Pesquisar aqui

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Raspberry Pi OS recebeu novo repositório Microsoft e utilizadores estão revoltados

O Raspberry Pi é um dos melhores e mais bem sucedidos micro-pcs. Por poucos euros conseguem uma máquina mínima para trabalhar ou para ter uma distribuição Linux a correr com serviços essenciais numa rede.

Sendo uma plataforma ARM é perfeita para correr um Linux, em especial a versão oficial, o Raspberry Pi OS. É precisamente neste sistema que agora existe uma polémica. Foi adicionado um repositório da Microsoft e os utilizadores estão revoltados.

É através dos repositórios que os utilizadores instalam novo software de forma simples. Basta um comando, com o nome da app que querem, para que todo o processo seja realizado de forma transparente, com todas as dependências a serem também instaladas.

É precisamente neste componente do Raspberry Pi OS que surge agora uma polémica. Ao adicionar um repositório da Microsoft, sem alertar os utilizadores, foi aberta uma discussão grande e onde os utilizadores estão contra a sua presença neste sistema.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Realidade Virtual

Vantagens implantadas pela Rockwell Automation

A realidade virtual e a realidade aumentada permitem aos funcionários testar o ambiente de produção e o processo de fabricação muito antes do início do trabalho nas instalações. 

“Essas tecnologias simplificam as interações dos equipamentos após um processo estar em funcionamento”, assinala Marcelo Sereno, gerente para a indústria farmacêutica para a América Latina, Rockwell Automation.

Além disso, a VR permite aos operadores familiarizar-se com o ambiente de produção e o processo de forma tangível durante a capacitação. 

“Os operadores podem percorrer virtualmente o ambiente de produção e ver exatamente onde estará localizado o skid de processo. A realidade virtual não só prepara o pessoal da fábrica, como também ajuda a identificar os possíveis obstáculos com antecedência”, destaca. 

Após o início da produção, a realidade aumentada pode ter um impacto significativo. 

“Por exemplo, digamos que um biorreator (processo Single Use) em um processo precise de 50 conexões manuais e cada conexão implique vários passos. Normalmente, um operador trabalha por meio de um procedimento operacional padrão (SOP, por sua sigla em inglês) passo a passo e, depois, verifica por meio da assinatura eletrônica se cada passo foi realizado. Embora alguns procedimentos e métodos incluam auxílios visuais para guiar a troca de produto, o potencial de erro é significativo devido à grande quantidade de conexões e à velocidade à qual devem ser concluídas. Agora, imagine esse cenário com a realidade aumentada guiando o processo. Um operador que usa um óculos ou tablet com realidade aumentada vê as instruções de conexão, que estão praticamente sobrepostas na peça real do equipamento”, destacam.

A Rockwell Automation acrescenta que, em vez de correlacionar as instruções com dicas visuais, ao operador é “mostrado” exatamente onde deve realizar a conexão enquanto “faz”.



Vantagens de implementar a realidade virtual e realidade aumentada no setor industrial

  • A realidade virtual e a realidade aumentada podem combinar câmeras, scanners e estratégias de controle comprovadas e verdadeiras para levar a mitigação de riscos a um nível completamente novo. 

 -Ambas podem melhorar o rendimento e a capacitação do operador e ajudar a otimizar a administração de ativos.

 -A realidade virtual ajuda a descobrir erros humanos no planejamento das instalações, enquanto ainda há tempo para corrigi-los. 

 -Simplificam as interações dos equipamentos após um processo estar em funcionamento.

 -A realidade virtual e a realidade aumentada minimizam o risco ao permitir que os funcionários aprendam na prática, fazendo e mostrando.




O potencial de realidade virtual na arquitetura


Aqui estão alguns cenários possíveis para o uso da realidade virtual imersiva no campo da arquitetura:

  • escolha e alteração dos parâmetros relacionados à iluminação em qualquer ambiente ou contexto externo, com tipos de luz que permitam a caracterização específica do ambiente de forma a garantir reflexões e refrações particularmente realistas em cada material.
  • Escolha imediata dos diferentes tipos de materiais e cores a serem atribuídos, por exemplo, a pisos, paredes e elementos de decoração para transmitir o gosto e o estilo do usuário.
  • Escolha autônoma do mobiliário, permitindo uma personalização real de cada ambiente, a fim de satisfazer as preferências do usuário ao longo da sua visita e experiência virtual.
  • Imersão em qualquer ambiente, interagindo com os elementos presentes na cena: abrir portas e móveis, bem como ligar a televisão e os dispositivos de iluminação, permite que o usuário se envolva em todos os detalhes da ação.
  • Reprodução do fluxo de água, vento, fogo e inserção de ruídos para estimular todos os sentidos da percepção. Estando num espaço tridimensional, a percepção mudará em relação à localização do usuário.
  • criação das texturas, particularmente eficazes e realistas, sofrerá, como na realidade, alterações e modificações, dependendo dos parâmetros de iluminação escolhidos.
  • modelo BIM, que será navegado na realidade virtual imersiva, será modificado e atualizado em tempo real, de acordo com as alterações feitas diretamente pelo cliente ou em outras avaliações técnicas do projetista.
  • Podendo, sempre dentro do modelo 3D BIM, visualizar o andamento das fases de realização da obra, o projetista poderá mergulhar no canteiro de obras para verificar os trabalhos que implicam riscos específicos ou avaliar o aumento das condições de segurança de certas áreas operacionais.

Com a integração dinâmica entre projeto arquitetônico BIM e realidade virtual imersiva, novas fronteiras foram então abertas para o edifício a ser realizado, bem como para as experiências do projeto e a usabilidade do modelo BIM pelos vários atores envolvidos no processo de criação e manutenção do modelo digital do próprio edifício.




terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Exclusive: China's Huawei, reeling from U.S. sanctions, plans foray into EVs - sources

HONG KONG/BEIJING (Reuters) - China’s Huawei plans to make electric vehicles under its own brand and could launch some models this year, four sources said, as the world’s largest telecommunications equipment maker, battered by U.S. sanctions, explores a strategic shift.

Huawei Technologies Co Ltd is in talks with state-owned Changan Automobile and other automakers to use their car plants to make its electric vehicles (EVs), according to two of the people familiar with the matter.

Huawei is also in discussions with Beijing-backed BAIC Group’s BluePark New Energy Technology to manufacture its EVs, said one of the two and a separate person with direct knowledge of the matter.

The plan heralds a potentially major shift in direction for Huawei after nearly two-years of U.S. sanctions that have cut its access to key supply chains, forcing it to sell a part of its smartphone business to keep the brand alive.

Huawei was placed on a trade blacklist by the Trump administration over national security concerns. Many industry executives see little chance that blocks on the sale of billions of dollars of U.S. technology and chips to the Chinese company, which has denied wrongdoing, will be reversed by his successor.

A Huawei spokesman denied the company plans to design EVs or produce Huawei branded vehicles.

Da Huawei ao TikTok: A “guerra” aberta pela Administração Trump à tecnologia chinesa tem fim à vista?

Mesmo no seu último ano de mandato, Donald Trump manteve bem acesa a guerra comercial declarada à China. Com a tomada de posse de Joe Biden marcada para janeiro de 2021 e com uma complicada “herança” deixada pelo presidente cessante, muitas são as dúvidas em relação à estratégia que o seu governo vai tomar.

Os primeiros detalhes do próximo Huawei dobrável foram desvendad

Huawei tem conseguido manter o mistério em torno do seu próximo smartphone de ecrã dobrável - o Mate X2 - mas, graças à página Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo (via Gadgets360), temos as primeiras informações e especificações sobre o dispositivo.

De acordo com as informações disponíveis, o Huawei Mate X2 terá um design semelhante ao Galaxy Fold e estará equipado com um ecrã interior de 8.01 polegadas com 2.480x2.200 de resolução e 120Hz de ‘refresh rate’. Estará ainda disponível um ecrã secundário (possivelmente exterior) de 6.45 polegadas com 2.270x1.160 de resolução.

Tratando-se de um topo de gama da Huawei, o Mate X2 terá integrado um processador Kirin 9000 e uma câmara de quatro sensores: um sensor primário de 50MP acompanhado de sensores de 16MP, 12MP e 8MP. No que diz respeito à bateria, o Mate X2 terá uma capacidade de 4.400mAh e um carregamento rápido de 66W.

Os planos da Huawei em relação a este Mate X2 ainda são um mistério pel