Pesquisar aqui

sábado, 7 de março de 2015

Estúdio fotográfico portátil

"Com a expansão dos smartphones e suas opções cada vez mais avançadas em termos de fotografia, muita gente quer testar novas possibilidades com a câmera do telemóvel. Para atender a esse público, nasceu o Foldio, uma espécie de estúdio portátil para quem quer dar um ar mais profissional às suas fotografias.
site do produto garante que este é o primeiro estúdio de fotografia portátil com design dobrável criado para usuários de smartphones. A ideia é ótima para quem está a começar um negócio online e ainda não pode pagar um bom fotógrafo para captar o melhor ângulo de cada produto, já que facilita a captura de imagens, mas também pode ser ideal para os fanáticos do Instagram, por exemplo.
O produto vem com um fundo branco portátil e uma luz LED que prometem fazer toda a diferença na hora de tirar fotografias. A versão mais simples do Foldio sai por apenas U$ 49, enquanto a versão com duas lâmpadas LED custa U$ 59."



Máquina fotográfica que grava gifs

"Uma das manias da internet atualmente é a de usar GIFs animados para descontrair ou fazer uma brincadeirinha. Afinal,  o movimento torna as imagens mais reais, ao mesmo tempo em que não exige tanta dedicação quanto ver um vídeo, por exemplo. O lado ruim é que nem sempre é fácil criar o seu próprio GIF, mas a OTTO é uma câmera super simpática que promete mudar essa realidade.
Totalmente colorida, ela parece até mesmo de brinquedo, mas promete capturar imagens e transformá-las em GIFs animados como ninguém. Para isso, ela se conecta ao seu smartphone via Wi-Fi e permite que você escolha o modo de fotografia ou compartilhe as imagens criadas. Além de GIFs animados, ela também grava vídeos em timelapse e possui modos de foto divertidos, como o que adiciona um óculos de sol no rosto de todos os fotografados."



PT 06 Introdução à Programação GAS

Boas Tardes Bloggers!

Aqui vai o link para a última Proposta de Trabalho que realizei! O script que desenvolvi é deveras engraçado! Divirtam-se

Abraços e Beijinhos!



https://sites.google.com/a/aebenfica.org/portefolio-manuel-freitas/pt-s/pt-6

Tecnologia do Futuro

Encontrei um site sobre tecnologias, invenções (ou pelo menos protótipos disso) que podem vir a revolucionar o mundo! Desde tradutores para ler os pensamentos dos cães, a carros voadores, impressora de roupas ou até mesmo máquinas a 3D para imprimir casas em 20h, entre outras. Dêem uma vista de olhos, tem coisas realmente inovadoras e engraçadas!

Fica aqui o link caso tenham curiosidade: https://www.examtime.com/pt/blog/tecnologia-do-futuro/

sexta-feira, 6 de março de 2015

Azul Sobre Ouro- A Sala das Porcelanas do Palácio de Santas


Única no mundo, a coleção de pratos de porcelana chinesa da Sala das Porcelanas do Palácio de Santos (hoje, sede da Embaixada de França em Portugal) ilustra a história da própria produção cerâmica na China, entre os inícios do século XVI e o final do século XVIII, e o seu comércio com a Europa.
Residência real desde o final do século XV (por lá terão passado D. Manuel I, D. João III e D. Sebastião), o Palácio de Santos, adquirido em 1629 pela família Lencastre, sofre importantes obras estruturais entre 1664 e 1687. É realizada nessa altura a insólita Sala das Porcelanas, com teto piramidal de talha dourada, onde são incrustados mais de 250 pratos de porcelana chinesa, na quase totalidade com decoração azul e branca. Em 1870, o Estado Francês arrenda o edifício, acabando por adquiri-lo em 1909.
Numa parceria inédita com a Embaixada de França, o MNAA apresenta uma ilustrativa exposição com cerca de 60 pratos da Sala das Porcelanas (onde decorrem, atualmente, trabalhos de conservação e restauro). Encastrados no invulgar teto no século XVII, os pratos saem pela primeira vez do Palácio de Santos. A exposição é, por isso, uma oportunidade rara para ver de perto este conjunto de peças singular.

Museu Vieira da Silva inaugura exposição com obras da histórica Galeria Sonnabend

Na mostra, intitulada "Sonnabend. Paris - New York", vão estar representados 15 artistas: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, George Segal, Michelangelo Pistoletto, Robert Rauscenberg, John Chamberlain, Robert Watts, Claes Oldenburg, Tom Wesselmann, James Rosenquist, Jim Dine, Mario Schifano, Arman, Jasper Johns e Larry Bell.
De acordo com o Museu Vieira da Silva, a exposição, que fica até 3 de maio, assinala a importância da galeria parisiense nos seus primeiros cinco anos de funcionamento - entre 1962 e 1967 -, quando muitos daqueles artistas apresentaram obras na Europa pela primeira vez.
O galerista António Homem, nascido em Lisboa, em 1939, curador desta exposição, começou a trabalhar com a Sonnabend, em Paris, em setembro de 1968. Participou na fundação da mesma Galeria, em Nova Iorque, em janeiro de 1970, e na inauguração do novo espaço, no Soho, em Manhattan, em setembro de 1971.
Residente em Nova Iorque desde 1989, António Homem dirigiu aGaleria Sonnabend juntamente com a colecionadora Ileana Sonnabend até à morte desta, em 2007, data em que herdou a Galeria e a coleção, com Nina Sundell, filha do primeiro casamento de Ileana, com Léo Castelli.
A exposição resulta de uma colaboração entre a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, a Sonnabend Collection Foundation, de Nova Iorque, e a Fondazione Musei Civici di Venezia - Ca'Pesaro Galleria Internazionale d'Arte Moderna.

RICO POBRE MENDIGO LADRÓN de Jorge Molder

"Rico Pobre Mendigo Ladrón" é, tal como a exposição que esteve patente no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, uma mostra antológica de um dos mais importantes e internacionalizados artistas portugueses.
No Círculo de Bellas Artes de Madrid mostram-se cerca de 50 fotografias seleccionadas das séries mais significativas do artistas produzidas desde 1990 até hoje. Séries que foram redesenhadas por Molder de forma exclusiva para esta exposição. Algumas são inéditas, permitindo novos caminhos de interpretação do trabalho do artista. 
Jorge Molder foi o vencedor do Grande Prémio Fundação EDP Arte em 2010, iniciativa que distingue artistas plásticos portugueses, com carreira historicamente relevante, desenvolvida em Portugal ou no estrangeiro e cujo trabalho tenha contribuído para afirmar as tendências estéticas contemporâneas.
Jorge Molder nasceu em Lisboa, em 1947, e estudou filosofia na Universidade de Lisboa. Destacado nome da fotografia portuguesa contemporânea, com obra vasta e de grande projeção internacional, Jorge Molder trabalha, desde o final dos anos 70, privilegiando a imagem a preto e branco, a representação teatral de espaços vazios ou habitados por personagens elas mesmas em coreografias teatrais.
Em mais de 30 anos de carreira, Jorge Molder conta com mais de cinco dezenas de exposições individuais em Portugal e no estrangeiro e mais de uma centena de exposições coletivas. O seu trabalho está hoje representado em inúmeras coleções relevantes, como a do Art Institute of Chicago, Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Maison Européene de la Photographie e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

ALLUMAR de José Manuel Ballester no Museu da Eletricidade

Chega ao Museu da Eletricidade o projeto expositivo Miradas de Asturias, organizado anualmente pela Fundação María Cristina Masaveu Peterson. Este ano, o fotógrafo convidado é José Manuel Ballester com uma série intitulada Allumar.
Antes desta viagem até Lisboa, esta mostra já esteve em exibição Centro de Cultura Antiguo Instituto de Gijón e no Centro Cultural Conde Duque em Madrid.

Esta exposição é uma seleção das melhores imagens de José Manuel Ballester na sua estadia nas Astúrias. As fotografias de Ballester para este projeto mantêm intactas todas as suas qualidades criativas, descobrindo paisagens industriais e a natureza da região com o romantismo tão lucido que o define.

Entre 2010 e 2013, Ballester realizou mais de 5 mil fotografias, iluminando (allumando, em asturiano) os cantos por onde passou. As 40 peças que foram selecionadas para Allumar fazem-nos descobrir espaços inóspitos, isolados ou inacabados que guardam poéticas íntimas.
Este projeto incide também na capacidade de Ballester para extrair a singularidade destes espaços abandonados, no território das Astúrias. A convivência entre a natureza e a indústria e a abundância de recantos com características fabris são a característica mais notável da exposição, que recorre a elementos estruturais dos edifícios - passadiços, escadas, colunas, pontes, viadutos – para contrastar com delicadas imagens captadas em praias e falésias, penhascos e montanhas.
As composições apresentam-se sem figuras, como se fossem instantes onde o espírito aparece nu, em cenários quase metafísicos. A arquitetura industrial e a paisagem aparecem como refugio, abrigo e proteção para o ser humano; a sua atividade laboral, a sua evolução ou declive, sob elementos que relevam condições de vida muito distintas.


quinta-feira, 5 de março de 2015

Usain Bolt pode perder o recorde do mundo

Em 2009, Usain Bolt marcou um novo recorde do mundo de 100 metros. O jamaicano fez um sprint em 9,58 segundos e tornou-se no homem mais rápido da história. Após a marca do atleta “relâmpago”, que lhe valeu a medalha de ouro, foram muitas as pessoas que disseram que o recorde de Bolt jamais seria batido.
De facto, no ranking permanente de atletismo, na vertente dos 100 metros masculinos, o segundo classificado é Tyson Gay que está apenas a 11 centésimos de Bolt. O norte-americano é visto como um dos poucos atletas que podem tentar superar a marca do recorde do mundo. Tyson Gay parece estar decido a “atacar” o reinado de Bolt já nos próximos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Apesar da boa forma, é, para muitos analistas e adeptos, impossível correr abaixo dos 9,60 segundos. Contudo, para Jeremy Richmond, um fisiologista e treinador australiano, é possível correr abaixo da marca. Num estudo que Richmond escreveu para a revista da Federação Internacional de Atletismo intitulado “New Studies in Athletics” é descrita aquela que seria a “corrida perfeita”. O conceito do australiano apresenta os valores máximos a que o corpo humano consegue chegar e combina-os com treino específico de cada músculo de modo a conseguir alcançar o potencial total do corpo de um atleta.
Sendo assim, um “sprinter” conseguiria alcançar uma marca que batia o record do mundo com um grande intervalo. O recorde do mundo está estabelecido em 9,58 segundos. Segundo o artigo de Richmond, o corpo humano é capaz de correr 100 metros em apenas 9,27 segundos com uma velocidade de 45,91 Km por hora. Bolt perde para a marca lançada por 0,31 segundos.
Por enquanto, a marca de Usain Bolt mantem-se como a mais rápida de sempre e são os 9,58 segundos do jamaicano que o colocam na história como o homem mais veloz de sempre.

Nelson Évora como candidato às medalhas do triplo-salto nos Europeus de pista coberta

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) disse hoje que ter Nelson Évora como candidato às medalhas do triplo-salto nos Europeus de pista coberta é “uma lufada de ar fresco”, mas lamentou a curta dimensão da comitiva.
“Gostaria, eventualmente, de ter uma comitiva mais alargada. Houve atletas que ficaram muito perto das marcas de referência, de qualquer modo, esta é uma boa comitiva, com atletas que se estão a preparar também para os Mundiais e para os Jogos Olímpicos”, afirmou Jorge Vieira, em declarações à agência Lusa.
Além do campeão olímpico em Pequim2008, Portugal vai apresentar mais seis atletas, casos de Yazaldes Nascimento, nos 60 metros, e João Almeida, nos 60 metros barreiras, Patrícia Mamona e Susana Costa, também no triplo salto, e os varistas Edi Maia e Diogo Ferreira nos Europeus de Praga, na República Checa, que vão ser disputados de sexta-feira a domingo.
À margem da apresentação da corrida solidária Wings for Life, o presidente da FPA realçou o regresso de Nelson Évora, que, depois de 2009, foi atingido por uma série de lesões, algumas graves, como a fratura da tíbia que o afastou dos Jogos Olímpicos de Londres2012.
“O Nelson Évora foi uma lufada de ar fresco nos últimos tempos, depois de tudo o que passou e está mais uma vez a revelar-se como o grande campeão que é. Não é que foi, é que é. Eu próprio tinha muitas dúvidas, mas, como nos grandes campeões, podemos esperar tudo”, referiu.
Jorge Vieira considerou “extraordinário” o desempenho do triplo saltador do Benfica, que “está novamente na elite europeia com três saltos acima dos 17 metros”.
“Isso é extraordinário, eu diria que é o nosso único candidato, um pouco inesperado, para o realismo dos comuns, que é diferente do realismo dos campeões. Revela o estofo de campeão, pelo que passou numa disciplina tão difícil, dura e violenta, que não são apenas três saltos, em que cada batida no chão podem ser 20 vezes o peso do corpo em cima da perna, leva a que os resultados dele tenham uma consideração muito especial”, explicou.
Analisando a restante comitiva lusa para Praga, a primeira desde 1978 que não integra qualquer atleta para as provas de meio-fundo curto, o setor em que o país mais se destacou nas últimas décadas (em 19 medalhas, 13 foram obtidas nos 800, 1.500 e 3.000 metros), Jorge Vieira escusou-se a apontar objetivos.
“No triplo-salto feminino, a Patrícia Mamona também já conhece o caminho para o pódio, mas os outros atletas também poderão conseguir, sem esquecer que todos os outros estão lá para o mesmo. Temos um conjunto de atletas de grande valor”, rematou.

terça-feira, 3 de março de 2015

Portugueses selecionados para o Sony World Photography Awards


"Foi revelada a lista de autores das fotografias candidatas aos Sony World Photography Awards, apresentada pela World Photography Organisation como "a maior competição mundial de fotografia" — mais uma vez com número recorde de candidaturas: 173,444 imagens provenientes de 171 países nesta oitava edição. 

Entre as 13 categorias profissionais, dez livres e três dedicadas a jovens fotógrafos, encontram-se dois portugueses: Eduardo Leal (categoria profissionais em Campanhas) com a fotografia "Plastic trees", captada na Bolívia e pertencente a uma série que chama a atenção para a poluição com plásticos; e Beatriz Mota da Rocha (que tem 15 anos e concorre na secção Cultura para sub-19) com a foto "Cante Alentejano", captada no eborense Teatro Garcia de Resende com membros do Grupo Coral e Etnográfico Cantares de Évora."
Fonte: http://fugas.publico.pt/Noticias/345291_premios-de-fotografia-sony-cante-alentejano-e-bolivia-levam-portugueses-a-final

Já podemos ver como é o novo Galaxy S6

A Samsung revelou este domingo, dia 1 de Março, os seus novos modelos: o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge. O smartphone de ecrã curvo era a novidade pela qual muitos esperavam, embora este não tenha as mesmas funções do Galaxy Note Edge. A versão Edge tem a curva só de um um lado do ecrã, mas esta é uma barra de atalho para aplicações, notificações e até uma régua. O novo modelo da Samsung tem as curvas mais pelo design do que pela funcionalidade. O S6 Edge mantém o relógio lateral e o alerta de novidades, mas apenas no modo standby. É também possível deslizar a lista de contactos recentes e, estando virado com o ecrã para baixo, as zonas laterais acendem como alerta.

As especificações dos S6:


  • A nível técnico, os novos Samsungs têm um ecrã AMOLED Quad HD de 5.1 polegadas e com uma resolução de 2,560 x 1,440 píxeis.  
  • A leitura da impressão digital ficou mais facilitada, sendo apenas necessário pressionar, como já acontece com os dispositivos Apple. 
  • Estes novos smartphones trazem a novidade do carregamento por wireless. Embora já existisse em modelos anteriores, este exigia especificações próprias que não eram acessíveis em todas as redes. 
  • Estes vão ser os primeiros smartphones da Samsung a suportar o sistema de pagamentos da marca, que ainda não está disponível. 
  • As câmaras também satisfazem. A traseira é de 16MP, com estabilização de imagem, e a frontal é de 5MP. Ambas têm uma abertura de f/1.9. 
  • Os novos Samsung dão ainda um passo atrás ao deixarem de ser à prova de água, algo que o seu antecessor, S5, tinha atingido. 
  • A bateria nestes modelos também não é removível.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/tecnologia/detalhe/galaxy_s6_revelado.html


Fotografia 'do dia' no site da NASA é de um Português!

O astro-fotógrafo amador Nuno Serrão tem uma fotografia sua, tirada a 25 de fevereiro, como a 'foto do dia' de sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, no site da gerido pela Agência Espacial Norte Americana (NASA). 
A fotografia em causa retrata a conjugação de três planetas e uma nuvem de forma lenticular, uma formação nublosa que é parecida a um Objecto Voador Não Identificado, razão para ter sido escolhida. 
O autor explicou: "Fui contactado por um astrónomo que faz a gestão do sítio da internet 'Astronomy Picture of the Day' (APA) e o interesse deles foi por uma fotografia que eu tinha tirado à conjunção de Vénus, Marte e da Lua, no dia 25 de fevereiro, em que também aparecia uma nuvem lenticular". 
O APA está ativo desde 16 de junho de 1995 e, todos os dias, coloca uma fotografia "diferente do universo", num site gerido pela NASA e pela Universidade Tecnológica do Michigan, nos Estados Unidos. De acordo com Nuno Serrão, "esta será nona vez que a fotografia de um português está como fotografia do dia". A fotografia em causa não foi tirada ao acaso, pois Nuno Serrão andava "há mais de seis meses a tentar captar a estação internacional espacial", mas o azar da existência de nuvens ou de chuva sempre lograram essa expectativa, quando a estação passa por cima da ilha da Madeira. O astrónomo que fez a descrição da foto refere mesmo que a intenção inicial "era fotografar um raro ângulo em que se conjugariam Marte, Vénus, com o bónus de uma Lua crescente e a estação espacial". 


Exposição online de Jumpology

Todas as turmas que frequentam a disciplina de AIB realizaram uma exposição online de jumpology com fotografias originais criadas pelos alunos. Venham visitar-nos!!

Exposição online jumpology

Conceito de Jumpology

Jumpology é um conceito criado pelo o fotógrafo Phillippe Halsman, que consiste em fotografar pessoas em salto, para ressaltar a espontaneidade da fotografia.


domingo, 1 de março de 2015

O que é um Blog

"Um Blog é um site com uma estrutura simplificada que permite duma forma fácil o registo cronológico, frequente e imediato das suas opiniões, emoções, imagens, factos, ou qualquer outro tipo de conteúdo à sua escolha, sem a necessidade de grandes conhecimentos em termos de programação ou design de websites.
Este espaço pode servir vários objetivos, sendo os mais comuns os seguintes:
  • Blogs pessoais - são os mais populares, normalmente são usados como um diário com postagens relacionadas com os acontecimentos da vida e opiniões do usuário. Também são largamente utilizados por celebridades que procuram manter um canal de comunicação com os seus fãs.
  • Blogs corporativos e organizacionais - Muitas empresas têm utilizado blogs como meio de divulgação e contacto com clientes. Como consequência já existe a profissão de blogueiro, ou seja, profissionais contratados pelas empresas para a realização de blogs internos ou externos para registrar as diversas atividades corporativas respetivamente para públicos internos (colaboradores) de forma mais privativa e externos como clientes e fornecedores. A empresa líder em blogs é a Microsoft com um total de 4500 blogs.
  • Blogs Temáticos – Existem ainda blogs com um tema específico, que tratam de um assunto dominado pelo usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos, podendo apresentar conteúdos variados, como humorísticos, notícias, informativos, contos, opiniões políticas e poesias."