Pesquisar aqui

domingo, 13 de maio de 2018

ZooPark, o vírus que pode ler as conversas do WhatsApp
Foi descoberta há dias uma nova e importante fragilidade de segurança que afeta os smartphones Android, sobretudo para quem usa o WhatsApp.
Identificado como um poderoso e sofisticado malware (vírus), chamado ZooPark, este consegue infiltrar-se nas conversas de determinados utilizadores. Para já, Portugal ainda não está na lista de países afetados.
Imagem malware ZooPark para android que usa o Whatsapp

ZooPark – Poderoso malware que anda à solta

Algumas das aplicações maliciosas do ZooPark estão a ser distribuídas a partir de websites políticos e de notícias, populares em localizações específicas do Médio Oriente. Aparentam ser aplicações legítimas, com nomes de entidades reconhecidas e relevantes nos países alvo, como “TelegramGroups” ou “Alnaharegypt news”, entre outros.
Após a infeção, o malware permite aos hackers extrair:
  • Contactos
  • Informações da conta
  • Registo de chamadas e gravações áudio das mesmas
  • Imagens armazenadas nos cartões de memória dos dispositivos
  • Localização através do GPS
  • Mensagens de texto
  • Detalhes das aplicações instaladas e dados de pesquisa
  • Keylogs e dados de clipboard
  • Etc.
O sofisticado malware tem a habilidade de usar uma backdoor para enviar silenciosamente mensagens de texto, realizar chamadas e executar comandos shell.
Uma função maliciosa adicional destina-se a aplicações de mensagens instantâneas, como o Telegram ou o WhatsApp, ou o motor de pesquisa Chrome, entre outras aplicações. Esta funcionalidade permite ao malware atacar as bases de dados internas das aplicações, o que significa que, no caso do Chrome, as credenciais e os dados de autenticação dos sites nele armazenados poderão ser comprometidos em resultado do ataque.
A investigação sugere que os hackers estão focados em utilizadores do Egipto, Jordânia, Marrocos, Líbano e Irão. Tendo em conta os temas utilizados para atrair as suas vítimas e as levarem a instalar o malware, os membros da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados estão entre os possíveis alvos do malware ZooPark.
À priori não há risco para os utilizadores comuns… Desde que não sejam um alvo, pois o ZooPark é uma ameaça direcionada”

Referiu um dos responsáveis da empresa de segurança Kaspersky Lab à comunicação social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.