Pesquisar aqui

quarta-feira, 4 de março de 2020

Componentes Arduino: Módulo RFID

O nome deste componente dedicado para utilização juntamente com o Arduino talvez não lhe faça lembrar nada, mas certamente já viu algum dispositivo desta família. Sendo o mais simples possível, o módulo RFID é o leitor de cartões que normalmente encontramos no metro, comboio, autocarro, etc...
Espero que tenha sido inundado com ideias de como utilizar este módulo, porque ele é muito versátil e útil. Qualquer projeto que necessite de identificação de identidade pode fazer fruto desta tecnologia. Destrancar portas, cofres, ativar relays que ativam outros componentes, você decide. 
Estes módulos vêm sempre com dois cartões, um pequeno e azul que funciona como o Master, que é utilizado para adicionar ou retirar cartões e outro, que serve para uso geral. É importante denotar que o Master pode ser alterado e não necessita necessariamente de ser o azul. Para além disso, qualquer cartão que utilize esta tecnologia (como o passe) pode ser usado.
Acho que é de interesse eu fazer uma breve explicação de como funciona esta tecnologia. Basicamente, o cartão guarda informação dentro dele, sem possuir qualquer alimentação interna. Em vez disso, contém uma bobina que é carregada através de carregamento wi-fi. O sensor também possui uma bobina que esta sempre a ser percorrida por uma corrente alternada, que por sua vez gera um campo magnético variável que vai induzir na bobina corrente elétrica na bobina do cartão.


imagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.