Pesquisar aqui

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Krita tem uma nova atualização

 A versão 4.4.0 do krita já está disponível. Sendo o Krita um dos maiores softwares de desenho digital profisional e animação gratuito.
E esta nova atualização inclui uma série de novos tipos de preenchimento de camada, incluindo o tipo de preenchimento de camada programável baseado em SeExpr que pode ser bastante versátil, novas opções para os pincéis do Krita como o gradient map mode para pincéis, lightness and gradient modes para texturas de pincel, suporte para uso mais dinâmico de cores em gradients, exportação de animações para WebM, novos recursos de script e centenas de correções de bugs que tornam esta versão do Krita melhor do que nunca. Especialmente a todas as correções que fizemos para ChromeOS e para Android




Links: https://krita.org/en/item/krita-4-4-0-released/ (consoltado 30/10/2020)

Link da imagem: https://www.google.com/search?q=krita+logo+png&tbm=isch&ved=2ahUKEwjJgPi17dzsAhWtAmMBHbNSArUQ2-cCegQIABAA&oq=krita+logo&gs_lcp=CgNpbWcQARgBMgIIADIECAAQHjIECAAQHjIECAAQHjIGCAAQBRAeMgYIABAFEB4yBggAEAgQHjIGCAAQCBAeMgYIABAIEB4yBggAEAgQHjoECAAQQ1CJkxBYh58QYP-qEGgAcAB4AIABZogBpQOSAQM0LjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ8ABAQ&sclient=img&ei=Jk-cX8nVIa2FjLsPs6WJqAs&bih=625&biw=1366#imgrc=QmX-6dTtI3FKEM

IPhone 3G

    
Depois do sucesso que o iPhone 2G gerou no mundo todo, a Apple anunciou em 9 de junho de 2008 o segundo modelo IPhone, o IPhone 3G. As diferenças deste modelo, para o modelo 2G, não eram muitas, mas era muito significativas, dentre elas estão a inclusão do 3G, que aumentou significativamente a velocidade de transmissão de dados,  do A-GPS que basicamente melhorava o desempenho do GPS, e um modelo em cor branca, apenas disponível na versão 16 GB.
    As especificações deste modelo eram:

  • Tamanho da tela: 8.9 cm.
  • Resolução da tela: 320x480 pixéis.
  • Método de entrada: Tela Multi-touch sensível ao toque (O botão "home" é o único botão frontal físico.)
  • Sistema Operacional: iOS 4.2.3 a versão mais recente na época.
  • Samsung 32-bit v1.0 620 MHz.
  • Armazenamento: 8 GB (Preto) e 16GB (Preto e Branco), memória interna.
  • GSM/EDGE (GSM 850, GSM 900, GSM 1800, GSM 1900).
  • 3G UMTS/HSDPA (850, 1900, 2100Mhz).
  • Wi-Fi (802.11b/802.11g), GPS, e Bluetooth 2.0.
  • Câmara de 2.0 megapixéis.
  • Bateria interna não-removível e recarregável, Com autonomia aproximada de  6 horas e de aproximadamente 300 horas em standby.
  • O iPhone 3G ainda conta com Acelerómetro, Sensor de aproximação e Sensor da luz do ambiente.
  • Tamanho: 115,5×62,1×12.3 mm.
  • Peso: 133 g.
  • Preço: 199$ (modelo 8GB) e 299$ (modelo 16GB).

    

Discord Bot com Node.js - Parte 2

Criar o teu projeto.

Neste passo,  irás configurar o ambiente de codificação básico onde vais  criar teu bot e fazer login nele programaticamente.

Primeiro,  precisas  configurar uma pasta de projeto e os arquivos de projeto necessários para o bot.

Crie a tua pasta de projeto:

  • $ mkdir discord-bot

Vai para a pasta do projeto que acabaste de criar:

  • $ cd discord-bot

Em seguida, usa o teu editor de texto (tipo vsc, notepad++,...) para criar um arquivo chamado config.json para armazenar o token de autenticação do bot:

  • $ nano config.json

Em seguida, adiciona o seguinte código ao arquivo de configuração, substituindo o texto destacado pelo token de autenticação do bot:

config.json
{
    "BOT_TOKEN": "TOKEN DO TEU BOT"
}

Guarda e sai do arquivo.

Em seguida, vais criar um arquivo package.json, que irá armazenar detalhes do  projeto e informações sobre as dependências que  usarás para o projeto. Crias um arquivo package.json executando o seguinte comando npm:

  • $ npm init

Agora,  instalas o pacote discord.js que  usarás para interagir com a API do Discord. Podes instalar discord.js através do npm com o seguinte comando:

  • $ npm install discord.js

Agora  definiste  o arquivo de configuração e instalaste a dependência necessária, já estás pronto para começar a criar o teu  bot. Em uma aplicação no mundo real, um bot grande seria dividido em muitos arquivos, mas para os fins deste "tutorial", o código para o bot estará em um único arquivo.

Primeiro, cria um arquivo chamado index.js na pasta discord-bot para o código:

  • $ nano index.js

Pronto agora é só abrires o o ficheiro index.js com o teu editor de texto e estás pronto para começar a programar o teu bot!

Parte 3 👀😂

O primeiro IPhone

O primeiro IPhone, também chamado de IPhone 2G, desenvolvido pelo Famoso Steve Jobs e mais tarde lançado em 2007, foi o a faísca, que iniciou a linha de produtos IPhone.

    As especificações deste telemóvel eram:

  • Tamanho da tela: 8.9 cm.
  • Resolução da tela: 320x480 pixéis.
  • Método de entrada: Tela Multi-touch sensível ao toque (O botão "home"  o único botão frontal físico).
  • Sistema Operacional: iOS 3.1.3.
  • Armazenamento: 8 GB e 16GB, memória flash interna.
  • CPU: Samsung 32-bits versão 1.0 620 MHz
  • Quad band GSM (comunicação com outros países) (GSM 850, GSM 900, GSM 1800, GSM 1900)
  • Wi-Fi (802.11b), e Bluetooth 2.0.
  • Câmara de 2.0 megapixéis.
  • Bateria interna não-removível e recarregável, Com autonomia aproximada de 8 horas e de aproximadamente 250 horas em standby.
  • Tamanho: 115×61×11.6 mm.
  • Peso: 135 g.
  • Preço: 499$ o modelo 4GB e 599$ o modelo 8GB.

 Isto que em 2007 foi um sucesso criando filas de centenas de pessoas e sendo nomeado pela Time Magazine a invenção do ano em 2007. Sendo descontinuado em 15 de Junho do mesmo ano e vendendo 6,124,000 unidade.



quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Será que o Android Auto é útil?

 Em janeiro de 2014 na Consumer Eletronics Show (CES), o Google anunciou a formação da Open Automotive Alliance, um grupo que incluía a gigante da tecnologia e montadoras de automóveis como Audi, General Motors, Hyundai, Honda e a Nvidia, dispostos a criar sistemas de entretenimento unificados que combinassem sofisticação e segurança em uma plataforma baseada em Android.

 Em junho do mesmo ano foi anunciado o Android Auto, sistema operacional desenvolvido para carros e baseado na plataforma Android. O sistema oferece num só ecrã sistemas e aplicações como navegação GPS, música, SMS, telefone, e pesquisas online. Poderá ser controlado tanto por botões físicos quanto por um sistema touchscreen, além do controle por voz. O sistema consegue comunicar com dispositivos Android com sistema na versão Lollipop 5.0 ou superior, e será conectado ao sistema através de um cabo USB. O usuário terá acesso ao sistema do carro, podendo indicar a velocidade do automóvel, controlar o sistema de som, e ter acesso às informações disponíveis, como nivelamento, pressão dos pneus e problemas internos do veículo.

  



 



O que é o Android Wear?

 Wear OS, anteriormente conhecido como Android Wear, é a versão do sistema operacional Android, da Google, desenhado específicamente para smartwatches.

 Podendo ser comparado com o Android 4.3, o Android Wear tem também à sua disposição a tecnologia Google Assistente e muitas mais aplicações específicas e "watchfaces" disponíveis para fazer download através da Google Play Store.

 A plataforma foi anunciada em 18 de março de 2014 e empresas como a Motorola, a Samsung, a LG, a HTC e a Asus anunciaram a sua parceria com a Android Wear e começaram logo a desenvolver dispositivos incorporados com o sistema, em 25 de junho de 2014, na Google, o Samsung Gear Live e o LG G Watch foram anunciados, com novos detalhes sobre o funcionamento do Android Wear.


   


O que é o android?

O Android é um sistema operacional é baseado no núcleo Linux, desenvolvido por alguns desenvolvedores conhecido como Open Handset Alliance, tendo como principal colaborador o Google.

 Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com “touchscreen” como smartphones e tablets, com interface específica para TV, carros (Android Auto) e relógios de pulso (Android Wear).

 Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com touchscreen, também é utilizado em consolas, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos.

 O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo, e, em 2013, possuía a maior percentagem das vendas mundiais de Sistemas Operativos móveis.






Discord bot com node.js - PARTE 1

Introdução

Discord é uma aplicação  que permite a milhões de pessoas em todo o mundo enviar mensagens e 

fazer chamadas de voz online em comunidades chamadas guilds ou servidores. O Discord também fornece uma extensa API que os desenvolvedores podem usar para criar poderosos bots no Discord. Os bots podem realizar várias ações, como enviar mensagens para servidores, enviar mensagens diretas a usuários, moderar servidores e reproduzir áudio em conversas de voz. Isso permite que desenvolvedores criem bots poderosos que incluem recursos avançados e complexos, como ferramentas de moderação ou até mesmo jogos. Por exemplo, o bot utilitário Dyno serve milhões de guilds e contém recursos úteis, como proteção contra spam, um reprodutor de música e outras funções utilitárias. Aprender como criar bots no Discord lhe permite implementar muitas possibilidades, com as quais milhares de pessoas poderiam interagir todos os dias.

Aqui irei falar de como criar um bot Discord a partir do zero, usando o Node.js e a biblioteca Discord.js, que permite ás pessoas interagir diretamente com a API do Discord. Irás configurar um perfil para um bot do Discord, obter tokens de autenticação para o bot, e programá-lo com a capacidade de processar comandos, com argumentos, dos usuários.


Pré-requisitos

Antes de começar, vais precisar do seguinte:

Passo 1Configurando um bot do Discord

Neste passo usarás a GUI de desenvolvedores do Discord para configurar um bot Discord e obter o token do bot, que passarás para o teu programa.

Para registrar um bot no Discord, usa o painel da aplicação Discord. Aqui os desenvolvedores podem criar aplicações Discord, incluindo bots Discord.


Para começar, cliqua em New Application. O Discord vai te pedir para escreveres um nome para a tua nova aplicação. Em seguida, clica em Create para criar a aplicaçãoo.


Agora, abre o t eu painel da aplicação. Para adicionar um bot à aplicação, vai até  onde diz Bot na barra de navegação à esquerda.



Cliqua no botão Add Bot para adicionar um bot à aplicação. Depois no botão Yes, do it! quando ele te pedir confirmação. Estarás então num painel com os  detalhes do nome do teu bot, token de autenticação e foto do perfil.



Podes agora mudar o nome do teu bot ou a imagem do perfil aqui no painel. Agora tambem vais precisar de criar um token do bot fazes isso, clicando em Click to Reveal Token e depois copias o token que aparece.
IMPORTANTE: nunca revelares o teu token a terceiros

Agora,  precisas criar um convite para adicionares o bot ao teu server  onde vais  testar o bot. Primeiro, vai ate onde diz OAuth2 do painel da aplicação. Para criar um convite, desce e seleciona bot abaixo de scopes . Também deves definir permissões para controlar quais as  ações que o teu  bot pode realizar nas guilds. O melhor é dar permissões de Administrador. Copia o link com o botão Copy.




Em seguida, adiciona o bot a um servidor. Siga o link do convite que você acabou de criar.  Podes adicionar o bot a qualquer servidor nos quais tenhas permissões para tal.



Clica em continue, e vua lá criaste um bot e já o tens no teu servidor.


 Continuação na Parte 2....fica atento 👀

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Radeon RX 6000 - Será desta que a AMD fará finalmente estragos à Nvidia?

Enquanto que a AMD tem estado a competir bastante com a Intel do lado dos CPU's, o mercado de placas gráficas é, no mínimo, desapontante.
A AMD nos últimos anos simplesmente não tem conseguido competir, especialmente no mercado de topo, apesar de rumores e haver esperanças de um mercado mais competitivo. Neste momento, o RX 5700 XT apenas compete com o RTX 2060 Super, que era talvez o sexto melhor dessa geração da Nvidia. Assim, o único mercado onde a AMD consegue competir é na performance por custo.
Quanto a GPU's de topo, a história das últimas três gerações tem provado que a AMD não tem conseguido chegar aos pés da Nvidia.


Quando, em 2015, a nova arquitetura de GPU's da AMD, denominada de Fiji, estava prestes a ser lançada, existiam até rumores de que a esta arquitetura iria destronar até o Titan X da Nvidia, a placa de absoluto topo. Saiu então o R9 Fury X, mas uns dias antes a Nvidia lançou um GPU que iria ficar na memória: o GTX 980 Ti. Gastando mais 30W, o R9 Fury X ainda hoje em dia é 3-5% mais lento que o 980 Ti, sendo assim o começo do fracasso.

Dois anos depois, o mesmo aconteceu com o RX Vega 64, com rumores que iria destronar a placa de vídeo de topo da Nvidia, agora a GTX 1080 Ti, mas chega então o falhanço total, e desta vez nem foi necessário uma nova placa de vídeo para estragar o plano da AMD, o Vega 64 tinha até dificuldades em competir com a GTX 1080, que como se pode perceber pelo nome, era a segunda melhor placa de vídeo. É também de mencionar que por esta altura a placa da Nvidia já tinha mais um de ano desde que tinha sido lançada, o que acabava por meter mais sal na ferida da AMD.

Chegamos então ao ano passado com a arquitetura Navi e ao tal RX 5700 XT.
Desta vez a AMD nem sequer tentou competir com o agora RTX 2080 Ti, nem com o RTX 2080, competiu apenas com o terceiro melhor GPU da Nvidia na altura, o RTX 2070, que também tinha sido lançado um ano antes. Acima disso, estes GPU's da AMD ainda não suportavam ray tracing sequer.
Lançou então a Nvidia o tal RTX 2060 Super, bem como o RTX 2070 Super, para competir com esta nova competição da AMD, fazendo com que a mesma tivesse de baixar os preços dos seus GPU's para poder competir.

Concluindo, vê-se uma tendência para que a AMD, não consiga competir com a Nvidia no topo do mercado, mas veremos o que a AMD nos trará de novo ao mercado, sendo tudo anunciado no dia em que esta entrada do blog será publicada.



terça-feira, 27 de outubro de 2020

Dicas para a Cibersegurança nas Redes Sociais

Hoje em dia as redes sociais estão presentes em cada um dos nosso smartphones, e com isso vêm algumas ameaças para a nossa segurança digital. Aqui vão algumas dicas para isso não acontecer:
  • Aceite chamadas apenas de pessoas conhecidas;
  • Nunca partilhe telefone ou moradas no perfil;
  • Evite partilhar locais, imagens de crianças ou dados sensíveis;
  • Verifique sempre a veracidade das notícias que partilha-confirme sempre a fonte;
  • Não clique em posts suspeitos.

Sabiam também que:
  • Aquilo que publica pode ser usado por terceiros;
  • Por cada gosto, cria um perfil utilizável na publicidade;
  • Quando acedes a plataformas usando contas de redes sociais, partilha os seus dados.







url: publicação no Linkedin de https://www.linkedin.com/company/centro-nacional-de-ciberseguran%C3%A7a---portuguese-national-cybersecurity-centre/ /(25/10/2020)

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Os meu exemplos favoritos de automação

 Quando penso em automação que nos aparece no dia a dia, penso nos robôs que nos limpam a casa ou que nos ajudam a cozinhar, mas esses para mim para além de serem uteis são os mais chatos, os meus favoritos são os auto-pilots dos carros da tesla, o robô mais fácil de programar, o Baxter, e ajudantes como a siri e a alexa.
Estes três são os que mais me fascinam pelas seguintes razões o primeiro conduz melhor que toda a gente é mais seguro e melhora quanto mais conduz, o segundo é tão simples de programar que eu podia precisar de ajuda a tirar as compras de um saco e por em cima da mesa, e programar o baxter para o fazer em 5 minutos, e o terceiro é o meu sonho, já que sou esquecido um ajudante é bem vindo, usando a alexa por exemplo posso lhe pedir para me lembrar mais tarde de um compromisso, posso lhe pedir para pesquisar alguma informação no google ou até que me apague as luzes apenas falando com ela, e isso é incrível

Tecnologia na Marinha II

As invenções realizadas pela CEOV não pretendem ser diretamente utilizadas contra inimigos em campos de batalha, mas sim como forma de explorar novas formas de combate e de evolução tecnológica no setor.

A título de exemplo, esta unidade da Marinha Portuguesa desenvolveu um carro telecomandado que transporta e lança granadas. Além disso, tem uma câmara incorporada para análise do terreno.

Algumas destas invenções foram apresentadas na conferência Recognized Environmental Picture Maritime Unmanned Systems (REPMUS) da NATO. O evento decorreu em Portugal, mais especificamente na Península de Tróia, entre os dias 11 e 27 de setembro deste ano. Estes veículos, aparentemente inofensivos, poderão ser importantes aliados em situações bastante peculiares na Defesa.

Os engenhos bélicos criados não têm de ser necessariamente usados pela Marinha Portuguesa contra inimigos. Em vez disso, é uma maneira de explorar o que um inimigo inovador poderia fazer, para que os militares possam, assim, desenvolver contramedidas. “Somos como a vacina contra a gripe”, explicou o tenente Tiago Mendes. “Nós não fazemos a mudança; nós começamos o processo”, concluiu.

Tecnologia na Marinha

A Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados da Marinha de Portugal (CEOV) está a desenvolver um novo drone que poderá ser utilizado no campo de batalha, como arma. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a unidade responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, conhecida como “Divisão Q”, o projeto consiste na criação de vários “brinquedos”, convertidos em armas, capazes de atirar granadas ativas para potenciais alvos. Os veículos são unidades modificadas de carros controlados via rádio e com um sistema de arremesso de granadas remoto.

Gouveia e Melo, vice-almirante da marinha portuguesa, afirma que o projeto destina-se a “combater ameaças assimétricas com um pensamento assimétrico”. Tiago Mendes, líder da equipa, afirma que o processo de evolução da marinha portuguesa para novas tecnologias tem vindo a ser consideravelmente lento, chegando mesmo a afirmar que os smartphones de muitos soldados são mais evoluídos do que a tecnologia existente nos navios de guerra. Com isto, surgiu a ideia de ser desenvolvido um novo projeto que pretenda integrar mais tecnologia no setor, e que possa também abrir portas a futuras implementações no campo de batalha.


Zen 3 e a continuação do cerco à Intel - AMD Ryzen 9 5950X

Por fim, chegamos ao topo da linha dos novos processadores lançados pela AMD, o Ryzen 9 5950X.
É um processador que não é possível comparar com os processadores da Intel de consumidor, porque não é exatamente um processador para os consumidores.


Com um PVP exorbitante de cerca de 800€, o 5950X, apesar do pequeno incremento de apenas 50, comparado com o 5900X, tem 16 núcleos e 32 threads, a uma menor frequência base, de 3.4 GHz, e a maior frequência turbo de todas, 4.9 GHz, apesar de ter o mesmo TDP de 105W que o Ryzen 7 5800X.
Portanto, é um pouco injusto comparar este processador ao 10900K, como se vê na imagem acima, que custa significativamente menos que o novo 5950X.
E completa-se assim esta previsão dos novos processadores da AMD, que como foi referido anteriormente, sairão no dia 5 de novembro, saíndo nesse dia várias análises sobre os mesmos, que irei também incluir no meu blog.

Zen 3 e a continuação do cerco à Intel - AMD Ryzen 9 5900X

Chegamos finalmente à gama de topo da Ryzen, os Ryzen 9, que também significa que o preço começa a aumentar bastante.
Comecemos pelo Ryzen 9 5900X, ao que a AMD chama do "melhor processador para gaming", uma declaração que é preciso ter muita coragem para dizer. 

Com um PVP de cerca de 550€,  o 5900X tem a mesma frequência de base que o Ryzen 5 5600X, mas tem o dobro dos núcleos e threads, bem como o dobro de memória cache de nível 3, o que deverá traduzir-se num bom balanço entre gaming e coisas como renderização e edição de vídeo, e outras coisas que são intensivas no processador. Abaixo podemos ver um gráfico que compara o 5900X com o processado de topo da Intel, o 10900K, derrubando o processador da equipa azul em quase todos os jogos.

Este acaba por ser realmente o competidor do 10900K da Intel, estando sensivelmente ao mesmo preço, se bem que ligeiramente mais caro, mas com uma performance que aparenta ser melhor.
Ainda assim, tal como com todos os outros processadores, esperaremos até ao dia 5 para saber o que realmente estes processadores prometem.




Zen 3 e a continuação do cerco à Intel - AMD Ryzen 7 5800X

Continuando a saga da Zen 3, falemos então de um processador com mais capacidade, mas que ainda chega aos bolsos de algumas pessoas. Da Ryzen 7, temos o 5800X.
Com um PVP de cerca de 450€, o 5800X tem 8 núcleos e 16 threads, atinge uma frequência ligeiramente superior à do 5600X, com 3.8 GHz de frequência base e 4.7 GHz de frequência turbo. Com um TDP de 105W, este processador deixa de vir com um cooler, tendo o consumidor de arranjar uma solução de outro vendedor. 
Pouco mais se sabe sobre este processador em concreto, apenas que será fabricado, tal como os outros processadores desta geração, pela TSMC, uma multinacional do Taiwan, no formato de 7 nanómetros (enquanto que a Intel ainda lança processadores com 14 nm). Resta-nos tal como com o 5600X, esperar pelo dia 5 de novembro para saber o que nos espera da AMD.

domingo, 25 de outubro de 2020

Sistema Start-Stop - Entrada 3/Semana 18-25 Out. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Sistema Start-Stop

    O sistema start-stop é um sistema que não é novo no mundo automóvel; é uma funcionalidade que está presente em quase todos, senão todos, os veículos mais recentes que possuem um motor de combustão interna. Tem como objetivo reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases tóxicos enquanto o veículo se encontra estacionário. Basicamente, este sistema desliga o motor quando deteta a paragem dos eixos, tendo algumas condicionantes. Por exemplo, quando o motor não está à temperatura ideal ou quando o nível de energia da bateria está baixo, o sistema não funcionará. Este tipo de funcionalidade pode ser ainda desligada, se o condutor assim preferir.
    Os seus benefícios não são questionáveis, uma vez que está mais que provado o impacto no consumo de combustível (como no vídeo abaixo). No entanto, o seu funcionamento tem também algum impacto negativo no veículo. Automóveis com este sistema têm que ter uma bateria e um alternador (componente que carrega a bateria) reforçados, porque a constante repetição de pôr o motor a funcionar utiliza energia adicional, que terá de ser reposta. Infelizmente, estes componentes ainda que reforçados, muitas vezes, dão problemas mais frequentemente do que um veículo que não utilize o sistema, e, por serem reforçados, também são mais caros do que baterias ou alternadores tradicionais. Algo a ter em consideração quando se adquire um automóvel com esta tecnologia.


    Vídeo que comprova o impacto do sistema Start-Stop no consumo de combustível: https://www.youtube.com/watch?v=t8D6N981zo8 (Consultado a 25/10/2020)
        Fonte:https://quilometrosquecontam.com/sistema-start-stop/ (Consultado a 25/10/2020)

    










    

Painéis Solares em automóveis - Entrada 2/Semana 18-25 Out. - Tecnologia no Mundo Automóvel

               Painéis Solares em automóveis

Os painéis solares no teto do Ford C-Max
    Um dos problemas dos automóveis elétricos é a baixa autonomia das suas baterias. Por isso as marcas estão a tentar de tudo para arranjar soluções para este problema. Uma destas tentativas foi da Ford, que criou um modelo híbrido (veículo com motor de combustão interna e unidade elétrica, em simultâneo), que tem no teto vários painéis solares. O modelo em questão é o Ford C-Max Solar Energy, um dos primeiros carros híbridos que utilizou este conceito.

Ford C-Max Solar Energy - um dos primeiros híbridos a utilizar o conceito de regeneração das baterias a partir de painéis solares
 

Fontes:https://exame.com/tecnologia/10-coisas-que-os-carros-terao-no-futuro/ (Consultado a 25/10/2020)
           https://www.razaoautomovel.com/2014/01/ford-c-max-solar-energy-concept (Consultado a 25/10/2020)

Plugin de Combate

    Em muitos servidores de minecraft, a principal atração são jogos de luta, mesmo que o jogo não seja totalmente focado em combates nota-se sempre na sua presença. Isto pode gerar um problema: quando um dos jogadores perceber que vai perder pode simplesmente sair do servidor e acaba por se escapar às consequências geradas pela derrota. 
    Para evitar este tipo de problemas utilizam-se plugins capazes de punir os jogadores mesmo quando saem do servidor. Uma vez que é impossível obrigar um jogador a permanecer num servidor, criaram-se muitos plugins gratuitos que punem os jogadores que saem do servidor enquanto estão em combate. O que utilizei desde sempre foi o CombatTag.




    Embora este plugin seja muito completo, não foi suficiente para suprir as minhas necessidades. Precisei de acrescentar uma forma de mostrar aos jogadores por quanto tempo ainda estavam em combate. Tal como uma forma de punir os jogadores quando fogem das arenas enquanto estão em combate.

Primeiros Veículos Voadores - Entrada 1/Semana 18-25 Out. - Tecnologia no Mundo Automóvel

            Primeiros Veículos Voadores

    A empresa norte-americana Uber planeia criar um protótipo de um veículo que voa. Está a trabalhar no assunto desde 2016, mas só agora em 2020, os primeiros testes serão realizados. Dallas, Los Angeles e Melbourne serão as primeiras "pistas" de testes para o projeto. Em 2023, a Uber tenciona já ter estes veículos silenciosos disponíveis para o público.
    Também a empresa Embraer, fundada no Brasil, está a trabalhar num protótipo deste tipo de veículos, em parceria com a Uber. Terá dois rotores de propulsão e oito hélices. A sede de desenvolvimento do projeto é a cidade de São José dos Santos, em São Paulo.

Embraer mostra novo design de 'carro voador' nos EUA | Vale do Paraíba e  Região | G1
 "Protótipo da empresa Embraer"

Fonte:https://autoesporte.globo.com/carros/noticia/2019/12/carros-em-2020-tecnologias-inovadoras-prometidas-para-o-ano-que-vem.ghtml (Consultado a 25/10/2020)

Creality Ender 3 - impressora por apenas 170€

As impressoras 3D são consideradas ainda um bem muito luxoso, porem já aparecem no mercado impressoras bastante mais acessíveis. A Ender 3 é a impressora que possuo e tenho a dizer que é uma impressora excelente para o preço.
Aqui estão as suas especificações:
Creality 3D® Ender-3 V-slot Prusa I3 Kit de Impressora 3D DIY 220x220x250mm Tamanho de ImpressãoCreality 3D Ender 3 Pro Review | GearLab

Começou em outubro o Mês Europeu da Cibersegurança de 2020 – «Pense antes de clicar»

Outubro já está a acabar, mas ainda assim achei importante partilhar.

Ao longo do mês houveram centenas de atividades como confererências, workshops, sessões de formação, apresentações gerais e campanhas e seminários em linha (webinars). O objetivo destas ações passa por aumentar a sensibilização na área da Cibersegurança, mas também servirá para facultar informações atualizadas sobre a segurança digital através da educação e da partilha de boas práticas. Desta forma, todos os anos o Mês Europeu da Cibersegurança reúne os cidadãos da UE, de forma a unirem forças contra as ameaças decorrentes do ciberespaço, sob o lema «a cibersegurança é uma responsabilidade partilhada».

Podemos ter entrado na última semana de outubro mas ainda há muitas coisas para ler e aprender.
Abaixo encontra-se também um pdf com algumas dicas utéis para os utilizadores da Internet.
https://www.enisa.europa.eu/media/multimedia/posters/cybersecurity-education-posters-2016/enisa-eduposters-pt.pdf


url do site: https://www.cncs.gov.pt/recursos/noticias/comeca-hoje-o-mes-europeu-da-ciberseguranca-de-2020-pense-antes-de-clicar/ (25/10/2020)

Piloto Automático em Motas?

    Já não é novidade para ninguém que todos os automóveis da empresa Tesla lançados a partir de 2014 possuem hardware avançado capaz de fornecer a ferramenta de piloto automático. No entanto este ainda precisa de ser bem melhorado, e a própria empresa afirmou, na altura, que "O piloto automático apenas incluiria funções de condução semiautónoma e de estacionamento". 
    Ao longo destes anos a empesa tem então tentado melhorar, com sucesso, esta funcionalidade nos automóveis que tem vindo a lançar.

    E já que falamos em piloto automático nos automóveis, porque não inventamos "self-driving motorcycles"? Bem, a verdade é que elas já existem... 
    A BMW já revelou que tem vindo a trabalhar durante dois anos num protótipo de uma mota com piloto-automático incluído, e até que funciona!



 
    Por outro lado, vários motociclistas já afirmaram o seu descontentamento em relação a esta funcionalidade, dizendo que, para além de ser muito mais complicado aplicar o piloto-automático em motociclos do que em automóveis, não iriam gostar de se sentar numa mota e olhar para a estrada em vez de serem eles próprios a conduzirem.
    A própria BMW já respondeu a esse comentários, dizendo que "o piloto automático serve para, em situações críticas, oferecer ao condutor uma maior estabilidade" e dessa forma, reduzir a taxa de morte provocadas por acidentes envolvendo motociclistas nas estradas.
    Opiniões à parte, reparar que uma mota é capaz de se estabilizar sem ajuda de ninguém enquanto percorre um circuito é bastante impressionante!


Fusion 360 - o CAD que utilizo

Para imprimir algo em 3D é necessário existir um objeto digital, logo alguém tem de desenvolve-lo e exporta-lo para um ficheiro que posteriormente será usado pelo Cura. Daí nascem os CAD. 
Um CAD é um desenho assistido por um computador para desenvolver desenho digitais sejam eles 2D ou 3D. Existem várias aplicações que são consideradas CAD's como: Tinkercad, FreeCAD, Fusion360, 3D Builder, etc.. (Lista). 
Pessoalmente uso o Fusion 360. Desenvolvido pela AutoDesk, projetado para as diferentes engenharias como a mecânica e eletrónica. Gosto muito deste Software por ter um "user interface" muito amigavel e por apresentar um grande conjunto de opções. Este software é free apenas para particulares e não podemos vender nenhuma das nossas criações.

Zen 3 e a continuação do cerco à Intel - AMD Ryzen 5 5600X

Mais de 3 anos depois da AMD ter lançado os processadores Ryzen e a microarquitetura Zen no mercado, sai o que parece o tiro final à Intel.
A quarta versão desta microarquitetura, a Zen 3, aparenta trazer (quase) tudo e mais alguma coisa que um entusiasta de desktops poderia alguma vez querer, com motherboards de há 2 gerações atrás que com um update da BIOS, são capazes de suportar processadores lançados 2 anos e meio depois, para além de não falar do overclocking  que é possível fazer em qualquer motherboard da AMD, ao contrário da AMD, que limita o overclocking para apenas um tipo de motherboard e que geralmente suporta apenas 2 gerações de processadores.
Mas, voltando a esta nova geração e microarquitetura, promete algo surpreendente: um aumento de 19% em instruções por cada ciclo, o que, pode não parecer muito, mas é o maior aumento desde que a primeira geração da Zen foi lançada.
Apesar dos processadores Ryzen serem bastante superiores em aplicações que necessitem de bastantes núcleos (como edição de vídeo e renderização), a componente do gaming, que necessita de um foco em performance num só núcleo, nunca foi o forte dos Ryzen, até agora, aparentemente.
Comecemos então com o processador da AMD que está mais focado para o público geral, o Ryzen 5 5600X, que tem um PVP de cerca de 300€.
Tem 6 núcleos e 12 threads, e atinge uma frequência base de 3.7 GHz, atingindo um máximo de turbo de 4.6 GHz e com um TDP de 65 W, trazendo também incluído com o processador um cooler.


Era um processador algo desconhecido, pois na apresentação desta nova geração apenas houve um foco nos Ryzen 9, mas há alguns dias no PassMark, um website que se dedica a classificar a performance de vários componentes, incluindo processadores e, na classificação de single thread, isto é, a performance num só fio de execução, apareceu uma classificação deste processador, que arrasa por completo todos os outros processadores, incluindo até processadores que valem 5 vezes mais, o que mudaria completamente o jogo em favor da AMD.
Ainda assim, este pode ser um teste falso, por isso teremos que esperar até 5 de novembro, dia do lançamento destes processadores, para saber como realmente funcionam.