Pesquisar aqui

domingo, 1 de março de 2020

Componentes Arduino: sensor de humidade

Dentro desta curadoria temporária de Arduino irei criar uma mini série de posts que cobrem os componentes que pode usar com o seu Arduino e que considero mais cruciais ou interessantes. 
Neste primeiro post irei falar sobre sensores de humidade, que servem para, como é óbvio, medir a humidade do ambiente em que estão inseridos e enviar essa informação para o Arduino, de modo a que este atue, ou demonstre esses dados num LCD, por exemplo.
Provavelmente o sensor mais comum deste tipo é o DHT11, que é um sensor de humidade, mas também de temperatura. A sua popularidade advém da sua fácil comunicação com microcontroladores (como o Arduino ou Raspberry Pi), de funcionar com 5V e 3.3V (Tensões que o Arduino fornece),  devido ao seu alcance (20%-90%) e à sua precisão (±5% para a humidade e ±2% para a temperatura). Como é de se esperar, este sensor é muito barato.



Porém, considero que os sensores de humidade mais interessantes são os de humidade do solo, devido às suas aplicações em termos de agricultura e jardim. Podendo programar o Arduino para regar as plantas quando o nível de humidade do solo passa de um valor determinado. Este tipo de sensores são constituídos por uma sonda que entra em contacto com o solo e um pequeno módulo contendo um chip comparador LM393 que é responsável pela leitura e envio dos dados para o microcontrolador. Neste caso não tenho uma particular recomendação, porém, posso garantir que este tipo de sensores é muito barato.





imagens:
  • URL
  • URL2
  • consultadas no dia 29/02/2020
fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.