desenvolver mais este tópico na próxima entrada. Até à próxima!




sexta-feira, 5 de junho de 2020

JavaScript - Variáveis

Hoje falarei de uma das mais importantes keywords do JavaScript - var (variáveis). A forma mais simples de explicar esta keyword é que as variáveis são contentores para guardar valores de data. Por exemplo:
var x = 15

Usando o sinal de igual (=, para não ser confundido com o operador da igualdade) que se chama o operador "assignment" (de atribuição), nós atribuímos que a variável "x" terá o valor de 15.
Isto não é definido apenas para números, este valores de data podem ser também, por exemplo, letras de outras variáveis. Ainda mais o valor de uma variável pode mudar ao longo do  programa! No exemplo abaixo temos uma variável a ser atribuída a outra:

var x = y 


Por fim é muito importante ter cuidado ao escrever as variáveis pois estas seguem regras rigorosas que não podem ser quebradas. Estas são algumas dessas regras:
  • O primeiro caracter deve ser sempre uma letra, um underscore (_) ou um dólar ($);
  • Números não podem ser o primeiro caracter;
  • Os nomes das variáveis não podem conter operadores matemáticos. Por exemplo x*3;
  • Os nomes de JavaScript não podem conter espaços.
Conclui-o assim a noticia de hoje. Espero que tenhas aprendido alguma coisa nova. Até à próxima!


Iniciação ao CSS: comentários

No CSS, tal como em outras linguagens de programação, existem comentários. Estes são extremamente importantes, sendo uma peça crucial de qualquer código. O mais interessante? Não alteram nada no mesmo. A única função dos comentários é apenas deixar uma breve descrição do nosso raciocínio ou da funcionalidade de determinada linha ou conjuntos da mesma. Desta maneira, alguém que venha editar o nosso código, pode mais facilmente entender o que escrevemos. Para além disso, pode ser muito útil para nós próprios.
Ao contrário da maioria das linguagens de programação, o CSS tem apenas um tipo de comentário (que serve tanto para comentários de linha única, ou comentários de várias linhas).


Print do autor.


C++ - Classes e Objetos (Parte 4)


Certo, agora temos os atributos na nossa classe, mas como acedemos a eles no nosso objeto?

Após criar o objeto, lembremos que é assim:
Animal dog;

A próxima coisa a fazer é acessar os atributos do objeto. Isto faz-se a partir do "." ("dot", ou seja "ponto").
Desta forma:
dog.nome;

Como ainda não atribuimos nenhum valor ao atributo, o "dog" ainda não tem nome.
Podemos então editá-lo quando quisermos.

dog.nome = "Bob";

E quando formos chamar o atributo (variável), agirá como o próprio valor:
cout << dog.nome << endl;

Com o output de:
Bob

Referências

JavaScript - Ficheiros externos

NA PUBLICAÇÃO PASSADA ENSINEI A PROGRAMAR EM JAVASCRIPT NO PRÓPRIO FICHEIRO HTML, MAS PARA CÓDIGOS MAIS LONGOS É MAIS ORGANIZADO ESCREVÊ-LO NO FICHEIRO EXTERNO! VOU MOSTRAR COMO FAZER ISSO!

Scripts externos são úteis e práticos quando algum código é utilizado num número diferente de Web pages ou quando o código é muito extenso e é mais organizado escrevê-lo fora do ficheiro HTML.
Os ficheiros JavaScript terminam com .js.

Assim como nos ficheiros CSS externos, a ligação de um ficheiro JavaScript a um ficheiro HTML é simples e rápida:


<html>
   <head>
     <title> </title>
     <script src="demo.js"></script>
   </head>
   <body>
   </body>
</html>

Assim src como já sabemos significa source e "demo.js" é o nome do ficheiro JavaScript que se encontra na mesma localização que o ficheiro .html.

Referências:

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Iniciação ao CSS: onde colocar o código

O código do CSS pode ser colocado na sua página de 3 formas diferentes:

  • Em linha (inline) - no atributo style, dentro da tag que queremos acreditar.

  • Folha de estilos interna - na tag style, dentro do head.

  • Folha de estilos externa - no ficheiro separado meuestilo.css (o ficheiro pode ter um nome qualquer)

C++ - Classes e Objetos (Parte 3)


Criamos uma classe, mas ela ainda não tem atributos! Agora podemos dar-lhe atributos de modo a que os seus objetos realmente tenham alguma utilidade!
Comecemos por colocar "public:", para denotar que os atributos que lhe dermos podem ser acedidos não só em funções da própria classe (métodos), mas também fora (iremos entender mais sobre isto depois).
A seguir metemos os atributos, tal e qual como se fossemos declarar variáveis normais, mas desta vez dentro da classe.


class Animal{
public:
    string nome;
    int idade;

};

Agora podemos aceder aos ditos atributos no objeto "dog" criado anteriormente!

Referências

JavaScript - Criando o primeiro JavaScript

NA PUBLICAÇÃO DE HOJE VOU ENSINAR A CRIAR O SEU PRIMEIRO JAVASCRIPT NUMA WEBPAGE!

O JavaScript numa página na Web "vive" dentro do documento HTML, ou seja, encontra-se ou está ligado a um código HTML.
Em HTML, o código JavaScript deve ser inserido entre as tags <script> e </script>:


<script>
   ...
</script>

O código em JavaScript pode ser colocado tanto na tag <body> como na <head>.
Vamos escrever um script de exemplo: Escrever "Olá Mundo!" no navegador!


<html>
   <head> </head>
   <body>
     <script>
       document.write("Hello World!");
     </script>
   </body>
</html> 

Nota:
A função document.write() escreve uma string no documento HTML.
Assim o output no navegador seria algo como isto:

Referências:

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Iniciação ao CSS: sintaxe

O Seletor indica o elemento HTML que pretendemos formatar. Entre chavetas temos as declarações (uma ou mais declarações) separadas por ponto e vírgula. Cada declaração inclui o nome da propriedade CSS e o seu respetivo valor, separados por dois pontos (:).



Neste caso nós estamos a colocar um cabeçalho (h1) com a cor azul e um tamanho de letra de 12px.

imagem:

C++ - Classes e Objetos (Parte 2)


Já sabemos o que são as classes, então como as criamos?
No C++, as classes criam-se usando a palavra reservada "class", seguida do identificador da classe e chavetas { } com um semicolon (ponto e vírgula) no fim, desta forma:

class Animal{


};

Foi criada uma classe Animal sem nenhuns atributos ainda, porém, é possível já criar um objeto que é da classe Animal.
Isto faz-se simplesmente colocando

Animal animal;
onde "animal" é o identificador do objeto. Pode ser "dog", significando cão:


Animal dog;


Referências

JavaScript - Introdução

COMO MENCIONADO EM PUBLICAÇÕES ANTERIORES SOBRE HTML, AS PUBLICAÇÕES SEGUINTES SERÃO APENAS DE JAVASCRIPT. HOJE VAMOS APRENDER O QUE É E INTRODUZIR-VOS A ESTA LINGUAGEM!

O que é?
O JavaScript é uma linguagem de programação do "lado cliente", ou seja, é processada pelo próprio navegador, assim trabalha em conjunto com HTML e CSS para nos proporcionar uma fantástica experiência nas páginas na Web. 

Nota: O JavaScript não deve ser confundido com a linguagem Java, sendo que a única parecença entre elas é o nome.

Para que serve?
Com o JavaScript podemos criar efeitos especiais para nossas páginas na Web, além de podermos proporcionar uma maior interactividade com seu utilizadores. 

Como funciona?
O JavaScript é uma linguagem orientada a objetos, ou seja, ela trata todos os elementos da página como objetos distintos, facilitando a tarefa da programação.

Resumindo, o JavaScript é uma poderosa linguagem que deve ser dominada por quem deseja criar páginas Web dinâmicas e interactivas. Em publicações futuras ensinarei a trabalhar e programar com o mesmo!

Referências:


domingo, 31 de maio de 2020

JavaScript - Comentários

Hoje falarei de como podes colocar em pratica uma das mais importares regras das boas praticas da programação - a adição de comentários. Eu já falei de quanto importante este passo é para o HTML e CSS mas sinto que devo repetir-me para clarificar quanto importante este passo é mesmo.
Primeiro para quem ainda não sabe, os comentários são textos que tu podes adicionar ao teu código e que não o afectaram, estes servem para que tu percebas de forma clara o que esta a ser executado no teu código. Desta forma organizas o teu código para que qualquer pessoa que o leia-o o possa entender e para que tu próprio se tiveres de voltar a esse código possas o mais facilmente edita-lo.

JavaScript Öğrenmek İçin En İyi Kaynaklar | Can Dirgen

E então como se escreve um comentário no JavaScript? Existem duas maneiras. A primeira serve para escrever comentários que ocupam uma única linha. Nestes basta colocar duas // e depois escrever o comentário a seguir. Podes ver no seguinte exemplo:

// Isto é um comentário

A segunda maneira serve para comentários que ocupam múltiplas linhas. Estes basta colocares o código entre /* e */. O teu comentário devera ficar semelhante a este:

/* Isto é
um comentário */

Espero que tenhas aprendido algo de novo. Até à próxima!