Pesquisar aqui

sábado, 30 de maio de 2020

JavaScript - Como se adiciona?

Para trabalharmos com o JavaScript primeiro temos de entender como podemos o adicionar a um site. Para isto existem duas maneiras: dentro do código de HTML e pelo método externo. Estas adições funcionam da mesma forma que a linguagem anteriormente analisada: CSS.

O primeiro método é simplesmente escrever o código dentro do de HTML. Para isto deve-se colocar dentro da tag <head> ou <body> (a qual preferires) a tag <script>. Esta trabalha como a <style> para o CSS, todo o código que colocares dentro da tag <script> será feito em JavaScript.

Exercícios] Javascript - JS#1 - aprendendo a manipular o DOM com ...

O segundo método é mais organizado. Neste colocas o código num ficheiro, com a extensão de JavaScript (js), separado do código de HTML. A seguir importas o código de JavaScript para o de HTML. O teu código devera ficar algo parecido com isto:

<script src="ficheiro.js"> </script>

Usando a atributo src, importa-se o ficheiro de código de JavaScript para o de HTML e assim, tal como no exemplo, crias uma pagina web com a adição de código JavaScript. Espero que esta informação tenha sido útil. Até à próxima!

sexta-feira, 29 de maio de 2020

JavaScript - Introdução

Um novo projeto, um novo tema para o blog... Hoje introduzo o JavaScript. Já mencionado no passado pela sua ligação ao HTML e CSS. Mas antes disso, o que é o JavaScript?

Laboratório de JavaScript / Guilherme Lopes / Observable

JavaScript é uma das linguagens de programação mais populares do mundo. Esta é usada para criar interatividade com os utilizadores nos websites, processar data e criar aplicações! Tal como anteriormente analisado o JavaScript faz parte de um grupo de linguagens que criam websites, estas incluem o HTML e o CSS. Cada uma tem uma função específica e funcionam como um corpo humano. O HTML é a estrutura, o corpo, o CSS, é a aparência, a roupa e cabelo e o por fim o JavaScript é o comportamento, o cérebro. Espero que tenhas aprendido algo de novo. Até à próxima!

Iniciação ao HTML: listas

As listas são formas muito úteis de organizar dados. Sendo amplamente utilizadas no nosso dia a dia, mesmo fora da programação. Como tal, possuir a possibilidade de criar e colocar à disposição as mesmas numa página Web é muito conveniente. Hoje falarei de como fazer uma lista utilizando HTML. Começo por frisar que existem dois tipos de lista, nesta linguagem, a lista ordenada (ol, ordered list) e a lista não ordenada (ul, unordered list). A diferença entre as duas é muito simples, numa os seus elementos possuem uma estrutura organizada, enquanto que na outra não.

Lista organizada (código)


 Resultado


Como podem ver, na lista organizada, os seus elementos foram todos organizados por ordem numérica. Para além disso, é importante denotar que sempre que quis criar um novo elemento para a lista, tive que utilizar a tag "li".

Lista não organizada (código)



Resultado



Na lista não organizada os seus elementos não estão organizadas por uma ordem específica, apenas estão expostos no ecrã.

Nota: Este foi o meu último post sobre HTML.

Imagens produzidas pelo autor.

C++ - Classes e objetos (Parte 1)


As classes (e objetos) são uma das coisas mais importantes da programação, e uma das características do C++, sendo uma linguagem orientada por objetos.

O que é uma classe? Os objetos de uma classe têm atributos, ou seja, na programação, variáveis próprias do próprio objeto que só podem ser acessadas a partir dele.

Por exemplo, podemos ter a classe Animal e um objeto chamado dog (cão), que é da classe Animal. Este dog pode ter vários atributos como "nome", "idade", "nome_do_dono". Estas funcionam como variáveis.

Referências

Python - Biblioteca DateTime (Parte 1)

JÁ NÃO FALO DE UMA BIBLIOTECA NOVA A ALGUM TEMPO, POR ISSO VOU FALAR DESTA CHAMADA DATETIME QUE É BASTANTE INTERESSANTE E COMO O NOME INDICA, TRABALHA COM VALORES TEMPORAIS!


Uma data no Python não é um tipo de dado próprio, mas podemos importar um módulo chamado datetime para trabalhar com datas como objetos de data.


import datetime

x = datetime.datetime.now()
print(x)

Assim neste exemplo simples, o output seria a data em que o comando for executado, com dias, mês, ano, horas, minutos, segndos e milésimas de segundo!


Referências:

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Javascript - Comentários


Como todas as linguagens, podemos usar comentários no Javascript! Estes permitirão ao programador explicar partes do código, de modo a que no futuro consiga entender facilmente o que tinha em mente e possivelmente continuar. Não só para si mesmo, dado que muitas vezes o código que escrevemos será lido por muitas outras pessoas. Ter comentários torna o trabalho de toda a gente mais fácil.

Para escrever comentários no Javascript fazemos exatamente como já nos era familiar no C++:
  • Comentário de linha única, usando duas barras - //
  • Comentário de múltiplas linhas, usando /* para iniciar o comentário e */ para terminá-lo.

// Comentário de linha única

/*
    Comentário de múltiplas linhas
*/

Referências

Iniciação ao HTML: comentários

Os comentários são algo transversal a todas as linguagens de programação, possuindo um papel fundamental, principalmente para quem trabalha em equipa. Com os mesmos é possível escrever detalhes e/ou o raciocínio que tivemos na escrita de determinada linha ou estrutura. Desta maneira, outra pessoa que mexa no nosso código (ou até nós mesmos), entenderá o que foi escrito.




É importante que tenham a noção de que qualquer coisa que esteja dentro de um comentário não será interpretada e executada pelo compilador, logo, não tenham medo, pois não alterará a página.

Imagens produzidas pelo autor.

Python - "Try...Except" (Parte 5)

NA PUBLICAÇÃO ANTERIOR MOSTREI A BASE DESTE TEMA, NESTA IREI DEMONSTRAR ALGUNS OUTROS CASOS E MÉTODOS!

Criar uma excepção:
Como desenvolvedor em Python, você pode optar por lançar uma excepção se ocorrer uma condição. Para lançar (ou aumentar) uma excepção, usa-se o método raise.


x = -1

if x < 0:
  raise Exception("Sorry, no numbers below zero")

Também é possível "personalizar" os erros que aparecem como por exemplo:


x = "hello"

if not type(x) is int:
  raise TypeError("Only integers are allowed")

Assim, como o tipo da variável x é string e não int, vai apresentar um TypeError com aquela informação!

Assim termino mais um conjunto de publicações sobre um tema importante na nossa programação em Python, excepcoes, até à próxima, Boa Programação!


Referências:

segunda-feira, 25 de maio de 2020

PT08: Passo 3 - CSS

Apresentação.


Iniciação ao HTML: title

Esta tag é utilizada para definir o título da nossa página Web. Apenas funciona se for utilizada dentro do Head e não do Body, como irei demonstrar.


Código

Resultado


Imagens produzidas pelo autor.

Javascript - Ficheiro .js externo


Como já tinhamos visto, podemos colocar o código javascript dentro do ficheiro HTML, numa tag <script> específica, assim como no CSS na tag <style>. Porém, é muito mais prático e organizado utilizar um ficheiro externo para guardar o código Javascript.
Os ficheiros javascript usam a extensão .js

document.write("O script está num ficheiro externo e funcionará na mesma!");

Este código acima está escrito no ficheiro .js e poderá ser lido pelo código HTML. Para fazer isto, como anteriormente coloquemos a tag <script>, mas desta vez adicionemos o argumento "src" que aponta para o destinatário do ficheiro externo:


<script src="script.js"> </script>

Referências

Python - "Try...Except" (Parte 4)

NA PUBLICAÇÃO ANTERIOR MOSTREI A BASE DESTE TEMA, NESTA IREI DEMONSTRAR ALGUNS OUTROS CASOS E MÉTODOS!

Método Finally:
O bloco finally, se especificado, será executado independentemente se o bloco try apresentar um erro ou não.

try:
  print(x)
except:
  print("Something went wrong")
finally:
  print("The 'try except' is finished")

Assim no exemplo acima, o bloco finally vai ser sempre executado, agora de uma maneira mais prática:


try:
  f = open("demofile.txt")
  f.write("Olá, sou o Jesus!")
except:
  print("Something went wrong when writing to the file")
finally:
  f.close()

No código acima, o programa vai tentar esccrever num ficheiro que não permite ser escrito, assim vai apresentar a mensagem de erro "Something went wrong when writing to the file" e vai fechar o ficheiro sem parar o programa!

Referências:

domingo, 24 de maio de 2020

PT08-Passo 3

PT08-Passo 3

Aqui se encontra o link para a minha apresentação "Google Slides" sobre CSS.


CSS - Cores

Hoje termino a minha curadoria de CSS, pois foi nesta semana que se finalizou o PT08. Tal como no passado irei regressar ao tema principal - Robótica. Para terminar irei falar de cor e de como colocá-la no teu website.
Para mudar qualquer parágrafo ou texto no teu website irás ter de usar a propriedade "color". O método mais simples de usares está poderosa propriedade é colocando o nome da cor de queres seleccionar após a propriedade, como se pode ver no exemplo abaixo:

color: yellow;

Utilizando CSS Variables (Custom Properties) - Blog da KingHost

O segundo método é usar a forma de definir uma cor em RGB. Este diz o valor de "red", "green" e "blue" da cor duma escala de 0 a 255. Por exemplo se tu quisesses apenas a cor vermelha poderias fazer como no exemplo abaixo:

color: rgb(255,0,0);

Este método serve mais para criar cores mais complicadas de definir, no entanto podes como no exemplo criar uma simples cor como o vermelho. O ultimo método também usa-se para criar cores mais difíceis de definir, usa-se os valores hexadecimais. Estes definem as cores usando o cardinal e no máximo seis valores hexadecimais(0-F). No exemplo abaixo temos a criação da simples cor azul.

color: #000FF;

Espero que esta ultima curadoria de CSS tenha-te sido útil. Se tiveres interessado em aprender mais sobre CSS recomendo o curso de SoloLearn sobre a linguagem. Até à próxima!

CSS - Classes



Classes em CSS

  Agora vou falar um pouco das classes. Nós podemos usar diferentes estilos para as mesmas tags usando classes, o que pode ser bastante bom e giro de se utilizar. Vou mostrar um exemplo.


  Nesta imagem acima, podemos ver diferentes classes e o que têm de ter para ser uma classe é o ponto no início. Estamos a definir quatro classes diferentes que são a ".texto1", a ".texto2", a ".texto3" e a ".texto4". Em cada uma delas estamos a definir uma cor para o texto. Agora vou por um pedacinho de código para verem com se deve colocar.


  Quando colocamos a class=, vamos definir que classe é que estamos a utilizar naquela linha. Logicamente, seguindo os exemplos a cor do texto vai ser vermelha.
  Espero que tenham gostado e até à próxima.

CSS - História


Um pouco de História



O CSS foi também inventado pelo Norueguês Hakon Wium Lie. Foi inventado no CERN na altura em que Hakon Wium Lie estava a trabalhar com Tim Berners-Lee, o criador do HTML.
A sua primeira versão ficou completa em 1996 e só mais tarde, em 2000, surgiu o IE 5.0 para Macintosh que oferecia a total compatibilidade com o CSS.
Até à próxima.