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sexta-feira, 16 de abril de 2021

Uma apresentação para aprenderes html e css.

Desta vez, para a Pt 06 foi nos proposto fazer uma apresentação no google slides, sobre html, css e como criar um site.

Esta apresentação vai ser mais tarde apresentada a alguns alunos do 9ºano.

apresentação

Caminho a seguir para chegar à F1



10 Passos:
) Foco numa base forte no karting;
2) Fazer competições de kart no para o circuito europeu;
3) Encontrar um bom mentor;
4) Tentar entrar na equipa certa;
5) Assegurar a carreira com patrocinadores;
6) Trabalhe em simuladores para aperfeiçoar as suas competências;
7) Fique longe das corridas de rua;
8) Continue a trabalhar na sua condição física;
9) Manter um forte sentido de disciplina
10) Estar preparado para sacrificar muita coisa;


[IDS] Kubernetes: Pods

Os pods são as unidades de computação mais pequenas que se podem criar e gerir em Kubernetes.

Uma Pod (como numa cápsula de baleias ou de ervilha) é um grupo de um ou mais contentores, com armazenamento partilhado e recursos de rede, e uma especificação de como gerir os contentores. O conteúdo de uma cápsula é sempre co-localizado e co-agendado, e gerido num contexto partilhado. Uma POD modela um "hospedeiro lógico" específico da aplicação: contém um ou mais contentores de aplicação que estão acoplados de forma relativamente estreita. Em contextos não nublados, as aplicações executadas na mesma máquina física ou virtual são análogas às aplicações nubladas executadas no mesmo hospedeiro lógico.

Para além dos contentores de aplicações, uma POD pode conter contentores de init que funcionam durante o arranque da POD. Também pode injectar recipientes efémeros para depuração se o seu cluster o oferecer.

fonte: https://kubernetes.io/docs/concepts/workloads/pods/

[IDS] Agile: Scrum

O Scrum é um framework de gerenciamento de projetos, da organização ao desenvolvimento ágil de produtos complexos e adaptativos com o mais alto valor possível, através de várias técnicas, utilizado desde o início de 1990 e que atualmente é utilizado em mais de 60% dos projetos ágeis em todo o mundo. 

Este framework não é um processo linear, em vez disso, é um conjunto de conceitos e técnicas dentro do qual você pode empregar vários outros processos ou técnicas. Analisando a eficácia relativa das práticas de gerenciamento e desenvolvimento, de modo que você possa melhorá-las. Este também não é um processo prescribente, ou seja, não descreve o que fazer em cada situação, pois em trabalhos complexos é impossível predizer tudo o que irá ocorrer. É um conjunto de valores, princípios e práticas que fornecem a base para que a sua organização adicione suas práticas particulares de engenharia e gestão e que sejam relevantes para a realidade da sua empresa. O resultado será uma versão de Scrum que é exclusivamente sua.

Scrum possui seu foco no gerenciamento e projeto da organização onde é difícil planear à frente. Mecanismos do Controle de Processo Empírico, onde ciclos de feedback constituem o núcleo da técnica de gerenciamento que são usadas em oposição ao tradicional gerenciamento de comando e controle. É uma forma de planear e gerenciar projetos trazendo a autoridade da tomada de decisão a níveis de propriedade de operação e certeza.

Apesar da palavra não ser um acrônimo, algumas empresas que implementam o processo a soletram com letras maiúsculas como SCRUM. Isto pode ser devido aos primeiros artigos de Ken Schwaber, que capitalizava SCRUM no título.

Apesar de ser criado para gerenciamento de projetos de software, também pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos/programas.

Atualmente, as técnicas de DevOps são utilizados por programadores no desenvolvimento de software em conjunto com técnicas de gestão e desenvolvimento ágil de software, como o Scrum.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum_(desenvolvimento_de_software)

[IDS] Google Colab: Python notebook

Colaboratory, ou "Colab", abreviadamente, é um produto da Google Research. Colab permite a qualquer pessoa escrever e executar código python arbitrário através do navegador, e é especialmente adequado à aprendizagem mecânica, análise de dados e educação. Mais tecnicamente, o Colab é um serviço de portáteis Jupyter alojado que não requer qualquer configuração para ser utilizado, ao mesmo tempo que fornece acesso gratuito a recursos informáticos, incluindo GPUs.

fonte: https://research.google.com/colaboratory/faq.html#:~:text=Colaboratory%2C%20or%20%E2%80%9CColab%E2%80%9D%20for,learning%2C%20data%20analysis%20and%20education.

Javascript - O que JavaScript faz na tua página web?

O que JavaScript faz na tua página web?

Aqui nós vamos realmente começar a ver algum código, e enquanto fazemos isso vamos explorar o que realmente acontece quando você roda algum código JavaScript na sua página.

Vamos recaptular brevemente a história do que acontece quando você carrega uma página web em um navegador (falamos sobre isso no nosso artigo Como o CSS funciona). Quando você carrega uma página web no seu navegador, você está executando seu código (o HTML, CSS e JavaScript) dentro de um ambiente de execução (a guia do navegador). Isso é como uma fábrica que pega a matéria prima (o código) e transforma em um produto (a página web).

Um uso muito comum do JavaScript é modificar dinamicamente HTML e CSS para atualizar uma interface do usuário, por meio da API do Document Object Model (conforme mencionado acima). Observe que o código em seus documentos web geralmente é carregado e executado na ordem em que aparece na página. Se o JavaScript carregar e tentar executar antes do carregamento do HTML e CSS afetado, poderão ocorrer erros. Você aprenderá maneiras de contornar isso mais adiante neste artigo, na seção Estratégias de carregamento de scripts .

PT06 - Passo 4











Link para a apresentação:

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Apresentação sobre CSS (Passo 4, PT06)

Aqui está a minha apresentação sobre CSS, que irei apresentar para um aluno de TIC do 9º 9ª.


PT06 passo 4 - apresentação

    Na disciplina de AIB, na PT06, foi-nos proposto preparar uma apresentação para apresentar à turma 9.9. da escolha secundária José Gomes Ferreira.
    A apresentação tem como objetivo mostrar como é que o HTML e CSS funcionam, o que são e mostrar exemplos de códigos HTML com CSS. 

PT 06

    Podem ver a minha apresentação sobre HTML e CSS aqui.

PT06 passo04, Mariana Azevedo

Nesta PT o trabalho consistia em aprender mais sobre CSS , preparar uma apresentação para alunos do 9ºano. Explicar-lhes o fundamental de CSS, mas claro que para explicar temos que dar as bases de HTML !






Apresentação da PT06

  No âmbito da realização da PT06 para a disciplina de AIB criei uma apresentação para mostrar como é que o HTML e o CSS funcionam e para que servem. Mostro também que existem três diferentes formas para incorporar o CSS dentro do HTML. 


  Na apresentação também mostro quais são as boas práticas que se devem seguir quando se começa a programar. Adicionei vários exemplos práticos para tornar a apresentação mais interativa. Por fim, falo um pouco sobre os combinadores em CSS.

Clubhouse pode chegar ao Android em maio

A aplicação Clubhouse é uma grande aplicação que está à espera do seu lançamento desde o início de 2021 mas, infelizmente, tem permanecido um exclusivo para o iOS até agora. Pois bem, parece que a situação está prestes a mudar.
Parece que a Clubhouse pode chegar ao sistema operativo da Google, Android, já no mês maio, conta o GadgetsNow. Ainda que não tenha confirmadoesta valiosa informação, o co-fundador e CEO Paul Davidson afirmou que o lançamento está, de facto, cada vez mais próximo.


A Clubhouse ficará, finalmente, disponível tanto em Android como em IOS, nesta altura em que algumas das gigantes tecnológicas, como a Apple, já se encontram a trabalhar em algumas alternativas - entre elas o Facebook, o Twitter, o Spotify, o LinkedIn e o Discord.

PT06 - Passo 4 - Entrada 1/Semana 12 - 18 Abr.

        PT06 - Passo 4

    No passo 4 da Proposta de Trabalho 6, era pedido que os alunos criassem uma apresentação em Google Slides para utilizar numa aula "101" com os alunos do 9º ano.
    Aqui está a minha apresentação: Apresentação

    
    Como esta é apenas uma introdução ao CSS a estes alunos, a apresentação fala um pouco do básico do CSS e de alguma da sua história.

Robôs insufláveis

Um novo tipo de robôs que devagarinho anda a ganhar palco, são os insufláveis, apesar do nome não ser muito apelativo, estes, tem muitas vantagens, eles são dificilmente danificados, conseguem entrar em qualquer orifício, o seu tamanho é facilmente adaptado ao trabalho e alguns deles são resistentes á perfuração. mas é claro que nem tudo é um mar de rosas, não são resistentes a fogo e a velocidade dos seus movimentos é reduzida, para além de só ser aplicado na área da exploração subterrânea, pelo menos por enquanto.

Material desportivo.

O uniforme mudou bastante ao longo dos anos em termos de aparência e também de tecnologia. As camisolas hoje são feitas de um material que facilita a transpiração e ajustam-se melhor ao formato do corpo. As camisolas térmicas mantêm a temperatura do corpo estável.
Até as bolas ficaram mais modernas, saindo daqueles modelos pesados de couro para a Telstar 18, do Mundial da Rússia. Ela foi construída com material reciclado, tem um sistema de absorção de água e só foi aprovada depois de muitos testes de textura e rolamentos na relva.

PT06-Passo 2

Neste passo da pt06 foi nos pedido para fazer uma apresentação para apresentarmos aos nossos colegas do 9ºano, com o objetivo de lhes ensinar o fundamental do CSS e do HTML.A apresentação será realizada em direto através de uma partilha de ecrã em discord.
Com isso em mente segue em baixo o url da minha apresentação:
 

PT06 passo2

Apresentação sobre o Html e Css para alunos de 9º ano.



https://docs.google.com/presentation/d/1ULhKdhIBgVExvk5vQbVhQdg_IYutkVPzGe7t5VBCfU0/edit?usp=sharing

AARTOS Móvel Aplicativo

Com o novo aplicativo AARTOS, você sempre tem uma visão geral do status atual e até mesmo controle de todo o sistema. 
A deteção de drones nunca foi tão confortável ...

PT06- Passo 2

 Neste passo da PT06 tivemos de criar uma apresentação a explicar o que era o CSS e dar 3 exemplos básicos onde aplicávamos CSS.

Este é o link para a minha apresentação:

 https://docs.google.com/presentation/d/1D5i18sbrcuwXhoN-zBppI4245Ht-WfvXSP8NsZkk1JI/edit?usp=sharing

PT06 - Passo 4

Aqui está a minha Apresentação relativa ao passo 4 da PT06- prática CSS:



PT06 do André Pita

Podem ver aqui o slides da PT6

Experiência como DJ em RV

Tribe XR é uma empresa de realidade virtual que permite aos DJs praticar, tocar e atuar em simulações de equipamentos reais.

A Tribe XR anunciou uma inovadora parceria mundial com a Pioneer DJ, uma marca da AlphaTheta Corporation, que oferece pela primeira vez, produtos de DJ para usuários de realidade virtual de todo o mundo.

Tanto para iniciantes que querem aprender os conceitos básicos quanto para DJs experientes que estão procurando uma nova maneira de atuar, os usuários da Tribe XR podem agora usar o multiplayer profissional carro-chefe da Pioneer DJ, o CDJ-3000, e a mesa de mixagem profissional DJM-900NXS2 para mixar e fazer scratch de sua própria música ou trilhas, tudo usando seus fones de ouvido de realidade virtual. E quando estiverem prontos para compartilhar seus talentos com o mundo, eles podem transmitir seus sets ao vivo por plataformas como Facebook Live, Twitch ou YouTube.

A Tribe XR está disponível na plataforma do Oculus Quest e em fones de ouvido VR para PC, incluindo os Oculus Rift Steam VR, a um preço de USD 29,99. A assinatura Tribe Plus, uma associação opcional, oferece conteúdo adicional, como 4 decks CDJ-3000, em vez dos 2 padrão, equipamentos com designs inovadores, workshops através de vídeos ao vivo com DJ mentores residentes e aulas 3D sob demanda, por uma taxa mensal de USD 4,99. A Tribe lançou recentemente um treinamento 3D introdutório que ensina aspirantes a DJ os conceitos básicos de mixar em aulas pré-gravadas, bem como aulas grupais ao vivo. Os DJs também podem criar salas privadas e curtir com seus amigos em festas virtuais em casa, escolhendo quem vai ser o DJ cada noite. 

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Nova geração do Xbox já está em desenvolvimento, diz Microsoft (PARTE 2/2)

Vale lembrar que Xbox Series X e Xbox Series S chegaram ao mercado no final de novembro de 2020, perto do lançamento do PS5, a nova geração da Sony. Ainda que sejam mais poderosos, a Microsoft também trabalha com o Xbox One S ainda disponível e ativamente recebendo jogos exclusivos para todos os públicos.

Foco no Game Pass

Na mesma apresentação a empresa reforçou a importância do Xbox Game Pass e disse que o plano é que o serviço receba pelo menos um grande game exclusivo a cada três meses, ao longo de todo o ano.

Atualmente o Game Pass conta com dezenas de jogos, entre eles vários exclusivos da Microsoft e também títulos da EA, por meio do EA Play, que é parte do Game Pass Ultimate. Tanto Xbox quanto PC e também dispositivos móveis podem acessar o Game Pass, por meio de assinatura e conexão coma Internet.

Nova geração do Xbox já está em desenvolvimento, diz Microsoft (PARTE 1/2)

Os novos Xbox já estão em desenvolvimento, de acordo com a Microsoft. A empresa revelou que os sucessores do Xbox Series X e Xbox Series S estão em produção interna, mas que não verão a luz do dia tão cedo. A novidade foi mencionada em uma apresentação para a imprensa nesta quinta, dia 10, antes da E3.

“Já estamos trabalhando duro em novo hardware e novas plataformas, algumas que não verão a luz do dia tão cedo. Mas, mesmo enquanto construímos o futuro, estamos focados em estender a experiência Xbox para mais dispositivos”, disse Liz Hamren, vice-presidente de Jogos e Plataformas na Microsoft.

Na verdade, é bem comum que novos consoles comecem a ser feitos logo após o lançamento do atual. Isso por conta da tecnologia avançada que cada aparelho carrega dentro de si, que é desenvolvida por anos até chegar em um estágio aceitável de qualidade.

Realidade virtual para crianças no Centro Cirúrgico do HCFMB

Para diminuir a tensão, amenizar o medo e a ansiedade dos pequenos pacientes que precisam de passar por procedimentos que exijam sedação, como exames e cirurgias, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) implantou mais uma ação inovadora de humanização: o Projeto Treina Dragão, que utiliza óculos de realidade virtual para tranquilizar as crianças que entram no Centro Cirúrgico. Ao entrar na sala, as crianças colocam os óculos para viver por alguns minutos mundo criado especialmente para elas: um dragão, ou Dragãozinho, conta uma história que percorre todos os passos do procedimento até a sedação. As crianças ficam imersas e interagem sensorialmente com o personagem, criado exclusivamente para elas.Cada prova colocada pelo Dragãozinho é uma etapa que a criança tem que vencer. A história a entretém e permite que ações relativamente simples, como a inserção do oxímetro ou o acesso à veia, por exemplo, sejam realizadas com mais facilidade pelos profissionais.






terça-feira, 13 de abril de 2021

John The Ripper instalação linux

NOTA: A INFORMAÇÃO A VERMELHO SÃO AS LINHAS DE COMANDO E OUTPUTS

A instalação em linux do John The Ripper é muito mais simples que em widnows. Em debian based distros, podem verificar se já possuem o John The Ripper, escrevendo no terminal: john
Que mostrará a seguinte informação:

John the Ripper password cracker, version 1.8.0
Copyright (c) 1996-2013 by Solar Designer
Homepage: http://www.openwall.com/john/

Usage: john [OPTIONS] [PASSWORD-FILES]
--single                   "single crack" mode
--wordlist=FILE --stdin    wordlist mode, read words from FILE or stdin
--rules                    enable word mangling rules for wordlist mode
--incremental[=MODE]       "incremental" mode [using section MODE]
--external=MODE            external mode or word filter
--stdout[=LENGTH]          just output candidate passwords [cut at LENGTH]
--restore[=NAME]           restore an interrupted session [called NAME]
--session=NAME             give a new session the NAME
--status[=NAME]            print status of a session [called NAME]
--make-charset=FILE        make a charset, FILE will be overwritten
--show                     show cracked passwords
--test[=TIME]              run tests and benchmarks for TIME seconds each
--users=[-]LOGIN|UID[,..]  [do not] load this (these) user(s) only
--groups=[-]GID[,..]       load users [not] of this (these) group(s) only
--shells=[-]SHELL[,..]     load users with[out] this (these) shell(s) only
--salts=[-]N               load salts with[out] at least N passwords only
--save-memory=LEVEL        enable memory saving, at LEVEL 1..3
--node=MIN[-MAX]/TOTAL     this node's number range out of TOTAL count
--fork=N                   fork N processes
--format=NAME              force hash type NAME: descrypt/bsdicrypt/md5crypt/
                           bcrypt/LM/AFS/tripcode/dummy/crypt



Caso não tenham instalado podem instalar escrevendo no terminal: sudo apt install john


Em Arch distros como o gerenciador de packages é o pacman, para verificar se têm instalado precisam de correr no terminal: packman -Qe | grep "john"

E para instalar precisam de correr: packman -S john 

Se instalar pela source, precisam de:
  1. Clonar o repositório no Github: git clone https://github.com/openwall/john -b bleeding-jumbo john
  2. Despois mudar para a diretoria /src: cd /src se clonaram noutra diretoria façam: mv /path/john /src 
  3. De seguida modifiquem o ficheiro configure para executável com: chmod +x configure e executem o ficheiro: ./configure




Instalação John the Ripper (windows)

Inicialmente o John the Ripper apenas funcionava com unix based kernel OS, mas atualmente esta ferramenta já tem muitas versões. A mais popular que existe para windows chama-se "Jumbo John".
É a versão que utilizarei em futuras entradas no Blogue para demonsrtar como esta ferramente funciona.
Para instalar o "Jumbo John" em windows apenas precisam de fazer o download aqui:
Depois apenas precisam de correr o programa através de um terminal. Onde mais tarde explicarei a sua utilização.

RTSA SOFTWARE

O novo RTSA-Suite Pro é um poderoso software de análise de espectro em tempo real que permite a integração de vários componentes de hardware e seu uso para avaliação. Assim, o sistema AARTOS pode ser projetado e controlado de forma modular. Uma configuração simples por meio de blocos no software permite configurações ideais para deteção de drones, especialmente na área em que o sistema AARTOS será usado.

Adware: Gator

Outro programa hoje em dia inativo, o Gator foi pioneiro no conceito de marketing comportamental, com muita controvérsia à mistura. Agrupado com software grátis muito popular, tal como o Kazaa e o Go!Zilla, o Gator removia anúncios de websites, substituindo-os com os seus próprios. Isto significava que se os visitantes de um website clicassem num anúncio, todas as receitas iam diretamente para o Gator, e não para o criador dos conteúdos.
Em 2003, a empresa por trás do Gator mudou o seu nome para Claria Corporation e continuou a lançar adware até 2006, dois anos antes de fechar definitivamente.











link(https://softwarelab.org/pt/adware/)

Javascript - Poder do javascript

Então o que ele pode realmente fazer?

O núcleo da linguagem JavaScript consiste em alguns benefícios comuns da programação que permite a você fazer coisas como:

Armazenar conteúdo útil em variáveis. No exemplo acima, a propósito, nós pedimos que um novo nome seja inserido e armazenamos o nome em uma variável chamada nome.
Operações com pedaços de texto (conhecidos como "strings" em programação). No exemplo acima, nós pegamos a string "Jogador 1: " e concatenamos (juntamos) com a variável nome para criar o texto completo "Jogador 1: Chris".
Executar o código em resposta a determinados eventos que ocorrem em uma página da Web. Nós usamos o click (en-US) no nosso exemplo acima para que quando clicassem no botão, rodasse o código que atualiza o texto.
E muito mais!
O que é ainda mais empolgante é a funcionalidade construída no topo do núcleo da linguagem JavaScript. As APIs (Application Programming Interfaces - Interface de Programação de Aplicativos) proveem a você superpoderes extras para usar no seu código JavaScript.

APIs são conjuntos prontos de blocos de construção de código que permitem que um desenvolvedor implemente programas que seriam difíceis ou impossíveis de implementar. Eles fazem o mesmo para a programação que os kits de móveis prontos para a construção de casas - é muito mais fácil pegar os painéis prontos e parafusá-los para formar uma estante de livros do que para elaborar o design, sair e encontrar a madeira, cortar todos os painéis no tamanho e formato certos, encontrar os parafusos de tamanho correto e depois montá-los para formar uma estante de livros.

Elas geralmente se dividem em duas categorias.

APIs de terceiros e APIs do navegador

APIs de navegadores já vem implementadas no navegador, e são capazes de expor dados do ambiente do computador, ou fazer coisas complexas e úteis. Por exemplo:

A  API DOM (Document Object Model) permite a você manipular HTML e CSS, criando, removendo e mudando HTML, aplicando dinamicamente novos estilos para a sua página, etc. Toda vez que você vê uma janela pop-up aparecer em uma página, ou vê algum novo conteúdo sendo exibido (como nós vimos acima na nossa simples demonstração), isso é o DOM em ação.
A API de Geolocalização recupera informações geográficas. É assim que o Google Maps consegue encontrar sua localização e colocar em um mapa.
As APIs Canvas e WebGL permite a você criar gráficos 2D e 3D animados. Há pessoas fazendo algumas coisas fantásticas usando essas tecnologias web — veja Chrome Experiments e webglsamples.
APIs de áudio e vídeo como HTMLMediaElement (en-US) e WebRTC permitem a você fazer coisas realmente interessantes com multimídia, tanto tocar música e vídeo em uma página da web, como capturar vídeos com a sua câmera e exibir no computador de outra pessoa (veja Snapshot demo para ter uma ideia).

segunda-feira, 12 de abril de 2021

PT06

Aqui está o Google Slides pedido para o passo 4:

Huawei tem novo Cybersecurity officer em Portugal

A Huawei Portugal contratou Nuno Teodoro para assumir a função de Cybersecurity officer (CSO). O responsável terá a seu cargo a gestão do plano de cibersegurança da empresa em Portugal, bem como as políticas e programas destinados à mitigação, compliance e redução de riscos de segurança operacional de infraestruturas de Tecnologias de Informação e Comunicações.

China Threatens Retaliation Against Ericsson if Sweden Doesn’t Drop Huawei 5G Ban

Beijing is giving Sweden one last chance to reverse its ban on telecommunications-equipment giant Huawei Technologies Co., a Chinese state media outlet said, before it could retaliate against rival Ericsson ERIC 0.69% AB.

Ericsson’s participation in the next round of China’s massive 5G build-out is linked to whether Stockholm changes its stance on Huawei, according to the Global Times, a Chinese Communist Party publication.

Swedish regulators banned wireless carriers from using the Chinese company’s 5G equipment in October, citing national-security concerns. Huawei is challenging the decision in Swedish courts, with a ruling expected in the coming weeks.

A spokesman for Stockholm-based Ericsson declined to comment. A spokesman for Sweden’s foreign-trade ministry didn’t respond to requests for comment. Ericsson shares were down nearly 4% Tuesday, trading slightly lower than its peers amid a broadly lower tech market.

LineOut Rugby

    Nesta imagem podemos ver um alinhamento ou um line out, é o equiparável a um lançamento lateral no futebol. Quando a bola sai pela linha lateral pela mão ou pé da outra equipa, ou quando um jogador na posse toca fora da linha, a outra equipa tem um alinhamento.

domingo, 11 de abril de 2021

Google Slides

https://docs.google.com/presentation/d/1hEtX9OEMW6mzmiZTt4HN_dHsescqLYnL-UzmOSagn-s/edit#slide=id.p

Hackaday

Hackaday é uma plataforma que possui um blog online onde é possivel encontrar, como o nome indica, hacks novos todos os dias.Os hacks que se encontram neste blog não seguem nenhum tema especifico e por isso é possível aprender todos o tipo de coisas lá, desde dicas sobre jardinagem até como converter determinados componentes eletônicos em algo de facto útil. Para além do mais, qualquer pessoa pode, apóes preencher um formulario próprio, fazer postagens neste blog sobre os hacks ou novidades que tem a partilhar.
Por outro lado está plataforma também possui um evento anual chamado Hakcaday Prize, que é em uma, um cocurso a escala mundial de design de hardoware focado em inovações impactantes na atualidade.
Este ano, estão  a fazer parceria com organizações sem fins lucrativos líderes para resolver alguns dos problemas mais difíceis do mundo em conservação, socorro em desastres, recursos renováveis ​​e dispositivos de assistência. O Prêmio Hackaday conecta-te a engenheiros, mentores especialistas e outros recursos poderosos para desenvolver soluções dinâmicas para aqueles que mais precisam.


sites consultados (11/04/2021):

https://prize.supplyframe.com/

CodeAcademy

O CodeAcademy é, assim como o Solo Learn, uma plataforma onlnine onde podem ser encontrados cários curos de programação para qualquer pessoa, incluindo iniciantes.

3 Razões para aprender pelo CodeAcademy

É grátis 

Uma das maiores vantagens que eles têm sobre muitas outras empresas que ensinam programação online é que é grátis. Não precisas de te  inscrever para uma assinatura mensal ou pagar pelas aulas. Para alguém com um orçamento apertado, esse pode ser o fator decisivo. E quando um curso é gratuito, ele automaticamente tem um ROI maior (já que o investimento é apenas tempo, não tempo + dinheiro). Então, obviamente, se estás apenas a  começar a aprender a programar e não tens a certeza se é para ti ou não, experimentar algumas aulas totalmente gratuitas é um lugar atraente para começar.

Cuida de toda a confirguração por ti

O proccesso de configuração e intalação de algumas línguagens como Python e Ruby pode ser bastante tediosos e por consequente, podem fazer com que várias pessoas desistam de aprender programação sem mesmo começar. O que Codecademy tem feito de forma brilhante é permitir que aprendas a sintaxe de uma linguagem de programação por meio de uma experiência interativa no teu navegador da web. Sem tempo de configuração, seja qual for. Sim, isso é aprender a codificar com rodinhas, mas quanso és um novato completo, as rodinhas são 100% apropriadas.

Grande diversidade

Uma de suas melhores características é apenas a amplitude das suas ofertas. Até o momento, eles têm tutoriais sobre HTML, CSS, Sass, JavaScript, Rails, AngularJS, ReactJS, Ruby, Linha de Comando, Git, SQL e Java. Mais do que o suficiente para manter-te  ocupado por um tempo, e oportunidades mais do que suficientes para  determinares  se gostas de programação e se queres tentar de verdade.

sites consultados(11/04/2021):

https://skillcrush.com/blog/codecademy-learn-to-code/

Aplicações da Realidade Virtual na vida do ser humano

Apesar de parecer uma tecnologia fundamentalmente concebida para a diversão ou entretenimento do público alvo, a realidade virtual tem uma grande variedade de aplicações desde ensino, a fazer um simples bolo ou até a salvar vidas. Vejamos algumas dessas aplicações:

  • Entretenimento: É talvez a área pioneira da Realidade Virtual e dos seus objetivos. Ir mais além do campo bidimensional de jogos de computador ou de filmes de animação. Atualmente este uso da VR já é mais comum e já está acessível ao público. É comum até hoje em dia encontrar alguma atração que envolva VR num evento;

  • Turismo: No caso de haver alguma restrição física ou monetária que impeça a pessoa de viajar até certos lugares ou de aceder a certas áreas por ser demasiado perigoso para o ser humano como a uma zona vulcânica, a VR torna essa experiência não só mais simples como mais segura e mais prática;

  • Ensino: Devido a permitir-nos aceder a áreas que jamais conseguiríamos aceder pessoalmente, tal como no turismo, os alunos aprendem mais facilmente por estarem expostos a uma maior variedade de alternativas de aprendizagem;

  • Medicina: No ramo da medicina e enfermagem a Realidade Virtual também desempenha um papel muito vantajoso no sentido em que possibilita a previsão de certas cirurgias sem nenhum risco envolvido e também na educação dos médicos de amanhã. Também a VR tem objetivos terapêuticos na medida em que apazigua a dor do paciente durante uma operação.

Novos processadores da 11ª geração da Intel: i5-11600K

Já na gama dos i5, encontramos no seu topo o 11600K.


Com 3,9 GHz de frequência base, tem um turbo máximo de 4,9 GHz. Com um TDP de 125W, o custo energético a longo prazo é de considerar neste processador de gama média. O 11600K custa cerca de 270 euros em Portugal.

Novos processadores da 11ª geração da Intel: i7-11700

Passemos então à versão que segue em baixo na gama i7: o 11700. Mais uma vez, dado que não possui o K no nome, não é possível fazer overclock.


Com uma frequência base de 2,5 GHz, um turbo de até 4,9 GHz, possui um TDP de apenas 65W, que fica bastante mais em conta em termos de eficiência quando comparado com a variante K deste processador. O seu preço ronda os 350 euros em Portugal.

Novos comandos PS5 VR chegam ao mercado

A Realidade Virtual chega à Playstation 5 e com ela foram desenvolvidos os novos comandos de jogo DualSense Wireless Controller, com o propósito de uma sensação de imersão nos novos jogos que em breve chegarão aos mercados. Apesar da tecnologia VR já estar presente na Playstation 4, estes novos comandos em forma de esfera elevam a perceção do jogo a um nível tátil, de modo a que o jogador experiencie "outra maneira de tocar".




Cada um dos comandos (direito e esquerdo) tem incorporado: 
  • Adaptadores Sensoriais nos botões que transmitem a sensação dos vários objetos que estão em contacto com o personagem transmitindo as sensações de rigidez, leveza, suavidade … isto é elevar o jogo ao próximo nível;
  • Feedback Tátil. Cada comando terá a capacidade de reconhecimento da área de jogo que depois é transmitida ao jogador deixando essas sensações muito mais impactantes. Por exemplo se estiver a atravessar um bosque ou um deserto o jogador sentirá a diferença para além do áudio e da projeção virtual;
  • Alta deteção de toque. Este comando não necessita que o jogador pressione qualquer botão. Por ser sensível ao toque o jogador pode fazer gestos normais com os dedos sem se preocupar em pressionar certos atalhos do comando.




Factos acerca da futura revolução elétrica - Entrada 2/Semana 5 - 11 Abr. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Factos acerca da futura revolução elétrica

    Não é novidade para ninguém que no futuro estaremos rodeados de veículos elétricos, porém nos dias que correm, embora se fala constantemente do tópico, nem tudo é um mar de rosas, nem tudo está preparado para esta mudança dramática. A revista "mobiauto" traz alguns factos acerca deste tópico:
    
    1 - As infraestruturas das fábricas não estão preparadas para uma mudança num espaço de tempo tão curto, uma vez que a Europa (e certos estados americanos) pretendem já no ano de 2030 produzir apenas veículos elétricos. A verdade é que até hoje, as fábricas sempre estiveram preparadas para construir veículos com motores de combustão interna, então mudar de paradigma tão rapidamente não vai ser tão fácil assim.

   2 - A produção de veículos elétricos requer um número menor de trabalhadores e mão de obra, implicando que com a chegada da revolução elétrica, várias pessoas poderão ficar sem os seus postos de trabalho. Algo a ter em consideração quando se vive, por todo o mundo, uma crise devido à pandemia.

    3 - Outro contra dos veículos elétricos é que as suas baterias, talvez o componente principal do veículo, são bastante caras tanto monetariamente como para o meio ambiente (uma vez que têm na sua composição uma basta quantidade de lítio, um material difícil de extrair). O conjunto de baterias de um automóvel elétrico corresponde a cerca de 40% do valor total do veículo.


Fontes:
https://www.mobiauto.com.br/revista/o-que-ninguem-conta-sobre-os-carros-eletricos/727 (consultado a 13/04/2021)
    

Parceria Volvo - Nvidia - Entrada 1/Semana 5 - 11 Abr. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Parceria Volvo - Nvidia

    Tudo indica para que a Volvo comece a desenvolver carros autónomos em união com a famosa marca de componentes informáticos, a Nvidia. A fabricante sueca de automóveis utilizará a plataforma Drive Orin da Nvidia, um sistema com um grande potencial de computação, como fundação dos seus veículos. A Drive Orin é capaz de uns astronómico número de 254 trilhões de operações por segundo.


    A arquitetura SPA2 será utilizada neste ambicioso projeto e a Volvo afirma que será possível recorrer ao sistema de direção Highway Pilot que se ativará automaticamente quando for seguro.

Fontes:
https://garagem360.com.br/volvo-anuncia-parceria-com-a-nvidia-para-desenvolver-carros-autonomos/ (consultado a 11/04/2021)

Realidade virtual imersiva vs não imersiva

    Na maioria das vezes que você ouvir falar em realidade virtual e realidade virtual imersiva, estará a falar dos mesmos conceitos.
    Realidade virtual é o nome da tecnologia de interface entre o utilizador humano e o ambiente virtual que busca recriar ao máximo possível a sensação que se tem no mundo real. 
    A Realidade virtual imersiva, o usuário usa óculos, capacetes e outros dispositivos (ou então mesmo uma sala com projeções em paredes) que isolam-no dos elementos externos ao ambiente virtual.
    A Realidade virtual não imersiva, o usuário visualiza imagens tridimensionais num monitor. Ele não se isola do mundo físico, mas apenas enxerga elementos na tela que parecem mais reais na comparação com imagens em 2D.

Realidade virtual imersiva

    A realidade virtual imersiva é um tecnologia a partir da qual é criado um ambiente virtual no qual os sentidos humanos são simulados, de modo que a interação entre o usuário e esse ambiente se aproxima de uma atividade no mundo "real".
    É por isso que se fala em realidade "imersiva", pois parece que estamos imerso no ambiente virtual.

A nova naked elétrica Voge ER-10

    Com um forte potencial de crescimento nos próximos anos, o segmento das motos elétricas, sejam elas do tipo scooter ou moto de maior dimensão, acaba de ganhar uma proposta bastante interessante. A nova Voge ER-10 é a mais recente moto elétrica disponível em Portugal, disponível por um P.V.P de 6.545€.

    O grande destaque, claro, é o seu motor elétrico. Localizado entre o eixo do braço oscilante e o amortecedor traseiro encontramos o motor. Tem uma potência de pico que atinge os 8,9 kW (12,1 cv), sendo que a sua potência nominal é de 6 kW (8,2 cv). O mais impressionante será o seu binário: 41 Nm à roda ou 190 Nm ao motor!



    A ER-10 conta com dois modos de condução: um económico que reduz a velocidade máxima a 50 km/h, velocidade máxima legal em trajetos urbanos, e outro desportivo com o qual se alcança uma velocidade máxima de quase 100 km/h.


Os dois novos radares da Africa Twin

    A marca japonesa prepara-se para instalar na sua próxima Africa Twin a tecnologia de radares que permitirá utilizar mais ajudas eletrónicas à condução.

    A utilização de radar dianteiro permite à marca desenvolver um sistema de “cruise control” adaptativo. Este sistema é uma evolução em relação aos convencionais sistemas de controlo de velocidade de cruzeiro que atualmente muitas motos apresentam na sua lista de equipamento.
    Com o “cruise control” adaptativo o condutor deixa de se preocupar com o aproximar de veículos que circulam à sua frente, pois o radar deteta e envia informação a uma centralina que depois atua sobre os travões e acelerador da moto, adaptando a velocidade da moto de forma automática para evitar o embate.




    Quanto ao radar traseiro, o mesmo será necessário para detetar a aproximação e posição de veículos na traseira da moto, principalmente no chamado ângulo morto, avisando o condutor da Africa Twin da presença de veículos nessa zona através de sinais luminosos nos espelhos retrovisores. Muito semelhante ao que já podemos encontrar na Ducati Multistrada V4 S.




Tecnologia de Mercado de Software de Animação 3D Avanços e Tendências 2021 a 2026

O relatório Global de Software de Animação 3D de Pesquisa de Mercado de representa um estudo alargado da indústria global de Software de Animação 3D, fornecendo uma avaliação das tendências futuras presentes, forças competitivas, expectativas dos clientes, avanços tecnológicos e capital efectivo no mercado. A equipa competente de analistas da Research Insights fornece relatórios personalizados para satisfazer os requisitos específicos do negócio dos nossos clientes. Um dos relatórios que produzimos é o 3D Animation Software Market, informação e análise aprofundada através de estudos de mercado completos, estudos de caso e parcerias de pesquisa, tendências de marketing directo e necessidades dos consumidores.

O relatório é uma fonte de informação útil para as partes interessadas, investidores, operadores estabelecidos e actuais do mercado que se esforçam por aumentar a sua presença no actual panorama do mercado de Software de Animação 3D. A recolha e síntese de informação sobre todas estas categorias pode levar tempo, esforço e perícia importantes, mas o nosso relatório de pesquisa sobre o Mercado de Software de Animação 3D pode dar-lhe um avanço significativo. O relatório de pesquisa contém uma análise completa dos cenários do Mercado pré e pós-pandémico e também cobre todos os desenvolvimentos e mudanças recentes registados durante o surto da COVID-19.




Plugin de aglumerar entidades

  O "lag" criado dentro dos servidores estraga completamente a experiência de quem está conectado. Há diversos fatores que favorecem a existência de "lag". Um dos principais é a existência de demasiadas entidades dentro de um único servidor e para evitar este problema é preciso juntá-las a todas dentro do corpo de apenas uma. Isto é possível usando o ModStacker.


  Este plugin, apesar de não ser assim tão fácil de usar, uma vez que não pode ser configurado dentro do próprio minecraft, tem funções bastante poderosas. Por exemplo, é possível limitar a quantidade de entidades que se juntam para evitar uma aglumeração demasiado grande.


Plugin de caixas misteriosas

  O fator "sorte" pode gerar diversos conflitos onde quer que seja usado. No entanto, é sempre muito interessante usá-lo para dar algum suspance e não ser tudo planeado. Em servidores de minecraft, muita gente gosta dar aos seus jogadores caixas misteriosas para que eles possam testar a sorte que têm. Estas caixas funcionam com base no CratesPlus.

  Este plugin mesmo que não seja muito fácil de usar, também traz muitas funcionalidades interessantes. Por exemplo, permite visualizar o que se pode receber ao abrir uma caixa misteriosa e as respetivas chances. Também permite a criação de várias caixas diferentes.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 11/04/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 11/04/2021)

Imagens:

VS Code: Nova extensão linguística C++ com conclusão de código para Raspberry Pi 4 - continuação

O VS Code é um editor de códigos de plataforma cruzada que sempre apoiou o Windows 10, Linux e macOS. Em julho, a Microsoft disse à ZDNet que pretendia suportar hardware de silício da Apple devido à grande base de utilizadores do VS Code no macOS, mas não tinha uma linha temporal para quando a extensão e o editor do VS Code poderiam suportar totalmente os Macs que utilizam o novo processador M1 baseado no Arm da Apple.

Em novembro, a equipa vs code da Microsoft garantiu aos seus utilizadores Mac que o suporte de silício da Apple chegaria no final de novembro. A edição de silicone apple do Código VS está disponível, mas atualmente apenas de forma experimental para utilizadores no canal de pré-visualização vs Code Insiders. Para os utilizadores mac a equipa tem estado a trabalhar em levar o Código VS para dispositivos alimentados por @Apple Silicon, e estão a direcionar um lançamento para o canal Insiders.

A extensão C++ para O Código VS traz suporte para a conclusão de código IntelliSense alimentada por IA da Microsoft. A atualização é direcionada principalmente para o Surface Pro X, que agora pode usar as funcionalidades de ajuda rápida e de assinatura da IntelliSense, bem como a navegação por código.

A versão 1.0 de setembro de 2020 da extensão C++ permitiu a construção e depuração nas máquinas Linux Arm e Arm64 através de SSH remoto, permitindo aos utilizadores escolherem o seu próprio compilador e depurador. A equipa vs Code está na conferência anual de desenvolvedores do GitHub da Microsoft. Está tudo a ser mantido online por causa da pandemia, para que todos possam aceder a ela.

A próxima conversa da equipa vs code da Microsoft é às 20:15 CET e todos estamos atentos a como a Microsoft está a desenvolver o VS Code em Open Source no GitHub. Tal como o superconjunto TypeScript da Microsoft de JavaScript, VS Code, construído com o TypeScript, está a ser desenvolvido em Open Source.

VS Code: Nova extensão linguística C++ com conclusão de código para Raspberry Pi 4

O Visual Studio Code foi anunciado, com uma versão de previsão lançada, em 29 de abril de 2015 pela Microsoft na conferência Build de 2015, e em 18 de novembro de 2015, o Visual Studio Code foi lançado sob a licença MIT e o seu código-fonte foi postado no GitHub. Em 14 de abril de 2016, o Visual Studio Code concluiu o estágio de previsão pública e foi lançado para a web.

Agora a Microsoft lançou uma nova versão da extensão C++ para o seu popular editor de código visual Studio Code (VS Code), com suporte para plataformas baseadas em Arm, incluindo o Surface Pro X e o Raspberry Pi.

A nova versão é uma extensão oficial do VS Code C++ para sistemas Windows 10 e Linux, bem como para o macOS, mas não para os novos Macs de Silício M1 da Apple. Os dispositivos suportados para a extensão C/C++ – uma das extensões mais populares no Visual Studio Marketplace – passam a contar com o Raspberry Pi 4, o Chrome OS, Chrome, o Windows 10 no Arm Surface Pro X e outros dispositivos baseados em Arm.