Pesquisar aqui

sábado, 23 de abril de 2016

Microsoft descontinuou a Xbox 360

No dia 20 de Abril de 2016 a Microsoft afirmou que iria parar de produzir a Xbox 360.

Lançada em 2005, a Xbox 360 foi uma das consolas mais vendidas, e que chegou a ultrapassar mais de 80 milhões de vendas em todo o mundo. 

Esta decisão seria irremediável, pois devido aos grandes custos que era necessário manter para continuar a fazer uma produção permanente.

Mas não se preocupem, que mesmo após ter parado a fabricação desta maquina, a Microsoft vai continuar a manter funcional os servidores que tornam capaz jogar online.



quarta-feira, 20 de abril de 2016

Manuais escolares ligados ao smartphone

Estes novos manuais vão chegar às livrarias no próximo Verão, não estando prevista qualquer alteração de preço ou custo adicional. 


No tempo dos nossos pais, os estudantes necessitavam de passar inúmeras horas numa biblioteca à procura da informação que precisavam. Hoje em dia, com uma simples pesquisa na Internet, facilmente encontramos a informação que procuramos e até explicada de diferentes formas.
Mas então e os livros? Pois, é necessário evoluir e, a Porto Editora parece ter encontrado uma solução. Os novos manuais escolares vão estar “ligados” ao telemóvel  .
De acordo com uma informação publicada no site da Porto Editora, “ligar” os manuais escolares ao smartphone foi um passo inovador ao nível dos recursos educativos pois, pela primeira vez, os alunos terão ao dispor uma solução que aplica aos manuais escolares a tecnologia de realidade aumentada, associando os livros ao telemóvel. Manual Híbrido, foi o nome dado a este novo conceito que foi desenvolvido pela própria Porto Editora ao longo do último ano e meio.
A Porto Editora desenvolveu uma app gratuita (para Android, IOS e, brevemente, para Windows) que, uma vez instalada no telemóvel, vai reconhecer o manual escolar (através da capa) e permitir a consulta de conteúdos multimédia em contexto, ou seja, à medida que o aluno vai evoluindo na exploração do livro.Os primeiros manuais híbridos correspondem aos novos manuais escolares desenvolvidos no último ano e meio e que vão entrar em vigor no próximo ano lectivo: Inglês do 4.º ano de escolaridade; Português, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Educação Musical do 5.º ano de escolaridade; e Física e Química A, Matemática A, Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Português dos cursos científico humanísticos do 11.º ano de escolaridade.
manuais escolares


terça-feira, 19 de abril de 2016

YouTube oferece streaming ao vivo nos vídeos em 360º

Nesta segunda-feira foi anunciado que o Youtube terá suporte a transmissão ao vivo em 360º. Esta funcionalidade estará disponível tanto para a versão em computador como para telemóvel, mas terá que utilizar um equipamento compatível com o formato.

Para simplificar o streaming ao vivo, a principal ideia será usufruir dos dispositivos e dispensar alterações extras durante a gravação. Outra das novidades é o áudio espacial em 3D para sistema operativo Android que é ouvido de diferentes formas. Mas, apenas poderá ser utilizado nos vídeos em 360º. O resultado final deste áudio é influenciado pela profundidade, pela distância e pela intensidade.


360-youtube

Até ao momento, ainda não existe informação sobre o lançamento do serviço para iOS.


Estudante que "não precisa de livros" gastou bolsa em viagem à Tailândia

Norte-americano decidiu levar a namorada à Tailândia com a bolsa que recebeu para estudar cinema.

Brandon Lerry tornou-se numa pequena celebridade no Facebook e no Twitter após ter publicado um vídeo que se tornou viral. O estudante universitário afirma ter recebido uma bolsa de estudo para comprar material escolar, que decidiu gastar numas férias à Tailândia. O vídeo, publicado na semana passada, contém imagens impressionantes das paisagens tailandesas e foi partilhado quase 120 mil vezes no Facebook. Mas nem toda a atenção que receberam foi positiva, com alguns a criticarem a escolha do jovem.

"Olá, chamo-me Brandon e a minha universidade deu-me 2500 dólares [cerca de 2200 euros] em ajuda financeira para comprar livros e material escolar", começa por contar o estudante. "E a minha namorada nunca saiu do país, e eu sei onde ela sempre quis ir. Decidi fazer uma coisa diferente com a minha bolsa." Lerry argumenta mais tarde em publicações de Facebook que, sendo estudante de cinema, não tem necessidade de muitos livros.

Lerry é, portanto, estudante de cinema e ainda conduz na Uber e tem um estágio em part-time. É possível confirmar, no entanto, que Brandon Lerry tem a sua própria empresa de fotografia e filmes, a Brandon Lerry Productions, que grava casamentos e estâncias luxuosas, nomeadamente na Tailândia.


Três milhões de servidores em risco de ransomware

O Talos Group, da Cisco, informa que pelo menos 2100 servidores, de 1600 redes, desde escolas, serviços públicos e empresas de aviação, estão vulneráveis a ataques de ransomware. O programa JBoss não atualizado para a versão mais recente é usado como ponto de entrada. A equipa de investigadores alerta que estes servidores estão vulneráveis ao malware Samsam e que os hackers podem começar a atacar estas máquinas, que geralmente albergam mais dados sensíveis do que os computadores individuais, explica aZDNet.

Sabe mais aqui

Três milhões de servidores em risco de ransomware

Mais segurança no seu Android apenas com um dedo



A segurança dos dispositivos móveis vai muito além do software que temos a correr. O acesso físico é por vezes a maior falha e para isso existem já soluções.

Com a chegada dos novos Nexus, a Google assumiu finalmente o suporte para leitores de impressão digital e isso abre agora muitas portas para uma segurança maior. O FingerSecurity traz agora uma camada de segurança adicional, dirigida às aplicações.

Agora que o Android tem suporte integrado e nativo para os leitores de impressões digitais, é altura dos programadores começarem a fazer uso das APIs do sistema e melhorarem a segurança das suas aplicações, do acesso aos dados e dos processos de compras integrados.

O FingerSecurity faz já uso destas novidades e consegue dar uma camada extra de protecção ao Android, controlando o acesso a determinadas aplicações, que apenas podem ser abertas se for apresentada uma impressão digital válida.

Capas de telemovel personalizáveis para os Nexus da Google



A Google apresentou, nos Estado Unidos, um novo serviço de personalização de capas para os Nexus, as Live Cases. Para muitas pessoas, após comprar um telemóvel, o primeiro passo é adquirir uma capa e uma película de ecrã, de forma a proteger o seu telemóvel. Por isso a Google dá uma ajuda com outra categoria.
Actualmente, o nosso smartphone tornou-se “o local” que contém mais informação sobre nós. Centrada nesta perspetiva, a Google lançou um novo serviço que permite tornar os Nexus ainda mais pessoais, com a possibilidade de personalizar uma capa com uma foto ou local do mapa à escolha do utilizador.
Para isto, a Google criou uma área de design na Google Store que permite personalizar dois tipos de capa, as Photos Live Case, com fotografias, ou as Places Live Case, com locais do Google maps. Posteriormente é possível adicionar filtros às imagens, permitindo a criação de uma capa totalmente personalizada pelo utilizador. Além disso, é ainda disponibilizado um live wallpaper com base no design de capa escolhido, para que seja possível dar, também, um toque pessoal ao homescreen.
Além de toda a personalização, na traseira da capa está disponível um botão que, de acordo com o tipo de capa escolhido, desempenha diferentes funções. No caso da capa personalizada com fotografia, ao clicar no botão é aberta a aplicação da câmara e, na capa personalizada com locais, ao premir o botão, são apresentados, no Google Maps, os pontos de interesse próximos da localização do dispositivo.
Live Cases – Capas personalizáveis para os Nexus da Google


Entrevistas nos estúdios Gema Azul

Na passada sexta feira, 15 de Abril, saiu a promo das entrevistas que a turma do 12º6ª realizou aos artistas portugueses nos estúdios da Gema Azul, em Benfica.
A promo saiu no arteclip.tv, projeto televisivo online do estúdio, e a série pertence ao núcleo do 'Ilustrar-te', um dos vários núcleos do projeto.




 Ontem saiu a primeira entrevista, a entrevista ao artista Carlos Pedro feita pela aluna Teresa Oliveira.



Brevemente sairá uma nova entrevista e desta vez será a do artista Ricardo Venâncio!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Presidente da república foi à ESJGF ajudar a "trazer o campo até à cidade"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou hoje a nossa escola, onde plantou uma árvore e discursou perante centenas de estudantes para ajudar a "trazer o campo até à cidade". O chefe de Estado visitou a escola, no âmbito do projeto "Redescobrir a terra", uma parceria da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e da Forum Estudante que pretende sensibilizar os jovens para a agricultura, o mundo rural e o ambiente.
Marcelo Rebelo de Sousa foi conhecer a horta biológica da escola, que elogiou, e em seguida plantou uma árvore com a ajuda de duas alunas, Madalena e Helena. "Com muito carinho. Lembrem-se deste momento, que é um momento histórico na vossa vida", disse-lhes. Depois, no anfiteatro da escola, o Presidente da República contou aos alunos que quando tinha a idade deles "vivia na cidade" e não lhe passava pela cabeça "ir fazer agricultura", que na altura, início dos anos 60, "era uma atividade muito difícil, muito penosa, que dava muito poucos rendimentos". "Era outro país", disse.
Apostado em "trazer o campo até à cidade", Marcelo Rebelo de Sousa incentivou os jovens a "irem ver como é produzir vinho ou azeite ou cereais", para "abrirem horizontes", mesmo que não optem por dedicar-se ao setor da agricultura. "Não faz sentido esta separação entre a cidade e o campo, sobretudo aqui na área metropolitana de Lisboa", considerou.
Nesta visita, Marcelo Rebelo de Sousa esteve acompanhado pela sua assessora para a educação, a ex-ministra Isabel Alçada, pelo presidente da CAP, João Machado, e pela secretária de Estado adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.
À chegada, foi recebido por alunos mais novos do agrupamento, que cantaram o hino nacional e com quem conversou, tirou fotografias de grupo e 'selfies'. A um rapaz que queria ser jogador de futebol, o Presidente da República disse que "futebolista não é vida", porque "chega-se a uma idade e depois já não se pode jogar mais". Para outro aluno, que escrevia com a mão esquerda, observou: "Eu também era canhoto. Dizem que os canhotos são muito inteligentes, mas morrem mais cedo".

Top jogos no Reino Unido

O jogo Dark Souls 3 ficou em primeiro lugar, como jogo mais vendido no Reino Unido.

Ao longo dos tempos este jogo foi ganhando maior e maior popularidade, registando-se mais 61 unidades vendidas, em ralação aos seus antecessores.

Quando inicialmente surgio  Darck Souls consegui-se registado na tabela em terceiro lugar, depois apareceu o Dacrk Souls 2 ficando em segundo lugar e finalmente com a chegada do Dark Souls 3 conseguio chegar ao primeiro lugar.

Top 10 - 9-16 de Abril


  • Dark Souls III
  • The Division
  • EA Sports UFC 2
  • Quantum Break
  • DiRT Rally
  • Far Cry Primal
  • FIFA 16
  • Call of Duty: Black Ops III
  • Grand Theft Auto V
  • LEGO Marvel's Avengers
  • Hoje a Escola Secundária José Gomes Ferreira recebeu a visita do Sr Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito do projeto "Redescobrir a Terra".
    Quem esteve presente pode assistir ao canto do Hino Nacional, por parte dos alunos de uma escola do agrupamento, Escola Jorge Barradas, à plantação de uma árvore e inúmeras outras atividades que foram feitas ao longo da tarde.
    Deixo um pequeno video da chegada do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa: 



    NASA destaca foto tirada por um portugues

    A NASA ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, destacou uma foto do fotografo e astrónomo Miguel Claro.

    Esta fotografia que foi tirada do Barreiro, não só mostra a lua como também o Cristo Rei e a ponte 25 de Abril.

    Miguel afirma ter tirado a foto no dia 8/04/2015 e que a NASA a publicou no dia 15 de Abril no APOD ou mais conhecida como Astronomy Picture of the Day.

    Miguel Claro diz: "É com enorme prazer que em poucos dias tive a felicidade de ter outra imagem destacada como Astronomy Picture of the Day, no reconhecido site APOD da NASA.
    Confesso que não estava nada à espera desta honra e poder levar novamente os céus de Portugal além fronteiras, desta vez, com uma vista de Almada e Lisboa captada a partir do Barreiro."


    Fotos de 360 graus com mais de 100 megapíxeis


    • São 36 câmaras com distância focal fixa que geram imagens com 108 megapíxeis. 
    • Apenas fotos, já que, de acordo com a Panono, a adição do vídeo iria tornar o sistema maior, mais pesado e mais caro. 
    • Ainda assim, o preço anunciado é de uns expressivos 1499 euros.

    Saiba mais aqui

    PANONO_BACK_PRESS_RGB-620x395xffffff.jpg

    FCA apresenta livro JavaScript 6

    A FCA, a editora do Grupo LIDEL, tem um novo livro, JavaScript 6, assinado pelo Engenheiro de Sistemas e Computadores Luís Abreu. O livro quer ajudar programadores e outros interessados no tema a saber mais sobre as funcionalidades desta linguagem de programação.




    GoPro anuncia app de realidade virtual e streaming em direto

    A GoPro VR está disponível a partir de hoje e vai oferecer conteúdos em realidade virtual criados pela própria empresa com as suas câmaras e sobre atletas e personalidades associados à marca. Numa segunda fase, espera-se que comecem a aparecer conteúdos criados pelos próprios utilizadores. Esta app deve ter sido criada sobre a plataforma que a GoPro adquiriu quando comprou a Kolor Eyes.

    Sabe mais aqui

    Resultado de imagem para go pro

    If This Then That

    IFTTT é uma serviço que tem de ter tempo para o explorar, mas depois segue a velha máxima do “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Este serviço vai-o deixar de boca aberta com o poder de conseguir ligar dois serviços na cloud de forma a conjugar quase tudo o que utiliza no seu dia a dia.
    Todos os principais serviços on-line são suportados – como Facebook, Twitter, Dropbox, Evernote, Google Drive – e pode usar “receitas” (tanto aqueles cria como aqueles que outros criaram e deixaram na biblioteca das receita do serviço).
    Consegue-se fazer cada compilação de serviço: podemos receber no mail notificações de coisas quase improváveis que acontecem noutras aplicações que usamos. Conseguimos ter a “cair” na nossa conta da cloud imagens que são descarregadas no smartphone ou que nos enviam para uma determinada conta. Podemos ter os contactos sincronizados com vários serviços, podemos ter este mundo e o próximo ligados por regras que nem sonhamos serem possíveis de fazer… até colocar a nossa impressora de casa a imprimir quando recebemos uma determinada notificação! Tem de explorar, vai adorar este serviço.

    domingo, 17 de abril de 2016

    Milk da Samsung quer oferecer realidade virtual mesmo sem óculos

    A realidade virtual está aí, mas só para quem tem óculos apetrechados com a tecnologia, certo? Ou talvez não. A Samsung acaba de disponibilizar uma aplicação que oferece experiência equiparada para mais alguns.

    tek app vr milk

    Chama-se Milk VR e é uma aplicação da Samsung que simula uma experiência de realidade virtual através do smartphone a quem não tenha os Gear VR.

    A app funciona de modo simples, permitindo ver vídeos a 360° ao mexer o smartphone nas diferentes direções. Não será bem o mesmo tipo de experiência obtida com a ajuda dos óculos de realidade virtual, mas facilita o acesso a este tipo de conteúdos.

    A aplicação está disponível a partir da loja da Google. Depois é só aceder ao catálogo Milk VR e escolher entre os mais de 700 títulos disponíveis.

    Mais informação

    Apple prepara-se para mudar radicalmente a App Store

    Um dos maiores ativos da Apple é a sua loja de aplicações. Já com bastantes anos em funcionamento, parece ser agora a hora de a remodelar completamente e introduzir novas formas de integração.

    Para levar a cabo este trabalho, a Apple tem já destacada uma equipa de 100 técnicos para que a nova loja de aplicações venha a ser uma realidade.

    app_store_0

    A mudança que a Apple quer fazer na App Store está classificada dentro da empresa como secreta. É um projecto que vai ser preparado sem que saiam para fora informações, garantindo que será uma surpresa para todos e que não pode ser copiado e aplicado por outros antes de ser tornado público.

    Um dos focos a que vai ser dada importância é a forma como a pesquisa funciona e como esta pode ser aproveitada pelos programadores para dar visibilidade às suas aplicações. Na prática vai ser possível que estes paguem para que as suas aplicações tenham maior visibilidade sempre que for feita uma pesquisa, surgindo nos resultados com maior destaque.

    Mais informação

    Bing é melhor motor de pesquisa para programadores

    bing-logo
    No dia a dia dos programadores é frequente a necessidade de pesquisa de pequenas cadeias de código de programação (‘snippets’) e nem sempre os motores de pesquisa mais conhecidos apresentam as melhores soluções.
    Para que se possa utilizar esta funcionalidade no Bing, deverá alterar a Região na página do Bing.com para Estados Unidos. Só assim, esta funcionalidade poderá ser utilizada.
    Com o Google a dar uma enorme quantidade de resultados difusos, o recurso acabam por ser o Stack Overflow ou o Mozilla Developer Network, mas a nova ferramenta introduzida pela Microsoft no motor de pesquisa Bing torna-se muito mais útil: podemos executar código de programação a partir dos resultados de pesquisa.
    Graças à colaboração com o HackerRank, e no caso de realizarmos uma pesquisa como por exemplo:
    string concat C#
    Receberemos no ecrã um editor de código de programação interativo com um resultado que pode ser corrido diretamente da página de pesquisa dando a chance de verificarmos se na realidade funciona e desempenha corretamente a sua função.
    Esta nova funcionalidade do Microsoft Bing é fantástica, mas suporta apenas as linguagens C, C++, C#, Python, PHP e Java, estando a equipa a trabalhar no sentido de disponibilizar suporte a um leque mais alargado.

    Apple lança anuncio com o Monstro das Bolachas!

    Há poucas semanas a Apple lançou uma campanha para promover o assistente pessoal Siri do iPhone 6s que tem o famoso Monstro das Bolachas como protagonista.
    A simpática (mas mal humorada) criatura popularizada na série infantil "Sesame Street" deu corpo, voz e alma ao anúncio que está a cativar a atenção de milhões de pessoas, das mais diversas idades em todo o planeta. Ao todo somam-se já mais de 9 milhões de visualizações do vídeo no YouTube, o que representa o melhor registo de sempre de qualquer publicidade da Apple.
    Para tornar ainda mais viral o anúncio, a Apple acaba de libertar ‘o making of’ desse mesmo anúncio e que garantirá muitas gargalhadas.
    Dado o sucesso desta campanha é de esperar que a Apple volte a contratar o serviço do monstro devorador de bolachas para assegurar a divulgação de novos produtos. A plateia agradece conteúdos originais como este!