Pesquisar aqui

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Os problemas na segurança do HTML5



    O HTML5 está em crescimento como todos sabemos. Cada vez mais empresas estão a trocar o Flash pelo HTML5, o que se deve ao facto da incorporação do JavaScript no código de HTML e por ser "cross-platform", isto é, o código tanto pode ser interpretado no PC, como no Mac e Android.
    No interessante artigo de 2015, escrito por Carlos Gonçalves e publicado no site Developers, percebemos que cerca de 30% das 500 maiores empresas, eleitas pela Incore, já usavam a última versão de HTML e que os gigantes tecnológicos como o Netflix e o Facebook, já tinham o adotado.  Contudo, o mais grave problema é o facto do código estar disponível para qualquer individuo o consultar de forma bastante fácil.
    Este fácil acesso pode trazer riscos, tanto para aqueles que o criaram (servidor), como para aqueles que o usam (utilizador), pois o código esta aberto para qualquer pessoal que queira aceder e por sua vez, alterar, modificar e até mesmo retirar informação pessoal dos utilizadores, pondo em risco a segurança de cada um de nós.
    Com o aumento da popularidade do HTML5, mais e mais riscos irão aparecer mas, para mim, este deverá ser dos mais perigosos e que deve ser lidado com mais urgência. "An HTML5- based app is no different from a web-based application and the same security measures should apply to both," disse Bogdan Botezatu neste artigo.
    Uma das maneiras que foi desenvolvida para que este risco fosse reduzido, e a meu ver de forma bastante interessante, foi a "ofuscação" do código que é importante com outro código em JavaScript para baralhar o verdadeiro e torná-lo mais seguro. Para além disso, ajuda a enforçar as licenças, a diminuir o risco de roubo e de fraude.
    Desta maneira, os extensos códigos, que valem muitas vezes milhões de euros, estarão mais protegidos. Mas, pensando agora no futuro, será que o código está assim tão seguro? Ele continua aberto... mas com "ratoeiras" para aqueles que tentarem tirar o "queijo". Provavelmente, mais cedo ou mais tarde haverá alguém que consiga derrobar essa proteção... Será que existe uma melhor maneira de o proteger?
 

    Fontes:



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.