Pesquisar aqui

sábado, 7 de março de 2020

Arduino - LEDs

A LED funciona como uma simples e pequena lâmpada que acende,ou apaga, após um evento. Este pode ser ao carregar num botão ou pode ser uma reação a alguma ação. Esta luz funciona de uma forma pratica sendo necessário muito pouca energia para a colocar a funcionar, como também é pequena e o kit, que estamos a usar na realização deste trabalho, traz múltiplas com variedades de cores. Um dos primeiros exercícios que se pode fazer com o arduino é acender uma luz LED. Este é um dos exercícios mais simples e funciona como uma introdução ao kit. Até à próxima!


Arduino - Breadboard


Breadboard







  A Breadboard é bastante conhecida a nível da eletrónica e a sua melhor tradução para português é "placa de ensaio". O nome breadboard vem de antigamente em que se utilizavam placas de madeira polida para fazer este tipo de coisas e também era a tábua que usavam para cortar o pão. Este componente que vem com kits de Arduino é bastante útil porque permite-nos ter mais espaço para efetuar ligações. 
  Conforme o esquema da imagem ao lado, podemos verificar como funciona a Breadboard.

  Por exemplo: se ligarmos um cabo que tem corrente positiva a um quadrado de um lado cor de rosa (+),  toda a linha que está a vermelho fica com corrente positiva. Se depois ligarmos um cabo de ligação a qualquer quadrado com corrente positiva (linha vermelha) a um quadrado da linha azul escura, por exemplo ao 1a, o segmento de reta de 1a a 1e fica com corrente positiva.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Interrupeção da Robótica - Curadoria temporaria: Arduino

Durante as próximas semanas interromperei as minhas noticias semanais sobre a robótica para falar do arduino e o seu sistema. Estas noticias temporárias decorreram durante o período de realização do PT06. De iniciação comece-rei por introduzir o próprio arduino UNO board, o que estarei a usar na realização do trabalho. Este é uma placa minicontrolador usado para se conectar a diferentes peças de hardware que medem e fazem diferences funções no ambiente. Esta maquina tem como objetivo entregar a um preço barato a possibilidade que criar infinitas criações usando o hardware do kit. Durante as próximas noticias falarei mais sobre as diferentes peças. Até à próxima!

Componentes Arduino: Botão de bola

Neste post sobre os componentes que podemos usar com Arduino, irei falar de um componente um muito discreto, mas muito interessante. Este é tal como o nome indica, um botão, e como todos os outros botões, serve para ligar e desligar algo. No caso deste botão o que tem de mais interessante sobre ele é o seu funcionamento.
Este possui o aspeto de um capacitor e dois pinos, um ânodo e cátodo, positivo e negativo, respetivamente. Sempre que "torcemos" o botão com força e ângulo suficiente, as bolas no seu interior, que servem para conectar um pino com o outro, fechando o circuito, deslocam-se para o topo do mesmo, de modo que a conexão é interrompida e o circuito é aberto, impedindo a passagem de corrente elétrica. Sinceramente,não encontro muitos usos para este componente, aparte de que pode ser um bom botão mecânico para desligar circuitos quando algo corre mal (acidente que envolva colisão, de modo a prevenir incêndios). Mas é neste momento que vos deixo usar a vossa imaginação de forma livre, de modo a descobrirem como podem implementar este interessantíssimo componente nos vossos projetos.



Imagem:

Arduino - Doação! (Donate!)


Arduino fez muito pela tecnologia ao se espalhar por todo o mundo, sendo usado para vários projetos de diferentes níveis.
Para ajudar o desenvolvimento das IDES (Desktop e Web Editor), porque não doar?

Acessa esta página do site oficial ou esta.

Juntemos-nos aos doadores que fizeram quase 40 milhões de doações totais. Se fizermos suficientes, talvez sejamos nós a doação 40.000.000!


Existem várias opções de doação: 3$, 5$, 10$, 25$, 50$ e outra quantia à escolha.

Para saber mais acerca de como a contribuição vai ajudar: Contribution FAQ

Doar nem sempre foi uma opção. Olhem esta publicação no fórum acerca da possibilidade de vir a acontecer: https://forum.arduino.cc/index.php?topic=295019.0

Referências

Arduino - Resistências


HOJE VOU FALAR SOBRE UM COMPONENTE IMPORTANTÍSSIMO EM CIRCUITOS ELÉTRICOS, COMO ARDUINO, RESISTÊNCIAS!


Resistências, são o componente mais básico e comum de todos os componentes electrónicos utilizados. Há alguns tipos diferentes disponíveis, desde o tamanho reduzido até grandes resistências de potência.
A principal função de uma resistência dentro de um circuito eléctrico ou electrónico é de "resistir" (daí o nome do resistor em inglês), regular ou para definir o fluxo de electrões (correntes) que o atravessam.

Todas as resistências têm bandas coloridas que definem a sua impotência, medida em Ohms, podem ser calculadas através de esquemas como o de baixo que encolvem o código de cores:


Mas hoje em dia já existem aplicações ou sites como o seguinte, em que basta colocar o número de bandas e a cor correspondente a cada uma, e calcula automaticamente a impotencia com devio: medidor de impotência de resistência

Referências:

quinta-feira, 5 de março de 2020

Interrupção iOS - mudança temporária para Arduino


Interrupção do iOS - Mudança para Arduino  


  A notícia de hoje serve para informar que durante um período de tempo(não muito longo) os posts vão ser sobre o Arduino por causa do trabalho que estamos a fazer atualmente que é o PT06 - Arduino. Quando este trabalho estiver concluído, os meus posts vão  voltar a ser sobre as atualizações do sistema operativo da Apple.

quarta-feira, 4 de março de 2020

Componentes Arduino: Módulo RFID

O nome deste componente dedicado para utilização juntamente com o Arduino talvez não lhe faça lembrar nada, mas certamente já viu algum dispositivo desta família. Sendo o mais simples possível, o módulo RFID é o leitor de cartões que normalmente encontramos no metro, comboio, autocarro, etc...
Espero que tenha sido inundado com ideias de como utilizar este módulo, porque ele é muito versátil e útil. Qualquer projeto que necessite de identificação de identidade pode fazer fruto desta tecnologia. Destrancar portas, cofres, ativar relays que ativam outros componentes, você decide. 
Estes módulos vêm sempre com dois cartões, um pequeno e azul que funciona como o Master, que é utilizado para adicionar ou retirar cartões e outro, que serve para uso geral. É importante denotar que o Master pode ser alterado e não necessita necessariamente de ser o azul. Para além disso, qualquer cartão que utilize esta tecnologia (como o passe) pode ser usado.
Acho que é de interesse eu fazer uma breve explicação de como funciona esta tecnologia. Basicamente, o cartão guarda informação dentro dele, sem possuir qualquer alimentação interna. Em vez disso, contém uma bobina que é carregada através de carregamento wi-fi. O sensor também possui uma bobina que esta sempre a ser percorrida por uma corrente alternada, que por sua vez gera um campo magnético variável que vai induzir na bobina corrente elétrica na bobina do cartão.


imagem:

Arduino - "Getting Started"


No site oficial do Arduino, arduino.cc, é nos dado um guia para começarmos a trabalhar com Arduino.
Este encontra-se na página Arduino - Getting Started, que podemos acessar a partir de RESOURCES > GETTING STARTED.


1. Primeiramente, informam-nos que precisamos de software para trabalhar com Arduino. Já fiz uma publicação sobre o download e a instalação da IDE de Desktop do Arduino, mas também podemos trabalhar com a IDE online, o Web Editor, e é exatamente isso que nos recomendam.

2. Também nos dizem onde podemos aprender sobre Arduino, sobre o subtítulo "Learn Arduino":

Para o guia completo, acessar Foundations.


3. Mais abaixo encontramos "Arduino Education", que tem como objetivo criar um ambiente para a aprendizagem em escolas, para alunos das diferentes idades.

Referências

Arduino - Breadboard


HOJE IREI FALAR SOBRE UM COMPONENTE MUITO IMPORTANTE NO TRABALHO EM ARDUINO, A BREADBOARD, TAMBÉM CHAMADA DE PLACA DE ENSAIO!
Uma Breadboard, também conhecida como Placa de Ensaio é uma placa com furos e conexões condutoras para montagem de circuitos eléctricos experimentais. A grande vantagem da Breadboard na montagem de circuitos eléctricos é a facilidade de inserção dos componentes uma vez que não necessita soldar os contactos. 

A placa que se encontra acima contem 830 furos, mas podem variar de tamanho, variando assim também o número de furos.

O site oficial de Arduino contem vária informação sobre a utilização deste componente!


Referências:

segunda-feira, 2 de março de 2020

Componentes Arduino: LEDs

LEDs nada mais são do que díodos emissores de luz. Mas o que são díodos? Díodos são componentes eletrónicos que apenas deixam a corrente passar em um sentido, sendo por isso que os LEDs possuem polaridade. Isto leva-me a uma dúvida que muita gente possui quando usa um Arduino. Como saber a sua polaridade. Muito fácil, o lado positivo é a perna mais comprida. Faça a seguinte associação, a perna que tem maior comprimento corresponde ao +.
Este é um dos componentes mais famoso e mais usado com o Arduino, podendo ser não só usado como fonte de luz, mas maioritariamente como indicador de algo (esta até é a função para a qual os LEDs eram utilizados no início da sua existência, costumavam servir como indicador em dispositivos eletrónicos). As suas grandes vantagens são a versatilidade, baixo custo (tanto monetário como de energia) e a sua facilidade de uso (tanto nas conexões, wiring, como na sua programação).
Para além dos típicos LEDs que brilham só numa cor (verde, azul, vermelho, amarelo, ...) existem também módulos para o Arduino de LEDs RGB que emitem luz com a possibilidade de milhares de cores.

LEDs


 Módulo LED RGB



imagens:
  • foram fotografadas por mim

fonte:

Arduino - Download e Instalação


Para começarmos a trabalhar com o Arduino, é necessário instalar o software, a IDE do Arduino, onde vamos programar.

Download
Primeiramente, terás de navegar até ao site do arduino: arduino.cc
De seguida, na barra em cima, clicar em SOFTWARE > DOWNLOADS e serás redirecionado à página dos Downloads (Arduino - Software)


Agora deves clicar na primeira opção à direita, "Windows Installer, for Windows XP and up" e serás redirecionado a uma nova página, onde serás dado a opção de doar para a causa, ou ignorar e seguir diretamente para o download.


Agora deves clicar no "JUST DOWNLOAD" e será feito o download do instalador.

Instalação

Para instalar, vamos fazer clique duplo (double click) com o botão esquerdo do mouse em cima do executável do instalador, de modo a abrí-lo.
Vamos aceitar todas as opções e clicar em continuar.


Vão aparecer pequenas janelas de permissão repetidamente (para a instalação de um drive/controlador USB) e vamos aceitá-las.


No final, clicamos em "Close", e já temos a IDE instalada.

Referências


Arduino - Placa Uno R3



NA PUBLICAÇÃO DE HOJE IREI FALAR SOBRE UMA PLACA ARDUINO ÓTIMA PARA INICIANTES!
A placa Arduino UNO é a melhor placa de começar com a electrónica e a programação. É a mais robusta com a qual pode começar a trabalhar sendo a mais utilizada de toda a família Arduino.

A Arduino Uno R3 é a placa Arduino mais utilizada e mais vendida nos dias de hoje. Costuma ser a primeira opção de muitas pessoas, pois apresenta uma ótima quantidade de portas disponíveis e grande compatibilidade com os shields Arduino. A Arduino Uno é uma placa de microcontrolador baseado no ATmega328. Tem 14 pinos digitais de entrada/saída (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um cristal de 16 MHz, uma conexão USB, um conector de alimentação, um ICSP e um botão reset. Contém tudo o que é necessário para apoiar o microcontrolador.

Podem adquirila diretamente no site oficial ou em lojas distribuidoras de produtos arduino!


Referências:

domingo, 1 de março de 2020

iOS 8 - v. 8.1.2


iOS 8.1.2


  Esta quinta versão do oitavo sistema operativo da Apple foi lançado no dia 9 de dezembro de 2014, estando disponível para o iPhone 4s e posterior, iPod Touch de 5ª geração e posterior e para o iPad 2 e posterior.
  Esta versão corrigiu alguns erros e resolveu um problema que podia fazer com que os toques comprados na iTunes Store fossem apagados do dispositivo. A Apple lançou mais tarde um página de ajuda caso os utilizadores não tivessem conseguido restaurar os toques comprados.

Adam Savage constrói o fato do Homem de Ferro

Com a evolução da tecnologia, as obras de ficção cientifica dos filmes e livros estão cada vez mais próximas da realidade que hoje vivemos. Este é um grande exemplo desta progresso de tecnologia. Adam Savage que eu já falei no passado sobre uma outra criação dele, o Spot Robot Rickshaw Carriage, voltou a suprender o mundo com um novo engenho. Este é o fato do Homem de Ferro (ou mais conhecido como Iron Man).


Claro que este fato não tem nanotecnologia que é referida muitas vezes nos filmes para explicar as transformações que o fato faz mas este consegue fazer muito mais que um fato qualquer. Como podem ver no video a cima este fato é testado para sobreviver a explosões. E ainda noutro vídeos que podem encontrar no canal de youtube do Adam, este fato é testado e provado ser à prova de bala e ainda consegue "voar" (é mais planar no ar mas de qualquer forma é impressionante). Como se pode ver nada parece parar este homem quando ele tem uma idea. Se ainda estiveres interesado vai ao canal dele e procura como ele testou e criou este fato (ou segue no video a baixo). Até à próxima!


Componentes Arduino: sensor de humidade

Dentro desta curadoria temporária de Arduino irei criar uma mini série de posts que cobrem os componentes que pode usar com o seu Arduino e que considero mais cruciais ou interessantes. 
Neste primeiro post irei falar sobre sensores de humidade, que servem para, como é óbvio, medir a humidade do ambiente em que estão inseridos e enviar essa informação para o Arduino, de modo a que este atue, ou demonstre esses dados num LCD, por exemplo.
Provavelmente o sensor mais comum deste tipo é o DHT11, que é um sensor de humidade, mas também de temperatura. A sua popularidade advém da sua fácil comunicação com microcontroladores (como o Arduino ou Raspberry Pi), de funcionar com 5V e 3.3V (Tensões que o Arduino fornece),  devido ao seu alcance (20%-90%) e à sua precisão (±5% para a humidade e ±2% para a temperatura). Como é de se esperar, este sensor é muito barato.



Porém, considero que os sensores de humidade mais interessantes são os de humidade do solo, devido às suas aplicações em termos de agricultura e jardim. Podendo programar o Arduino para regar as plantas quando o nível de humidade do solo passa de um valor determinado. Este tipo de sensores são constituídos por uma sonda que entra em contacto com o solo e um pequeno módulo contendo um chip comparador LM393 que é responsável pela leitura e envio dos dados para o microcontrolador. Neste caso não tenho uma particular recomendação, porém, posso garantir que este tipo de sensores é muito barato.





imagens:
  • URL
  • URL2
  • consultadas no dia 29/02/2020
fontes: