Pesquisar aqui

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

YouTube investe $20M na criação de vídeos educativos na plataforma

Depois do anúncio de julho de 2018 do lançamento do YouTube Learning, uma iniciativa para apoiar todos os utilizadores do YouTube para partilharem o seu conhecimento com o mundo, sobre tópicos extremamente diversificados - é agora anunciado um investimento de $20 milhões em vídeos educativos na plataforma.

Anunciado hoje, dia 22 de outubro de 2018, por Malik Ducard, criador do YouTube Learning. Canais como TED-Ed, dedicados a TED Talks educacionais, já asseguraram fundos adicionais, de acordo com o post no blog do YouTube. 
A empresa planeia ainda em investir em conteúdo de criadores independentes, como o canal Green Brothers, tal como fontes de notícias e organizações educacionais. Apesar do YouTube Learning Fund parecer um ato de filantropia/caridade, não é - os candidatos devem submeter-se a uma série de aplicações para chegar a um acordo escrito com a empresta. Este acordo contém mais detalhes, como prazos necessários de upload de vídeos, números de visualizadores por vídeo, etc.

A BBC (Chris Fox) falou com a pessoa por trás deste investimento, Malik Ducard, segue abaixo um excerto:

Porquê lançar este fundo? É porque os criadores estão a ter problemas em ganhar dinheiro suficiente com publicidade?
Malik Ducard: Anunciámos o YouTube Learning pois os canais educacionais mostraram-nos o poder da positividade e o potencial do que o YouTube pode representar na educação. Em 2017, houve mais de um bilhão de horas assistidas em vídeos com as palavras "how to" no título... Há uns dias atrás, um canal alemão chamado In A Nutshell tornou-se o canal mais visualizado e subscrito em toda a Alemanha, sendo o segundo mais subscrito um canal relacionado com futebol. É uma loucura o facto de um canal educacional ter superado um canal sensacionalista, que apela a imensa gente.

O programa vai ser curado por algoritmos ou humanos?
MD: Pelos dois, tipicamente - maioritariamente será feito por curadores reputáveis como Goodwill e Year Up.


Também vão adicionar cursos online para ensinar utilizadores a fazer melhor conteúdo educational?
MD: Trata-se de aprender as melhores práticas - e o que informa as melhores práticas vem dos melhores criadores da plataforma. É um conteúdo de boa qualidade: focado, confiável e confiável. Mas também haverá dicas e técnicas para ajudar os criadores a se comunicar de uma maneira natural. Os melhores professores são aqueles em que não se sente como se estivesse aprendendo, apenas se está a 'nadar' em conhecimento.








Eu acho esta iniciativa pela parte do YouTube excelente, visto que vejo muitos "tutoriais" e videos educativos na plataforma. Espero que com este investimento a qualidade dos vídeos suba!

Consultei a BBC, o The Verge, o YouTube Blog, o Reddit e CNBC, no dia 21 e 22 de outubro de 2018.