Pesquisar aqui

segunda-feira, 2 de março de 2020

Componentes Arduino: LEDs

LEDs nada mais são do que díodos emissores de luz. Mas o que são díodos? Díodos são componentes eletrónicos que apenas deixam a corrente passar em um sentido, sendo por isso que os LEDs possuem polaridade. Isto leva-me a uma dúvida que muita gente possui quando usa um Arduino. Como saber a sua polaridade. Muito fácil, o lado positivo é a perna mais comprida. Faça a seguinte associação, a perna que tem maior comprimento corresponde ao +.
Este é um dos componentes mais famoso e mais usado com o Arduino, podendo ser não só usado como fonte de luz, mas maioritariamente como indicador de algo (esta até é a função para a qual os LEDs eram utilizados no início da sua existência, costumavam servir como indicador em dispositivos eletrónicos). As suas grandes vantagens são a versatilidade, baixo custo (tanto monetário como de energia) e a sua facilidade de uso (tanto nas conexões, wiring, como na sua programação).
Para além dos típicos LEDs que brilham só numa cor (verde, azul, vermelho, amarelo, ...) existem também módulos para o Arduino de LEDs RGB que emitem luz com a possibilidade de milhares de cores.

LEDs


 Módulo LED RGB



imagens:
  • foram fotografadas por mim

fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.