Pesquisar aqui

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Riscos financeiros do negócio da Fotografia

Administrar um negócio implica sempre riscos, e os negócios de fotografia não são exceção. Vamos explorar os vários desafios financeiros que se enfrenta e as maneiras como os podemos superar.
Se tem paixão e talento pela fotografia, possuir o seu próprio negócio de fotografia pode ser uma boa maneira de ganhar a vida. Os custos iniciais podem ser baixos se começar o negócio em casa e começar com uma câmara. No entanto, o negócio da fotografia vem com seu próprio conjunto exclusivo de riscos que podem afetar sua capacidade de manter um fluxo estável de renda e obter um lucro decente.

Rendimento instável

Imagem retirada de rawpixel.com
Embora muitas pequenas empresas tenham períodos de receita flutuante, é um desafio particular para os fotógrafos. Os fotógrafos de eventos provavelmente terão mais negócios durante o verão, quando as formaturas e os casamentos são mais frequentes. Os fotógrafos artísticos terão mais rendimento com base na programação de galerias de arte e exibições. A natureza sazonal do trabalho pode levar a problemas com o lucro durante períodos lentos. Os fotógrafos devem aprender como usar a renda de um projeto para subsidiar sua vida e pagar as suas despesas comerciais até conseguir outro emprego.

Encontrar clientes

Embora algumas empresas pequenas possam contar com uma parcela significativa da sua receita proveniente de clientes fiéis, alguns tipos de trabalhos de fotografia fornecem serviços para apenas um cliente, uma vez. Por exemplo, um casal que contrata um fotógrafo de casamento pode não precisar do fotógrafo novamente. Os fotógrafos que se especializam em editorial, revista ou fotografia de stock normalmente têm mais clientes fiéis, embora até mesmo esses tipos de clientes às vezes diminuam os orçamentos de fotografia, especialmente durante tempos económicos difíceis. 

A tecnologia também afeta o negócio da fotografia. Com a pronta disponibilidade de câmaras digitais acessíveis e outros equipamentos de alta tecnologia, muitos possíveis clientes tiram suas próprias fotografias em vez de contratar um fotógrafo. Alguns clientes podem até contratar fotógrafos que só tiram fotos como hobby, para que possam obter ofertas mais baratas.

Problemas de Copyright

Outra coisa a ter em conta como fotógrafo são as leis de direitos autorais e se deve ou não assinar os direitos dos seus clientes. Se optar por assiná-las, corre o risco de perder lucro porque seus clientes podem usar essas imagens para fazer cópias, em vez de solicitar impressões ao fotógrafo. Ou, se não assinar os direitos e alguém usar as suas fotos, copiando-as, poderá optar por passar por um processo legal caro para o uso não autorizado de suas fotos.

Riscos de Equipamento

Por último, há riscos de equipamentos, como o seu equipamento de iluminação se estragar antes de uma sessão de fotos ou uma câmara cara ser roubada. Esses riscos representam uma perda significativa na receita do negócio até que os reparos sejam concluídos ou que tenha substituído o equipamento roubado.

Retirado do canal YouTube YuriFineart


Concluindo, apesar de transformar um hobby numa forma de ganhar a vida ser um sonho, tem os seus riscos.




Consultei os blogs Fstoppers, Chron e a agência de seguros Bolt no dia 04/11/2018 e 05/11/2018.



4 comentários:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.