Pesquisar aqui

sábado, 12 de março de 2016

Óculos Inteligentes que corrigem a sua falta de visão

Os informáticos, os “da velha guarda” essencialmente, sabem o que é ter problemas de visão. Mas cada vez mais jovens tendem a ter problemas a este nível pelo esforço que sujeitam a sua vista.

Muitas vezes, no final do dia de trabalho em frente ao computador, estamos exaustos e, com o tempo, passamos a padecer de hipermetropia (erro de focalização da imagem no olho) ou presbiopia (vista cansada). Já pensou se tivéssemos uns óculos inteligentes capazes de corrigir automaticamente a nossa falta de visão?

Óculos Inteligentes que corrigem a sua falta de visão

Óculos inteligentes não têm nada a ver com o projecto Google Glass. Aqui o aspecto inteligente vai muito mais além do aspecto “convencional” que a Google colocou nos seus óculos.

Este dispositivo, desenvolvido pela empresa israelita Deep Optics, permite corrigir, em tempo real, os problemas visuais, pois faz ajustes automáticos do foco.

Mais informação

Qual é a versão de Android mais utilizada?

A versão Lollipop está presente em mais de 36% dos dispositivos Android, destronando a versão KitKat, que está em 34% das máquinas. A Lollipop foi lançada há 16 meses, pelo que é legítimo concluir que os utilizadores tiveram de esperar bastante tempo até terem esta versão disponível para o seu smartphone ou tablet, realça o Venturebeat.


Sabe mais aqui

RSCoin a nova moeda


O Banco de Inglaterra prepara-se para lançar uma criptomoeda. Esta nova moeda ao contrário de outras criptomoedas como a Bitcoin vai ter um controlo centralizado, o banco de Inglaterra vai controlar a quantidade de moeda de forma a cumprir as regras internacionais financeiras. 

Mais informações aqui.


Dançar com uma perna e meia

Quando a lutadora de cancro Gabi Shull teve sua perna amputada temia nunca dançar novamente. Observe o video, é inspirador!

Novos Lançamentos

A empresa norte americana Apple já enviou os convites à imprensa para um evento a realizar no dia 21 de março. Este deverá ser o momento escolhido para a apresentação de novos modelos tanto de Iphones como de Ipads.


Ler mais em: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2016-03-10-21-de-marco-dia-de-novos-iPhones-

Pedais de Efeitos


Pedais de Efeitos são dispositivos electrónicos que se usam na música elétrica para criar variados efeitos para guitarra elétrica, baixo elétrico , teclados ,..... ou seja basicamente tudo o que tenha ligação de jack ou xlr .
Existem efeitos como o a distorção, a reverberação ,o eco o wha wha , o phaser ,o chorus


 https://www.youtube.com/watch?v=Pg6QaQpSoUc


sexta-feira, 11 de março de 2016

Um telemóvel de enrolar e guardar no bolso


A extracção de grafeno da ponta de um lápis valeu, em 2010, o Prémio Nobel da Física a dois investigadores russos. O desenvolvimento deste material não parou e pode, por exemplo, ser aplicado num ecrã de telemóvel que dá para enrolar e meter no bolso. 


"O grafeno será como o plástico. Estará em toda a parte, porque a amplitude dos seus usos é enorme, vai muito mais além do âmbito electrónico", aponta Francisco Guinea, Prémio Nacional de Investigação espanhol, pelos trabalhos que fez sobre este material.

O inovador grafeno é uma nova forma de carbono puro que consiste numa rede de héxagonos cujos vértices são ocupados por átomos de carbono. Ou seja, um grafeno é uma folha de espessura atómica, de um único átomo de carbono.


Noticia completa aqui

Equipa internacional descobre "idade" da Lua


Uma investigação de uma equipa internacional concluiu que a Lua foi formada 95 milhões de anos depois do nascimento do Sistema solar, na sequência de uma colisão que também originou a atual estrutura da Terra.

Segundo investigações anteriores, a formação do Sistema solar terá acontecido há 4,56 mil milhões de anos, o que dá à Lua uma idade de 4,47 mil milhões de anos.
A investigação divulgada, esta quarta-feira, pela revista científica britânica especializada "Nature", foi elaborada por uma equipa de planetologistas franceses, alemães e norte-americanos, sob a liderança de especialistas do Observatório da Côte d'Azur, localizado em Nice, sul de França.
Equipa internacional descobre "idade" da Lua

Noticia completa aqui

Cientistas dão passo gigante contra envelhecimento


    Uma investigação de um grupo de cientistas espanhóis permitiu aumentar em 65% a esperança média de vida dos ratos. No futuro, poderá ser possível tratar doenças ligadas ao envelhecimento precoce.

A investigação, iniciada em 2011 por uma equipa da Universidade de Oviedo, foi publicada, na segunda-feira, na revista "Nature Cell Biology" e demonstra o aumento da esperança média de vida em 65% nos ratos de laboratório. Tudo graças a duas moléculas experimentais (epz-5676 y epz-4777) que, atualmente, já estão a ser testadas em seres humanos no tratamento da leucemia mielóide crónica.

Ao diário espanhol "El Mundo", o investigador Fernando Garcia Osório explica que o objetivo desta investigação é prolongar a esperança média de vida a quem sofre de doenças associadas ao envelhecimento prematuro, atualmente sem cura.



Noticia completa aqui

Encontrada nova espécie de rato


Foi encontrada uma nova espécie de rato na Indonésia. Tem algumas características únicas, como um nariz semelhante ao de um porco.

O nome científico é Hyorhinomys Stuempkei, mas a espécie está a ficar conhecida como "rato com nariz de porco". Cientistas dos EUA, Indonésia e Austrália descobriram cinco animais do género na ilha Sulawesi, na Indonésia.
Kevin Rowe, membro da equipa de investigação, referiu que a espécie "nunca tinha sido documentada". "Atualmente não sabemos nada sobre estes ratos nem sobre a forma como estão distribuídos nas florestas", acrescentou.
A descoberta ocorreu após seis semanas passadas em áreas isoladas das florestas. O especialista em animais roedores refere que estes ratos pesam cerca de 250 gramas e que aparentam estar "saudáveis".


Noticia completa aqui

Erro ortográfico impede roubo eletrónico de mil milhões de dólares


  • Escrever “fantation” em vez de “foundation”. Foi este o erro ortográfico que despertou a atenção do Deutsche Bank.
  • Tudo poderia ter terminado bem para os piratas se não tivessem feito o tal erro ortográfico quando pediram uma transferência de 20 milhões de dólares para uma Organização Não Governamental, a Shalika Foundation. Que, erradamente, foi escrita como: “Shalika fantation”.
veja o resto da notícia aqui

hackers-620x395xffffff.jpg

Pais vendem filho para comprar um iPhone

O comprador confessou à polícia ter comprado o bebé mas diz que não sabia estar a fazer algo ilegal.

Um casal de chineses vendeu o seu bebé de 18 dias na internet por 23 mil yuans, o equivalente a cerca de 3.200 euros. O objetivo, segundo o People's Daily Online, seria comprar um iPhone e uma mota.

A mãe e o pai da criança, ambos com 19 anos e carências financeiras, encontraram um comprador online mas este entregou-se logo depois de comprar o bebé para a sua irmã.

A mulher continua, no entanto, a ter a guarda da criança enquanto a polícia decide o seu futuro.

“Eu próprio fui adotado, muitas pessoas na minha terra natal entregam os seus filhos à guarda de outras pessoas. Não sabia mesmo que era ilegal”, disse o homem que comprou o bebé.

O pai da criança foi condenado a três anos de prisão efetiva e a mãe a dois anos e meio de pena suspensa.

quarta-feira, 9 de março de 2016


Hacker revela como entrar em qualquer Facebook





Facebook deverá ter mais mortos do que vivos em 2098







http://noticias.terra.com.br/facebook-devera-ter-mais-usuarios-mortos-do-que-vivos-em-2098,2ac6cf1a5e2e6efa7932ca9763aeead5wpgit7ue.html

Mais um ponto para a inteligência artificial no confronto com os humanos













Chamavam-lhe o "quinto Beatle", George Martin foi muito mais do que isso

Produtor britânico morreu aos 90 anos, anunciou o baterista Ringo Starr.





http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/morreu-george-martin-o-quinto-beatle-1725616

Turistas ao espaço

O dono da Amazon, ou seja Jeff Bezos é o fundador da empresa espacial privada chamada Blue Origin, que tem como objectivo em 2018 conseguir levar turistas ao espaço.

Está planeado que em 2017 começam os primeiros voos de testes com passageiros reais.

 
Estas viagens serão curtas, onde os passageiros sentirão a ausência
de gravidade e poderão olhar a Terra.

As idas ao espaço serão realizadas no foguetão New Shepard, que tem um sistema vertical de aterragem e descolagem, pode chegar aos 100 mil Km acima da Terra e tem a capacidade para 6 pessoas.

No final do ano passado, isto é em 2015, a empresa Blue Origin consegui aterrar e descolar com sucesso o seu foguetão.

Os preços das viagens ainda não estão definidos.


THE ARTIFACTS






The Artifacts é uma banda formada por mim ,o Rodrigo Pina , o Pedro Pereira e o Afonso Correia
 todos nós somos alunos da escola excepto o Pedro que já acabou a secundária.
Somos influenciados por bandas como: Led Zeppelin ,Cream , Tame Impala , Doors e Jimi Hendrix

Aqui estão as demos :

https://theartifactsburaca.bandcamp.com/

terça-feira, 8 de março de 2016

Leiria corrida de Drones

No dia 11 de Junho, no Estádio Municipal de Leiria vão estar presentes pilotos profissionais de drones.

Mas não haverá apenas uma corrida, também irão ensinar a manusear estas maquinas e as suas devidas regras de segurança.

Durante este acontecimento haverá exposições, conferencias, provas de perícia e para concluir  uma prova nocturna.

E ainda uma melhor noticia,  este evento é totalmente gratuito.


Oração Taizé na Secundária


Oração Taizé na Secundária

No dia 15 de Março pelas 21:15h, realizar-se-á na Escola Secundária José Gomes Ferreira, uma oração Taizé. Será um evento com o apoio da Associação de Estudantes da nossa escola, mas que será organizada pelos grupos de jovens do Calhariz de Benfica, de Benfica, de S.Tomás de Aquino, de S.Domingos de Benfica e também de Alfrangide.

APARECE!!!

Evento no Facebook:


Um ano no espaço contado em fotos por quem esteve lá

Scott Kelly está de regresso à Terra depois de praticamente um ano no espaço. Foi, com certeza, uma experiência única que o astronauta americano fez questão de ir partilhando nas redes sociais, Twitter e Instagram, em várias centenas de fotos.

Entre as fotos registadas contam-se vários passeios vestido a preceito, refeições de tacos ou de alface criada a bordo e das primeiras flores da história plantadas no espaço. Apesar dos feitos alcançados, as imagens que registam a Terra vista a partir da ISS estarão sempre entre as mais “apetecíveis” de ver.

Em seguida pode ver algumas das fotos publicadas por Scott Kelly no último ano com a hashtag #YearInSpace.



Lago gelado nos Himalaias


Xangai

O que acham destas fotografias? Gostavam de "viajar" ao espaço para poder observar estas fantásticas paisagens?

Mais informações, bem como outras fotografias podem ser encontradas aqui.

Google abre o serviço de telemóvel a toda a gente

Até agora, a Google obrigava a que houvesse um convite para que alguém se pudesse inscrever no “Project Fi”, um serviço que liga os utilizadores às redes mais rápidas disponíveis numa dada localização, que pode ser uma rede Wi-fi ou uma ligação de dados oferecida por uma das parcerias.
Os clientes pagam um valor fixo para falar e enviar mensagens de e para qualquer sítio do globo sem qualquer limite, sendo possível pagar outro valor por cada gigabite de dados utilizados.
No entanto, a Google só cobra o que é usado, ou seja, se o plano é de 3GB mas o utilizador só usa 1.4GB, devolve o resto do dinheiro.
O projeto foi criado em abril, em parceria com as operadoras de telecomunicações Sprint Corp e T-Mobile U.S., e está agora aberto a todos os interessados em aderir, de acordo com uma mensagem publicada no blog oficial do Android.
Portugal é um dos 120 países que podem utilizar o serviço, que só está disponível para Nexus 6X, 5X e 6.

Funções do Google

O Google Drive é uma página utlizada através de uma conta de Gmail, onde podemos realizar qualquer tipo de trabalho, em formato word, powerpoint ou excel, entre outros. No qual o trabalho realizado irá ficar guardado automaticamente através do email.





O Drive também pode ser usado para armazenar imagens, músicas ou videos a gosto. É usado como uma espécie de pen drive, mas que precisa da Internet e de uma conta de Gmail para ser usado. A sua base de armazenamento ronda os 15 GB.




Para além do mais o Google tem opções que nos permitem criar sites, blog's, ter o nosso próprio calendário online, entre muitas outras aplicações que pode ser úteis no nosso dia a dia.

Adobe Premiere Pro

O Premiere é um programa usado para a edição de videos/gravações, podendo tratar só do som ou só da imagens destes. Este programa encontra-se disponivel para uso tanto em Windows como em Macintosh.



Como já foi referido anteriormente, o Premiere é um programa para edição de videos, onde podemos fazer cortes de "cenas", podemos colocar texto, legendas ou títulos, realizar efeitos "visuais" para uma melhor apresentação do video a ser tratado, como também se pode fazer outro tipo de edições, sendo estas as mais comuns.











Happy Meal para menino ou menina vai acabar também em Portugal

Desde 2014 que a cadeia norte-americana deixou de separar as refeições infantis como sendo para "meninas" ou "meninos", mas em Portugal ainda era prática corrente. Até agora.
A diferenciação por género ainda acontecia ao balcão — onde os empregados entregam a refeição de acordo com o sexo da criança, se não houver pedido em contrário — e também nos placards eletrónicos e quiosques de self-service da cadeia de refeições rápidas.
Desde 2014 que a política da empresa nos Estados Unidos é oferecer o brinquedo à escolha do cliente, sem qualquer pergunta prévia sobre o sexo da criança, escreve o New York Times. A McDonald’s Portugal foi confrontada pelo Diário de Notícias com o incumprimento da normas em vigor nos EUA e anunciou que vai alterar as diretivas aos funcionários, os placards eletrónicos e os quiosques.
A cadeia de fast-food argumentou ainda que a diferenciação por género estava relacionada com a tradução portuguesa de dois questionários das caixas das Happy Meals, com brinquedos das séries My Little Pony(definidos como raparigas) e Transformers (para rapazes). A empresa admite que a ” situação pode ser mal interpretada” e que no futuro a oferta será feita de modo a não “influenciar a escolha e variedade de brinquedos dos nossos jovens clientes”.

Roaming acabou com a Vodafone

A 7 de Março de 2016, Vodafone acabou com o serviço de roaming em toda a Europa, sendo a única operadora a disponibilizar este serviço.

Mais informação pode ser encontrada em: http://pplware.sapo.pt/informacao/ultima-hora-acabou-se-o-roaming-na-vodafone/


O ano da realidade virtual

Realidade Virtual é uma nova tecnologia que está a ser muito desenvolvida e introduzida este ano, 2016.

O objetivo desta tecnologia é recriar ao máxima a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a querer e a agir conforme aquilo que vê. Realidade virtual é algo que não se pode sentir, ma que se pode ver.

Só este ano, esta tecnologia já conta com 1,1 milhões de dólares de investimento.

Carro elétrico bate recorde de velocidade

  • A distinção foi feita pela International Mile Racing Association que declarou o Genovation GXE, baseado no Chevy Corvette, o carro elétrico mais rápido do momento. Este veículo conseguiu atingir os 300 km/h numa prova documentada em vídeo!
Saiba mais aqui

corvette.jpg

iPhone 7: novo mecanismo anti-queda?

O trauma da queda que destrói a tela e danifica o smartphone é cada vez mais presente, especialmente para quem investe bastante dinheiro nos modelos mais recentes, como o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. 

Assim, a solução da Apple não impede as quedas, mas visa garantir que a queda não causa muito prejuízo.A Apple patenteou um recurso muito interessante, que pode surgir nos futuros iPhones. Trata-se de um dispositivo capaz de identificar quando o smartphone está em queda livre. Com essa informação, o sistema calcula o ponto de impacto mais provável com o solo e age mecanicamente para alterar o centro de gravidade do iPhone, prevenindo um choque que poderia causar danos graves. O pedido de registo dessa ideia foi submetido pela Apple em 2013.

A ideia é muito simples: o sistema monitora o posicionamento do aparelho em tempo real, usando o conjunto de sensores presentes no telemóvel, além de novos sensores ultrassónicos, que precisariam de ser incluídos nos novos iPhones.

Toda essa rede identifica o posicionamento do iPhone e consegue monitorar, por inércia, se ele sofre alguma aceleração brusca, o que seria um indicativo de queda. O processador recebe esses dados e faz uma série de cálculos, que determinam velocidade, tempo estimado para o impacto e ângulo da queda. Caso o cenário desenhado seja o de "tragédia eminente" para a tela e outros componentes sensíveis, o iPhone age para reduzir os danos.

Com os dados prontos, o processador pode acionar um pequeno motor embutido no telefone, garantindo que ele não sofra muito com o impacto ao chocar-se com o solo tanto de costas quanto de lado.



Taumatrópio

Invenatado em 1824, por Peter Mark Roget que apresentou um artigo à Royal Society de Londres intitulado The Persistence of Vision whit Regard to Moving Objects ( "A persistência da Visão no que Concerne à Objetos em Movimento") onde abordava e discutia uma certa sensação ilusória de se enxergar uma roda (de carruagem) rodar ao contràrio, durante seu movimento normal de rotação. Por muitos anos a teoria da Persistência Retiniana comandou o campo na neurofisiologia e neurologia acerca do processo de percepção das imagens. Desde as primeiras décadas do século XX, pesquisas mais apuradas comprovaram que essa teoria, apesar de lógica, não explica satisfatoriamente os precessos de formação da imagem no nosso sérebro. Atualmente, a ciência, cita os efeitos phi e o beta como os mecanismos responsáveis pelo processo de formação das imagens em movimento.

É muito facil de se criar, e fica sempre muito engraçado o projeto final.


Novo Iphone 5SE?!?

Depois de várias notícias da sobre o futuro lançamento do novo Iphone 7, a apple irá apresentar no dia 22 de Março um novo iphone, Iphone 5SE (Special Edition).
Pelo pouco que se sabe, o iphone 5SE vai ser uma nova versão do Iphone 5S, com hardware atualizado, processador Apple A8 e coprocessador M8 (do iphone 6 e 6 Plus), camara traseira de 8 MP e frontal de 1.2MP, Bluetooth 4.2 e Wi-Fi 802.11ac.




Wifi Passivo consome menos energia



A tecnologia wireless é uma das mais usadas na comunicação entre dispositivos uma vez que é segura e garante a mobilidade dos utilizadores.

No entanto, apesar de todas as evoluções, as comunicações via Wifi continuam a necessitar de muita energia, o que influencia bastante a autonomia de vários dispositivos como é o caso dos smartphones.

A solução para tal problema chama-se Wifi Passivo pois, segundo os investigadores, consome menos 10 mil vez energia.

A notícia revela uma “nova” tecnologia sem fios, muito semelhante ao Wifi, mas que tem um consumo energético 10 mil vezes inferior comparativamente ao Wifi actual.

A aplicação menos desinstalada é o Whatsapp






O serviço de messaging WhatsApp lidera o top das aplicações menos desinstaladas. No Android pelo menos.

Num período de 24 meses, o WhatsApp registou uma taxa de desinstalação de apenas 6,2%, de acordo com a análise da Similar Web.

Além destes, da lista também fazem parte serviços como o russo Yandex Search, o BlackBerry Messenger ou o Yahoo Mail.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Impressoras 3D ajudam na medicina

A BQ tem vindo a ajudar os médicos em todo o mundo na parte da concepção dos ossos.

Rubén Pérez Mañanes e a sua equipa, investiram numa impressora domestica 3D,onde utilizaram para replicar em peças de plástico, e as lesões dos pacientes, como fracturas, tumores...

Com esta impressora não só conseguem preparar melhor as suas operações, como explicar melhor ao paciente o procedimento da cirurgia.

A utilização desta ferramenta já se torna crucial, pois em menos de um ano os médicos do Hospital Gregorio Marañon já usufruíram desta ferramenta em mais de 25 operações onde o tempo de cada intervenção foi reduzida para metade.

App que deteta as nossas emoções

Esta aplicação não só sabe ler as nossas emoções como também nos faz um plano de como melhorar o nosso dia.

Bismart Face and Emotion Recognition ao tirar uma fotografia, faz um scanner da fase do utilizador e através de algoritmos de inteligência criados pela Bismart esta App consegue ler a nossa cara, conseguindo identificar se estamos tristes, felizes, assustados, entre muitas outras emoções. Dando assim ideias de lazer, para melhorar o nosso estado de espírito.

Esta App tanto pode servir para o sector turístico identificando os melhores lugares para descontrair se estivermos stressados, como também pode ajudar na moda, a escolher uma peça de roupa.



Afinal é fácil desbloquear telemóveis com sensores de impressões digitais


Basta uma impressora jato de tinta equipada com cartuchos de tinta condutora, um produto já disponível no mercado.


Acha que utilizar as impressoras digitais para desbloquear o smartphone é mais seguro do que recorrer a uma palavra-passe? Pois, provavelmente está errado. Pelo menos essa é a conclusão de um grupo de investigadores da Universidade Estadual do Michigan, Estados Unidos.

No vídeo publicado no YouTube, os investigadores demonstram como é fácil desbloquear um smartphone equipado com identificador biométrico para reconhecer as impressões digitais do utilizador. No exemplo apresentado, a “vitima” foi um Samsung Galaxy. E os investigadores não tiveram de recorrer a técnicas complicadas ou a aparelhos sofisticados. Na realidade, utilizaram apenas produtos disponíveis no mercado: um scanner, uma impressora jato de tinta e tinteiros com pigmentos condutores. O primeiro aparelho foi usado para digitalizar as impressões digitais, que depois foram impressas utilizando tinta condutora.



 

 

Cartões SD suportarão definição de 8K

A SD Association anunciou que a próxima geração de cartões de armazenamento terá a capacidade de suportar vídeos com definição 3D, 8K e numa perspetiva de 360º.

videoclassspeeds-100646844-large

Os cartões SD da classe V90 suportarão uma velocidade de 90MBps que, certamente, facilitará a vida de todos os profissionais que utilizam este método de armazenamento para reproduzir vídeos de grande qualidade.

Arte portuguesa no Google


A participação de artistas portugueses vai ser divulgada no Google durante 4 anos por causa de um acordo assinado pela Direcção-Geral das Artes, dirigida por Carlos Moura Carvalho.

Este acordo foi assinado também pelo Google Cultural Institute, que é responsável pela publicação de artistas nacionais.

A primeira exposição portuguesa a ser publicada pelo Google será Neighbourhood - Where Álvaro meets Aldo onde Álvaro Siza desenhou há mais de 30 anos, mas a construção ficou incompleta, mas felizmente já foi retomada.

Siri está a chegar aos MAC

Em Outubro prevê-se o novo lançamento oficial dos Mac com a nova versão do sistema operativo fazendo-se acompanhar do/a Siri, também conhecido como assistente pessoal da Apple.
O botão Siri deverá ficar junto ao ícone do relógio com a funcionalidade de estar sempre à escuta, tal como nos iPhones e as suas respostas aparecerão num canto do ecrã numa janela semitransparente.
 Mais informação aqui.



Microsoft vai encerrar estúdio que estava a desenvolver Fable Legends e cancela jogo

A estratégia da Microsoft para a área dos jogos tem vindo a ser questionada e a última novidade nessa área não dá clareza ao assunto. O jogo Fable Legends foi cancelado e o estúdio que estava a desenvolvê-lo vai fechar.

A decisão de encerramento do estúdio britânico Lionhead foi confirmada no blog da Xbox pelo diretor-geral da Microsoft Studios Europe, Hanno Lemke. O responsável também confirmou que o jogo Fable Legends, que estava a ser desenvolvido desde 2012, não vai chegar a ver a luz do dia.

No mesmo texto é ainda referido que o estúdio dinamarquês Press Pay, também detido pela Microsoft, pode ter o mesmo destino e encerrar portas em breve. Lemke explica que “estas alterações acontecem porque a Microsoft Studios Europe continua a focar investimentos e desenvolvimento nos jogos e franchises que mais entusiasmam os fãs e que estes querem jogar”.


Observatório de Arecibo capta sinais de rádio repetitivos e misteriosos

Até 2012, apenas tinham sido captadas 20 FRB. Uma equipa de cientistas descobriu recentemente 10 FRB repetidas – e ainda não encontrou uma razão que ajude a explicar o fenómeno.

 

Não, ainda não é a prova cabal de que há extraterrestres a quererem comunicar connosco. Mas a equipa de investigadores do Observatório de Arecibo ainda não encontrou forma de explicar uma explosão de rádio rápida, que começou por ser captada em 2012 e voltou a registar 10 repetições nos tempos mais recentes.
FRB é a sigla em inglês de Fast Radio Burst. E é devido a essa sigla que os membros da equipa de astrónomos do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, passaram a designar o curioso fenómeno por FRB 121102. Antes da descoberta do FRB 121102, apenas tinham sido detetados 20 destas explosões que duram apenas milésimos de segundo. Estes fenómenos nunca tiveram uma explicação científica que permita dissipar todas as dúvidas, mas o FRB 121102 pode revelar-se determinante para os cientistas confirmarem uma possível origem para estes fenómenos.


 

Ransomware chega aos Mac

A Palo Alto Networks afirma ter descoberto um ransomware que tem como alvo os computadores Mac. Um grupo de hackers adicionou o malware ‘KeRanger’ a uma cópia do Transmission, um popular cliente BitTorrent. A versão 2.90 do Transmission, que foi disponibilizada na passada sexta-feira, estava infectada com este ransomware.

De acordo com a notícia da Reuters, no passado fim-de-semana, a Apple, de modo a evitar mais infecções, revogou o certificado que permitiu a instalação do malware nos computadores Mac. Contudo, a empresa de Cupertino não revelou mais pormenores. Os responsáveis pelo Transmission responderam rapidamente com a disponibilização de uma nova versão do seu programa.
Segundo a mesma notícia, a Palo Alto Networks revelou que os hackers programaram o malware ‘KeRanger’ para se manifestar passados três dias após infectar um computador Mac.

TV traseira que permite ultrapassagem segura

Como ultrapassar um camião em segurança? Não seria fixe se existisse uma tela na parte traseira do camião que te permitisse visualizar e concluir se deves ultrapassar ou não?
A Samsung apresenta um sistema que mostra em tempo real o que acontece na estrada. Dispõe de uma tela formada por quatro displays, o que garante que a luz do sol não afete a visão do condutor, gerando também bastante eficiência energética para que possa ser visto mesmo sem estar colado na traseira do caminhão.
Safety Truck utilizando sistema desenvolvido pela Samsung para ultrapassagem com mais segurançaPor enquanto, a ideia do Safety Truck está sendo desenvolvida na Argentina, e a marca de electrónicos espera que o equipamento seja aplicado em estradas ainda este ano. A ideia da Samsung é usar a tecnologia para reduzir os altos índices de acidentes nas estradas, onde ultrapassagens são ainda um dos maiores fatores de batidas.
É provável, no entanto, que a ideia fique apenas no campo da consciencia, já que não traz muitos benefícios financeiros para as transportadoras – mesmo mantendo seu carro seguro e a situação nas estradas muito mais humanas.
Quer ver como essa tecnologia funciona na prática? Confira o vídeo abaixo:

Esse caminhão facilitaria bastante fazer ultrapassagens na estrada. O que achou da tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários!

O som de uma impressora 3D permite descobrir o que está a imprimir

A questão dos direitos de autor de objectos impressos em 3D ainda vai dar muito que falar, mas alguns investigadores começam já a demonstrar as muitas técnicas que se poderão usar para copiar objectos 3D protegidos, como usar um simples smartphone para gravar o ruído que a impressora faz durante a impressão.





Nova forma de emitir wifi e 10000 vezes mais eficiente


Os estudantes pesquisadores inventaram um novo tipo de hardware que usa 10.000 vezes menos energia do que os equipamentos tradicionais de rede Wi -Fi . É chamado Wi-Fi Passivo e funciona apenas como um router em casa , apenas com mais eficiência. Para dar alguma perspectiva , o estado da arte em baixa potência transmissões Wi-Fi hoje consomem 100s de miliwatts de potência , enquanto que a tecnologia os estudantes pesquisadores desenvolvidos consomem apenas 10-50 microwatts - 10.000 vezes menor poder.


104379501


Tecnologia no Futebol: Video árbitro APROVADO



O International Board (IFAB), entidade que regula as leis no futebol, aprovou este sábado, a título experimental, o recurso às imagens vídeo nas arbitragens dos jogos.

O período experimental decorrerá durante os próximos dois anos, "o mais tardar na época 2017/2018", para, segundo o comunicado do IFAB, "identificar as vantagens, desvantagens e os piores cenários".

Após o aval à tecnologia de linha de golo, em 2012, o guardião das leis do futebol voltou a abrir as portas a outras tecnologias para auxílio do trabalho dos árbitros.


Sabe mais aqui