Pesquisar aqui

sábado, 12 de junho de 2021

Honor 50: depois da Huawei, o regresso à Google – o que esperar?

A Honor afastou-se da Huawei e está a seguir o seu próprio caminho. A empresa já veio a público dizer que queria crescer ao ponto de se tornar rival da sua “empresa mãe” e em resposta a algumas mensagens nas redes sociais, confirmou o que todos queriam saber. A próxima linha de smartphones Honor 50 virá equipada com serviços Google.

Além do modelo base, Honor 50, será lançada uma versão Pro e outra SE. Já são conhecidas algumas imagens do que se pode esperar em termos de design e também já se especulam várias especificações. Então, o que podemos esperar?


Será no próximo dia 16 de junho que a Honor vai apresentar os seus smartphones na era pós-Huawei. Isto significa essencialmente que, longe dos problemas que assolam a Huawei nos Estados Unidos, a empresa passa a poder recorrer novamente aos serviços da Google são essenciais no mundo Android.

Os novos smartphones enquadram-se na gama média e diferem em vários pormenores. Entretanto, depois de já terem sido divulgadas várias imagens do que podemos esperar em termos de design, têm sido também divulgadas várias especificações associadas a cada uma das versões.

Honor 50

O modelo que apelidamos como “base” virá equipado com o processador da Qualcomm Snapdragon 778G, com evidente suporte à ligação 5G. Algo que, aliás é transversal aos vários modelos.

Relativamente ao ecrã, é referido que terá tecnologia OLED com 6,57″ e resolução FullHD+. Neste ecrã haverá espaço para uma câmara de 32MP com abertura f/2.2.

As câmaras na traseira surgirão num módulo de certa forma irreverente contando com uma principal de 108 MP (f/1.9), uma ultra-grande angular de 8 MP e mais duas de 2 MP, macro e de profundidade.

A bateria é indicada como tendo capacidade de 4300 mAh com suporte para carregamento rápido a 66W. Quanto ao peso e tamanho terá 175g e 159,96 × 73,76 × 7,78 mm.

Honor 50 Pro

O modelo Pro contará com o mesmo processador Snapdragon 778G e no módulo de câmaras traseiras também parece que não existirão diferenças. No entanto, o ecrã será maior, com 6,72″, também AMOLED e FullHD+. A câmara frontal, além disso, terá dois sensores, um de 32 MP e outro de 12 MP.

Consequentemente, a bateria será também de maior capacidade. Temos assim indicação de que deverá ter 4000 mAh e um suporte para carregamento rápido a 100W, carregando na totalidade em 25 minutos. As medidas serão de 163,46 × 74,66 × 8,05, com 187 g.

Honor 50 SE

A versão SE do Honor 50 já virá equipada com um processador da Mediatek, em concreto o Dimensity 900. O ecrã terá tecnologia LCD de 6,78″ FullHD+.

A câmara frontal deverá ser de 16 MP e na traseira fala-se num sensor de 100 MP como principal com abertura f/1.9, uma ultra grande angular de 8 MP f/2.2 e uma macro f/2.4 de 2 MP.

A bateria será também 4.000 mAh, tal como o Pro, mas com suporte para carregamento rápido apenas de 66W. As dimensões apontadas são de 164,73 x 75,63 x 8 mm e pesará 191 g.

Quanto aos preços não há ainda nenhuma informação efetiva, mas estarão enquadrados na gama média.

HarmonyOS da Huawei é já um caso de sucesso com a aposta das apps e programadores

Apresentado no início deste mês de junho, o HarmonyOS é a grande aposta da Huawei os seus equipamentos. Não se limita a ser um sistema dedicado aos smartphones, mas prepara-se para servir um leque de plataformas muito grande.

Claro que nenhum sistema funciona sem ter as apps necessárias e que os utilizadores precisam e aqui o HarmonyOS não é diferente. A Huawei sabe disso, mas o apoio dos programadores tem sido fantástico. Este sistema é já um caso de sucesso com mais de 134.000 apps registadas.

A aposta da Huawei no seu HarmonyOS é muito grandes. Este é um sistema que a marca tem vindo a desenvolver há alguns anos e que agora está maduro para ser usado por todos no dia a dia. Apresentado de forma oficial e na sua segunda versão, é agora o centro de todo este ecossistema.

Claro que a Huawei tem apoiado a entrada de programadores nesta sua bolha, para que criem as apps necessárias. Este é um ponto essencial e que tem de ser apoiado, sendo que no caso do HarmonyOS parece estar já resolvido, com um apoio incondicional e os incentivos certos.

Do que a marca revelou, a sua lista de programadores tem estado a crescer de forma exponencial, como seria desejado e até esperado. Este número passou já a barreira dos 400 mil programadores, sendo que não deverá abrandar.

No campo das apps, uma área essencial, este é também mercado que está a crescer. Os dados revelado mostram que há já mais de 134.000 apps registadas e a fazer uso do HMS Core. Este continua a crescer e está na versão 6, agora com acesso a serviços Cloud.

Para melhorar ainda mais estes números, a Huawei lançou agora o HMS Global Application Innovation Competition 2021. Este concurso quer promover a criação de apps e cativar os programadores. Tem como poll de prémios mais de 1 milhão de dólares e todo o apoio da estrutura da Huawei.

Apresentado já no Watch 3, no MatePad 11 e noutros equipamentos, o HarmonyOS tem tudo para ser um sucesso. A Huawei controla todo este sistema e o seu ecossistema, o que a liberta de qualquer limitação ou imposição.


Equipa do Técnico cria automóvel elétrico autónomo de competição

Desenvolvido em parceria com a Novabase, este novo automóvel faz-se à pista no Verão.
Com duas competições de Verão a chegar, a equipa Formula Student (FST) do Instituto Superior Técnico (IST) apresentou dois novos protótipos de automóveis eléctricos – um deles é autónomo.



Este novo veículo é o FST 10d, o primeiro do seu género criado pela FST, cujo desenvolvimento durou dois anos. O motor tem uma potência é de 65 kW (88 cavalos) e o automóvel conta ainda com uma unidade de processamento, responsável pelos «algoritmos de perceção, estimação, planeamento e controlo».

Governo concretiza disposições do regime jurídico

O Conselho de Ministros aprovou hoje um diploma que concretiza disposições do regime jurídico da segurança no ciberespaço, nomeadamente, ligadas aos requisitos das redes e dos sistemas de informação de incidentes cumpridos pela Administração Pública.

"Foi aprovado o decreto-lei que concretiza diversas disposições do regime jurídico da segurança do ciberespaço, relativas aos requisitos de segurança das redes e dos sistemas de informação e de notificação de incidentes de cibersegurança, que devem ser cumpridos pela Administração Pública, pelos operadores de infraestruturas críticas, pelos operadores de serviços essenciais e pelos prestadores de serviços digitais", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.
O diploma procede à execução das obrigações decorrentes do Regulamento 2019/881 da União Europeia e "concorre para o objetivo" de criar medidas para garantir um "elevado nível comum" de segurança das redes e da informação na União Europeia, bem como executa a regulamentação europeia no que concerne à certificação de cibersegurança, segundo o comunicado, que não acrescenta mais informação.
No último ano as queixas à Procuradoria da República relativas ao cibercrime aumentaram mais de 180%, como  referiu a ministra Mariana Vieira da Silva ainda esta semana.
O relatório do Centro Nacional de Cibersegurança, divulgado no início de maio, mostra que se mantém a tendência de crescimento dos ciberataques e das ciberameaças, entre as quais o phishing e burlas MB Way, influenciadas também pela pandemia da COVID-19. A boa notícia é que a consciência de risco aumentou entre as empresas e os utilizadores finais.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Google facilita acesso ao “modo convidado” em smartphones com Android 11 Go

O Android 11 Go é uma das inovações mais importantes do Google. Considerando que muitas regiões de economia emergente se apoiam em smartphones mais acessíveis e especificações limitadas, a versão do sistema operacional otimizada para hardware menos capacitado beneficia diversos públicos, mas não deixa a desejar em recursos.

A empresa finalmente passou a disponibilizar uma nova atualização do sistema anunciada durante o Google I/O 2021, evento para desenvolvedores que trouxe mais informações sobre o Android 12. O update permitirá que usuários acessem o modo convidado através da tela de bloqueio, sem a necessidade de habilitar o recurso na área de notificações.

Caminhão / Offroad integração

O sistema AARTOS é extremamente flexível e, portanto, pode ser instalado em quase todos os veículos.

FaceTime chega ao Android e ao Windows 10

Utilizadores do Android e do Windows 10 vão poder atender chamadas de FaceTime feitas por utilizadores da Apple ou participar em chamadas pré-agendadas
AApple está a apostar em tornar o FaceTime numa espécie de Zoom com uma atualização que permite aos utilizadores de Android e Windows juntar-se em chamadas feitas pelo FaceTime. A nova versão permite também gerar um link com uma chamada agendada e que os utilizadores podem entrar à hora programada. Até aqui, recorde-se, o FaceTime só podia ser usado em iPhones, iPads e Macs.

A novidade foi anunciada hoje durante a WWDC, a conferência da Apple dedicada aos programadores e onde a empresa apresenta o que tem previsto para os próximos tempos. Sobre a chegada do FaceTime ao Android e ao Windows, os utilizadores vão ter de aceder via Web ao link que. Não há ainda confirmação da data de chegada desta possibilidade, mas estima-se que coincida com a nova versão do iOS, prevista para chegar no outono.


[IDS] Proxy: O que é?

Em redes de computadores, um proxy (em português 'procurador', 'representante') é um servidor (um sistema de computador ou uma aplicação) que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores. Um cliente conecta-se ao servidor proxy, solicitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web ou outros recursos disponíveis de um servidor diferente, e o proxy avalia a solicitação como um meio de simplificar e controlar sua complexidade. Os proxies foram inventados para adicionar estrutura e encapsulamento aos sistemas distribuídos. Esses servidores têm uma série de usos, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato, entre outros. Hoje, a maioria dos proxies é proxy web, facilitando o acesso ao conteúdo na World Wide Web e fornecendo anonimato.

Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso mesmo sem se conectar ao servidor especificado. Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.

Um proxy de cache HTTP ou, em inglês, caching proxy, permite por exemplo que o cliente requisite um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento na sua caixa (cache). Se encontrado, a requisição é atendida e o documento é retornado imediatamente. Caso contrário, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia em seu cache. Isto permite uma diminuição na latência, já que o servidor proxy, e não o servidor original, é requisitado, proporcionando ainda uma redução do uso da largura de banda.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Proxy

[IDS] Xcode: O que é?

Xcode é um ambiente de desenvolvimento integrado e software livre da Apple Inc. para gerenciamento de projetos relacionados com o sistema operacional macOS. Xcode possui ferramentas para o usuário criar e melhorar seus aplicativos. É um software poderoso e mais simples de utilizar para o desenvolvimento de aplicativos grandes. Antigamente chamava-se Project Builder. O Xcode pode ser obtido no DVD de instalação do macOS nas versões "Leopard" e "Snow Leopard" e no website de desenvolvedores da Apple, o Xcode não será distribuído com o macOS "Lion", pois o mesmo não possui DVD de instalação. Hoje em dia o XCode pode ser obtido na Apple Store gratuitamente para usuários do macOS.

O Xcode já vem com as ferramentas necessárias para desenvolver aplicações para o macOS, e suporta, por padrão, Objective-C, Swift e Apple-Script, que são linguagens de programação. O Xcode tem um conjunto de "extras" para desenvolvimento, esses "extras" são chamados de SDK, e são fornecidos pela Apple Inc. no website de desenvolvimento de iOS deles. Empresas e desenvolvedores independentes devidamente cadastrados no programa para desenvolvedor iOS da Apple, chamado iOS Developer Program, podem distribuir os aplicativos na App Store.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xcode

[IDS] Cloud SQL: O que é

Cloud SQL é um serviço de base de dados totalmente gerido que se destaca dos seus pares devido ao seu alto desempenho, integração contínua, e escalabilidade impressionante. Nesta busca de nível fundamental, receberá prática prática prática com as noções básicas de Cloud SQL e progredirá rapidamente para funcionalidades avançadas, que aplicará a estruturas de produção e ambientes de aplicação. Desde a criação de instâncias e consulta de dados com SQL, até à construção de scripts Deployment Manager e bases de dados altamente disponíveis que funcionam em contentores GKE, Cloud SQL dar-lhe-á o conhecimento e experiência necessários para que possa começar imediatamente a integrar este serviço.

fonte: https://cloud.google.com/sql/docs/introduction?hl=pt-br

Os novos Ryzen: o 5800

Chega finalmente ao mercado processadores Ryzen da nova geração que não possuem o X, ou seja, geralmente o rácio preço/performance é melhor.



O 5800 possui 8 núcleos e 16 threads, com 3,4 GHz e 4,6 GHz de frequência base e turbo, com um TDP de apenas 65W. Não está disponível para venda separada de momento devido à falta de stock causada pela pandemia.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Cursos grátis para quem quer começar a programar - ou ajudam a obter um emprego - parte 3

Serão cinco dias de aulas ao vivo, a partir das 19h, somando 10 horas de conteúdo inédito. Os alunos terão suporte, em tempo real, para esclarecer todas as dúvidas durante o curso, participação em uma comunidade restrita no Slack para interação com outros integrantes e uma plataforma exclusiva com conteúdos, exercícios, dados de mercado e até troca de pontos por brindes. A presença nas cinco lives e entrega do projeto com pontos na plataforma de ensino garantem à pessoa inscrita um certificado de conclusão.

Para finalizar, assim como na edição anterior, a edtech mantém uma jornada especial para as mulheres que querem ingressar na área de tecnologia, que terão acesso a um grupo exclusivo. Neste canal, programadoras e profissionais que já atuam na área compartilham, por meio de conteúdos inéditos, experiências reais e pessoais sobre o mercado e a carreira tech.


KingHost

Empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais, a KingHost lança a 3ª edição do projeto Diversa, destinada a mulheres que pretendem trabalhar na área de TI. Todas as aulas serão online e ministradas por colaboradores da companhia e que passarão diversos conteúdos e treinamentos para agregar no desenvolvimento profissional.

Com cinco semanas de conteúdo, as palestras são voltadas exclusivamente para o público feminino com interesse em ingressar no mercado de TI ou que já tenham um contato inicial com a área. Entre os temas estarão hospedagem de sites, banco de dados SQL, redes, HTML, CSS, programação, entre outros assuntos de tecnologia.

O acesso ao conhecimento e a simplificação da tecnologia são essenciais para atrair novos talentos. Em edições anteriores, o projeto Diversa já teve foco em pessoas negras, pessoas com mais de 50 anos. Além disso, as colaboradoras de TI da KingHost são as responsáveis em ministrar as aulas, em um ambiente bem unido e com bastante conhecimento.

O curso terá início no dia 25 de maio e vai até 24 de junho. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição, clicando aqui. A confirmação será feita por e-mail, com o envio do link de acesso à sala virtual onde o evento acontecerá. Ao final das aulas, será entregue o certificado para todas as participantes.

Cursos grátis para quem quer começar a programar - ou ajudam a obter um emprego - parte 2

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da TI. Logo, confira abaixo quatro deles: dois voltados aos iniciantes e outros dois para quem já possui algum tipo de experiência em programação:

Para iniciantes

Kenzie Academy Brasil

Pelo oitavo ano consecutivo, o JavaScript liderou o ranking mundial no relatório Developer Survey, da Stack Overflow, como a linguagem mais usada no mundo (67,7%), em 2020, além de ser a segunda colocada quanto ao interesse das pessoas em aprendê-la (18,5%) no mundo inteiro. E para atrair aqueles querem aprender a programar nessa linguagem, mesmo sem conhecimento prévio, a escola de programação Kenzie Academy Brasil promove entre os dias 24 e 28 de maio, a Semana da Programação Web: Edição JavaScript - totalmente online e gratuito

Com 30 mil vagas disponíveis, o curso introdutório abordará os primeiros passos para o contato com a programação web, apresentando os conceitos básicos de HTML e CSS. Assim, será fácil entender como a internet funciona e aplicar os principais fundamentos e técnicas do JavaScript para avançar com o aprendizado, na prática, de programar e desenvolver o primeiro projeto de forma profissional.

Última curadoria

Gostei muito e é com grande prazer que escrevi sobre um tema que gosto muito.

Saudações,
André Pita

Força Aérea dos EUA testa programa de realidade virtual para combater taxas de suicídio e de agressão sexual

Em busca de combater as taxas de suicídio e de agressão sexual de seus militares, a Força Aérea dos Estados Unidos testa um novo programa baseado na realidade virtual (VR) para reforçar os treinamentos de prevenção das suas tropas.

A criação do programa não surge por acaso. Entre 2014 e 2019, a taxa de suicídio para todas as tropas ativas americanas aumentou de 20,4 para 25,9 ocorrências a cada 100 mil militares, de acordo com dados do Pentágono. No último trimestre de 2020, os eventos triplicaram de 14 para 39 em comparação com o mesmo período de 2019.Paralelamente, o Departamento de Defesa dos EUA reportou, em 2019, 7.825 relatos de agressões sexuais envolvendo militares como vítimas. O número apresentou um aumento de 3% em relação aos dados de 2018.

Para diminuir o número de ocorrências, o exército americano já conta com treinamentos e palestras para auxiliar soldados que tenham vivenciado algumas das experiências. No entanto, usar tecnologias como a realidade virtual, fazem com que o aprendizado seja muito mais dinâmico e imersivo, especialmente para os militares mais jovens que já estão inseridos em um contexto digital avançado.






quarta-feira, 9 de junho de 2021

RugbyStats

Tratamento de dados: os trackers e dispositivos utilizados trazem informações RAW.
Essas informações para serem uteis será necessário haver um tratamento,  uma opção é tratar através do google sheets



Quantos quilómetros pode durar um motor de F1?


A distância da corrida na Fórmula 1 é definida como o menor número de voltas completadas que exceda 305 quilómetros (com a excepção do Grande Prémio do Mónaco a 260 km). Um motor de F1 precisa de durar sete corridas, pelo que sete corridas a 305 quilómetros cada equivalem a 2135 quilómetros. 

Como cada piloto irá completar um número diferente de voltas nos treinos livres e qualificação devido a vários fatores (tais como problemas técnicos durante os treinos ou ser eliminado da qualificação antecipadamente) é impossível determinar um número exaco de km´s que um motor de Fórmula 1 irá durar, mas podemos ver que está acima de 2135 quilómetros.

Novo estudo mapeia os perigos da realidade virtual no mundo real

Na pesquisa, foram observados 233 vídeos da plataforma para estudar a relação entre a tecnologia e o comportamento dos seres humanos que foram expostos a imagens virtuais enquanto jogavam os seus jogos preferidos ou passeavam por ambientes gerados por programas de computador.

“À medida que a realidade virtual se tornou mais barata e comum, a tecnologia está a ser usada numa série de ambientes que não foram considerados durante o seu design. Nós observamos mais de perto onde as coisas podem dar errado para as pessoas a fim de otimizar a experiência do utilizador”, explica uma das autoras do estudo Andreea-Anamaria Muresan

"Um dos tipos de acidentes recorrentes é quando os usuários de RV batem em paredes, móveis ou espectadores. Num caso, vimos um espectador a fazer cócegas na pessoa que usava uma fone de ouvido. O usuário de RV se virou e deu uma chapada no colega", acrescenta a pesquisadora Andreea Muresan.Outra falha importante constatada pelos cientistas está relacionada ao medo sentido pelos utilizadores. Em situações de risco, como o passeio em uma montanha-russa virtual, as pessoas tendem a reagir de forma inesperada e descontrolada, gerando movimentos involuntários de mãos, braços e pernas.

Ao transferir uma sensação do universo virtual para o real, o usuário pode se ferir batendo a cabeça na parede ou caindo de uma escada. Além disso, uma pessoa imersa em um mundo digital também pode machucar outras pessoas que estão ao seu redor, mesmo sem querer.Com o avanço da tecnologia, os dispositivos de RV não estão mais restritos ao mundo dos videogames. Eles fazem parte de programas de educação, marketing e vendas, levando alunos, usuários e consumidores a locais distantes sem ter que sair do sofá.Óculos e sistemas complexos de imersão digital estão presentes em casas comuns, onde moram pessoas e animais de estimação, personagens que não foram levados em conta durante o processo de criação dos aparelhos de realidade virtual.Com esse novo estudo, os pesquisadores pretendem propor uma série de mudanças para prevenir acidentes relacionados ao uso de RV, evitando que as pessoas se machuquem ou que tenham medo de usar esse tipo de tecnologia no futuro.

"Agora podemos fornecer aos designers ideias sobre o que eles podem fazer de maneira diferente para evitar acidentes. Colisões podem ser evitadas alterando alguns dos elementos de um jogo. Em vez de um jogador ter uma espada que exige grandes movimentos dos braços, seu equipamento pode ser substituído por um escudo. Isso muda o comportamento do jogador e minimiza os riscos para todo mundo", completa a pesquisadora Andreea-Anamaria Muresan.




terça-feira, 8 de junho de 2021

Carro integração

O sistema AARTOS é extremamente flexível e, portanto, pode ser instalado em quase todos os veículos. 

Rugby Inteligente

    Todos os dias a tecnologia avança. E o rugby não fica atrás. O treino é cada vez mais um fator fundamental, mas o olho humano não consegue entender, nem perto da totalidade do que novos dispositivos como Trackers permitem. No mundo do rugby a STATSports é claramente a dominadora, oferecendo os seus dispositivos à seleção campeão do mundo e a vice campeã.
    Nos próximos posts vamos investigar os dispostivos.


Como prevenir um ataque de spoofing

Apesar de não poder prevenir que outros tentem fazer-se passar por contactos, ou endereços de IP, conhecidos para aceder à sua rede e informação pessoal, há passos que pode seguir para evitar ser uma vítima de spoofing. 


 
A sua informação sensível – incluindo palavras-passe, informação de cartões de crédito, e número de Segurança Social – apenas deve ser partilhada através de formulários seguros em websites encriptados que usem o HTTPS. Se alguém lhe enviar um e-mail a pedir esta informação, simplesmente não responda. Verifique o endereço de origem de qualquer e-mail suspeito que receba antes de clicar em links ou descarregar anexos nele contidos. Se algum dos websites que costuma visitar está de algum modo diferente, não clique em quaisquer links nem preencha formulários nesse website.

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Javascript - Nova versão do Chrome ganha velocidade com novo compilador de JavaScript

Nova versão do Chrome ganha velocidade com novo compilador de JavaScript




A nova versão do Chrome, o navegador do Google, chegou. Segundo a empresa de Mountain View, ela vem com um ganho de 23% em velocidade de navegação, graças a atualizações no compilador JavaScript e otimizações no uso de memória promovidas pela companhia.


“Um componente importante na entrega de um navegador mais rápido é a execução mais veloz do JavaScript”, disse o Google. “No Chrome 91, esse trabalho é realizado pelo motor V8, que executa o equivalente a mais de 78 anos de código em JavaScript diariamente”.



Detalhando a descrição da nova versão do Chrome, o Google ressalta que “o novo compilador JavaScript […] preenche o espaço entre a necessidade de começar uma execução rapidamente e otimizar o código com o máximo de performance”.


Há três anos, o Google instituiu um sistema de dois compiladores JavaScript – um para início de tarefas, outro para a finalização delas – chamados, respectivamente, “Ignition” e “Turbofan”.


“O ‘Ignition’ é um intérprete de bytecodes cujo trabalho é iniciar o JavaScript com o mínimo possível de atraso”, explica o Google. “O ‘Turbofan’ é o compilador que otimiza e gera códigos de alto desempenho baseados na informação coletada durante a execução do JavaScript; como resultado, ele começa mais devagar que o compilador ‘Ignition’”.


Agora, o Chrome conta com um terceiro compilador, que funciona como um “equilíbrio” aos seus congêneres, chamado “Sparkplug”. Basicamente, ele consegue gerar códigos nativos, mas não depende da coleta de informações obtida durante a inicialização do JavaScript.


Mais além, o motor V8 também promoveu otimizações de memória, melhorando os locais onde os códigos são armazenados e evitando engasgos na hora de chamar funções. Segundo o Google, isso deve ser especialmente interessante para usuários de dispositivos Apple – especialmente máquinas equipadas com o processador M1 da empresa.

A história dos Ryzen: a terceira geração

A terceira geração trouxe uma nova arquitetura: a Zen 2. 


Mais uma vez, foi o 3600 que se destacou, e eu próprio montei um computador com este processador, pois o seu preço por performance era simplesmente imbatível na altura. Os mesmos 6 núcleos e 12 threads da praxe, com 3,6 GHz e 4,2 GHz de frequência base e turbo, respetivamente, era um processador incrível.

Como é que a F1 tem um sistema de rádio que funciona a 350km/h

Todas as comunicações por rádio utilizam 'VoIP' na parte de trás. Trata-se da forma como a equipa configura os seus sistemas de rádio. A configuração de canais e agrupamento será decidida sobre o fluxo de trabalho, pelo que os próprios pilotos, Controlo de Corrida, Lewis Engineer, Nicos Engineer, Chefe de Equipa de Motores, Chefe de Estratégia, etc., etc. A equipa de engenheiros poderá ter uma sub 'rede' de canais para reunir esses canais à beira da pista e de volta à base.

Poderá notar na parede da box um painel com botões e etiquetas para o rádio, os auscultadores ligam-se ao painel e o operador pressiona um botão e o que eles dizem é enviado através desse canal. Não há necessidade de o director da equipa falar directamente com um engenheiro específico - deve fazer o mesmo no mundo real. A pessoa no topo não precisa de falar com a pessoa no fundo.

Agora em termos da tecnologia de rádio real, o elemento de transmissão é feito pela FOM/FIA e eles gravam/monitorizam os canais. GUINHO para 3 canais no ar por equipa. Carro 1, Carro 2 e EQUIPA.

TETRA é bem conhecido e utilizado para o elemento de transmissão,  é codificado - mesmo as equipas de comentários têm algum acesso ao sistema de rádio - a Sky faz frequentemente 'call in' para as paredes das boxes - tudo a mesma tecnologia. Cada equipa administra todo o seu próprio sistema, e depois simplesmente forneçe uma ligação para carros, controlo de corridas e comentário

domingo, 6 de junho de 2021

Plugin de TNT Nuke

  Dentro do minecraft há váras formas de utilizar TNT, mas têm todas o mesmo poder de destruição se for usada sempre a TNT padrão do minecraft. Para aumentar a intensidade da destruição de uma TNT é preciso utilizar algum sistema que crie uma explosão maior, por exemplo o NuclearTNT.


  Este plugin é bastante simples, uma vez que só serve para criar uma TNT com um poder de destruição muito maior do que uma TNT convencional. No entanto, é muito interessante para abrir um grande buraco no chão.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 06/06/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 06/06/2021)
Página do NuclearTNThttps://dev.bukkit.org/projects/nucleartnt (Consultado a 06/06/2021)

Imagens:
Imagem do NuclearTNThttps://media.forgecdn.net/avatars/73/980/636163842292484764.jpg (Consultado a 06/06/2021)

Imagem de um buraco: https://9lifehack.com/data/upload/editor/2017/07/12/img%5D.jpg (Consultado a 06/06/2021)

Plugin de TNT de impulsão

  Dentro do próprio Minecraft há diversas formas de usar o item TNT, uma vez que toda a gente gosta de criar explosões, quer seja para abrir espaço sem ter trabalho, brincar com um amigo ou até mesmo para matar monstros. No entanto, também é útil haver uma TNT que impulsione outras TNT's. Isto encontra-se no aTNT.


  Este plugin é bastante simples uma vez que serve apenas para gerar TNT's que não danificam o mapa e que apenas servem para impulsionar outras TNT's fazendo com que cheguem mais longe. É um plugin bastante utilizado em servidores de Factions.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 06/06/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 06/06/2021)
Página do aTNThttps://dev.bukkit.org/projects/atnt_blocker (Consultado a 06/06/2021)

Imagens:
Imagem do de uma TNT de impulsão: https://i.ytimg.com/vi/0Sy-uqTgdrc/hqdefault.jpg (Consultado a 06/06/2021)

Força aérea dos EUA testa programa de realidade virtual

    Em busca de combater taxas de suicídio e de agressão sexual dos seus militares, a Força Aérea dos Estados Unidos testa um novo programa baseado em realidade virtual para reforçar os treinos de prevenção das suas tropas.
    A criação do programa não surge por acaso. Entre 2014 e 2019, a taxa de suicídio para todas as tropas ativas americanas aumentou de 20,4 para 25,9 ocorrências a cada 100 mil militares, de acordo com dados do Pentágono. No último trimestre de 2020, os eventos triplicaram de 14 para 39 em comparação com o mesmo período de 2019.
    Paralelamente, o Departamento de Defesa dos EUA reportou, em 2019, 7.825 relatos de agressões sexuais envolvendo militares como vítimas. O número apresentou um aumento de 3% em relação aos dados de 2018.
    Para diminuir o número de ocorrências, o exército americano já conta com treinamentos e palestras para auxiliar soldados que tenham vivenciado algumas das experiências. No entanto, usar tecnologias como a realidade virtual, fazem com que o aprendizado seja muito mais dinâmico e imersivo, especialmente para os militares mais jovens que já estão inseridos em um contexto digital avançado.

O mito dos vpns

Se já ouviste falar sobre vpns ou sabes o que são, então provavelmente também já ouviste dizer que eles podem ser usados para fazer pesquisas anonimas na internet, mas desde já aviso queles que ainda não sabem, que esse não é o caso. Mesmo quando usamos um vpn, continua a haver um grupo de pessoas que sabem o nosso ideresso IP, a nossa localizaç-ao e o nosso trafego na internet .o que é obviamente diferente senão o oposto da definição de anonimidade. Muitos dos providenciadores de vpn dizer que te podem tornar totalmente anonimo na internet escondendo o teu indereço mas no final aquele que esconde do endereço tem que o conhecer. Outra das afirmações que costumam fazer diz que logo após termos feito uma procura, o nosso histórica sera apagado, o que muitas vezes também não corresponde a realidade. 


Youtube... só que tens privacidade

Para aqueles que estão a tentar minimizar a sua pegada digital em prol da sua segurança e privacidade, eu venho apresentarvos o NewPipe.Uma aplicação com um objetivo simples, ter acesso ao conteudo armazenado no youtube mas sem entrar em contacto com a google.De uma forma geral esta aplicação possui as mesmas funcionalidades que o youtube, porém, adiciona alguns extras que a tornam um pouco mais atrativa como permitir o download de videos de forma simples e direta e deixar o utilizadore livre de anúncios.Caso tenhas ficado interessado, a forma mais segura de obter esta aplicação é pelo F Droid.



Red Dead Redemption 2 ganha mod de realidade virtual no PC

    Red Dead Redemption 2 continua a evoluir no PC graças ao trabalho de vários fãs. Recentemente, um desenvolvedor lançou para um jogo uma modificação chamada R.E.A.L, que traz realidade virtual ao jogo.
    O responsável pela obra é conhecido como LukeRoss e já tem experiência com modificações de jogos da Rockstar. O criador também criou um mod de realidade virtual para a versão de computador de GTA V.

Honda Smartphone Voice Control System: O que é?

    Este sistema, e falando de uma forma mais simples, não é mais do que uma ligação por tecnologia Bluetooth que permite ao condutor emparelhar o smartphone com sistema Android à moto. 
    Permitir este tipo de ligações não é novidade no mundo das duas rodas. Já outros fabricantes o disponibilizam há mais tempo. No entanto o sistema HSVCS da Honda promete ser mais simples de utilizar, o que por sua vez permitirá ao condutor desfrutar da sua moto sem ter de pensar muito em como utilizar o sistema.





    Para permitir a ligação entre o smartphone Android e a moto a Honda criou a app RoadSync. Esta aplicação está a ser disponibilizada de forma faseada em vários países europeus desde início deste ano, e para além do smartphone, o sistema requer que o condutor utilize um capacete com altifalantes e microfone para poder desfrutar de todas as funcionalidades, em particular dos controlos por voz.
    Todas as funcionalidades da aplicação são operadas através de uma combinação de comandos de voz e de um comutador de 4 vias no punho esquerdo do guiador, permitindo que o condutor guarde com segurança o smartphone no bolso, mas continue totalmente conectado ao mundo que o rodeia.

Carros que purificam o caminho por onde passam? - Entrada 2/Semana 31 - 6 Mai./Jun. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Carros que purificam o caminho por onde passam?

    A Toyota é conhecida por ser pioneira no que toca aos veículos híbridos, apresentando o tão conhecido (e por vezes odiado) Toyota Prius, logo em 1997. Agora em 2021, apresenta o Mirai que é um veículo movido a hidrogénio, que não liberta gases tóxicos para a atmosfera, libertando apenas água. Desta forma, este veículo não só não polui como também purifica o ar por onde passa. O Mirai apresenta uma autonomia de cerca de 500km, mas é super rápido a reabastecer, sendo possível fazê-lo em apenas 3 a 5 minutos.


    Será este passo que a Toyota está a dar agora em 2021 vai ter um impacto semelhante àquele que deu em 1997? Será que vai conseguir implementar novamente um paradigma completamente diferente daquele a que estamos habituados? As respostas a estas perguntas só o tempo dirá.



Fontes:
https://www.nit.pt/fora-de-casa/na-cidade/o-futuro-e-agora-os-carros-da-toyota-purificam-o-ar-dos-sitios-por-onde-passam (consultado a 06/06/2021)

Veículos elétricos da Huawei - Entrada 1/Semana 31 - 6 Mai./Jun. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Veículos elétricos da Huawei

    A Huawei parece estar a querer entrar também na área dos automóveis elétricos. E parece querer estar a rivalizar a Tesla. Existem rumores que a fabricante de smartphones está a tentar arranjar uma proposta de trabalho com algumas marcas de automóveis que trabalham na área.
    Pensa-se que marcas como a Changan Automobile ou a BluePark New Energy Technology estão a discutir termos com a marca com sede na China.


    A Huawei é uma marca que aposta na diversificação da oferta dos seus produtos como se sabe pelos seus portáteis e equipamentos de áudio. Diz também que tornar-se num fabricante de automóveis não está nos planos, pelo menos nos próximos anos, mas que quer fornecer produtos para outras marcas.

Fontes:
https://pplware.sapo.pt/motores/huawei-tambem-se-podera-lancar-no-competitivo-mercado-dos-carros-eletricos/ (consultado a 06/06/2021)
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/huawei-investe-mil-milhoes-em-tecnologia-automovel-para-rivalizar-com-a-tesla-13569216.html (consultado a 06/06/2021)

Foi assim que o FBI invadiu o iPhone do atirador de San Bernadino, nos EUA

 Em 2016, o FBI abandonou um processo contra a Apple em que pedia para empresa desbloquear um iPhone 5c como parte da investigação sobre o atirador de San Bernardino. O motivo de ter finalizado o caso é que o FBI disse que já tinha descoberto uma forma de transpor a segurança do aparelho e acessar suas informações. Contudo, como o órgão fez isso nunca havia sido revelado.

Por que o FBI precisa da Apple para abrir iPhones de criminosos?

Dados do iPhone do atirador de San Bernardino foram úteis ao FBI

Agora, cinco anos após o caso ser finalizado, o Washintong Post disse ter descoberto como o iPhone foi "invadido".

A história começa, na verdade, em 2015, quando dois rapazes atiraram em colegas de trabalho e morreram logo depois em combate com a polícia. Os nomes não serão compartilhados aqui como apontam guias de boas práticas de jornalismo para casos deste tipo. O evento ficou conhecido na história norte-americana como o dos atiradores de San Bernardino.

Na época, o FBI descobriu que um dos dois atiradores tinha um iPhone 5C e os agentes acreditavam que poderia haver informações importantes no aparelho. Há mais detalhes sobre o caso, mas o descrito aqui é o bastante para compreender o imbróglio em torno do aparelho.

O FBI já tinha uma ferramenta para “invadir” dispositivos mediante autorização da Justiça. Tratava-se de um programa que testava combinações de códigos, a chamada força-bruta, e descobria a senha em cerca de 25 minutos. O problema é que, em 2015, a Apple lançou uma atualização para o iOS 9 cuja principal melhoria estava relacionada à segurança. Ela implementou um sistema que apaga todos os arquivos do aparelho caso uma pessoa coloque uma senha errada mais de 10 vezes (mecanismo que está aí até hoje). Ou seja, não era mais possível usar o método da força-bruta.

O FBI, então, pediu à Apple que quebrasse esse sistema para este caso específico. Na época, o CEO da companhia, Tim Cook, chegou a dizer que não havia uma ferramenta para isso e que “a criação de uma era muito perigosa para ser colocada em prática”. Estava iniciado o embate entre a gigante da tecnologia e o bureau de investigação.

O caso foi parar na Justiça, sendo que a Apple defendia que precisava manter a segurança do aparelho e o FBI que exigia uma forma de entrar no dispositivo. O caso terminou, como dito no início do texto, em 2016, quando o FBI disse ter conseguido acessar os dados do iPhone 5c do atirador, finalizando o processo.


Falha crítica estava ativa no iPhone e iPad há vários anos

Uma empresa de segurança encontrou uma falha crítica na segurança do iPhone e iPad, que deixou vulneráveis milhares de milhões de dispositivos. 
A vulnerabilidade foi descoberta pela ZecOps, uma empresa de São Francisco, nos Estados Unidos, enquanto estava a investigar um ataque informático feito a um cliente, no final de 2019. Segundo indicam meios como a ARS Technica, um dos investigadores da empresa indicou que estava falha estaria ativa no software de email da Apple para os iPhone e iPad, a app Mail.

A ZecOps revelou que esta vulnerabilidade, que estaria ativa há oito anos, foi “explorada pelo menos seis vezes”. Numa publicação partilhada online, a empresa de segurança indica que, para executar os ataques, as vítimas recebiam um email aparentemente em branco através da app Mail, que forçava um ‘crash’ e o reiniciar da aplicação. Era este erro que permitia aos hackers entrar no dispositivo e ter acesso a dados, como fotografias ou contactos.

Entretanto, a Apple já indicou à Reuters que a vulnerabilidade existe e que a empresa já está a desenvolver uma correção para o software, que será disponibilizada com a próxima atualização.

A empresa de segurança ZecOps indica que esta vulnerabilidade “permitia aos hackers roubar dados de forma remota dos iPhone mesmo que estes tivessem a versão mais recente do sistema operativo iOS”.

A ZecOps indicou ainda que esta técnica para aceder a informação foi “usada num cliente o ano passado”. Sem identificar a empresa em causa, a companhia de segurança refere que se trata de uma “empresa de tecnologia do ranking Fortune 500 da América do Norte”. A empresa diz ainda ter provas de ataques relacionados feitos a outros alvos: uma celebridade na Alemanha, um executivo de uma empresa de telecomunicações no Japão, uma empresa de segurança na Arábia Saudita e Israel e um jornalista na Europa. A ZecOps tem ainda suspeitas de que um executivo de uma empresa suíça também pode ter sido alvo de um ataque deste género.

Moda no desporto. (2/2)

O aparecimento das fibras sintéticas que constituem tecidos que se diferenciam pela sua resistência mecânica, térmica e pela sua durabilidade, abriu portas à exploração dos materiais técnicos para utilização na roupa desportiva. Talvez este tenha sido o ponto de partida para que, e através de um trabalho conjunto de investigaçãodesignciência e tecnologia, o segmento desportivo, atualmente, beneficie de um vestuário que fornece um maior conforto ao atleta durante a atividade física e, consequentemente, um melhor desempenho.

Esta área tem beneficiado de uma sagaz inovação, em que através de novas fibras e tecidos que apresentam estruturas avançadas, o vestuário desportivo alcançou importantes funcionalidades e funções específicas focalizadas nas necessidades do utilizador. Sendo o resultado deste significativo desenvolvimento, artigos personalizados, inovadores e sofisticados.

Um dos exemplos mais mediáticos da inovação do vestuário desportivo reporta-nos até aos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2002, em que a marca Speedo deu a conhecer o Fast Skin, conhecido por “pele de tubarão”, que era constituído por microfilamentos de poliéster e fios de elastano. Este fato de natação tinha a caraterística de ser extremamente elástico, moldando-se completamente ao corpo do atleta, funcionando como uma segunda pele, além de que tinha a particularidade de manter a temperatura corporal.

Porém, a revolucionária tecnologia deste fato são os dentículos parecidos com aerofólios e os sulcos com o formato de um ‘V’, que direcionam o fluxo da água, reduzindo o arrasto e a turbulência.

Este material apresentou-se de tal maneira eficaz que 70% dos atletas que conquistaram medalhas nesses jogos estavam a usar o fato “ Fast skin “ e muitos deles obtiveram recordes incríveis. Mas este acabou por ser proibido nas competições de natação pela FINA (Federação Internacional de Natação), após se ter comprovado que esta tecnologia alterava de forma flagrante a natural performance dos atletas.

Contudo, apesar de o sucesso deste produto ter sido relegado, os investigadores desta área têm como conceito base de conceção do vestuário desportivo que este funcione como uma segunda pele, que proteja, estime, hidrate, relaxe e que inclusive “sirva de suporte para os mais variados acessórios que permitam comunicar, transmitir e exteriorizar sensações, ou monitorizar e controlar sinais vitais”.

Moda no desporto .(1/2)

Investigação, design, ciência e tecnologia, são os quatro fatores que têm acompanhado a evolução e as tendências de moda no vestuário desportivo.

Até meados da década de 70 não havia uma verdadeira preocupação com a roupa utilizada na prática desportiva, mas nos dias que correm existem cuidados e critérios na escolha do vestuário para os treinos ou provas desportivas dos atletas, quer sejam profissionais ou amadores. Isto é, com o passar do tempo, atletas e praticantes de desporto perceberam que a roupa começava a fazer parte da estratégia da melhoria da performance.

Durante os espetáculos desportivos, somos abençoados com fantásticas prestações desportivas, muitas vezes de caráter sublime. Os protagonistas destas ações têm sido alvo de profundas investigações no que diz respeito ao tipo de vestuário que devem utilizar nos seus treinos e provas, para que estes sejam “mais rápidos, saltem mais alto, sejam mais fortes — Citius, Altius, Fortius”.

Atualmente, as marcas de vestuário desportivo têm o desafio de entender o desporto e o mundo da atividade física para que a produção de vestuário técnico corresponda às exigências e necessidades dos seus praticantes.

Considerando as especificidades de cada modalidade desportiva e, desejando que a indumentária seja um elemento de auxílio na ação performativa dos profissionais de desporto, têm surgido tecidos inusitados com caraterísticas que lhes concedem o estatuto de tecidos inteligentes. Desta forma, o vestuário desportivo tem absorvido os têxteis tecnológicos.

Impressão 3D: Solucionando todos os problemas comuns [Parte 2]

Nozzle muito perto da base de impressão


Qual é o problema de impressão 3D?

Inexplicavelmente, apesar de carregar o filamento e a cabeça de impressão se mover sem problemas, nenhum filamento está se depositando na mesa de impressão.

O que está causando este problema de impressão 3D?

Simplesmente, seu bico pode estar muito perto da mesa de impressão. Se você, de alguma forma, ajustou sua cama de impressão para meros micrómetros da abertura do bico, é improvável que o filamento derretido tenha espaço para escapar. Na melhor das hipóteses, sua impressão perderá as primeiras camadas e terá uma chance maior de não colar depois que o filamento for expulso. Na pior das hipóteses, você causará um backup do filamento derretido em sua extremidade quente, possivelmente levando a um bloqueio.