Pesquisar aqui

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Como cuidar da nossa máquina fotográfica?

As máquinas fotográficas são equipamentos caros e delicados. Como tal, devemos ter todos os cuidados possíveis quando lidamos com tais equipamentos.


Limpeza da máquina fotográfica

  • A limpeza das objetivas e do ecrã da máquina fotográfica deve ser feita com material adequado e não com qualquer pano ou lenço do dia-a-dia pois estes podem riscar as lentes e ecrã da máquina.
  • Qualquer produto de limpeza usado deve ser próprio para a tarefa! Utilizar um limpa vidros comum pode danificar a camada anti-reflexo da lente.
  • Existem utensílios próprios para a limpeza interna das máquinas, estes devem ser utilizados com precaução e de acordo com as instruções dadas.

Cuidados a ter com as objetivas

  • Trocar de objetivas deve ser feito o mais rápido possível de forma a evitar a entrada de poeira no corpo da máquina ou na lente, colocando sempre as respetivas tampas traseira e frontal na objetiva.
  • A troca de objetivas deve ser feita com a máquina desligada!
  • As lentes devem ser limpas com ácido isopropílico (91%) e com um pano próprio de microfibra

Arrumação da máquina fotográfica

  • A máquina deve ser sempre arrumada numa mochila própria que proteja a máquina de qualquer impacto,de humidade ou temperaturas extremas.
  • No caso de máquinas com funcionamento a pilhas, evitar deixar as mesmas na máquina durante longos períodos de tempo. As pilhas podem verter ácido que pode danificar o interior da máquina.

Cartões de memória

  • É aconselhável que se retire o cartão de memória da máquina em locais interiores de maneira a evitar a entrada de poeiras para o interior da máquina e de forma a proteger ao máximo o cartão e as nossas fotografias.
  • Mais uma vez, armazenar os cartões de memória em locais secos e nao muito quentes.



Estas regras ajudam-nos a dar uma longa vida à nossa máquina, utilizando-a para tirar fotografias de uma maneira segura e sem danificar elementos preciosos da nossa máquina.





Webgrafia:

https://www.fotografia-dg.com/precaucoes-maquina-fotografica/
https://photodoto.com/the-10-ultimate-camera-care-tips-for-beginners-and-experts-alike/
https://www.pcworld.com/article/2011021/how-to-change-your-dslr-lens-the-right-way.html
https://www.picturecorrect.com/tips/how-to-take-care-of-your-dslr-camera/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.