Pesquisar aqui

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Foi um Prazer

Foi um Prazer


Acabou o ano, esta publicação já nem conta para nada mas mesmo assim aqui está ela. Espero que se tenham divertido neste blog, que tenham gostado dos assuntos que por aqui falámos. Para mim foi uma experiência bastante engraçada, poder explorar os vários temas e falar da maneira como quiser sem respeitar indicações é algo que todos os alunos gostam de ter a oportunidade de fazer.
Aproveito também para dizer que é uma sensação estranha, agora que se encerra este ano encerra também mais uma etapa na minha vida, ser estudante de escola. Passados 12 anos aqui estou, passei por 3 escolas incríveis, conheci pessoas cinco estrelas, amigos que levo para a vida e professores pelos quais sinto uma grande admiração.
Vê-mo-nos pela net!

Final do Ano Lectivo - André Jesus

É com grande tristeza minha que anuncio nesta publicação o final das minhas intervenções neste blog escolar. Com o final do ano lectivo deixo de ser um dos editores deste blog dando lugar a futuros editores do ano seguinte. Ao longo do ano lectivo fiz diversas publicações, começando com a nossa querida linguagem Python, passando por HTML, CSS e Arduino, até chegar ao JavaScript, terminando assim este ciclo de publicações sobre linguagens de programação. Penso que no ano levito 2020/21 haverá alunos que continuem o legado e escrevam publicações sobre mais linguagens de programação, que é um tema tão interessante e vasto que está no futuro de todos nós.



Despeço-me assim, o vosso editor,
André Jesus.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

JavaScript - Condições (Parte 2)

NA ÚLTIMA PUBLICAÇÃO FALÁMOS SOBRE OS MÉTODOS IF E ELSE, MAS E QUANDO QUEREMOS UTILIZAR MAIS DO QUE UMA CONDIÇÃO?PODEMOS DEFINIR MAIS "CAMINHOS" E É ISSO QUE VOU ENSINAR HOJE!

Podemos usar a instrução else if para especificar uma nova condição se a primeira condição for falsa. Segundo a teoria:


curso var = 1; 
if (curso == 1) { 
   document.write ("<h1> Tutorial em HTML </h1>"); 
} else if (curso == 2) { 
   document.write ("<h1> Tutorial do CSS </h1>"); 
} else { 
   document.write ("<h1> Tutorial em JavaScript </h1>"); 
}

O código acima diz:
- se o curso for igual a 1, execute "Tutorial em HTML";
- caso contrário, se o curso for igual a 2, execute "Tutorial em CSS";
- se nenhuma das condições acima for verdadeira, emita o "Tutorial em JavaScript";
Como a variável curso é igual a 1, obtemos o primeiro resultado!


Referências:



segunda-feira, 22 de junho de 2020

PT09 - O tão conhecido Javascript

Nós somos os Almeida e Tatu e acabamos agora o nosso vídeo onde vos explicamos como funciona o Javascript e explicamos alguns tópicos!

Passem por lá, para tal basta carregarem aqui

Se querem perceber mais um pouco sobre o este vídeo podem vir ao nosso site ou então vejam com atenção este google slides que fizemos para vocês!

Qualquer dúvida deixem nos comentários, iremos responder o mais depressa possível

Até a próxima

Abraços e beijinhos a todos,
Almeida e Tatu


JavaScript - Condições (Parte 1)

COMEÇANDO ASSIM POR OUTRO TÓPICO EM PROGRAMAÇÃO MAIS RELEVANTE, HOJE VAMOS FALAR DAS CLÁSSICAS CONDIÇÕES EM JAVASCRIPT!

Muitas vezes, quando se escreve código, deseja-se executar ações diferentes com base em condições diferentes, ou seja, tendo em conta acontecimentos ou resultados diferentes, o código segue "caminhos" diferentes.
Usa-se o clássico if para especificar um bloco de código que será executado se uma condição especificada for verdadeira. Assim exemplificando:

var myNum1 = 7; 
var myNum2 = 10; 
if (myNum1 < myNum2) { 
   alert ("JavaScript é fácil de aprender."); 
}

Assim o código "dentro" do if só é executado se a variável myNum1 for menor que a variável myNum2. Assim como é possível verificar a condição é verdadeira, logo irá executar o comando alert (falaremos deste comando brevemente).

Usa-se a instrução else para especificar um bloco de código que será executado se a condição for falsa. Assim exemplificando:


var myNum1 = 7; 
var myNum2 = 10; 
if (myNum1> myNum2) { 
   alert ("Esta é minha primeira condição"); 
} 
else { 
   alert ("Esta é minha segunda condição"); 
}

Assim neste caso a variável  myNum1 continua a ser menor que a variável myNum2, logo a condição é falsa e apenas irá ser executado o comando alert "dentro" do else.


Referências:

domingo, 21 de junho de 2020

Fim dos posts


E agora?


  Bem gente, estes últimos meses têm sido divertidos a por informações sobre diversos assuntos e até mesmo a aprender sobre assuntos que me interessavam e a mostrar-vos. Esta vai ser a minha última publicação, espero que tenham gostado de todas as minhas publicações. 
  Obrigado e até um dia.

Fim de posts sobre programação


Programação - o fim


  Este post serve para informar que a partir de agora já não vou colocar mais notícias ou informações de programação. Mais notícias vão aparecer no próximo post.

  Obrigado e até à próxima.

PT09 - Introdução ao JavaScript


PT09


Nesta notícia vou colocar um link para a apresentação do meu grupo em que explicamos umas poucas coisas sobre a linguagem JavaScript. Espero que gostem da apresentação.

Link: 
https://docs.google.com/presentation/d/1C91EYIjSllwjswRnDJ8BTH-4-DyudVCluS4LcyqQGEw/edit?usp=sharing

Obrigado e até à próxima.

O Final de tudo

Pois é malta do blogue chega mais um ano ao fim logo isso quer dizer que a minha curadoria também vai terminar por aqui. Ainda não tenha sido muito assíduo no blogue toda a informação que coloquei foi de muito empenho para colocar.

Despeço-me de todos vós aqui do blogue e até um dia.

E não se esqueçam façam sempre,

PESQUISAS SEGURAS

Abraço,

RALF

PT 09 - O Grande Final

Concluímos a nossa ultima etapa do ano o PT 09 está concluído queres saber o que é? Passa já no nosso sitie https://sites.google.com/aebenfica.org/the-big-brother-of-informatic/p%C3%A1gina-inicial?authuser=6 .

Temos tambem um um google slides para aprenderes mais detalhadamente https://docs.google.com/presentation/d/1C91EYIjSllwjswRnDJ8BTH-4-DyudVCluS4LcyqQGEw/edit?usp=sharing .

Ainda não estás entendido na matéria não há problema também criamos um video para te ajudar a perceber a nossa parte da matéria https://www.youtube.com/watch?v=fKG1sEcAAvw&feature=youtu.be .

Nós na MEXICANO S.A. não queremos que te falte nada nesta recta final do ano lectivo por isso ajuda-nos também e passa pelo nosso sitie e pelo nosso video para dares aquele apoio super importante.

Assim dizemos adeus a todos vocês esperamos ver-vos num futuro próximo.

Abraço,

MEXICANO S.A.

PT09 Final

PT09 Final


Se desejas acompanhar o meu trabalho e do Miguel podes ver o nosso site onde mostramos o nosso progresso na criação de um vídeo que relata uma história entre um programador e um bêbado que quer ser programador. Diverte te!

PT09-JavaScript

Quer aprender mais sobre JavaScript? Quer saber como utilizar while loops e randomizers? Veio ao site certo. Aqui pode aprender isso e muito mais com os alunos Nuno Pires e João Azevedo. Connosco a sua aprendizagem é o mais importante, tendo à sua disposição um vídeo esclarecedor com tudo o que se encontra mencionado no site de forma mais aprofundada.

link: https://sites.google.com/aebenfica.org/pt09-javascript-joao14-nuno19/p%C3%A1gina-inicial

PT09-JavaScript

https://sites.google.com/d/1apnk6M5GKc_5WccI90LvkpJffDwbJGqG/p/1eql7kmjmISdiSt6EhF9xWNooh881YbhG/edit

Este é o link do site onde poderão aprender um pouco sobre JavaScript e foi criado pelo fantástico duo: Miguel Correia e João Leal. Dois alunos da escola secundária  José Gomes Ferreira.

Final da Curadoria

Hoje com uma grande tristeza termino as minhas entradas neste blog. Chega agora o final do ano letivo na escola Secundaria José Gomes Ferreira e assim despeço-me desta grande e longa aventura de noticias de Robótica, Arduino, HTML, CSS e JavaScript. Espero que continuem curiosos com as todas as novas tecnologias que saem todos os dias. Um bom verão para todos e mantenham-se seguros.
Despeço-me deixando o ultimo trabalho que produzi com o meu colega Guilherme Valiente para esta disciplina. Este é um video tutorial que aborda alguns tópicos importantes sobre o JavaScript. Espero que seja util. Até à próxima!


Introdução ao mundo do JavaScript (PT09)


Olá leitores! Hoje trago-vos um website especialmente elaborado para ajudar a introduzir quem estiver a procura de iniciar a sua entrada no mundo do código JavaScript e não saiba como começar.
JavaScript é sem dúvida uma ferramenta que uma vez conhecida o seu potencial e capacidades são infinitas e vale mesmo a pena.
No nosso website está disponibilizado um vídeo tutorial explicativo, uma apresentação guia e ainda explicações redigidas com exemplos de código para uma experiência mais profunda e ilustrativa.


Ainda encontrarão uma sub-página onde poderão conhecer os autores do website com uma pequena descrição única.


Finalmente, deixamos aqui o link do website.