Pesquisar aqui

sábado, 27 de maio de 2017

Concurso Adobe



No início deste ano, para celebrar o 25º aniversário de Premiere Pro, a Adobe lançou a competição denominada "Make the Cut". Os editores criativos (profissionais e aspirantes) foram convidados a editar um vídeo de Imagine Dragons usando os brutos de filmagem exclusiva de seu único "Believer" (que foram fornecidos pelo diretor Matt Eastin). Make the Cut recebeu quase 9.000 submissões de 28 países, incluindo cortes do Reino Unido, Alemanha, Índia, Japão, Filipinas e Ilha Norfolk. A Adobe diz que 60% das entradas vieram de jovens criadores com menos de 25 anos. Os cortes vencedores são, na minha opinião pessoal, realmente impressionantes.



O melhor vídeo, julgado pela originalidade e criatividade, o uso do Premiere Pro CC, e apelo geral:




Bloqueador de anúncios no Chrome


A Google confirmou esta semana que vai integrar um bloqueador de anúncios nas versões do browser Chrome, para os computadores desktop e dispositivos móveis, que vão estar disponíveis para download no início de 2018.
Segundo a notícia do site Engadget, a nova tecnologia da empresa de Mountain View, baseada nas directrizes da entidade Coalition for Better Ads, vai permitir reduzir a exibição de pop-ups assim como a reprodução automática de conteúdos de áudio.
As empresas vão poder verificar se os seus anúncios cumprem as normas da Google através do serviço ‘Ad Experience Report’.
Fonte: engadget, google

Edição de Cor no Premiere: Painel Lumetri

 Cor é, sem dúvida, uma das componentes mais importantes de qualquer vídeo na medida em que  afetam de diferentes formas o visualizador, psicologicamente e emocionalmente, mediante a sua matiz, saturação e contraste da cor usada, permitindo-nos comunicar mais facilmente. Assim, neste post irei falar um pouco sobre as ferramentas de edição de cor do software de Adobe Premiere Pro CC, nomeadamente do painel Lumetri (disponível a partir da versão 2015 do Premiere Pro CC), muito importante neste contexto.


 Um painel Lumetri é composto por vários escopos que nos permitem ler a cor numa imagem e de se obter alguma informação gráfica sobre os tons da imagem, indicando a concentração e posição de cada um dos tons de cor desde o branco puro até ao preto, num único frame. É muito importante saber ler um painel Lumetri, porque nos dá, de forma rigorosa, uma ideia da cor real da imagem, a qual não conseguimos ver por completo a partir do nosso monitor (que pode apresentar cores num tom mais quente ou mais frio do que o real).


 Existem várias opções para auxiliar  a edição de cor num vídeo. Temos a Correção Básica (Basic Correction), que nos permite compor algumas imperfeições de cor que resultaram das definições da nossa câmara usada para gravar os clips de vídeo. Assim, com esta ferramenta conseguimos alterar algumas definições do vídeo como o contraste da cor, a sua exposição e saturação, contando ainda com um software de correção dos tons brancos da imagem.


 Por outro lado, temos as opções de nivelamento de cor (color grading) que são representadas por três janelas: Criativo (Creative), Curvas (Curves) e Rodas de Cores (Color Wheels), que nos permitem alterar a gosto a matiz das sombras, dos destaques assim como nos fornecem múltiplos filtros feitos por nomes da indústria da Fotografia como a Kodak ou a Fuji.


 Para corrigirmos os tons brancos do nosso vídeo basta clicarmos no ícone do conta-gotas, situado dentro do separador "Basic Correction", e selecionarmos uma parte da imagem que, supostamente, deveria ser branca, de forma a corrigir o tom geral da imagem, dando um aspeto mais natural ao nosso vídeo. Uma boa maneira de fazer isto é selecionando a esclera ocular (parte branca do olho), isto porque, por supostamente ser de um branco puro, acaba por representar um bom ponto de orientação para a correção de cor numa imagem.


 Por fim temos mais duas ferramentas: a ferramenta HSL, ou Hue-Saturation-Lightness (Matiz, Saturação e Luminosidade), que nos permite alterar os valores em questão de uma cor em particular, presente no nosso vídeo, selecionada com a opção do conta-gotas, e, o Adobe Premeire Pro CC conta também com a ferramenta Vignette (Vinheta), que possibilita a criação de um efeito mais cinematográfico, atribuindo ao vídeo uma vinheta customizável.


Para mais informações sobre edição de cor com o Adobe Premiere Pro CC, segue aqui um vídeo explicativo publicado pelo utilizador tutvid na plataforma YouTube:


fontes:https://www.youtube.com/watch?v=mczjZSbGqW4 (consultado a 27/05/2017)
https://www.youtube.com/watch?v=3MgIujDTdm8 (consultado a 27/05/2017)
https://www.youtube.com/watch?v=0VDbf9VsZ88 (consultado a 27/05/2017)

O recente update do Premier Pro 11.1.1 irá parar a NLE de apagar os seus ficheiros media

O blog Creative Cloud da Adobe tem os detalhes sobre a atualização do Adobe Premiere Pro 11.1.1, que deve impedir que o aplicativo seja excessivamente zeloso quando arrumar os arquivos do Media Cache. Se é um usuário do Adobe Premiere Pro e recentemente atualizou para a versão mais recente, provavelmente deve parar o que está a fazer e atualizar novamente para a versão mais recente.




Consultado a 27 de Maio de 2017






CURSO COMPLETO ADOBE PREMIERE EM APENAS 1 AULA



Data:27/05/2017

DJI Spark mini drone controlado por gestos



Os rumores confirmaram-se: a DJI lançou um mini drone com câmara, o Spark. Um drone que, segundo o fabricante, foi criado para «capturar os melhores momentos da sua vida rapidamente». Com 300 gramas de peso e muito compacto, o Spark pretende funcionar como uma câmara pessoal voadora que o utilizador pode transportar para todo o lado. É notório, até pelas imagens apresentadas pela DJI, que esta marca aponta o Spark a famílias e adeptos de “atividades outdoor”.

Segundo a DJI, o Spark é o primeiro drone que pode ser controlado totalmente por gestos através de um sistema de comando que a marca designou por PalmControl. Quanto ativado no modo de controlo por gestos, o Spark reconhece gestos da mão do operador para afastar o drone, tirar uma selfie e pedir o regresso. A marca garante que este drone fica pronto a funcionar em segundos e que é muito fácil de usar. Para o efeito existem modos QuickShot inteligentes em que o drone movimenta-se automaticamente. O modo Rocket faz o drone levantar a alta velocidade na vertical mantendo a câmara virada para baixo com o utilizador no centro do enquadramento; o modo Dronie é semelhante, mas o aparelho sobe na diagonal; o Helix faz o drone subir enquanto roda em volta do utilizador; e o Circle, como o nome indica, roda em volta do motivo. Alguns dos modos disponíveis em outros modelos da DJI estão também disponíveis no Spark, como o TapFly (o utilizador toca no ecrã do smartphone para definir para onde deve voar o drone) e o ActiveTrack (o drone reconhece o motivo e segue-o, mantendo-o no centro da imagem).

Além do controlo gestual, o Spark pode ser controlado através de um comando remoto dedicado ou através do smartphone. Ms só quando se usa o comando dedicado é que é possível usar o SportMode, que permite que o drone atinja os 50 km/h.

Câmara FullHD estabilizada

Os rumores sobre o Spark indicavam que a câmara seria a mesma do Mavic Pro, com suporte para vídeo em 4K. Mas estes rumores estavam errados, já que o Spark está limitado a Full HD. Ainda assim uma resolução muito elevada para o segmento de preço e dimensão do aparelho. O sensor de 1/2,3 polegadas pode ser ainda usado para captar fotos de 12 megapíxeis.

O estabilizador (Gimbal) funciona sob dois eixos e é reforçado por uma estabilização digital, que, segundo a DJI, garante imagens muito suaves e livres dos efeitos de “corte” de imagem.

No que a sensores diz respeito, o Spark parece ser muito semelhante ao Mavic Pro, com câmara 3D frontal e sistema de visão inferior para detetar e evitar obstáculos. Este último sistema permite manter o drone estável mesmo em espaços fechados. No exterior, os sistemas de posicionamento por GPS e GLONASS permitem uma precisão extra.

Como os drones mais recentes da DJI, o Spark é capaz de regressar ao ponto de partida automaticamente, evitando obstáculos que surjam pelo caminho, sempre que o utilizador pressione o botão Return to Home ou caso haja uma falha de ligação.

O Spark está ainda equipado com o sistema de georreferenciação da DJI que garante que o aparelho respeita a regulamentação de voo da zona onde é operado.

O tempo de voo anunciado por carga de bateria é de 16 minutos e a distância máxima de operação é de cerca de 2 km quando a usar o comando remoto dedicado. O vídeo é transmitido em tempo real em alta definição (720p).

Os preços anunciados são de €599 para o drone isolado e €799 para um pacote que inclui, além do Spark, duas baterias, proteções para as hélices, controlador remoto dedicado, um hub de carregamento das baterias e um saco de transporte.
Data: 27/05/2017

Consultoria informática domina entre novas empresas de TIC



A Informa DB revelou que mais de mil empresas foram criadas no sector durante o último ano. 401 são de consultoria e 351 de programação.

Entre Abril de 2016 e Março de 2017 foram criadas 1032 empresas de TIC em Portugal, diz um estudo da Informa DB, realizado para a Microsoft. É a primeira vez no tecido empresarial português que o ritmo ultrapassa as mil.

As actividades de consultoria informática e as actividades de programação informática destacam-se de todas as outras, respectivamente com 401 e 358 novas empresas criadas. Cada área representa respectivamente 39% e 35% do total das organizações.

Com empresas “tecnológicas” ou de TIC, a consultora considera aquelas com actividade além das referidas, no segmento do fabrico de componentes electrónicos, edição de videojogos ou outros programas, processamento de dados e domiciliação de informação (actividade relacionadas), portais de Internet e outras actividades relacionadas com TIC.

A grande maioria das empresas tecnológicas portuguesas pertencem aos segmentos das empresas jovens (entre 1 e 5 anos) e adultas (6 a 19 anos), segundo a Informa DB . E na última década o número de “nascimentos” de empresas de TIC duplicou.

‘A análise mostra-nos um setor que se está a desenvolver a uma grande velocidade, mas que está também a desempenhar um papel relevante no tecido empresarial, já que quase 3% de todas as empresas com menos de cinco anos são do setor tecnológico.’, nota Teresa Cardoso de Menezes, directora-geral da Informa D&B.

É nessa faixa etária que se regista o maior rácio de empresas tecnológicas. Mas o estudo também evidencia que as organizações de TIC vão perdendo peso no universo do tecido empresarial à medida que a suas idades aumentam.

“Em 31 de Março de 2017, estavam registadas 7020 empresas tecnológicas (embora nem todas tenham de facto atividade comercial), que representam 1,8% do total de todas as empresas em atividade em Portugal”, refere um comunicado.

A Informa DB observa que o maior número de empresas de TIC criadas tecnológicas pertence aos segmentos das empresas jovens e das empresas adultas, com 2270 e 2016 empresas. Representaram em 2015, uma facturação de 501 milhões de euros e 1877 mil milhões, respectivamente (dados de 2015).

O universo empresarial não inclui banca e seguros.


Data:27/05/2017

Versão 2017 do Adobe Premiere Pro CC


A versão 2017 do Premiere Pro CC (abril de 2017) traz vários novos recursos interessantes. 


Com esta versão, você pode criar objetos e títulos gráficos com facilidade e diretamente no vídeo usando o novo designer de títulos criado no mesmo mecanismo de texto que o Photoshop e o Illustrator. Também é possível compartilhar modelos de animações com a integração das Bibliotecas da CC, o que auxilia na alteração de variáveis como texto, cor, tamanho, layout ou disposição das animações sem alterar a aparência geral. É fácil obter resultados profissionais de qualidade sem nenhuma experiência ao editar seus áudios no Premiere Pro. Publique com facilidade e comece a contribuir com o Adobe Stock. Alcance milhões de compradores de conteúdo criativo usando a nova opção de publicação direta disponível no Premiere Pro e no Adobe Media Encoder.

Esta versão também inclui um conjunto de outros recursos interessantes, inclusive:
  • Novos efeitos de áudio e integração aprimorada com o Adobe Audition - Envie efeitos de áudio e quadros-chave usados no Premiere Pro para o Audition sem renderização. 
  • Saída de áudio Ambisônico para plataformas habilitadas para realidade virtual (virtual reality, VR), como o YouTube e o Facebook. 
  • Suporte para a Touch bar do Apple MacBook Pro e para o Surface Dial da Microsoft.
  • Suporte para novos formatos.
  • Suporte aprimorado para o Dynamic Link do Projetos de equipe.
  • Desempenho aprimorado 4k 60p para animações.
  • Suporte aprimorado para Apple Metal.
  • Visualização de vídeo de gravação do Stock no painel Bibliotecas e muito mais.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

GH5 e Premiere reunem-se em Junho

No dia 19 de abril, o cinema5D relatou um problema de incompatibilidade entre a última iteração do Adobe Premiere com os arquivos de 10 bits do GH5: quando importados para o Premiere, os arquivos de vídeo não se registavam e eram apenas lidos como arquivos de áudio. Não só isso foi uma deceção para aqueles que foram atraídos para o GH5 para os seus recursos de vídeo avançado, também provou ser um grande soluço para aqueles que atualizados no meio de um projeto sem conhecimento prévio do impedimento.

É importante dizer que nem todos os arquivos GH5 se comportaram desta maneira, com arquivos de 8 bits importados sem problemas. A atualização que irá suportar o GH5 10-bit arquivos estarão vindo em junho. Será um pouco mais longo, mas no verão os arquivos de 10 bits do GH5 e Premiere Pro deve funcionar corretamente.



Consultado a 26 de maio de 2017

Almada Negreiros

Visto que durante o tempo da última aula de Oficina de Multimédia B nos deslocámos à Gulbenkian para ver uma exposição sobre Almada Negreiros e que nas aulas uma das partes da proposta de trabalho 7 consiste em criar uma entrevista deixo aqui um vídeo feito por Manuel Varela entrevistando o artista.






Final Cut Pro VS Premiere CC

Vários são os debates relativos ás ferramentas de edição de vídeo, com o intuito de descobrir qual o mais eficaz e em que sentido. Assim no artigo abaixo, é feita uma comparação entre dois dos principais editores, que inúmera várias das suas características e qual o melhor para diferentes projectos.
Final Cut Pro X vs. Adobe Premiere Pro: Which video editor should you be using? 

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Veja a sede da Adobe



Quando se fala de grandes tecnológicas uma das empresas que se deve ter em conta é a Adobe. Softwares de edição como o Photoshop, o Illustrator e o Premiere são praticamente obrigatórios para profissionais da área, pelo que é fácil perceber a importância desta empresa.
Mais interessante é admirar a sede da Adobe, que para além de estar decorada com grande gosto, oferece também vários espaços de convivência e de co-working. Tal como acontece com outras tecnológicas, a Adobe oferece também ginásio, restaurantes/cafés e pátios ao ar livre a pensar na saúde dos colaboradores.
Esta sede é em San Jose, California.







Consultado a 25 de Maio de 2017




Como ajustar o áudio e o vídeo no premier?


Na edição de vídeo no premiere a sincronizaçao do som e do vídeo pode, por vezes tornar-se díficil. Nesse sentido, este pequeno vídeo mostra-nos como fazê-lo rapidamente

Como colocar um vídeo de trás para a frente no Adobe Premiere

A funcionalidade de colocar um vídeo de trás para a frente utilizando o Adobe Premiere Pro é um recurso bastante útil e simples de se fazer. Com esta opção o utilizador pode, por exemplo dar o efeito de rebobinar no vídeo.

Siga os seguintes passos de forma a conseguir realizar esta ação:

Passo 1 - Arraste o vídeo para a sequência do seu projeto



Passo 2 - Com a ferramenta "Razor Tool", corte a parte do vídeo que deve ficar de trás para a frente




Passo 3 - De seguida clique com botão direito no vídeo e selecione a opção "Speed/Duration"




Passo 4 - Na janela que se abrir, deve ativar a função "Reverse Speed" e clique em "Ok"





Consultei o seguinte site no dia 22 de Maio de 2017

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Como colocar um vídeo a Preto e Branco no Adobe Premiere Pro

Quando pensamos em por um vídeo a Preto e Branco no Adobe Premiere até pode pode parecer uma tarefa difícil, mas pelo contrário é bastante simples.
Entre as diferentes opções de efeito que o software oferece, uma delas permite que o utilizador aplique o filtro nos vídeos ou fotos, mudando a cora da imagem.

Siga os passos do tutorial em baixo:

Passo 1 - Arraste o vídeo que você deseja modificar por a preto e branco para a sequência do projeto




Passo 2 - De seguida, procure pelo efeito "Preto e Branco", seguindo o seguinte passo: "Efeitos de vídeo > Controle de imagem > Preto e Branco"




Passo 3 - Com o Rato, clique em cima do efeito e mantenha-o pressionado, soltando em cima do vídeo. Este por consequência ficará automaticamente a preto e branco.




Agora caso ache necessário pode ajustar as definições deste efeito em "Controles de efeitos" podendo decidir a intensidade do filtro.

Consultei o seguinte site no dia 22 de Maio de 2017

Como pôr uma foto em movimento no Adobe Premiere Pro

O Adobe Premiere Pro conta com um recurso muito útil que permite ao user pôr uma foto em movimento. Dessa maneira, caso a pessoa queira utilizar uma imagem, pode fazer movimentos semelhantes aos de uma câmara, como dar zoom e fazer um movimento panorâmico, por exemplo.

O procedimento é realizado através das funções “Position” e “Scale”, que podem ser alteradas nos controles de efeitos.

Vale ressaltar que o passo a passo para colocar movimentos em uma foto é mesmo que para vídeos. Veja, no tutorial abaixo, como pôr uma imagem em movimento no Adobe Premiere.



Passo 1. Abra o seu projeto no Adobe Premiere e arraste a imagem que você deseja usar para a sequência do seu vídeo;


Arraste a imagem que você deseja editar para a sua sequência

Passo 2. Na sequência, clique duas vezes na imagem para selecioná-la. Depois, vá até “Effect Controls” e abra a aba “Motion”. Note que duas opções irão aparecer nesta janela: “Position” e “Scale”;

Abra o "Effect Controls" da imagem selecionada

Passo 3. O “Position” altera o local da imagem – horizontal e verticalmente. Já o “Scale” muda o tamanho da foto, permitindo dar ou tirar zoom. Depois de achar essas duas funções, coloque o cursor da sua sequência em cima do local da imagem que você deseja que o movimento comece.


Feito isso, clique no símbolo de um relógio ao lado do “Position” e do “Scale” para ativá-los;

Defina onde o movimento da imagem deve começar

Passo 4. Agora que você já definiu o local de início do movimento da imagem, é preciso determinar onde termina. Para isso, posicione o cursor no local de término do movimento;


Passo 5. A partir de agora, você tem duas opções: a primeira – e mais usada – é clicar em cima da imagem e arrastá-la manualmente para o local em que o movimento deve terminar.

A segunda alternativa é alterar através do “Position” e “Scale”. Se quiser fazer desta maneira, basta mudar os números localizados ao lado dessas duas funções.


“Scale” tem apenas um, que serve para aumentar ou diminuir o tamanho da foto. Já o “Position” tem dois: um para alterar a posição na vertical e outro para a horizontal.


Ao fazer as mudanças nos números, você perceberá que a imagem ao lado também irá mudar de lugar.

Indique onde o movimento tem que terminar

Feito!


Site Consultado (21/5/2017): http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/07/como-por-uma-foto-em-movimento-no-adobe-premiere-pro.html.

terça-feira, 23 de maio de 2017

O melhor upgrade para um computador? Uma Drive SSD

Se há vantagem que um computador ainda tem é a possibilidade de fazer upgrade ao seu hardware. Isto aplica-se não só a computadores de secretária mas também a portáteis, embora essa seja uma possibilidade cada vez mais restrita, mas ainda assim continua a ser possível trocar de disco rígido.

Um upgrade é, geralmente, motivado por alguma lentidão no desempenho do computador e há várias vertentes que podem ser melhoradas. Se ainda tiver um disco mecânico, então esse é o primeiro ponto a melhorar.



Motherboard, processador, memória, placa gráfica e disco rígido constituem o hardware base que pode ser atualizado periodicamente num computador, evitando que fique obsoleto. Se ainda tem o sistema operativo a correr num disco mecânico, então está mais que na altura de fazer valer as vantagens de uma Drive SSD: tempos de acesso muito baixos e grandes velocidades de leitura e escrita.

É claro que num computador portátil tem muitas mais restrições, onde geralmente pode apenas mudar (ou adicionar) memória RAM, trocar de disco e de placa de rede.

Uma Drive SSD está atualmente a um preço muito interessante face aos discos mecânicos típicos, embora o preço por Gigabyte continue a ser mais elevado. A opção ideal continua a ser a utilização da Drive SSD unicamente para o sistema operativo e aplicações mais pesadas, e o disco mecânico para armazenamento de dados. Dessa forma conseguirá arrancar o sistema em cerca de 15 segundos, abrir as aplicações quase instanteneamente e evitar assim todos os transtornos dos discos mecânicos.


KingDian, uma opção económica e robusta


Há muitas opções no mercado para Drives SSD e a KingDian é uma opção muito económica a ter em conta. Tem no seu portefólio diversos tipos de Drives, entre SSD e M.2, e também alguns acessórios.


Quanto às Drives KingDian, existem 3 gamas, S180, S400 e S280, onde a última é a mais rápida, conseguindo velocidades na ordem dos 560 MB/s em leitura e 380 MB/s em escrita.

A interface é SATA 3.1 (retrocompatível com SATA 1 e 2, suportam SMART, EEC BCH 66-bits / 1KB, têm uma retenção de dados de 10 anos e uma MTBF (tempo médio entre falhas) de 1 500 000 horas, algo como 171 anos.

A estrutura física das Drives SSD 2,5″ é em alumínio.

Data: 23/05/2017
Fonte: https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/o-melhor-upgrade-para-um-computador-uma-drive-ssd/

Como inverter um vídeo no Adobe Premiere

Colocar um vídeo de trás para frente no Adobe Premiere Pro é um recurso muito útil e que conta com um procedimento bastante simples. Com essa opção, o user pode, por exemplo, dar o efeito de "rebobinar" no vídeo por meio do software de edição da Adobe.


Para ajudar a realizar o procedimento, o TechTudo preparou este tutorial. Caso seja necessário, também é possível deixar apenas um trecho de trás para frente, em vez do clip inteiro. Confira, abaixo, como deixar um vídeo ao contrário no Adobe Premiere Pro.




Passo 1. Arraste o seu vídeo para a sequência do seu projeto;



Arraste seu vídeo para a sequência


Passo 2. Com a ferramente "Razor Tool" (atalho "C"), corte a parte do vídeo que deve ficar de trás para frente;



Corte a parte que você quer inverter


Passo 3. Depois, clique com o botão direito no vídeo e escolha a opção "Speed/Duration...";


Selecione a opção "Speed/Duration..."


Passo 4. Na janela que abrir, ative a função "Reverse Speed" e clique em "Ok".



Ative a função de "Reverse Speed"

Feito !


Site Consultado (21/5/2017): http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/07/como-por-uma-foto-em-movimento-no-adobe-premiere-pro.html

Adobe After Effects


Adobe After Effects é um programa de criação de gráficos com movimento e efeitos visuais da empresa Adobe Systems. É extensamente usado em pós-produção de vídeo, filmes, DVDs e produções da plataforma Flash.

After Effects usa um sistema de camadas dispostas em uma linha do tempo (timeline) para criar composição de vídeo e animações como arquivos de vídeo. Propriedades tais como posição e opacidade podem ser controladas independentemente para cada camada, e cada camada pode ter vários efeitos aplicados. Frequentemente chamado de “Photoshop do vídeo”, por sua flexibilidade e por permitir que os compositores alterem o vídeo vendo os ajustes, como o Photoshop faz com imagens, só pode ser usado em 64 bits (a partir da versão CS5).

O After Effects integra-se a outros softwares da Adobe Systems como o Illustrator, Photoshop, Premiere Pro, Encore e Flash.

After Effects foi originalmente criado pela CoSA na cidade de Providence, Rhode Island, USA. A versão 1.0 foi lançada em janeiro de 1993. A versão 2.1 introduzia a aceleração para PowerPC em 1994. CoSA juntamente com o After Effects foi adquirida pela corporação Aldus em Julho de 1993. A Aldus foi posteriormente adquirida pela Adobe em 1994, junto o PageMaker e o After Effects. O primeiro lançamento do After Effects pela Adobe foi a versão 3.0 em 1995.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe_After_Effects

O MP3 morreu e já tem sucessor






O MP3 matou o Walkman e o Discman no final da década de 80. O formato de ficheiros de música digital encarnou uma profunda revolução no mundo da música e marcou as gerações dos Anos 90 e do Milénio. Agora chegou a sua vez de ceder para um novo tipo de ficheiros.

Os MP3 seduziram milhões de jovens por todo o mundo pela possibilidade de gravar mais ficheiros utilizando suportes físicos mais reduzidos. Por exemplo, por comparação com um CD de áudio o formato MP3 permitia taxas de armazenamento até 10 vezes superiores.

O Insitituto Fraunhofer para os Circuitos Integrados, responsável pelo MP3 e pelo licenciamento das patentes associadas deu por terminado o processo de licenciamento. Esta alteração implica que no mercado deixarão de surgir novos equipamentos com compatibilidade assegurada com MP3, podendo os utilizadores todavia continuar a usar os seus ficheiros.

Segundo o comunicado emitido pelo mesmo instituto pode ainda ler-se que «apesar da popularidade que o MP3 goza ainda junto de muitos utilizadores, existem no mercado novos formatos como o AAC que são capazes de oferecer mais funcionalidades e uma qualidade de áudio superior a ‘bitrates’ mais reduzidos».


Fonte: https://www.maistecnologia.com/mp3-morreu-ja-sucessor/

Cortana da Microsoft vai ter etiqueta da Intel e da HP








A HP e a Intel são as próximas fabricantes de equipamentos que integram o assistente virtual por voz da Microsoft, o Cortana. No mercado as duas marcas juntam-se já a um lote alargado de fabricantes que envolve marcas como Harman Kardon. O anúncio aconteceu durante a conferência anual de programadores que a Microsoft organiza.

A aposta da Microsoft no Cortana destina-se a combater a importância que o dispositivo concorrente Amazon Echo, que incorpora o assistente virtual Alexa, está a ganhar no mercado. A empresa de software precisa a todo o custo de uma coluna que seja capaz de automatizar certas tarefa como definir lembretes, verificar o trânsito, enviar e-mails e ler notícias.

A data de chegada ao mercado dos novos equipamentos com Cortana fabricados pela HP e pela Intel ainda é desconhecida, assim como o preço.


Fonte: https://www.maistecnologia.com/cortana-da-microsoft-vai-ter-etiqueta-da-intel-da-hp/

Microsoft ativou plano de emergência e desenvolveu correção para proteger Windows XP do vírus “Wannacrypt”



O vírus ransomware WannaCrypt abalou o mundo na passada semana e continua a deixar empresas e pessoas de mãos atadas. O software malicioso torna reféns os computadores e toda a informação neles contida através de complexo sistema de encriptação que ainda não foi descodificado. As máquinas com sistemas operativos mais antigos são as mais vulneráveis e para isso a microsoft ativou plano de emergência e desenvolveu uma correção para proteger as máquinas que ainda correm o antigo sistema operativo Windows XP.

O WannaCrypt tem protagonizado o mais violento ataque informático à escala mundial alguma vez registado na história. As máquinas mais antigas são alvos preferenciais dos piratas do ciberespeaço, daí que a Microsoft, que havia já decretado a morte ao Windows XP há cerca de três anos, tenha ativado plano de emergência para travar a epidemia.





A atualização de segurança para o Windows XP foi explicada no blogue da Microsoft e inclui correções também para as variantes Windows 8 e Windows Server 2003, plataformas que haviam sido já descontinuadas em termos de evolução no passado.



Fonte: https://www.maistecnologia.com/microsoft-ativou-plano-emergencia-desenvolveu-correcao-proteger-windows-xp-do-virus-wannacrypt/

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Adobe anunciou novidades nas ferramentas da edição de vídeo

A Adobe apresentou novas integrações, dentro do programa Premiere Pro, com o Adobe Stock, que teve ampliada a oferta de vídeos em parceria entre a Adobe e a Pond5. Outras inovações mostradas em Las Vegas estão nos recursos avançados a inteligência artificial e machine learning por meio do Adobe Sensei associados ao Premiere Pro, Audition e Character Animator.

Para ajudar também algumas das necessidades dos criadores de vídeo - desde agências a empresas de mídia - que trabalham com uma demanda crescente do consumidor por um conteúdo personalizao e de grande impacto, a Adobe apresentou também os novos recursos integrados à Adobe Experience Cloud.

Estas novidades impactam toda a jornada do vídeo, desde a entrega até a medição e monetização nas telas.



Consultei o seguinte site no dia 21 de Maio de 2017

O serial e o experimental na fotografia portuguesa até ao infinito e mais além

Não lhes interessava nem a fotografia única nem o cânone. Nos anos 1970, um grupo disperso de artistas abriu caminho. Tomou o fotográfico como matéria plástica e deu-lhe uma prova de vida. O Fotógrafo Acidental — Serialismo e Experimentação em Portugal inaugura este sábado na Culturgest.





Não se pode dizer que tenha sido um alvo pré-definido, nem tão-pouco (longe disso) um ataque organizado para abater um inimigo. Mas depois de se percorrer a exposição O Fotógrafo Acidental – Serialismo e Experimentação em Portugal, 1968-1980, que abre esta sexta-feira na Culturgest, em Lisboa, há, pelo menos, uma vítima a lamentar (e está identificada): é a obra-prima, a fotografia como realização única, aquela que vem da tradição do “instante decisivo”, do momento extraordinário e irrepetível.


Site Consultado (21/5/2017):
 https://www.publico.pt/2017/05/19/culturaipsilon/noticia/o-serial-e-o-experimental-na-fotografia-portuguesa-ate-ao-infinito-e-mais-alem-1772337

Nokia 3310 chega a Portugal na próxima semana

O novo 3310 será vendido em quatro cores: 
amarelo (ambos com acabamento brilhante), azul-escuro e cinzento 
(ambos com acabamento mate).

Figura 1 - Nokia 3310 (novos)

Portugal será um dos primeiros países a ter à venda a nova versão do Nokia 3310. A HMD, a empresa finlandesa que detém a licença da marca Nokia, anunciou esta terça-feira que este telemóvel estará à venda em Portugal a partir de 24 de maio.



Figura 2- Diferença entre Nokias


A reedição do Nokia 3310 terá capacidade para 22 horas de conversação, dez vezes mais que a versão original, sendo que deixado em stand-by, a bateria pode durar até um mês. O telefone contará ainda com o popular jogo “Snake” e com o ringtone da Nokia.
Nas lojas online da Worten, da Fnac e The Phone House, por exemplo, este Nokia está em pré-venda por 64,99 euros e não está associado a qualquer operadora.
A câmara do novo 3310 tem 2 megapíxeis e o acesso à internet será feito através do browser Opera Mini e de uma limitada conexão de 2,5G. Uma das falhas apontadas é o facto de não ser à prova de água.


domingo, 21 de maio de 2017

Hayao Miyazaki, 'mestre' japonês da animação, abandona aposentadoria e anuncia novo filme

Cineasta de 76 anos havia falado que não iria dirigir mais longas, em 2013. 'A Viagem de Chihiro' ganhou Oscar de animação e prêmio de melhor filme do Festival de Berlim.




O mestre japonês do cinema de animação Hayao Miyazaki sairá de sua aposentadoria anunciada em 2013 para fazer um novo filme, anunciou nesta sexta-feira o Studio Ghibli. "Miyazaki decidiu abrir mão da aposentadoria e fazer um longa-metragem de animação", explicou o site da produtora do diretor.


A empresa, da qual ele foi um dos fundadores em 1985, destacou que o cineasta, 76 anos, "encontrou um tema que vale a pena transformar em filme", antes de destacar: "será realmente seu último filme por sua idade".


Hayao Miyazaki anunciou em setembro de 2013 que não voltaria a dirigir filmes de animação para o cinema, mas que não deixaria de trabalhar. "Vou continuar comparecendo ao estúdio todos os dias. Meu sonho é descansar aos domingos. Me pergunto inclusive se isto será possível", declarou na época à imprensa. "Serei um homem livre. O que desejar fazer, farei".




Data da consulta: 21.05.2017

Fã cria stop motion com maior quedra cabeças do mundo

O maior quebra-cabeças do mundo possui nada mais nada menos que trinta e três mil peças, e retrata uma belíssima cena de animais na natureza. Agora imagina utilizar cada uma dessas pecinhas para dar vida a uma animação stop-motion (quadro a quadro) que recria cenas de clássicos dos games como Mario Bros., Pac-Man, Space Invaders e Tetris. Parece uma tarefa muito trabalhosa e demorada, e realmente foi, pois um fã conhecido como Sky! levou mais de quatrocentas horas para conseguir finalizar este fascinante projeto.


Data da consulta: 21.05.2017



Festival de animação de Pernambuco abre inscrições



O Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco abre as inscrições para a Mostra Competitiva de curta metragem da sua 8ª edição. Realizadores do Brasil e exterior podem inscrever seus filmes, entre 8 de maio e 8 de agosto, através do site do Festival.

A mostra competitiva tem premiação em dinheiro para os melhores filmes selecionados nas categorias “Melhor Curta-Metragem”, “Melhor Curta Infantil”, “Melhor Curta Brasileiro” e “Prêmio do Público”. As demais categorias recebem premiação com troféu: melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som. A seleção aceita apenas filmes realizados a partir de 2016, que contemplem técnicas de animação e com duração máxima de 30 minutos.

O crescimento do Animage é evidenciado pela Mostra Competitiva, a qual, ano a ano, recebe um número maior de inscritos. O recorde atual soma 1057 inscrições de 64 países recebidos na 7ª edição. Desse total, foram selecionados 84 curta-metragens, de 29 países para a competição de 2016, variando entre obras consagradas em outros festivais, vencedoras de premiações pelo mundo, revelações e filmes realmente novos, ainda a serem descobertos.

Este ano, o festival tem previsão para acontecer de 10 à 19 de novembro, em vários pontos da cidade do Recife. É uma realização da Rec-Beat Produções.


Data da consulta: 21.05.2017


Android O Beta já está disponível para download

Um dos momentos mais aguardados do primeiro dia da I/O 2017 era a exposição sobre o Android O, a próxima grande versão do sistema mobile da Google. E, para a surpresa de muitos, a companhia não apenas contou um pouco sobre o que vem por aí em sua plataforma, mas também já disponibilizou a primeira versão Beta do software para download.

Assim, desenvolvedores que desejam saber um pouco mais sobre a nova versão e também entusiastas que queiram experimentar as primeiras novidades já podem baixar o Android O e testá-lo gratuitamente. Vale lembrar, porém, que esta é uma versão prévia indicada apenas para desenvolvedores, pois ela pode apresentar falhas e não deve ser usada para fins de produtividade.

Antes de começar a testar, você precisa fazer um cadastro gratuito no Programa Beta do Android, no ar deste ontem (17). Os aparelhos que têm suporte à versão Beta do novo Android O são:
Nexus 5X
Nexus 6P
Nexus Player
Pixel
Pixel XL
Pixel C

Como a Google já está disponibilizando também a segunda versão Beta do Android O, após instalar o sistema em seu dispositivo, basta aguardar para que a atualização seja enviada até o seu aparelho. Você encontra os arquivos para download neste link.

Como colocar um vídeo de trás pra frente no Adobe Premiere

Colocar um vídeo de trás para frente no Adobe Premiere Pro é um recurso muito útil e que conta com um passo a passo bastante simples. Com essa opção, o usuário pode, por exemplo, dar o efeito de "rebobinar" no vídeo por meio do sofware de edição da Adobe.


Passo 1: Arraste o seu vídeo para a sequência do seu projeto;



Passo 2: Com a ferramenta "Razor Tool" (atalho "C"), corte a parte do vídeo que deve ficar de trás para frente;



Passo 3. Depois, clique com o botão direito no vídeo e escolha a opção "Speed/Duration...";



Passo 4. Na janela que abrir, ative a função "Reverse Speed" e clique em "Ok".




Feito isso, o trecho do vídeo selecionado estará de trás para frente. Agora é só usá-lo como quiser.