Pesquisar aqui

domingo, 25 de outubro de 2020

Zen 3 e a continuação do cerco à Intel - AMD Ryzen 5 5600X

Mais de 3 anos depois da AMD ter lançado os processadores Ryzen e a microarquitetura Zen no mercado, sai o que parece o tiro final à Intel.
A quarta versão desta microarquitetura, a Zen 3, aparenta trazer (quase) tudo e mais alguma coisa que um entusiasta de desktops poderia alguma vez querer, com motherboards de há 2 gerações atrás que com um update da BIOS, são capazes de suportar processadores lançados 2 anos e meio depois, para além de não falar do overclocking  que é possível fazer em qualquer motherboard da AMD, ao contrário da AMD, que limita o overclocking para apenas um tipo de motherboard e que geralmente suporta apenas 2 gerações de processadores.
Mas, voltando a esta nova geração e microarquitetura, promete algo surpreendente: um aumento de 19% em instruções por cada ciclo, o que, pode não parecer muito, mas é o maior aumento desde que a primeira geração da Zen foi lançada.
Apesar dos processadores Ryzen serem bastante superiores em aplicações que necessitem de bastantes núcleos (como edição de vídeo e renderização), a componente do gaming, que necessita de um foco em performance num só núcleo, nunca foi o forte dos Ryzen, até agora, aparentemente.
Comecemos então com o processador da AMD que está mais focado para o público geral, o Ryzen 5 5600X, que tem um PVP de cerca de 300€.
Tem 6 núcleos e 12 threads, e atinge uma frequência base de 3.7 GHz, atingindo um máximo de turbo de 4.6 GHz e com um TDP de 65 W, trazendo também incluído com o processador um cooler.


Era um processador algo desconhecido, pois na apresentação desta nova geração apenas houve um foco nos Ryzen 9, mas há alguns dias no PassMark, um website que se dedica a classificar a performance de vários componentes, incluindo processadores e, na classificação de single thread, isto é, a performance num só fio de execução, apareceu uma classificação deste processador, que arrasa por completo todos os outros processadores, incluindo até processadores que valem 5 vezes mais, o que mudaria completamente o jogo em favor da AMD.
Ainda assim, este pode ser um teste falso, por isso teremos que esperar até 5 de novembro, dia do lançamento destes processadores, para saber como realmente funcionam. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.