Pesquisar aqui

sábado, 25 de abril de 2020

HTML - O que é?

HTML, embora muitos pensem que seja uma linguagem de programação (incluindo eu antes de pesquisar sobre o tema), é uma linguagem de marcação. Tal como o próprio nome indica: Hyper Text Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto). A diferença entre a linguagem de programação e a linguagem de marcação é que a de marcação serve para "controlar a apresentação de dados", por exemplo representar nomes de utilizadores numa lista ou tabela. Enquanto uma linguagem de programação é usada para "transformar" dados. HTML, hoje em dia é maioritariamente utilizada na construção de páginas de Web e estes documento podem ser assim interpretados pelos navegadores. Até à próxima!

Html Tutorial for Beginners - Learn html Online Courses | Start ...

Iniciação ao JS: Document.write

O comando que vou falar hoje foi um que prometi quando vos falei do prompt. Porque razão? Esta é uma boa alternativa ao mesmo. Como já tinha dito, a maior falha do prompt é o facto de ser um pop-up, e toda a gente sabe o quanto a maioria dos utilizadores odeia pop-ups. 
Este document.write executa uma tarefa muito simples, escreve no documento (quando dizemos documento, estamos a referir-nos à página web que estamos a programar).

Exemplo da implementação do comando




Resultado do exemplo (escrito numa página web)

É importante denotar que esta ferramenta não deixa muitas opções de customização. Para ter uma maior variedade da mesma, aconselho a utilizar o .innerHTML que irei falar mais à frente. Mas como comando de escrita para iniciantes, o document.write é fantástico.

Imagens retiradas pelo autor.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

HTML - Interrupção da Robótica

Venho a anunciar, mais uma vez, que irei interromper de imediato as minhas noticias da curadoria do tema da Robótica. Isto veio a pedido do professor. Como no momento a turma esta a realizar o PT 07, o professor decidiu que era melhor dedicarmos as nossas noticias do blog ao PT e desta forma obtermos um melhor trabalho final.
 A partir de hoje todas as entradas do blog terão haver com HTML. Na próxima curadoria irei explicar melhor o que é este novo tema. Até à próxima!
Logo Html Html5 - Free image on Pixabay

HTML - Introdução



O HTML (Hyper Text Markup Language) é uma linguagem de código que nos permite criar páginas web, conferindo a estrutura da página.
Os navegadores (browsers) lêm o código escrito nos ficheiros .html e exibem o conteúdo.
Funciona melhor em conjunto com as linguagens CSS e JavaScript, que conferem a aparência e comportamento, respetivamente.


Referências

HTML - Introdução

COMEÇANDO ASSIM A NOSSA CURADORIA DE HTML, PRECISAMOS DE SABER O QUE É ANTES DE COMEÇARMOS A APRENDER A TRABALHAR COM ELE!

HTML é uma sigla para HyperText Markup Language, e ao contrário do que muitos pensam, não é uma linguagem de programação, mas sim de marcação utilizada na construção de páginas na World Wide Web. Os seus elementos são tags e não scripts, assim as tags são elementos escritos entre os símbolos de menor e maior: <nomedatag> conteúdo da tag </nomedatag> . 
Os ficheiros HTML (.html ou .htm) são interpretados por navegadores, assim podemos utilizar até um simples notepad (bloco de notas) para escrever o código em HTML.


Referências:

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Iniciação ao JS: Alert

No post passado mostrei-vos como é possível obter o input do utilizador de uma página web a partir de um pop-up. Neste post irei explicar como damos informação para um utilizador utilizando um pop-up.
Este comando é muito simples, apenas necessitamos de "chamar" a função alert: "alert()" e dentro dos parênteses colocamos aquilo que queremos que o pop-up mostre, seja uma variável, um cálculo, um texto (entre parênteses), etc... O ponto e vírgula no final do comando é opcional e muitas vezes depende do compilador.

Comando "Alert()"


Resultado


Gosto sempre de denotar o quão as pessoas odeiam pop-ups. Sendo que a implementação deste comando no seu site não é muito aconselhável (a não ser que esteja a começar e este seja o único método de interação com o usuário que conhece). Mas não se preocupem, em breve irei falar de outros modos de apresentar informação.


Imagens:
  • printscreens do autor


Interrupção C++ - HTML



As postagens sobre a linguagem de programação e tema preferencial de curadoria C++ vão ser interrompidas ou partilharão o protagonismo do blog com o tema HTML.
Isto significando que posso continuar a colocar informação sobre o C++ mas muito das postagens será sobre HTML.
Alguns das postagens futuras poderão ser:
  • HTML - Introdução;
  • HTML - Estrutura;
  • HTML - Diferença com CSS;
  • Outras...;

Referências

Python - Interrupção - HTML

Escrevo esta publicação para anunciar a interrupção das publicações sobre Python até data indeterminada, assim como aconteceu com Arduino, as publicações passarão a ter um novo tema: HTML! O horário semanal de publicações será o mesmo! 


Mesmo que as publicações não continuem a continuarem a programar em Python! 

Referências:

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Iniciação ao JS: Prompt

A maioria dos programas necessitam de um input do usuário, principalmente quando estamos a falar de uma página web. Por essa razão vou mostrar-vos o comando mais trivial utilizado para obter o input do utilizador.
Este "prompt" é muito simples. Sendo até possível colocá-lo dentro de uma variável, para armazenar o valor obtido.

Exemplo de um prompt dentro de uma variável



É importante referir que tanto a frase que colocamos dentro do prompt para guiar o utilizador, como a caixinha onde o mesmo pode escrever, aparecem em pop-up (todos sabemos como os utilizadores odeiam pop-ups).

C++ - Size of (Type modifiers)

Já vimos o que são os type modifiers, que nos permitem modificar tipos de dados (maioritariamente o int), aumentando ou limitando o range de valores.
Ao limitar, estamos a dar menos memória à variável;
Ao aumentar, estamos a dar mais memória à variável.

Já vimos na tabela os diferentes tamanhos em bits de cada tipo de dado (com modificador de tipo):

Sizeof()
Como já tínhamos visto antes, podemos verificar nós mesmos se os tamanhos são os mesmos no nosso computador (é possível serem diferentes). Para verificar, utilizamos o sizeof().

#include <iostream>
using namespace std;

int main()
{
    cout << "Size of: char = " << sizeof(char) << endl;
    cout << "Size of: unsigned char = " << sizeof(unsigned char) << endl;
    cout << "Size of: signed char = " << sizeof(signed char) << endl;
    cout << "Size of: int = " << sizeof(int) << endl;
    cout << "Size of: unsigned int = " << sizeof(unsigned int) << endl;
    cout << "Size of: signed int = " << sizeof(signed int) << endl;
    cout << "Size of: short int = " << sizeof(short int) << endl;
    cout << "Size of: long int = " << sizeof(long int) << endl;
}

O meu teve o output de:
Size of: char = 1
Size of: unsigned char = 1
Size of: signed char = 1
Size of: int = 4
Size of: unsigned int = 4
Size of: signed int = 4
Size of: short int = 2
Size of: long int = 8

O que corresponde aos valores da tabela.

Referências

Python - "Try...Except" (Parte 2)

NA PUBLICAÇÃO ANTERIOR MOSTREI A BASE DESTE TEMA, NESTA IREI DEMONSTRAR ALGUNS OUTROS CASOS E MÉTODOS!
  • O bloco try permite testar um bloco de código quanto a erros. 
  • O bloco de except permite que você lide/"contorne" o erro. 
  • O bloco finally permite executar o código, independentemente do resultado dos blocos try- e except.
Seguindo o exemplo da publicação passada, sem o bloco try, o programa irá dar erro devido à inexistência da variável x, mas com o bloco try e except, não ocorreu!

Muitas excepções:

Podemos definir quantos blocos de excepção desejarmos, por exemplo se você deseja executar um bloco de código especial para um tipo especial de erro, como no exemplo abaixo, NameError (ver publicação sobre erros):


try:
  print(x)
except NameError:
  print("Variable x is not defined")
except:
  print("Something else went wrong")

Assim no código acima, irá apresentar a primeira mensagem para se ocorrer um NameError, e a segunda para outros erros!


domingo, 19 de abril de 2020

Controla este drone e ajuda a limpar os oceanos

No passado eu já falei dos melhores robôs que estão a ajudar a lutar contra a poluição nos oceanos mas hoje trago-vos uma nova ideia: um drone que TU podes controlar e ajudar a limpar o lixo. Um grupo de cientistas e engenheiros em Chicago criaram a empresa AltruBots e revelaram o seu novo projeto: um robô barato que ajudara a limpar o rio de Chicago. Esta ideia faz com que qualquer pessoa possa ir ao website da empresa e começar a ajudar, controlando o drone e limpando os rios. Se estiveres interessado no prototype deles, este esta disponível para o mundo todo e podes aceder a partir deste site: https://altrubots.com/bots.php. Em baixo podes ver uma pequena amostra do robô em ação. Até à próxima!