Pesquisar aqui

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Discord bot com node.js - PARTE 1

Introdução

Discord é uma aplicação  que permite a milhões de pessoas em todo o mundo enviar mensagens e 

fazer chamadas de voz online em comunidades chamadas guilds ou servidores. O Discord também fornece uma extensa API que os desenvolvedores podem usar para criar poderosos bots no Discord. Os bots podem realizar várias ações, como enviar mensagens para servidores, enviar mensagens diretas a usuários, moderar servidores e reproduzir áudio em conversas de voz. Isso permite que desenvolvedores criem bots poderosos que incluem recursos avançados e complexos, como ferramentas de moderação ou até mesmo jogos. Por exemplo, o bot utilitário Dyno serve milhões de guilds e contém recursos úteis, como proteção contra spam, um reprodutor de música e outras funções utilitárias. Aprender como criar bots no Discord lhe permite implementar muitas possibilidades, com as quais milhares de pessoas poderiam interagir todos os dias.

Aqui irei falar de como criar um bot Discord a partir do zero, usando o Node.js e a biblioteca Discord.js, que permite ás pessoas interagir diretamente com a API do Discord. Irás configurar um perfil para um bot do Discord, obter tokens de autenticação para o bot, e programá-lo com a capacidade de processar comandos, com argumentos, dos usuários.


Pré-requisitos

Antes de começar, vais precisar do seguinte:

Passo 1Configurando um bot do Discord

Neste passo usarás a GUI de desenvolvedores do Discord para configurar um bot Discord e obter o token do bot, que passarás para o teu programa.

Para registrar um bot no Discord, usa o painel da aplicação Discord. Aqui os desenvolvedores podem criar aplicações Discord, incluindo bots Discord.


Para começar, cliqua em New Application. O Discord vai te pedir para escreveres um nome para a tua nova aplicação. Em seguida, clica em Create para criar a aplicaçãoo.


Agora, abre o t eu painel da aplicação. Para adicionar um bot à aplicação, vai até  onde diz Bot na barra de navegação à esquerda.



Cliqua no botão Add Bot para adicionar um bot à aplicação. Depois no botão Yes, do it! quando ele te pedir confirmação. Estarás então num painel com os  detalhes do nome do teu bot, token de autenticação e foto do perfil.



Podes agora mudar o nome do teu bot ou a imagem do perfil aqui no painel. Agora tambem vais precisar de criar um token do bot fazes isso, clicando em Click to Reveal Token e depois copias o token que aparece.
IMPORTANTE: nunca revelares o teu token a terceiros

Agora,  precisas criar um convite para adicionares o bot ao teu server  onde vais  testar o bot. Primeiro, vai ate onde diz OAuth2 do painel da aplicação. Para criar um convite, desce e seleciona bot abaixo de scopes . Também deves definir permissões para controlar quais as  ações que o teu  bot pode realizar nas guilds. O melhor é dar permissões de Administrador. Copia o link com o botão Copy.




Em seguida, adiciona o bot a um servidor. Siga o link do convite que você acabou de criar.  Podes adicionar o bot a qualquer servidor nos quais tenhas permissões para tal.



Clica em continue, e vua lá criaste um bot e já o tens no teu servidor.


 Continuação na Parte 2....fica atento 👀

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.