Pesquisar aqui

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

O potencial de realidade virtual na arquitetura


Aqui estão alguns cenários possíveis para o uso da realidade virtual imersiva no campo da arquitetura:

  • escolha e alteração dos parâmetros relacionados à iluminação em qualquer ambiente ou contexto externo, com tipos de luz que permitam a caracterização específica do ambiente de forma a garantir reflexões e refrações particularmente realistas em cada material.
  • Escolha imediata dos diferentes tipos de materiais e cores a serem atribuídos, por exemplo, a pisos, paredes e elementos de decoração para transmitir o gosto e o estilo do usuário.
  • Escolha autônoma do mobiliário, permitindo uma personalização real de cada ambiente, a fim de satisfazer as preferências do usuário ao longo da sua visita e experiência virtual.
  • Imersão em qualquer ambiente, interagindo com os elementos presentes na cena: abrir portas e móveis, bem como ligar a televisão e os dispositivos de iluminação, permite que o usuário se envolva em todos os detalhes da ação.
  • Reprodução do fluxo de água, vento, fogo e inserção de ruídos para estimular todos os sentidos da percepção. Estando num espaço tridimensional, a percepção mudará em relação à localização do usuário.
  • criação das texturas, particularmente eficazes e realistas, sofrerá, como na realidade, alterações e modificações, dependendo dos parâmetros de iluminação escolhidos.
  • modelo BIM, que será navegado na realidade virtual imersiva, será modificado e atualizado em tempo real, de acordo com as alterações feitas diretamente pelo cliente ou em outras avaliações técnicas do projetista.
  • Podendo, sempre dentro do modelo 3D BIM, visualizar o andamento das fases de realização da obra, o projetista poderá mergulhar no canteiro de obras para verificar os trabalhos que implicam riscos específicos ou avaliar o aumento das condições de segurança de certas áreas operacionais.

Com a integração dinâmica entre projeto arquitetônico BIM e realidade virtual imersiva, novas fronteiras foram então abertas para o edifício a ser realizado, bem como para as experiências do projeto e a usabilidade do modelo BIM pelos vários atores envolvidos no processo de criação e manutenção do modelo digital do próprio edifício.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.