Pesquisar aqui

quinta-feira, 18 de março de 2010

Como contar uma historia digital?

-----------------------------------------------------------
digital story (dig·i·tal sto·ry)
A short, first-person video-narrative created by combining recorded voice, still and moving images, and music or other sounds.
-----------------------------------------------------------

A Microsoft (MS) editou, em Janeiro 2010, um documento de 28 páginas com diversas ideias para desenvolvimento de Projectos com os nossos alunos, através da criação de histórias digitais. 

É de salientar a elevada qualidade das ideias apresentadas neste documento. Vale mesmo a pena gastar um pouco de tempo com este PDF: Digital Storytelling

Outro documento muito interessante é este Cookbook de 40 páginas, que nos ensina "receitas" para contar uma boa historia digital. A não perder.

-----------------------------------------------------------
digital storyteller (dig·i·tal sto·ry·tell·er)
Anyone who has a desire to document life experience, ideas, or feelings through the use of story and digital media. Usually someone who has little to no prior experience in the realm of video production but can spend a few days participating in a workshop, exploring and sharing a story with creative, and technical assistance from compassionate, and talented technically skilled staff.

-----------------------------------------------------------

segunda-feira, 15 de março de 2010

Domínio «.com» faz 25 anos

O domínio da Internet .com comemorou 25 anos esta segunda-feira. Começou com seis «sites» registados em 1985 e actualmente são mais de 86 milhões.
Durante a maior parte dos anos 1980 e o início da década de 1990, o domínio .com era praticamente desconhecido, mas hoje é um elemento diário na vida de todos e o maior símbolo de actividade na Internet.
Em 1985, a primeira companhia a adoptar o .com foi a construtora de computadores Symbolics. Actualmente, são mais de cem mil os «sites» .com registados diariamente.
Mark McLaughlin, presidente executivo da Verisign, empresa responsável pela manutenção do domínio .com, indagou, surpreendido: «Quem iria adivinhar, há 25 anos, aquilo que a Internet se tornou hoje, o número de negócios que permitiu construir?».
«Penso que todo o processo de acesso, procura e obtenção de informação vai ser radicalmente diferente», afirmou, referindo-se aos próximos 25 anos.
Apenas 12 anos depois da criação, o domínio .com atingiu um milhão de «sites» registados, assistindo-se a uma enorme expansão nos dois anos seguintes, com mais de 20 milhões de nomes registados.