Pesquisar aqui

sábado, 19 de maio de 2018

Fortnite: Quase quase a chegar ao Android



     Desde o primeiro momento em que o Fortnite foi lançado, milhares de pessoas ficaram fãs do jogo! 
     Cinco anos após começar a ser desenvolvido, para além de ser o "Largest Free-to-Play Console Game of All Time", a Epic Games está a preparar-se para lançar o jogo para Androids, algo que já tinha feito à pouco tempo, a meio de março, para o IOS. A aplicação vai ser lançada este verão. 
     Um facto interessante é que este jogo apesar de ser grátis, as compras feitas pelos utilizadores, apenas nas três semanas primeiras semanas de estar na App Store da Apple, lucrou 15 milhões de doláres. E fazendo uma analogia com os Androids, o in-come deverá ser maior ainda, espera a empresa detentora do jogo.

Fontes (consultadas no dia 19 de maio de 2018):

Yanny ou Laurel




    Este é o som que está a dividir a internet. Será que ouves Yanny ou Laurel?
    Para começar, deves ouvir o audio...


     Para mim era Yanny da primeira vez que eu ouvi... Mas agora só consigo ouvir Laurel. Mas como é óbvio, existe uma explicação por trás deste fenómeno. 
     Se uma pessoa ouve Yanny, é mais provável que seja uma pessoa mais jovem, com ouvidos que detetam "higher pitched sounds", isto é,  som com maior frequência. Se outra ouve Laurel, está a detetar sons com menor frequência. Contudo isto não depende só da idade. Depende também da qualidade da propagação do som, por isso, depende também do dispositivo de onde o som está a ser transmitido.

     O mais interessante é que na verdade existe uma resposta certa a esta pergunta... Yanny ou Laurel? Se quiseres descobrir vê o vídeo.


Fontes (consultadas no dia 19 de maio de 2018):


Microsoft prepara Surface low-cost

Os Surfaces são o maior sucesso da Microsoft a nível de hardware.
Depois de apostar em modelos mais baratos, como os RT e do Surface 3, a impressa deixou de comercializar devido ao mau volume de vendas. Os modelos Pro tomaram assim conta das vendas e têm mantido o seu sucesso até aos dias de hoje.
Com o aumento da concorrência, a gigante americana está a pensar numa nova estratégia. Com o lançamento de um iPad de baixo custo e com a proliferação dos Chromebook, com foco no mercado estudantil, a Microsoft começa a sentir limitações no preço da sua gama atual de tablets.
O novo tablet deve rondar os 400 dólares. 


Notícia completa aqui.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Capa para iPhone custa 4 mil euros.

 Uma capa de 50 euros já é cara, mas a marca russa Caviar apresentou uma capa que custa 4 mil euros. Para além de ser constituída por materiais luxuosos, também contem um painel solar que permite que o telemóvel possa ser carregado.
Elon Musk vai ser o primeiro a possuir a capa, ate porque ele foi o mentor da ideia.
Para quem comprar a capa, será oferecido um iPhone X, ou seja, só é preciso comprar a capa pois são 2 em 1.


Notícia completa aqui.

Relógio da Google

Depois dos smartphones a Google tem intenção de lançar relógios inteligentes. Segundo um tweet de Evan Blass, o "Pixel-branded watch" vai ser lançado até ao final do ano.

Alias, ao que parece, pode haver mais dois wearables a caminho que não apenas este relógio inteligente Pixel.O objetivo deverá fazer mais uma investida dentro do mercado dos relógios inteligentes, ajudando ao mesmo tempo a dar relevância ao sistema operativo Wear OS.

Apesar de a informação ser uma surpresa, já que não se falava dessa possibilidade nos últimos meses, faz sentido a Google ter um produto de hardware para servir de referência para o Wear OS. A empresa tenta sempre lançar um dispositivo próprio para demonstrar os seus sistemas operacionais mas, até hoje, não havia feito isso com os relógios.




Impressora 3D criada em Portugal para imprimir no Espaço já chegou à ESA

O protótipo da impressora 3D desenvolvido pela  união de diversas equipes em que se encontra a equipe portuguesa BEEVERYCREATIVE já foi entregue à Agência Espacial Europeia (ESA).

Esta tecnologia irá permitir aos astronautas que trabalhem de forma diferente, tornando possivel a criação de peças e de ferramentas no espaço.


As equipas envolvidas são: SONACA Space, BEEVERYCREATIVE, OHB-System e Active Space Technologies.

A equipa portuguesa ficou com a tarefa de desenvolver a máquina e o software. A máquina foi criada para criar peças rigorosas e com características mecânicas compatíveis com a utilização real em ambientes exigentes

FONTES:


Chegou o novo GIMP 2.10! O “rival” open source do Photoshop

Após 6 anos do lançamento do GIMP 2.8, chegou agora o novo GIMP 2.10, sendo considerado por muitos como uma alternativa credível às populares ferramentas comerciais.O GIMP foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, no âmbito de um projeto para a Universidade, como sendo uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. Atualmente o GIMP é mantido por um grupo de voluntários por todo mundo, sendo disponibilizado sob a licença GPL.

Uma das novidades, imediatamente perceptível, no GIMP 2.10 é o novo tema escuro e os ícones simbólicos que estão ativados por padrão. O GIMP 2.10 tem agora também suporte para HiDPI. Com o lançamento do GIMP 2.10, dá-se por concluída a portabilidade para o “novo” sistema de processamento de imagem, GEGL. Esta alteração começou a ser feita a partir do GIMP 2.6. O GEGL  permite processamento de alta profundidade, processamento de pixels acelerado por hardware e multithread. Além das novidades referidas, destaque ainda para: exibição e edição de metadados para Exif, XMP, IPTC e DICOM; Suporte para novos formatos de imagem (ex.OpenEXR, RGBE, WebP, HGT); Ferramenta de pintura digital melhorada e Novas ferramentas (ex.Unified Transform, Warp Transform, Handle Transform, etc.).

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Adobe Premiere usado em Hollywood

    O Adobe Premiere é, como temos vindo a descobrir, uma poderosíssima ferramenta de vídeo. Mas será que é suficiente para edição de filmes para cinema? Ou mais ainda, será que é bom o suficiente para Hollywood.
   Bem, cada vez mais a resposta é sim! Alguns dos maiores filmes de ficção científica ou de ação da atualidade começam a usar o Premiere para a edição dos seus vídeos. Filmes vencedores de Óscar, como "Avatar" e realizadores de peso como Martin Scorsese, David Fincher, ou os irmãos Cohen todos se renderam ao poder do Premiere.
    Este crescimento na indústria do cinema americano mostra as capacidades que esta ferramenta tem e apenas nos dá mais uma razão para aprender a dominá-la.


Consultei os seguintes sites:

"Estilhaços"

O filme “Estilhaços”, do cineasta português José Miguel Ribeiro, recebeu o prémio da imprensa para Melhor Curta-Metragem no Anima 2017 — Festival de Cinema de Animação de Bruxelas.
Sobre a guerra colonial e os efeitos do stress pós-traumático em contexto familiar, o filme foi o único português selecionado para a competição internacional do festival belga.
Combinando imagem real, desenho animado e ‘stop-motion’, uma mistura justificada pela narrativa, “Estilhaços” centra-se na relação entre um pai e um filho.
Entre ficção e documentário, o filme cruza duas perspetivas sobre a guerra: a do pai, que a viveu, e a do filho, que cresceu a construir uma memória da guerra a partir dos relatos do progenitor.
Estreado no verão de 2016 no Festival de Locarno, o filme de animação de José Miguel Ribeiro foi também premiado em Portugal — no Cinanima e nos Caminhos do Cinema Português — e no Festival Internacional de Clermont-Ferrand, um dos mais importantes dedicados à curta-metragem, na categoria de Melhor Documentário.
 

Adobe premiere - Como adicionar o efeito "freeze frame"

Tutorial publicado pelo utilizador Justin Odisho na plataforma youtube que ensina a criar o efeito "freeze frame" no adobe premiere, podendo opcionalmente ser usado o adobe photoshop. O vídeo está em inglês.






Fonte:




quarta-feira, 16 de maio de 2018

Google Lens


Para aqueles usam o sistema operativo Android e procuram sempre ter a versão mais actualizada o Google Assistant não é nada de desconhecido, é um assistente virtual que responde a perguntas feitos pelo usuário quer sejam escritas ou faladas. Porém a Google quer levar o seu jogo e capacidades mais à frente, portante na conferencia da Google I/O de 2017 foi revelada uma nova capacidade do assistente virtual: Google Lens. O que isto faz é que ao expor uma imagem, objeto, fotografia, etc em frente à camera e activar esta função o telemóvel dará-nos informação sobre o que lhe foi apresentado. Por exemplo ao mostrar uma flor este é capaz de nos indicar que tipo de flor, se for um livro este nos dará o titulo do livro, o seu autor, ano de publicação e qualquer outro aspeto relacionado com o livro.
Pode descobrir mais sobre este assunto em: 

O streamer mais famoso do mundo

Tyler Blevins, um norte-americano de 26 anos, consegue faturar mais de 450 mil euros por mês apenas a jogar online – ou melhor, a mostrar-se ao mundo a jogar online. Através da plataforma de transmissão de vídeo em direto Twitch, a fama, a exposição e a influência de Tyler não param de subir.

Os telemóveis atuais já são capazes de ouvir as nossas conversas

Em 2016, Zoe Kleinman, a jornalista de Tecnologia da BBC desafiou dois especialistas em cibersegurança da empresa Pen Test Partners, em Buckingham, a desenvolver uma aplicação capaz de ouvir os utilizadores através do microfone do telemóvel. A intenção era comprovar se era viável do ponto de vista tecnológico.
Os engenheiros criaram um protótipo para Android, instalaram-no e tiveram total acesso ao microfone. Conseguiram que a aplicação fosse transmitida em tempo real. Ainda que “com algumas dificuldades” foram capazes de identificar as palavras-chave das conversas.
A falta de transparência e a complexidade dos textos sobre os termos e condições das aplicações é um obstáculo para os utilizadores. Com a entrada em vigor do novo Regulamento Geral da Proteção de Dados no próximo dia 25 de maio, destinada a uniformizar as leis de privacidade de toda a Europa, é solicitado às empresas que clarifiquem os métodos que utilizam para recolher dados pessoais dos utilizadores.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Pixilação


Pixilação é qualquer técnica, usada na edição de imagens ou vídeo, em que uma imagem é desfocada, exibindo parte ou todo ele em uma resolução significativamente menor. É usada principalmente para censurar algo.
 
 
 

Intel iniciou produção de chips de 10 nanômetros


A  Lenovo foi a primeira marca a encomendar chips com 10 nanômetros à Intel. Esta já confirmou o inicio do fabrico destes chips que foram denominados de Cannon Lake.

Atualmente há chineses que anunciaram o novo processador para o novo PC da Lenovo, Core i3-8121U.


Este chip está preparado para receber as variantes LPDDR4 e LPDDR4X de memória DDR4, e tudo leva a crer que tenha uma unidade gráfica integrada. Dispõe de 2 núcleos, trabalha a 2.2 GHz no entanto é capaz de chegar aos 3.2 GHz.

FONTES:

Como a cidade de Shenzhen na China substituiu todos os seus autocarros por versões elétricas

  Uma das maiores cidades chinesas, Shenzhen, substituiu a sua frota completa de próximo de 16000 autocarros movidos a combustíveis fósseis por elétricos.
  Esta iniciativa de aquisição de veículos menos poluentes para o transporte público faz parte de uma maior que está a ser empreendida pela China inteira, com o objetivo de reduzir a poluição nos grandes centros urbanos, cujo ar tem uma qualidade extremamente baixa.
  Para tornar este projeto viável foi necessário um grande investimento, tanto na nova frota, como nas suas estações de carregamento.


Fontes:

Jogar online na Nintendo Switch

É já a partir de setembro que os utilizadores da Switch vão poder aceder ao serviço online pago, que foi apresentado pela Nintendo no lançamento da consola. Quando o serviço ficar ativo, apenas os subscritores poderão participar em partidas multijogador online em jogos como Splatoon 2, Mario Kart 8 Deluxe, Arms, entre outros. 

Para além de permitir jogar online, o serviço adiciona ainda o acesso ao catálogo de jogos clássicos da NES, que no arranque será composto por 20 títulos. Para já foram revelados 10 jogos, entre eles Ice Climber, The Legend of Zelda, Balloon Fight, Soccer, Tennis, Mario Bros., Super Mario Bros., Dr. Mario, Super Mario Bros. 3 e Donkey Kong.

A Nintendo refere ainda que os membros do serviço irão ter direito a outras ofertas exclusivas ainda por revelar mas por agora sabe-se que a mensalidade é de 3,99 euros.


MIT cria carro autónomo que consegue navegar em estradas que não estão mapeadas

  Até agora, os carros autónomos têm estado dependentes da disponibilidade de mapas tridimensionais detalhados para poderem viajar com segurança. Como muitas vezes estes mapas são criados apenas para as grandes metrópoles, estes veículos não funcionam em meios rurais.
  Isto pode vir a mudar, já que investigadores no MIT (Massachusetts Institute of Technology, Boston, Massachussets, EUA) desenvolveram um sistema, MapLite, que permite que veículos autónomos viajem por estradas que não estão mapeadas em 3D, usando uma tecnologia baseada na tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging), que tem a capacidade de detetar as bordas de uma estrada.
  Empresas de transporte como Waymo ou GM, tem vindo a adotar carros autónomos para servir os seus clientes, e, com esta nova tecnologia, podem vir a disponibilizar os seus serviços também fora das grandes cidades.


Fontes:

Quantas aplicações tem a Adobe?

    Nas aulas já usámos duas aplicações da empresa Adobe. Contudo, o Photoshop e o Premiere não são as únicas aplicações que a Adobe tem para disponibilizar. De facto, a lista é muito, muito maior!
    Existem dezenas, se não mesmo centenas de aplicações disponíveis, cada uma especializada numa tarefa sendo que, todas juntas, formam uma ferramenta poderosíssima que consegue fazer tudo o que é necessário no que toca a multimédia. Alguns nomes, para exemplo, são: Illustrator Draw (desenhos vetoriais), Dreamweaver (web design), Lightroom (armazenamento de fotos), Adobe Stock (milhares de fotografias e vídeos prontos a usar), Spark Post (criação de gráficos para redes sociais)... e a lista continua...
    Para mais informação sobre a totalidade das aplicações disponíveis e alguns planos diferentes para as adquirir (porque sim, este é um serviço pago), siga este link.





Consultei os seguintes sites: 

Adobe premiere - Efeito clone

Tutorial publicado pelo utilizador Justin Odisho na plataforma youtube que ensina a criar vários clones no adobe premiere. O vídeo está em inglês.









Fonte: 

domingo, 13 de maio de 2018

Extensões para Chrome têm malware e podem roubar dados de usuários

Sete extensões para Chrome com um malware chamado "Nigelthorn" foram descobertas pela Radware, empresa de proteção contra esse tipo de programa. O software malicioso rouba dados, faz mineração de criptomoeda no computador sem que o usuário saiba e executa cliques fraudulentos, entre outras ações prejudiciais. Segundo os pesquisadores, o malware está se propagando desde março deste ano, pelo menos, por meio de links compartilhados pelo Facebook. A estimativa é de ter atingido mais de 100 mil usuários, em mais de 100 países.

Duplex vai identificar-se como sistema de AI para os humanos

A Google apresentou há dias o Duplex, que replica na perfeição a voz humana. Agora, a empresa diz que o sistema vai anunciar-se como Inteligência Artificial quando interagir com humanos.


Para contornar dilemas éticos e filosóficos, a Gogle anunciou que o Duplex vai identificar-se enquanto tal quando estiver a interagir com humanos. Recorde-se que o sistema consegue replicar na perfeição a voz humana, incluindo hesitaçõs e interjeições, o que poderá levar ao engano.

«Percebemos e valorizamos as discussões em torno do Duplex – como dissemos desde o início, a transparência na tecnologia é muito importante», disse um porta-voz da Google, que depois confirmou que a ferramenta vai ter um alerta integrado e que garante que o sistema é corretamente identificado. Embora ainda não se saiba como esse alerta vai funcionar, presume-se que seja uma indicação sonora, antes de a conversa começar.

Recorde-se que ainda não se conhecem aplicações práticas para o Duplex e que o CEO da Google apresentou uma demonstração onde o sistema ligava para um cabeleireiro para fazer uma marcação, fazendo-se passar por um humano.

Adobe Premiere: Transições

Olá amigos tudo bem?
Hoje vim aqui deixar-vos um video que me ajudou bastante a melhorar a qualidade dos meus vídeos no meu canal do youtube e que me deu melhores ferramentas para ser um editor de melhor qualidade!
Uma das partes mais importantes num video são as transições! Uma pessoa não pode passar duma cena para outra sem haver qualquer tipo de conexão ou efeito que facilite o acompanhamento do desenrolar do video. Por isso acho fundamental saber criar transições com qualidade de modo a facilitar a vida a quem está a visualizar o video.
Com isto dito acho que este video é de extremo interesse!
Deixo aqui o video e bom trabalho colegas!

Facebook estará a planear lançar uma criptomoeda

No início desta semana foi noticiado que o Facebook tinha criado uma nova divisão Blockchain. Uma informação que, segundo o Recode, foi confirmada por diversas fontes e resultou de uma reorganização na estrutura de gestão da empresa. De acordo com as mesmas fontes, esta nova divisão está sob responsabilidade de David Marcus, que liderava a divisão do serviço de mensagens desta rede social. Recorde-se que a tecnologia Blockchain é a base de funcionamento das criptomoedas, embora possa ser usada para outro tipo de transferências de informação (ver abaixo).

De acordo com o site Cheddar, o objetivo do Facebook será facilitar transferências comercias de forma totalmente digital e segura dentro da rede social, uma área onde a empresa de Zuckerberg tem vindo a apostar. A confirmar-se, a utilização de uma criptomoeda numa rede com o número de utilizadores do Facebook poderá abrir caminho para a popularização deste tipo de moeda digital.

Uma base de dados que regista ativos e transações replicada nos computadores de uma rede peer-to-peer (ponto a ponto). Um género de registo público de quem tem o quê e de quem transaciona o quê (os dados estão encriptados para manter a confidencialidade). As transações são certificadas e, ao longo do tempo, o histórico das transações fica bloqueada em blocos de dados que são depois criptograficamente ligados uns a outros para garantir a segurança. Ao contrário de, por exemplo, o e-mail, o blockchain possibilita a criação de informação digital única, sem possibilidade de replicação. Ou seja, permite que quando uma moeda ou um documento é transferido, o emissor fica sem qualquer cópia desses mesmos dados. Daí empresas e instituições estarem a estudar a implementação da tecnologia de blockchain nas mais diversas áreas, incluindo transferência de contratos e valores (moedas e ações digitais, por exemplo), certificação de identidade (para votação eletrónica, por exemplo).

Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2018-05-11-Facebook-estara-a-planear-lancar-uma-criptomoeda

Alternativas a Tripods

Ola amigos tudo bem?
Com o decorrer do PT07 percebi que vamos ter que usar tripods ou tri-pés para obter as nossas filmagens com a qualidade máxima. Com isto é bastante normal a maior parte das pessoas não terem na sua posse um tri-pé. Então com este problema decidi tentar arranjar uma solução para o mesmo.
Com alguma pesquisa encontrei um video que é capaz de ser muito útil a quem não possui um tri-pé.
Este video ensina-nos como criar tri-pés apenas com materiais fáceis de obter.
Deixo aqui o video e espero que vos ajude!

Programadores de apps para Windows 10 vão ficar com 95% das receitas

Hoje em dia, quem fizer apps para o Windows 10 vai começar a receber 95% das receitas em vez de 70%
Isto tem como objectivo atrair cada vez mais programadores e ter mais produtos nas lojas Windows o que tem sido difícil dos últimos anos
Apesar de tudo as apps às quais se aplica a receita de 95% são só para apps de consumo e não para jogos e também pode baixar para 85% se for a microsoft a conseguir clientes para as apps
Mais informações disponíveis aqui



Google redesenha Drive para se parecer mais com Gmail

A Google mudou algum design do Google Drive para se parecer mais com o gmail, por exemplo, a cor de fundo os botões, caixas e ícones até mesmo o botão de definições mudou

Para mais informações consultar Google




Nasa quer enviar ‘helicóptero’ para explorar Marte

A 'Mars Helicopter' será integrada na missão planeada para seguir em 2020 rumo ao planeta vermelho.
A Nasa anunciou, na passada sexta-feira, que vai enviar “uma pequena aeronave autónoma de asas rotativas” para explorar a atmosfera de Marte.

A ‘Mars Helicopter’ será integrada na missão a Marte planeada para 2020 e visa demonstrar a viabilidade e o potencial dos veículos mais pesados do que o ar no planeta vermelho.
“A idéia de um helicóptero voando pelos céus de outro planeta é emocionante. A Mars Helicopter é muito promissora para as nossas futuras missões de ciência, descoberta e exploração em Marte”, afirma o administrador da NASA, Jim Bridenstine.
O helicóptero autónomo pesa 1,8kg e as suas asas rotativas alcançarão 3 mil rotações por minuto. Um dos maiores desafios do projeto são as características da atmosfera de Marte que tem baixa densidade.
ZooPark, o vírus que pode ler as conversas do WhatsApp
Foi descoberta há dias uma nova e importante fragilidade de segurança que afeta os smartphones Android, sobretudo para quem usa o WhatsApp.
Identificado como um poderoso e sofisticado malware (vírus), chamado ZooPark, este consegue infiltrar-se nas conversas de determinados utilizadores. Para já, Portugal ainda não está na lista de países afetados.
Imagem malware ZooPark para android que usa o Whatsapp

ZooPark – Poderoso malware que anda à solta

Algumas das aplicações maliciosas do ZooPark estão a ser distribuídas a partir de websites políticos e de notícias, populares em localizações específicas do Médio Oriente. Aparentam ser aplicações legítimas, com nomes de entidades reconhecidas e relevantes nos países alvo, como “TelegramGroups” ou “Alnaharegypt news”, entre outros.
Após a infeção, o malware permite aos hackers extrair:
  • Contactos
  • Informações da conta
  • Registo de chamadas e gravações áudio das mesmas
  • Imagens armazenadas nos cartões de memória dos dispositivos
  • Localização através do GPS
  • Mensagens de texto
  • Detalhes das aplicações instaladas e dados de pesquisa
  • Keylogs e dados de clipboard
  • Etc.
O sofisticado malware tem a habilidade de usar uma backdoor para enviar silenciosamente mensagens de texto, realizar chamadas e executar comandos shell.
Uma função maliciosa adicional destina-se a aplicações de mensagens instantâneas, como o Telegram ou o WhatsApp, ou o motor de pesquisa Chrome, entre outras aplicações. Esta funcionalidade permite ao malware atacar as bases de dados internas das aplicações, o que significa que, no caso do Chrome, as credenciais e os dados de autenticação dos sites nele armazenados poderão ser comprometidos em resultado do ataque.
A investigação sugere que os hackers estão focados em utilizadores do Egipto, Jordânia, Marrocos, Líbano e Irão. Tendo em conta os temas utilizados para atrair as suas vítimas e as levarem a instalar o malware, os membros da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados estão entre os possíveis alvos do malware ZooPark.
À priori não há risco para os utilizadores comuns… Desde que não sejam um alvo, pois o ZooPark é uma ameaça direcionada”

Referiu um dos responsáveis da empresa de segurança Kaspersky Lab à comunicação social.

A máquina de filmar

A máquina de filmar


Em 1890 Etienne-Jules Marey inventou o “fuzil fotográfico”,  um instrumento composto por um disco com orifícios capaz de captar uma imagem a cada passagem, a uma velocidade de doze frames por segundo, todos registados numa única imagem.

Em 1889, o assistente Thomas Edison William Dickson, inventou um sistema de engrenagem para uma tira de 15m de película da ARRI e celulóide. O cinematoscópio de Edison, patenteado em 1891, permitia a observação através de um furo, e foi o precursor de todos os subsequentes aparelhos de filmar, passando a largura do seu filme para 35mm a ser considerada internacionalmente.

Estrutura por dentro do Cinematógrafo dos irmãos Lumière.

Animação: tipografia cinética.

Tornar tipografia cinética mais dinâmica.

Numa animação como a da tipografia cinética, por vezes dinamismo é o que se procura.
Aqui fica um video que mostra como animar letras com forme os tempos e ritmos de musicas.


Facebook estará a planear lançar uma criptomoeda

No início desta semana foi noticiado que o Facebook tinha criado uma nova divisão Blockchain.
Esta nova divisão está sob responsabilidade de David Marcus, que liderava a divisão do serviço de mensagens desta rede social. Com isto, o Facebook poderá abrir caminho a uma popularização da moeda digital.
O objetivo é facilitar transferências comerciais de forma digital e totalmente segura.

Noticia aqui.

Shortcuts no Premiere Pro

     Tempo é tudo. Isso já todos sabemos, mas é mais fácil dizer do que fazer...
No que toca ao Premiere Pro, a parte do fazer é igualmente fácil, pois temos dezenas de Shortcuts que fazem com que o processo de edição seja mais rápido e eficaz.
     O professor deu-nos uma folha com esses Shortcuts, que eu vou inserir aqui no post, mas eu fui pesquisar e encontrei um vídeo que nos mostra 5 desses Shortcuts em ação. Se não quiseres ver o vídeo, tens sempre a opção de consultar o site da adobe, no qual eles facultam todas os Shortcuts que há. Clica aqui para veres o site.

Para PC:



Para Mac:





Fontes (consultadas no dia 13 de maio de 2018):

Keyframes 101

     Nesta semana falámos sobre Keyframes. Para aqueles que já não se lembram, um Keyframe "é um desenho que define os pontos de início e fim de qualquer transição suave entre imagens". 




     Esta técnica é muito utilizada no mundo da edição de vídeo e talvez das mais importantes pois dá uma grande variedade de opções de edição de um certo clip ao editor, podendo alterar a posição, a escala, o volume, entre outros efeitos.


     Para nos ajudar a aplicar os Keyframes nas nossas obras de arte, eu encontrei este vídeo no Youtube que nos ajuda a perceber um pouco mais e dar-lhes uso sem grande dificuldade.





Fontes (consultadas no dia 13 de maio de 2018):