Pesquisar aqui

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Jacarés | Participações Quartos de Final Yorn Dancers

Jacarés | Participações Quartos de Final Yorn Dancers


Já estamos nos quartos de final.


Vamos apoiar, para isso basta clicar em Like e partilhar o video.



www.youtube.com/watch?v=XMINv28JVds&sns=em

O grupo Jacarés está a competir por um lugar na meia final da competição! Faz like se gostaste da coreografia e se achas que este deve ser um dos 20 grupos a passar à próxima fase. #YornDancers

Desafios de programação

Para quem estiver interessado em ganhar mais experiência na linguagem javascript ou qualquer outra, recomendo o website Coderbyte. Este website tem mais de 200 desafios de programação que podem ser resolvidos diretamente no browser. Dispõem também as soluções dos desafios assim como um forum onde podes participar e além disso é gratuito.
Ps. É necessário criar um conta.




Fonte: https://medium.com/coderbyte/the-10-best-coding-challenge-websites-for-2018-12b57645b654 17/02/2018
Imagem: https://cdn-images-1.medium.com/max/1000/1*U2lkyo6ioYIZ1546K6wH2A.png 17/02/2018

Cientistas criam robôs que eleminam tumores.

Nanorobôs criados por cientistas, eliminam cirurgicamente tumores, podendo assim ser criados novos tratamentos de forma a remover a doença.
Estes foram testados em ratos e foram obtidos resultados positivos. Foram provocados danos no tecido tumoral e os saudáveis não foram afectados.  Estes também impediram a formação de metástases.
Após 24 horas no organismo, estes robôs autodegradam-se.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/cancro/cientistas-criam-nanorobos-que-eliminam-tumores

HTML5 - Novas Tags

    Nesta nova versão de HTML, a quinta grande versão, houve tags que desapareceram e tags novas que vêm facilitar tarefas muito comuns. Aliás, tal seria de esperar pois HTML tem vindo a ter uma evolução tremenda desde a sua criação, de uma forma extremamente rápida, até para uma linguagem de programação. Assim, pode ser difícil manter-se a par de todas as alterações efetuadas com cada nova versão. Para que não se percam, aqui encontram-se todas as alterações a tags efetuadas em HTML5.


Os Blogs Mais Bem Pagos

 
    Ao longos dos anos, os Blogs têm ganho popularidade, pela sua maneira de divulgar notícias e assuntos que interessam a um público alvo, mas também pela sua fácil compreensão e rápido acesso.
    Aqueles que se dedicam a esta profissão, sim porque já pode ser considerada como tal, podem chegar a receber mais dinheiro que muitas profissões que trabalham, por exemplo, com a vida de seres humanos nas suas mãos.
    Em vez da vida, têm um rato e teclado na mão e escrevem. Muitos recebem prémios, outros recebem propostas de empresas, etc. Através deste tipo de acontecimentos, ficam mais conhecidos e por sua vez mais e mais pessoas chega até eles, repetindo o ciclo.
    A revista Forbes elegeu os 10 blogs mais bem sucedidos e que ganham mais dinheiro, o top três é:


  1. Huffington Post: $14 000 000 por mês
  2. Engadget: $5 500 000 por mês
  3. Moz: $4 250 000 por mês
    É claro que nem todos os blogs chegam a ser assim tão bem sucedidos mas é sempre bom sonhar.

Fontes:

O LibreOffice teve 1 milhão te transferências em duas semanas!

O LibreOffice é uma suite de aplicativos gratuita, disponível para vários SO, criada pela The Document Foundation.  A suíte utiliza o formato OpenDocument, mas é compatível com os formatos do Office.
A Document Foundation disponibilizou no final de janeiro a versão 6.0 e, em apenas 14 dias, esta suite foi descarregada quase 1 milhão de vezes.

Apesar de não ser tão popular como o Office da gigante Microsoft, o LibreOffice tem conseguido conquistar o seu público.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/linux/libreoffice-6-0-1-milhao-de-downloads-em-14-dias/

O Novo Blog

    Blog. Local na internet onde alguém escreve e publica sobre um dado tópico. Pode ser pessoal, assim como público, para outros o verem, comentarem e partilharem ideias e pontos de vista. 
    O Blog revolucionou a maneira como as noticias chegam até nós, podendo até dizer-se que foi a primeira grande "Social Media". Através deste meio de comunicação foi possível chegar a milhões de pessoas, que todos os dias, ou de vez em quando, leem sobre qualquer que seja o tema e criam uma opinião, ainda que não fique por escrito (nos comentários), fica a pairar na mente, à espera da ocasião de sair. 
     Os Bloggers, aqueles que escrevem no seu blog, falam de temas que poucos falavam ou simplesmente contam um pouco mais sobre si, e desta maneira, criaram uma comunidade e que, até hoje, continua a ler as suas publicações e faz com que a sua profissão seja essa mesma, ser Blogger. 
    Contudo, nos últimos anos, outra forma de comunicar tem vindo a crescer e a ganhar adeptos. 
    Cada vez mais as pessoas estão sem paciência para ler grandes publicações sobre qualquer que seja o assunto, principalmente por falta de tempo. E se existisse uma maneira de estar em contacto com alguém que tenha a coragem de partilhar a sua opinião e a sua vida com a internet, mas que não necessitasse da nossa completa atenção? Bem, o novo formato que ganhou poder graças ao YouTube foi o Video Blog, ou Vlog. 
    Um Vlog é basicamente uma publicação num Blog, mas em formato de video, em que a pessoa mostra e fala tanto do seu dia a dia como dos mais variados temas.

    A meu ver, o Vlogger mostra muito mais de si e da sua vida, tornando se também num género de uma cara conhecida para os seus seguidores. Apesar da exposição que têm, esta partilha começa a ser uma profissão que muitos jovens invejam.
    Para mim a verdadeira questão não se prende com o facto de, tanto os Bloggers como os Vloggers, estarem a dar a sua cara ao mundo, para todos a verem e conhecerem, mas sim com o facto de serem tidos, por vezes, como exemplos a seguir, especialmente pelas gerações mais novas , que sendo influenciáveis, podem adotar comportamentos menos corretos.


Fontes: (todas consultadas no dia 17 de fevereiro de 2018)

Nova ferramneta gratuita da Google para HTML5

Nova ferramenta da Google permite criar sites facilmente em HTML5.
Web Designer é a nova ferramenta da Google, que oferece total suporte para áudio, vídeo, gráficos 2D e 3D e tratamento de erros.
Esta é a primeira ferramenta criada pela Google, no meio de várias já existentes.


Fonte:  https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/web-designer-a-nova-ferramenta-da-google-para-html5/
Programa: https://www.google.com/webdesigner/

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Ferramenta "Inspect Element" do Google Chrome


Para abrir a ferramenta Inspect Element clica com o botão direito em qualquer página web e seleciona a opção - Inspecionar. Irá aparecer uma janela com o código fonte da página (html), as definições CSS, o código javascript entre muitas outras informações.
É também possível alterar o conteúdo da página como a cor do texto, as fontes, as imagens, o layout...
Para um tutorial mais detalhado visite este site.


Tamanho grande

Fonte: 

8 Softwares de edição de audio gratuitos

 
 
Um dos grandes clássicos quando se fala em editor de áudio gratuito, o Audacity é provavelmente o nome mais conhecido desta lista. Além de gratuito, ele é open source e conta com versões para outros sistemas operacionais, reunindo um variado número de recursos de forma clara e bastante funcional.
Recorrer a este programa pode ser útil por inúmeros motivos. Além do visual agradável e bem organizado, seus recursos permitem trabalhar em uma plataforma multifaixa. Tem suporte para os principais formatos de áudio da atualidade e uma extensa biblioteca baseada em FFMPEG (programa de computador que grava, converte e cria stream de áudio e vídeo em diversos formatos).
 
Com suporte para até 16 faixas de áudio sendo manipuladas simultaneamente, o Kristal Audio Engine apresenta-se como uma boa opção para quem procura um editor gratuito. Reúne inúmeros extras dentro de si, funcionando também como sequenciador e mixer.
Executa os módulos e tudo passa a trabalhar em conjunto, com as ferramentas oferecendo diferentes recursos. Conta com opções especiais para a captura de áudio a partir de um microfone ou de um instrumento musical. O programa suporta os formatos WAVE, AIFF (Audio Interchange File Format), FLAC (Free Lossless Audio Codec) e OGG.
Tem suporte para o driver de áudio de baixa latência ASIO e também pode receber a ajuda de plugins — são quatro deles à sua disposição. Um programa simples, mas capaz de dar conta do recado.
Este programa tem um propósito bem simples: edição básica de arquivos MP3 e captura de áudio. Assim, pode gravar locuções e já aproveitar a plataforma para recortar, copiar e colar os trechos, deixando tudo organizado da maneira correta.
O seu principal destaque é o tamanho, pois é minúsculo (apenas 133 KB) e vai funcionar de modo bem discreto no computador. O mp3DirectCut conta com um visual muito bem organizado e fácil de ser compreendido combinando em um software simples, atrativo e muito amigável para usuários avançados ou iniciantes.

Diferente da maioria dos aplicativos do gênero, o Ocenaudio traz uma interface bem enxuta e que abusa dos botões. O resultado é um software mais limpo e muito mais amigável.
Mas se engana quem pensa que ele abre mão de recursos para focar no visual. Está repleto de ferramentas para facilitar a manipulação de áudio, trabalhando com inúmeros formatos de áudio e vídeo, inclusive de conteúdo hospedado na web — basta informar a URL.
Trabalha de maneira inteligente com múltiplos arquivos e ainda conta com alguns efeitos de áudio para dar aquele toque especial à edição e muito mais. Apesar de não ter uma grande quantidade de extras, no geral este programa não deixa a desejar.
Não há um foco específico no Power Sound Editor Free, um software capaz de lidar com arquivos de áudio de diversas formas. Se quiser passar o conteúdo de CDs e LPs para o computador ou então modificar uma faixa de áudio, por exemplo, pode contar com os recursos deste programa.
Destaca-se recursos como a captura de áudio em alta qualidade, opções detalhadas para uso de samples e diversos canais e também as funções básicas de edição (recortar, copiar e colar). Assim, pode juntar ou separar músicas da maneira que desejar.
Aqui está ainda uma grande quantidade de efeitos de áudio a fim de dar um viés artístico às suas músicas. Técnicas de redução de som, normalização e equalização, além de suporte aos principais formatos da atualidade complementam o Power Sound Editor Free.
 
 
O WavePad é um programa pago, mas conta com uma versão grátis. Obviamente, ela apresenta recursos reduzidos em relação à versão paga, mas ainda assim oferece ótimas ferramentas para a edição e manipulação de áudio. O seu visual é clássico e o programa pode capturar áudio de forma precisa e com alta qualidade.
Além disso, são inúmeros perfis de efeitos distintos para incrementar o estilo das suas músicas. A edição básica também está aqui, com opções para recortar, copiar e colar trechos de música. Se quiser “limpar” a sua faixa, há um menu específico para tal, com redução de ruído e muito mais.
O WaveShop trabalha com vários módulos flutuantes dentro de uma tela única. Conta com os recursos tradicionais para a manipulação de um arquivo de áudio, como recortar, colar e copiar. Além disso, o programa suporta plugins para incrementar as suas edições.
Efeitos de áudio também estão presentes, garantindo ainda mais alternativas para a sua criatividade. São ainda vários outros elementos que se unem para criar um ótimo programa de edição.
Gerador de áudio, recursos automáticos e suporte à múltiplas faixas são algumas das demais ferramentas disponíveis neste aplicativo. O visual do WaveShop colabora muito com a sua utilização, pois é simples e funciona muito bem.
 
Com um instalador de apenas 289 KB, o Wavosaur tem um nome engraçado e dá conta do recado quando se fala em edições básicas. Com um visual bem parecido com os outros programas do gênero, especialmente WaveShop e Audacity, este software consegue fazer o simples sem complicar.
Ele é fácil de usar, apesar de contar com uma grande quantidade de botões listados na sua parte superior. Esta característica visual pode assustar um pouco os iniciantes, mas, depois de algum tempo de uso, é possível ver que este não é um bicho de sete cabeças.
No geral, tudo funciona bem e o programa não complica a vida de seus usuários. O Wavosaur passa longe de ser um dos melhores nomes desta lista, mas também não patina.
 
 
 
 


Elon Musk e lançamento para Marte

    Recentemente, tal como todos devem ter visto, foi lançado um foguetão da Space-X, empresa de Elon Musk, que irá viajar até Marte, transportando um carro como carga. Esta simulação é extremamente importante para a exploração pois abre uma era de viagens humanas para Marte. Se o teste for bem-sucedido, quem sabe quando começarão os testes com pessoas e os primeiros voos inter-planetários? Esta pergunta ainda não tem resposta mas de certo este evento deixa qualquer pessoa com curiosidade extasiada e entusiasmada em relação ao futuro.
    Elon Musk, o empresário por trás da empresa Space-X, começou a sua série de empresas multi-milionárias com o Pay-Pal, um serviço muito popular de pagamento de serviços. No entanto, ele revela uma versatilidade tremenda, passando de programação a investigação neurológica a criação de carros e, por fim, exploração espacial. Elon Musk é o exemplo perfeito de que com ambição e motivação para suceder é possível fazer tudo e de tudo.
    Agora só nos resta esperar o (relativamente longo) tempo de viagem para o foquetão chegar a Marte e cruzar os dedos para que tudo corra bem.


Google prepara serviço de streaming de jogos e até uma nova consola


A forma como a Google está dispor este novo streaming não é novidade. O utilizador paga uma subscrição mensal para poder aceder uma certa quantidade de jogos acessíveis através de streaming. 

No inicio a Google queria fazer este streaming através do Chromecast. No entanto agora a Google estão a pensar criar uma nova consola. Este projeto está a ser dirigido por dois executivos com experiência em hardware.

Esta nova consola permite que nao seja preciso um hardware caro e de topo de gama para conseguir correr os jogos mais recentes. No entanto a Internet tem de ser estável e tem de ter uma velocidade elevada de modo a conseguir-se tirar o máximo de proveito da experiência.




Fontes:



quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Tratamento do som após a gravação


Após feita a gravação é possível adicionar efeitos posteriores que permitem tornar uma simples linha de voz em algo mais dinamito e interessante.


Efeitos como reverb, delay, pitch chifter e chorus atribuem características muito próprias e são bastante utilizados no mundo das gravações.


Estes efeitos muitas vezes utilizados em conjunto de forma a criar de forma a dar ao produto final um resultado mais apelativo, contudo deve ser apenas feito em ocasiões propicias de forma a dar variedade à gravação.



Windows 10: nova Preview Build melhora Game Bar e reprodução HDR


A nova Game Bar do Windows 10 foi redesenhada. Tem agora botões para câmara, microfone e ativar e desativar o Game Mode. Os botões presentes nesta barra podem ser utilizados também para capturas de ecrã, captar vídeos, etc.

Esta versão do Windows tem uma ferramenta que permite alterar e ajustar o modo de apresentação dos conteúdos no ecrã. Há também a opção de definir quanto processamento gráfico queremos gastar:

  • Auto-select
  • Poupança de bateria
  • Elevado desempenho
Com estas opções o utilizador consegue escolher a placa gráfica que assenta melhor para correr cada aplicação.

Para além destas novidades existem também mais opções de segurança e proteção.



Fontes:

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Intel alerta que patches contra Spectre podem reiniciar PCs


Os patches de firmware lançados para proteger os processadores da Intel contra a falha de CPU Spectre provocam a reinicialização dos PCs.

Foi no dia 11 de janeiro que a Intel anunciou que os reboots que ocorriam com mais frequencia aconteciam nos seguintes processadores:

  • Haswell (2013)
  • Broadwell (2014)
Os únicos processadores dos últimos cinco anos que rodam os patches sem qualquer problema são os chips mais recentes da Intel Core de oitava geração, denominados de "Coffee Lake".

Apesar destes problemas os patches continuam a oferecer uma proteção valiosa contra possíveis ataques por meio da vulnerabilidade Spectre.


Fontes:

Brackets: O editor de texto que faz esquecer o Notepad++

Um editor de texto é sempre uma ferramenta essencial em qualquer sistema. Neste segmento as ofertas são muitas e há editores de texto que já fazem parte da história/evolução dos próprios sistema operativos.
A Adobe quis também entrar neste segmento e lançou em 2013 o Brackets – um editor Open Source que também serve para web design - onde hoje em dia fala-se bastante do Brackets 1.9.
Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor muito versátil, leve e pode ser facilmente partilhado através das mais diversas extensões disponíveis.
Resultado de imagem para brackets editor de texto

O Brackets oferece um conjunto de funcionalidades interessantes, das quais se destacam o resultado, em tempo real, do código desenvolvido (Live Preview via browser) a opção quick edit que permite editar rapidamente classes CSS e funções Javascript.
Fontes:

domingo, 11 de fevereiro de 2018

O MS Paint 95 foi recriado em JavaScript

  O MS Paint 95, tal como as versões mais recentes do MS Paint, foi substituído pelo seu sucessor mais poderoso e mais adaptado ao futuro, o Paint 3D. Contudo, o utilizador de nickname 1j01 do GitHub recriou-o usando JavaScript.  Assim pode-se voltar a utilizar a interface simplista e acessível a todos que o MS Paint oferece. Aqui está o código.



O estúdio de gravação de som

Um estúdio de gravação é uma instalação projetada de forma a obter as propriedades acústicas benéficas à gravação — difusão sonora, baixo nível de reflexões, reverberação adequada, etc.

Existem diferentes tipos de estúdios destinados a vários tipos de gravações: desde bandas e artistas, dubragens e sons para filmes, e mesmo a gravação de uma orquestra. 

Um estúdio de gravação típico consiste numa sala onde os instrumentistas e vocalistas fazem suas interpretações; e a "sala de controlo", onde estão os equipamentos de gravação e manipulação do som. Normalmente existem ainda salas menores chamadas "cabines de isolamento", onde se presta  acomodação de instrumentos altos como uma bateria ou amplificadores de guitarra, de modo a isolá-los da captação dos microfones que capturam o som dos outros instrumentos ou vocalistas.






Twitch abandona Flash e passa a utilizar apenas HTML5

Em 2015 avizinharam-se algumas mudanças importantes para o Twitch, a plataforma de transmissão de vídeos ao vivo que pertence à Amazon e tem como foco principal exibir partidas de video game. Num primeiro momento, um golpe fatal foi dado ao Flash: o Twitch passou a utilizar apenas o HTML5 para realizar as suas exibições de vídeo a partir de 2016.
Os planos para abandonar o Flash começaram-se a formar desde o mês de julho de 2015. O Twitch rapidamente ganhou muito espaço na internet e hoje possui mais de 1,5 milhão de usuários transmissores e cerca de 100 milhões de visitas mensais. Isso representa outra queda enorme para o Flash, já que deixou de ser usado em detrimento do HTML5 passando apenas a ser utilizado pelo YouTube, a maior plataforma de streaming de vídeos do mundo.
Resultado de imagem para twitch html5
Fontes:

Condução autónoma deverá chegar à Tesla nos próximos meses

Elon Musk anunciou mais um objetivo ambicioso para a Tesla: dentro de alguns meses, os carros da Tesla deverão ter a capacidade para conseguir fazer uma viagem costa a costa nos Estados Unidos de forma autónoma.




Já no final de 2016, Elon Musk, CEO da Tesla, tinha anunciado a condução autónoma quando a empresa publicou um vídeo de um carro a operar de modo autónomo.

O CEO da Tesla confirmou que esta funcionalidade vai chegar aos clientes, mas não indicou ainda qualquer data.

Há poucas semanas, uma empresa de estudos de mercado, Navigant, colocou a Tesla em último lugar numa corrida a 19 para atingir a condução autónoma. Esta corrida é liderada pelas empresas GM, Waymo (ex-Google), Ford, Daimler-Bosch, grupo Volkswagen, BMW-Intel-FCA, APtiv e Renault-Nissan.

DENSER: o algoritmo criado em Coimbra que superou o Google Brain

Quatro investigadores da Universidade de Coimbra criaram um algoritmo que usa apenas quatro GPU para superar o poderoso Google Brain


DENSER, Deep Evolutionary Network Structured Representation, é o nome da mais recente atração criada no CISUC. É um algoritmo de inteligência artificial capaz de imitar o comportamento do cérebro humano.

Os quatro investigadores responsáveis por esta inovação afirmam que o Google Brain «obtém resultados marginalmente inferiores» que o DENSER nos testes CIFAR 10 e CIFAR 100.

O Google Brain funciona suportado em 800 placas gráficas (GPU), que tirando partido da especialização e da capacidade de cálculo, o DENSER recorre a «quatro GPU das mais acessíveis, que são usadas, por exemplo, nos videojogos.»

O DENSER foi criado por Bernardete Ribeiro, Filipe Assunção, Nuno Lourenço e Penousal Machado. Os quatro investigadores referem que novos algoritmos como este podem ter aplicações em vários setores que precisem de ferramentas de reconhecimento de imagens.

Intel lança os SoC Xeon D-2100

Novo processador da Intel para servidores.




A nova família de processadores Xeon D-2100 da Intel foi desenvolvida para equipar servidores cloud, sistemas de rede e de armazenamento empresariais e suporta a tecnologia “QuickAssist” em soluções de VPN e encriptação.

A série SoC (system-on-ship) Xeon D-2100 suporta até 512GB de memória DDR4-266 ECC, até 32 pistas PCI Express 3.0, tem uma velocidade base de 3,0 GHz e utiliza a Intel Mesh.

A Intel garante que os novos processadores estarão mais protegidos contra as vulnerabilidades Meltdown e Spectre através de atualizações de segurança.

Já vários fabricantes dispõem de equipamentos baseados nos SoC Xeon D-2100 da Intel.

Melhores PodCasts

Melhores PodCasts Portugueses


Hoje deixo-vos com o link de um site que fez uma eleição dos 40 melhores podcasts Portugueses. 

Isto pode ser útil para quem quer começar a acompanhar esta tecnologia ou até mesmo par quem quer começar a sua própria plataforma e quer tirar umas ideias.

Os seleccionados nesta lista respeitam 3 critérios: são falados em português de Portugal; são actuais e estavam activos na altura e respeitam o padrão de qualidade do escritor que fez a compilação.

A lista é aleatória, não existindo qualquer significado nas posições ocupadas pelos podcasts:



Site consultado no dia 11/02/18 ás 16.00h

Sons fingidos

A magia de fazer som

Tudo o que provem de Hollywood trata-se por norma de ficção e o som não é exeção.

Quando assistimos um filme em que parece que nos envolvemos na própria ação estamos a ouvir o trabalho de artistas sonoros, que se dedicam a reproduzir sons num ambiente controlado de forma a que o espectador não consiga notar a diferença.

No video que vos deixo podemos dar um olhar mais cuidadoso ao trabalho dos artistas de "Foley" da Warner Bros, Alyson Moore, Chris Moriana e Mary Jo Lang e perceber como alguns dos sons são conseguidos.




Consultei o site: https://youtu.be/UO3N_PRIgX0 no dia 11/02/18 ás 15.30

Festival de curtas

 Festival mundial de curtas "Picture This" está de volta com um novo tema


Este ano o já famoso festival de cinema Picture This desafia os participantes a criar uma "historia sobre um futuro positivo e com esperança para as pessoas e o planeta" abordando os objectivos para um desenvolvimento sustentável.




Como prémios a organização do festival está a oferecer uma viagem para 2 a Los Angeles com a projeção do filme vencedor no estúdio da Sony Pictures.
Além disto outros participantes podem ganhar uma câmara Sony ou uma conta de WeTransfer Plus.






Para mais informações sobre este concurso consulte este site: https://www.sonypicturethis.com/




Inteligência artificial pode ser usada para criar código através de fotografias de websites

  Uma startup dinamarquesa, Ulzard, anunciou que desenvolveu um programa, chamado Pix2Code, que permite que o código para um website seja criado a partir de uma captura de ecrã.
  Por enquanto, a precisão deste software é de apenas 77%, mas deve-se tornar mais eficaz à medida que são colecionados mais dados.
  O objetivo final desta tecnologia de inteligência artificial é pôr um fim à necessidade de programar manualmente interfaces gráficas do utilizador (em inglês: Graphical User Interfaces), libertando assim o tempo dos programadores para a realização de tarefas mais complexas e menos repetitivas.
  Aqui está um vídeo, que não é da minha autoria, que mostra o funcionamento deste programa:


Fontes:

Os problemas na segurança do HTML5



    O HTML5 está em crescimento como todos sabemos. Cada vez mais empresas estão a trocar o Flash pelo HTML5, o que se deve ao facto da incorporação do JavaScript no código de HTML e por ser "cross-platform", isto é, o código tanto pode ser interpretado no PC, como no Mac e Android.
    No interessante artigo de 2015, escrito por Carlos Gonçalves e publicado no site Developers, percebemos que cerca de 30% das 500 maiores empresas, eleitas pela Incore, já usavam a última versão de HTML e que os gigantes tecnológicos como o Netflix e o Facebook, já tinham o adotado.  Contudo, o mais grave problema é o facto do código estar disponível para qualquer individuo o consultar de forma bastante fácil.
    Este fácil acesso pode trazer riscos, tanto para aqueles que o criaram (servidor), como para aqueles que o usam (utilizador), pois o código esta aberto para qualquer pessoal que queira aceder e por sua vez, alterar, modificar e até mesmo retirar informação pessoal dos utilizadores, pondo em risco a segurança de cada um de nós.
    Com o aumento da popularidade do HTML5, mais e mais riscos irão aparecer mas, para mim, este deverá ser dos mais perigosos e que deve ser lidado com mais urgência. "An HTML5- based app is no different from a web-based application and the same security measures should apply to both," disse Bogdan Botezatu neste artigo.
    Uma das maneiras que foi desenvolvida para que este risco fosse reduzido, e a meu ver de forma bastante interessante, foi a "ofuscação" do código que é importante com outro código em JavaScript para baralhar o verdadeiro e torná-lo mais seguro. Para além disso, ajuda a enforçar as licenças, a diminuir o risco de roubo e de fraude.
    Desta maneira, os extensos códigos, que valem muitas vezes milhões de euros, estarão mais protegidos. Mas, pensando agora no futuro, será que o código está assim tão seguro? Ele continua aberto... mas com "ratoeiras" para aqueles que tentarem tirar o "queijo". Provavelmente, mais cedo ou mais tarde haverá alguém que consiga derrobar essa proteção... Será que existe uma melhor maneira de o proteger?
 

    Fontes: