Pesquisar aqui

domingo, 6 de junho de 2021

Moda no desporto .(1/2)

Investigação, design, ciência e tecnologia, são os quatro fatores que têm acompanhado a evolução e as tendências de moda no vestuário desportivo.

Até meados da década de 70 não havia uma verdadeira preocupação com a roupa utilizada na prática desportiva, mas nos dias que correm existem cuidados e critérios na escolha do vestuário para os treinos ou provas desportivas dos atletas, quer sejam profissionais ou amadores. Isto é, com o passar do tempo, atletas e praticantes de desporto perceberam que a roupa começava a fazer parte da estratégia da melhoria da performance.

Durante os espetáculos desportivos, somos abençoados com fantásticas prestações desportivas, muitas vezes de caráter sublime. Os protagonistas destas ações têm sido alvo de profundas investigações no que diz respeito ao tipo de vestuário que devem utilizar nos seus treinos e provas, para que estes sejam “mais rápidos, saltem mais alto, sejam mais fortes — Citius, Altius, Fortius”.

Atualmente, as marcas de vestuário desportivo têm o desafio de entender o desporto e o mundo da atividade física para que a produção de vestuário técnico corresponda às exigências e necessidades dos seus praticantes.

Considerando as especificidades de cada modalidade desportiva e, desejando que a indumentária seja um elemento de auxílio na ação performativa dos profissionais de desporto, têm surgido tecidos inusitados com caraterísticas que lhes concedem o estatuto de tecidos inteligentes. Desta forma, o vestuário desportivo tem absorvido os têxteis tecnológicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.