Pesquisar aqui

domingo, 25 de outubro de 2020

Sistema Start-Stop - Entrada 3/Semana 18-25 Out. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Sistema Start-Stop

    O sistema start-stop é um sistema que não é novo no mundo automóvel; é uma funcionalidade que está presente em quase todos, senão todos, os veículos mais recentes que possuem um motor de combustão interna. Tem como objetivo reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases tóxicos enquanto o veículo se encontra estacionário. Basicamente, este sistema desliga o motor quando deteta a paragem dos eixos, tendo algumas condicionantes. Por exemplo, quando o motor não está à temperatura ideal ou quando o nível de energia da bateria está baixo, o sistema não funcionará. Este tipo de funcionalidade pode ser ainda desligada, se o condutor assim preferir.
    Os seus benefícios não são questionáveis, uma vez que está mais que provado o impacto no consumo de combustível (como no vídeo abaixo). No entanto, o seu funcionamento tem também algum impacto negativo no veículo. Automóveis com este sistema têm que ter uma bateria e um alternador (componente que carrega a bateria) reforçados, porque a constante repetição de pôr o motor a funcionar utiliza energia adicional, que terá de ser reposta. Infelizmente, estes componentes ainda que reforçados, muitas vezes, dão problemas mais frequentemente do que um veículo que não utilize o sistema, e, por serem reforçados, também são mais caros do que baterias ou alternadores tradicionais. Algo a ter em consideração quando se adquire um automóvel com esta tecnologia.


    Vídeo que comprova o impacto do sistema Start-Stop no consumo de combustível: https://www.youtube.com/watch?v=t8D6N981zo8 (Consultado a 25/10/2020)
        Fonte:https://quilometrosquecontam.com/sistema-start-stop/ (Consultado a 25/10/2020)

    










    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.