Pesquisar aqui

sábado, 22 de outubro de 2011

Banda desenhada chega às ruas!

BÉLGICA - BRUXELAS

Na pista de Tintin e companhia

Bruxelas viu nascer Tintin e os Schtroumpfs, heróis de banda desenhada agora ressuscitados por Hollywood. Os filmes são mais um chamariz para a cidade belga, promovida a capital mundial da Nona Arte. (...)

Chamam-lhes bandes dessinées (abreviatura de BD) por oposição aos cartoons norte-americanos. Nasceram na Bélgica impulsionadas pelas revistas de Spirou (1983) e de Tintin (1948), publicações juvenis que se tornaram grandes sucessos editoriais pós-guerra, pelo menos à escala europeia.
(...)
Esta escola que veio a ser chamada franco-belga e indentificada por uma certa precisão de traço adotou Bruxelas como principal centro criativo, mas também frequente fonte de inspiração. Ou seja, é uma relação que tem funcionado nos dois sentidos: a capital belga como musa da banda desenhada, a banda desenhada como mola da vida cultural da primeira. Daí os museus, os murais, as estátuas e demais intervenções urbanas que se vêm multiplicando um pouco por toda a parte na cidade. Bruxelas era já uma Meca para aficionados de BD e jovens alternativos, mas agora Tintin e os Sctroumpfs (Estrumpfes em português, Smurfs na versão inglesa) assomaram a Hollywood.

Há uma empena pintada na Rue de L'Étuve com Tintin, Milú e Capitão Haddock a descerem por uma escada de serviço, que reproduz um quadradinho do albúm O Caso Tournesol. Será o primeiro ou mesmo o único fresco de banda desenhada que a maior parte dos turistas hoje vislumbram, uma vez que fica mesmo em frente do principal ícone da cidade, a célebre estatueta do Manneken Pis. Mas se as aventuras de Tintin com a assinatura de Steven Spilberg/Peter Jackson se tornar no previsível sucesso planetário, quem sabe se esse equilíbrio de forças não se irá inverter?
"O Manneken Pis?", perguntarão os turístas. "Sim, é aquela estatueta engraçada do puto a mijar, que fica em frente ao espetacular mural de O Caso Tournesol."

Humor renovador

Percursos BD é um roteiro que integra meia centena de murais e intervenções similares no espaço público de Bruxelas e arredores. Está organizado como um itinerário turístico de descoberta da cidade e continua a crescer a uma média de dois novos frescos por ano, ao mesmo tempo que há trabalhos de conservação nos mais antigos.

(...) Assumido pela edilidade e idealizado em colaboração com o Centro Belga da Banda Desenhada, o programa arrancou há precisamente vinte anos com o propósito de homenagear personagens/autores nascidos na capital belga e ao mesmo tempo embelezar/ dissimular vazios urbanos em pleno centro da cidade.(...)

Descobrir Bruxelas através dos murais BD também significa passear por bairros completamente marginais às excursões usuais, urbanizações brutalistas onde há andares completamente incendiados, vidros partidos e mantas no lugar de cortinas de janelas. (...) Compreende-se então a operação dos murais BD como um ensaio de renovação urbana, por isso também centrado nas empenas, não tanto nas fachadas dos edifícios. (...)

Na internet:

http://visitbrussels.be/

Centre Belge de la Bande Dessiné
Rue des Sables 20
www.comicscenter.net

Luís Maio
In Público - Fugas, página 06-11, à data de sábado 22 outubro de 2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

União Artistica do Trancão - Intervenção na Galeria de Arte Urbana aka GAU


No passado dia 15 de outubro de 2011 decorreu no Bairro Alto a União Artistica do Trancão (Intervenção na Galeria de Arte Urbana aka GAU), na qual era possível ver os artistas a trabalhar até de madrugada e, inclusivamente, trocar impressões a nível do desenho e da obra resultante.

Considero que seja , de certo modo, vantajoso para  os mais interessados seguirem os seguintes sites com informação de novos eventos e trabalhos!


União Artística do Trancão: http://www.uat.com.pt/

Galeria de Arte Urbana: http://gau-lisboa.blogspot.com/

In BAIRRO ALTO
À data de sábado, 15 de outubro de 2011



ATUALIZAÇÃO DA NOTÍCIA:

Lisboa com rota pela arte urbana até ao fim de Outubro

"Uma iniciativa conjunta da Galeria de Arte Urbana e da Câmara Municipal de Lisboa criou uma rota que, desde Agosto, passa pelas principais obras de arte urbana existentes da cidade, além de incluir outros pontos de interesse dentro da mesma temática. O percurso GO ARTE URBANA é feito em dois citroen DS3 intervencionados pelos criadores ParizOne e Vanessa Teodoro e conduzidos por guias com conhecimentos suficientes para fornecerem informações sobre as peças, os artistas, as técnicas e os materiais e outras curiosidades.

O programa de uma hora, que só estará disponível até ao fim do mês, pode incluir passageiros e é gratuito, sendo apenas necessária inscrição prévia via Facebook na página da Galeria de Arte Urbana."

C. B. R.

In Público, Fugas - página 12
À data de sábado, 22 de outubro de 2011

Iphone 4


iPhone 4S: Apple diz que já vendeu mais de quatro milhões em três dias

Fazendo fé nos números avançados pela Apple, as vendas do iPhone 4S duplicam a procura registada durante os primeiros três dias do lançamento do iPhone 4, no ano passado.



Ainda não há data marcada para a comercialização do iPhone 4S em Portugal
Ainda não há data marcada para a comercialização do iPhone 4S em Portugal
Jason Reed/Reuters
As vendas do novo iPhone 4S ultrapassaram as quatro milhões de unidades vendidas, três dias após o lançamento, anunciou a Apple.
"O iPhone 4S teve um excelente início de comercialização com mais de quatro milhões de unidades vendidas no primeiro fim de semana, o máximo registado num telefone e mais do dobro registado no lançamento do iPhone 4 durante os primeiros três dias" (1.7 milhões de unidades), afirmou Philip Schiller, vice presidente para o marketing de produtos da Apple, citado num comunicado da empresa.
A Apple, sediada em Cupertino, Califórnia, tinha lançado o iPhone 4S na sexta-feira, 14 de outubro. O novo telemóvel da Apple está disponível nos EUA, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão e Reino Unido.

Portugueses ainda têm de esperar



O mesmo aparelho estará disponível em mais de 22 países a partir de 28 de outubro e em mais de 70 até final do ano, segundo a Apple.
Disponível em duas cores - preto ou branco - e em modelos de 16, 32 e num novo modelo de 64 gigabytes (GB), o iPhone vai estará à venda a partir da próxima semana na Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, México, Países Baixos, Noruega, Singapura, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Suíça.
Ainda não há data marcada para a comercialização do iPhone 4S em Portugal.


fonte: http://aeiou.expresso.pt/iphone-4s-apple-diz-que-ja-vendeu-mais-de-quatro-milhoes-em-tres-dias=f681127#ixzz1bRC2zdc3

21-10-2011

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Stuxnet de novo ao ataque!

O vírus Stuxnet, que no ano passado infectou milhares de computadores em mais de 150 países, está de volta.
O objectivo dos criadores deste vírus é a sabotagem de instalações industriais, e a mas recente versão do mesmo foi detectada pela empresa de segurança informática Symantec.
A notícia é avançada pelo The New York Times, que adianta que a nova versão, que foi chamada de Duqu pelos especialistas em segurança, tem como objectivo levar a cabo ataques semelhantes aos ocorridos em 2010, que colocaram em alerta, entre outras áreas, a indústria nuclear iraniana.
Segundo os investigadores da Symantec, citados pelo jornal, por agora este novo vírus foi localizado em poucas empresas, maioritariamente indústrias.
Comparativamente ao seu antecessor, o Duqu está programado para permanecer activo durante 36 dias nos sistemas infectados, e depois auto-destruir-se.
O Duqu terá sido detectado depois de terem sido roubados certificados digitais de uma empresa de Tawain, mas a Symantec não adianta mais pormenores, escudando-se na necessidade de proteger a empresa vítima deste ataque.

Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=31477
Dia 19 de Outubro 2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cinema Virtual

A Sony anunciou um dispositivo similar aos primeiros óculos de realidade virtual que permite ter acesso a conteúdos em 2D e 3D de forma móvel.

Sony anuncia o primeiro "cinema virtual" móvel

Deverá custar cerca de €420 e chama-se "Personal 3D Viewer". A tecnologia baseia-se nos ecrãs OLED e é capaz de reproduzir conteúdo 3D através da emissão em simultâneo de dois vídeos - um para cada olho.


Segundo a Sony, a grande vantagem deste dispositivo são os dois ecrãs de alta resolução que simulam uma tela com cerca de 19 metros. Os ecrãs de 0,7 polegadas são capazes de atingir uma resolução de 1280x720 pixéis. A empresa afirma que esta solução elimina o "cruzamento" que ocorre nas outras tecnologias 3D, o que a torna mais confortável.


A Sony incluiu também som Surround para, segundo a empresa, garantir uma experiência imersiva. "Combinado com a imagem 3D de alta resolução, os espectadores vai poder apreciar uma acústica poderosa, equivalente ao som Surround 5.1, usando apenas os auscultadores incorporados", afirmou o representante da empresa no anúncio do produto.


Espera-se a chegada deste dispositivo à Europa próximo do Natal, sendo que em novembro já vai estar disponível no Japão.



In Exame Informática

http://aeiou.exameinformatica.pt/sony-anuncia-o-primeiro-cinema-virtual-movel=f1010466



Um possivel curso superior

Uma das minhas hipóteses para a licenciatura é o curso de Audiovisuais e Multimédia.
Achei pertinente introduzir toda a informação encontrada sobre isso, para o caso de colegas estarem, também, interessados nesses dados.

A faculdade com esse curso é:







Aqui podemos ter a informação sobre o curso: "No curso de Audiovisual e Multimédia os alunos aprendem a resolver problemas de comunicação através de uma integração dos saberes teóricos com os saberes práticos. Procura-se, logo desde o primeiro ano, conceber e desenvolver produtos Audiovisuais e Multimédia, como por exemplo sites web, produções de vídeo, animações 2D e 3D ou CD's e DVD's interactivos. "

Sinto me numa grande indecisão. Tenho muito mais possibilidades.
Ora vejamos:

Com uma média mais alta, a Faculdade de Belas Artes de Lisboa tem disponível o curso de Arte Multimédia.
Temos aqui alguns dados.



Espero que estas informações tenham sido úteis.
Mafalda

Youtube Vai Vender Bilhetes e Músicas


Os profissionais da música vão poder vender bilhetes para os concertos, músicas em formato digital ou produtos promocionais no Youtube, funcionalidade que será lançada nas próximas semanas e dá pelo nome de Merch Store.
Esta vai ser possível devido a uma colaboração com outros serviços da Internet, como o iTunes e a Amazon, facilitando a comercialização de bilhetes e outros artigos, utilizando a Topspin para "dowloads" digitais, e a Songkick para concertos.

A Merch Store irá permitir, através dos canais de cada artista no Youtube, a venda de artigos e objectos ligados à música de descarregamentos digitais de músicas, de entradas para os concertos e de outro tipo de experiências.
Dando aos "Youtubers" a oportunidade de encontrar uma audiência e fazer a sua carreira musical através da sua conta.

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=2062406
Data de Consulta: 18 de Outubro de 2011

domingo, 16 de outubro de 2011

Espanha: Primeira central solar à escala comercial | euronews, mundo


Espanha: Primeira central solar à escala comercial | euronews, mundo

Em Espanha, perto da aldeia de Fuentes de Andalucía, foi inaugurada a maior e primeira central de energia solar de concentração construída à escala comercial.

Dois mil seiscentos e cinquenta grandes espelhos direcionam os raios solares para um recetor no topo de uma torre de 137 metros.

Mesmo sem sol, a energia armazenada pode gerar eletricidade para 15 horas.

“A produção de eletricidade é mais elevada no verão que no inverno, mas é um projeto para operar durante todo o ano”, sublinhou o diretor técnico da central.

O complexo que pode fornecer 19.9MW de potência, o suficiente para uma cidade de 100 mil habitantes, foi inaugurado com a presença do Rei Juan Carlos de Espanha e do Príncipe Sheikh Mohammed bin zayed Al Nahyan do Abu Dhabi.

Copyright © 2011 euronews

Dê uma segunda vida ao seu telemóvel

A Nokia publicou um novo vídeo com um apelo aos utilizadores de equipamentos da marca para que reciclem e usem a rede de locais de recolha disponibilizados pela fabricante em todo o mundo. Como explica no vídeo são mais de 5.000 mil centros Nokia Care que a fabricante tem pelo mundo, preparados para receber os equipamentos antigos.

A empresa explica ainda que, no que se refere aos equipamentos da sua marca, 100 por cento dos materiais podem ser recuperados para integrar novos produtos ou produzir energia.

Se os mil milhões de utilizadores de telemóveis Nokia reciclassem apenas um dos seus telemóveis antigos no fim do seu tempo útil de vida, isso evitaria o recurso a 80 mil toneladas de material novo.

No que se refere às emissões de CO2 que não aconteceriam pelas poupanças ao nível da produção de mais plástico e outros componentes, a reciclagem desses mil milhões de equipamentos teria um impacto equivalente ao de tirar 1,3 milhões de carros das estradas.




14 de Outubro de 2011

Porto transforma-se numa trama de artes performativas!

Ficheiro áudio:

Cultura - Porto transforma-se numa trama de artes performativas - RTP Noticias, Áudio

"Porto transforma-se numa trama de artes performativas!


O festival de artes performativas Trama, organizado pela Fundação Serralves, regressa ao Porto, prolongando-se até domingo! (13-16 de outubro de 2011)O evento conta com 37 projetos. Uma diversidade de espetáculos que se enreda pelo Porto, numa forma diferente de descobrir o coração da cidade."

In RTP1, JORNAL NACIONAL, repórter Alexandra Madeira
À data de 16 de outubro de 2011